26/02/2014

RECEITA DE VANISH CASEIRO

imagem retirada da fun page Criart com Arte
 Não parece um mingauzinho? hehehe
Não vai comer não, hein!!

Oi galeraaaa!!!

Uma amiga me mostrou essa receita, que está na fun page Criart com Arte, e quero compartilhá-la com vocês, pois acredito que será muito útil em nossas vidas...rs... além de economizarmos dindin, claro!!

É o VANISH CASEIRO!

Olha só como é fácil de fazer...

Você vai precisar de:

> 150 ml de água oxigenada 30% **
> 7 colheres (sopa) de sabão em pó (aprox. 140 g)
> 7 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

** Essa água oxigenada não é a mesma utilizada para aplicar nos cabelos. É aquela que se usa em ferimentos. Em farmácias, é mais fácil achar a de 10%. Mas em lojas que vendem produtos químicos, encontra-se a de 30%. 

ATUALIZAÇÃO :
** Em vez de usar a oxigenada de 30, você pode usar a de 10, e aumentar a quantidade para 450 ml .
Essa dica é do nosso amigo e leitor Osvaldo, que é técnico químico industrial, e atua no segmento de saneantes e cosméticos, e é autor do blog Eco limpeza (muito legal por sinal!)
 O Osvaldo também sugeriu que eu retirasse o "amaciante" da receita, pois o amaciante sendo catiônico e o sabão em pó aniônico, um anularia o efeito do outro.

Como preparar:

Colocar os ingredientes num recipiente de boca larga, e misturar bem com uma espátula até virar uma pasta.
Se preferir pode diluir com água. Guardar em recipientes escuros ao abrigo da luz.

Como usar:

Coloque 5 ml para cada 10 Kg de roupa. Para manchas mais difíceis de sair, aplique algumas gotas do produto, deixe agir por 5 minutos, e depois lave normalmente.

Este produto não substitui o sabão!!
É apenas um complemento para a lavagem normal das roupas.

OBS: Se usar essa receita, sempre seque à sombra, pois se ficar resíduo de água oxigenada e pegar sol, poderá ficar amarelado.


ATENÇÃO:

Não se deve fazer este produto em grandes quantidades!  Pois no método industrial os compostos são estabilizados, já neste tipo de formulação não.

Não armazene este produto por mais de uma semanana pois pode correr risco de perda.



Agora, uma dica da Nasch:
> O vinagre branco destilado também ajuda a tirar manchas de roupas. Sabe aquela meia encardida?
É só colocar ela de molho durante a noite toda, em uma mistura de água fervente com 1 xícara de vinagre branco destilado.
Manchas de desodorantes também saem com vinagre branco destilado. Nesse caso é só aplicar o vinagre puro sobre a mancha, deixar uns minutos e depois lavar. E serve também pra tirar cheiro de cecê das camisas!!


Fica a dica!
Bjksssss


24/02/2014

RECEITA PARA CABELOS DANIFICADOS


Oi galera!

Sempre digo que não é preciso gastar uma fortuna em produtos caros e profissionais, para conseguir ter um cabelo macio, sedoso, brilhante, e principalmente, bem tratado. 
Com alguns ingredientes simples, você consegue hidratar, nutrir, reparar, e cuidar de todos os tipos de cabelos... dos virgens, aos extremamente danificados.

E aqui vai uma receita super-mega simples, e que dá um ótimo resultado para qualquer tipo de cabelo, e principalmente para os danificados e ressecados por químicas. 
Pode ser feita toda a semana.

Você vai precisar de:

> 1 copo de leite de coco (150 ml)
 Falei sobre os benefícios do leite de coco aqui
* Pode utilizar leite integral no lugar do leite do coco, se preferir.




> 3 colheres de chá de mel (15 ml)  
Falei sobre os benefícios do mel aqui



>1 colher de chá de glicerina bidestilada vegetal (5 ml) 
Falei sobre os benefícios da glicerina aqui.



OBS: Se o cabelo estiver poroso, pode acrescentar 1 colher de sopa de vinagre de maçã.




Como fazer:
Amorne o leite de coco, e misture o mel e a glicerina até dissolverem por completo.
No cabelo limpo e úmido, aplique a mistura ainda morna da raiz às pontas. Cubra a cabeça com touca plástica ou plástico filme, e deixe por 20 minutos.
Enxágue com água morna ou fria.



Simples assim...
Fica a dica!
bjsssss

23/02/2014

TORTA DE CEBOLA DE LIQUIDIFICADOR



Oi galeraaa!!

Hoje tem receitinha gostosa pro lanche! E claro, super prática!

Torta de cebola de liquidificador

Já faço essa receita há anos, e não há quem não goste. Ela serve tanto para um acompanhamento de uma refeição, quanto para o lanche. Pode-se comer quente, fria ou gelada. Eu gosto dela de qualquer jeito!

Então bóra lá...

A receita leva:
Na massa:
> 3 ovos
> 1/2 copo de óleo
> 1 copo de leite
> 1 copo de farinha de trigo (eu uso integral, mas pode ser a branca)
> 2 colheres de chá de fermento
> 1 colher de sobremesa de queijo parmesão ralado
> sal a gosto (eu coloco 1 colher de chá)

No recheio:
> 3 cebolas médias
> orégano
> azeite

Como fazer:
1. Primeiro, corte as cebolas em rodelas, separe os anéis, e deixe de molho na água por uns 15 minutos.


2.  Depois escorra a cebola, e coloque numa panela com orégano (a gosto), regada de azeite.
Não é para fritar. É só pra cebola dar uma amolecida. Reserve.


3. Bata os ingredientes da massa no liquidificador. A massa fica mais pra líquida.

4. Unte um pirex, e vá alternando uma camada de massa, outra de cebola. Por cima, espalhe queijo ralado.

5. Leve ao forno (180º) por mais ou menos 40 a 45 minutos. Até dourar.


Pronto!!!! 
Agora é só papar essa delícia!! heheh
Bom apetite!!




21/02/2014

PROBLEMAS DO COURO CABELUDO: SINTOMAS E CAUSAS



Oi pessoal!

Uma coceira no couro cabeludo pode ser uma coisa bem simples de ser resolvida; mas também pode estar relacionada com problemas mais graves.

Abaixo estão listados alguns dos principais problemas encontrados no couro cabeludo, e algumas dicas naturais que podem ajudar a aliviar a coceira...

Sintomas e possíveis causas de problemas do couro cabeludo:

Coceira, descamação, ou crostas do couro cabeludo, podem ser causadas por:

> Tampão de berço O tampão de berço, também chamado de seborreia, é uma descamação amarela oleosa, que forma crostas no couro cabeludo; É comum em bebês e crianças, e é causada por um acúmulo de oleosidade na pele.  Não é causado por uma doença, e não significa que o bebê não está sendo bem cuidado.

> Caspa É uma descamação de pele no couro cabeludo, que deixa flocos brancos na cabeça, pescoço e ombros. A caspa também pode ser causada por uma infecção fúngica. Alterações hormonais ou sazonais podem fazer a caspa piorar.

> Eczema - Eczema é um grupo de doenças crônicas de pele que afetam as mãos, couro cabeludo, rosto, parte de trás do pescoço e dobras da pele dos cotovelos e joelhos. Ele pode ocorrer sem motivo conhecido ou ser causado por uma reação alérgica a certos alimentos, roupas, loções, sabonetes, tinturas, ou medicamentos tópicos. Sinais e sintomas de eczema podem incluir comichão, pequenas protuberâncias que parecem bolhas, engrossamento da pele, e pele escamosa.
A dermatite atópica é um tipo de eczema.

> Piolhos - Minúsculos insetos sem asas que causam coceira sobre o couro cabeludo. Os piolhos e seus ovos (lêndeas) podem ser visto no cabelo, na nuca, pescoço, por trás das orelhas. Eles podem variar em cor do branco ao marrom ao cinza escuro. Os ovos são pequenas formas redondas ou ovais que são rigidamente ligados ao cabelo próximo do couro cabeludo e não deslizam para cima e para baixo sobre o cabelo. O piolho adulto é aproximadamente do tamanho de uma semente de gergelim. Piolhos são mais comuns em crianças em idade escolar.

> Micoses - Micose do couro cabeludo (tinea capitis) é uma infecção fúngica que cresce na camada externa do couro cabeludo. Geralmente causa uma erupção cutânea formada por manchas circulares com bordas vermelhas levantadas. A erupção se espalha a partir dessas bordas, muitas vezes deixando o centro claro, dando-lhe uma forma de anel.
A infecção também provoca dores, e áreas avermelhadas irritadas, que podem ter pus (abscesso); crostas, cabelo emaranhado; flocos de pele morta (caspa), e perda de cabelo.
A Micose é contagiosa. Ela pode ser transmitida facilmente pelo contato com pessoas, objetos ou animais infectados (portadores do fungo). Algumas pessoas podem ter, e espalhar micose, sem ter os sintomas da infecção.

> Condições crônicas da pele, tais como:
- Psoríase é um problema de longo prazo (crônico) da pele, que faz com que as células da pele cresçam muito rapidamente e formem manchas densas, brancas, prateadas ou vermelhas. Elas são mais freqüentemente encontrados nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, cóccix, e dorso. A psoríase não é contagiosa.

Seborreia é uma forma de eczema; uma condição da pele que produz uma erupção avermelhada com gordurosas crostas amarelas. Ela é causada por glândulas da pele que produzem muitas secreções oleosas (sebo). A erupção pode aparecer em diversas partes do corpo. No couro cabeludo,a seborreia ocorre com mais freqüência em bebês menores de 2 meses e é conhecido como o tampão de berço. Os bebês também podem obter a erupção na área da fralda. Pessoas de todas as idades podem obter seborreia na face (especialmente a área da sobrancelha e dobras da pele entre o nariz e a boca), orelhas, peito, axilas e região genital.

- Líquen plano é uma doença de pele rara, que causa coceira recorrente, manchas brilhantes avermelhadas, ou manchas roxas na pele; pontos cinza-brancos na boca;  manchas vermelhas na vulva (a área ao redor da vagina), e pequenas áreas irregulares de perda de cabelo (alopecia cicatricial atrófica).
Os sintomas de líquen plano podem começar de forma abrupta ou gradual. A ocorrência inicial pode persistir por semanas ou meses, e as recidivas podem continuar ao longo de muitos anos.
O líquen plano não é contagioso. Embora sua causa exata não seja conhecida, aparece com mais freqüência durante o estresse, fadiga ou exposição a medicamentos ou produtos químicos. Ela afeta mais as mulheres do que os homens.

> Couro cabeludo seco - Algumas pessoas têm uma pele seca, incluindo a do couro cabeludo. O excesso de secura pode resultar em coceira. A coceira pode piorar nos meses de inverno ou após repetidas lavagens do cabelo com shampoos com sulfatos ( lauril sulfato de sódio) ou anti-resíduos.
Tais shampoos devem ser evitados nesse caso. O uso regular de óleo no couro cabeludo através de massagens, pode ajudar a reduzir este problema e acalmar a pele.

> Má alimentação - Coceira no couro cabeludo também pode resultar devido a má alimentação resultante da falta de vitamina B, vitamina C, proteínas, zinco e ferro. Em alguns casos, o excesso de vitamina A, também pode causar este problema.




Feridas, bolhas ou inchaços no couro cabeludo,
podem ser causados por:

> Infecção dos fios de cabelo ( foliculite ) ou o da pele (tais como impetigo ):

A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos, que formam pequenas bolsas na pele a partir do qual os pêlos crescem. A foliculite pode se desenvolver em qualquer parte do corpo que tenha cabelo, mas é mais comum na face, couro cabeludo e áreas como coxas e virilha.
A causa mais comum de foliculite é bactérias. Mas também pode ser causada por um fungo.
Foliculite começa como uma área vermelha, macia perto da base de um ou mais fios de cabelo. Geralmente se parece com espinhas vermelhas, com um fio de cabelo no centro. Essas espinhas podem ter pus, e muitas vezes coçar ou queimar.
Foliculite leve geralmente cicatriza por si própria em cerca de 2 semanas. Os antibióticos orais ou medicamentos antifúngicos geralmente servem para limpar infecções profundas, mais graves.

Impetigo é uma infecção da pele causada por bactérias. A infecção geralmente começa quando as bactérias que normalmente podem estar presentes na pele entram num pequeno corte ou arranhão.
Os sintomas de impetigo incluem cor de mel, duro, bolhas ou feridas escorrendo. Estes mais freqüentemente desenvolvem entre o lábio superior e o nariz. As bolhas geralmente ocorrem após um resfriado. As feridas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Coçar as bolhas podem espalhar impetigo para outras partes do corpo. Impetigo é mais comum em crianças do que adultos. Impetigo é mais freqüentemente tratada com antibióticos.

> Uma reação alérgica da pele ( dermatite de contato ).
A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contato com uma substância que provoca uma reação alérgica. Uma reação leve, pode causar leve vermelhidão da pele, ou uma erupção de pequenas saliências vermelhas, enquanto uma reação mais grave pode causar inchaço, vermelhidão e bolhas maiores.
Uma erupção geralmente começa a cerca de 48 horas após a exposição à substância irritante. As causas mais comuns de dermatite de contato são:
- Plantas venenosas, como a hera venenosa; carvalho
- Sabões, detergentes, shampoos, perfumes, cosméticos, ou loções.
- Jóias ou tecidos.
- Ferramentas, brinquedos, eletrodomésticos, ou outros objetos.
- Luvas de látex.
A localização da erupção pode fornecer uma pista sobre a causa.

A dermatite de contato não costuma ocorrer com a primeira exposição à substância irritante (alérgeno). Depois de uma reação com a substância que ocorre pela primeira vez, uma erupção pode ocorrer em resposta ao mesmo muito pequenas quantidades da substância.

> Infecções virais, tais como a varicela e herpes zoster.
- A catapora (varicela) é uma doença comum que causa uma erupção cutânea e manchas vermelhas ou bolhas por todo o corpo. As bolhas estouram e formam crostas depois de vários dias. A varicela é muito contagiosa. As pessoas que estão infectadas com o vírus pode se espalhar antes que eles tenham qualquer sintoma.
A catapora geralmente não é grave em crianças. Ele pode ser mais grave em recém-nascidos, adolescentes, adultos, mulheres grávidas e pessoas que têm um sistema imunológico enfraquecido.

- A herpes zoster é uma erupção cutânea dolorosa causada pelo mesmo vírus que causa a varicela. Depois que você teve catapora, o vírus permanece no tecido nervoso e pode causar herpes futuramente.
Normalmente ela aparece na face ou no corpo. É também chamado de herpes zoster.

É mais comum em adultos e  pessoas que têm um sistema imunitário debilitado por causa do estresse, lesões, certos medicamentos, ou por outros motivos.

> Condição da pele,como acne
Acne é um problema de pele que acontece quando os poros da pele são entupidos por excesso de óleo. A acne leve pode causar apenas alguns pontos vermelhos, ou espinhas. A acne severa pode causar muitas espinhas em seu rosto, pescoço, peito e costas, ou pode causar caroços vermelhos que são dolorosas e podem causar cicatrizes.

> Cisto epidérmico ou cisto sebáceo - um saco por baixo da camada exterior da pele, que é preenchido com um material branco gorduroso. Esses cistos na maioria das vezes aparecem no couro cabeludo, orelhas, rosto, costas, ou escroto e são causados ​​por dutos obstruídos no local de um fio de cabelo. Outros problemas podem se desenvolver se o cisto se torna infectado.

> Câncer de pele pode ocorrer no couro cabeludo, principalmente nas áreas não abrangidas pelo cabelo. Pode destruir as células da pele e tecidos e, em alguns casos, a propagação (metástase) para outras partes do corpo. O câncer de pele pode aparecer como uma ferida que não cicatriza, ou irritação da pele. Os três tipos mais comuns de câncer de pele são o câncer de pele de células basais, o câncer de pele de células escamosas e melanoma.


Perda excessiva de cabelo, desbaste, ou quebra, podem ser causadas por:

> Químicas - Danos ao cabelo originados de produtos como tinturas, alisantes, permanentes, descolorantes, chapinhas ou secadores de cabelo.

>  Tricotilomania - é um problema de ordem emocional, em que uma pessoa puxa o seu próprio cabelo, geralmente da cabeça, cílios e sobrancelhas.

> Efeitos colaterais dos medicamentos ou tratamentos médicos, como quimioterapia ou radioterapia.

> Cirurgia recente, febre alta, ou estresse emocional  Você pode ter uma grande quantidade de perda de cabelo em 4 semanas a 3 meses após o estresse físico ou emocional grave. Este tipo de perda de cabelo geralmente pára dentro de alguns meses.

> Doenças, como lúpus e hipertireoidismo.

> Intoxicação por metais pesados, como o tálio ou envenenamento por arsênico.

> A má nutrição, especialmente a falta de proteína e ferro na dieta.

> Queimaduras ou outros ferimentos.

> Causa psicológica - Estresse e ansiedade podem resultar em coceiras repetidas na cabeça, com a consequente perda de cabelo.


Dicas naturais que podem aliviar a coceira no couro cabeludo:

1. vinagre de maçã
Um grampo no mundo do cuidado do cabelo, quando diluído em água vinagre de maçã é usado por suas propriedades de esclarecimento, bem como a sua capacidade de ajudar a reduzir a porosidade do cabelo como um enxágue, devido ao seu baixo pH equilíbrio. Ele também tem qualidades anti-bacterianas que tornam particularmente útil no tratamento de uma coceira no couro cabeludo, que é causada pelo acúmulo de bactérias, e contra qualquer condição de fungos (fungos no couro cabeludo). A levedura não gosta de um ambiente ácido.

2. Aloe Vera 
Considere ter algum gel de aloe vera na mão para acalmar qualquer sensação de ardor que você pode ter. Aloe Vera pode ser usado diretamente da planta, ou o gel orgânico pode ser comprado. Naturalmente emoliente e calmante, é um grande bálsamo para o couro cabeludo, que também irá suavizar o cabelo e alimentar suas raízes.

3. Óleo de Tea Tree (melaleuca)
Melaleuca alternifolia, ou simplesmente " Tea Tree "é onipresente em shampoos e condicionadores para esta mesma condição, em grande parte devido às suas qualidades altamente antissépticas. É uma ameaça para as  irritações do couro cabeludo por causa de suas propriedades anti-fúngicas, anti-virais e anti-bacterianas. Pode usá-lo diluído em um óleo vegetal, para massagear o couro cabeludo.

4. Óleo de coco 
Já viu um coco com bolor? Isso porque o ácido capirilico contido nos cocos, inibem o crescimento de fungos. Aliás, ácido caprílico é também um ingrediente ativo em um monte de suplementos vitamínicos para as mulheres que estão tentando suprimir um crescimento excessivo de Candida (levedura) em todo o corpo. É especialmente eficaz quando infundido com algumas gotas de óleo de tea tree .

5. Suco de Limão
 O suco de limão é muito eficaz quando se trata de coceira no couro cabeludo. É uma das maneiras mais fáceis de se livrar dessa coceira. Basta deixá-lo  por cerca de 5-10 minutos na cabeça, e enxaguar bem o cabelo com água morna depois.


Coceiras no couro cabeludo podem ser causadas por uma variedade de razões, que nem sempre são fáceis de auto-diagnosticar. Se você estiver experimentando sintomas que parecem não estar respondendo a qualquer tratamento, ou que tenham pele quebrada ou feridas abertas no couro cabeludo, por favor, consulte o seu dermatologista ou um tricologista, para um diagnóstico mais preciso. Em alguns casos, o cuidado profissional pode ser necessário, para uma análise completa e avaliação de sua dieta, bem como quaisquer medicamentos que estejam sendo utilizados.

Fica a dica!
Bjsssss

19/02/2014

ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA: MAIS QUE UM SIMPLES REPELENTE


Oi galera!!

Falando em citronela, qual é a primeira coisa que vem à cabeça?
Aposto que você pensou em "repelente de mosquitos".

A Citronela pertence à família das Gramíneas e tem sua origem no sudoeste da Ásia. É parente do capim-limão, e é cultivada em solo fértil e úmido. Aqui no Brasil , ela se desenvolve bem nas regiões de Santa Catarina.
Seu óleo essencial é rico em geraniol e citronelal – substâncias responsáveis por exalar o perfume.(a maioria dos cosméticos contém citronelal)

Realmente, a função mais conhecida dessa planta, é repelir mosquitos e insetos (inclusive o Aedes aegypti, mosquito da dengue).

Porém, ela tem mais a nos oferecer do que isso... veja:

Além de ser um ótimo repelente, o óleo essencial da Citronela também tem propriedades anti-inflamatórias.
Quando o óleo de citronela é diluído corretamente em um óleo de base e é aplicado na pele, produz uma leve sensação de calor - o que alivia os músculos e articulações dolorosas

* Ele também pode aliviar a pressão de enxaquecas e dores de cabeça. 

* O óleo de citronela é adstringente, e pode ajudar em casos de pele oleosa. Ele ajuda a reduzir a oleosidade e também a reduzir as bactérias ruins que podem levar à acne.

* Atua como desodorante, pois ajuda a desinfetar as bactérias que causam o mau cheiro.
(Se adicionar umas gotas de óleo essencial de citronela no óleo de coco, ele pode ser utilizado como um desodorante, ajudando também a combater a transpiração excessiva)

* Função antisséptica e antibacteriana - Citronela é bom para desinfetar lugares, e a própria pele.
Você pode usá-lo como desinfetante, acrescentando gotas do OE de citronela na água para a limpeza da casa, ou à água do banho.

* Febre - Assim como o óleo de lemongrass, o óleo de citronela (no difusor aromático para ambientes, ou em óleo carreador para massagem) pode ser usado para ajudar a reduzir a febre.

* Mentalmente, o aroma do óleo de citronela pode ajudar a reduzir a fadiga mental, cansaço emocional, tensões mentais, ou exaustão nervosa. 

* O óleo de citronela de Java é um dos óleos mais utilizados pelas indústrias cosméticas, devido aos seus constituintes citronelal e geraniol, serem importantes e amplamente utilizados nos blocos de construção de aromas de perfumes. 

 O óleo de Citronela deve ser usado com cautela, e sempre diluído em um óleo carreador (ex: jojoba, coco, amêndoas doce). 
Nunca use diretamente sobre a pele sem diluir.

Estudos:
O óleo de citronela é popular como um 'natural' repelente de insetos. As suas qualidades repelentes de mosquitos foram verificados pela pesquisa, incluindo eficácia em repelir o Aedes aegypti ( mosquito da dengue).Porém, para ser continuamente eficaz, o repelente de citronela deve ser reaplicado na pele a cada 30-60 minutos.
A pesquisa também indica que o óleo de citronela é um repelente eficaz para o piolhos  e moscas de estábulos. (Wikipedia)

Um estudo de 2009 publicado no Journal of Ecology Vector descobriu que o uso de difusores contendo óleo essencial de citronela ajudou a repelir mosquitos. No entanto, as velas que contêm óleo essencial de citronela foram ineficazes como repelentes de mosquitos.

 Em um relatório de 2011, publicado em Medicina Tropical e Saúde Internacional, os pesquisadores analisaram 11 estudos sobre a eficácia de óleo essencial de citronela  como repelente de mosquitos.
Resultados revelaram que o uso de óleo essencial de citronela em combinação com vanilina (um composto encontrado em grãos de baunilha) pode fornecer até três horas de proteção contra picadas de mosquito.




Efeitos do óleo essencial de citronela em cães:
(Fonte jornal Laszlo- Aromaterapia)

 Uma pesquisa publicada no jornal ‘‘The Veterinary record’’ confirmou a eficácia do uso de coleiras borrifadas com óleo essencial de citronela na redução da coprofagia em cães (distúrbio onde o cão ingere as próprias fezes).

 Vinte e oito cães domésticos com problemas comportamentais de comer as suas próprias fezes foram tratados de duas maneiras. Metade deles usaram uma coleira aromatizada com óleo de citronela e os outros foram tratados com terapia de som (musicoterapia).

Os proprietários relataram uma incidência significativamente menor do problema comportamental durante a primeira semana de ambos os tratamentos. Contudo, nos cães tratados com a terapia de som, posteriormente a incidência de ingestão de fezes aumenta.
O problema foi reduzido mais eficazmente nos cães tratados com a coleira de citronela, que continuou a diminuir o problema durante todo o período de tratamento.

Em outra pesquisa, as coleiras borrifadas frequentemente com óleo de citronela mostraram-se mais eficazes em reduzir latidos do que coleiras de choque. Os donos observaram que o aroma da citronela acalmava os cães, reduzindo o impulso para latir.


Fica a dica!
bjksss

17/02/2014

CABELOS ELÁSTICOS OU POROSOS? QUAL A DIFERENÇA?



Oi pessoal!

Tenho percebido muitas dúvidas nos grupos capilares do facebook, sobre a diferença entre cabelos porosos e elásticos.
Nem todo cabelo poroso é elástico, ou vice-versa. 

Então vamos lá, que vou explicar a diferença...

A aparência e a função da haste do cabelo pode ser afetada tanto pela porosidade como pela sua elasticidade.

Elasticidade, é a capacidade que o cabelo tem, de esticar e voltar ao seu estado normal, sem quebrar. Ela determina a capacidade do cabelo para segurar sua ondulação ou cachos. A elasticidade mantêm as fibras no lugar.

A elasticidade mede a resistência à tração do cabelo. Um cabelo normal (saudável) é capaz de esticar cerca de 1 a 1/3 do seu comprimento original, e capaz de suportar um peso de 100 g, sem quebrar. Uma elasticidade normal, dependente de um córtex saudável.
Um fio de cabelo que tem elasticidade pobre, pode quebrar facilmente, apenas com a aplicação de um produto.
O excesso de químicas é o maior causador da perda de elasticidade capilar. Cabelos elásticos quando molhados, têm aspecto de "emborrachados", e parecem "chiclete".

Teste de elasticidade:
Umedeça um único fio
Estique-o para 50% do seu comprimento original. Se ele voltar ao seu tamanho original sem quebrar, você tem elasticidade normal. Se ele não voltar ao seu comprimento ou se partir, a elasticidade está baixa.

Tratamento e cuidados:

> Se perceber que seu cabelo está elástico, não utilize nenhum tipo de química, nem calor (secadores ou chapinhas).

> Não faça cauterizações (cauterizações utilizam o calor da chapinha)

> Utilize pentes de dentes largos (se for de madeira melhor), para evitar a quebra.

> Não utilize queratina em excesso (muita queratina enrijece o fio, e em cabelos que já estão sem elasticidade, pode acabar piorando em vez de melhorar).
Uma boa opção é usar produtos com ceramidas e/ou colágeno no lugar da queratina, nesta fase crítica.
Dei uma receita de máscara natural reconstrutora aqui.

> Hidrate bastante (mel, babosa, água de coco, etc)

> Faça umectações com óleos vegetais (óleo de pequi é ótima opção nesse caso)

> O D-pantenol também ajuda bastante na hidratação (falei sobre o D-pantenol quaternizado aqui).

> Use shampoos sem sulfatos, ou melhor ainda, faça Co-wash.



Porosidade é a capacidade da haste capilar para absorver a umidade. A porosidade identifica o estado da cutícula do cabelo.

Uma haste capilar saudável é equilibradamente permeável à água e à outras substâncias.
Com as mudanças causadas por químicas, colorações, ou altas temperaturas, a cutícula pode ser tornar mais vulnerável,  fazendo com que os danos possam chegar até o córtex.

Com lesões repetidas, a cutícula pode ser danificada permanentemente, permitindo que a umidade escape, fazendo o cabelo ficar seco, quebradiço, e com pontas duplas.

Sobre os graus de porosidade, teste, e tratamentos, eu já falei aqui.





E o que o cabelo elástico e o cabelo poroso têm em comum? 
A falta de umidade!
Portanto, hidratações e nutrições são muito bem vindas em ambos os casos.


Fica a dica,
bjoooo

14/02/2014

FLÚOR: O VENENO DO DIA-A-DIA


Oi pessoal!

Desde crianças, ouvimos falar que o flúor é bom para os dentes, porque evita a cárie.
Mas o que evita a cárie mesmo, são os cuidados com a higiene bucal e uma alimentação saudável, e sem excessos de açúcar.

E o flúor, pra que serve então?
Serve para um monte de coisas... menos para a sua saúde!

A Universidade de Harvard publicou recentemente uma meta-análise financiada pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), concluindo que as crianças que vivem em áreas com água contendo alto índice de flúor, têm escalas de QI "significativamente inferiores" do que aquelas que vivem em áreas onde o flúor da água é baixo.

Em um relatório de 32 páginas, que pode ser baixado gratuitamente a partir do "Environmental Health Perspectives", um dos pesquisadores, disse:

"Um recente relatório do Conselho de Pesquisa Nacional dos EUA (NRC 2006) 2 concluiu que os efeitos adversos de altas concentrações de flúor na água potável podem ser motivo de preocupação e que a investigação adicional é necessária. O flúor pode causar neuro-toxicidade, incluindo efeitos na aprendizagem e na memória."

Os resultados de 27 estudos publicados ao longo de 22 anos sugerem uma associação inversa entre a alta exposição ao flúor e inteligência das crianças ... Os resultados sugerem que o flúor pode ser um neurotóxico que afeta o desenvolvimento do cérebro, muito mais em crianças do que em adultos.

Estudos relacionam o Flúor à redução do QI e danos cerebrais...

Há muitos estudos científicos que mostram os efeitos tóxicos do flúor no corpo, porém  não há um consenso científico até agora. Apesar das evidências contra ele, o flúor ainda é adicionado a 70 por cento dos abastecimentos público de água potável  norte-americanos.

(e no Brasil, qual será esse percentual?)

O problema, é  que as comunidades médicas (e odontológicas) são extremamente resistentes a aceitar a ligação entre o flúor e o aumento vertiginoso de declínio cognitivo em adultos e problemas de comportamento em crianças (como por exemplo: ADD, ADHD, depressão e deficiência de aprendizagem de todos os tipos).

Na verdade, houveram mais de 23 estudos em humanos que ligam o flúor à danos causados no cérebro.
O flúor também pode aumentar a absorção de manganês, agravando os problemas; pois o manganês na água potável também tem sido associado à diminuição do QI em crianças.


Os efeitos nocivos do flúor, já são conhecidos há meio século...

O mais surpreendente, é que os efeitos nocivos do flúor foram conhecidos por organizações médicas convencionais há mais de meio século. Por exemplo, o Journal of the American Medical Association (JAMA) afirmou em sua edição de 18 de setembro de 1943 que fluoretos são venenos protoplasmáticas gerais que alteram a permeabilidade da membrana celular por certas enzimas. E, um editorial publicado no Journal of the American Dental Association em 1 de outubro de 1944, declarou:

Beber água com o mínimo de 1,2 ppm de flúor pode causar distúrbios de desenvolvimento.
Corre-se o risco de produzir perturbações sistêmicas graves.
As potencialidades de danos superam os benefícios.

  Parte do problema é que é uma toxina acumulativa que, ao longo do tempo, pode levar a problemas de saúde significativos que não são imediatamente ligadas à sobre-exposição do flúor. Em um artigo de 2005, intitulado "O flúor - A Toxic Waste Modern," Lita Lee, Ph.D. escreve:

 "O efeito cumulativo do dano tecidual por flúor, é comumente visto como o envelhecimento (dano do colágeno), erupções cutâneas e acne, distúrbios gastrointestinais, e muitas outras condições, incluindo a osteoporose. O Centro dos EUA para Controle de Doenças e da Fundação Água Segura informou que 30.000 a 50.000 mortes em excesso ocorrem nos Estados Unidos a cada ano, em áreas em que a água contém apenas um ppm de flúor ..."

O Flúor suprime o sistema imunológico: 
O flúor inibe o movimento de células brancas do sangue em 70 por cento, diminuindo assim a sua capacidade de atingir o seu objectivo.
Yiamouyiannis cita 15 referências em seu panfleto, Lifesavers Guia para fluoretação, que os efeitos imunossupressores documento de tão pouco quanto 10 por cento da quantidade de flúor usado em água fluoretada ... efeitos imunossupressores executar a gama, de um frio que não vai embora para o aumento da risco de câncer e outras doenças infecciosas.

Estudos têm demonstrado que a toxicidade do fluoreto pode levar a uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo: 

> Aumento da absorção de chumbo
> Perturbação da síntese de colágeno
>  Hiperatividade e / ou letargia
> Distúrbios musculares
> Doenças da tireóide / Deficiências no funcionamento da tireoide
> Artrite
> Demência
> Fraturas ósseas
> Câncer de osso (osteossarcoma)
>  Dano genético e morte celular
> Aumento da taxa de câncer e tumor
>  Esperma danificado e aumento da infertilidade
> Deficiências no sistema imunológico / Inibição de formação de anticorpos
> Problemas no sistema digestivo
> Problemas no sistema respiratório
> Problemas na circulação sanguínea
> Deficiências no funcionamento dos rins
> Deficiências no funcionamento do fígado
> Degeneração das células cerebrais

Ciência censurada: Flúor relacionado ao Câncer

A investigação à muito esquecida ligando o flúor ao cancro reapareceu num clipe de um filme holandês com o Dr. Dean Burk, que em 1937 foi co-fundador do Instituto Nacional do Cancro dos EUA (NCI) e dirigiu o departamento de citoquímica por mais de 30 anos. Na entrevista gravada, ele compara a fluoretação da água ao “assassinato público”, referindo-se a um estudo que foi feito nas 10 maiores cidades dos Estados Unidos com a fluoretação em comparação com as 10 maiores sem a fluoretação. O estudo demonstrou que as mortes por cancro aumentaram bruscamente em menos de um ano ou dois, após a fluoretação ter começado.
Este e outros estudos que associam o flúor ao cancro foram encomendados pelo governo, mas foram rapidamente "censurados" uma vez que ficou demonstrado que o flúor estava ligado ao aumento do câncer.

Até mesmo os cientistas do EPA  Laboratório Ambiental de Efeitos e Pesquisa têm o flúor classificado como “químico com provas substanciais de neuro-toxicidade de desenvolvimento.”
Além disso, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 41 por cento dos adolescentes norte-americanos têm agora descoloração dental devido ao flúor – manchas pouco atraentes nos dentes que indicam exposição excessiva ao flúor.

De onde vem o flúor que é adicionado nas pastas de dentes e na água canalizada?

Trata-se de um resíduo químico que aparece no fabrico de alumínio, aço, cimento, fosfato e também no fabrico de armas nucleares.
Na verdade, este Flúor é um dos químicos industriais mais cáusticos. O flúor é, por exemplo, a toxina ativa que encontramos no veneno para ratos e no pó para as baratas (que são um dos animais mais resistentes do planeta).


O Flúor que aparece nas pastas de dentes e em outros produtos, chama-se ácido fluorídrico e é utilizado em larga escala na industria para: refinar gasolina com um alto teor de octanas, para fazer flúor carbonetos e Cloro. Flúor Carbonetos são utilizados nos congeladores, ares condicionados, para fazer ecrãs de computador, lâmpadas fluorescentes, semicondutores, plásticos e herbicidas. Este produto químico no estado puro tem a capacidade de corroer a carne até ao osso, danificar os olhos irreversivelmente e destruir os pulmões de forma que as vitimas se afogam nos seus próprios fluidos.

Atualização em 01/03:
Complementando com mais algumas informações dadas pelo nosso amigo e leitor Matheus:
> O flúor foi utilizado por Hitler para manter a população  mais "submissa"; 


> As panelas anti-aderentes contém flúor.

A pergunta que não quer calar: 

Por que há o incentivo ao uso de flúor na dentição de crianças, e a utilização dele em grande escala na maioria das pastas de dentes?

Pelo menos, quando se trata de uma aplicação tópica, existe uma escolha.
Pode-se facilmente comprar uma pasta de dentes e um enxaguatório bucal sem flúor.
Ou mesmo, fazer a nossa própria pasta de dentes saudável como a que eu  faço, e demonstrei aqui. 

Mas mesmo assim, estamos "presos" com o que é colocado na nossa água...

A única solução real para isso, seria o governo deixar a prática "arcaica" de fluoretação da água.
Água pura e limpa é um pré-requisito para a saúde humana.

Algumas maneiras de se desintoxicar do flúor:

Magnésio e Cálcio: O magnésio inibe a absorção de fluoreto para as células, e o cálcio atrai os fluoretos que estão armazenados nos tecidos. Alimentos ricos em ambos (magnésio e cálcio) seria um bom começo para o processo de desintoxicação.

Iodo: tem sido demonstrado clinicamente que o iodo aumenta a excreção urinária de fluoreto de sódio do corpo, mudando-o para a forma de fluoreto de cálcio. Neste processo, o cálcio é perdido, e é importante ingerir alimentos ricos em cálcio. Algas de alta qualidade e vegetais orgânicos de folhas verdes são altamente recomendados para esta finalidade.

Tamarindo: tem sido utilizado medicinalmente pela Medicina Ayurvédica. A polpa da fruta, casca e folhas de chá são convertidos em chás e tinturas, e têm a capacidade de eliminar fluoretos através da urina.

Purificação do fígado:  pode ser eficaz para eliminar os fluoretos e outras toxinas. Existem muitos protocolos, incluindo enemas de café, sucos desintoxicantes, e  limpeza da vesícula biliar, que está ligada à saúde do fígado.

Beber água destilada ou água de osmose reversa

Vitamina C: é útil em qualquer programa de desintoxicação; os melhores alimentos fontes de vitamina C são: frutas orgânicas, frutas cítricas, espargos, abacate, melão, verdes, abacaxi e vegetais crucíferos, como brócolis, repolho, couve e espinafre.

Argila bentonítica: Ingeridas ou usadas externamente, ajuda na saúde em geral e na remoção de flúor do organismo.
Falei sobre a bentonita aqui.

A única garantia total de você estar limitando sua ingestão de flúor é tendo um estilo de vida saudável, que inclui água potável "limpa", produtos orgânicos, e exercício físico. Lembre-se, a melhor defesa (às vezes) é um bom ataque - ou seja, tomar medidas hoje, para se proteger de danos amanhã. 


Fontes:

http://2012indyinfo.com/2013/12/03/banoosh-harvard-study-confirms-fluoride-reduces-childrens-iq/

http://banoosh.com/blog/2013/10/29/harvard-study-confirms-fluoride-reduces-childrens-iq/

http://www.naturalhealth365.com/dangerous_chemicals/fluoride-poison.html

http://fluoridealert.org/articles/wastenot414/

http://www.tupodes.pt/blog/saber/fluor-1/


Fica a dica!
Bjsss


12/02/2014

ÓLEO DE COPAÍBA PARA PROBLEMAS DE PELE



 Oi pessoal!

O óleo de copaíba é um dos meus aromas preferidos. Ele tem aquele cheirinho de madeira nova, sabe?
Há que não goste, e ache forte... mas eu adoro!!
E pesquisando sobre ele, descobri que além do aroma gostoso, ele tem muitos outros benefícios para a pele e para a saúde... vejam só:

 O Óleo de Copaíba é uma resina extraída de uma árvore de 20 a 30 metros de altura, encontrada na Amazônia peruana e brasileira. Esta resina é utilizada para fazer o óleo essencial de copaíba.
 (outros nomes para esta planta são: Capaúba, Copal, Copa-uva, cupiúba, Jatobá mirim, Marimari, ou Óleo-branco).

O Óleo de Copaíba foi descoberto mundialmente no século 17, quando era conhecido como bálsamo dos Jesuítas (porque tinha sido trazido de volta do Novo Mundo pelos jesuítas).
E foi muito utilizado como preparação tópica para aplicação em tratamentos de condições da pele.

A Copaíba é a fonte vegetal de um produto químico chamado cariofileno, que possui poderoso efeito anti-inflamatório, além de ser  grande cicatrizante e desintoxicante.

O seu uso em problemas de pele se espalhou pelo mundo, e sua aplicação sobre a pele com massagens (como óleo carreador, ou misturado em outro óleo quando for a resina pura), ajuda a ativar a circulação sanguínea, resultando em uma grande ajuda na melhora da circulação.




Alguns dos benefícios mais populares do óleo de copaíba incluem:

Anti-inflamatório: O óleo de copaíba é um poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural. Se comparado ao diclofenato de sódio (ex: medicamento Cataflan), ele se mostra duas vezes mais eficiente que este medicamento, em sua ação anti-inflamatória.

Alívio da dor: O óleo de copaíba é um excelente analgésico. Basta fazer uma massagem na parte do corpo onde você sente dor. Alivia a dor ciática.

Remoção de celulite: A massagem regular com óleo de copaíba pode ajudar a eliminar a celulite.

Remoção de manchas na pele: O uso regular do óleo de copaíba pode ajudar a clarear manchas na pele, e reduzir as suas dimensões. Uma boa opção é misturar com o óleo de Rosa-mosqueta .

Elasticidade da pele: O óleo de copaíba tornou-se muito popular devido a seus benefícios para a pele. Aplicá-lo no rosto, ajuda a regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele.

Diminui cicatrizes e estrias: Usando o óleo de copaíba regularmente sobre a pele, pode ajudar a remover cicatrizes e outras marcas, inclusive estrias. Para as mulheres que acabaram de ter bebê, o óleo de copaíba é uma ótima opção.

Hidratação: O óleo de copaíba possui capacidade de acalmar e amaciar a pele, resultado de seu alto teor de ácidos graxos essenciais.

Condições de pele: O Óleo de copaíba é o melhor aliado para manter a pele livre de condições, tornando-se ideal para aplicação em problemas de pele, incluindo acne, dermatite, psoríase, infecções fúngicas (impingem, pitiríase, micoses), eczema, erupções cutâneas, herpes, picadas de insetos, lesões,  urticárias, feridas e furúnculos.

Vírus HPV: O óleo de copaíba tem sido utilizado contra o vírus HPV, principal causador do câncer do colo do útero, e o Mal de Chagas (que provoca lesões no tecido do coração e dos órgãos do aparelho digestivo).

Hemorroidas, cistite, infecções vaginais: O óleo de copaíba que tem sido tradicionalmente usado para fazer banhos de assento. É particularmente apropriado para aliviar a dor ou ardor causado por problemas de hemorroidas, cistite, infecções vaginais, com excelentes resultados.

Problemas do trato respiratório:  o óleo de copaíba atua como um expectorante, e ajudar a aliviar problemas respiratórios como bronquite.
Um remédio tradicional para dor de garganta, envolve tomar quatro gotas de óleo de copaíba misturado com uma colher de mel. Suas propriedades antissépticas também favorecem um gargarejo eficaz para aliviar dores de garganta e amigdalite.

Câncer:  Uma substância chamada hyrtiosalsintetizada a partir do óleo de copaíba, pode ser uma das mais novas esperanças contra o câncer. O hyrtiosal tem a capacidade de agir contra células cancerígenas, especialmente as responsáveis pelo câncer de ovário, próstata, rins, cólon, pulmão, mama e inclusive leucemia.

Enfim, o Óleo de copaíba é um dos óleos mais terapêuticos. São tantas as suas propriedades terapêuticas, e utilizações para a saúde, que a copaíba acabou se tornando uma planta consagrada pela medicina popular. 

A sua capacidade de acalmar e amaciar a pele, juntamente com suas poderosas propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, faz com que o óleo de copaíba seja amplamente utilizado como ingrediente em produtos cosméticos.

Para os cabelos, o óleo de copaíba equilibra a oleosidade e trata micoses do couro cabeludo, caspa, seborreia, queda capilar, protege a cor dos cabelos tingidos, dá brilho, é emoliente e condicionador.


E depois dessa pesquisa, eu não perdi tempo... produzi algumas linhas de sabonetes com óleo de Copaíba!
Venha conhecê-los: http://www.sementesdegaiasaboaria.com/


Fica a dica!
Bjsssss

10/02/2014

FAZENDO SHAMPOO NATURAL CASEIRO: PASSO A PASSO (VÍDEO)


Oi galeraaa!!

Eu já tinha dado algumas receitas de shampoo caseiro, mas resolvi  fazer um vídeo pra mostrar melhor o passo a passo da receita...

A receita é básica. A partir dela, você pode criar um shampoo próprio para o seu tipo de cabelo, bastando trocar os aditivos.

Alôooo galera do "Low-Poo"!! Essa dica é boa pra vocês, hein!!!
E pra quem não pratica Low-poo, mas também curte shampoo sem-sulfatos, esse é "tudibom"!

No vídeo vocês já viram o passo a passo de como fazer o shampoo caseiro, e como é simples!

Então aqui vai a receita por escrito:

Você vai precisar de:

> 1 barra Sabão Castela 100g (80 a 100%) - Também serve qualquer sabonete artesanal natural, desde que não contenha argila, e seja rico em óleos vegetais.

> 200 ml de água desmineralizada ou destilada

> Erva de sua preferência para fazer o chá (ou se quiser pode fazer chá de cravo, canela, alho, etc...)

> Extrato glicólico de Aloe Vera (20 ml) - Ou outro extrato de sua preferência.
Aloe vera é bom para qualquer tipo de cabelo. Hidrata e regenera.

> Mel puro (1 colher de chá) - falei dos benefícios do mel para os cabelos aqui.

> Ácido cítrico ( 2g) - ajuda a estabilizar o pH e é conservante.

> Óleo essencial de Melaleuca (25 gotas) - dá brilho e é antibacteriano e fungicida

> Óleo essencial de sua preferência (30 a 50 gotas)
Escolha o óleo essencial para o seu tipo de cabelo aqui.

> Um frasco esterilizado e seco para armazenar o shampoo (de preferência escuro, para a proteção da luz)

OBS: Caso você utilize óleos ou manteigas, pode acrescentar óleoresina de alecrim e Vitamina E oleosa (Acetato de tocoferol), para servirem como antioxidantes (1 grama de cada)

Lembre-se de agitar sempre antes de usar, e deixar longe da luz solar.


Bjoooo

06/02/2014

SABOARIA ARTESANAL 100% NATURAL - INAUGURAÇÃO + SORTEIO


Oi galeraaa!!!

Hoje, trago uma novidade!! \0/

Quem me acompanha, sabe que ano passado fiz um curso de saboaria; e depois de meses de testes, e quase 40 lotes produzidos, chegou o momento de inaugurar a minha loja virtual!

Apresento-lhes:
http://www.sementesdegaiasaboaria.com/
(clique na imagem para visitar a loja)
Os  sabonetes "Sementes de Gaia" são produzidos pelo método a frio (Cold Process).
Meu objetivo é oferecer sabonetes terapêuticos de qualidade, 100% naturais, sem nenhum componente sintético, livre de conservantes químicos tóxicos, e totalmente biodegradáveis.
(quem me conhece, sabe como sou com relação à isso...rs)


Estou produzindo linhas para todos os tipos de pele (ressecadas, oleosas, sensíveis, acneicas...), shampoos em barra (ideal para No-low Poo), linha exclusiva para pets, além do sabão de Castela 80%, benéfico para várias condições dermatológicas (conheça os benefícios do Sabão de Castela aqui).

Sempre assegurando os devidos cuidados para a hidratação e saúde da pele. 

Todas as linhas são produzidas com matérias primas 100% naturais, tais como: 
- óleos vegetais puros
- manteigas vegetais
- extratos naturais
- argilas
- conservantes naturais 
- pigmentos naturais 
- óleos essenciais (amo!), que além de terapêuticos, perfumam suavemente o sabão, com o aroma natural das plantas.

Não utilizo bases prontas!!
Os sabonetes são  produzidos do "zero", totalmente à mão!

São carimbados, etiquetados, e embalados um a um, e todos os lotes são devidamente testados por mim, e minha família!

Tudo feito com muito prazer e carinho! Podem ter certeza disso! <3

A produção é feita em pequenos lotes, e esses lotes variam entre 10 a 20 unidades.
Por isso, é importante que antes da compra o cliente entre em contato, através do suporte da loja ou do email, pra saber se o produto ainda está disponível em estoque.

Agora, todos estão convidados à visitar a fan page da saboaria, para conhecer os meu bebês cheirosos!  E se gostarem, podem curtir, tá? hehehe

E é claaaaro, que não poderia faltar um sorteio
na nossa inauguração, né!   Uhuuuu \0/


Serão 6 sabonetes para 1 ganhador(a):
1 Sabonete Castela 80% (resenha aqui)
1 Sabonete de Capim Limão
1 Sabonete de Própolis
1 Sabonete Baby
1 Sabonete de Cravo
1 Sabonete Citronela


Para participar é necessário:
> Ser residente no Brasil
> Curtir a fan page da Saboaria aqui
> Compartilhar o sorteio no seu facebook, através da fanpage (aqui)
> Preencher o formulário abaixo

Obs: Só vale 1 inscrição para cada pessoa, e todas as regras deverão ser cumpridas, caso contrário, a inscrição será inválida.


As inscrições começam hoje (06/02) 
e o sorteio será no dia 28 de fevereiro!

Boa sorteeee!

GOJI BERRY: A FRUTA DOS ATLETAS



Oi pessoal!

Já ouviram falar em Goji Berry?
Esta frutinha vem conquistando cada vez mais espaço nas dietas dos atletas, pois além de ser riquíssima em nutrientes, é muito pouco calórica.
Vamos conhecer essa super-fruta melhor...

Goji (ou Goji Berry - Bagas de Goji), também conhecido como Wolfberry, é uma pequena fruta da planta chamada "Lycium barbarmum".

Esta planta é nativa das regiões do Himalaia, Tibet, Nepal e algumas áreas do norte e sul da China.

 Na China, a baga de Goji é muito popular, e tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa  há mais de 2000 anos, como um tônico geral da saúde, para tratar uma variedade de doenças, e promover a longevidade.

Goji na performance atlética:

Estas bagas são comumente conhecidas por seus benefícios na performance atlética, que incluem o aumento do consumo máximo de oxigênio,  e diminuição da fadiga para uma melhor resistência. 

Sabe-se que ao estimular o hormônio do crescimento humano (HGH), aumenta a produção de massa muscular, reduz a gordura corporal, melhora o sono, melhora a memória, aumenta a libido sexual, e permite que você envelheça melhor.

Os principais suplementos para a produção do hormônio do crescimento são: 
 > magnésio, zinco e vitamina B6.
O magnésio ajuda ao relaxamento muscular e promove um melhor sono, o que ajuda a produzir o hormonio do crescimento humano.
O zinco ajuda a aumentar a produção das enzimas que produzem o hormônio.
A vitamina B6 ajuda o corpo a manter os seus níveis de magnésio e zinco, que se perdem com facilidade durante o exercício intenso, o que resulta em fadiga.

Tomar estes suplementos à noite ajudará a impulsionar a produção do hormônio do crescimento humano durante o sono.

* Os aminoácidos, presentes nos frutos secos e sementes, ajudam a aumentar a produção de hormônio do crescimento humano. 

As bagas de goji  contém 18 aminoácidos, incluindo os 8 aminoácidos essenciais 21 minerais, como: zinco, ferro, cálcio, selênio e fósforo, e uma série de vitaminas do complexo B.

Goji e a diminuição da fadiga muscular:

As bagas de goji  aumentam a produção, e a atividade de uma enzima chamada lactato desidrogenase.
A razão dos músculos se sentirem cansados durante um exercício, é porque há um acúmulo de ácido láctico nos músculos, o que faz reduzir o fluxo de oxigênio, causando a fadiga muscular.

A enzima Lactato desidrogenase "quebra" o ácido láctico, evitando o cansaço contínuo dos músculos.
Assim, o aumento da atividade desta enzima, faz aumentar o tempo que os  músculos levam para se cansar, melhorando a resistência física,  e resistência muscular.
Goji berries também melhora a circulação sanguínea e o consumo de oxigênio, permitindo que os músculos e células do cérebro tenham mais energia em momentos de stress.

Assim como outras frutas como amoras e açaí, a Goji berries também é cheia de antioxidantes que melhoram o funcionamento do fígado e reduzem o tempo que leva para consertar o DNA danificado causado pelo estresse.
Portanto, esta fruta além de melhorar a qualidade da dieta e melhorar a saúde, também melhora o desempenho atlético.

Goji na saúde:



Goji berry tornou-se bastante popular no mundo ocidental nas últimas décadas, pelo seu alto poder antioxidante, e pelas seguintes características:


> Contém numerosos fitoquímicos antioxidantes, que trazem poderosos benefícios para a saúde.
É rico em carotenóides: beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) , beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina (protetor dos olhos) e licopeno .O goji possui a maior fonte de carotenóides.

> Contém 18 aminoácidos, incluindo os 8 aminoácidos essenciais;. 21 minerais, como: zinco, ferro, cálcio, selênio e fósforo,e  incluindo germânio (considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena), e uma série de vitaminas do complexo B.
Uma porção de 3 gramas de bagas de goji secas contém 1.600 mg de potássio (quatro vezes o potássio na banana).

> Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta (mais vitamina C do que as laranjas).

> Contém os seguintes  fitonutrientes:

- Beta-sisterol, com função anti-inflamatória, que ajuda também equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.

- Solavetivone, - anti-fúngico e antibacteriano.

- Cyperone, um que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea. O  Cyperone  tem propriedades de combate do câncer, ajuda a prevenir o câncer de colo do útero, é saudável para o coração, e reduz a pressão arterial.

- Fisalina, usado nos transtornos da hepatite B.

- Betaína, usado pelo fígado para produzir colina. A betaína ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos, e protege a célula em nível de DNA. Também pode ajudar no crescimento muscular, melhorar a memória, proporcionar um efeito calmante e ajudar a quebrar as gorduras armazenadas no fígado.

> Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios (hormonas) e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso,  incluindo o ácido linoleico e ácido alfa-linolênico.

> Capaz de fortalecer o sistema imunológico e aumentar a capacidade do seu corpo para resistir à doença (rica fonte de vitamina C e zinco) . Este benefício é proporcionado por compostos de carboidratos únicas no goji berry conhecido como polissacarídeos .

> É rico em fibras - contém até 7 g de fibra por porção.



Estudos medicinais recentes comprovaram os benefícios do Goji para a saúde, incluindo os tratamentos de diabetes, problemas de tireoide, aterosclerose, hipertensão arterial, estresse oxidativo, danos no fígado, câncer, degeneração da visão, tratamento de infertilidade e disfunção sexual. 
Além de  agir como um impulsionador do sistema imunológico, essa fruta possui ação analgésica, anti-bacteriana, anti-inflamatória e anti-angiogênica.

Como consumir goji berry:

No oriente, as goji berries são consumidas cruas, ou em chás, adicionadas à sopas chinesas, ou como extratos líquidos.

As bagas desidratadas são pequenas, de cor vermelha-alaranjada, semelhante ao tamanho e textura das passas que comemos

Aqui  no Brasil é mais fácil de encontrar o goji berry em forma seca, ou em cápsulas.
A versão seca (desidratada), acha-se em lojas de produtos naturais. Já as cápsulas, podem ser encontradas em farmácias de manipulação, ou lojas que vendam suplementos importados ou produtos chineses.

 Lembrando que se for consumida em forma desidratada, deve-se consumir bastante água, devido ao seu grande teor em fibras.

Nutricionistas recomendam a ingestão diária de 15 a 45 gramas de goji, ou 120 ml do seu suco.



Fica a dica!
Bjoooo