27/12/2012

OS FAVORITOS DE 2012























Oieee amoreees!!

Eis o último post de 2012!!
E nada melhor do que falar dos produtos que mais curti neste ano, não é mesmo?

Então vamos lá...


A começar pela resenha campeã de audiência do blog, a fofíssima  
  Clini Hair (resenha aqui), essa é daquelas que não quero ficar sem...une o bom e o barato, e ainda não vi quem não tivesse gostado! É uma das melhores hidratações de 2012! E ainda sou curiosíssima com o shampoo e condicionador dessa linha...








Outro que me "peixonêi", foi a linha OX OILS Nutrição Intensa (resenha aqui). Do cheiro ao efeito, meus cabelos amaram. Essa linha é super nutritiva e cheirosérrima!!!




Preciso tirar o chapéu para a VULT, pois a marca, me surpreendeu tanto no cheiro quanto na qualidade.
 Linha Argan Oil da Vult:
 Leave-in (resenha aqui) e Máscara (resenha aqui)
amei de paixão essa linha, pois além de ser cheirosa, ela cumpre o que promete!
Com certeza ano que vem, experimentarei outras linhas da Vult!




O melhor óleo finalizador pra mim foi o ELIXIR REPARADOR ACQUAFLORA, que por incrível que pareça, gostei mais do que o de argan da Inoar. A pesar do Inoar ter um cheiro único e praticamente imbatível, ele não conseguiu ganhar da leveza do Elixir Acquaflora. (resenha aqui)








Uma linha comercial também que não posso deixar de mencionar aqui, é o TRESEMMÉ HIDRATAÇÂO PROFUNDA (resenha aqui). É a típica linha "BB" (boa e barata), que deixa os cabelos super macios!!








Agora a linha Eco Therapy - cabelos secos da Amend, a máscara silicone-free, com seu cheiro maravilhosamente delicioso. (resenha aqui). Adorooo!!!!








AMPOLA KERAMAX de RECONSTRUÇÃO 1minuto também ganhou o seu lugar nas minhas preferidas do ano. Realmente o efeito dela é surpreendente. (resenha aqui)







Impossível não falar do acidificante pH Balancer K.Pro! Sucesso absoluto nos programas do cronograma! Esse é daqueles pra se fazer estoque, principalmente pra quem adora uma "quimicazinha" como eu..rsrs (veja resenha).









Agora falando de linhas profissionais, a minha queridinha foi a linha LOOKS da SALVATORE.
Uma hidratação que é impressionante, além do cheirinho de chiclete que eu amo!! E ainda tá rolando o sorteio das 4 linhas até o dia 10/01, hein!! (veja aqui)




Não posso deixar de dar méritos também para a  Ecologie Platina (resenha aqui), que é uma linha sulfate free para cabelos loiros. É muito difícil um shampoo matizante que não resseque... e não é o caso dessa linha, que deixa os cabelos super hidratados.




E a linha OROARGAN (resenha aqui) também não poderia faltar aqui nessa lista! Foi o shampoo sem sulfato que eu mais gostei, e o cheiro da linha também merece estar entre os melhores na minha opinião. cabelos macios, gostosos, cheirosos... TDB!!!









E quero aproveitar ainda, para agradecer à todos vocês pela amizade, companhia, e carinho que vocês tem me dado, nesses 3 meses de blog.

Amo estar aqui, escrevendo para vocês! Gostaria muito de poder dar um forte abraço em cada um! Então, sintam-se abraçados com muito carinho! <3


 Desejo de coração , que vocês tenham um 2013 repleto de vibrações positivas, com muita paz, amor, e realizações!!


E deixo aqui pra vocês, dois vídeos que já são super conhecidos na internet, mas que vale muito a pena revê-los, pois eles contêm conselhos maravilhosos e valiosíssimos para encontrar a felicidade que existe dentro de você!!!



Amo esses vídeos, e dedico eles à vocês! 
Sejam felizes...sempre!!



E...

                            FREE HUGS (ABRAÇOS GRÁTIS) PARA TODOS EM 2013!!!!




24/12/2012

ÀQUELES QUE ME ACOMPANHAM...

... os meus votos de um 
Feliz Natal  
para vocês e toda a família!! 

 Grande beijo no coração de todos!


21/12/2012

FAZENDO MECHAS COM VIOLETA GENCIANA























Aeeeee galerinhaaa!!!

 Olha eu aqui novamente com mais um NEW LOOK!!! heheheh

#Sabequequé# gente? É que o platinado é legal e tal... mas como hoje é dia 21 de dezembro de 2012,  e dizem que o mundo está prestes a acabar...eu queria uma coisa mais alegre pra esse momento hehehhe....afinal, como vou morrer sem nunca ter colorido os cabelitchos à LA FANTASY????
Ah nãaaaaooooo!!! Quero chegar no céu em ritmo de alto astral, sabe?

E depois, eu estou na fase do lilás!! Quero tudo lilás agora! Roxo e derivados...
Pensei em comprar uma tinta fantasia pra fazer as mechas... mas conversando com minha amiga Liia, ela me deu a ideia de usar VG (Violeta Genciana). E por que não??? Pois além da cor ficar linda, sai beeeeem mais em conta que comprar a tinta, pois a VG custa 3,00 na farmácia.

Vamos ao passo a passo de como eu fiz:

1 - Primeiro eu lavei o cabelo com o shampoo Phytoervas colágeno (em breve resenha); depois fiz uma nutrição com a Rigen (antiga); sequei levemente com a toalha e preparei a seguinte mistura:

2 - coloquei 2 colheres de sopa de máscara branca hidratante no potinho, e separei um conta gotas pra colocar a VG...


3 - Pinguei 6 gotas de VG, e ficou dessa cor:



4 - Apliquei nas partes que eu queria colorir, com o pincel... e ficou assim..





5 - Deixei por 40 minutos... antes de enxaguar, eu peguei o resto do creme que tinha sobrado, coloquei mais 2 colheres de sopa da máscara branca e passei no cabelo todo pra matizar a parte loira que estava amarelada, e deixei uns 2 minutinhos...

6- Enxaguei bastante e apliquei o K.pro pH balancer. Esperei mais 3 minutos, e enxaguei novamente.

7 - Prontoooo!!!  Mechinhas roxas hoje, e lilás daqui a uns dias..heheh




 E aqui as mechas que fiz na minha enteada:

Primeiro, descolorimos a parte de baixo com ox AMEND de 30 vol. e o pó descolorante também foi AMEND do pote vermelho, pois esse pó é azul, mais propício para cabelos escuros. O tempo de ação foi de 40 minutos.


E depois matizamos com VG misturada na máscara branca por 50 minutos:




Ainda vamos fazer umas mechas na parte de cima... só que vou fazer na touca... aí mostro depois...



Ahhh gostei de brincar disso, hein!! 

Quando essa sair, vou experimentar o azul !


Bjks, e a gente se encontra no astral!! hehehe



TESTEI: AMPOLA DE RECONSTRUÇÃO 1 MINUTO KERAMAX





Oi galera!

Hoje eu trouxe pra vocês uma resenha de um produtinho que me surpreendeu!

Ampola de Reconstrução 1 minuto Keramax Professional 
(Skafe)

Como o próprio nome diz, a proposta é reconstruir a estrutura da fibra capilar e hidratar os cabelos profundamente em 1 minuto.

Entre os seus componentes principais estão:
- Geléia Real
- Queratina
- Creatina 

Essa é uma combinação que eu gosto muito, pois a Geléia Real é rica em aminoácidos, minerais antioxidantes, vitaminas A, C, E e do complexo B, inclusive o Dexpantenol (pró-vitamina B5), além de conter  hidroxiácidos, que estimulam a produção do colágeno, favorecendo a nutrição capilar e o fortalecimento dos fios.
Ela já é uma das favoritas em várias linhas reconstrutoras que existem por aí...

Quanto à Queratina e Creatina, são proteínas fundamentais para processos de reconstrução.

A Queratina representa cerca de 90% da constituição dos fios. Ela é uma proteína formada dos aminoácidos  Tirosina, que tem a função de atrair e reter pigmento, e Cistina que dá forma ao fio.

A Creatina também faz parte da organização da fibra capilar, e por ser uma partícula menor que a queratina, ela pode penetrar mais facilmente no interior do fio, ajudando a restabelecer as ligações entre os aminoácidos. Auxiliando assim, na restauração a fibra capilar, hidratação, e evitando a quebra dos fios, deixando os cabelos mais resistentes, fortes, com brilho e elasticidade.

A creatina também ajuda a potencializar a ação da queratina. Quando as duas são utilizadas em conjunto, aumentam a capacidade de proteção aos fios, de agressores químicos (tinturas e relaxamentos), e agentes externos como chapinha, água quente, água do mar, poluição, etc.

Além disso tudo aí, podemos perceber na composição a presença de crambe "Crambe Abyssinica Seed Oil", que eu não podia deixar de "fuçar" pra saber o que era... e descobri que é o
  Óleo de Cambre, proveniente de uma planta nativa do Mediterrâneo, da região da Abissínia.


Comparado ao óleo de jojoba, o Óleo de semente de Crambe tem quantidades muito maiores de ácido erúcico e  Omega-9, ácido graxo que ajuda a dar brilho ao cabelo tanto quanto o silicone faria. O óleo está se tornando cada vez mais popular como uma opção natural ao silicone para  cabelos e pele. O  Crambe, no entanto, é muito mais barato e é mais oleoso.









Seus benefícios incluem:

- De cadeia longa de ácidos gordos insaturados, são biologicamente e altamente condicionantes, tanto para a pele, como para o cabelo;

- Hidratante;

- Penetração rápida;

- Óleo vegetal 100% puro

- Seguro e ambientalmente amigável;

- Renovável e Sustentável;

- Biodegradável;

- Nunca testado em animais;

- Altamente resistente à oxidação;

- Altamente resistente à degradação térmica;


                                                     Aiii adorei a novidade desse óleo!!!




Bom, depois desses componentes aí, já deu pra perceber a potência do bichinho né??

No rótulo recomenda-se usar após o shampoo e condicionador, aguardar 1 minuto e enxaguar. Eu não fiz isso. Usei depois do shampoo, deixei 5 minutos (não adianta, que não levo fé em 1 minuto...rs), enxaguei e passei o condicionador depois. 

Mas olha gente...voticontá... quando aplica o danado, caracaaaa.... o cabelo amolece todo, fica delicioso! deixa os fios molinhos e ainda é bem cheiroso! Não é nenhuma baunilha, mas é um cheirinho bem perfumado! É um creme branquinho, que espalha super bem.

No meu cabelo que é curto dá pra 2 vezes. Só não gostei da embalagem não ser transparente, porque dificulta a divisão da quantidade em 2 vezes. Foi na intuição mesmo..rs



O produto promete restaurar, hidratar, amaciar e dar brilho intenso. e como meu cabelo está na fase SOS, beeeeemmm ressecado (depois da caca que eu fiz de usar um antiresíduos), posso dizer que realmente essa ampola faz um efeito imediato. Com uma aplicação deu pra sentir uma enooooorme diferença! Para cabelos que estão danificados e fragilizados, achei perfeito!!!

E agora o melhor... o preço!!! R$ 4,45!!! Ahhhh fala sério... muito barato pro que ele faz!! Mesmo usando 1 por semana (no caso de UTI), sai bem em conta!!

O resultado no meu cabelo foi excelente! Amei mesmo, de paixão! E esse vai pra lista de melhores do ano!
Eu nunca tinha usado nada dessa marca, mas agora fiquei super curiosa, e com certeza vou procurar outros produtos dela.


Se você tá precisando de uma reconstrução porreta e rápida, pode se jogar nessa ampola fofa!! 

A SKAFE NÃO TESTA EM ANIMAIS!!!

APROVADÍSSIMA !!!!




19/12/2012

TESTEI: ELIXIR REPARADOR ACQUAFLORA

















Oi pessoal,

Hoje vou falar do  ELIXIR REPARADOR ACQUAFLORA.

O que me chamou a atenção nele, foram os óleos que ele contém:
Cálamo, Mirra, Canela, Oliva e Argan.

Uaaauu!! Show de bola né?

Olha só os benefícios de cada um deles:


Óleo de Cálamo - Contém alto teor de resinas naturais que ajudam a modelar os cabelos e combater o frizz, além de promover a selagem dos fios, protegendo-os de agressões externas.

Óleo de Mirra - Rico em óleos essenciais, minerais e resinas. Possui ação altamente regenerativa que ajuda a preservar a integridade da fibra capilar.

Óleo de canela - Com propriedades úteis para tonificar  e higienizar o couro cabeludo.

Óleo de Oliva - Rico em agentes emolientes e nutritivos que restauram a flexibilidade natural dos cabelos ressecados.

Óleo de Argan - Ação regenerativa total dos fios, trazendo sedosidade, maciez, brilho e maleabilidade, formando um apelícula protetora sobre o fio,garantindo uma hidratação total, e cabelos com aspecto saudáveis.

E vocês já podem ter uma noção do cheirinho dele... delicioso!! É docinho como eu gosto! E bem suave... deixando um aroma beeeeem suave nos fios.

Não dá pra ver direito na foto, mas ele é bem transparente e meio amarelinho. E o que eu curti, é que ele espalha super bem, e é bastante leve. Não deixa o cabelo pesado, muito pelo contrário... dá até uma certa leveza, o que não é comum nos óleos.


Pode ser usado nos cabelos úmidos ou secos,e como protetor térmico. Quando usei nos cabelos úmidos, senti que ficaram bem macios depois. E quando usei com os cabelos secos, ele ficaram mais brilhosos, e também não perderam a maciez. Esse é um dos poucos óleos que eu gostei de usar com o cabelo úmido, pois geralmente os óleos fazem melhor efeito no meu cabelo, quando aplico neles secos.
                                                       
Na verdade, não comprei esse óleo para mim, mas sim pra minha filhota que ia viajar pra um lugar frio, e eu queria que ela levasse um óleo para proteger os cabelitchos dela. Mas é claro que eu tirei uma lasquinha antes dela levar, né?
E pedi pra ela testá-lo também antes de viajar, pra ver o resultado no cabelo dela... e devia ter tirado uma foto do cabelo dela depois que passou o Elixir Reparador pra vocês verem a diferença...ficou muito macio e sedoso, bem mais "tratado" que na foto aí de baixo! (Até porque, ela não tá nem aí pros cabelitchos...rs) Mas na confusão dos preparativos da viagem, nem me lembrei de tirar a foto do "depois"... e olha, pra ela ter usado e gostado, é porque é bom mesmo!! rsrsr
                                                                                                              



Enfim, super gostei desse produtinho!!! 
Paguei 26,90 numa loja física aqui no RJ. 
Isso sem contar que a Acquaflora também é livre de crueldade com os animais, e isso já me faz gostar da marca!!




Recomendo esse Elixir!! 
É muito bom!!




18/12/2012

DICAS PARA SABER SE A MÁSCARA É HIDRATANTE, NUTRITIVA OU RECONSTRUTORA




Oi pessoal,

Muita gente me pergunta como saber se a máscara é Hidratante, Nutritiva  ou Reconstrutora.
Realmente dá pra confundir bastante, até mesmo a gente que já está acostumada a estudar os rótulos, vira e mexe, pinta uma dúvida básica...

Muitas máscaras dizem ser hidratantes, quando também são nutritivas, e vice-versa. As que se dizem serem reparadoras, podem ser nutritivas... enfim, os rótulos às vezes nos confundem.

É mesmo um saco ficar lendo composição nos rótulos, mas como eu disse, nem sempre a especificação que a máscara diz, condiz com os seus componentes... por isso, prefiro não confiar "apenas" no que ela diz ser.

Não sou nenhuma mestra nisso, mas vou tentar passar pra vocês algumas dicas de como eu interpreto os rótulos...

> A ordem dos componentes no rótulo, ajudam a identificar a função da máscara. Geralmente os primeiros componentes no rótulo, são os que possuem maior quantidade de ativos na fórmula. Por exemplo, se tiver um óleo na primeira posição, e uma proteína lá na última posição, provavelmente o valor nutritivo dessa máscara será maior que o reconstrutivo.

> A número de componentes com a mesma função, também ajudam na identificação da máscara. Por exemplo, se na fórmula tiver mais componentes hidratantes que reconstrutores, a máscara terá um maior poder de hidratação do que reconstrução.

> Nem sempre as máscaras possuem uma só função. Podem ser hidratante-nutritiva, ou
nutritiva-reconstrutora, ou até mesmo possuir as 3 funções.

> Também devemos levar em conta, que cada cabelo pode reagir de maneira diferente para a mesma máscara. Por exemplo, ela pode fazer um efeito mais nutritivo pra mim, mas para você ela pode ser mais reconstrutora. Isso também vai depender de como está o cabelo... se está mais, ou menos danificado.

Estão vendo como não dá pra generalizar? Fica difícil saber realmente a proposta da máscara sem ler os seus componentes...


Então vamos às principais características de cada tipo de máscara:

As Máscaras Hidratantes fazem a reposição de água (hídrica) nos fios. Geralmente contém em sua composição extratos vegetais (de plantas e/ou frutos), pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, sacaroses (mel e derivados de açúcares), álcoois modificados, colágeno, proteínas hidrolisadas do milho, arroz, soja e da seda (são fracos reconstrutores também).

Para potencializar uma máscara hidratante, você pode acrescentar uma tampinha de Bepantol líquido (pantenol), ou glicerina vegetal bio-destilada, ou ainda uma colher de sopa de açúcar,  à porção da máscara que você vai utilizar.

Efeitos:
A hidratação traz um efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelitchos.


As Máscaras Nutritivas se encarregam de fazer a reposição lipídica (oleosidade) dos fios. Podem possuir óleos e/ou manteigas vegetais, ceramidas, ou proteínas hidrolisadas na sua composição

Para potencializar uma máscara nutritiva, você pode acrescentar óleos e/ou  manteigas vegetais, por exemplo, azeite de oliva extra virgem, óleo se girassol, óleo de argan, manteiga de karité, etc. à porção da máscara que você vai utilizar.

Efeitos:
A Nutrição traz um efeito de sedosidade e "peso" aos cabelos, elimina o frizz, e dá brilho.



As Máscaras Reconstrutoras fazem a reposição de proteínas (massa proteica) dos fios. Proteínas como a queratina, creatina, arginina, cisteína, são os principais reconstrutores. Além da proteína hidrolisada do trigo (ou aminoácidos do trigo), que também ajuda na restauração. Para que uma máscara tenha um efeito reconstrutor, ela precisará possuir no mínimo 2 desses componentes proteicos.

Para potencializar uma máscara reconstrutora, você pode acrescentar queratina líquida  à porção da máscara que você vai utilizar.

Efeitos:
A reconstrução traz um efeito de "resistência" e "força" aos fios.


E se mais alguém quiser complementar as listas, fiquem à vontade ok? É só deixar lá nos comentários que eu atualizo... afinal o blog é feito pra vocês, e quanto mais participação de todos, mais gostoso fica, não é mesmo?


Observações: 

> O colágeno também atua na hidratação, pois ele ajuda a formar uma proteção ao redor do fio, garantindo a retenção hídrica.

> As proteínas hidrolisadas do milho, arroz, soja e da seda, possuem um fraco poder reconstrutor, com um bom efeito na hidratação e também nutrição.


Quanto aos resultados:
Máscaras comerciais são sempre menos potentes, pois essas possuem quantidade menor de concentração de ativos que as semi-profissionais e as profissionais. Mas isso não quer dizer que não façam efeito. Porém, para um caso mais grave, onde os cabelos estejam extremamente danificados, os produtos comerciais não poderão  ajudar muito. Pois a maioria deles são bons hidratantes, porém fraquíssimos reconstrutores.


É isso galera!!
Acho que  já dá pra ajudar a identificar as máscaras, né? Se vocês tiverem mais algumas sugestões à acrescentar, podem deixar nos comentários, que eu atualizo aqui, ok?

Bjks




16/12/2012

NUTRIÇÃO E UMECTAÇÃO


Oi Tchurmaaa!

Hoje eu resolvi falar sobre Nutrição e Umectação .
Esta é uma fase do cronograma que eu gosto muito! (mais detalhes sobre o cronograma capilar aqui)



Muitas pessoas me perguntam qual é a diferença entre nutrição e umectação. Se você for procurar o significado dessas palavras no dicionário, vai ver que nutrição é a assimilação de nutrientes; e Umectar é  molhar, umedecer, diluir...

Em termos "capilares", a Umectação é uma nutrição feita exclusivamente a base de óleos e manteigas. (manteigas vegetais, tá?... não vai me passar ITAMBÉ nos cabelitchos, hein!  hehe)





E para que tipo de cabelos a umectação é indicada?
A Umectação é um tratamento especialmente eficaz para cabelos ressecados, cabelos detonados por processos químicos, ou cabelos cacheados e crespos, que devido às suas formações, são mais secos. Se o seu cabelo é misto, pode fazer da metade para as pontas.

E o que ela faz?
A umectação serve para deixar os cabelos mais macios e maleáveis , repor umidade, dar brilho, reduzir o volume dos fios... tudo isso e muito mais! Considero um dos melhores tratamentos capilares que existem. Principalmente até por serem os mais saudáveis, sem química.

Umectação com óleo:

Que tipo de óleo usar?
 O óleo adequado para uma boa umectação é o óleo vegetal puro. De preferência óleo natural, sem silicones nem óleo mineral.

Seguem algumas boas opções:

Óleo de Abacate - Ele é cheio de vitaminas que o seu cabelo precisa, como vitaminas A, E, D e potássio, e tem um alto teor de proteína. Muito leve e nutritivo para os cabelos. Use-o se você quiser um tratamento condicionador super profundo.

Óleo de Amêndoas - Não gorduroso, é facilmente absorvido pelo couro cabeludo e também é ótimo para nutrir o cabelo

Óleo de Amaranto -  É utilizado em produtos para cuidados com pele e cabelos, devolvendo a vitalidade e energia e ainda propriedades antioxidantes em produtos anti-aging. Atua também na formação de colágeno, melhorando a qualidade da pele.

Óleo de Andiroba - Cicatrizantes e antipiréticas e repelentes. O Óleo de andiroba é utilizado em Vários produtos para tratamento de cabelo, deixando o cabelo sedoso e brilhoso.

Óleo de Avelã- O óleo de avelã é extremamente conhecido pelas suas propriedades adstringentes. Estimula a circulação sanguínea e ajuda a tonificar e reafirmar a pele. É utilizado como tônico capilar de grande eficácia contra queda de cabelo.



Óleo de Argan - Hidrata, nutre, fortalece o cabelo, repara danificações, e restaura o brilho. Dê preferência ao óleo puro.

Óleo de Babaçu - Penetra com rapidez pelos poros da pele, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bioativos.

Óleo de Buriti - O Buriti contém a maior quantidade de Vitamina A natural dentre todos os frutos e vegetais já descobertos, também é rico em vitamina E, vitamina C e antioxidantes. Hidrata, dá brilho, fortifica, amacia e alisa os cabelos.

Óleo de Café -  É um excelente estimulante da síntese/produção do colágeno e da elastina. Apresenta ação estimulante do crescimento do folículo piloso, sendo muito utilizado em produtos normalizadores da queda capilar.

Óleo de Cártamo - Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar o cabelo.


Óleo de Castanha do pará - Proporciona hidratação profunda e impede a evaporação de água da pele. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso frequente deste óleo intensifica a cor dos cabelos pretos. Agente de coesão das escamas cuticulares do fio de cabelo, melhorador do brilho, emoliente, lubrificante.

Óleo de Cenoura - É rico em beta-caroteno, vitaminas A e E e provitamina A, equilibra a umidade da pele e hidrata os cabelos


Óleo de Côco -É um excelente condicionador e também fornece as proteínas essenciais necessárias para o cabelo danificado, nutrindo e amaciando, além de melhorar as condições do couro cabeludo. É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.

Óleo de Copaíba Sua resina possui atividade emoliente anti-bacteriana e antinflamatória. Protege a cor dos cabelos tingidos, é emoliente e condicionador.

Óleo de de Damasco - Ótimo para cabelos secos, rico em ácidos graxos, oléico e linoléico, se espalha facilmente pela pele e cabelo

Óleo de Gergelim - É também rico em ácidos graxos essenciais e ajuda a manter a integridade do cabelo, enquanto reestrutura e hidrata. É um óleo pesado e é normalmente misturado com óleos mais leves.

Óleo de Germe de Trigo - É rico em vitaminas A, D e E e é muito nutritivo para a pele


Óleo de Girassol - Evita o ressecamento do cabelo e as pontas duplas,hidrata, amacia e dá brilho.

Óleo de Jojoba - É semelhante ao sebo produzido no couro cabeludo, é um grande aliado para o crescimento capilar. É ótimo para todos os tipos de cabelo e tem a capacidade de inibir a atividade em excesso das glândulas sebáceas, tornando a escolha perfeita para pessoas com couro cabeludo oleoso que ainda precisam de condicionamento. Do mesmo modo pode ser usado para o cabelo seco, uma vez que ajuda a hidratar o cabelo adequadamente. Muitos problemas no couro cabeludo são causados ​​por um  acúmulo de sebo endurecido, que entope os folículos pilosos. A jojoba penetra rapidamente no couro cabeludo e haste capilar, dissolvendo o sebo endurecido. Os folículos do couro cabeludo e os cabelos ficam limpos e livres para continuar a sua função normal.

Óleo de Linhaça - Hidratante, fortificante, dá brilho e  diminui o frizz.

Óleoa de Manga - Rico em vitamina: A, C, B1, B2, B5, contém fósforo, cálcio, ferro, gorduras e hidratos de carbono.Óleo vegetal extraído da semente da Manga (Mangifera indica). Constituído de triglicerídeos que conferem emoliência intensiva às áreas mais ressecadas dos cabelos e pele.
Amacia, suaviza, lubrifica e previne o ressecamento dos fios e hidratação intensa da pele.

Óleo de Maracujá -  É importante para manter o teor hídrico-lipídio da pele.
A presença em sua composição também de bioflavonoides o faz eficaz no controle da oleosidade excessiva da pele de adolescentes e do couro cabeludo.

Óleo de Macadâmia - Age como um anti-inflamatório natural (talvez devido ao seu teor de ácido oleico). É viscoso e um ótimo hidratante capilar.

Óleo de Oliva Extra Virgem - É um ótimo condicionador e um controlador de caspa. O azeite contém antioxidantes, que mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece e suaviza as cutículas do cabelo.


Óleo de Pracaxi - Quando se trata de cabelos e couro cabeludo o óleo é bom para controlar a caspa e outras doenças do couro cabeludo, bem como controlar a queda de cabelo.Promove ação condicionante ao cabelo úmido e seco; Promove toque suave ao cabelo e pele; Melhora a penteabilidade do cabelo úmido;
Aumenta o brilho do cabelo seco; Ajuda a promover mais viscosidade em emulsões (promovendo estabilização);Compatível com agentes catiônicos.

Óleo de Palma (Dendê) - O óleo de palma é rico em vitaminas A e E. Essas vitaminas são essenciais para um cabelo saudável.
O teor de umidade no óleo de palma também é muito benéfico para o cabelo, proporcionando uma hidratação profunda. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do cabelo, eliminando a secura.
O azeite de dendê/óleo de palma tem uma coloração alaranjada, por isso é melhor ter cuidado ao usá-lo em cabelos claros.

Óleo de Pequi - O Pequi (Caryocar brasiliense) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na cozinha nordestina. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. O pequi era utilizado para a fabricação do sabão de Pequi, devido às suas propriedades terapêuticas. É rico em vitaminas A, C e E, em sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em carotenóides, que evitam a formação de radicais livres no corpo e previnem tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É muito utilizado na fabricação de sabonetes, shampoos e cremes para pele, devido ao seu alto teor de óleo, com ação revigorante. Devido ao alto teor de vitamina A, possui ação regeneradora da pele e dos cabelos danificados, nutrindo e hidratando.

Óleo de Rosa Mosqueta - É rico em ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. Tem propriedades antioxidantes e é ligeiramente adstringente.

Óleo de Rícino/Mamona  - É um óleo vegetal obtido a partir da mamona. O óleo de rícino pode também ser utilizado por si só no cabelo para selar a umidade. Age como um umectante, atraindo e retendo umidade para os cabelos. 

Óleo de Semente de Uva - Um óleo leve, com alto teor de vitaminas e minerais, contêm vitamina E e esteróides, e é um ótimo hidratante


Óleo de Tamanu  - Hidratante, nutritivo e reparador, especialmente em cabelos secos e danificados. Conservante natural.



Umectação com manteigas:

As manteigas para umectação são manteigas vegetais puras, não compostas, e não aromatizadas. São extraídas dos frutos ou sementes.

Algumas opções:

Manteiga de Cupuaçu:                                                                           
 Alto poder de absorção UVB e UVC, alta capacidade de absorção da água, hidratante, emoliente, condicionador.







Manteiga de Manga:
A   manteiga de manga é indicado para o cabelos ressecados, rejuvenescendo e  alimentando a raiz do cabelo.O açúcar presente na manga garante  as propriedades umectantes e ajuda no controle da eletricidade dos fios.


Manteiga de Tucumã:
Ele confere brilho aos cabelos secos e danificados



Manteiga de Murumuru:

Sua composição equilibrada de ácidos graxos repõe a camada natural hidrolipídica, dando brilho, maciez, hidratação e proteção aos cabelos, sendo ideal para o tratamento de cabelos danificados.






Manteiga de Ucuuba:
Tem ação antinflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-séptica. A seiva da ucuuba pode ser utilizada para queda de cabelos. 

Manteiga de Semente de Uva
Emoliente, antioxidante, hidratante. Pode ser usada como pomada para o cabelo.


Manteiga de Karité
 Fornece brilho e maciez aos cabelos 

Manteiga de Cacau:
Capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável.


Manteiga de Palma:                                                                            
Hidratante e antioxidante.                                                                           

Manteiga de Bacuri:
É indicada como emoliente e umectante.
Hidrata profundamente, pois possui alta capacidade de penetração devido a sua grande quantidade de ácido palmítico.  


Como fazer a umectação?

Existem várias maneiras de se fazer a umectação dos fios. Há quem faça com os cabelos úmidos, e outros já preferem com os cabelos secos. Como cada cabelo é único, eu sugiro que você tenha a sua própria experiência, testando os vários modos.

A minha experiência com umectação é a seguinte:

Sempre que eu fiz com os cabelos úmidos, eu não gostei do resultado. Então agora eu só faço com os cabelos secos.

Você pode fazer de duas maneiras: Uma, aquecendo o óleo em banho maria (não deixe ele ferver, apenas amornar), e outra, apenas esfregando ele nas mãos antes de aplicar nos cabelos.

O óleo aquecido, ajuda a abrir as cutículas, facilitando a penetração dos nutrientes. Aplico no cabelo seco (antes de lavar), depois enluvo as mechas, massageio o couro cabeludo, coloco uma touca de alúmínio, e deixo o máximo de tempo que eu puder.

 Uma coisa que eu já comprovei, é que quanto mais tempo o óleo permanecer nos fios, melhor o resultado.

Depois eu lavo o cabelo normalmente, condiciono, e pronto. Deixo secar naturalmente.

E o resultado fica por dias: cabelos macios, e brilhosos.

Os óleos que eu costumo usar são:
- azeite de oliva extra virgem (gente, sempre o extra virgem, ok?)
- óleo de semente de girassol
- óleo de côco
- rícino
- abacate
- buriti
- semente de abóbora

Você também pode misturar esses óleos ou manteigas na sua máscara de hidratação, e você terá uma máscara hidratante e nutritiva. Mas não misture no pote da máscara. Faça a mistura na quantidade de creme que você vai utilizar. Eu uso uma colher de óleo pra três colheres de creme. Mas se for usar a manteiga, use uma quantidade menor, do tipo uma colher de chá de manteiga para cada colher de sopa de creme.

E o mais legal disso tudo, é que esse tratamento sai bem mais em conta, e são bem mais eficazes que as máscaras de tratamento sozinhas.
Você encontra manteigas e óleos a preços bem acessíveis.
Em lojas de produtos naturais, ou até lojas online que vendam matéria prima para sabonetes, você encontra as manteigas e os óleos puros.

Se você tem nojo do cheiro do azeite ou de outros óleos, não se preocupe porque depois que lava o cheiro não fica nos cabelos. Agora, se te incomodar muito, uma dica também é adicionar umas gotinhas de óleo essencial pra ficar "cheirozin". Escolha um óleo essencial de acordo com as necessidades do seu cabelo. Veja o óleo vegetal e essencial mais adequado ao seu cabelo aqui

Olha, sem dúvida, os óleos vegetais puros ou manteigas, são muito melhores pra se fazer a umectação do que os óleos finalizadores, pois  a maioria desses vem com silicone, que dificulta a penetração dos componentes ativos nos fios. Eu falei sobre isso aqui.

Veja como fazer umectação aqui


E se você também curte nutrição com umectação, vem me contar e me dar suas dicas... vou adorar!!

Bjs!



cabelos,testados,hidratação,nutrição,recosntrução
,umectação,cronograma capilar,escova progressiva,escova definitiva,progressivas,definitivas,sem formol,carbocisteína,cisteína,comprinhas,resenhas,beauty fair,shampoo,condicionador,máscaras,finalizadores,leave-in,acidificante,coloração,colorimetria,descoloração,despigmentação,xampu,formol,sérum,bepantol,óleos vegetais,óleos essenciais,cosmético orgânico,parabenos,sulfatefree,siliconefree,sem sulfatos,sem silicones,crueltyfree,não testa em animais,sem parabe
nos