31/05/2013

CESAR AUBAR RESPONDE - POST RESPOSTA Nº 6




Pergunta 1

Cristiane Cândido
Oi, eu sofro muito com meu cabelo, por causa de progressivas, tinturas e alisamentos. Meu cabelo esta com elasticidade, quebrado e muito seco, sem brilho. Gostaria de dicas para melhorar a saúde do meu cabelo. Como é que eu faço para manter ele saudável e sem gastar muito.

Ola Cristiane, você já me forneceu tudo o que você faz para que seu cabelo fique com as características que você disse, quebrado, seco, sem brilho, uma das coisas que costumo dizer que cabelo em alta, da moda, é cabelo saudável.
Primeiramente diria pra você deixar crescer natural o seu cabelo, chega de alisamentos e progressivas, até porque é isso que faz o seu cabelo ficar assim, a coloração sem uma atenção maior pode dar problemas em um cabelo alisado, o que posso lhe indicar para o seu cabelo agora é muito tratamento, muito cuidado com o que passa no cabelo, procure bons produtos, óleos, mascaras, e agora mais do que nunca é saber que isso é um resultado a médio ou longo prazo, nada vai trazer brilho, elasticidade, de uma hora para outra, aposte nos tratamentos, Bjs.


Pergunta 2

Nanci Leite
Boa tarde, Cesar!
Gostaria de saber se você pode me dar algumas dicas do que fazer para pelo menos atenuar a queda de cabelo. Meus fios caem com a raiz. Fiz progressiva só uma vez, 1 ano e 6 meses atrás. Estou evitando escovas e hidratando os fios a cada 15 dias. Shampoo, condicionador e máscara hidratantes ajudam? Por favor, me ajude!

Ola Nanci, primeiramente uma das coisas bobas mas que talvez ajude é não lavar o cabelo com água muito quente, evitar produtos depositados diretamente na raiz, se alimentar muito bem, hoje em dia é comum muitas mulheres reclamarem de queda de cabelo no salão, podemos dar algumas dicas básicas como essa, porém quando é um caso como o seu é melhor procurar um bom Tricologista , se não conseguir procure um Dermatologista, mas procure um TRATAMENTO.
Creio que sua queda não tem relação com a progressiva, mas também pode acontecer, em relação a produtos, shampoos, condicionadores e mascaras, é algo que tem que se tomar uma atenção  o shampoo você pode usar um para uso diário, condicionador e mascaras evite ao máximo  pois pode ajudar a dar uma oleosidade excessiva, procure um bom médico, faça alguns exames isso é algo sério e tem que ser observado com responsabilidade.


Pergunta 3

Milla
Eu pintei alguns meses atrás o meu cabelo de preto azulado '-' ... E queria saber o que eu posso fazer pra mudar ele para um azul escuro ou azul marinho?

Ola Milla, essa questão de nomes na coloração, preto azulado, preto, é só uma questão de marca para marca, as marcas profissionais trabalham com numerações 1,3,4,5, etc...
A cor preta seria a Base 1, agora as tinhas compradas em farmácias elas colocam nomes para facilitar o uso do publico em geral, porém essa tal cor, azul escuro ou azul marinho é uma questão do pigmento da coloração, quanto a mais de pigmento essa coloração tem, fora que esse preto escuro forte sai em 2 semanas, ele desbota facilmente, se você gosta de uma cor mais azulada você pode usar a cor 1 que seria o preto + um mix azul, e o mix você vai usar os centímetros certo dados pela empresa.


Pergunta 4 

Manuela Gielinski Gabre
Olá! Como vai? Estou com um probleminha capilar: utilizei um produto para decapagem e meu cabelo ficou super loiro na raíz e uma cor puxando pro laranja no resto do cabelo. Ficou ridículo demais, como eu faço para consertar sem ter que apelar para o preto?
Pensei em procurar uma tintura que se aproxime da cor do resto do cabelo e aplicar apenas na raiz (que ficou loirissima). Será que dará certo?
Abraços.

Ola Manuela, vou te falar o que eu faria no salão ok??
Bem, faria uma decapagem só na parte do cabelo onde puxou para o laranja que no caso parece ser o comprimento e pontas, igualaria todo o cabelo com esse procedimento e ai sim entraria com uma cor desejada, lembrando que você terá que fazer uma repigmentação antes de aplicar qualquer cor, imagine que seu cabelo possui um fundo de clareamento correto, quando você descolore ele vai perdendo todo esse fundo até cair para um loiro claríssimo que é o que vc me disse que esta sua raiz, então quando queremos voltar para qualquer cor depois disso temos que fazer um repigmentação, que nada mais é que devolver de maneira artificial esse fundo de clareamento com pigmentos, olha não é algo para se fazer em casa, e pode ter certeza que se fizer em casa não vai obter um resultado desejado, isso é algo que como disse “PROFISSIONAIS” sabem fazer, muitos nem imaginam isso mas lhe aconselho a procurar um bom profissional. E se no caso você quiser fazer em casa me mande fotos, a altura de tom que deseja chegar, que ai tento passar um passo a passo, e os produtos que deveria usar me adicione no Facebook Cesar Aubar.






30/05/2013

CRONO-ÓLEOS - O RETORNO

Oi galera,

Decidi retornar com o "Crono-óleos", e quero começar com um breve esclarecimento desta minha decisão:

Quem me acompanha, sabe que eu sempre fui fã de tratamentos capilares mais naturais, como óleos e manteigas vegetais. Desde que comecei a fazer o cronograma capilar, há mais de 1 ano, eu já adicionava os óleos e as manteigas na fase de nutrição. Depois de um tempo acrescentando os óleos e as manteigas às máscaras, resolvi utilizá-los sozinhos, e gostei muito mais do resultado. E desde então, estes sempre foram os meus aliados no tratamento dos cabelos, principalmente nas horas de maior sufoco, depois das químicas, quando meus cabelos ficam detonados... fiz até um post sobre isso aqui.

Portanto, na minha opinião, não tem tratamento capilar melhor do que os óleos, principalmente para a regeneração de cabelos danificados. E foi pensando nisso, que uns dois meses atrás eu dei a idéia de criarmos aqui no blog um cronograma com óleos (que foi batizado pela Fefa de Crono-óleos), o qual começou a ser desenvolvido pela Adriana, que na época, era a responsável pela coluna de cosmética natural.
Porém, como a maioria já sabe, tivemos problemas, e a Adriana saiu, exigindo que eu retirasse do blog tudo que fosse de sua autoria. Sinceramente, à mim, isto não afetou em nada, mas o que tem me deixado mais chateada ultimamente, foi saber que muitos leitores já tinham iniciado o método, e muitos até já tinham feito compras de óleos, e gastado grana, por conta do crono-óleos.
Infelizmente, a Adriana não teve interesse em continuar a orientar as pessoas que tinham confiado no projeto que "ela" desenvolveu, fosse por chat, por email, nos grupos do FB, enfim... eu esperava que o projeto fosse continuado em outro lugar, mas isso não aconteceu.

Eu  tenho recebido muiiiiitos emails e questionamentos nos grupos sobre o cronograma com óleos. Então, refleti muito sobre isso, e por não achar justo deixar o pessoal na mão, decidi  dar continuidade à ideía de tratamentos específicos com óleos, em respeito às pessoas que se interessaram, e até mesmo já iniciaram, e tiveram despesas financeiras adquirindo os óleos, por conta do que foi postado aqui no blog.
Mas deixo claro, que não será uma continuação do projeto antigo, pois o mesmo não foi desenvolvido por mim...
Logo, será um recomeço, onde explicarei a maneira que eu utilizo os óleos dentro da minha rotina capilar, e tentarei auxiliar com alternativas para todos os tipos de cabelos.

Contudo, quero dizer que eu não sou a favor de métodos e técnicas rígidas, inflexíveis, e com regras. Acho que cada cabelo tem a sua particularidade, e o que é bom pra mim, pode não ser para você, e vice-versa. Portanto, é importante que saibamos adaptar as técnicas de tratamentos capilares, para as nossas necessidades e disponibilidades de tempo, e de finanças.

Agora, faço um convite à vocês:

Minha intenção com este retorno, não é ser uma criadora de técnicas, e nem tão pouco desejo méritos e direitos autorais... criei esse blog para compartilhar as minhas experiências e pesquisas, e trocar idéias com pessoas que tenham os mesmos interesses que eu...

 Portanto, eu gostaria que este "tratamento com óleos" funcionasse como uma troca de experiências entre nós. Eu vou passar  minhas experiências e minhas idéias, e caso vocês façam de uma maneira diferente da minha, e gostem do resultado, venham compartilhar comigo e com os outros leitores!

 Então galera, que tal interagirmos, e construirmos esta técnica juntos? Acredito que assim, conseguiremos alcançar melhores resultados!

Pretendo começar dividindo os óleos por tipos de cabelos. Então separarei óleos pra cabelos secos, oleosos, normais, danificados, com queda, etc. E também quero separar os óleos vegetais dos essenciais.
Falei da diferença entre esses óleos aqui. É importante que saibamos diferenciá-los.

Não será preciso mudar a sua rotina de tratamento capilar para fazer o tratamento com óleos. Se estiver praticando o cronograma capilar, poderá acrescentar o tratamento com óleos, ou encaixá-lo na fase N (nutrição)...aí  fica à seu critério. Para quem é adepto da rotina No- Low Poo, também poderá fazer uso do dos óleos, sem problema algum. E também não será preciso parar de usar shampoo, como muitas estavam pensando...

Então aguardem, que semana que vem teremos novidades para tratamento com óleos nos cabelitchos!

E é claro, estarei como sempre, à disposição de vocês para qualquer dúvida, seja por email, FB, comentários...
O que eu souber vou responder, e o que eu não souber, vou pesquisar pra trazer a resposta...

Tranquilo???




Bjs no <3


29/05/2013

ESSÊNCIAS,ÓLEOS ESSENCIAIS,ÓLEOS VEGETAIS - SAIBA COMO DIFERENCIÁ-LOS


Oi galera!

Tenho percebido que o pessoal anda confundindo Óleos vegetais, Óleos essenciais e Essências... então resolvi esclarecer melhor essa diferença...

Vamos começar pelos óleos vegetais e essenciais...
Fiz essa tabelinha comparativa, com algumas diferenças principais,  para ficar mais fácil de entender...metódica, eu?  Imagina rsrsr


Quanto à validade:
> A validade da maioria dos óleos é de 2 anos. 
> Os cítricos devem ser usados até 1 ano a partir de sua data de fabricação.
> Quando diluídos em óleos carreadores, sua validade é de alguns meses (deve-se
observar alterações na coloração e no odor).

Quanto à coloração:
Óleos vegetais e essenciais possuem cores suaves e transparentes.

Para umectação capilar, são utilizados óleos vegetais (lembrando que óleos comprados em farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos não são puros, pois vem misturados com silicones ou óleo mineral)
Os óleos essenciais podem ser adicionados (algumas gotas) em óleos vegetais, máscaras, shampoos ou condicionadores, para potencializar o efeito desejado.

óleo vegetal
* Você encontra óleos vegetais puros em algumas lojas de produtos naturais, lojas que vendam matéria prima para sabonetes, ou em lojas online.


Para saber mais sobre óleos vegetais e essenciais, bem como suas propriedades, veja aqui.

Importante: Não confunda óleos vegetais puros, com óleos vegetais utilizados na culinária; óleos vegetais utilizados na culinária geralmente foram refinados ou processados ​​e não têm as mesmas propriedades terapêuticas, como os óleos vegetais processados ​​frios.

E agora, as diferenças entre óleo essencial e Essência:




E por que o óleo essencial é mais caro?
Porque eles são super concentrados... veja esses exemplos:
óleo essencial

> Para produzir um frasco de 10 ml de óleo essencial de Lavanda  é necessário 10kg a 15kg de FLORES de lavanda;


> Para se obter 300 mililitros de óleo essencial de Rosa damascena necessita-se de 1000 Kg (1 tonelada) de pétalas oriundas de plantação sem a utilização de agrotóxicos, justificando o elevado custo do óleo essencial.



> Para conseguir-se 1 litro de óleo de Eucaliptus globulus, são necessários aproximadamente  30kg de suas folhas.

essências

E então, entenderam agora a diferença entre eles? Se tiverem alguma dúvida, ou algo à acrescentar, é só deixar nos comentários, ok?

Bjoooo!!




28/05/2013

RECEITA DE PROTETOR LABIAL NATURAL





Oi galeraaa!

O friozinho tá chegando, e os lábios começam logo a ressecar né? 
O meu, resseca demais no frio!
Então, nada melhor que uma receitinha prática e natureba, livre de conservantes químicos, pra gente fazer em casa...

Vamos precisar de:

> 10g de cera de abelha
> 10g de manteiga de cacau
> 10 ml de óleo de semente de uva (ou amêndoas doce)
> 1 colher (de café) de cacau em pó (opcional para dar sabor)
> 1 colher (de café) de mel
> 2,5 ml de vitamina E

* O cacau tem efeito anti-oxidante e fotoprotetor (proteção contra o efeito dos raios solares); o mel além de conter aminoácidos, vitaminas e minerais, possui ação antibacteriana; o óleo de semente de uva é antioxidante, hipoalergênico e rico em vit.E (mais sobre o óleo de semente uva aqui); a cera de abelhas  possui propriedades impermeabilizantes, emolientes, amaciantes, cicatrizantes, purificantes, antiinflamatórias. 

Como fazer:
1 -Derreta a cera, e a manteiga de cacau em banho maria (de preferência em panela esmaltada ou recipiente de vidro).
2 - Adicione o cacau em pó.
3 - Mexa até dissolver por completo e desligue o fogo.
4 - Espere esfriar um pouco, e quando morno, misture o mel, o óleo, e a vitamina E.
5 - Coloque em forminhas.




Dica:
> Para variar os sabores, pode substituir o cacau em pó, por alguma outra essência com finalidade alimentícia... humm que tal baunilha?
#baunilhólatraassumida# hehehe

Super fácil, né? Bóra experimentar?


Bjooo!!




27/05/2013

RESENHA PARA CABELOS COLORIDOS: MÁSCARA CREATINA E SHITAKE DA VITAMY



Oi galeraaa!

Recebi essa máscara da Vitamy pra testar, e hoje venho mostrar a minha opinião sobre ela...

É a máscara Creatina (Shitake + Creatina), desenvolvida para cabelos coloridos.

 Ela promete proporcionar reparação, vitalidade, e uma cor vibrante. Além de restaurar a fibra capilar, hidratar, amaciar e evitar a quebra dos fios, deixando os cabelos resistentes e brilhantes.


Principais componentes ativos:

> Extrato de cacau -  Atua no couro cabeludo melhorando a circulação e oxigenação do folículo piloso, proporcionando resistência ao fio de cabelo. Possui sais minerais como o cálcio, magnésio, potássio, além de possuir glicose, taninos, ácido oxálico e vitaminas. 

> Creatina - É uma importante proteína que constitui a fibra capilar; e por ser uma partícula menor  que a queratina, penetra com maior facilidade no interior dos fios. Ela tem como função restaurar a fibra capilar, hidratar e evitar a quebra dos fios, deixando o cabelo resistente, forte e com brilho. A creatina também potencializa a ação da queratina, e se forem utilizadas em conjunto, funcionam como ótimos agentes protetores capazes de amenizar e proteger os cabelos de agressores químicos, tais como tinturas, relaxamentos, e agentes externos como pranchas, água quente, água do mar, poluição, etc. Seu principal benefício é recuperar a força e a elasticidade natural dos cabelos.

> Mel - Hidratante, nutritivo, amaciante, antisséptico. Proporciona sedosidade e brilho.

> Extrato da folha de oliveira - Possui ação antioxidante e revitalizante. Fortalece, desembaraça e dá brilho aos cabelos.

> Queratina - Tem como função envolver o fio com uma película, deixando-o mais resistente e com mais elasticidade. Também fortifica, hidrata, reestrutura, e dá brilho aos cabelos.

> Shitake - Extremamente nutritivo. Contém proteínas, vitaminas (B,C,D e E), aminoácidos, sais minerais, cálcio, ferro, fósforo e potássio

* pH 3.5 (Delícia!)

* Contém parafina líquida e Metilparabeno (infelizmente!)



A máscara tem uma consistência firme, porém leve. O aroma é bem herbal, eu gosto! E o meu destaque vai para o pH de 3.5 que é tudo que eu mais amo numa máscara! Gente, máscara com pH baixo é puro amor! <3 <3 <3  e meus cabelitchos agradecem! Já falei sobre a importância do pH baixo aqui.

* Todos os produtos da Vitamy possuem pH baixo! \0/

Quando você começa a aplicar, já começa a sentir os fios amolecerem.. côdelôco! Adoro máscaras assim!
O fabricante manda deixar 15 minutos, mas eu  sempre me distraio, e acabo  ficando mais tempo..rsrsr    Condicionador depois, nem pensar! Não há a menor necessidade!



Minhas impressões:

Eu testei por 3 vezes, uma vez por semana. A primeira vez que usei, eu percebi mais o brilho que a maciez... já na segunda vez foi o contrário...senti mais macio e menos brilho ...rsrsr vai entender?? Acho que meu cabelo tem vontade própria..só pode!  Já na terceira eu senti uma maciez maior que na segunda, e com o brilho da primeira... acho que foi um efeito progressivo...

O resultado que mais gostei nos meus cabelos foi a maciez, ou seja, ela hidratou bem. O cheirinho de ervas também fica no cabelo depois de seco... isso eu também gostei. Só não pude comprovar se ela ajuda na fixação da cor, porque meus cabelos já estavam meio desbotados quando usei, e também acho que não usei ela tempo suficiente pra isso.

Enfim, gostei do resultado final nos meus cabelos, também gostei da composição dos ativos, e amei  o pH baixo... mas fica a dica para a Vitamy pensar em desenvolver uma linha sem parabenos, e parafina... 
...que tal?










25/05/2013

COSMÉTICOS: O VENENO NOSSO DE CADA DIA...




Oi pessoal!

Nós já estamos "carecas" de saber que o maior interêsse da  indústria cosmética é gerar lucro.
E a maneira mais fácil que ela tem de lucrar absurdos, é utilizando alguns derivados químicos que sejam baratos, e funcionem como uma “maquiagem temporária” em seus cosméticos. 

 Mas o pior de tudo isso, é colocar interêsses econômicos acima de interêsses humanos.
 Gerar lucro colocando a saúde do consumidor em risco, é realmente algo assustador e preocupante... mas preocupante para quem?  O consumidor, principal alvo das indústrias, não tem a mínima preocupação com isso, pelo simples fato de "ignorar" o que existe dentro das formulações de seus shampoos, cremes hidratantes, maquiagens, etc.
Até os filtros solares usados nos cosméticos possuem aterrorizantes números em ingredientes tóxicos. Será que eles são realmente necessários? (mas isso é papo para outro post...)

É claro que os consumidores não têm culpa pelo "empurrãozinho básico" que recebem da mídia 24h por dia, estimulando o "mito da beleza" e o consumismo desenfreado.
Porém, a culpa dos consumidores está em aceitar o que lhe é imposto, sem no mínimo questionar o que estão assimilando em seu organismo...

E quais são esses "venenos" do qual estou falando?
Pesquisando sobre esses "venenos" que habitam nossos cosméticos de uso diário, encontrei uma postagem  
num blog  que sigo: Projeto Beleza Saudável (criado pela Yumi), exatamente com o tema que eu procurava: "Que componentes da fórmula devem ser evitados?"

E é claro, não hesitei em pedir autorização à Yumi, para poder compartilhar essa postagem super-mega-importante com vocês...

E eis aqui, a lista dos principais e piores"venenos" que devemos evitar, dentre muitos outros que existem...




1. METIL, PROPIL, BUTIL E ETIL PARABENO 
Basicamente são conservantes e evitam o crescimento de micróbios . Podem causar reações alérgicas. Estudos mostram que podem ser absorvidos pela pele e é um dos componentes mais comuns nos cosméticos embora sejam tóxicos. Também foram encontrados alguns tipos de parabenos em tecidos cancerosos, suspeita-se que podem causar câncer.
* Mais detalhes sobre Parabenos aqui.

2. DEITANOLAMINA (DEA), TRIETANOLAMINA (TEA)
São usados como emulsionantes ou espumantes nos cosméticos. Podem causar alergia, ressecamento de pele e cabelos, irritação nos olhos . São compostos de amônia. Se usados por frequentemente o organismo vai absorvendo e você acaba... intoxicada!


3. SÓDIO LAURIL / LAURETH SULFATO (SODIUM LAURYL/LAURETH SULPHATE)
É o que faz a espuma nos shampoos. Tem propriedade detergente, devido sua ação emulsificante, que remove a gordura da pele, cabelo e até do chão!
Pode causar irritação nos olhos, pele e mucosas.

4. DIAZOLIDINIL UREA, IMIDAZOLIDINYL UREA 
Conservantes muito comuns em cosméticos. Estudos apontam que são uma das principais causas de dermatite de contato. Atendem também pelo nome de Germall e não é um fungicida eficaz, assim precisa ser combinado com outro conservante como os parabenos. Para piorar ainda mais a situação Germall libera formaldeído, que já sabemos que pode ser tóxico.

5. PROPILENO GLICOL (PROPYLENE GLYCOL)
Uma glicerina vegetal com alcool de cereais, o que daria o status de natural. No entanto fizeram uma mistura petroquímica sintética que imita a ação umectante do produto natural. Pode causar reações alérgicas, problemas de pele como eczema e urticária. Pode vir escrito como PEG (polietileno glicol) - que é a versão sintética.

6.PETROLATO (PETROLATUM)
Géleia de petróleo, um óleo mineral que é usado por sua ação emoliente. Não traz nenhum benefício para a pele e  além do que, forma uma espécie de "filme", um celofane que impede a pele de se hidratar ou assimilar  os ingredientes benéficos que seu hidratante possa ter.
Se não traz nada de bom, por que o usam?! Pelo seu custo extremamente baixo.

7. COPOLYMER VA/PVP 
Derivado do petróleo muito  utilizado em sprays,cremes de pentear e outros cosméticos. Sua toxicidade vem de suas partículas que quando inaladas podem causar danos nos pulmões de pessoas suceptiveis.

8. CLORETO DE STEARALKONIUM (STEARALKONIUM CHLORIDE)
Combinado de amônio quaternário encontrado em  cremes e condicionadores de cabelo . Foi criado pela indústria de tecidos como amaciante, e é usado por ser mais barato e fácil de usar em produtos capilares do que óleos essenciais e proteínas, que são benéficos para o cabelo.
Amônio já diz tudo- é toxico e por assim ser pode provocar reações alérgicas.

9. CORANTES SINTÉTICOS 
São usados para dar um aspecto atraente aos cosméticos. Normalmente se apresentam como FD&C ou D&C , e acompanhados por uma cor e um número. Exemplo: FD&C Laranja n.4 / D&C Lilás n.5 - e sim: corantes sintéticos podem ser cancerígenos.
São encontrados naquele hidratante de cor linda ou na sua tintura de cabelo.

10. FRAGRÂNCIAS SINTÉTICAS 
Este composto pode ter até 4000 ingredientes. Não há como saber quais são estes químicos, já que no rótulo diz simplesmente "fragrância". E estes podem causar problemas como dores de cabeça, problemas de pele, respiratórios, vômitos e um sem número de disfunções.

11. ETANOLAMINAS (ETA OU MEA)
Líquido tóxico e corrosivo, são usados frequentemente para ajustar o pH ou viscosidade dos produtos. Embora correspondam a menor porcentagem de uma fórmula, provocam instabilidade no produto e podem causar alergias e irritações na pele

12. BHT (BUTYLATED HIDROXYTOLUENE)
Composto orgânico lipossoluvel, produzido a partir do Cresol e do Isobutileno, um antioxidante usado como aditivo alimentar e conservantes para remédios e cosméticos. Suspeita-se de causar câncer. Foi banido no Japão em 1958 e em outros países como Romênia, Suécia e Australia e nos EUA foi banido de alimentos infantis.

13. TRICLOSAN
É basicamente um pesticida, tóxico e poluente ambiental - muito usado em sabonetes antibactericidas mas também vários produtos. Pode dar problemas no fígado e desregular a tireóide. Estudos têm demonstrado que não é efetivamente filtrado durante o tratamento de água, há traços dele em rios e lagos no mundo todo.

E se quiser conhecer mais alguns "veneninhos básicos", visite  a Glamorganic aqui









24/05/2013

LOC - SUPER HIDRATAÇÃO



Oi galera!

Essa semana andei recebendo algumas perguntas sobre o Método LOC, então nada melhor que fazer um post, para sanar as dúvidas do pessoal...

Esse método tem o objetivo de fazer uma "mega hidratação" nos fios, fazendo com que eles permaneçam hidratados por mais tempo, que as hidratações comuns. É ótimo para cacheadas, que tendem a ter as pontas mais ressecadas, para cabelos com químicas, ou  ressecados. E também para os adeptos(as) da rotina No-Low Poo.

Chama-se LOC, devido a abreviação de suas 3 etapas: Líquido - Oleo - Creme

É um método muito simples, mas é necessário que você tenha pelo menos 45 minutos disponíveis, para poder executá-lo.

As 3 etapas:

A primeira etapa, que é a etapa "líquida", onde utiliza-se uma mistura de uma substância  hidratante (em forma líquida) com água.
Como por exemplo:
- Extratos (veja extratos hidratantes em ativos naturais aqui )
- D-Pantenol (ou Bepantol) - Caso utilize o Pantenol puro, diluir na proporção de 5% da quantidade de água. Se for o Bepantol, 1 tampinha.
- Glicerina vegetal (requer alguns cuidados já mencionados aqui)

A segunda etapa é "oleosa", onde utiliza-se um óleo vegetal puro hidratante (escolha um óleo hidratante vegetal puro carreador aqui  - não confundir com óleos essenciais)
Lembrando que óleos com silicones ou que não sejam vegetais puros, não servem. Falei sobre a diferença desses óleos aqui.




A terceira e última etapa é "cremosa", pois nesta fase utiliza-se cremes hidratantes, máscaras, condicionadores ou leave-ins.
Lembre-se de dar preferência à cremes que tenham ativos hidratantes. Eu já expliquei como reconhecer uma máscara hidratante aqui.

> Eu prefiro utilizar máscaras ácidas nesta fase. Já falei sobre isso aqui.






Como fazer?
Após lavar os cabelos com shampoo (eu prefiro um shampoo sem sulfato), seque-os delicadamente com uma toalha. Faça a mistura de água com um hidratante líquido de sua escolha, e utilize um borrifador para a aplicação. Massageie levemente o couro cabeludo e os fios, principalmente as pontas, com essa mistura; e dê um tempo de pausa  de 10 a 15 minutos (eu gosto de usar a touca de alumínio nesse tempo).

Após o tempo de pausa da etapa 1, com os cabelos ainda levemente úmidos, você vai umectar os fios com óleo vegetal hidratante, massageando o couro cabeludo novamente e enluvando mecha por mecha (expliquei como fazer a umectação aqui); e aguardar mais 15 minutos.

Após o tempo de pausa da etapa 2, vamos para a terceira e última etapa, que é aplicar a máscara hidratante (condicionador, ou levae-in), por cima do óleo. Enluve as mechas novamente, cubra com a touca plástica ou de alumínio e aguarde mais 15 minutos, ou o tempo que o produto indicar.

Terminado o tempo de pausa, é só enxaguar bem.


*Caso você opte pelo leave-in, não há necessidade de usar a touca e nem de enxaguar #ofcourse#

Pode-se utilizar este método de 1 a 2 vezes na semana.




QUE TAL PASSAR MANTEIGA NOS CABELOS?




Oi galera!

Bóra falar um pouco sobre as manteigas vegetais? Amo!

As Manteigas vegetais estão sendo cada vez mais  incorporadas em cosméticos e produtos de cuidados da pele, pela sua riqueza em nutrientes e pelos benefícios que ela causa.

Porém, sua utilização já é popular há séculos, tanto na cosmética, quanto na medicina natural.

Por serem ricas em vitamina E, são utilizadas para todos os tratamentos que requerem uma reposição lipídica.


Manteiga de karité

Elas podem ajudar no crescimento dos cabelos e unhas, na hidratação e nutrição capilar, e também na hidratação e renovação da pele, auxiliando na regeneração celular. "Tudibão!"

Cada manteiga tem as propriedades características do vegetal do qual foi extraída. Portanto, encontraremos uma enorme variedade de benefícios a serem aproveitados na sua utilização.

Eu tenho utilizado manteigas vegetais já há algum tempo, nos cabelos e no corpo; e posso dizer pra vocês, que sua ação é infinitamente mais "poderosa" do que qualquer creme hidratante que já usei. Fora, o fato de ainda possuírem ações medicinais como anti-inflamatórios, e anti-acne.



Veja as características de algumas
 manteigas vegetais:

Manteiga de Açaí 
É um dos fruto mais ricos em anti-oxidantes que se conhece. Ajuda a combater  os radicais livres,  além de apresentar minerais  importantes para os  processos de biossíntese da elastina  e do colágeno,  como  zinco  e  silício. Rica em ácidos graxos e essenciais, ômega 3, 6 e 9, fitosteróis,vitamina C, e polifenóis. Recomendada para produtos anti-idade e produtos pós-sol.

Manteiga de Cupuaçu  
Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu  é um emoliente que proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural principalmente em peles e cabelos secos e maltratados.

Manteiga de Cacau 
Possui propriedades hidratantes excelentes e emolientes,e de fácil absorção pela pele, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixando-a macia e maleável.
    Usada como emoliente, contém antioxidantes naturais e ácidos graxos essenciais com propriedades nutritivas e hidratantes que evitam a perda de água. A manteiga de cacau deve ser utilizada com cautela em peles muito oleosas, por conta de seu alto teor lipídico.

Manteiga de Karité 
Usada para hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multi-uso, que garante pele macia, hidratada, proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito antipoluição.

Manteiga de Murumuru 
Rica em acido Láurico, mirístico e oleico que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele. Promove nutrição, emoliência e hidratação à pele e ao cabelo. Indicada para hidratação em peles normais a secas e peles cansadas. 

Manteiga de Ucuuba 
Manteiga de coloração marrom escuro e odor amadeirado, de alto ponto de fusão, anti-inflamatória  cicatrizante, revitalizante e anti-séptica. Ideal para a pele que necessita de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica. É um renovador celular fantástico. Utilizada também para rachaduras nos pés.

Manteiga de Bacuri 
Indicada em casos de acnes, espinhas, peles secas,peles cansadas, auxilia no combate à psoríase e no combate à erisipela.
Modo de usar:
Aquecer em banho maria, aplicar sobre a pele após o banho a noite, lavar a parte onde foi aplicada a manteiga no dia seguinte com sabonete de bacuri com argila.

Manteiga de Semente de Uva 
Manteiga de aspecto muito cremoso tem propriedades regenerativas e reconstrutoras o que proporciona uma melhor ação umectante à pele. Possui ótima espalhabilidade.
 É rica em ácido linoleico, com grande poder antioxidante, graças à vitamina E existente em sua composição. Possui bioflavonoides vinte vezes mais potentes do que a vitamina C e cinqüenta vezes mais potente do que a própria vitamina E. Possui propriedades emoliente, antioxidante, e hidratante.

Manteiga de Tucumã
O óleo de tucumã tem aplicações no tratamento da saúde da pele por conta da sua composição com nível elevado em ácidos gordos essenciais. Ele confere brilho aos cabelos secos e danificados e age como um creme hidratante para a pele deixando-a muito macia.
A manteiga de Tucumã  é rica em ácidos láurico, mirístico e oleico  É um excelente emoliente que apresenta alto poder de espalhabilidade e proporciona toque sedoso e macio à pele. É muito rica em vitaminas A ( três vezes mais que a cenoura). Este teor elevado em pro-vitamina A, confere-lhe uma capacidade antioxidante elevada. Também é rica em B1, B2, C e pectina (uma fibra natural importante).
Possui alto teor de ômega 3,6 e 9, comportando-se como um excelente hidratante e alto conteúdo graxo por conter ácido láurico, mirístico e oleico  Aplicação em produtos para a hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares para cabelos danificados. 
Propriedades: alta ação hidratante, alto poder emoliente, maciez e sedosidade

Manteiga de Palma
A Manteiga de Palma promove na pele uma manutenção hidro-lipídica e um excelente sistema antioxidante. Melhora o seu bem-estar e reatividade contra agentes externos, deixando a pele bonita e sedosa. É indicada para todos os tipos de cosméticos e todas as idades, e eficaz para a defesa da pele.

Manteiga de Monoi
Cabelos:
Apresenta propriedades emolientes e hidratantes atuando na reparação de cabelos secos e danificados. Também possui ligeira ação anti-caspa.
Pele: propriedades suavizante , hidratante, emoliente , calmante , purificadora e firmadora. Atua na pele melhorando o sensorial e proporcionando uma hidratação progressiva e duradoura..



Manteiga de manga
A Manga é uma das frutas mais importantes e mais largamente cultivadas na Índia.
A Manteiga de Manga  é uma gordura leve, extraída do caroço e da fruta da manga, tem um toque emoliente exuberante. É um ingrediente ideal para uso em cuidados para a pele e produtos solares.
Comparado às outras manteigas (como a de Coco e de Karité), a manteiga de manga apresenta uma propriedade  cicatrizante  de  feridas,  sendo  usada  externamente  em  fissuras  dos  lábios,  mãos,  peles ressecadas, etc.
Não é gordurosa, e  absorve   facilmente  na   pele, fornecendo um efeito protetor natural contra a radiação UV.
É um umectante ideal para todos os tipos da pele. A manteiga de manga pode ser usada para o  ressecamento da pele, e ajudar a recuperar a umidade natural da pele após a exposição ao sol e a outros elementos ásperos.
Ela  é   indicada para cabelos ressecados, rejuvenescendo e alimentando a raiz.
 O açúcar presente na manga garante  as propriedades umectantes e ajuda no controle do frizz.
Modo de usar: 

Nos cabelos:
Pode ser utilizada pura (umectação):  Esfregue a manteiga nas mãos até derreter, e passe sobre os cabelos secos, até sentir que os fios "sugaram" bem a manteiga. Deixe agir por no mínimo 1 hora, e lave os cabelos como de costume (também pode ser utilizada à noite e retirada ao amanhecer)

Em máscaras: Misture uma colher de café de manteiga vegetal (derreta em banho maria, e espere amornar) em duas colheres de sopa da sua máscara hidratante, e aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos, e enxágue.


Na pelePode ser usada antes (1h antes) ou após ou banho. Esfregue a manteiga nas mãos, derretendo-a suavemente, e  aplique em todo o corpo com movimentos circulares e firmes. 

Eu uso manteigas no lugar de loções e cremes hidratantes corporais, e uso sempre depois do banho. A pele absorve muito bem, e se você pensa que fica melado, engana-se!

(Fontes: Sites Engetec e Receitas Sabão e Glicerina)


Fica a dica!!
Bjooos

23/05/2013

ARGILAS E SUAS PROPRIEDADES PARA A BELEZA


Oi pessoal!

Já falei sobre as argilas aqui.
Agora vou falar mais especificamente de algumas de suas funções e como utilizá-las...

As máscaras de ARGILAS NATURAIS são constituídas por diversos minerais principalmente por silicatos hidratados de alumínio e ferro além de muitos outros oligoelementos. As argilas devem ter cores naturais, com propriedades específicas conforme a tonalidade e com as diversas indicações.


A argila é um material inorgânico com extrema capacidade de absorção para retirar toxinas da pele obtida pela extração em regiões não poluídas isoladas do contato humano. Sua propriedade está na drenagem e absorção de toxinas e na transferência de estruturas minerais conhecidas como oligoelementos, para o tecido cutâneo. Utilizamos Argila em máscara e cataplasmas. Pode ser aplicada na face e no corpo.

As argilas podem participar de diversos tratamentos, pois combinam perfeitamente com diferentes cosméticos, desde que sejam neutros, tais como xampus, máscaras ou cremes.


Nos tratamentos capilares são usadas para estimular o crescimento dos fios, regular e desobstruir os folículos. Quando associadas aos óleos essenciais naturais de plantas, apresentam resultados surpreendentes à pele.

Na epiderme, a ação da argila é muito expressiva:
• estimulação da micro circulação cutânea.
• desinfiltra os interstícios celulares.
• elimina toxinas.
• promove uma micro-abrasão ( esfoliação mecânica suave)
• regula a produção sebácea
• regula a queratinização.

Ao utilizarmos a Argila em máscaras faciais ou para reduzir a celulite por exemplo, estamos limpando, tonificando e hidratando profundamente nossa pela e, ao usarmos Óleos Essenciais, alcançamos resultados fascinantes e surpreendentes.

A Argiloterapia consiste na aplicação de Argila nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico. Também é utilizada com finalidade preventiva pela grande capacidade de desintoxicar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas.

A argila é encontrada em pó e deve ser diluída em água. Aplicamos a água lentamente até obtermos uma massa semi-líquida de consistência parecida com o mel.




Argila Amarela
A Argila Amarela é rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Argila Branca
A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos.
A Argila Branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante.

Argila Branca da Amazônia
Argila Nativa rica em nutrientes. Rico em Ferro, Alumínio, Boro, Potássio, Cálcio e Enxofre. É um ingrediente com alto grau de hidratação e antioxidantes.
Argila nativa da Amazônia, de coloração branca acinzentada. Rica em nutrientes e sais minerais que ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele e ativam a regeneração celular. Possui nutrientes que combatem os radicais livres e canalizam energia positiva. Ativa a regeneração celular
Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, a argila tem propriedades capazes de fortalecer o tônus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite. Age de forma direta no combate aos radicais livres.
Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados a regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.

Argila Cinza
A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita - É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas.

Argila Marinha
A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo.

Argila Marrom
A Argila Marrom possui baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido sua pureza. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido.
O Alumínio atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. 

Argila Preta
A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre. Raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.

Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre.

Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti-séptica, redutora e adstringente. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sanguínea.

Argila Rosa
Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele, devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele.
A Argila Rosa é a mais suave de todas as Argilas. É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente.
Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes. Por ser extremamente suave pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele, é recomendada para peles desidratadas e delicadas. Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas.
A Argila Rosa além dos benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele, combate os radicais livres.

Argila Verde
A Argila Verde ou Montemolinorita - De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acnéicas e em produtos para cabelos oleosos.
Desinfiltra o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha
A Argila Vermelha é uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-estressante, redutora de pesos e medidas.
O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.




Atuação de alguns argilo-minerais:
Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.

Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.

Manganês: tem ação específica na bio-síntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.

Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.

Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.




Argilas de Absorção: 
Branca, Verde e Roxa para sugar toxinas e oleosidade.

Modo de usar na face:
Pura
1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique na face com um pincel macio e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com óleo essencial - tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó , com 1 gota de óleo essencial
adequado ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de
consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique na face com um pincel macio
e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o
local com sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato (água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) - tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó , 5 ml de hidrolato adequado ao

tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
semi-líquida (parecida com o mel). Aplique na face com um pincel macio e deixe secar.
Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete
neutro e hidrate.

Modo de usar no corpo

Pura
6 colheres de sopa de argila em pó e água em quantidade suficiente para criar
uma pasta de consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique no corpo com
um pincel macio e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna,
lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com óleo essencial - tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade,

tônus.
6 colheres de sopa de argila em pó , com 6 gotas de óleos essenciais adequados
ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
semi-líquida (parecida com o mel). Aplique no corpo com um pincel macio e deixe
secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com
sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato (água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) - tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


6 colheres de sopa de argila em pó, 20 ml de hidrolato adequado ao tratamento

e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência semi-líquida
(parecida com o mel). Aplique no corpo com um pincel macio e deixe secar. Retire a
argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro
e hidrate.


Argilas de Esfoliação

Amarela e Vermelha para esfoliar a epiderme,eliminar células velhas e estimular as novas.

Modo de usar na face
Pura
1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó e água em quantidade suficiente
para criar uma pasta de consistência líquida (tipo um líquido mais grosso). Aplique na face
com os dedos em movimentos circulares e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire
a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete
neutro e hidrate.

Com óleo essencial -

tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus

1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó  com 1 gota de óleo essencial

adequado ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de
consistência líquida (parecida com o leite). Aplique na face com os dedos em movimentos
circulares e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja
umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato 

(água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) - tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.

1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó  com 5 ml de hidrolato adequado

ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
líquida (parecida com o leite). Aplique na face com os dedos em movimentos circulares
e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com
água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Modo de usar no corpo

Pura
6 colheres de sopa de argila em pó e água em quantidade suficiente para criar
uma pasta de consistência líquida (parecida com o leite). Aplique no corpo com as
mãos em movimentos circulares e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila
com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e
hidrate.

Com óleo essencial 

tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus

6 colheres de sopa de argila em pó , com 6 gotas de óleos essenciais adequados

ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
líquida (parecida com o leite). Aplique no corpo com as mãos em movimentos circulares
e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com
água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato (água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


6 colheres de sopa de argila em pó , 20 ml de hidrolato adequado ao tratamento

e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência líquida (parecida
com o leite). Aplique no corpo com as mãos em movimentos circulares e firmes, mas
sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave
bem o local com sabonete neutro e hidrate.

(fonte: material aromaterapia WNF)

Veja algumas receitas de máscaras faciais
de argilas, para cada tipo de pele aqui.