O FAMOSO SABÃO DE CASTELA | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Muita gente me pergunta o que é o "Sabão de Castela", que já foi mencionado aqui no blog, em algumas receitas. Então vem comigo, que eu vou explicar...

O Sabão de Castela (Castile) já existe há centenas de anos. Seu nome é originado de uma região histórica espanhola, chamada Castela (Castile), que significa "terra dos castelos", porque há muitas fortalezas na região.
Ao contrário dos países do norte, que produziam seus sabonetes de gorduras animais, em Castela o sabão era produzido do azeite de oliva, que era um ingrediente muito farto na região (não é à toa que a Espanha é hoje, um dos maiores produtores de azeite de oliva).

Sendo muito mais suave, e de melhor qualidade do que os outros sabonetes produzidos na época, o sabão de Castela ficou conhecido por suas virtudes medicinais com benefícios para a pele, o que o levou a ser rapidamente adotado pela profissão médica, tornando-se um item de luxo, e muito valorizado pelas famílias reais.

Mas o que dizer do famoso Sabão de Castela hoje?

Atualmente, ainda são produzidos autênticos sabões de Castela, com 100% de azeite de oliva extra virgem.
Porém, pelo fato de ter um processo de cura mais demorada, começou-se a produzir o Sabão de Castela com uma porcentagem de óleo de coco (o óleo de coco auxilia na dureza do sabão), variando o percentual do azeite de oliva entre 70% a 90%; tornando-o assim, um sabão com maior dureza.

O sabão de castela original não tinha aroma, mas hoje, a maioria contém aromas de óleos essenciais, que também contribuem com o seu lado terapêutico.
A cor original natural deste sabão, varia do quase branco ao verde clarinho, dependendo do tipo do azeite de oliva utilizado.

A saponificação do azeite de oliva extra virgem, produz um sabonete muito suave, calmante, e hidratante; adequado para todos os tipos de pele, especialmente para pele seca, sensível, com propensão à alergias, ou com condições dermatológicas (psoríase, eczemas, dermatites, rosácea, etc.), pois ele age como um excelente regenerador celular, acelerando a cura e nutrindo a pele.

Além disso, o sabão de Castela 100% pode ser utilizado com segurança na pele de bebês devido à sua grande suavidade, e também na face, como tratamento anti-envelhecimento (para amenizar rugas e linhas de expressão) ou como anti-acne, devido à sua riqueza em antioxidantes, e por não ser comedogênico.

A partir do sabão castela em barra, também podemos fazer o sabão castela líquido, que pode ser utilizado para fazer shampoos hidratantes naturais (mostrei como fazer aqui), ou sabonetes líquidos.

Pronto... agora vocês já sabem o que é o sabão de Castela!
Viram que coisa MA-RA-VI-LHO-SA é esse sabão?


Que tal experimentá-lo?

Temos sabão de castela nas versões: lavanda, cravo e canela, ervas, laranja e patchouli, ylang-ylang, amadeirado, 
neutro (sem aroma)... 
...e também na versão neutro em líquido!

Visitem a loja:



Bjooooooo!!!


Postar um comentário

  1. Aii xará,
    Que deliciiaa,to morrendo de vontade de experimentar ://
    Maldade fazer isso comigo,tá tão bonito que dá até vontade de comer!!!
    Aguardo as novidades ansiosamente,rs
    bjos
    ÉRIKA SENA NUNES

    ResponderExcluir
  2. TUDO DE BOOOMMM!!!
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uia que beleza!!!! quero aprender a fazer o em barra e o líquido!!!! *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!
      O líquido eu vou ensinar aqui, mas o de barra não tem como ensinar no blog... aí, só fazendo um curso de saboaria mesmo... se quiser, te indico o que eu fiz..
      bjsss

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi amoreeeee!!
      Esse aí ainda vai demorar mais um pouquinho, pq tá na cura! Só início de março! Se vc quiser, depois me fala, que já reservo. ;)
      Bjkssss

      Excluir
  5. EU TAMBÉM QUERO E QUAL O VALOR? EU MORO EM SÃO PAULO-CAPITAL
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma calma, que a lojinha já vai inaugurar! rsrs
      bjkssss

      Excluir
  6. Menina que delicia.. e essa florzinha marcada no sabão hein?
    ficou super fofo hehe

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaahhh a florzinha é o "toque de Erika" heheheh
      bjooo xará!

      Excluir
  7. Ebaaaaaaaa ... Jura que vc vai ensinar a gente a fazer esse sabão líquido? Era tudo o que eu queria! Parece até que vc lê meus pensamentos ...rsrsrsrsr
    Bjs, Kerida
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaninha!!
      Mas o líquido não tem mistério... como fazer shampoo caseiro... só precisa da barrinha. ;)
      bjksss

      Excluir
    2. Então, kerida ... não sei o que é essa barrinha ... rsrsrsrsrsr
      Mas estou aguardando ansiosamente a receita desse sabão líquido. E se tiver alguma receita de shampoo caseiro também, melhor ainda!
      Mais uma vez (e sempre) agradeço por compartilhar seus conhecimentos conosco!
      Bjs iluminados
      Vânia

      Excluir
    3. kkkkk desculpe... eu não expliquei direito! A barrinha que me refiro é a barra do sabão castela. Eu já gravei um vídeo de como fazer shampoo caseiro com ela. Em breve estará no ar!!
      bjksssss

      Excluir
  8. Interessante, Erika, nunca ouvi falar! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal, estou ansiosa para aprender a fazer! Uma pergunta, o shampoo feito a partir do sabão de castela é liberado para no poo??? Qual seria o agente "limpante" dele?

    Beijosss


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marielle,
      Sim, serve!!! Pois não leva sulfato, nem nenhuma outra química. Os agentes de limpeza são os ácidos láurico e mirístico, contidos no óleo de coco. bjss

      Excluir
  10. Então seria correto dizer que todo sabonete artesanal é liberado para no poo? Mesmo sendo feito a partir das bases glicerinadas q a gente já compra pronta, tipo as q são vendidas no site sabão e glicerina? O ruim é q mtas delas são feitas a partir de óleo de fritura usado =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marielle!!
      Aí depende do sabonete artesanal!
      Eu estou produzindo shampoo artesanal natural em barra para No- Low poo. Nos meus sabões não uso bases...Faço somente com óleos, como esse de Castela. Para usar como shampoo, é importante que a barra seja rica em óleos condicionantes, como linhaça, pracaxi, mamona, abacate, karité, oliva...

      Então, os melhores shampoos em barra para No-poo são os que não tem bases prontas.

      bjkssss

      Excluir
  11. Entendí... poxa estou ansiosa para provar essas delícias! Q legal.. essa arte deve ser viciante! Depois q aprendí sobre as maravilhas que a natureza nos propicia, eu torço o nariz pra tudo q é coméstico q vejo por aí...

    Obrigada pelas dicas... beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe viciante nisso! rsrsr
      É verdd... a natureza tem td q a gente precisa!!
      bjksss

      Excluir
  12. Hum...Deve ter ficado muito bom. Ansioso por novidades suas Erika e muito sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu queridooo!!!!
      Hummmmm... dia 6!! Aguarde!!
      Obrigada pela sua companhia aqui! <3
      bjãooo

      Excluir
  13. Oi...
    eu quero comprar esse sabao mas na minha cidade nao tem onde posso comprar na internet?
    bjaooo adooooro seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Eu estou produzindo pra venda mesmo! Amanhã estarei inaugurando minha saboaria virtual!
      Os Castelas só estarão prontos em março, mas já poderão ser reservados..
      Bjãooo

      Excluir
  14. Esse sabão pode ser usado como xampu também? tem tanta gente que lava a cabeça com sabão de coco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, pode sim!!! E é ótimo, pq não resseca! bjss

      Excluir
  15. Eu também quero reservar o sabão de castelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Envia um email pra sementesdegaia.saboaria@gmail.com
      que eu te explico como faz pra reservar...
      bjksss!

      Excluir
  16. Erika esse sabão de castela vai solda caustica quais são os ingredientes de preparo pode me falar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Darlan, não existe nenhum sabão que seja feito sem um álcali, no caso, o hidróxido de sódio. Porém, após a saponificação dos óleos, o hidróxido é eliminado pelo processo químico. (veja um post que fiz sobre "Cold Process")

      Em todos os sabões que faço, os componentes são: álcali, óleos vegetais, óleos essenciais, água desmineralizada e conservantes naturais. No caso do castela, 20% de óleo de coco e 80% de oliva extra virgem.
      bjss

      Excluir
  17. Erika, meu filho tem 12 anos e sofre de dermatite atópica :/
    Estou a procura de um sabonete 100% natural que ajude, você teria algum para me indicar? Ou prepararia algum na sua saboaria? Ogrigada.
    Bj e luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Com certeza! Já tenho alguns na loja que são bons pra ele. O próprio Castela, o de Seiva de sangue de dragão, e mês que vem vai ter um de copaíba e melaleuca. Qq dúvida me escreve: sementesdegaia.saboaria@gmail.com
      bjão

      Excluir
    2. Seiva de Sangue de Dragão?!?! Acho que ele vai a-mar esse! kkkk
      Bora lá conferir...
      Obrigada
      Bj e luz

      Excluir
  18. Erika, bom dia!
    Tenho uma dúvida: o sabão de Castela tem glicerina? Pergunto isso porque estou pensando em fazer alguns sabonetes artesanais, mas sou alérgica a glicerina. O glicerinado não posso nem pensar (risos). O cod process você comentou em outro post q tem glicerina... Existe alguma opção para o meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!
      No cold process e no hot process, a glicerina é produzida durante o processo químico da saponificação. A junção do óleo com o álcali forma moléculas de glicerina, portanto não somos nós que a colocamos. Assim, não existe sabão artesanal que não tenha glicerina.
      Neste caso então, infelizmente vc não poderá usar nenhum sabonete artesanal. :(

      Excluir
  19. oi Erika onde tem um curso para fazer esses sabonetes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane! Estou programando um curso em breve!
      bjksss

      Excluir
  20. Oi Erika! O sabão de castela leva soda cáustica? E o jeito de fazer é como este site ensina? http://pt.wikihow.com/Fazer-Sab%C3%A3o-de-Castela
    Gostaria de aprender a fazer e queria saber se tem algum site que vc indica para gente. Achei muito interessante a ideia da gente mesmo produzir o próprio sabonete natural.
    Até mais e obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane!
      Todo sabão em barra é feito com hidroxido de sódio. Mas pelamor, passe longe dessa receita aí... é um absurdo!!
      Fazer sabão não é pegar uma receita e fazer que nem receita de bolo. Exige alguns conhecimentos, por isso um curso seria indicado... senão, eu tbm nem teria feito um curso. bjsss

      Excluir
    2. Hahahah... Ri alto aqui agora ao ler: Mas pelamor... Achei engraçado o seu jeito de falar. Mas nossa, ainda bem que nem tentei. Por confiar em vc, que quis te perguntar. Eu acho que aqui na minha cidade não tem este curso não. Tem uma tia minha que faz sabão de lavar roupas e vasilhas, mas com gordura usada, só sei isto, mas nem faço ideia de como ela faz. Este curso tem que ser somente presencial, não tem curso a distancia? E vc, oferece este curso? Bjs

      Excluir
    3. JU, o sabão pra limpeza é bem diferente do sabão para usar no corpo e cabelos, pois pode-se fazê-lo com gordura usada. Eu estou preparando um curso virtual pra esse ano... tvz março. bjãooo

      Excluir
    4. Prepara mesmo este curso pois estamos louquinha para aprender, Erika! Já estou ansiosa! hahaha

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top