O hirsutismo é uma condição em que as mulheres têm muito pêlos indesejáveis em seus rostos e corpos. É causado por um excesso de produção ou ação de hormônios chamados andrógenos, secretado pelos ovários ou glândulas supra-renais.
É normal que as mulheres possuam uma pequena quantidade de testosterona, mas existem algumas condições que podem causar um desequilíbrio nos níveis de testosterona, causando o crescimento exacerbado de pêlos.
O que pode causar o desequilíbrio da produção de testosterona?
> Síndrome do ovário policístico;
> Tumores nas glândulas supra-renais ou ovários;
> Síndrome de Cushing
> Medicamentos que podem causar o crescimento de pêlos, tais como fenitoína (Dilantin), minoxidil (Rogaine), diazóxido (Proglicem) e Ciclosporina, Danazol (Danocrine), usado para tratar a endometriose
> Esteróides anabolizantes
> A obesidade pode contribuir para o hirsutismo.

Quais os sinais e sintomas?
O principal sintoma de hirsutismo, é o crescimento de pêlos no abdômen, seios, ou face.

Caso o hirsutismo seja causado por altos níveis de hormônios masculinos, os sintomas também podem incluir:
> Períodos menstruais irregulares
> Acne
> A perda de forma do corpo feminino
> Os sinais de masculinidade - o aprofundamento da voz, calvície masculina, clitóris aumentado, músculos do ombro desenvolvidos.
Caso o hirsutismo seja causado pela "síndrome de Cushing", os sinais e os sintomas podem incluir:
> Obesidade
> Pressão arterial elevada (hipertensão)
> Diabetes
A decisão de tratar o hirsutismo é por vezes uma questão de escolha pessoal. A Raça e etnia desempenham um papel importante no crescimento de pêlos no corpo. Como exemplo, mulheres asiáticas e indígenas tendem a ter pouco cabelo no corpo, ao passo que as mulheres do Mediterrâneo e do Oriente Médio tendem a ter moderada a grande quantidade de pêlos no corpo.
Nossa cultura também determina como é "esteticamente aceitável" ter excesso de pêlos.
> Barbear - é um método seguro e eficaz para remoção de pêlos, mas exige sessões diárias.
> Depilação e clareamento - Depilatórios e clareadores podem causar irritação e sensibilidade da pele em algumas mulheres.
> Eletrólise - O tratamento pode ser doloroso e muitas vezes é caro. É indicado para a depilação de pequenas áreas, como o buço ou as axilas. Um instrumento com uma agulha na ponta é introduzido nos poros e destrói a raiz do pêlo.
> Depilação a laser - Também é um tratamento caro. Muitas vezes pode reduzir permanentemente o crescimento do pelo, mas não alcança pelos mais claros. Tratamentos de manutenção podem ser necessário uma vez a cada seis a doze meses para remover os pequenos cabelos finos que voltam a crescer.
> Medicamentos - Existem vários medicamentos para o tratamento de hirsutismo. Estes medicamentos podem diminuir a quantidade de pêlos do corpo, e parar o crescimento de cabelo novo. A maioria destes medicamentos devem ser tomados por pelo menos seis meses para se perceber uma redução dos pelos, e nem sempre são igualmente eficazes em todas as mulheres; fora que sempre possuem efeitos colaterais.
> Pílulas anticoncepcionais - Algumas pílulas anticoncepcionais diminuem os níveis de andrógenos. Eles são geralmente a primeira escolha para o tratamento do hirsutismo; As pílulas anticoncepcionais também podem ajudar a estabelecer ciclos menstruais regulares em mulheres que têm ciclos irregulares.
> Anti-andrógenos - Anti-androgénios são medicamentos que diminuem diretamente a produção de andrógenos ou bloqueiam a ação dos andrógenos sobre o folículo piloso. Porém, esses medicamentos podem causar defeitos de nascimento, não sendo indicados á mulheres que estão em idade reprodutiva.
Como reduzir o crescimento de pêlos, utilizando óleos essenciais:

No estudo, foi utilizado um spray contendo estes óleos essenciais com o objetivo de reduzir o crescimento excessivo de pêlos em mulheres com hirsutismo.
Também há estudos demonstrando que o hortelã pimenta possui efeitos idênticos na redução da velocidade de crescimento dos pêlos.

DICA de uso (Laszlo):
> 200g de gel de aloe vera (se você não tem babosa em casa, na Laszlo vende gel de aloe)
> 30 gotas OE tea tree
> 30 gotas OE lavanda
> 30 gotas OE hortelã pimenta
Obs.: Caso sua pele seja muito sensível, pode reduzir as gotas pela metade.

Fica a dica!!
Fontes:
Laszlo aromaterapia
http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/hirsutism
http://www.uptodate.com/contents/hirsutism-excess-hair-growth-in-women-beyond-the-basics
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23211454