16/10/2014

COMO REDUZIR O CRESCIMENTO DE PELOS (HIRSUTISMO)


O hirsutismo é uma condição em que as mulheres têm muito pêlos indesejáveis ​​em seus rostos e corpos. É causado por um excesso de produção ou ação de hormônios chamados andrógenos, secretado pelos ovários ou glândulas supra-renais.

 É normal que as mulheres possuam uma pequena quantidade de testosterona, mas existem algumas condições que podem causar um desequilíbrio nos níveis de testosterona, causando o crescimento exacerbado de pêlos.

O que pode causar o desequilíbrio da produção de testosterona?
> Síndrome do ovário policístico;
> Tumores nas glândulas supra-renais ou ovários;
> Síndrome de Cushing
> Medicamentos que podem causar o crescimento de pêlos, tais como fenitoína (Dilantin), minoxidil (Rogaine), diazóxido (Proglicem) e Ciclosporina, Danazol (Danocrine), usado para tratar a endometriose
> Esteróides anabolizantes
> A obesidade pode contribuir para o hirsutismo.



Quais os sinais e sintomas?
O principal sintoma de hirsutismo, é o crescimento de pêlos no abdômen, seios, ou face.



Caso o hirsutismo seja causado por altos níveis de hormônios masculinos, os sintomas também podem incluir:
> Períodos menstruais irregulares
> Acne
> A perda de forma do corpo feminino
> Os sinais de masculinidade - o aprofundamento da voz, calvície masculina, clitóris aumentado, músculos do ombro desenvolvidos.

Caso o hirsutismo seja causado pela "síndrome de Cushing", os sinais e os sintomas podem incluir:
> Obesidade
> Pressão arterial elevada (hipertensão)
> Diabetes

A decisão de tratar o hirsutismo é por vezes uma questão de escolha pessoal. A Raça e etnia desempenham um papel importante no crescimento de pêlos no corpo. Como exemplo, mulheres asiáticas e indígenas tendem a ter pouco cabelo no corpo, ao passo que as mulheres do Mediterrâneo e do Oriente  Médio tendem a ter moderada a grande quantidade de pêlos no corpo.
Nossa cultura também determina como é "esteticamente aceitável" ter excesso de pêlos.

Vários métodos podem ser utilizados para remover ou clarear os pêlos em excesso, para que eles sejam menos perceptíveis. Os meios mais comuns são:

> Barbear -  é um método seguro e eficaz para remoção de pêlos, mas exige sessões diárias.

> Depilação e clareamento - Depilatórios e clareadores podem causar irritação e sensibilidade da pele em algumas mulheres.

> Eletrólise - O tratamento pode ser doloroso e muitas vezes é caro. É indicado para a depilação de  pequenas áreas, como o buço ou as axilas. Um instrumento com uma agulha na ponta é introduzido nos poros e destrói a raiz do pêlo.

> Depilação a laser - Também é um tratamento caro. Muitas vezes pode reduzir permanentemente o crescimento do pelo, mas não alcança pelos mais claros. Tratamentos de manutenção podem ser necessário uma vez a cada seis a doze meses para remover os pequenos cabelos finos que voltam a crescer.

> Medicamentos - Existem vários medicamentos para o tratamento de hirsutismo. Estes medicamentos podem diminuir a quantidade de pêlos do corpo, e parar o crescimento de cabelo novo. A maioria destes medicamentos devem ser tomados por pelo menos seis meses para se perceber uma redução dos pelos, e nem sempre são igualmente eficazes em todas as mulheres; fora que sempre possuem efeitos colaterais.

> Pílulas anticoncepcionais - Algumas pílulas anticoncepcionais diminuem os níveis de andrógenos. Eles são geralmente a primeira escolha para o tratamento do hirsutismo;  As pílulas anticoncepcionais também podem ajudar a estabelecer ciclos menstruais regulares em mulheres que têm ciclos irregulares.

> Anti-andrógenos - Anti-androgénios são medicamentos que diminuem diretamente a produção de andrógenos ou bloqueiam a ação dos andrógenos sobre o folículo piloso. Porém, esses medicamentos podem causar defeitos de nascimento, não sendo indicados á mulheres que estão em idade reprodutiva.


Como reduzir o crescimento de pêlos, utilizando óleos essenciais:

Um estudo científico demonstrou que os óleos essenciais de tea tree (melaleuca) e lavanda são capazes de reduzir o crescimento de pêlos quando aplicados na pele com continuidade. 

No estudo, foi utilizado um spray contendo estes óleos essenciais com o objetivo de reduzir o crescimento excessivo de pêlos em mulheres com hirsutismo.

Também há estudos demonstrando que o hortelã pimenta possui efeitos idênticos na redução da velocidade de crescimento dos pêlos. 

Além do potente resultado destes óleos sobre o hirsutismo, eles também podem ser ótimas opções para o uso pós-barba ou pós-depilação, com o objetivo de diminuir a velocidade do crescimento dos pêlos. Eles podem ser utilizados diluídos em creme ou gel.


DICA de uso (Laszlo):
> 200g de gel de aloe vera (se você não tem babosa em casa, na Laszlo vende gel de aloe)
> 30 gotas OE tea tree
> 30 gotas OE lavanda
> 30 gotas OE hortelã pimenta

Obs.: Caso sua pele seja muito sensível, pode reduzir as gotas pela metade.














Fica a dica!!


Fontes:
Laszlo aromaterapia
http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/hirsutism
http://www.uptodate.com/contents/hirsutism-excess-hair-growth-in-women-beyond-the-basics
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23211454

12/10/2014

MATÉRIA PRIMA NATURAL FRACIONADA - LOJA IN NATURA



Oi galera!

Hoje a dica é para quem curte matérias primas naturais, mas que não quer (ou não precisa), comprar em grande quantidade...

A Jéssica, criadora da loja virtual IN NATURA, teve uma ótima ideia para as pessoas que querem comprar apenas o necessário para fazer uma receita cosmética caseira: Vender matéria prima fracionada!

Achei essa ideial sensacional, porque às vezes você quer fazer uma receitinha básica pros cabelitchos, que pede apenas 5, 10 ou 20 ml de óleos vegetais, e aí não precisa ter que comprar 50 ou 100ml, arriscando de encalhar o resto do produto  depois, por falta de uso.

E o melhor, é que comprando em pequenas quantidades, pode-se até comprar mais variedades, não é mesmo? \0/

Além de matérias primas como óleos vegetais, óleos essenciais, manteigas vegetais e extratos glicólicos, a IN NATURA também vende aditivos (proteínas, vitaminas, etc), bem como frascos e tampas dosadoras.

Enfim, eu achei isso tudo muito bacana, porque nunca tinha visto fracionados de produtos naturais,
e achei muito útil compartilhar sobre esse site, já que eu dou tantas receitinhas naturebas aqui no blog...

Pra quem quiser conhecer, o site é esse: http://produtosinnatura.com.br/

Fica a dica!!






06/10/2014

SABÃO DE CASTELA 100% OLIVA - RECOMENDAÇÕES E DICAS DE USO PARA PELE E CABELOS



Oi galeraaaa!!

Hoje eu quero falar um pouco desse fofo aí da foto acima: O sabão de Castela 100% oliva, que é um sabonete super hidratante, indicado para bebês, ou pessoas com pele sensível e/ou muito ressecada.

Esse sabonete também é muito benéfico para cabelos tingidos e ressecados. 
Inclusive, já tive ótimos feedbacks de clientes, em uso pós-tintura e descolorações.

Já falei mais detalhes sobre os benefícios que o 
Sabão de Castela 100% oliva traz para a pele, nesse post.:


E como eu recebo muitas perguntas sobre ele, resolvi fazer um vídeo dando recomendações de uso desse sabonete, que é tão querido e especial... bóra assistir?


E se tiverem mais dúvidas, é só deixar nos comentários, ok?

Para adquirir os sabonetes de 
Castela 100% Oliva 
(versões lavanda ou sem aroma) 
visite a "Sementes de Gaia":


bjksssss