CO-WASH - EU FAÇO E ADORO! | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Apesar de já ter falado sobre este assunto, resolvi fazer um post específico sobre Co-Wash, porque esta é uma das técnicas capilares que eu mais gosto!

Então é claro, primeiro vamos explicar o que é um Co-Wash:

Co-Wash significa "lavar (wash) com condicionador (Co)". Siiiimmm, nesta técnica não se utiliza shampoos. Ela faz parte do método No-Low Poo, desenvolvido para cacheadas, com a intenção de anular ou diminuir o uso de surfactantes contidos nos shampoos (responsáveis por danos e ressecamento dos fios), e assim manter o cabelo cacheado hidratado por mais tempo.

A maioria dos condicionadores também possuem surfactantes, só que em bem menor quantidade que os shampoos, e portanto fazem uma limpeza mais leve, e não danificam tanto quanto os shampoos comuns, até porque, possuem maior quantidade de agentes hidratantes e condicionantes, além do pH mais ácido, ajudando no equilíbrio do pH dos fios.

Além dos cabelos cacheados, os cabelos secos, tingidos e quimicamente tratados, também podem se beneficiar muito desta técnica. Para aqueles que lavam o cabelo todos os dias, e que residem em locais com clima quente, o co-wash é uma "mão na roda"!

Eu me interesso pelo co-wash justamente porque lavo os cabelos todos os dias, e como eu tenho cabelo colorido (tingido), se usar shampoo todos os dias, a cor desbota muito rápido. Fora que meu cabelo também é seco, e o co-wash ajuda bastante a deixá-lo mais hidratado.

Comecei fazendo co-wash, intercalando a lavagem com shampoo. Então fazia dia sim, dia não. Pra quem está acostumada a usar shampoo todos os dias, na primeira semana de co-wash já dá pra sentir uma grande diferença... cabelos bem mais hidratados!



Como eu faço o co-wash?
Ao entrar no banho, molho bem o cabelo, e deixo a água escorrendo em cima da cabeça, e vou dando uma massageada no couro cabeludo só com água. Já deixo uma toalha pequena próxima, e dou uma leve secada nos cabelos antes de aplicar o condicionador, pois não adianta você aplicar o condicionador com os cabelos encharcados,  que a água em excesso nos fios não deixa os ativos penetrarem... eles simplesmente vão escorrer junto com a água pelo ralo...

Depois dessa leve secagem com a toalha (e com o chuveiro desligado para não desperdiçar água, hein!), aplico o condicionador com generosidade (aqui não precisa economizar, tá?), e novamente massageio o couro cabeludo por alguns minutos, pois essa massagem vai ajudar na limpeza do couro e dos fios. Deixo agir por mais alguns minutos, e enquanto isso vou tomando meu banhozinho normalmente... E depois, é só enxaguar, secar com a toalha, e passar um leave-in. Fácil né?

Uma observação importante a ser feita, é que se você pratica o No Poo, os condicionadores utilizados no co-wash, não devem ter silicones insolúveis, pois só os sulfatos dos shampoos, conseguem retirá-los dos fios. No post sobre No Poo tem a lista dos silicones insolúveis (aqui)

Aqui temos alguns bons condicionadores para co-wash, sem silicones insolúveis e sem parabenos (conservantes tóxicos):
- condicionadores naturais da Multivegetal (argan ou aloe e açaí)
- condicionador orgânico Lavanda Herbia
- condicionador Surya - linha orgânica frutas (canela, amla, maracujá)
- condicionador Surya - linha amazônia preciosa
- condicionador Surya Fixação da cor




E alguns sem silicones insolúveis, porém com parabenos:
- condicionador NPPE - número 23
- Phytoervas bétula
- Yamasterol amarelo/branco
- Amend Eco therapy (cabelos coloridos)

Dica:
> Para uma limpeza mais profunda,você pode pingar no condicionador,algumas gotas de óleo de copaíba, melaeuca, ou neem, que são antifúngicos e bactericidas (isso aprendi com a Adri) na hora da aplicação, na mão, mesmo.

> Para quem tem cabelos oleosos, quando for aplicar o creme no couro cabeludo, pode colocar algumas gotas de um óleo essencial que equilibre a oleosidade do couro junto ao creme (na mão mesmo), como:

capim limão
cedro
laranja
limão
bergamota
cipreste
junípero

Assim, quem tem cabelo misto, pode usar o creme com o óleo no couro e sem o óleo nas pontas!!



Conclusão:
O que eu posso dizer pra vocês sobre a minha experiência com esta técnica, é que uso há bastante tempo e adoro! Com ela meu cabelo demora bastante pra desbotar, e fica bem mais hidratado. Já recuperei meu cabelo em uma semana fazendo só co-wash com yamasterol e óleos. Falei sobre isso aqui.
Para crianças então, que lavam os cabelos todos os dias, é ótimo intercalar com o uso de shampoos. E se for sem sulfato, melhor ainda!

Hoje em dia, procuro usar somente shampoos sem sulfatos, e só uso com sulfatos quando tenho que testar algum produto para resenhar... mas fora isso, é só co-wash com sulfate free.
E meus cabelitchos agradecem!!

Vale a pena experimentar, viu!! Fica a dica: Co-Wash pra todo mundo!!

Bjss!!







Postar um comentário

  1. Uma dúvida,passa o condicionador no couro cabeludo tbm,como se fosse o shampoo?
    ou só no comprimento e pontas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aplica no couro também!
      E fazendo massagens circulares no couro cabeludo com ele tbm!!
      bjssss

      Excluir
  2. Meu cabelo é mega ressecado no comprimento e pontas. Porém a raiz é mega oleosa e tenho pânico de colocar condicionador nela. Essa tecnica tbm vai funcionar pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Sim, vc pode fazer! Qdo for aplicar no couro cabeludo, pingue algumas gotas junto ao creme (na mão mesmo) de um óleo essencial para cabelos oleosos, que eles equilibram a produção de sebo, como por exemplo:
      capim limão
      cedro
      laranja
      limão
      bergamota
      cipreste
      junípero
      ... e nas pontas vc passa o creme puro!Assim vc trata a oleosidade do couro e hidrata as pontas!
      bjssss

      Excluir
    2. Larissa, essa sugestão da Érika é eficaz mesmo!

      Eu tenho raízes oleosas e meu co-wash fica perfeito qdo pingo uma gotinha de óleo essencial de hortelã-pimenta...sabe sensação de refrescância de halls na cabeça? é tipo assim...kkkk

      bjs

      Excluir
    3. Fefa, usando o óleo realmente dá uma segurada na oleosidade?
      O óleo essencial tu compra onde. em casas de produtos naturais?

      Excluir
    4. Oi Rosana, tudo bem? olha, segura sim, eu gosto muito do OE de capim limão, apenas uma gotinha (ou misturando ao creme) ajuda muito. Olha, uma dica super atual e que eu faço sempre nas minhas raízes oleosas é uma limpeza semanal com argila, assim ó: faço um creminho com argila (branca ou rosa são minhas preferidas) e água (ou hidrolato de rosas) e pingo uma gotinha de OE de capim limão. Aplico essa mistura no couro cabeludo. Deixo um tempo e retiro, lavando o cabelo normalmente. Dá super certo e cura caspa, seborreia e coceira. Vc tb pode misturar no xampu a argila (em um recipiente) e aplicar no couro. Faz e me conta como foi!

      Eu compro óleo essencial pela internet, no Mundo Verde tb tem. Procure marcas como Phytoterápica e Bioessencia! beijooooo

      Excluir
  3. Nossa amei vou fazer
    Estou amando esse blog.

    ResponderExcluir
  4. Erika, td bem?
    Sou nova por aqui e já sóu fãzona de vcs!
    Parabéns pelo site e pelos posts super detalhados e informativos!
    Vcs mostram muita dedicação no que fazem e eu estou aprendendo muito com vcs!
    Brigadão mesmo!
    Como sou nova por aqui tenho uma dúvida:
    Tenho cabelos cacheados e uso (infelizmente) produtos com sulfato e silicones. Estou louca para me livrar de tudo mas ainda tenho muita coisa que acabei de comprar e não posso me dar ao luxo de jogar tudo fora (dá vontade! Rsrsrsrsrs.....)
    Posso fazer co-wash com condicionador que tenho mesmo?
    Ele vai conseguir retirar os resíduos do meu cabelo?
    Essas são minhas dúvidas (por enquanto, rsrsrsrs...)
    Beijocas... e mais uma vez: Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Sim, pode! Porque como vc vai continuar usando shampoos com sulfatos, eles ajudam a retirar os silicones ruins.

      O problema desses shampoos, é que com o uso frequente, e como os surfactantes são fortes, eles retiram toda a oleosidade dos fios e couro cabeludo, fazendo com que os fios se ressequem, forçando o couro cabeludo a produzir mais sebo (muita gente tem couro cabeludo oleoso devido aos surfactantes)

      O yamasterol é baratinho e não tem silicones, è ótimo para co-wash!

      bjsss

      Excluir
    2. Muuuuuuito obrigado Erika!
      Vou estar tentando na próxima lavagem.
      Beijos...

      Excluir
  5. Respostas
    1. Jhey, se for experimentar, depois venha contar o resultado, ok?
      bjsss

      Excluir
  6. Eitaaaa q belezaaaa!!!

    Co-wash é sempre bem-vindo! kkkkk Menina, eu faço igual a vc, massageando, retirando a água! Tenho gostado de fazer com o condicionador cupuaçu da Ikove, que é menos hidratante que os demais...pq vc sabe, meu couro é oleoso...hihihi - mas tenho conseguido acertar.

    Uma outra dica da Adri, que deu super certo comigo, é misturar a argila no condicionador e aplicar no couro cabeludo...fica ótimo!

    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilha, boa dica essa da argila, hein! Pra raiz oleosa deve funcionar muito bem, né?
      bjãoooo

      Excluir
    2. Fefa como faz esse lance da Argila? Foz o cowash com o crescidinhos da Jonson e meu cabelo ficou super oleoso

      Excluir
    3. Oi Anny, é só misturar um pouco da argila no condicionador e massagear o couro cabeludo. A argila verde é boa pra oleosidade. E depois enagua bastante. Não é pra esfregar nos fios, só no couro cabeludo, ok?
      bjssss

      Excluir
  7. Oi Érika!
    Que bom te ver!Como eu conheci o blog há pouco tempo eu ainda não te conhecia. Você é linda viu? rs
    Nossa, eu tenho muita vontade de abolir os shampoos da minha vida. Tenho os cabelos cacheados e com luzes, aí vc já viu né...
    O meu maior problema é encontrar shampoos sem sulfato e os condicionadores sem silicones e parabenos. Desses que você citou, eu não conheço nenhum. E olha que eu vivo em farmácias e perfumarias atrás de novidades.
    Quando fui à Niterói uns meses atrás eu comprei a linha Oro Argan, porque me disseram que era livre de sulfato, mas eu não gostei. O shampoo não espuma e o condicionador não é emoliente sabe? Não senti os fios hidratados e foi difícil desembaraçar. Uma pena porque foi caro pra burro... rsrsr
    Se você souber de algum produto mais popular que seja sem sulfato e livre de silicones e parabenos fala pra mim tá?
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda!!
      Aaahhh jura que vc não gostou? Eu adorooooo essa linha Oroargan!!! Olha, o yamasterol amarelo é super barato e é sem silicones. Não tem melhor do que ele pra cacheadas, viu!! Ainda pode usar como leave-in! E shampoo sem sulfato, tá nessa faixa do Oroargan pra cima. E geralmente, shampoo sem sulfato espuma menos mesmo..pq é justamente o sulfato que faz o shampoo espumar. Mas é questão de costume viu, com o tempo vc acostuma, e vê que a espuma nem é necessária pra limpar... Se eu souber de algum shampoo q não seja esses aí, te falo, tá?
      Vc é do RJ? Tbm sou carioca, só que estou morando em SP!
      bjão

      Excluir
    2. Linda,

      Essa linha da Amend, a Eco Therapy, com essa tampa vinho, o shampoo tb é sem sulfato, o preço está regulando com o oroargan e vc encontra em farmácias...vi dele na drogaria venâncio e na drogaria exata...será que em Niterói não tem uma delas?

      bjs

      Excluir
  8. Oi Linda tudo bem? adorei essa matéria e vou adoptar essa tecnica meu cabelo esta muito ressecado, faço umectações no proprio dia resolve mas passa um dia e fica de novo ressecado, e depois começa a não definir bem os cachos, com essa tecnica eu posso usar os cremes sem enxague, os finalizadores para cabelo cacheado? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yolanda,
      sim pode continuar usando, mas de preferência que não tenham silicones nem petrolatos (óleo mineral, parafina líquida..)
      bjks

      Excluir
  9. Adorei a dica,só gostaria de saber se posso fazer isso na minha netinha ,ela tem 3 anos,cabelos,seco,seco,seco,cabelo bem crespo,tipo afro e qual condicionador posso utilizar,pois me indicaram o seu site,então tu pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sylvinha,
      Sim, claro...pode fazer em crianças tbm!
      Faz assim... faz co-wash 2 dias seguidos e no terceiro usa um shampoo sem sulfato com condicionador, e vai alternando assim.

      Pode usar o yamasterol amarelo nela, e se tiver azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco extra virgem, qdo for fazer o co-wash, pode pingar umas gotinhas desses óleos no creme tbm.

      Esses óleos, podem ser usados até puros como umectação. Vai lá em cima no menu do blog, em ARTIGOS e veja um que está escrito COMO FAZER UMECTAçÃO..lá eu explico como é... e qq dúvida me mande um email pra clubedocabeloecia@gmail.com

      bjão

      Excluir
  10. Erika, vc já testou essa técnica com o condicionador daquela marca SAL DA TERRA? '-' aconselharia?

    alias, usar shampoo 100% natural...q nem no caso dessa marca, seria como fazer co-wash?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore!
      Que coincidência vc falar isso, pq em breve estarei postando as resenhas dos produtos da Sal da Terra que comprei, inclusive o condicionador.
      Sim, com certeza aconselharia...estou adorando os produtos! Mas co-wash só com condicionador mesmo. Se for shampoo, já não é co-wash.

      bjks

      Excluir
  11. Nunca tinha ouvido falar dessa técnica,mas procurando na net sobre cuidados com cabelos tingidos,já q estou na saga pelo vermelho perfeito,cai aqui no seu blog e adorei a dica,pq vermelho desbota fácil né... Outra dúvida...faço progressiva de 3 em 3 meses,essa técnica me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty!
      seja bem vinda ao Clube!
      Essa técnica ajuda a manter a cor, por não utilizar shampoo com sulfato, que agride os fios e desbota os cabelos coloridos. Tvz ajude a progressiva sim, mas não tenho essa experiência.
      Uma coisa é certa: mal à progressiva não vai fazer!
      bjs

      Excluir
  12. Oi Erika, tudo bem?
    Encontrei um condicionador da Bio Extratus e em sua composição não há parafina nem óleo mineral, mas tem uns componentes que ainda não sei se são liberados para co-wash. Pode me orientar, por favor? Gostaria de saber se posso utilizá-lo. Ingredientes: Aqua (water), Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Dimethicone, Marrow Extract, Propylene Glycol, Glycerin,, Parfum (fragrance), Hexyl Cinnamal, Benzyl Salicylate, Distearyldimonium Chloride, DMDM Hydantoin, Cetyl Alcohol, Ethylhexyl Palmitate, Methylparaben, Disodium EDTA, Propylparaben, BHT, CI 19140 (Acid Yellow 23), Ceramide 3, Citric Acid.
    Muito obrigada! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila!
      Não rola... tem silicones insolúveis aí!
      bjssss

      Excluir
    2. Ah, que pena... :-(
      Ok, obrigada!
      Bjs

      Excluir
    3. Erika vc tá falando dos parabenos?

      Excluir
    4. tem parabenos tbm aí nessa composição, mas para co-wash o que é contra indicado são só os silicones e perolatos. Os parabenos são conservantes nocivos. É claro que se não tiver, é melhor.
      bjsss

      Excluir
  13. Oi, Erika! Faz uns meses que acompanho seu blog e ja comecei o low poo e co-wash. To em transicao capilar e eles estao ajudando muuuuito!! Meu unico problema eh que estou com caspa faz um tempinho e agora comprei oleo essencial de alecrim e de capim limao - que, obvio, vi no seu site!!!

    Como fico lendo tuuudomque vc escreve, mantenho o " respeito" pelos OEs e tenho receio de nao saber quantas gotinhas pingar no cond na mao, na hora de lavar.... Fora isso, posso pingar no shampoo tb, pro low poo? Quantas gotinhas? Obrigadaaaa!!! Vc mudou a vida dos meus cabelos!! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica pra tratar a caspa, é massagear o couro cabeludo com óleo de semente de uva.

      Para cada 100ml de shampoo pode colocar 25 gotas de óleo essencial. Pra cada colher de sopa de condicionador ou mascara, vc coloca 4 gotas de OE.

      Vc pode misturar, e colocar 5 gotas de melaleuca, 10 de capim limão e 10 de alecrim.

      bjs

      Excluir
  14. 04.09.13 Erika Bom dia ! parabéns !! sua matéria e envolvente e interessante , nunca havia ouvido falar nada sobre essa técnica Co-wash , quero muito tentar e tenho esperança que me ajude muito , pois tenho o couro cabeludo oleoso e o cabelo super ressecado , não faço nada de mais nele , não costumo usar secador , chapinha , tinjo uma vez a cada mes e meio ,apesar disto não consigo dar uma " VIDA " a eles . eu acabei de comprar um creme da Silicon MIX tratamento capilar nutritivo de Bambu queria saber se posso usa-lo para fazer essa técnica , não sei se os componentes dele é adequado , segue abaixo para sua analise . Fico no aguardo de um retorno ansiosamente , não vejo a hora de utilizar essa tecnica . bjos Claudia Limone
    ingredientes : Wather , cetyl alcohol,stearyl alcohol , minerail oil , glycerin , behentrimonium chloride , cetrimonium chloride , propylene gycol , banbusa vulgaris extract , aqua , polysorbate 20 , alcohol denat , aesculus hippocastanum ( horse chestnut ) , seed extract , retinyl palmitate ,tocopherol , PABA , inositol , Panthenol , Linoleic acid , biotin , clyclomethicone( and) dimethiconol , citric acid , propylparaben , methyl paraben , diazolidinyl UREA ( and ) lodopropynyl butylcarbamate , fragance , yellow 5 ( CI 19140 ) , yellow 6 (CI 15985 )
    muito obrigada
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!
      Não, o co-wash vc faz com condicionador, ok? Qq dúvida a mais me escreve!
      bjsss

      Excluir
    2. obrigada pelo retorno rápido , hoje mesmo vou comprar então um shampoo e condicionador desses que vc indicou na lista , mas posso continuar fazendo a hidratação semanal com esse silicon mix que comprei ???
      costumo usar creme de pentear : Aneethun Linha A Leave-in Silicone com Tutano e Queratina
      ou vc me indica um creme de pentear de uma linha brasileira que seja adequado ?

      muito obrigada por tudo e mais uma vez PARABÉNS !!!
      fico no aguardo
      grata
      claudia

      Excluir
    3. Oi Claudia, eu prefiro os produtos sem silicone... mas aí é questão de preferência...continue usando o que você gosta.

      Sem silicone tem o yamasterol amarelo, que é muito bom.

      bjssss

      Excluir
    4. 06.09.13
      Erika , bom dia !!! nossa acho que vc foi um Milagre na minha VIDA , vc esta me ensinando o ABC de como realmente cuidar dos cabelos , como sou totalmente leiga , muitas vezes vou pelas materias postadas por pessoas que falam sobre produtos e quanto são marvilhosos , foi isso que aconteceu com Silicon MIX que acabei de comprar ( vou usa-lo ate acabar e depois nao vou comprar mais ) . em um dia de teste vi o quanto vc esta certa , ontem lavei meu cabelo com o sabonete glicerinado johnsons ( fico bem ressecado ) , mas depois usei o Yamasterol amarele com Bepantol liquido , nossa ficou maravilhoso , coisa que nao acontecia a muito tempo . de hoje em diante vou seguir estar sempre que possivel no seu blog e acreditar muiiiiiiito em tudo que vc postar , PARABÉNS !!! seu proposito e maravilhoso .
      grata , bjos ótimo fim de semana
      claudia

      Excluir
    5. Oi Claudia!
      Fico feliz em ajudar! Que bom que vc está conseguindo cuidar dos seus cabelitchos!
      qq dúvida grita aqui, tá?
      bjkssss

      Excluir
  15. Oi Erika

    Faço co-wasch com o condicionador johnsons amarelinho, posso pingar dentro do tubinho do condicionador algumas gotas de oleo de melaleuca? Uso esse oleo com o creme mas aplico na hora em um potinho, no qual me dá um trabalho rsrs, será que dá pra colocar o oleo e deixar no tubo do condicionador até a próxima lavagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, sim pode. Use 10 a 20 gotas de melaleuca pra cada 100ml de condicionador, ok?
      bjkssss

      Excluir
    2. Ué, claro!!! Cabelos masculinos são diferentes dos femininos, em quê?
      Cabelo é cabelo... não tem sexo!! hehehe
      bjksss

      Excluir
  16. Ola Erika, faz um mes que cortei todo meu cabelo para tirar o hene e assumir meus cachos. como agora esta curtissimo, quero que ele cresça muito, quero usar o monovim A. vc sabe se esse produto, interfere nessa tecnica? se usar somente condicionador, abolir qualquer shampoo, tbm da certo?. e qdo for comprar qualquer produto, quais os principais igredientes que eu sei que não pode conter e não comprar? muito obrigada. vou me escrever no seu canal tbm. bjo gde kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kekky, não querendo te desanimar, não acredito nesse shampoo bomba, e nem acho que seja saudável. Sou mais de fazer uma suplementação interna específica para os cabelos.

      Vc pode usar só condiciondor, desde q seja livre de silicones e petrolatos. Se vc usar componentes como mel, óleo de melaleuca, fzer umectações com óleos q controlam a oleosidade, não tem problema nenhum. recomendo o uso do yamasterol amarelo.

      No post NO-POO LOW-POO que eu fiz, tem uma lista com todos os silicones que podem e não podem... dá uma olhadinha lá.

      bjksss

      Excluir
  17. Olá, Erika é liberado fazer co-wash com o condicionador de Babosa da Colorama? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele não tiver óleo mineral/parafina líquida e silicones insolúveis, é liberado sim. Eu não sei a composição dele, mas se vc quiser escrever aqui pra mim, eu te falo, ok?
      bjssss

      Excluir
  18. oi, Erika, parabéns sua dicas são ótimas. Tenho uma dúvida em relação ao co-wash, posso fazer o co-wash e depois fazer uma hidratação, ou devo usar shampoo se sulfato e deixar o co-wash somente para o dia que eu não for fazer hidratação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatinha! Foi vc quem perguntou lá no canal?
      Isso...faça o co-wash só qdo não hidratar, ok?
      bjsssssssssss

      Excluir
    2. Olá Erika! Eu estava exatamente com essa mesma dúvida da Renata. Mas pra quem faz No Poo e não utiliza shampoo, até o sem sulfato, oq faz para abrir as cutículas?

      Ah, e eu posso fazer a umectação com o cabelo sujo? Assim, um dia antes de lavar o cabelo (digamos que não lavo o cabelo já faz um dia), dormir com o óleo no cabelo e quanto acordar, lava o cabelo com o co-wash?

      E o que você acha de usar sempre 3 óleos juntos para fazer a umectação, como essa mistura:
      50 ml de óleo de gergilin
      50 ml de óleo de rícino
      20 gotas de óleo de alecrin

      Ah, e não posso de deixar de falar que eu amo o seu blog!! Leio-o todos os dias!

      Excluir
    3. Oi Gu!
      O bicarbonato de sódio com água, é usado como shampoo antiresíduos no no-poo.
      Poder pode, mas com o couro cabeludo limpo, aproveita mais as propriedades dos óleos.
      Sim, pode misturar os óleos se quiser... sem problemas!

      Que bom que vc curte o Clube! Obrigada pela companhia diária! <3
      bjkssss

      Excluir
  19. Oi Erika. Muito prazer.

    Um pleonasmo vicioso dizer que o seu blog é fantástico e que você é uma simpatia, né?
    Nunca tinha ouvido falar nessa técnica e fiquei realmente interessada.
    Por gentileza, me esclareça uma dúvida: quando você diz no VIDEO do YOUTUBE que às vezes você aplica o condicionador 2 vezes, você procede da mesma forma como da 1ª vez, ou seja, massageando novamente o couro cabeludo e deixando alguns minutos no cabelo?
    Agradeço desde agora a gentileza da sua resposta.

    Abraço fraterno,

    GLAU MOURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glau!
      Quem bom que vc curte o Clube! =D
      Sim, eu massageio as 2 vezes... já é automático rsrs
      Qqq dúvida a mais é só falar, ok?
      bjksss

      Excluir
  20. Ai ai ai Erikinha.... to cheia de dúvidas sobre no poo... espero que vc possa me ajudar...
    Antes das minhas dúvidas queria dizer que: vc é um amor de pessoa, mto atenciosa, e muuuuito simpática viu?
    Vamos lá rs: meus cabelos são cacheados e tingidos de vermelho, e tava um horror sabe?
    Eu tinha um pouco do yamasterol amarelo comigo e resolvi fazer o co-wash com ele, usando ele como shampoo, condicionador e leave-in. Mas como meu cabelo estava cheio de resíduos fiz primeiro a aplicação daquela misturinha de bicarbonato com água sabe? gostei no sentido de que realmente senti que limpou meu couro cabeludo direitinho sem danificar o cabelo em nada! porém percebi que retirou um pouco da tintura sabe? dai não sei se continuar usando essa misturinha seria bom no meu caso....
    no dia que fiz o co-wash com yamasterol pude sentir uma diferença muuuuuuito grande já na lavagem! achei interessante que conforme meu cabelo secou ele ficou um tico opaco, porém as pontas ressecadas ficaram mega macias! e meu cabelo ficou mais cacheado sim, e o volume não baixou, ao contrário! meu cabelo ficou super volumoso! eu gostei! sem pontas ressecadas, etc.... mas ficou um tico opaco e embaraçado, por conta acho do cabelo estar acostumado com silicones :/
    uma coisa que gosto muuuuuito é fazer umectação com óleo de coco e óleo de girassol, queria saber se o co-wash com yamasterol é suficiente pra retirar os óleos vegetais da umectação, e saber se essa sensação de opaco melhora se eu prosseguir com as umectações e fazendo co-wash, condicionamento e leave-in somente com yamasterol, e por último queria saber se aquele bálsamo galão de mamaína da yamá pode entrar na rotina do no-poo.
    não sei direito se consegui expressar minhas dúvidas, mas desde já lhe agradeço de coração no que puder me ajudar!
    bjos e abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!

      Vamos lá...
      Realmente o bicarbonato pode desbotar a tintura... principalmente tinturas vermelhas e cobres que desbotam com maior facilidade. Para aumentar o brilho vc pode usar vinagre de maçã ou mel. Pode misturar no yamasterol, ou usar puro com água, um de cada vez.

      Vc tbm pode misturar os óleos no yamasterol na hora que for usar. A medida de uma moedinha de 10 centavos, ou uma colherinha de café. O óleo de rícino ou abacate tbm são ótimos além do de coco. Ah, o de pracaxi é maravilhoso e dá muito brilho.

      O óleo de girassol que vc usa é o de cozinha, ou o puro? Pq o de cozinha é muiiito refinado..e se usado com frequência pode não dar um bom resultado... tente alternar os óleos o máximo possível, e não usar sempre o mesmo, pq cada óleo tem seus componentes, e o cabelo pode saturar.


      Qdo vc for retirar a umectação com co-wash (sim, dá pra fazer isso), primeiro, vc enxágua bastante só com água morna, e só depois massageia com o yamasterol. Usa o yamasterol duas vezes. na primeira só ele, e na segunda usa ele com um pouco de vinagre de maçã ou mel junto.

      Outra coisa que ajuda no brilho e na secura, são alguns óleos essenciais que vc pode pingar no yamasterol, Como os óleos essenciais de lavanda, de melaleuca,capim limão, ylang ylang.

      Ah, experimente tbm fazer usar aquela receita da máscara de mel que dei, 1 vez na semana; ela serve para co-wash.
      (tá lá em cima em "artigos")

      Não conheço a composição do mamaína. Se não tiver silicones nem petrolatos, pode sim.

      Espero ter ajudado. :)
      Bjksss

      Excluir
    2. mil perdões pela demora Erika!
      ai menina como vc é fofa e atenciosa viu?

      então..... sobre os óleos sinceramente já fiz umectação com óleo de coco (não gostei mto ficou fosco o cabelo), fiz com azeite (achei bom!) e fiz com de girassol da marca salada pq no rótulo consta 78% de vitamina E, e se foi psicologico ou não..... até agora foi o que fez o melhor efeito, embora! embora deixar claro que em todas as vezes utilizei shampoo com sulfato normal, e nunca tentei com o co-wash usando yamasterol, mas essa semana mesmo pretendo fazer! e sobre o galão de mamaína da yamá eu vi um rótulo em zoom num site, e ele tem a mesma composição do yamasterol amarelinhoooooo! *----* (consulta na cabeleza que vc vai ver) <3

      e por falar em bicarbonato e vinagre de maçã <3..... hje eu lavei, ou melhor, higienizei meu couro cabeludo com bicarbonato misturado com água (dessa vez não saiu tinta, acho que eu tava com excesso, sei lá), dai fiz o condicionamento com solução de metade água e vinagre de maçã..... dai utilizei um tiquinho de nada, um tiquinho mesmo! de óleo de coco como leave-in......... OMG OMG OMG! meus cabelos ficaram mega limpos, mega macios, mega brilhantes (um brilho absurdo mesmo!), zero de queda capilar!, e os cachinhos super super alinhados! eu to de queixo caido!!! até meu marido tá querendo aderir ao no poo! kkkkkkk e já falei pra ele: "vou testar tudo isso durante 1 mês, vou observar o comportamento do meu cabelo, e se tudo der certo, vou expulsar o maldito sulfato e o maldito silicone dessa casa e da minha vida de vez pra sempre!" e ele deu total apoio! começou a ler os rótulos dos condicionadores encostados, arregalou os olhos e disse "o que?! os caras colocam parafina liquida nessa m%&#4???" kkkkkkkkk

      vou aproveitar o gancho e abusar um tiquinho mais de vc posso? kkkk
      então........ a cor natural dos meus cabelos é um loiro escuro meio castanho claro! dai eu queria saber que raios de nº de cor de tinta é o dessa foto do link, e se preciso usar ox 30? eis o link:
      http://www.artofhair-sk.de/wp-content/uploads/2013/07/Color_Extend_Radiant_10_model.jpg

      uuuffffa! perdão abusei né?
      obrigada por tudo e pelo blog viu? seu blog é demais meeeeeesmo! <3

      bjos \o/

      Excluir
    3. Oi minha querida, fico feliz mesmo que vc esteja se adaptando às alternativas mais naturebas \0/
      pois é... com o tempo a gente vai vendo as cacas q a gente usa no nosso corpo, né?

      Se seu cabelo tiver natural, sem tintura, creio vc pode usar ox de 20 pq essa cor parece uma 6.4 ou 6.44, então seu cabelo sendo um 5.0, a 6.0, consegue chegar. Agora, se vc quiser um tom mais aberto, aí teria q ser a ox de 30.

      bjkssss

      Excluir
    4. Erikinhaaa! tenho novidades *-*
      ontem fiz umas comprinhas de manteigas e óleo essencial! que luxo o cheirinho do capim-limão viu? rs
      e tbm dei uma passadinha numa Ikesaki aqui em sampa, e fui que fui direto pros galões da yamá pra ler os rótulos afim de fazer o co-wash *-----------* comprei o de mamaína, tem a mesma fórmula do yamasterol amarelinho sim! \o/
      e dei uma 'investigada' rsrs no galão de argan! tbm tem fórmula liberada! aeeeeeee \o/
      então....... sobre a cor da tinta da foto..... meu cabelo não tá virgem, tá com tintura com nuance 0.6, não sei se posso tirar o excesso do pigmento com modos alternativos do tipo: vitamina C com shampoo, bicarbonato mais forte enfim..... eu tenho trauma de descolorante! por isso não quero arriscar fazer nem sequer o soap cap! e quanto da Ox 20 fico preocupada em usar Ox30 pq sinto muuuuuuuuuita ardência e coceira :/
      eu comprei da color perfect a 77.44 e tbm nuance 0.43, pra dar uma intensificada sabe? e tbm tudo Ox20..... não tenho a intenção de usar um cobre muito aberto não...... só não sei se fiz certo, e se esse 0.6 que tenho vai atrapalhar na cor :/
      voltando aos galões que citei: como eu disse comprei o de mamaína, já usei e foi ótimo!
      só espero que a Yamá não faça besteira de mudar suas fórmulas de condicionadores!
      vc disse "com o tempo a gente vai vendo as cacas q a gente usa no nosso corpo" NEM ME FALA! tomei NOJINHO do sulfato!! rs é sério! essa praga detona o cabelo pra valer mesmo!
      e ficar passando coisas nojentas que vem do petróleo, ou o próprio silicone que é uma pedra derretida?! affff chega! me sinto até mais aliviada sabia?? pq aquele círculo vicioso de produtos capilares é uma escravidão!!! aliás uma coisa q eu já não tava aguentando mais! (os fabricantes deviam se tocar e parar de por cacas né?)
      outra coisinha que comprei, não sei se vc conhece a escova inglesa chamada Tangle Teezer? usei ela após o banho e antes tbm, e SEM PALAVRAS pra essa escova! meu marido ficou de queixo caido quando me viu passando no cabelo de uma atendente da Sephora (loja física onde comprei), essa escova é mara demais mesmo!

      bjinhos! <3

      Excluir
    5. Oi Dani!!
      Amoooo OE de capim limão!! <3
      a cor 77.44 é um cobre beeeeem intenso!! Nem precisa dar uma intensificada não, a não ser que vc queira misturar com o cobre dourado do 0.43.

      Se o seu ainda tiver um fundo vermelho do 0.6, vai ficar um cobre avermelhado, que tbm é bonito.

      Sim, conheço a tangle teezer..já fiz um post sobre tipos de escovas e falei dela lá ;)

      Bom saber q o mamaína é igual ao yamasterol! E o de argan ouvi falar q tinha parafina... não tem não?

      Isso q vc falou é a mais pura verdd... existe uma "escravidão" em torno dos produtos comerciais... e a melhor coisa é nos livrar dela!

      bjssssss

      Excluir
    6. então Erika.... como eu tava com um tico de pressa no dia, eu apenas consegui ler os rótulos do galão de mamaína (o que comprei) e tbm o galão de bálsamo condicionador de argan, não consegui ler um outro que tava lá de proteínas do leite,, eu não sei se o yamasterol de vidro comum de argan tem parafina, até pq nem tinha lá no dia, mas o de galão da yamá tem a mesma fórmula, igualzinho, só muda mesmo o principio ativo, que no caso é o tal óleo de argan (modinha besta na minha opinião rs), mas não tem parafina não, ao menos no galão não! melhor pra nós! já que fazer co-wash gasta mais pra lavar né? uma coisa meio óbvia, então acho q esses galões da yamá são uma excelente saída pra gente não ficar torrando dinheiro rsrs ;)
      é....... a própria precursora do no poo foi uma que já não aguentava mais o tal "círculo vicioso" dos cosméticos, imagine agente... vejo as meninas e mulheres mais maduras torrando as vezes 300 reais num potinho de creme... eu sinceramente não aguentaria viver desse jeito..... até pensei em adquirir os produtos da linha Deva Curl, mas acho mto caro! mto caro! eu acho que enquanto a indústria não se tocar e não fizer produtos digamos mais orgânicos, o jeito é usar as opções mais acessíveis que os cabelos irão agradecer da mesma forma, e a nossa saúde mental tbm! kkkkkk pq haja saúde mental pra aguentar viu? kkkkk
      bjks :D

      Excluir
    7. Dani, pode ter certeza que enquanto tiver gente que paga 100,00 numa máscara,as indústrias não vão parar! São os consumidores que tem que se conscientizar... enfim... a mídia se encarrega de fazer a cabeça das pessoas...
      Haja muiiiiiiiiiiiiiiiita saúde mental!! rsrs
      bjksss

      Excluir
  21. oi Erika tudo bem? eu uso hene em meus cabelos e estou com muitas quebras e as pontas mega porosas tenho que pintar minha raiz todo mes pq desbota muito rapido por causa do shampoo e por isso estou pensando em aderir o CO-WASH mais gostaria de saber sua opiniao se esse metodo vai ser a melhor soluçao para mim neste momento de tantas quebras no meu cabelo BJOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah,
      Com certeza vai ajudar a preservar mais a cor!
      bjkss

      Excluir
  22. Estou fazendo o co-wash, mas meu cabelo é cacheado qual leve-in ou finalizador seria mais indicado para o meu caso? Ja usei o yamasterol amarelo mais o aspecto não ficou muito bom apesar de ter ficado macio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sharlene, vc pode usar óleos vegetais para finalizar como óleo de coco, óleo de pracaxi, etc..
      bjsss

      Excluir
  23. Oi Erika...
    Bem, quando vou fazer hidratação, umectação com óleos ou manteigas posso lavar com condicionador antes? Porque antes de ler sobre estes ensinamentos de máscaras e óleos, eu lavava o cabelo com shampoo, não passava o condicionador e ia direto para a máscara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katia, mas então vc fazia certo... é isso mesmo: shampoo > máscara > condicionador
      para passar o óleo e a manteiga, o cabelo precisa estar limpo só com o shampoo, pois o condicionador além de conter silicones, já dão uma "alinhada" nas cutículas, dificultando a entrada dos óleos. Então ele tem que vir depois, ok?
      bjsssss

      Excluir
    2. Gente....to pasma com a ''resposta'' do meu cabelo com co-wash !!!
      Primeira vez que uso a técnica, e confesso que jurando que iria ter que lavar os cabelos no dia seguinte de tão oleosa que é minha raiz!
      Mas para o meu espanto(e alegria,rs) , deu tudo certo, minha raiz(mesmo sem ajuda de algum óleo), ficou ótima... não ficou oleosa e no comprimento ficou brilhoso e hidratado!
      AHHH!!!TO MEGA FELIZ COM ESSA DICA :)
      Erika vc é d+ ...esse blog vai ser meu segredo de beleza agora rsrs

      Excluir
    3. Né, Laura?
      Só experimentando pra saber como é bom! ;)
      Bjksss

      Excluir
  24. Ah! Erika.... agora vou testar tdo que vc fala rs!!! Já to passando pra todos de casa... o vinagre de maçã já irei começar a usar amanhã mesmo !!!
    TO ADORANDO TDO!!! OBRIGADA PELAS DICAS :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe....e vai me contando as suas experiências, ok?
      bjooooo

      Excluir
  25. Erikerida, gostaria de usar os produtos da Surya, mas não tenho encontrado. Vc tem alguma dica de loja (física ou virtual) onde eu possa encontrar esses produtos?
    Obrigada, linda. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, tem o televendas da Surya: 11 3614-0551 / 11 3614-0580
      E tem tbm o site da http://www.belezadocampo.com.br/buscar?q=surya&pagina=2
      bjssss

      Excluir
    2. Oi Erika, qual shampoo e condicionador da Surya é liberado? Pois na composição a maioria parece que tem sulfato. Bjsss e obrigada pela ajuda.

      Excluir
    3. Oi Sharlene!
      A linha amazonia preciosa, e a linha nova fixação da cor.
      bjsss

      Excluir
  26. passar o condicionador na raiz nao danifica o crescimento ?

    ResponderExcluir
  27. Obrigada, Kerida. Fiquei "babando" no site da Beleza do Campo.
    Estou querendo comprar um shampoo confiável pro meu filho, que tem cabelos oleosos e com queda. Já li em outros blogs que é possível misturar o anfótero betaínico a um condicionador sem sulfato. O que você acha disso?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      O mais comum é usar anfótero (Cocamidopropyl Betaine) em shampoos, para substituir o sulfato mas acho que pode usar em condicionador tbm!
      bjksss

      Excluir
  28. Tenho caspa. Ainda seria interessante fazer Co-Wash?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer, sem problemas, contanto que use produtos adequados. O mel, vinagre de maçã, gel de aloe vera, suco de limão, são ótimos pra caspa! Aguns óleos como azeite de oliva, semente de uva, rícino, jojoba, etc, tbm ajudam, e vc pode fazer massagem no couro cabeludo com algum deles antes do co-wash, ou colocar algumas gotas no condicionador.
      bjsss

      Excluir
  29. Erika, por enquanto, só tenho condicionadores com parafina e silicones. Posso fazer com esses mesmo, até que todos acabem?

    ResponderExcluir
  30. Você diz que também há surfactantes nos condicionadores, mas por que não aparece na composição do produto? Eu nunca vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, se vc usa shampoos com sulfatos, pode fazer o co-wash com esses condicionadores.
      Os surfactantes utilizados nos shampoos são os aniônicos, e nos condicionadores são os catiônicos, como por exemplo: Cetrimonium Clorídrico. (centrimonium cloride).
      bjsss

      Excluir
  31. É necessário refazer a massagem no enxágue final (depois de deixar o condicionador agir)? Erika, o que você acha dos produtos da marca Amend?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, se vc já fez a massagem na lavagem, não precisa fazer no enxágue.
      Eu gostava muito da Amend,, antes de mudar para produtos naturais. É uma marca nacional muito boa.
      bjsss

      Excluir
  32. Na composição de um produto, a ordem dos componentes é por concentração (quantidade)? Isso vale para todo tipo de cosmético? E por que a composição dos produtos vêm em inglês, mesmo as marcas nacionais? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, os nacionais nem sempre seguem essa regra de ordem por quantidade... isso é mais válido para os importados. E eu acho que os nacionais venham escrito em inglês, pra gente não entender mesmo...rsrsrrsrsrs (boa pergunta... tbm queria entender!)
      bjss

      Excluir
  33. Olá estou gostando muito do blog. Se eu usar o Bepantol-Derma no Co-wash pro meu cabelo que é oleoso e quimicamente tratado (faço selagem) ele vai fica mais oleoso? e quanto aos óleos para cabelos oleosos onde posso acha? abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Queila,
      Não é bom usar o bepantol no co-wash, pq ele vai dificultar a limpeza. Tem vários óleos para cabelos oleosos: óleo de coco, de jojoba, azeite de oliva... O óleo de coco vc acha em fármacias (Óleo Copra), ou mercados,e tem o site "mundo dos óleos" (o banner tá aí do lado direito), que tem uma grande variedade de óleos.
      bjsss

      Excluir
  34. Olá Erika, você está joia?
    Surgiu uma dúvida. Quando vou fazer hidratação, nutrição ou reconstrução, posso lavar com condicionador? Tenho a impressão de que as cutículas fecham e assim compromete a absorção dos cremes ou óleos.
    Obrigada por sua disposição de ensinar tantas coisas ótimas e em conta para tratarmos os nossos "cabelichos"
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia!
      Exatamente isso que vc faou...se usar a máscara após o condicionador, o tratamento não é absorvido.
      Por isso, a máscara sempre vem antes do condicionador. A sequencia é shampoo > máscara > condicionador.
      obrigada à vc, por acompanhar o Clube <3
      bjkssssss

      Excluir
  35. Olá Ericka! é minha primeira vez por aqui, adorei seus comentários e suas explicações. Agora vou te acompanhar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nelma! Seja muito bem vinda!
      Qq dúvida é só me gritar aqui...
      bjsssss

      Excluir
  36. Olá tudo bem ? bom , pintei meu cabelo de vermelho quero saber se posso usar azeite de oliva nele , e se posso lavar no primeiro dia já que pintar beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar o azeite. E cabelos vermelhos desbotam rápido...então qto menos shampoo usar, melhor. O co-wash é ótimo pra preservar a cor. Vc pode fazer co-wash no primeiro dia.
      bjss

      Excluir
  37. Olá, boa tarde!!! Preciso de ajuda, já estou desesperada com meus cabelos porosos, nem o próprio condicionador está surtindo efeito, ja comprei vários, os cremes para pentear também não estão surtindo efeito, já não sei o que faço com meus cabelos tão porosos, tanto seco como molhados. Me ajude!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      No menu do blog em "cabelos" tem um post chamado "como tratar cabelos porosos" dá uma olhadinha lá...
      bjsss

      Excluir
  38. Olá Erika!!
    Dá para fazer hidratação, nutrição ou reconstrução depois de lavar com co-wash? Penso que o cabelo fecha as cutículas quando passo condicionador ou yamasterol, e aí os nutrientes não entram? Bem, espero que eu esteja errada, pois tenho feito depois do co-wash.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Katia, os tratamentos vem sempre após o shampoo e antes do condicionador. Se for só co-wash, então deve ser antes dele.
      bjksss

      Excluir
  39. Érika, e quando só está lavando com yamasterol? Que é o meu caso.

    ResponderExcluir
  40. Estou amando seu blog, é maravilhoso e vc super super simpática. Muito obrigada. Digamos que eu esteja aprendendo a cuidar direito dos meus cabelos só agora.... rsrsrs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Que bom que gostou daqui!! Seja bem vinda!! \0/
      Qq dúvida é só chamar...
      bjsss

      Excluir
  41. Oi Erika, primeiramente gostaria de dizer que você é uma linda e uma pessoa muito desapegada, pois você repassa de maneira humilde, corajosa e sem nenhum interesse todas os segredos de ouro que você descobre com muita luta e pesquisa e isso não é qualquer pessoa que faz não. Você está de parabéns. Admiro muito isso em você!!! Adoro seu blog e todas as vezes que desejo saber sobre a resenha de algum produto corro aqui pra vê o que você acha kkkkk. Gostaria de saber se eu posso fazer essa técnica do co-wash. Tenho os cabelos alisados com escova definitiva e eles estão hidratados, contudo, tenho a raiz oleosa e as pontas secas devido a escova e estou com problema de frizz e meu cabelo também está fragilidado/quebradiço. Sendo assim, gostaria de saber se posso fazer essa técnica e qual o resultado dela no meu cabelo. Será que meu cabelo ficará muito oleoso? Outra coisa, nos dias em que for utilizar os três óleos diferentes é para misturá-los e aplicá-los todos juntos nos cabelos? Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amore!!
      Já que seu cabelo é oleoso, seria bom vc utilizar mel ou vinagre de maçã junto com o co-wash. Pode misturar na hora com o condicionador, ou pode até fazer o co-wash com essa mistura 500 ml água + 100 ml vinagre + 1 colher de sobremesa de mel. tanto o mel qto o vinagre equilibram a oleosidade e o ph.

      Vc diz os óleos pelo método do crono-óleos? é um óleo em cada dia, não é pra misturar não. escolha óleos para cabelos oleosos, ok?

      obrigada por acompanhar o Clube! <3

      bjksss

      Excluir
    2. essa mistura do mel com vinagre+ agua no condicionador, pode ser feita com antecedencia? ou só na hora?
      Obrigada
      s2

      Excluir
  42. Oi, sou nova aqui no seu blog e gostej muito, mas tenho uma dúvida: eu vou fazer isso depois dw lavar os cabelos com shampoo ou vou fazer sem shampoo? Nunca fiz isso antes :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      No co-wash vc substitui o shampoo pelo condicionador. Então, não tem shampoo.
      bjsss

      Excluir
  43. Oi Erika! Descobri seu site por estes dias e estou amando suas dicas!
    Estou com uma dúvida: dá pra fazer o co-wash logo depois da umectação? Ou o cabelo vai ficar oleoso, é necessário usar um shampoo mesmo?
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Com certeza! É isso mesmo que eu indico... pq se lavar com shampoo depois da umectação, vai retirar boa parte da hidratação dos óleos. Então vc primeiro lava beeeemmmm com água quentinha... deixa cair bastante água, até sentir que já saiu boa parte do óleo (na umectação não é pra lambusar de óleo não, tá?)... aí depois lava com o condicionador (de preferencia sem silicone e parafina liquida), e enxágua normalmente.
      bjsss

      Excluir
    2. Ah, e seja muito bem vinda! <3 \0/ bjooo

      Excluir
  44. Amei suas dicas, vou começar amanhã mesmo!

    ResponderExcluir
  45. Oi, eu vou começar a fazer o co wash e gostaria de saber se eu posso substituir umas gotas de limão ao condicionador... posso substituir as gotas de limão pelo óleo essencial ? meu cabelo é muito oleoso na raiz... é lógico que estou ciente de que não poderei pegar sol. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Elaine, entre 25 a 50 gotas pra cada 100ml de condicionador.
      bjsss

      Excluir
    2. Ok muito obrigada por ter passado as medidas certas... bjos.

      Excluir
  46. Oi Erika, bom dia! Sou nova aqui. Estou adorando suas dicas mas, gostaria q me desse sugestão de produtos q eu possa usar para recuperar meu cabelo. Tenho mega e luzes. Meu cabelo tá td ressecado e quebrado. Um bagaço. O q devo fazer? Moro no interior de Pernambuco e gostaria que me indicasse produtos mais acessíveis e se possível, onde encontra-los. Abraço! Flor Fontes💐💐

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!
      Olha, dá uma olhada lá em cima no menu em "COSMÉTICA NATURAL/RECEITAS" tem várias receitas de hidratação caseira e barata, que vc pode fazer, ok? bjsss

      Excluir
    2. Oi Erika derixei um email para vc mas vou postar aqui também o produto que encontrei .Grata.

      Oi Erika,

      Tudo bem ?
      Encontrei hoje o condicionar e a máscara de hidratação da Brisa Hair Cosméticos .Não seio se conhece .É de mandioca .
      A composição dele pelo que vi acho que liberada .
      Vou colocar aqui para você dar uma olhadinha por favor .
      Obrigada .Beijos ...
      A mesma fómula tanto para o condicionador e a máscara e as duas vieram com 500 gramas cada e um preço bem acessível kkkkk espero que não tenha comprado gato por lebre .

      Glicol Distearate,Cetearyl Alcohol,Guargum,Cocoamidopropyl Betaine,Cocamide DEA,Citric Acid,Polyquatermium-10,Gliceryn,Mathylisotiazolinone,(and ) Methylchloroisotiazolinone,Yucca, Extract,Fragrance,Water.

      Excluir
    3. Leia, para no-low poo é liberada, mas a composição não é das melhores...química pura, por isso o preço é acessível... bjsss

      Excluir
  47. Olá Erika, conheci o blog há dois dias e estou adorando.
    Estou com umas dúvidas: o leave-in da Amend Gold Black tratamento restaurador, e o condicionador da Vizcaya Keratina estão liberados pra low-poo e co-wash?
    Obrigada e bjos!! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, seja bem vinda!
      Não sei te dizer... nunca usei nenhum dos dois...
      bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top