27/01/2015

TURMALINA PARA A SAÚDE FÍSICA E ENERGÉTICA


       A turmalina é uma pedra utilizada há milênios por diversas culturas, e possui propriedades elétricas únicas, responsáveis ​​por muitos benefícios e efeitos para a saúde.

A primeira turmalina, foi descoberta em 1703 no Sri Lanka, e era transparente.
Assim, a pedra foi usada pela primeira vez como imitação de diamante. No entanto, aos poucos, tornou-se claro que a turmalina possuía algumas qualidades próprias surpreendentes.

Observou-se que o cristal de turmalina quando aquecido pela luz solar, demonstrava a misteriosa habilidade de atrair e repelir objetos leves (demonstrando propriedades piroelétricas).
Além disso, embora doenças brônquicas fossem muito comuns entre os mineiros, os trabalhadores das minas de turmalina, sofriam menos de tais doenças.

A Turmalina tornou-se um foco de pesquisa em universidades e centros de pesquisa em todo o mundo, por ser o único mineral que gera eletricidade permanente sobre a terra, e por ser fonte natural de íons negativos e raios infravermelhos.
Ao contrário dos íons negativos produzidos mecanicamente, aqueles gerados pela turmalina são completamente naturais e seguros, e não possuem efeitos colaterais negativos.
Na verdade, muitos dos efeitos benéficos da turmalina são provocados exatamente por esses íons negativos que ela emite.

Por muito tempo, os cientistas ficaram intrigados com as propriedades elétricas e magnéticas únicas da turmalina.
Benjamin Franklin, o inventor do pára-raios, possuía pelo menos uma pedra de turmalina, e diz-se que a usou em seus experimentos.

Turmalina verde
Em 1880, Pierre Curie, co-premiado com o Prêmio Nobel de Física, (junto com sua esposa, a cientista polonesa Marie Curie, famosa pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e com seu irmão Jacques, um mineralogista), por terem descoberto  que a turmalina carrega uma carga elétrica fraca quando é aquecida (piroeletricidade) ou quando a pressão é aplicada à sua superfície (piezoelectricidade).

Mais tarde, por volta de 1986 uma pesquisa no Japão realizada pelo Físico Dr. Tetsujiro Kuboconfirmou que a turmalina carrega uma carga elétrica fraca, ou energia estática na faixa de 0,06 miliamperes (que atende às necessidades físicas e orgânicas do corpo humano), e raios infravermelhos na faixa de 4 a 14 mícrons, mantendo uma média de 9 mícrons (que é ideal para o corpo humano).
Motivo pelo qual ficou conhecida como "a pedra elétrica", especialmente na Ásia.

Os pesquisadores japoneses dividiram a turmalina em pedaços menores, e constataram que um pólo positivo e um negativo existia em ambas as extremidades do cristal, e os eletrodos não desapareciam, a menos que turmalina fosse fervida a 1000 ° C. Também descobriram que não importa quão pequena a turmalina seja, ou o formato que tenha, ela ainda é capaz de transmitir uma corrente elétrica.
Turmalina azul
O Dr. Kubo relatou que a Turmalina atrai os elétrons da atmosfera e fornece aos seus usuários Íons Negativos, que fortalecem a energia vital. E que gera fóton de luz além infravermelha à distância de 4 a 14 metros mantendo à excelente média de 9 mícrons, melhorando a circulação sanguínea dos micros vasos, que em conjunto com a corrente elétrica (0,06 m.a.), estimulam as células, revigoram e alcalinizam as moléculas para o pH de 7,4.


Turmalina melancia
Além disso, Dr. Kubo e sua equipe confirmaram que a ação da Turmalina na água melhorava a qualidade da mesma e eliminava o cheiro do cloro. A água no ofurô, não sujava, não exalava mau cheiro, e não fixava ferrugem, mesmo sendo utilizada várias vezes.

O Sol é a fonte de energia do poder da Turmalina:
Também se concluiu, que a Turmalina é à única pedra elétrica do planeta que recebe os elétrons da atmosfera, gerando eletricidade e se energizando (continuamente) com a luz do sol.
A corrente elétrica que flui através da turmalina é um fluxo de elétrons originários do sol.
O sol banha a terra em um fluxo contínuo de elétrons carregados negativamente, que entram no lado de carga positiva da turmalina e sai do lado de carga oposta.
Com esta corrente que flui através dela em todos os momentos, a turmalina torna-se uma bateria com vida ilimitada, que nunca se esgota!


O poder da Turmalina Negra para a saúde:


No quesito saúde, a turmalina é conhecida por conter uma variedade de propriedades, como melhorar o estado de alerta mental, aumento da auto-confiança, e fortalecendo nossa energia psíquica,

Dente os variados tipos de turmalina (verde, azul, rosa, preta, branca...), a turmalina negra é considerada a mais poderosa, pelos terapeutas holísticos.
Existem muitas propriedades benéficas, que fazem da turmalina negra um dos minerais mais incríveis do planeta.


Efeitos positivos da Turmalina negra:

Neutraliza Campos eletromagnéticos - a turmalina suprime os campos eletromagnéticos do ambiente, quase que imediantamente, sendo eficaz para ser utilizada próximo à computadores, celulares, televisores, etc...

Combate bactérias - possui efeitos anti-bacterianos e de desodorização, quando colocados em geladeiras e carros. Além disso, evita mau cheiro de uma variedade de materiais.

Para a saúde:

> Alcalinizante de água e fluidos corporais - A Turmalina deixa a água ligeiramente alcalina, e ajusta o pH dos fluidos corporais, o que é ideal para a saúde, melhorando a permeabilidade na membrana celular e combatendo os radicais livres.
> Melhora a disposição
> Elimina toxinas e purifica o sangue (limpeza por ação eletrostática)
> Renova as células (por desobstrução da membrana celular)
> Reduz manchas e asperezas da pele 
> Reduz celulite, elimina acnes e estrias
> Alivia dores de artrite, artrose e reumatismo (auxilia a recuperação das bolsas sinoviais)
> Alivia dores musculares combatendo a formação de ácido lático.  
> Reduzir a tensão muscular (promove o relaxamento das fibras musculares, e acelera a recuperação de fadiga)
> Alivia os sintomas da TPM e menopausa
> Alivia os sintomas crônicos de bronquite e asma.
> Combate a insônia
> Regula o apetite
> Equilibra a pressão arterial pela desobstrução dos vasos sanguíneos
> Purifica o sangue e aumentar a defesa imunológica

Como usar :

Para ingerir:

Lave as pedras de turmalina negra em água corrente, e deixe secar no sol por 1 hora.
Deppis, coloque as pedras em uma jarra de água filtrada, ou mesmo dentro do filtro (250g para cada litro), e deixe descansar por 5 horas.
Transfira a água para uma garrafa de vidro para ser utilizada.
A ingestão diária de em média 8 copos de água ionizada com a turmalina NEGRA contribui positivamente nos tratamentos de colesterol, diabetes, má digestão, pressão alta, osteoporose, prisão de ventre.

Para pulverizar:
A  pulverização da água ionizada sobre partes do corpo, pode aliviar dores musculares, ardência nos olhos. atenuar olheiras, etc.    
Em queimaduras de sol, a pulverização da água ionizada pela turmalina, diminui a “vermelhidão” e a sensação de ardência da pele queimada.

Dia a dia:
A água ionizada com turmalina negra pode ser utilizada, no preparo de alimentos e bebidas (chás, sucos...) para lavar verduras, regar plantas.
É recomendada para todas as idades, inclusive bebês e idosos.

* Muitas empresas de filtros de água utilizam a turmalina negra como componente filtrante.
* Muito utilizada em aquários, para combater algas e regular o pH da água, promovendo melhor absorção de nutrientes pelas plantas.

* Por suas propriedades, a turmalina é usada industrialmente na produção de nanômetros, microfones, pranchas de cabelo, cremes de alisamento de cabelos, dentre outros.



Como manter a Turmalina ativa:
A cada 10 dias deve-se lavar as pedras com água corrente, e deixá-las expostas ao sol por no mínimo 1h para a sua reenergização.

Onde encontrar pedras de turmalina negra?
Esse site aqui é de confiança:
http://www.biovidanatural.com.br/turmalina-negra-p553



E que tal, um
SABONETE DE TURMALINA NEGRA 
para equilibrar as energias, e aliviar o stress do dia-a-dia?

Principais beneficios para a pele:
Possui ação calmante, cicatrizante, antisséptica, bactericida e alcalina, dificultando a proliferação de corpos estranhos na pele, além de eliminar toxinas e proporcionar a renovação dérmica.
• Acnes, Espinhas, Caspa, Seborreia, Queda de cabelo, Pele oleosa, Alergias, Micoses, Coceiras, Queimaduras de sol.

http://www.sementesdegaiasaboaria.com/






Fica a dica!


Fontes:

http://www.kiflow.com
https://elysianelements.wordpress.com
http://www.google.com/patents/US5770089
http://thehealthylivinglounge.com/
http://www.crystalvaults.com/
http://aguaalcalinaazul.com.br


23/01/2015

BÁLSAMO LABIAL VEGANO E NATURAL - SAL DA TERRA



Oi galeraaa!!!

Hoje eu quero mostrar pra vocês, um bálsamo labial 100% Natural, e 100% Vegetal, que eu uso e adoro:

BÁLSAMO LABIAL 
MANTEIGA DE MANGA
(SAL DA TERRA)

E o que é melhor:
É um produto vegano, não contém conservantes, não contém aromatizantes, não contém corantes (isento de cor), e é livre de Parabenos (conservantes nocivos).

Vejam a sua composição: 
> Manteiga de Manga 
> Manteiga de Karité 
> Óleos de Café Verde e Pracaxi  
> Vitamina E (tocoferol).




A Manteiga de Manga:
É uma gordura leve, extraída do caroço e da fruta da manga, e tem um toque emoliente exuberante. 
É um ingrediente ideal para uso em cuidados para a pele e produtos solares.
Comparada às outras manteigas (como a de Coco e de Karité), a manteiga de manga apresenta uma propriedade  cicatrizante  de  feridas,  sendo  usada  externamente  em  fissuras  dos  lábios,  mãos,  peles ressecadas, etc.
Não é gordurosa, e  absorve   facilmente  na   pele, fornecendo um efeito protetor natural contra a radiação UV.

A Manteiga de Karité:
É rica em vitamina A, e é um potente hidratante para pele secas, devolvendo-lhe a elasticidade e o brilho. Além disso, contém propriedades cicatrizantes, que promovem a cura para eczemas, feridas, cortes, e queimaduras.

O Óleo de Café verde:
Rico em antioxidantes, o óleo de café verde age como um antiinflamatório para peles doentes, sensíveis e irritadas, além de  desempenhar o papel de agente fotoprotetor.  
O óleo de café contém um nível muito elevado de ácido clorogênico, que é um poderoso antioxidante, e quantidades significativas de ácidos graxos e fitosteróis, os quais promovem excelente retenção de umidade, e penetração rápida na pele. É muito eficaz para rugas, inclusive as labiais (famoso "código de barras")

O Óleo de Pracaxi:
É rico em vitamina E, anti-inflamatório e antisséptico natural.
É um poderoso renovador celular e hidratante para a pele.


Minhas impressões:
Eu adoro!
Ele absorve super bem, e pode ser usado por baixo do batom ou gloss labial.
Esse bálsamo é ótimo pra ser usado tanto no verão quanto no inverno!
Boca ressecada? Never more!!!

Fica a dica!! ;)



20/01/2015

COMO RETIRAR AGROTÓXICOS DAS FRUTAS



Se tem uma coisa que eu adoro, é pesquisar sobre temas relacionados à saúde.
E se tem um profissional dessa área que admiro muito, é  o Dr. Lair Ribeiro.
Não apenas por ele ser um médico e pesquisador científico ultra-renomado, reconhecido internacionalmente, mas porque ele entende muito  (muiiiiiiiiiiiiito meeeeeeeeesmo) de saúde nutricional.

Como ele mesmo diz, os médicos não entendem nada de nutrição, e por incrível que pareça, na faculdade de medicina brasileira, a carga horária de nutrição é de apenas 6h.
Oi?? Na minha opinião isso é muito bizarro, porque a alimentação é o fator principal de uma boa saúde!

E assistindo a um de seus vídeos, fiquei surpresa (e feliz) com uma resposta que ele deu sobre agrotóxicos. Não sabia que podíamos retirá-los das frutas de maneira tão fácil!

É claro que o melhor seria consumirmos apenas alimentos orgânicos, porém nem todos podem arcar com seus preços, que são em média 30% mais caros.

Logo, achei essa dica muito válida, e quero compartilhá-la com vocês.

Ele mencionou o seguinte:

O iodo retira o agrotóxico das frutas, e até mesmo do corpo, se ingerido.



Ficaram surpresos? Também fiquei!

Vejam como fazer:

Deixe as frutas submersas em uma solução de água e iodo em recipiente de vidro.
Para cada litro de água (se for ozonizada, melhor ainda), coloca-se 10ml de tintura de iodo a 2%, e deixe as frutas imersas por 1h, mas tem que ficar no escuro, para não oxidar o iodo.
O que sair daquela água, é veneno puro, e deve-se jogar fora. Depois é só lavar as frutas

OBS: Não lave as frutas antes. Assim que comprá-las, apenas coloque-as na geladeira. No dia seguinte, utilize essa solução de iodo, e só lave as frutas após deixá-las nesta solução.

O Iodo a 2% você acha em farmácias

Fica a dica!!



12/01/2015

COMO ELIMINAR PEDRAS DOS RINS DE FORMA NATURAL



   Muitas pessoas já se submeteram à cirurgias, para retirar pedras dos rins. Porém, é possível retirá-las de maneira simples e natural, sem a necessidade de causar traumas ao nosso corpo.

Vamos entender primeiro por que as pedras se formam:
Os rins processam cerca de 200 litros de sangue por dia, para eliminar cerca de 2 litros de resíduos e água. Essa combinação é chamada urina, e será armazenada na bexiga até dar "aquela" vontade de ir no banheiro.
Mas se você bebe pouca água, o ácido úrico que é um componente da urina, se cristaliza em sua acidez, transformando-se nas tais pedras. Portanto, quanto maior o número de alimentos ácidos consumidos, mais ácido se torna o organismo, e maior a probabilidade de formações de pedras renais.

Já falei sobre alimentos ácidos em:
http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/03/dieta-do-ph-alimentos-acidos-x-alcalinos.html

As pedras renais também estão relacionadas ao sedentarismo, fumo, consumo de medicamentos, stress, inflamações intestinais, problemas de estômago, e comprovadamente ligado à doença de Crohn.

Por isso, a limpeza do fígado (desintoxicação) também pode auxiliar na eliminação das pedras. Quando o fígado e a vesícula estão limpos, automaticamente o sangue também estará livre das toxinas, facilitando o trabalho renal, e dificultando a formação dos cálculos.
Como fazer a limpeza do fígado?
leia o livro: http://www.thodio.com/LIMPEZA-DO-FIGADO-E-DA-VESICULA.pdf

Sim, tudo está interligado no nosso organismo. Se um órgão está em desequilíbrio, encadeará problemas nos outros órgãos, fazendo um efeito dominó.

Alguns sintomas de formação de pedras renais, são:
- dor abaixo da costela
- dor no baixo ventre
- dor na virilha
- dor ao urinar
- fort odor na urina, que pode estar misturada com sangue
- náuseas

Tratamentos naturais para eliminar as pedras renais:

Vinagre de maçã (se for orgânico melhor):
O Vinagre de maçã é extremamente poderoso para a saúde, e quase ninguém desconfia, pq médico convencioanl não receita; ainda mais por ser um remédio natural, barato, e todo mundo tem em casa. E a receita é mais que simples: 1 colher de sopa de vinagre de maçã diluída em 1 litro de água. Pra quem tem pedras nos rins, vai diminuir a dor quase que instantaneamente, e vai amolecendo as pedras, facilitando a passgem pelo canal da uretra. Além disso, o vinagre de maçã vai ajudar a alcalinizar o corpo, podendo até mesmo fazer parar a produção de novas pedras.
Essa mistura pode ser ingerida ao longo do dia, sendo que a primeira dose do dia deve ser ingerida em jejum, preferivelmente.

Outra opção natural é usar limão + azeite de oliva.
Misture 4 colheres de suco de limão com 4 colheres de azeite de oliva, e beba. Logo depois, beba bastante água. Faça isso de 2 a 3 vezes ao dia, até que as pedras sejam eliminadas completamente. Isso
pode levar entre 1 a 3 dias.

Também tem o chá de quebra-pedra, que na verdade, não quebra pedra nenhuma, mas contém uma substância que interrompe a formação de novas pedras.

Você também pode fazer um "combo" com essas 3 opções, revezando-as a cada dia.

E se usar o Suco verde junto, pode potencializar o tratamento, pois os ingredientes contidos neste suco fazem muito bem aos rins, por conter pepino, aipo, limão e salsa (que particularmente é muito útil aos rins, por ser um diurético natural, prevenir infecções renais, além de seus benefícios anti-oxidantes)
Receita do Suco verde (desintoxicante e emagrecedor):
No liquidificador ou processador:
- 1 raminho de Salsa
- 1 raminho de Coentro
- 1 raminho de Rúcula
- 1 Limão
- 1 pedaço de Gengibre
- 1 Maçã
- 1 pepino
- 1/2 Pimenta vermelha
- Um pouco de água
Receita completa no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s2b6aVRML9A

Outra coisa muito importante no tratamento dos rins, é a necessidade do uso de magnésio.
O Magnésio é responsável pela quebra e absorção do cálcio no nosso organismo. E como consumimos muito pouco desse mineral,
podemos ter vários problemas de saúde.
E onde encontrar o Magnésio?
O magnésio deveria ser encontrado em frutas e vegetais. Porém, o solo de onde os alimentos são retirados, estão empobrecidos de magnésio, devido aos agrotóxicos, pesticidas e outras químicas utilizadas no plantio. Daí a importância em consumir alimentos de origem orgânica, ou suplementos de magnésio (cloreto de magnésio P.A)

A falta de magnésio no organismo, pode levar à muitas doenças, e até mesmo à morte.





(texto transcrito do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1IBLSVzvsi8)


Fica a dica!!

06/01/2015

PQQ: PARA EVITAR CABELOS BRANCOS E MELHORAR O DESEMPENHO CEREBRAL



O surgimento de cabelos brancos, nem sempre é bem-quisto por algumas pessoas, pois cabelos grisalhos geralmente anunciam o processo de envelhecimento.

Um estudo publicado em 2012, informou que o início do envelhecimento ocorre aos 40 anos.
Porém, algumas pessoas ficam com cabelos grisalhos mais cedo, e algumas até na puberdade.

Para entender o que faz seus fios esbranquiçarem, precisamos conhecer os conceitos básicos do processo de envelhecimento.

O primeiro conceito importante no envelhecimento é a homeostase.
Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente. Ou seja, o organismo precisa manter um equilibrio constante.

Alguns processos homeostáticos incluem:
> Transpirar para manter a temperatura do corpo a um nível ideal
> Multiplicar células para curar feridas e danos teciduais.
> Manter os níveis de açúcar no sangue

Esses processos ajudam a manter um ambiente interno estável para o seu corpo.
Para que o seu corpo mantenha o "status quo" a nível celular, ele precisa de um fornecimento constante de novas células para reparar lesões ou outros danos celulares.

Estas novas células provêm principalmente de células estaminais (células tronco), ou seja, células que ainda não possuem um destino. A característica principal dessas células é a capacidade que elas tem de se transformar em diversos tipos diferentes de tecidos dos quais o corpo humano é formado, por um processo que se determina diferenciação.

O Envelhecimento visível, ocorre quando a homeostase não pode manter-se com a quantidade de células que precisam ser substituídas. Certos tipos de células têm diferentes expectativas de vida, Ás vezes, muitas células morrem todas de uma vez, para serem reparadas por células tronco disponíveis.

Como surgem os cabelos brancos?

A cor do cabelo é controlada e mantida por células encontradas na base dos folículos pilosos, chamadas melanócitos.
Os melanócitos têm o único propósito de produzir melanina. A melanina faz com que existam as diferentes cores encontradas na pele humana, olhos e cabelos.

Quando um melanócito morre ou fica danificado, uma célula-tronco deve agir, a fim de substituí-lo.

Ao longo de toda a vida, os folículos pilosos passam por muitos danos, e têm que ser substituídos por um grande número de células de melanócito.
Fora os danos, os folículos capilares normais passam por vários ciclos de morte e crescimento em um tempo de vida. Cada ciclo de crescimento significa que as células de melanócitos são completamente substituídas pelas suas células estaminais (tronco). Todas essas reconstituições usam uma grande quantidade de células-tronco, até que eventualmente, estas células se esgotem, gerando a incapacidade de adicionar cor aos fios de cabelos, apesar deles continuarem crescendo.

Portanto, o cabelo branco começa a aparecer, simplesmente porque ele não contém melanina e, portanto, nenhuma cor. Na maioria das vezes isso acontece entre o 7º e 15º ciclo de crescimento do folículo, o que pode acontecer a qualquer momento entre as idades de 36 a 50.
A idade que isso vai acontecer em cada pessoa, depende de muitos fatores (externos e internos).
Depende principalmente da quantidade de células-tronco de melanócitos com que a pessoa nasce, e do tempo que eles levam para se esgotarem.
Isso pode ajudar a explicar por que algumas pessoas possuem cabelos grisalhos mais cedo do que outras.
Cientistas também descobriram, que quando um radical livre denominado hidroxila ataca as células produtoras de melanina da raiz dos fios, leva-as à morte, causando o embranquecimento progressivo dos fios.

Outro grupo de cientistas descobriu que PQQ combate aos radicais livres do tipo hidroxila.
Basta ingerir uma única cápsula de 10mg de PQQ ao dia para proteger os cabelos do embranquecimento e proteger as demais células do corpo devido ao seu poder antioxidante.



E o que é PQQ ?

A PQQ (Pirroloquinolina quinona), trata-se de um antioxidante extremamente potente, até cinco mil vezes mais eficaz do que a vitamina C.
A PQQ foi descoberta em 1979 por pesquisadores japoneses, em Tóquio.

Em 2010, pesquisadores da Universidade da Califórnia na cidade de Davis, lançaram um artigo de revisão mostrando que o papel fundamental da Pirroloquinolina quinona (PQQ) no crescimento e desenvolvimento, decorre de sua capacidade única para ativar vias de sinalização diretamente envolvidas no desenvolvimento, função e metabolismo energético celular.
Como resultado, a PQQ melhora a produção de energia.

O estudo demonstrou que a PQQ não só protege a mitocôndria do estresse oxidativo, mas promove a geração espontânea de novas mitocôndrias nas células do envelhecimento, um processo conhecido como biogênese mitocondrial.
Este efeito é uma verdadeira "fonte da juventude" para a função das mitocôndrias.

As mitocôndrias são os motores primários de quase toda a produção de bioenergia no corpo humano e estão entre as estruturas fisiológicas mais vulneráveis à destruição do dano oxidativo.
Os cientistas já reconheceram a disfunção mitocondrial como um biomarcador chave do envelhecimento.
As mitocôndrias são as centrais energéticas das células.
Células de indivíduos jovens contêm grande número de mitocôndrias – entre 2000 a 2500 por célula – que funcionam no rendimento máximo.
Em idosos, as mitocôndrias são menos numerosas resultando em perda de energia, problemas cognitivos e degradação celular acelerada. Este grande déficit energético está implicado em praticamente todas as doenças degenerativas associadas ao envelhecimento.

PQQ foi encontrada em todos os alimentos vegetais analisados ​​até o momento.
Alimentos ricos em PQQ incluem: salsa, pimentão verde, kiwi, mamão, chá verde e tofu.
Estes alimentos contêm cerca de 2-3 mcg por 100 gramas.

Com base em pesquisas atuais, não há dúvida de que a PQQ desempenha um papel crítico na nutrição humana.
Quando PQQ é omitida da dieta em mamíferos, pode levar à deficiência de crescimento, estado imunológico comprometido, perda de células brancas, e função reprodutiva anormal.
Como nutrientes essenciais, o sistema imunológico parece ser particularmente sensível a baixos níveis de PQQ.
 Embora PQQ não seja vista como uma vitamina, ela é suscetível de ser considerada um nutriente essencial para o futuro.

Dada a importância nutricional e enorme extensão de efeitos fisiológicos da PQQ, há benefícios consideráveis ​​em condições que giram em torno da baixa função mitocondrial incluindo o envelhecimento, funções cerebrais e doenças neurológicas (por exemplo, a doença de Alzheimer e Parkinson), e muitas outras doenças crônicas degenerativas.

Alguns benefícios da PQQ:

> Combate o envelhecimento celular
> Protege os cabelos do embranquecimento e auxilia o crescimento capilar
> Ajuda na saúde cardiovascular ao estimular a função do músculo cardíaco, estimula a utilização do oxigeno celular e protege as membranas celulares do estresse oxidativo
> Reverte prejuízo cognitivo causado pelo estresse oxidativo crônico e melhora o desempenho em testes de memória;
> Estimula a produção e liberação do fator de crescimento neural;
> Protege contra a auto-oxidação do gene, um passo inicial no início da doença de Parkinson
> Protege as células cerebrais contra danos oxidativos em modelos de acidentes vasculares cerebrais;
> Protege o cérebro contra a neurotoxicidade induzida por outras toxinas potentes, incluindo o mercúrio, o glutamato, e oxidopamine;
> Previne o desenvolvimento de alfa-sinucleína, uma proteína associada à doença de Parkinson
> Protege as células nervosas contra os efeitos prejudiciais da amilóide-beta-proteína associada com a doença de Alzheimer;




Referências-chave:

1. Rucker R, Chowanadisai W, Nakano M. importância fisiológica Potencial de pirroloquinolina quinone. Altern Med Rev. 2009 setembro; 14 (3): 268-77.

2. Paz MA, Martin P, Fluckiger R, et al. A catálise de redox cycling por pirroloquinolina quinona (PQQ), derivados PQQ, e isómeros e a especificidade dos inibidores. Anal Biochem 1996; 238: 145-149.

3. Kumazawa T, Sato K, H Seno, et ai. Níveis de pirroloquinolina quinona em vários alimentos. Biochem J 1995; 307: 331-333.

4. Kasahara T, Kato T. Bioquímica Nutricional: uma nova vitamina redox-cofator para mamíferos. Nature 2003; 422: 832.

5. Steinberg F, Stites TE, Anderson P et al. Pirroloquinolina quinone melhora o crescimento e desempenho reprodutivo em ratos alimentados com dietas quimicamente definidos. Exp Med Biol (Maywood) 2003; 228: 160-166.

6. Chowanadisai W, Bauerly KA, Tchaparian E, et al. Pirroloquinolina quinone estimula a biogênese mitocondrial através de resposta cAMP proteína fosforilação de ligação elemento e aumento da expressão PGC-1alfa. Journal of Biological Chemistry 2010; 285 (1): 142-52

7. Stites T, Storms D, Bauerly K, et al. Quinone pirroloquinolina modula quantidade mitocondrial e função em camundongos. J Nutr 2006; 136: 390-396.

8. Chowanadisai W, K Bauerly, Tchaparian E, Rucker RB. Pirroloquinolina quinona (PQQ) estimula a biogênese mitocondrial. FASEB J 2007; 21: 854.

9. Ohwada K, Takeda H, Yamazaki M, et al. Pirroloquinolina quinona (PQQ) impede déficit cognitivo causado pelo estresse oxidativo em ratos. J Clin Nutr Biochem 2008; 42: 29-34.

10. Yamaguchi K, Sasano A, Urakami T, T Tsuji, Kondo K. estimulação do crescimento do nervo fator de produção por pirroloquinolina quinone e seus derivados in vitro e in vivo. Biosci Biotechnol Biochem. 1993 julho; 57 (7): 1231-3.

11. Nunome K, Miyazaki S, M Nakano, Iguchi-Ariga S, Ariga H. pirroloquinolina quinone impede oxidativo morte neuronal induzida por estresse, provavelmente através de alterações no estado oxidativo da DJ-1. Biol Pharm Buli. 2008 julho; 31 (7): 1321-6.

12. Zhang Y, Feustel PJ, Kimelberg HK. Neuroprotection por quinone pirroloquinolina (PQQ) em oclusão cerebral média reversível artéria no rato adulto. Brain Res 2006; 1094: 200-206.

13. Hirakawa A, Shimizu K, Fukumitsu H, Furukawa S. pirroloquinolina quinone atenua a expressão do gene iNOS na medula espinhal lesionada. Biochem Biophys Res Commun 2009; 378: 308-312.

14. Jensen FE, GJ Gardner, PA Williams, et al. O essencial quinone pirroloquinolina nutriente putativo é neuroprotetor em um modelo de roedor de hipóxica / lesão cerebral isquêmico. Neuroscience 1994; 62: 399-406.

15. Zhang P, Xu Y, Sun J., et ai. Protecção das quinone pirroloquinolina contra methylmercury- neurotoxicidade induzida via redução do estresse oxidativo. Grátis Res Radic 2009; 43: 224-233.

16. Zhang Q, M Shen, Ding H, Shen D, Ding F. A acção neuroprotectora de pirroloquinolina quinona contra apoptose induzida por glutamato em neurónios do hipocampo é mediada através da activação da via PI3K / Akt. Toxicol Appl Pharmacol. 2011 01 de abril; 252 (1): 62-72.

17. Kim J, R Harada, Kobayashi H, Kobayashi N, Sode K. O efeito inibitório da pirroloquinolina quinona na formação amilóide e citotoxicidade de truncado alfa-sinucleína. Mol Neurodegener. 2010 maio 20; 5: 20

18. Kim J, Kobayashi H, Fukuda, M. et al. Pirroloquinolina quinona inibe a fibrilação de proteínas amilóides. Prião. 2010 Jan; 4 (1): 26-31.

19. Nakano M, Ubukata K, T Yamamoto, Yamaguchi H. Efeito da quinone pirroloquinolina (PQQ) sobre o estado mental de pessoas de meia-idade e idosos. Estilo FOOD. 2009; 21: 13 (7): 50-3.

20. Harris CB1, Chowanadisai W, Mishchuk DO, et al. Quinone pirroloquinolina dietética (PQQ) altera indicadores de inflamação e metabolismo relacionadas com mitocondrial em seres humanos. J Nutr Biochem. 2013 Dec; 24 (12): 2076-84.

21. Jo, SJ, Paik, SH, Choi, JW, Lee, JH, Cho, S., Kim, KH, Eun, HC & Kwon, OS (2012) Cabelo grisalho padrão depende do sexo, idade e hábito de fumar início. Acta Derm Venereol 92 (2) 160-161.

22. Sarin, KY & Artandi, SE (2007) Envelhecimento, grisalho e perda de células-tronco dos melanócitos. Stem Cell Rev. 3 (3) 212-217.