29/11/2013

DEMAQUILANTE NATURAL PARA PELE OLEOSA E ACNEICA



Oi galera!

Essa dica é especialmente para quem tem pele oleosa ou com acne, e procura
por um demaquilante natural e saudável...

É muito simples...

Você só precisa de 2 ingredientes:

> 30ml do óleo vegetal de rosa mosqueta (ou argan se for muiiiiito oleosa).  
> 6 gotas de óleo essencial de Tea tree (melaleuca)

O Óleo de rosa mosqueta é um rejuvenescedor natural, e já falei detalhes dele aqui.

O Óleo essencial de Tea Tree (melaleuca) é o "meu tudo",  é só amor eu e ele! <3...
também já falei dele aqui.

Além de proporcionar um ótimo demaquilante natural, esta combinação irá ajudar a amenizar a inflamação das temidas acnes.

Como fazer: Acrescente as gotas do óleo essencial de Tea Tree no frasco de óleo vegetal.
Agite para misturar. (muito difícil isso, né? rs)

Como usar: Coloque algumas gotinhas no algodão e passe na região que está com a maquiagem.
Ele retira até as makes mais pesadas (inclusive à prova d’água), de forma eficiente e sem agredir a pele.
Além disso, hidrata (sem deixar a pele oleosa) e regenera profundamente a pele, deixando-a com vitalidade e renovada. Não tem contra indicações!

E vôticontá.... isso reeeeendeeeeeee uma eternidade! =D

Bom, né?

OBS: Uma atualização bem lembrada, da nossa querida leitora Laura:
O óleo de rosa mosqueta é fotossensível, ou seja, não deve ser exposto ao sol, pois pode ocasionar manchas ou queimaduras. Então utilize-o com cuidado, e de preferência à noite, lembrando de pela manhã tirá-lo e proteger a pele antes de sair.

Fica mais essa dica natureba, livre de químicas.
Bjksssss!!!


Fonte: Harmonie aromaterapia


27/11/2013

ÓLEO DE NEEM - O ÓLEO MULTIUSO




Oi galera!

Apesar do Óleo de Neem ainda não ser tão popular no ocidente, no oriente ele já vem sendo utilizado há séculos. É um óleo extremamente valorizado na Índia, e  largamente utilizado na medicina ayurveda, a medicina mais antiga do mundo.

A árvore de Neem (ou Nim) é nativa das regiões mais secas da Índia, Sudeste da Ásia, e partes da África.
Seu nome científico é Azadirachta indica, da família das Maliaceas, e também é conhecida como "Amargosa".

É uma planta que pertence à família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Seus galhos formam coroas de até 5 m de diâmetro. Produz frutos que têm formatos de azeitonas.

Todas as partes da árvore de neem são aproveitadas:  casca, folhas, galhos, frutos, sementes, e óleo. E todas elas possuem qualidades medicinais.



O Neem tem diversas aplicações: 

> Na produção de adubos e no controle de pragas:
 É utilizado como um praguicida que combate bactérias e mais de 200 espécies de insetos, inclusive  pragas baratas, traças, pulgões, piolhos, gafanhotos, óbolos e mosquitos.
Não é tóxico para a humanidade e nem para animais domésticos e insetos benéficos, nem ao meio ambiente. Por isso é utilizado como um fungicida para proteger colheitas. A árvore de Neem é provavelmente  a  única, e a melhor fonte de bio-pesticida existente.
> Como pesticida de jardim - Misture o Neem com sabão de castela e água, e pulverize sobre as plantas infestadas, conforme necessário. O spray vai sufocar os inseto, e irá repelir outros insetos.
> Repelente: use em loção para impedir insetos e mosquitos.


> Na medicina e cosmética:
Estudos científicos têm demonstrado que o Neem tem propriedades:
- Antivirótico
- Anti-fúngico
- Antibacteriano (bom contra Estafilococo e Clostridia). 
- Analgésico
- Anti-inflamatório
- Antimicrobiano
- Anti-helmíntico 
- Antiemético 
- Anti-séptica 
- Febrífugo 
- Hipoglicêmico 
- Imunoestimulante 
- Pediculicida, espermicida 
- Vermífugo.

Utilizações na Medicina:

> O banho da erva é usado para catapora, erupções cutâneas e feridas. 
> O óleo ou o suco de folhas é aplicado a febre e eczemas:
O Eczema tem origem genética, e é uma condição inflamatória da pele muito comum, caracterizada por extrema irritação, secura, vermelhidão,e comichão. A pele pode inflamar, rachar e como consequência, causar infecções secundárias.

O óleo de Neem pode aliviar os sintomas de eczemas, devido à sua capacidade de reduzir a inflamação e curar abrasões.
Isto acontece devido ao Neem possuir dois compostos anti-inflamatórios, chamados nimbidin e nimbin, que ajudam a aliviar o inchaço e vermelhidão, e outro composto, que é a quercetina, a qual é bem conhecida como um composto que suporta a capacidade do corpo de responder à inflamação, inibindo a liberação de histamina e outros irritantes.

Os dermatologistas  costumam recomendar emolientes para eczemas. Substâncias que preencham as lacunas e fissuras na pele, evitam a perda de umidade e restauram a barreira protetora.

Tendo o Neem  elevado teor em ácidos graxos essenciais e vitamina E, ele pode rapidamente penetrar as camadas exteriores da pele, sendo extremamente eficaz na cicatrização da pele seca e danificada. Suas fortes propriedades anti-sépticas também ajudam a proteger a pele de bactérias e infecções secundárias.

Dica: esfoliar e remover as células mortas da pele e re-hidratar com óleo de Neem.

> A decocção da casca é aplicada a hemorróidas. 
> Os ramos são usados como escovas de dente prevenir doença de goma, tratar gengivite e prevenir a formação de placa bacteriana. 
> As folhas são usadas em pomadas e sabões para tratar acne, pé-de-atleta e lombriga. 
> O óleo de Neem e a seiva são usadas em tratamentos de lepra e sarna. 
 Em cortes - misture algumas gotas na sua pomada de cicatrização.
>Tratar fungo de unha, micose, e pé de atleta:
Fungo de unha, micose e pé de atleta, são  infecções fúngicas comuns da pele. Neem é uma excelente alternativa natural para tratá-los.

Gedunin e nimbidol, são compostos encontrados nas folhas da árvore neem, que são agentes anti-fúngicos potentes, e destroem fungos que causam o pé de atleta, micose e fungos nas unhas. Estudos comprovaram que o Neem pode acabar com 14 tipos de fungos de pele.

Dica: Aplicar óleo de Neem nas áreas afetadas para ajudar a limpar e proteger.
Se você é propenso a infecções fúngicas da pele, usar o óleo de Neem  diariamente vai ajudar a prevenir futuras infecções.

> A folha de neem é um poderoso suplemento de ervas que fortalece o sistema imunológico em geral, ajuda com parasitas intestinais, ajuda o intestino, estimula a função hepática.




Utilizações na cosmética:
Devido a estas propriedades, o Neem é bastante utilizado em muitos produtos de higiene pessoal, tais como: sabonetes, pasta de dentes, produtos capilares, e produtos para os cuidados da pele, entre outros...
Quando a Nim é acrescentada a produtos cosméticos, pode ajudar a preservar tais produtos e beneficiar a pele em geral. 

Dentre os principais benefícios do óleo de Neem para a pele, podemos citar:

Ação Anti-aging:
O Óleo de Neem possui propriedades hidratantes, e é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E. Contém altos níveis de antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos ambientais; e carotenóides (semelhante ao caroteno) que ajudam a defender a pele contra os radicais livres.

Além disso, é facilmente absorvido pela pele, sem deixar a pele gordurosa. Auxilia no rejuvenescimento celular, e restaura a elasticidade cutânea.


Quando usado regularmente, suaviza linhas finas e rugas, ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento.
A saturação de antioxidantes e vitamina E, ajuda a restaurar o brilho à pele seca e danificada.

Dica de uso:  Todas as noites, após a limpeza do rosto, aplicar óleo de neem misturado com óleo de jojoba na face e pescoço, massageando com a ponta dos dedos.

Acne:
Óleo de Neem é ideal para peles propensas a acne, pois ajuda a acalmar a irritação e inflamação. Elimina as espinhas, e remove as bactérias da superfície da pele.
O alto teor de ácido graxo no óleo de Neem,  previne e trata cicatrizes de acne. Não é comedogênico (não obstrui os poros).

Dica de uso: Aplicar máscara de argila verde com algumas gotas de óleo de neem 1 vez por semana. Adicionar ao sabonete líquido que você usa para a limpeza do rosto, pois ele vai ajudar com suas propriedades bacterianas.

Cabelos:
O óleo de Neem é usado como condicionador de cabelo, além de tratar caspa, seborreia e irritações do couro cabeludo. 

Dica de uso: Massageie o couro cabeludo com óleo de neem misturado com azeite de oliva. Deixe uma hora, e depois lave com shampoo.

Banho:
Adicionar ao sabonete líquido para propriedades antibacterianas.



Utilização na veterinária:

O óleo de Neem para cães e gatos: 



Um Shampoo ou sabonete com óleo de Neem,  mantém pulgas, carrapatos, ácaros da sarna e quaisquer outros insetos  irritantes que picam, à distância.
E ainda promove um revestimento brilhante ao pelo e deixa a pele saudável .
Também é usado para tratar verminoses.

Dicas de uso para afugentar pulgas e carrapatos:
- Adicionar óleo de neem ao shampoo do seu fofuxo, ou usar sabonete de neem.
- Pulverizar spray de neem sobre os pelos


O aroma e sabor do óleo de Neem:
Esse eu posso falar por experiência própria... lembram que eu visitei a empresa VERIS? (Se não viu, veja aqui)
Lá eu pude experimentar o óleo de Neem puro. Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeee, ele faz bem juz ao apelido que ganhou sua árvore: "Amargosa"! Aliás, amargo é pouco pra expressar a sensação... foi preciso beber alguns copos d'água após experimentá-lo.

O aroma também é muito intenso. Tem gente que acha horrível, mas até que não achei nada tão terrível assim... me lembrou cheiro de tempero. Mas com certeza, não rola usar ele puro nos cabelitchos ou na pele. Bom sempre misturar com outro óleo nesse caso.




Uso Interno:
O Neem é considerado uma planta segura, e tem uma história longa de utilização medicinal, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.

Para informações mais detalhadas sobre utilização do Neem  acesse abaixo o link do Ebook da Universidade Estadual de Maringá:
 EBOOK UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ   (fonte: viveiroparaná.com.br)


E que tal usar sabonetes e shampoos em barra, 100% naturais, feitos com óleo de Neem?
(Temos também sabonetes com óleo de neem para pets)

Sabonete Neem e própolis

Shampoo Neem  e melaleuca


Fica a dica!
Bjoooooo!


26/11/2013

RECEITA CASEIRA DE MÁSCARA HIDRATANTE


Oi galera!

A dica de hoje é uma receitinha básica, muito prática (adoro!) e muito eficaz. Ela hidrata bem, restaura, e elimina frizz.

Você vai precisar de:
- 1 copo de iogurte natural (sem sabor)
- 4 colheres de sopa de Mel (puro)
- 1 colherzinha (de cafézinho) de Canela em pó (ou 5 gotas de óleo essencial de canela)
- 2 colheres de sopa de Óleo de abacate (ou outro óleo vegetal de sua preferência)


Coloque tudo numa vasilha e misture bem (pode ser com mix ou com um fuê).
Aplique com pincel nos cabelos limpos e úmidos, cubra com um plástico filme, e pause por no mínimo 30 minutos.
Retire com água morna, e condicione se achar necessário.



E se sobrar?

Se sobrar, você ainda aproveita para fazer uma ótima máscara facial hidratante e vitalizadora! Basta apenas acrescentar argila (ou aveia) na quantidade suficiente até formar uma pasta leve, e aplicar no rosto limpo. Deixe por 20 minutos ou até secar. Enxágue com água morna.

Simples assim!!
Faz, e me conta!

Bjoooooooooo


25/11/2013

SURFACTANTES E SULFATOS - RUIM PARA OS CABELOS E UM PERIGO À SAÚDE



Oi pessoal!

Atualmente fala-se muito em shampoo sem sulfatos, visto que shampoo com sulfatos podem ressecar e danificar os fios dos cabelos a longo prazo. Até mesmo as indústrias cosméticas vem aumentando cada vez mais a produção de linhas sulfate-free, utilizando substitutos "menos agressivos" para o Lauril Sulfato de Sódio, o principal vilão da história.

Só que os "prejuízos" causados pelos surfactantes, especialmente o Lauril Sulfato de sódio, vão muito além de cuidados capilares... e é de saúde que eu estou falando...

Surfactantes são produtos químicos que agem como emulsificantes (removem a gordura), e proporcionam espuma em vários produtos cosméticos, produtos de limpeza, e de higiene pessoal, entre outros, tais como:
- Sabonetes,
- Shampoos,
- Cremes dentais, 
- Removedores de maquiagem, 
- Géis, 
- Sais de banho,
- Banhos de espuma,
- Creme de barbear
- Rímel
- Desinfetante bucal
- Produtos de limpeza de pele
- Loções hidratantes
- Protetores Solar
- Algumas Aspirinas,
- Sabão líquido
- Detergentes,
- Sabão em pó
- Removedores de manchas
- Limpador de carpete
- Cola de tecido , etc...

O surfactante mais utilizado pelas indústrias é o Lauril sulfato de sódio, que é uma combinação de ácido sulfúrico, éster monododecil, e sal de sódio misturados, para criar um detergente com excelentes propriedades de formação de espuma. 

Outros nomes do lauril sulfato de sódio:
- SLS (abreviação)
- Monolauril sulfato de sódio; 
- Monododecil sulfato de sódio; 
- Dodecanosulfato de sódio; 
- Sal de sódio,
- Álcool dodecílico
- Hidrogenosulfato (Sulfato de hidrogênio) 
- N-dodecil sulfato de sódio; 
- Sal de sódio do éster monododecílico do ácido sulfúrico;



Outros componentes semelhantes ao  Lauril Sulfato de sódio:
Lauril Sulfato de Amônio,
Lauril éter sulfato de sódio, 
Lauril sulfato de amônio,
Lauril éter sulfato de amônio,
Sodium C14-16 olefina sulfonato,
Alquil Sulfato de Sódio,
Alquil Benzeno Sulfonato,
TEA-dodecilbenzeno,
Sodium C12-15 Alquil sulfato,
sódio Dodecyl Sulfonate.

Surfactantes considerados "mais suaves": 
Dissodium Laureth Sulfosuccinate,
Cocamidopropyl Betaine,
Sodium Lauroyl Sarcosinate,
Lauryl Glucoside.

Um momento de reflexão (conversando com meus botões):
São suaves até que ponto??? Sinceramente, eu questiono isso... porque na verdade, todos são detergentes com função de retirar a oleosidade. Uns mais, outros menos... mas daí a dizer que são saudáveis, é outra história...
Portanto, quando um shampoo menciona  não ter sulfato, mas possui um surfactante considerado "leve", não quer dizer que não possua NENHUM risco à saúde...
Não adianta... química é química...  sempre vai ter algum efeito de menor ou maior intensidade, mas vai.


Alguns efeitos colaterais causados pelos surfactantes:

Irritação da pele

Surfactantes como o lauril sulfato de sódio, encontrado nos nossos shampoos e sabonetes, é exatamente o mesmo detergente usado em  lavagem de carros, e que são utilizados para dissolver graxas em motores de automóveis.
E é isso que ele também faz na nossa pele: dissolve os óleos naturais, causando o ressecamento ,causando irritações, e permitindo acesso de agentes contaminantes nas camadas mais internas e sensíveis da pele.

Um relatório publicado no Jornal do Colégio Americano de Toxicologia (Órgão internacional de pesquisas que estudam os efeitos nocivos de substâncias em sistemas biológicos) em 1983, mostrou que concentrações baixas de surfactantes como 0,5% podem causar irritação na pele; e concentrações de 10-30% podem causar corrosão da pele e irritação grave.

 Muitos produtos de higiene pessoal contêm lauril sulfato de sódio. E alguns sabões têm concentrações de até 30%, o que o relatório ato chamado "altamente irritante e perigoso".

Os Shampoos estão entre os produtos mais frequentemente relatados ao FDA (órgão governamental dos Estados Unidos, responsável pelo controle dos alimentos, tanto humano como animal, suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano).   
Os relatórios incluem irritação nos olhos, irritação do couro cabeludo, inchaço das mãos, rosto e braços. A principal causa destes problemas é o lauril sulfato de sódio.




Desequilíbrio hormonal

O fator mais preocupante, é que os surfactantes são absorvidos pelo organismo quando aplicados à pele.  Uma vez absorvido pelo corpo, a molécula de lauril sulfato de sódio (SLS) se liga à receptores de estrogênio, que imita os efeitos da hormona em vários sistemas do corpo. O estrogênio é um hormônio encontrado em homens e mulheres.

Isto tem muitas implicações, e pode ser responsável por uma variedade de problemas de saúde que envolvem os níveis de estrogênio, como TPM , sintomas da menopausa, queda da fertilidade masculina, aumento de câncer de mama, etc.

O resultado disso é o caos hormonal. O corpo já não pode controlar os próprios níveis de estrogênio (pois ele não sabe a diferença entre estrógeno, endógeno e SLS) e, portanto, perde o controle de muitas funções endócrinas normais (hormonais) .

Nos homens, cujos nível de estrogênio é normalmente muito baixo, este aumento maciço provoca aumento da mama, redução dos níveis de hormônios masculinos e uma queda acentuada tanto na contagem de espermatozóides, quanto na motilidade espermática (capacidade do esperma para fertilizar um óvulo). Confusão de gênero também pode estar relacionada com os níveis de SLS, seja no próprio homem ou de sua mãe durante a gestação.

Nas mulheres , o sistema reprodutivo, que é totalmente controlado por estrogênio e progesterona, fica totalmente alterado. Mudando rapidamente os níveis de estrogênio e seus efeitos sobre os níveis de progesterona significa que o corpo está totalmente confuso, levando a problemas menstruais, sintomas da menopausa e, potencialmente, a infertilidade.

OBS: Isso também acontece com a utilização de produtos com parabenos (veja aqui)



Desnaturação de proteínas

Nossas células são feitas a partir de proteínas. O desenvolvimento dessas células é estritamente regulada pelos processos reprodutivos das mesmas, que estão continuamente no trabalho de remover as células danificadas e velhas e substituí-las por células novas saudáveis. Praticamente todas as células do corpo são substituídas pelo menos a cada sete anos.

O SLS exerce os seus efeitos sobre as proteínas através da formação de uma ponte química entre as partes solúveis em água e solúveis em gordura, da molécula de proteína (desnaturação). Isso atrapalha as forças hidrofóbicas necessárias para manter a estrutura da proteína, e a molécula entra em colapso, perdendo suas propriedades e tornando-o inútil. Este efeito é  irreversível.
.
Quando as proteínas existentes são danificadas, as construções de novas células podem ser interrompidas. É exatamente esse tipo de atividade que pode levar a estágios iniciais de câncer de pele.

Na pele, este processo pode ser tão grave, que podem separar-se as camadas da pele e inflamam devido às suas (SLS) de propriedades da proteína desnaturante.



Carcinogenicidade

Independentemente de seu potencial para causar doenças pré-cancerosas por desnaturação de proteínas, os efeitos do SLS  imitando o estrogênio também oferece um enorme potencial para causar câncer.
Sabe-se que muitos tipos de câncer, inclusive de mama e câncer de ovário estão diretamente relacionados com os níveis de estrogênio, na verdade algumas células cancerosas realmente secretam seu próprio estrogênio, o que contribui para o crescimento do tumor.

Claramente, por perturbar os níveis normais de estrogênio e por causar efeitos semelhantes a um nível celular como o estrogênio endógeno, o SLS apresenta um enorme potencial para causar e agravar estados cancerígenos. A incidência de cancro da mama tem aumentado várias vezes nos últimos 50 anos, tanto em mulheres e em homens. Atualmente, os homens respondem por cerca de 1% dos casos de câncer de mama.

Há também um terceiro modo pelo qual o SLS pode potencialmente causar cancro. Nitratos cancerígenos, podem formar-se na fabricação de lauril sulfato de sódio ou por sua inter-reação com outros ingredientes dentro de uma formulação utilizando este ingrediente (muitos shampoos contêm compostos de nitrato). Uma única lavagem com este shampoo pode produzir mais nitratos causadores de câncer no corpo, do que comer um quilo de bacon, que é muito rico em nitratos!

O SLS é capaz de danificar o material genético encontrado cada célula do seu corpo. E como a mutagenicidade tem sido fortemente associada ao câncer, esta é uma grande preocupação com relação aos surfactantes.



Aplicar substâncias químicas sobre o couro cabeludo ou sobre a pele, pode ser mais perigoso do que ingeri-las.

Na nossa saliva e estômago, existem enzimas que auxiliam na proteção de substâncias nocivas, fazendo com que a expulsemos de nosso corpo, quando ingeridas.
Porém, ao colocarmos substâncias sobre nossa pele, não existe nenhum processo de filtragem, sendo as substâncias absorvidas, e caindo diretamente na corrente sanguínea e direcionando-se para os órgãos.
E é aí que mora o perigo, porque elas não são metabolizadas e acabam ficando acumuladas, gerando distúrbios internos.

Nossa pele é muito mais do que um envoltório do corpo. 
Ela é nada menos, que o maior órgão do nosso corpo. 
E tem como principais funções:

> Proteger os órgãos internos de lesões e infecções.
> Ajudar a eliminar os resíduos tóxicos através da transpiração.
> Proporcionar uma barreira protetora para vírus e bactérias ruins, prevenindo infecções.
> Fornecer habitat para as bactérias úteis ao organismo.
> Manter a temperatura corporal.
> Selar a umidade, mantendo o equilíbrio de fluidos do corpo.
> Produzir vitamina D, que é essencial para a saúde.
> Enviar respostas sensoriais para o cérebro (a pele é rica em receptores nervosos), que fazem você poder se proteger e reagir às condições de perigo.

Portanto, a pele é vital para a sua saúde. E como tem grande capacidade de absorver tudo o que você coloca sobre ela,  você deve dar à sua pele o mesmo cuidado que você dá à sua dieta.

O fato de que os produtos contém a quantidade de surfactantes aprovada pelos órgãos de vigilância sanitária, não faz desaparecer os perigos que eles causam, pois elevados níveis de penetração de surfactantes na pele podem ocorrer, mesmo em baixa concentração. Basta contar quantos produtos que contém surfactantes que você costuma usar diariamente, semanalmente , mensalmente, etc... e "somar" as "baixas concentrações" que tem em cada um deles...
Afinal, é de grão em grão que a galinha enche o papo, não é mesmo?




Então, se um produto químico como o lauril sulfato de sódio é perigoso, por que é utilizado em nossos sabonetes, e shampoos?

Muito simples de responder:
Porque é barato para as indústrias, e porque os produtos cosméticos tornaram-se uma indústria de bilhões de dólares. Preciso dizer mais alguma coisa?

Bjooooo!!!



23/11/2013

SORTEIO DE NATAL - KIT NATAL NATURAL


Oi galeraaa!!

O Clube do cabelo e cia, em parceria com as lojas:
Aromas d'Aldeia e Essência da Natureza
vai sortear um Kit Natal Natural, pra vocês passarem o natal e o ano-novo usando produtinhos artesanais naturais, super saudáveis e feitos com muito carinho!!

O Kit Natal Natural contém:





Aromas D'Aldeia:

> 6 sabonetes artesanais naturais
> 1 óleo corporal
> 1 perfume sólido
>1 lipbalm
> 1 manteiga hidratante
Veja resenha completa aqui

Essência da Natureza:
> 1 manteiga corporal e capilar (resenha)
> 1 pomada corporal ultra-hidratante (resenha)


Derivados do Licuri:
> 1 litro de óleo de Licuri (resenha)
> 6 sabonetes de Licuri 



Serão 2 ganhadores, e o sorteio será 
dia 15 de dezembro!


Para concorrer é necessário:
Obs: caso os 4 itens abaixo não sejam concluídos corretamente, a inscrição será cancelada.

1. Residir no Brasil

2. Curtir as Fan pages (clique nos nomes):
* Clube do cabelo e cia
* Essência da Natureza
* Aromas D'Aldeia
* Licuri Brasil

3. Compartilhar o sorteio no seu Facebook (aqui)

4. Preencher o formulário abaixo


BOA SORTE À TODOS!!

21/11/2013

MANTEIGA VEGETAL ULTRA-HIDRATANTE - ESSÊNCIA DA NATUREZA



Oi galera!

Hoje eu quero mostrar pra vocês um produto artesanal 100% natural, que eu experimentei essa semana, e fiquei simplesmente gamada...

Manteiga corporal ultra-hidratante  

Gente, vocês não tem noção da textura dessa manteiga! Parece um chantilly!
Fala sério....Não dá vontade de comer?

Foto: Essência da Natureza (colocando nas embalagens)


Agora, dá uma sacada na composição:

> Manteiga de Cupuaçu



Emoliente, que promove um toque agradável, maciez e suavidade para a pele e cabelos.
Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu  possibilita a recuperação da umidade e elasticidade natural, principalmente em peles e cabelos secos e maltratados.




> Óleo de Palma
O óleo de palma é rico em vitaminas A e E. Retarda o envelhecimento da pele, e é um potente antioxidante.
O teor de umidade no óleo de palma também é muito benéfico para pele e cabelos, proporcionando uma hidratação profunda. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do cabelo, eliminando a secura.




> Óleo de Babaçu

É estimulante do sistema imunológico, possui propriedades antifúngicas e na pele atua como um poderoso hidratante.  Penetra com rapidez pelos poros da pele, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bioativos.




> Óleo de Amêndoas


Possui propriedades emolientes, hidratantes, rejuvenescedoras, regeneradoras, amaciantes e nutritivas.
Excelente óleo para os cuidados com peles delicadas e sensíveis como a de crianças, idosos e grávidas;
 Rico em vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas. Age como suavizante, nutritivo, emoliente para todos os tipos de pele.
Não gorduroso, é facilmente absorvido pelo couro cabeludo, sendo ótimo para nutrir o cabelo.


> Óleo essencial de Lavandin



Antisséptico, analgésico e cicatrizante. Ajuda a curar ferimentos e pode ser eficaz em casos de dermatites e sarna. Benéfico para dores e rigidez muscular e articular.




> Óleo essencial de Melaleuca



Poderosa ação antibactericida e antifúngica, adstringente natural. Poder cicatrizante, antisséptico e anti-inflamatório. Utilizado para tratar problemas cutâneos, como micoses, picadas de insetos, queimaduras, brotoejas, dermatites, herpes e verrugas. É poderoso anti-séptico e fungicida, parasiticida, germicida, cicatrizante e pode ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções.



Minhas Impressões:



Começando pelo "cheirín"... a mistura do aroma de coco babaçu com lavandin  ficou  suave e bem gostosa. (Eu  parecia uma maluca, toda hora cheirando o antebraço...rs)
A textura já disse...é dos deuses!! Uma delícia de espalhar, e a pele absorve super bem. Tenho usado todos os dias após o banho, e estou adorando o resultado na minha pele. Dá pra sentir mesmo que é uma hidratação potente.

Maaaaaaaaaaaaaaas..... não pára por aí nãoooo!!
É claro que eu não ia resistir a testar essa fofucha nos meus cabelitchos! Fiz umectação com os cabelos limpos e secos, e dormi com ela. No dia seguinte fiz apenas o co-wash, como sempre faço nas minhas umectações.
E adivinhem?  DI-LI-ÇA!!!!
Genteeeee...ficou maraaaaaaaa!!! Amei,amei,amei! Cabelo ficou muiiito macio!

Conclusão: 
Descobri que essa manteiga é multifuncional, e serve para corpo e cabelitchos!! \0/

Então, fica essa dica deliciosa pra quem curte produtos artesanais naturais:
Manteiga corporal (e capilar) 100% natural da Essência da natureza

E o melhor.... 
tá rolando um cupom de desconto para as leitoras aqui do blog!!
É só entrar em contato com a Patrícia, pelo email:  essenciadanaturezaitu@gmail.com


Bjoooooooo


20/11/2013

PERDA DE CABELO (ALOPECIA) - TIPOS, CAUSAS, E TRATAMENTOS




A perda de cabelo geralmente se desenvolve gradualmente e pode ser irregular ou total.

Normalmente perde-se cerca de 100 fios de cabelo da cabeça todos os dias. O couro cabeludo contém em média cerca de 100.000 pêlos.

Tanto homens quanto mulheres tendem a perder espessura e  quantidade de cabelo à medida que envelhecem. A calvície não é geralmente causada por uma doença. Ela pode estar relacionada ao envelhecimento, hereditariedade e mudanças no hormônio testosterona.

A calvície afeta muito mais homens do que mulheres. Cerca de metade dos homens começam a perder cabelos aos 30 anos de idade, e aos 60 anos já podem estar calvos. Porém, algumas mulheres com idades entre 30 a 60 também podem notar um afinamento do cabelo, que afeta todo o couro cabeludo.

Causas comuns de queda capilar:
> Infecções graves
> Pós parto
> Cirurgia de grande porte, doença grave, perda súbita de sangue
> Estresse emocional grave
> Dietas radicais, especialmente aquelas que não contêm bastante proteína
> Uma série de medicamentos, incluindo os retinoides, pílulas anticoncepcionais, beta-bloqueadores, alguns antidepressivos, ibuprofeno, e bloqueadores dos canais de cálcio.
> Anemia
> Doenças auto-imunes, tais como lúpus
> Queimaduras
> Certas doenças infecciosas tais como a sífilis
> Lavagem excessiva e golpe de secagem
> Alterações hormonais
> As doenças da tireoide
> Tiques nervosos, como contínuo puxões de cabelo ou esfregões no couro cabeludo.
> Terapia de radiação
> Tínea capitis (Micose do couro cabeludo)
> Tumores dos ovários ou glândulas supra-renais
> Excesso de processos químicos

A perda parcial ou completa de cabelo é chamada de alopecia areata.

Tipos de alopecia areata:

Alopecia areata

A alopecia areata (AA) é provavelmente a terceira forma mais comum de perda de cabelo, depois de alopecia androgenética e o eflúvio telógeno. O risco de AA é quase 2%, ou seja, duas em cada 100 pessoas terá AA em algum momento de suas vidas.

Pesquisadores acreditam que AA é uma doença auto-imune tal como a artrite reumatóide, só que neste caso, o que a difere da artrite reumatóide, é que o sistema imunológico do indivíduo ataca os folículos pilosos, em vez das articulações ósseas.
 A pesquisa mostra que certos tipos de linfócitos desempenham um papel fundamental na queda de cabelo. Eles  atacam os folículos pilosos por engano, como se eles  constituíssem uma ameaça para o resto do corpo.

AA pode afetar homens, mulheres e crianças. Muitas vezes ela aparece bem definida como remendos calvos circulares no couro cabeludo. Muitas pessoas  ficam com apenas uma ou duas manchas, mas algumas podem ter a perda de cabelo bem extensa.
Infelizmente, as crianças que desenvolvem AA antes da puberdade têm maior probabilidade de desenvolver a perda de cabelo mais extensa e persistente. A perda de cabelo que se espalha pela totalidade do couro cabeludo é a alopecia total. Se ela se espalhar por todo o corpo, afetando couro cabeludo, sobrancelhas, cílios, barba, pêlos pubianos, e tudo mais, então é chamada de alopecia universal . Se a alopecia se limita apenas a área da barba nos homens, ela é chamada alopecia da barba.




Apesar de não aparentar superficialmente, existe uma inflamação sobre as raízes dos folículos pilosos na parte mais profunda da pele.  Não há vermelhidão e muitas vezes nem há dor, embora algumas pessoas podem sentir coceira ou dor local  nos primeiros estágios de desenvolvimento da alopecia areata.

Porém geralmente, não há nenhuma sensação; apenas uma queda irregular de cabelo. A perda de cabelo pode ser bastante brusca, e se desenvolver em uma questão de poucos dias, podendo ocorrer em qualquer lugar do couro cabeludo.
O local afetado fica totalmente sem pelos.
Ao contrário de outras doenças auto-imunes, o alvo da resposta inflamatória em AA, os folículos pilosos, não são completamente destruídos e podem voltar a crescer, se ocorrer o desaparecimento da inflamação.

Pessoas com apenas poucas manchas vazias de AA, geralmente têm uma recuperação completa e espontânea dentro de dois anos ou não receber tratamento. No entanto, cerca de 30% dos indivíduos encontra a condição persiste e torna-se mais ampla, ou têm repetidos ciclos de perda de cabelo e de re-crescimento. Estresse extremo pode provocar AA em algumas pessoas, mas a pesquisa recente mostra que os genes também podem estar envolvidos. Há provavelmente vários genes que podem tornar um indivíduo mais suscetível ao desenvolvimento de AA. Quanto mais destes genes que uma pessoa tem, mais provável que eles vão desenvolver AA.

Alopecia areata total 
Alopecia Total é uma outra forma de Alopecia Areata, onde o paciente perde todo o cabelo em seu couro cabeludo. O folículo do cabelo pode durar por um longo período; então mesmo após o cabelo ter caído e enquanto os folículos estiverem vivos, um novo cabelo pode nascer. 



Alopecia areata universal
Alopecia universal é a mais grave forma de alopecia areata, pois se manifesta em várias partes do corpo e não só no couro cabeludo. Os pelos param de crescer e, em seguida, cai a partir da raiz. Alopecia  universal pode ser aguda e de curta duração, ou se manter permanentemente. A desordem é herdada como traço autossômico recessivo.
Como não existem sintomas, a  Alopécia universal muitas vezes é descoberta pelo cabeleireiro.
Alopécia universal pode ocorrer em mais de um membro da família, e essas famílias podem desenvolver outras doenças auto-imunes, como a anemia perniciosa e vitiligo. Também é mais comum na síndrome de Down.
Segundo as estatísticas, cerca de 1 em cada 125 mil homens e uma em cada 250 mil mulheres têm alopecia total ou universal. A maioria são crianças e adultos jovens com idade inferior a 40 anos, embora possa afetar pessoas de todas as idades.


Tratamentos:

A primeira coisa a ser feita para definir o tipo de tratamento da alopecia é saber qual a sua causa. 
Alguns tipos de tratamentos são: soluções capilares, implante capilar mesoterapia, suplementação vitamínica ou aplicação de shampoos especiais. 

Óleos essenciais que ajudam a tratar a queda capilar, e estimulam o crescimento dos fios:
- Capim-limão
- Limão Siciliano ou tahiti
- Laranja pêra
- Alecrim, 
- Hortelã-pimenta, 
Ylang ylang
- Tomilho
- Sálvia Esclareia,
- Copaíba
- Cedro Atlas

Alguns óleos vegetais e essenciais que podem auxiliar na queda de cabelo causada pelo DHT ( redução da testosterona a dihidrotestosterona):

Óleos Vegetais:
- Abacate (falei sobre ele aqui)
- Semente de abóbora
- Prímula

Óleos Essenciais:
- Cabreúva
- Vetiver

O gel de Aloe vera também traz excelentes resultados para alopecia. 
Veja mais detalhes sobre Aloe vera aqui



Obs: As informações deste blog  têm caráter informativo, e não de aconselhamento.


Bjsssss



19/11/2013

MODA É UMA COISA "ESCROTA"!



Filosofando na madrugada, comecei a pensar na "Moda"...

Eu penso que a moda pode se originar de duas maneiras: Uma, de empresas que querem vender os seus produtos, ou seja, da mídia. A outra, a partir de pessoas originais.

As pessoas originais criam moda. Se uma pessoa tem vontade de sair com o cabelo azul, pinta o cabelo de azul e sai na rua, vão ter as pessoas que vão olhar e achar estranho; e vão ter algumas pessoas que vão gostar e vão fazer também, e quando muitas pessoas aparecerem nas ruas com os cabelos azuis, isso vai acabar influenciando outras pessoas, e assim estará criada uma "moda".
E provavelmente, aquela pessoa original que criou a moda do "cabelo azul", já estará usando um "cabelo verde", porque pessoas originais não curtem estar na moda..rs

A outra maneira de se criar moda, é através das mídias. Essa sim, é repugnante!
As mídias fazem a moda para vender os seus produtos, bombardeando a sociedade de propagandas. Propagandas na tv, rádio, revistas, internet... Isso tudo gera uma influência, que pode ser a nível consciente ou inconsciente. Principalmente através da tv, que ainda é uma grande manipuladora de massa.

A mídia diz o que você deve vestir, comer, e usar...  A novela  também é uma ferramenta da mídia. Tudo que aparece nas novelas, em pouco tempo vira moda.
"Se a fulana da novela usou, eu também quero usar"... é bem por aí que a coisa funciona.. Só, que a fulana da novela, não está usando aquele produto porque ela gosta. Ela simplesmente foi "paga" pra usar, e emprestar a imagem dela para propagar a marca. Ou seja, é uma coisa totalmente intencional.

E as marcas de grife? São as marcas caras, que  também ditam a moda. Afinal, se você pode comprar uma marca de grife,  você tem "poder", tem "status". Simplesmente porque você comprou a marca que uma pessoa supostamente "famosa" criou.
Isso me faz lembrar das propagandas de cigarro antigas, que passavam na TV, mostrando pessoas ricas e poderosas fumando, como se o cigarro fizesse elas terem uma vida "glamurosa"!  É... o cigarro também já esteve na moda...

Portanto, a moda surge através da manipulação da mídia, que  faz com que as pessoas fiquem robotizadas.
É a mídia junto com a moda, que define os padrões de beleza. Ser belo hoje em dia, é ser como a mídia propõe que você seja. Se você não tiver cabelo liso, nem manequim 38, está fora dos padrões.
Aliás, já perceberam que os manequins de hoje são bem menores? Uma calça de manequim 40 hoje, equivale a um 38 de antigamente.

No final das contas, a moda acaba gerando uma falta de personalidade nas pessoas. Inconscientemente, as pessoas querem  se encaixar nos padrões pra seguir a moda, e assim serem aceitas pela sociedade (e por elas próprias).

Comprar alguma coisa que esteja na moda,  porque você realmente gostou, não tem nada demais.
Mas convenhamos, que apenas 10% da população (ou menos) age assim. A maioria compra mesmo  porque está todo mundo usando, e porque está na mídia. Vejo isso como automatização. A maioria das pessoas vivem no automático... não param pra refletir  no que estão fazendo e nem porque estão fazendo...
Se não houvesse mídia, a moda não existiria.

Claro que todos já fomos influenciados pela moda em algum momento da nossa vida, principalmente na adolescência, onde temos maior necessidade de sermos aceitos.
Porém, para algumas pessoas, a moda pode perdurar e influenciar por toda a sua vida...

Mais importante do que estar na moda, é ter qualidade de vida. É usar coisas confortáveis, que são úteis e práticas, que você se sinta bem de verdade, e que tenha a ver com a sua personalidade.

Você é o que você é, e não o que a sociedade quer que você seja. A partir do momento que você se aceita como é, você não precisa estar na moda, nem seguir os padrões sociais de beleza, e muito menos, provar nada pra ninguém!

Além do mais, ninguém é igual a ninguém. Somos seres únicos, cada qual com sua beleza, seus gostos, e características próprias de personalidade.

A moda generaliza, tolhe a diversidade humana, e transforma as pessoas em clones robotizados.
Na minha visão, a moda é fútil, totalmente irrelevante e supérflua. Não acrescenta nada na vida de ninguém.
A moda foi criada única e exclusivamente, para alimentar o consumismo.
E é por isso que eu digo: A moda é muito "escrota"!!!






Deixo aqui um "viva" para a 
diversidade humana!! 
\0/