31/08/2013

RESENHA GOSTOSA COM ÓLEOS DA VERIS


Oi galera!!

Hoje a resenha é diferente!
Literalmente, é uma resenha DE-LI-CI-O-SA!!!

Lembram da minha visita na  empresa Veris, onde fui ver a extração de óleo vegetal, e comentei sobre a farinha dos óleos no bate papo com a Luciana?
Se não viu, veja aqui.

Pois éééé.... hoje eu vim mostrar pra vocês o que eu fiz... um Bolo Veris!! hehhehe

Primeiro deixa mostrar pra vocês o que eu usei nesse bolo, além dos ingredientes comuns:

Óleos vegetais de Castanha do Pará e de Nozes


Farinhas de Castanha do Pará e de Semente de abóbora



E olha como eu fiz:
Usei:
> 150gr manteiga
> 2 xícaras de açúcar orgânico demerara
> 3 ovos
> 1/2 xícara de farinha de semente de abóbora da Veris
> 1/2 xícara de farinha de castanha do Pará da Veris
> 1 xícara de farinha integral
> 1 colher de sopa de óleo vegetal  de castanha do Pará da Veris
> 1 colher de sopa de óleo vegetal de Nozes da Veris
> 1 colherinha de café de canela em pó
> 1 colherinha de café de baunilha (sou baunilhólatra)
> 150ml de leite morno
> 1 colher de sopa de fermento

Primeiro eu misturei bem a manteiga com o açúcar. Depois juntei os ovos, e fui misturando um a um dos ingredientes nessa mesma ordem da lista acima. Bati na mão mesmo, com a espátula de silicone.

Massa pronta

Foi pra forma

Bolo assado
Desenformado

E  já foi pra minha barriga!..rsrsr

Ai genteeeeemmmmm vocês não tem noção como ficou isso!!
Voticontá.... ficou bom pra caraaaaaaaaaaaca!!! 
Além de mega saudável, né?

E uma outra dica deliciosa: 
Quando for fazer brigadeiro, misture 2 colheres de sopa de óleo de Nozes ou de Avelã . 
Fica "dosdeuses"!


#ficadica#óleos#bolo#brigadeiro#farinhadeóleosvegetais#amei#



30/08/2013

HENNA PARA CABELOS E CORPO



Oi galera!

Tenho recebido algumas perguntas sobre henna, então fui pesquisar um pouco mais à respeito...

Henna é o nome comum da planta Lawsonia Inermis, que cresce no sul da Ásia, norte da África e no Oriente Médio. Esta planta produz uma flor aromática. A planta é colhida, e as folhas são cuidadosamente secas e esmagadas, virando um pó. Este pó, que se torna uma pasta, é o que é usado para a tintura de cabelo e tatuagens de henna (provisórias).

Na India é conhecida como "Mehndi"  É uma arte antiga de mais de 5000 anos.
Em muitos países, a henna é usada como uma bênção e acredita-se que ela vai trazer felicidade e riqueza para quem usá-la.
Ela é usada em cerimônias de casamentos, onde a noiva decora as mãos e os pés com simples desenhos de henna. Ela também é usada em muitas outras celebrações culturais e religiosas de todo o mundo.
Algumas culturas usam henna como um agente de cura. Ela também é conhecida por tratar doenças de pele, dores de cabeça e dores artríticas. A Henna também tem um efeito de arrefecimento e é usada em algumas temperaturas áridas para esfriar o corpo.



A pasta de tatuagem de henna é feita pela mistura do pó de henna, suco de limão, açúcar e óleos essenciais.
Mas a receita de cada um varia um pouco.  A henna natural fresca, deixa uma mancha que começa como uma luz de cor laranja brilhante e durante as próximas 48 horas vira um profundo vermelho cereja, e vai para um marrom avermelhado ou marrom profundo.


Nos cabelos:


Alguns fabricantes oferecem diferentes cores de Henna, no entanto qualquer coisa que não tenha o tom de vermelho-ferrugem não é Henna pura. A versão henna preta, por exemplo, inclui o índigo; e em outras cores, um conjunto de ervas.  Mas fique atenta à fórmula, pois alguns fabricantes podem incluir produtos químicos  na mistura.
 A cor preta por exemplo, também pode vir de uma substância química conhecida como PPD, que é adicionada à pasta de henna.
Para-phenylendiamine (PPD) é um ingrediente químico que é usado em quase todos os corantes capilares permanentes. É utilizado em tintas de impressão, produtos de borracha preta, graxas, óleos e gasolina.
Ele entra na corrente sanguínea através de absorção pela pele dentro de 10 min de aplicação, e pode danificar o fígado, os rins e afetar seriamente a asma. Causa reações do tipo asma alérgica.

A Henna pura pode variar na sua coloração, dependendo do clima, solo e umidade que foi plantada.
As folhas de henna são finamente maceradas, originando-se a henna em pó.
O pó reage quimicamente com a água ou um ácido (como suco de limão ou vinagre). A reação destes líquidos com a henna em pó, é que causa a liberação do corante. A água produz liberação do corante mais rápidamente que o suco de limão ou vinagre. E se for água quente é mais rápido do que a água fria.



Quando a henna é aplicada, ela forma uma camada protetora no cabelo. Ou seja, seu corante se fixa externamente. E por isso, a maioria das pessoas acham que seus fios ficam mais grossos à medida que vai usaando a henna constantemente.
Algumas pessoas relatam que a henna "solta os cachos", porque ela vai pesando nos fios (eu também tive essa impressão quando usei).
A henna se fixa à queratina dos fios, e por isso não seria interessante usar muitos produtos capilares à base de proteínas, após usar a henna, pois pode levar à quebra dos mesmos.

A Henna, e qualquer outro corante vegetal, não clareia os cabelos. Portanto, se você quiser mudar de cor, deve escolher uma cor mais escura do que a sua cor atual.

A henna natural pura não tem uma grande variedade de cores como marrom, castanho, trigo, loiro dourado, bordô, preto ou neutro. A Henna tem apenas uma cor, que é uma cor vermelho-alaranjado. A razão pela qual você vê diferentes cores de henna, é porque eles foram misturados com outros materiais orgânicos, como o índigo, que é uma planta que produz um corante azul violeta, o ruibarbo (para criar tons de louro) ou em pó senna para tons neutros .
E cá pra nós, o cor cobre que a henna proporciona é um dos cobres mais bonitos que tem, na minha opinião!

Mas fique ciente de que, se você usar henna no seu cabelo e não gostar do resultado, pode ser complicado para remover a cor. Pois corantes vegetais, tendem a "revestir" os fios, reduzindo a capacidade de um produto químico penetrar a haste do cabelo e funcionar adequadamente, o que poderá resultar num cabelo manchado. 

Quando a henna não é pura, ela pode conter sais metálicos adicionados em sua composição, o que irá resultar numa reação adversa quando ela entrar em contato com uma tintura permanente.
Alguns dos sais metálicos permanecem no eixo do cabelo, após a coloração. E dependendo do metal, o cabelo pode ficar rosa, roxo ou verde, ao entrar em contato com a tinta permanente.
A reação com descolorantes e oxidantes pode esquentar os fios e quebrá-los.
O sal metálico é adicionado para fazer a cor durar mais tempo.

Portanto, procure saber com o fabricante se a henna possui sais metálicos, antes de utilizar alguma outra química por cima dela.

Acredito que no Brasil, a henna mais confiável seja a da marca Surya, que afirma produzir henna 100% natural, e também exporta para mais de 30 países...e como lá fora eles são super rígidos com qualidade, é porque deve ser boa mesmo (ao contrário daqui no Brasil, que é depósito de "produtos lixos" que outros países proíbem... aff). 

Recebi um folder da Surya essa semana, e aproveito pra deixar aqui pra vocês verem:



Mas...e após o uso da Henna?

Bem, vimos que podemos usar a henna em cabelos tingidos, etc. Mas para utilizar alguma química APÓS a henna, creio que necessitará de um tempo até que a henna saia totalmente do cabelo. E isso vai depender de quantas vezes você já usou. Quanto mais vezes tiver usado, maior o tempo pra henna sair, já que ela é natural e vai "encapando o fio"...

Eu usei henna uma única vez, há muitos anos, quando tinha os cabelos longos e cacheados. Eu não me lembro exatamente quanto tempo depois eu pude usar tinta, mas como eu usei a henna só uma vez, e foi em creme, acho que não demorou muito a sair não. (a henna em pó demora mais).

Eu já ouvi dizer que a henna em pó cobre melhor os fios brancos, mas em contrapartida resseca mais que a em creme.

Eu não tive uma boa experiência com ela.  Apesar de ter gostado da cor cobre que ficou, meus cabelos ressecaram muito. E mesmo sendo em creme, era muito chato pra usar... porque meu cabelo era muito volumoso e comprido, e era uma "melecada" só, tanto pra aplicar quanto pra enxaguar. Depois disso nunca mais usei... e resolvi deixar a henna pra lá...
Mas agora com cabelos curtos, e como eu estou numa fase mais natureba, quem sabe um dia eu me animo a testar novamente?

E aqui a tabela de cores da Surya para henna em pó 
e henna em creme:

Em pó

Em creme

Se você usa henna ou já teve alguma experiência com ela, deixe aqui  sua opinião pra gente! 
Isso poderá ajudar às pessoas que pensam em usar e estão na dúvida, ok?





29/08/2013

ROSA MOSQUETA: O BOTOX NATURAL


Oi galera!

Se vocês procuram por um rejuvenescedor totalmente natural, acabaram de achar!

O óleo de Rosa mosqueta (Rosa rubiginosa affinis), também conhecida como Rosa silvestre, é conhecida mundialmente,  é o mais eficaz anti-rugas natural, e poderoso contra manchas escuras na pele causadas pelo sol, e marcas de feridas ou cicatrizes.

 Extraído das sementes do fruto das roseiras cultivadas no Chile (Andes), o óleo de Rosa mosqueta  foi utilizado há séculos pelos antigos egípcios, maias, e nativos americanos, devido à sua grande potencialidade de cura.




"A primeira grande confirmação científica das propriedades únicas do óleo de semente de rosa mosqueta foi descoberta por uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Química e Farmacologia da Universidade de Concepción, a mais prestigiada universidade privada no Chile, que concluiu um estudo em 1983, a fim de avaliar a ação positiva do óleo de Rosa mosqueta no processo de regeneração da pele. 

Este estudo de dois anos foi focado na ação cicatrizante do óleo.
A pesquisa avaliou pessoas com extensas cicatrizes faciais, cicatrizes de acne, rugas profundas, danos causados pelo sol, cicatrizes de queimaduras, cicatrizes cirúrgicas, envelhecimento precoce, dermatites e outros problemas relacionados com a pele. 
Nesses testes, o óleo de rosa mosqueta fez regenerar a pele, as cicatrizes, reduziu rugas e impediu o avanço do envelhecimento, ajudando a pele a recuperar sua elasticidade natural . 

Outro estudo  foi realizado em 1988, com vinte mulheres entre as idades de 25-35 anos, com grande envelhecimento prematuro da pele. Suas peles eram enrugadas, e tinham manchas de exposição excessiva ao sol. Após quatro meses de aplicação do óleo de rosa mosqueta diariamente, suas rugas e manchas de sol haviam desaparecido quase por completo."


Se aplicado de forma consistente, todos os dias, por cerca de dois a três meses, o óleo de Rosa mosqueta ajuda a:

Reduzir as rugas e sinais de envelhecimento prematuro, combatendo os efeitos de exposição ao sol, que são geralmente notados como rugas finas ou "pés de galinha" ao redor dos olhos e da boca.

Atenuar cicatrizes (cirúrgica e acidental) e melhora a cor da mesma (ou seja, reduz a vermelhidão ou hiperpigmentação). Também evita a formação do tipo de cicatriz quelóide (nódulo) que pode aparecer após procedimentos cirúrgicos e ajuda a tornar menos aparentes cicatrizes deixadas pela acne ou varicela. 

• Proporcionar excelentes resultados no tratamento de pele que foi queimada ou exposta a radioterapia.

Além disso, também é útil em casos de:
- Dermatite
- Manchas senis
- Unhas quebradiças
- Psoríase
- Eczemas
- Hiper-pigmentação
- Cabelos secos e danificados
- Para prevenir estrias na gravidez.

E tudo isso, porque ele contém carotenóides (licopenos), uma elevada concentração de vitamina C (conhecida pelo seu rejuvenescimento e propriedades de reparação) e 77% de ácidos gordos essenciais (EFAs), que são de extrema importância para a regeneração de tecidos da pele. 
Estes ácidos são responsáveis por atrair e reter a umidade fazendo a nossa pele ficar mais jovem, mais saudável e com uma estrutura mais elástica.

Um dos principais componentes do óleo de Rosa Mosqueta é o ácido retinóico (vitamina A), que afeta diretamente as células da pele e auxilia a renovação da pele e reparação. 
O ácido Retinóico é utilizado em muitos cosméticos anti-rugas e anti-envelhecimento.




Com a diferença que o óleo puro, além de ser natural é muito mais barato e mais saudável.


Ao contrário de outros óleos, o óleo de rosa mosqueta não é gorduroso e é rapidamente absorvido pela pele, podendo ser usado puro na face.

OBS: O óleo de rosa mosqueta é fotossensível, ou seja, não deve ser exposto ao sol, pois pode ocasionar manchas ou queimaduras. Então utilize-o com cuidado, e de preferência à noite, lembrando de pela manhã tirá-lo e proteger a pele antes de sair.
No caso de pele muito oleosa e acneica, é bom misturar algumas gotas do óleo de melaleuca. 



Gostaram? Eu já garanti o meu! hehe
Então, fica essa dica de "botox natural"!!

Bjoooooo

28/08/2013

CABELOS RESSECADOS E POROSOS: DICAS DE COMO CUIDAR



Oi amores!

Uma das perguntas que mais recebo, é como tratar de cabelos ressecados e porosos.
Então vamos lá... vou passar algumas dicas que poderão ajudar nisso...

O motivo do ressecamento capilar pode se dar por vários motivos. O motivo mais comum é o uso de quimicas, tinturas, etc. Além da utilização de secadores e chapinhas (calor) em excesso.

Mas também não vamos nos esquecer, que a hidratação e nutrição também vem de dentro pra fora. Portanto, se você bebe pouca água, tenderá a ter um cabelo menos hidratado e consequentemente, mais seco.

Cabelos cacheados também tendem a ressecar mais, já que é mais difícil para a oleosidade do couro cabeludo chegar até as pontas.

Então, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a manter os cabelos mais hidratados:

> Beber mais água (principal).

> Evitar lavar os cabelos com água muito quente.

> Evitar utilizar tinturas ou químicas com intervalo de tempo curto (menos de 1 mês).

> Usar shampoos sem sulfatos, já que os sulfatos ressecam mais os fios.

> Fazer co-wash, intercalando com a utilização do shampoo. Expliquei sobre co-wash aqui.

> Fazer no mínimo 2 hidratações semanais (melhor com máscaras de pH baixo. Expliquei aqui)

> Fazer umectações. Expliquei como fazer aqui

> Usar secador e chapinha o mínimo que puder (melhor sem eles).

> Utilizar um acidificante, ou o vinagre de maçã 1 vez na semana. Expliquei aqui.  (bom para porosidade)

Obs: Cabelos porosos possuem as cutículas desalinhadas, portanto é bom utilizar produtos com pH mais baixo, para ajudar a alinhá-las, e assim poder "segurar" melhor as hidratações. Portanto, além dos cuidados já mencionados, usar máscara ácida umas 2 vezes na semana também pode ajudar.




Alguns aditivos que podem potencializar a hidratação nas máscaras:

> Mel
> Extratos glicólicos (abacateiro; arruda; andiroba; aveia; broto de bambu; kiwi; leite de cabra; mel; papaya; açaí, germe de trigo...entre outros)
> Óleos vegetais
> Aloe vera
> D-pantenol (ou bepantol solução)
> Açúcar
> Glicerina bidestilada
> Colágeno líquido hidrolisado
> Elastina líquida hidrolisada
> Ceramidas líquida
> Proteínas hidrolisadas ( milho, leite, arroz, amêndoa, seda, trigo, soja)

Você encontra esses componentes em sites que vendem matéria prima cosmética. 
Fiz um post com uma lista deles aqui

Obs: Não coloque tudo de uma vez dentro da mesma receita. Experimente usar um por um, para ver o resultado de cada um deles nos seus cabelos. E depois você poderá acrescentar 2 a 3 ingredientes dos que você mais gostou...

Mais dicas:

> Yamasterol (ou outro condicionador) com um pouco de mel para condicionar (aplique e deixe uns 5 minutos antes de enxaguar)

> Yamasterol (ou outro condicionador)
com um pouco óleo de coco ou azeite de oliva para condicionar (aplique e deixe uns 5 minutos antes de enxaguar)

Obs: Gosto do Yamasterol porque ele já possui 2 ativos hidratantes que são o pantenol e a babosa (aloe vera), além de não conter silicones nem óleo mineral.


É isso... tenho certeza que se experimentarem seguir essas dicas, em 1 a 2 semanas já começarão a ver bons resultados nos cabelitchos!!


Fica a dica!
bjksssssss



27/08/2013

DICAS DE SITES QUE VENDEM MATÉRIA PRIMA COSMÉTICA

Oi galera!!!


A nossa amiga e leitora Amanda, sugeriu um post com uma  lista de sites que vendam óleos essenciais; 
Então resolvi fazer um post com listas de tudo: óleos, manteigas, extratos e matéria prima cosmética
Assim  facilita a vida de vocês quando quiserem pesquisar e comprar.

Deixando claro aqui, que eu não comprei em todos esses lugares, ok? Estou apenas mostrando onde tem... os lugares que eu já comprei, e que sei de amigos que já compraram, colocarei um asterisco(*)

Então vamos lá:

Óleos Vegetais:

* Destilaria Bauru (aqui)
 * Engenharia das Essencias (Engetec)
* Licuri Brasil -óleo de coco licuri(aqui)
 * Veris Brasil (resenha aqui)
(óleos gourmets, que tbm servem para comer)
 * Phytoterápica (resenha aqui)
* Biophitus farmacia manipulação (biophitus@uol.com.br )
 * Engenharia das Essencias (resenha aqui)
* Produtos in Natura (http://www.produtosinnatura.com.br/)
* Ferquima
* Laszlo/Aromalandia
* BySamia 
 * Bioessencia
 * Força da terra
* Beleza do campo
Sereno cuidados holisticos
Emporio aroma
Harmonie aromaterapia
Aroma Luz
Inkanat




Óleos Essenciais:

* Destilaria Bauru (aqui)
* Engenharia das Essencias
Produtos in Natura (http://www.produtosinnatura.com.br/)
 * Phytoterápica (resenha aqui)
 * Herbia
* Biophitus farmacia  (óleos da WNF)
 * Laszlo
 * Bioessencia
 * BySamia 
 * Terra flor Aromaterapia
 * Força da terra
* Loja Cativa (Cativa natureza)
 * Viessence
* Ferquima
*Quinari
 * Tisserand Aromaterapia
 * WNF
* Beleza do campo
Produtos in Natura
Sereno cuidados holisticos
Harmonie aromaterapia
Aroma Luz



Manteigas Vegetais:
* Destilaria Bauru (aqui)
  * Engenharia das essencias (Resenha aqui)
* Licuri Brasil (Resenha aqui)
Produtos in Natura (http://www.produtosinnatura.com.br/)
  Cantinho das essencias
  Aromas e encantos
  Imperio das essencias
  Bolha de sabao
  Imperio do banho
 Casa do saboeiro
Inkanat (só karité)



Matéria prima cosmética & Extratos:

* Engenharia das essencias
Produtos in Natura (http://www.produtosinnatura.com.br/)
 Imperio do banho
Mix das essencias
 Casa do saboeiro
Emporio aroma



Argilas

* Chá e cia
* Flor de magnólia
* Engenharia das essencias
*Herbia
*Laszlo
 * Força da terra
* Beleza do campo
* BySamia 
* Loja Cativa (Cativa natureza)
Harmonie aromaterapia
* Bioessencia
* Viessence
Sereno cuidados holisticos
Imperio do banho
Banho e magia
Aroma Luz


Cremes Neutros/ Gel aloe vera

* Laszlo

* Harmonie



Veja aqui como montar suas próprias máscaras.

Se conhecem outros sites, e quiserem acrescentar à lista, 
é só deixar nos comentários, ok?

Boas compras!!


26/08/2013

NPPE SH-RD PROTEIN CREAM - FAÇA O SEU!



Oi galera!

Hoje a nossa receita caseira é do Creme SH-RD Protein Cream NPPE, indicado pela nossa leitora Shirlei, que contribuiu inclusive, com as fotos. :)

O Creme SH-RD é de uso diário, e pode ser usado como leave-in ou condicionador. É indicado para cabelos danificados.

Sua fórmula contém:
> Proteínas da Seda
> Óleo de girassol
> Extrato de Alecrim
> D-Pantenol

Esse creme é vendido em embalagens de 80 ml e 150 ml e seu preço médio é:
80 ml - de 85,00 a 100,00
150 ml - de 125,00 a 150,00



Para fazer o nosso creme caseiro, vamos precisar de:

> 200gr de Creme neutro (ou yamasterol amarelo)

10ml Proteína hidrolisada da Seda - diluir na glicerina

10ml Óleo de Girassol (lembrando que quanto mais puro o óleo vegetal, melhor, pois contém preservadas as suas propriedades)

> 10ml Extrato Glicólico Alecrim 

>  2,5 gr D-Pantenol (ou se preferir, 1 colher de chá de Bepantol) - para diluir o pantenol, misture 2,5 gr com a mesma quantidade de água desmineralizada, que dará 5ml no total.

Obs: O Yamasterol amarelo já possui pantenol. Então caso utilize-o como base, não precisa incluir o pantenol na receita.

> 5ml  Glicerina Vegetal (vai substituir o propilenoglicol que é um umectante)

> 5ml Óleo de Castanha do Pará    (vai substituir o Estearato de sorbitano - agente emulsionante derivado do ácido esteárico e de sorbitol - derivado de óleo vegetal)
.
> 1 gr Vit. E (conservante) - para diluir, misturar ao óleo de Castanha do Pará

> 15 gotas Óleo essencial de melaleuca (bactericida e fungicida)

> 15 gotas Óleo essencial de lavanda (bactericida, dá brilho ao cabelo)



É isso ! Depois me contem os resultados!!









25/08/2013

O NASCIMENTO DO EGO - OSHO




"Todos nós nascemos sem um ego.
Quando uma criança nasce, ela é apenas consciência: flutuando, fluindo, lúcida, inocente, virgem, sem ego. Aos poucos o ego é criado pelos outros.

O ego é o efeito acumulado das opiniões dos outros sobre você.

Um vizinho chega e diz: “Que criança bonita!”, e olha para a criança com um olhar de apreciação.
Então o ego começa a funcionar...

Alguém sorri, uma outra pessoa não sorri. Algumas vezes a mãe é muito carinhosa, outras vezes está muito zangada. E a criança vai aprendendo que não é aceita como ela é. 

Seu ser não é aceito de forma incondicional: há condições a serem satisfeitas.
Se ela grita e chora e há visitas na casa, sua mãe se zanga.
Se ela grita e chora, mas não há visitas na casa, sua mãe não se importa.
Se ela não grita, nem chora, sua mãe a recompensa sempre com beijos amorosos e com carinho.
Quando há visitas, se a criança sabe ficar quieta em silêncio, sua mãe fica muito feliz e a recompensa.

A criança vai aprendendo as opiniões dos outros sobre si mesma olhando no espelho dos relacionamentos.
Você não pode ver a sua face diretamente. 
Você tem que olhar em um espelho, e no espelho você pode reconhecer sua face.

Esse reflexo se torna sua idéia de sua face, e há milhares de espelhos a seu redor, todos eles refletindo algo:  alguém o ama, alguém o odeia, alguém é indiferente.

E então, aos poucos, a criança cresce e continua acumulando as opiniões de outras pessoas.
A essência total dessas opiniões dos outros constitui o ego.
A pessoa começa a olhar para si mesma da forma como os outros a vêem. 
Começa a se olhar de fora: isso é o ego.

Se as pessoas gostam dela e a aplaudem, ela pensa ser bela, estar sendo aceita.
Se as pessoas não a aplaudem e não gostam dela, rejeitando-a, ela se sente condenada.
Ela está continuamente procurando formas e meios para ser apreciada, para ser repetidamente assegurada de que possui valor, que possui um mérito, um sentido e um significado.

Então a pessoa passa a ter medo de ser ela mesma.
É preciso encaixar-se na opinião dos outros.
Se você deixar de lado o ego, subitamente se tornará novamente uma criança.
Você não estará mais preocupado com o que os outros pensam sobre você, não prestará mais atenção àquilo que os outros dizem de você.

Nesse momento, terá deixado cair o espelho. Ele não tem mais sentido: a face é sua, então por que perguntar ao espelho?"


Texto de OSHO



24/08/2013

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: O OE MAIS CONSUMIDO NO MUNDO!

Campo de Lavanda
Oi amores!

Hoje eu quero falar pra vocês do óleo essencial de Lavanda!

Lavanda vem do latim "lavare", que significa "lavar. Ela é cultivada em vários países europeus, mas seu principal produtos é a França.

A lavanda é considerada a essência mais útil e versátil para fins terapêuticos. Suas propriedades possuem um perfeito equilíbrio. Ela pode ser considerada um "estabilizante de emoções".

Popularmente conhecido como "Alfazema", o óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados na Aromaterapia, e o mais consumido no mundo, pois além de ter um maravilhoso perfume, é o melhor óleo anti-stress, pois a lavanda acalma e tranqüiliza imediatamente.

Seu principal componente é o Linalol, responsável pelo seu delicioso aroma, e por reduzir a ansiedade, o stress e melhorar o sono.

O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados direto na pele, assim como o óleo Tea tree, o qual já comentei aqui.

Esse é um dos OEs que eu mais adoro ,e um dos mais úteis, que também não dá pra ficar sem!


Para a produção de 10ml do óleo de lavanda, precisa-se de 1,5kg  a 2,0kg de flores aproximadamente.


Propriedades do OE de lavanda:
Antisséptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante,anti-inflamatório, emenagogo, antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo e antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor, sedativo.

O Óleo Essencial de Lavanda trata dores originárias por tensão, por excesso de esforço físico ou pancadas, alivia o sintomas de torcicolos, cólicas menstruais e estomacais, espasmos musculares, tendinites, dores nos pés e nas costas.


Dentre os benefícios do óleo de lavanda, podemos destacar sua utilidade para:
> Picadas de insetos
> Queimaduras e assaduras da pele
> Cicatrizante
> Escaras
> Coceiras
> Dermatites
> TPM
> Cólicas
> Acne
> Peles oleosas, secas e inflamadas
> Pele envelhecida
> cabelos Opacos
> Stress
> Ansiedade
> Depressão
> Agitação
> Insônia
> Medos
> Dor de cabeça, etc.

Dicas de uso:

Para aliviar cólicas infantis - até 1 ano (também serve para Shantala)
Óleo Para Massagem Abdominal
01 gota de Óleo Essencial de Lavanda
10 mls de Óleo Vegetal de Amêndoa doce

Para aliviar tensão nervosa
07 gotas no difusor com água, ou aplique umas gotas direto sobre as têmporas.

No ambiente, o Óleo Essencial de lavanda proporciona paz, harmonia e aconchego.
É excelente para equilibrar o ambiente após eventos tumultuados ou até mesmo conturbados por discussões e brigas. Aplique 10 gotas do Óleo Essencial de Lavanda no difusor, por 3 horas no ambiente.

Na insônia, 1 gota de Óleo Essencial de lavanda no travesseiro.

Em queimaduras de qualquer ordem: em áreas pequenas do corpo pode ser aplicado puro sobre a pele (somente uma gota por aplicação), em áreas grandes de queimadura aplicamos na forma de compressas frias e em queimaduras solares no corpo todo aplicamos diluído em Óleo Vegetal de Semente de Uva como hidratante.

Para assaduras de bebê:
4 gotas de OE de lavanda para 10ml de óleo de coco (aplique a cada troca de fraldas)


OBS: Você também pode encontrar o óleo de lavandim. O lavandim é um híbrido da lavanda. Tem menos ésteres e contém um pouco de cânfora. Seu aroma não é tão refinado quanto o da lavanda. Suas propriedades medicinais são semelhantes, embora menos acentuadas. 



Fontes:
Apostilas: Aromaterapia WNF e BySamia;
Manual Phytoterápica
Livros:
A arte da aromaterapia (R.Tisserand)
Aromaterapia - A cura pelos óleos essenciais (M.Lavabre)





ÓLEO ESSENCIAL NO SHAMPOO: DICAS PARA CADA TIPO DE CABELO


Oi pessoal!

Como tem sempre alguém perguntando sobre óleos essenciais para shampoos, resolvi montar umas receitinhas básicas para cada tipo de cabelo.



O ideal seria utilizar um shampoo neutro (vendido em farmácias de manipulação), para  não haver mistura de outros ativos na composição.
Mas se você quiser colocar os OEs no seu shampoo de uso habitual, também pode.


A variedade de OEs (óleos essenciais) são muitas para cada tipo de cabelo, e cabe lembrar que alguns OEs requerem cuidados especiais para grávidas, hipertensos, idosos, alérgicos e epiléticos. (veja aqui)

Então, caso você se interesse por uma das receitas, e esta possua alguma restrição, pode deixar nos comentários ou enviar um email, que eu indico outro OE para substituir, ok?

 Coloquei duas opções de cada:

Shampoo para cabelos quebradiços
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E tea tree ou tomilho
10 gotas de O.E manjerona ou gengibre

Shampoo para cabelos mistos
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E Capim limão
10 gotas de O.E Lavanda

Shampoo para cabelos oleosos
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E sálvia ou tangerina
10 gotas de O.E Patchouli ou Cedro

Shampoo para fortalecimento capilar
100ml de shampoo neutro
 10 gotas de O.E alho ou sálvia
 10 gotas de O.E Ylang Ylang ou cipreste

Shampoo para cabelos secos
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E lavanda ou canela
10 gotas de O.E cravo ou tea tree

Shampoo para dar brilho
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E Lavanda ou melaleuca
10 gotas de O.E gengibre ou manjericão

Shampoo para crescimento capilar 
(estimula a circulação do couro cabeludo)
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E ylang ylang ou hortelã pimenta
10 gotas de O.E eucalipto ou salvia

Shampoo para crianças
100ml de shampoo neutro
15 gotas de O.E lavanda



Shampoo para tratar caspa
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E tomilho ou sálvia
10 gotas de O.E Tea Tree (melaleuca) ou Eucalipto

Shampoo contra piolhos
100ml de shampoo neutro
10 gotas de O.E Eucalipto
10 gotas de O.E gerânio



Modo de fazer: 
Misture bem os óleos no shampoo, e armazene ao abrigo da luz e calor. Validade: 6 meses






23/08/2013

PÍLULA QUE MATA GORDURA?


Oi galera!

Está rolando uma propaganda na net, de umas cápsulas para emagrecer, e me deu vontade de falar sobre isso aqui...

Segundo seus distribuidores, esse é um produto emagrecedor que tem na sua composição:
> Psyllium (Plantago Ovata)
> Vitamina C 
> Colágeno
> Antiumectante (​dióxido de silício) "Também conhecido como sílica, pode ser encontrado na natureza em diversas maneiras diferentes, como pedra e areia, por exemplo, e também é a principal matéria prima para a fabricação do vidro.  Pode ser usado inclusive como um aditivo de alimento, que tem como um de seus objetivos, a absorção de água.** "

** essa absorção de água é que vai fazer você se sentir saciado(a) durante a refeição, e assim vai comer menos.

O preço dessas cápsulas varia entre 40 a 60 reais cada embalagem com 60 cápsulas.

Indica-se tomar 2 cápsulas junto com um copo de água, no almoço, e mais 2 cápsulas no jantar, ou seja, 4 cápsulas ao dia, que dará um total de 120 cápsulas ao mês.

Logo, serão 2 embalagens de 60 cápsulas ao mês, num total de 80 a 120 reais.

Obs: O produto ainda aguarda ser aprovado pela Anvisa ("mas já está sendo vendido!")

Tanchagem

Ok, agora vamos falar do principal componente dessas cápsulas:  
Psyllium (Plantago Ovata)
Que nada mais é, do que o nome científico da erva chamada "Tanchagem".  Já ouviram falar?

Agora pensem... se a gente pode usar a erva pura pra fazer um chá, e consumir vitamina C e colágeno na alimentação e suplementação, pra quê gastar 120 paus por mês?

As propriedadess da Tanchagem são as seguintes: Antibacteriana, adstringente, redutora da irritação, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa, laxativa.
Obs: Não achei nada que comprove que essa erva emagrece!

Assim como essas cápsulas, existem milhares de "pílulas milagrosas" no mercado, prometendo tudo o que as pessoas querem ouvir: "Emagreça comendo!"

Oiiii????
Vamos cair na real, galera?

Vou dizer uma coisa pra vocês, agora como profissional em Ed.Física :
Não se iludam com esses produtos que se dizem milagrosos!





Emagrecimento é pura "matemática" : 

Você só emagrece se gastar mais calorias do que você consome
Fato!!!

Não existem milagres!

Os Remédios que fazem emagrecer, ou tiram o apetite, ou são extremamente laxantes. E além de terem efeitos colaterais prejudiciais (podendo ocasionar até problemas cardíacos e cerebrais), só "funcionam" enquanto você utiliza. Depois que você parar, se não fizer nada para mudar seus hábitos alimentares, irá ganhar peso novamente; ou seja, além de não serem saudáveis, não proporcionam um resultado verdadeiro.

É claro que em casos extremos de obesidade mórbida por exemplo,os remédios funcionam como uma ferramenta. Mas a maioria das pessoas querem utilizar medicamentos pelo simples fator "comodidade".

Porém, para emagrecer de forma eficiente e saudável, não existe 
procedimento melhor do que:

 Reeducação alimentar + atividade física!

Pense nisso... sua saúde e seu bolso agradecem!