12/03/13

DIETA DO pH - ALIMENTOS ÁCIDOS X ALCALINOS



Oi pessoal!
Nós já falamos da importância do pH ácido para os cabelos aqui.

E hoje vamos falar da importância do pH alcalino para a nossa dieta...

O sangue é ligeiramente alcalino, com um nível de pH normal entre 7,35 e 7,45. A teoria por trás desta dieta, é que ela deve refletir esse mesmo nível de pH, sendo assim, ligeiramente alcalina. 

Uma dieta rica em alimentos que produzem ácidos perturba o equilíbrio de pH no organismo, e promove a perda de minerais essenciais, tais como potássio, magnésio, cálcio e sódio. Este desequilíbrio é que torna as pessoas propensas à doenças.

De acordo com alguns médicos, ter como hábito uma dieta rica em alimentos ácidos é a causa muitas doenças crônicas  Alguns profissionais recomendam uma dieta alcalina, caso a pessoa tenha os seguintes sintomas:

> Falta de energia
> Produção de muco excessivo
> Congestão nasal
> Freqüentes resfriados e gripes
> Ansiedade, nervosismo, irritabilidade
> Cistos ovarianos, ovários policísticos, cistos mamários benignos
> Dor de cabeça


 Na medicina convencional há provas, que as dietas alcalinas podem ajudar a evitar a formação de pedras de cálculo renais, osteoporose, e perda de massa muscular relacionada com a idade.

E qual seria a dieta ideal?
Seria a dieta onde tenhamos um consumo de 80% de alimentos alcalinos e apenas 20% de alimentos ácidos



Alguns alimentos de efeito ácido:
> Amendoim
> Açúcar refinado e artificiais
> Aspartame
> Aveia
> Avelã
> Bebidas alcoólicas
> Bolos
> Café comum e descafeinado
> Catchup
> Carnes, peixes, aves e mariscos
> Chá com cafeína
> Chocolate 
> Comida com corantes e conservantes
> Comida cozida em gordura (mesmo em azeite)
> Comida enlatada ou congelada
> Comida processada
> Farinha de trigo
> Leite e derivados
> Lentilhas, exceto se germinadas
> Massas 
> Milho
> Mostarda
> Óleo de soja
> Ovos
> Pão 
> Pimenta preta ou branca
> Pipocas
> Refrigerantes e bebidas com gás
> Sal comum
> Vinagre destilado
> Vinho branco e tinto
Alguns alimentos alcalinos
> Sal marinho

> Alho

> Orégano

> Alecrim

> Limão

> Lima

> Castanha de caju

> Lentilha germinada

> Azeitonas verdes

> Aipo

> Abóbora

> Rabanete

> Couve

> Melão

> Laranja

> Brócolis

> Repolho

> Maçã

> Mamão

> Kiwi

> Chá verde e outros chás de ervas

> Damasco

> Uva passa

> Amêndoas

> Ameixa

> Algas marinhas 

> Azeite de oliva

> Quinoa

> Sumo de erva de trigo (um dos maiores alcalinizadores do organismo e fonte de clorofila)

> Sementes germinadas

> Mel



Portanto, quanto mais  alcalina for a sua dieta, mais saudável e mais imune à doenças o seu organismo será.


OBS:  O grau de acidez dos alimentos aumenta quanto maior for seu cozimento e principalmente se adicionarmos gordura ou óleo para cozinhar. Por isso opte por comer o mais cru possível!









































Bom apetite!




Share This!


9 comentários :

  1. Olá, boa tarde. Amei o post, texto enxuto e de fácil entendimento, esclarecedor. Aqui em casa nós damos preferência aos legumes, verduras, suco de frutas natural(suco de abacaxi com hortelã é uma delícia) e muito, muito tubérculos(não estou exagerando). Aos sábados vamos às compras em uma feira de produtos orgânicos. À propósito, amei as tabelas que nos facilitam o conhecimento do valor do PH dos alimentos. Adri, você está de PARABÉNS.

    Márcia Queiroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha querida!
      Márcia, você que está de parabéns por ter uma alimentação saudável!
      Ficamos muito felizes que vc tenha gostado do post! ;)
      Gostamos muito da sua participação aqui conosco!
      Bjks

      Excluir
  2. Adri,

    Muito legal o post, Magaaaa!!! rs. Com certeza a força dos alimentos é incrível. Mas de todos que vc pediu evitar, nossa, o leite é minha perdição...mais que a proteína animal (que ainda como somente nos finais de semana, sinto falta), adoro iogurtes e demais derivados do leite, mas em compensação AMO com todas as minhas forças o brócolis...compensa??? kkk

    Bjs enormes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilha, somos duas!! Leite e derivados...não vivo sem! E um pãozinho? Uma massinha? Mas aí a gente faz como vc mesma falou... compensa com outras coisas.
      =D

      Excluir
    2. É verdade, o pão...ai ai...kkkkk...mas a vida é não radicalizar, não é? kkk

      Excluir
    3. Com certeza Nilha! Caminho do meio...sempre!!
      bjks

      Excluir
    4. Rsrsrs, vc me faz rir, menina! O brócolis e outros vegetais, legumes e frutas compensam sim. Trate somente de manter um equilibrio, não é preciso que sejamos tão "estritos", mas sim seguir uma regra equilibrada e consciente. Mil beijos

      Excluir
  3. já faço uso desses alimentos alcalinizante, evito muitos alimentos que produz ácido e tenho hoje uma saúde relativamente boa. se as pessoas optassem pela alimentação natural muitas doenças não teria acesso a elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gezimeire!
      Vc disse tudo. Assino embaixo.
      bjs

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

ATENÇÃO:
> Se você estiver acessando o blog por celular ou tablet, é necessário utilizar a 'visualização versão web' para postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre para o nosso Clube!

TV Clube

Siga o Clube pelo Facebook!

Google+

Receba os posts por email

Pesquisar neste blog

Carregando...

Arquivo do Blog

Powered By Blogger · Designed By Seo Blogger Templates