COSMÉTICOS: O VENENO NOSSO DE CADA DIA... | Clube do cabelo e cia




Oi pessoal!

Nós já estamos "carecas" de saber que o maior interêsse da  indústria cosmética é gerar lucro.
E a maneira mais fácil que ela tem de lucrar absurdos, é utilizando alguns derivados químicos que sejam baratos, e funcionem como uma “maquiagem temporária” em seus cosméticos. 

 Mas o pior de tudo isso, é colocar interêsses econômicos acima de interêsses humanos.
 Gerar lucro colocando a saúde do consumidor em risco, é realmente algo assustador e preocupante... mas preocupante para quem?  O consumidor, principal alvo das indústrias, não tem a mínima preocupação com isso, pelo simples fato de "ignorar" o que existe dentro das formulações de seus shampoos, cremes hidratantes, maquiagens, etc.
Até os filtros solares usados nos cosméticos possuem aterrorizantes números em ingredientes tóxicos. Será que eles são realmente necessários? (mas isso é papo para outro post...)

É claro que os consumidores não têm culpa pelo "empurrãozinho básico" que recebem da mídia 24h por dia, estimulando o "mito da beleza" e o consumismo desenfreado.
Porém, a culpa dos consumidores está em aceitar o que lhe é imposto, sem no mínimo questionar o que estão assimilando em seu organismo...

E quais são esses "venenos" do qual estou falando?
Pesquisando sobre esses "venenos" que habitam nossos cosméticos de uso diário, encontrei uma postagem  
num blog  que sigo: Projeto Beleza Saudável (criado pela Yumi), exatamente com o tema que eu procurava: "Que componentes da fórmula devem ser evitados?"

E é claro, não hesitei em pedir autorização à Yumi, para poder compartilhar essa postagem super-mega-importante com vocês...

E eis aqui, a lista dos principais e piores"venenos" que devemos evitar, dentre muitos outros que existem...




1. METIL, PROPIL, BUTIL E ETIL PARABENO 
Basicamente são conservantes e evitam o crescimento de micróbios . Podem causar reações alérgicas. Estudos mostram que podem ser absorvidos pela pele e é um dos componentes mais comuns nos cosméticos embora sejam tóxicos. Também foram encontrados alguns tipos de parabenos em tecidos cancerosos, suspeita-se que podem causar câncer.
* Mais detalhes sobre Parabenos aqui.

2. DEITANOLAMINA (DEA), TRIETANOLAMINA (TEA)
São usados como emulsionantes ou espumantes nos cosméticos. Podem causar alergia, ressecamento de pele e cabelos, irritação nos olhos . São compostos de amônia. Se usados por frequentemente o organismo vai absorvendo e você acaba... intoxicada!


3. SÓDIO LAURIL / LAURETH SULFATO (SODIUM LAURYL/LAURETH SULPHATE)
É o que faz a espuma nos shampoos. Tem propriedade detergente, devido sua ação emulsificante, que remove a gordura da pele, cabelo e até do chão!
Pode causar irritação nos olhos, pele e mucosas.

4. DIAZOLIDINIL UREA, IMIDAZOLIDINYL UREA 
Conservantes muito comuns em cosméticos. Estudos apontam que são uma das principais causas de dermatite de contato. Atendem também pelo nome de Germall e não é um fungicida eficaz, assim precisa ser combinado com outro conservante como os parabenos. Para piorar ainda mais a situação Germall libera formaldeído, que já sabemos que pode ser tóxico.

5. PROPILENO GLICOL (PROPYLENE GLYCOL)
Uma glicerina vegetal com alcool de cereais, o que daria o status de natural. No entanto fizeram uma mistura petroquímica sintética que imita a ação umectante do produto natural. Pode causar reações alérgicas, problemas de pele como eczema e urticária. Pode vir escrito como PEG (polietileno glicol) - que é a versão sintética.

6.PETROLATO (PETROLATUM)
Géleia de petróleo, um óleo mineral que é usado por sua ação emoliente. Não traz nenhum benefício para a pele e  além do que, forma uma espécie de "filme", um celofane que impede a pele de se hidratar ou assimilar  os ingredientes benéficos que seu hidratante possa ter.
Se não traz nada de bom, por que o usam?! Pelo seu custo extremamente baixo.

7. COPOLYMER VA/PVP 
Derivado do petróleo muito  utilizado em sprays,cremes de pentear e outros cosméticos. Sua toxicidade vem de suas partículas que quando inaladas podem causar danos nos pulmões de pessoas suceptiveis.

8. CLORETO DE STEARALKONIUM (STEARALKONIUM CHLORIDE)
Combinado de amônio quaternário encontrado em  cremes e condicionadores de cabelo . Foi criado pela indústria de tecidos como amaciante, e é usado por ser mais barato e fácil de usar em produtos capilares do que óleos essenciais e proteínas, que são benéficos para o cabelo.
Amônio já diz tudo- é toxico e por assim ser pode provocar reações alérgicas.

9. CORANTES SINTÉTICOS 
São usados para dar um aspecto atraente aos cosméticos. Normalmente se apresentam como FD&C ou D&C , e acompanhados por uma cor e um número. Exemplo: FD&C Laranja n.4 / D&C Lilás n.5 - e sim: corantes sintéticos podem ser cancerígenos.
São encontrados naquele hidratante de cor linda ou na sua tintura de cabelo.

10. FRAGRÂNCIAS SINTÉTICAS 
Este composto pode ter até 4000 ingredientes. Não há como saber quais são estes químicos, já que no rótulo diz simplesmente "fragrância". E estes podem causar problemas como dores de cabeça, problemas de pele, respiratórios, vômitos e um sem número de disfunções.

11. ETANOLAMINAS (ETA OU MEA)
Líquido tóxico e corrosivo, são usados frequentemente para ajustar o pH ou viscosidade dos produtos. Embora correspondam a menor porcentagem de uma fórmula, provocam instabilidade no produto e podem causar alergias e irritações na pele

12. BHT (BUTYLATED HIDROXYTOLUENE)
Composto orgânico lipossoluvel, produzido a partir do Cresol e do Isobutileno, um antioxidante usado como aditivo alimentar e conservantes para remédios e cosméticos. Suspeita-se de causar câncer. Foi banido no Japão em 1958 e em outros países como Romênia, Suécia e Australia e nos EUA foi banido de alimentos infantis.

13. TRICLOSAN
É basicamente um pesticida, tóxico e poluente ambiental - muito usado em sabonetes antibactericidas mas também vários produtos. Pode dar problemas no fígado e desregular a tireóide. Estudos têm demonstrado que não é efetivamente filtrado durante o tratamento de água, há traços dele em rios e lagos no mundo todo.

E se quiser conhecer mais alguns "veneninhos básicos", visite  a Glamorganic aqui









Postar um comentário

  1. É lamentável saber que estamos sujeitos a esses riscos!Gostei muito do blog!

    http://mabelledanielle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lamentável mesmo, Dani!
      Que bom que gostou...volte sempre!
      bjks

      Excluir
    2. Erika, o que podemos fazer pra coibir essas práticas??? Comprei o kit AMO da Yenzah e me deparei com substâncias altamente tóxicas, carcinogênicas, liberadores de formol, como piridina carboxaldeído, methyldibromo glutaronitrile, propionaldeido, BHT, dentre outras? Aonde vai parar essa falta de respeito pela vida humana??? Tô arrasada...

      Excluir
    3. Heloisa, um dia eu tbm senti exatamente isso que vc está sentindo.... e foi aí que resolvi me livrar desses produtos e começar a usar apenas produtos naturais... e foi assim que eu acabei com vontade de produzir meus próprios cosméticos caseiros, e desde então não uso mais cosméticos industrializados.
      bjsss

      Excluir
    4. Pois é, inclusive eu estive olhando seus produtos e estou de olho em alguns, mas estão esgotados. Vou ficar acompanhando pra, quando estiverem novamente disponíveis, eu comprar. Quero adquirir também produtos da Sal da Terra. Estou em transição do relaxamento para o cabelo natural! Depois de muito pesquisar sobre o assunto, resolvi abandonar todas as químicas! Não só pensando na minha saúde, mas também na saúde do planeta! Além disso, penso também na mensagem que vou passar para os meus filhos (que ainda não tenho rsrs, mas futuramente terei) de que o cabelo crespo precisa ser processado. Não quero meus filhos odiando seus cabelos! Eu, por exemplo, acho meu cabelo natural bonito! Mas fiquei escrava da química porque minha avó, que era cabeleireira, relaxou meus cabelos quando eu ainda era criança. Depois de grande, só perpetuei a "desgraça" rsrs. Mas agora, criei coragem para abandonar de vez todo esse lixo tóxico! Mas me sinto muito pequena e impotente diante do império das indústrias cosméticas. Queria muito que houvesse uma conscientização coletiva, mas infelizmente, a maioria das mulheres continua nas trevas da ignorância... Tenho uma amiga que me chamava de "neurótica do verde".Ao invés de brigar com ela, expliquei os fundamentos da minha mudança. Ela começou a mudar o discurso para "Poxa, Helô, eu não sabia..." e começou a fazer mudanças nos hábitos, também. Quero continuar a conscientizar as pessoas que estão ao meu redor, para que elas conscientizam outras e, assim, formar uma corrente infinita de informação. Quem sabe, um dia, conseguimos no unir e mudar esse quadro? A esperança é a última que morre... Obrigada por nos mostrar as opções naturais que temos! Um super ultra mega beijo!

      Excluir
    5. Helo (tbm vou te chamar assim, posso? hehe), vc tocou num ponto essencial: "conscientizar". Esse é o meu principal objetivo aqui no blog. Realmente é difícil uma concientização coletiva, mas se a gente conseguir que 1 pessoa em cada mil, pare pra pensar sobre isso, a corrente já se forma... e assim aos pouquinhos, a gente chega lá! ;) Eu tbm tenho esperança!! bjãooo

      Excluir
    6. Claro que pode me chamar de Helô!!! rsrs Ainda dou mais opções: Lolô, Loloca, Isa, "Helouca" kkkkkkkk. Amém! Que nossa corrente se espalhe e se fortaleça! Um ótimo fim de semana pra você!!! Beijocassss

      Excluir
    7. kkkkkkkkkkkkkkk adorei as outras opções!!
      Nossa corrente vai se espalhar sim, com certeza!! \0/\0/\0/\0/
      Um maravilhoso fim de semana pra vc tbm!
      bjãoo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Jociane, por isso a melhor alternativa, é partir pros naturais...
      bjksss

      Excluir
    2. Apenas uma observação sobre os "naturais"... Tem muita gente usando itens culinários industrializados como "produto natural". Cabe lembrar que os alimentos industrializados também contém uma série de corantes, conservantes e químicas que cabe também as mesmas regras. Não é só porque é alimento que é natural!

      Excluir
  3. Agradeço a informação e vou procurar ler os componentes existentes no produto, pois a saúde é tudo...mas já que vcs abrem nossos olhos para o que é ruim, por favor queira nos informar o que devemos usar de bom para nossa saúde; substituindo os produtos que usamos...obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, com certeza!
      Tem muitas dicas de produtos e tratamentos saudáveis aqui no blog...dê uma passeada pelo arquivo do clube, que vc verá... bjs!

      Excluir
  4. É por isso que tenho tanta alergia na pele, vivo de pomadinha antialérgica e antiinflamatória. O pior é que nem sempre temos prá onde fugir, porque os cosméticos considerados hipoalergênicos, tbm têm algumas dessas substâncias.

    Ótima pesquisa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Patricia, por isso falamos tanto em cosmética natural aqui no blog... a natureza tem tudo que precisamos na verdd.
      bjssss

      Excluir
  5. É lamentável constatar os riscos que a população corre sem ao menos ter noção dos "venenos" que vendem por aí. As informações de vcs são extremamente úteis e produtivas e percebe-se o cuidado e seriedade em tudo que passam. Embora o blog fale bastante de cosmética natural, gostaria de sugerir alguns posts com mais receitas naturais e produtos que se possa adquirir com a certeza (ou quase) de que não há perigo para a saúde. Parabéns pelas dicas.
    Bjks
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!
      Tem várias receitas no menu em COSMETICA NATURAL e em FAÇA VC MESMO..mas com certeza, continuarei colocando mais receitas saudáveis... bjks

      Excluir
  6. Por isso que sempre odiei "protetor " solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham... e essa história de camada de ozônio, amiga? Será que a indústria cosmética não está por trás destas "pseudos informações"?
      bjsss

      Excluir
    2. são perguntas mesmo complicadas...

      sabe que fui no médico e estava com deficiência de vitamina D -> mandou eu pegar sol, sem filtro solar. Aí comofaz se o dermatologista mata a gente se não fizer isso? fácil, disse (dois médicos disseram o mesmo, placar: 2x1 - perdendo o derma kkk): sol da manhã, sol da tardinha, não vai ficar com a cara virada pro sol meio dia...mas pegar algum sol, tb faz bem. Na dúvida? estou evitando sim o filtro solar e optando por outras alternativas, creminho com a pasta dágua, óculos escuros, boné...claro que na praia, ainda não tem jeito. rs.

      Excluir
    3. Nilha, eu não uso filtro solar...nunca gostei! Na praia, sol de meio dia, ainda vai... só pra não ficar camarão... mas passar protetor solar pra sair na rua... não mesmo!!
      bjs

      Excluir
  7. Tenho acompanhado o blog há pouco tempo, mas já copiei algumas receitinhas capilares que deram super certo pra mim. E agora com esse post, definitivamente, virei fã do trabalho de vocês. Infelizmente, ao ler os componentes químicos do mal, lembrei-me de vários produtos que tenho aqui em casa que os utilizam e para piorar não posso me desfazer deles no momento.
    A solução é ir aos poucos substituindo os mesmos, por produtos mais naturais e acredito que este blog, aliado a outros, podem nos ajudar a fazer estas substituições. Obrigada pelas excelentes informações, na realidade esse post é de utilidade pública.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiane, olha eu me intrometendo! Mas olha, estou na mesma situação que a sua, começando agora a experimentar as receitas e vendo que td está dando certo e aos poucos substituindo os produtos que tenho...vamos dizer que estamos "em transição". Vamos juntas!!! =D

      Excluir
    2. Oi Fabiane!
      Que legal saber que vc usa as receitas do blog e gosta!! ;)
      Sim, aos pouquinhos chegamos lá... eu tbm estou eliminando a química da minha vida aos poucos... é assim mesmo, o importante é estarmos conscientes!
      Obrigada à vc por nos acompanhar!
      bjssss

      Excluir
    3. aaaahhh maravilhaaaa!! Isso aí Fefanilha TAMUJUNTO!!!! \0/

      Excluir
  8. Nossa, é incrível que somos sujeitos a compostos químicos tão perigos, o controle deveria ser melhor. Já que não podemos estar expostos a este risco. De grande utilidade o post!!
    https://www.facebook.com/comjeitodemeninalinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdd Kamilla! E isso não é só em relação aos cosméticos não... também nos alimentos e medicamentos!Tem muita química nociva que a gente consome e nem sabe...
      bjsss

      Excluir
  9. Pai do céu...
    Querida eu sei que essa não foi a sua intenção, mas esse post me assustou. rs
    Acho muito importante esse alerta, esse "incômodo" que esse tipo de matéria provoca porque é isso que nos leva a mudar de atitude.
    Há anos eu tenho o hábito de olhar os rótulos dos alimentos para verificar os níveis de sódio, gordura e açúcar, e agora vou começar a fazer isso com meus cosméticos também.
    O problema é que eu nunca soube o que devia procurar e evitar. Claro que não vou me lembrar de todos esses nomes agora no início, e por isso vou anotar. Com o tempo creio que será algo automático.
    A questão é: É possível nos livrar de todos eles?
    Imagino que sim, mas de forma prática e barata?
    E até que eu consiga encontrar/encomendar/fazer produtos 100% seguros, o que eu devo procurar nos rótulos e evitar imediatamente? O que é pior e o que é tolerável?
    Nossa, são tantas dúvidas...rsrrs
    Obrigada pela preciosa informação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda,
      Sei como é... já passei por esse "baque" também... acho possível nos livrarmos sim, mas aos poucos...não tem como ser da noite pro dia...os produtos orgânicos estão cada vez mais populares (principalmente fora do Brasil, onde essa consciência é maior); Já temos aqui muitas alternativas de orgânicos... vou fazer um post sobre isso em breve! Qto ao preço, realmente não são tão baratos, até pq como são orgânicos e saudáveis, possuem matéria prima pura. Mas tbm não são tão caros como Loreal, Kerastase, etc (química pura)
      Um shampoo orgânico da Herbia (mostrei na resenha e tô fazendo sorteio dele), está na faixa de 20,00... nem tão caro assim pra preservar a nossa saúde, né?
      E tem muitas outras marcas tbm...
      bjão

      Excluir
    2. Linda,

      É como a Érika disse, é algo gradativo, um processo...estou passando por isso agora e sei como se sente...vontade de pegar e jogar tudo fora. kkkk Mas temos que respeitar limitações, inclusive financeiras e caminhar dentro de nossas possibilidades. A conscientização é um bom caminho...reduzir já é ótimo, algumas coisas pra mim ainda são inevitáveis como esmalte e tinturas de cabelo, mas acredito firmemente que é um processo e quanto mais vamos reduzindo, melhor e menos acúmulo, sabe?

      Um beijo e boa sorte!

      Excluir
    3. Queridas Erika e Fefa, obrigada pela atenção!
      Concordo com vocês, é um processo realmente. Mas que dá vontade de jogar tudo fora dá... rs
      Eu vou começar devagar, vou acompanhar as dicas e resenhas e vou procurando os produtos por aqui ou pela internet. O mais importante é sair da ignorância e ter consciência dos danos futuros, para a nossa saúde e para a saúde do planeta né?
      E o blog está cumprindo perfeitamente esse papel de informar, esclarecer e ajudar as pessoas rumo à uma vida mais natural e saudável.
      Parabéns pelo trabalho de vocês!
      Super beijo!

      Excluir
    4. Valeu minha querida!
      Esse feedback de vcs é muito importante pra gente!Fico feliz que esteja conseguindo passar a idéia de vida mais saudável, e estou aberta á críticas e sugestões tbm, viu!
      Fique sempre á vontade aqui, pq o Clube é feito pra vcs!

      E sim, vc tem toda razão, o primeiro passo é sair da ignorância... o resto vai os pouquinhos... é mesmo uma adaptação!

      Bjão

      Excluir
  10. Benzophenone-3 / Oxybenzone / Oxybenzona também é um composto proibido em vários países por ser considerado cancerígeno, mas por aqui é utilizado em vários cosméticos famosos, especialmente em máscaras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Cris, isso mesmo... eles estão na lista da Glamorganic, que eu deixei o link aí!!
      Valeu a informação, amore!!
      bjão

      Excluir
    2. ô tristeza e ainda tem lixinhos disfarçados!

      Excluir
  11. Cada dia mais difícil de fugir destes componentes ... Porque vocês não fazem uma lista de shampoos e conds mascaras de hidratação com os componentes certo? Estou pensando soh em usar jhonsons baby o que vocês acham? Um produto que eu usava mt bom e com óleos naturais saiu de linha do sabao e glicerina e ele era bem barato a EST Vetiver mt bom mesmo. Desde que voltei aos meus cabelos naturais esta dificil de encontrar produtos bons e eficazes mesmo. Obrigada Ass: Emanuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi KK!
      Todos os cosméticos orgânicos são livres dessas quimicas nocivas... vc encontra em marcas como Herbia, Ikove, Sal da terra, entre outras...
      A Johnsons foi punida recentemente pelo FDA com suspensão de produtos, por utilizar substancias cancerígenas em excesso em talcos e shampoos... vai arriscar?
      Eu já comprei EST no site do Submarino...ainda deve achar lá!
      bjão

      Excluir
  12. Oi Erika, é por isso que eu gosto desse blog!!! Sempre alertando, informando e prevenindo.Já faz uns dois anos que eu só uso cosmética natural (pelo menos é o que consta nos rótulos!!!).Saiu uma matéria no jornal "O GLOBO" edição de amanhã, 26 de maio, caderno "O Mundo", página 40,cujo título é: "Os riscos à saúde dos cosméticos nacionais". O artigo comenta que a Unicamp desenvolveu uma técnica capaz de detectar em segundos os componentes de alguns produtos de beleza do mercado brasileiro que contém substâncias cancerígenas. Pena que a matéria não consta as empresas que usam tais substâncias nocivas à saúde.
    Bjos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha!
      Nossa.. que maravilha!! Pois é né... o mais importante eles não falam!!
      Valeu a informação amore! Vou procurar ler amanhã!
      bjãooo

      Excluir
    2. Divulguei na fanpage do blog, ok? Obrigada!

      Excluir
  13. Erika,

    O último componente da sua lista, o Triclosan, é muito usado em sabonetes íntimos femininos. Minha ginecologista nem indica o uso desses sabonetes, ele prefere que seja usado um sabonete líquido de glicerina comum. Mas ela mesma me indicou, caso fosse comprar o sabonete íntimo, ler o rótulo e escolher um que não tenha TRICLOSAN. E o pior: a maioria tem, até das marcas mais conhecidas!! Fica o alerta tb!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Ótima informação! Bom mesmo alertar a galera!!
      valeu amoreee!! obrigada!
      bjão

      Excluir
  14. Quanto mais eu leio esse blog, mais eu quero ler e etc.
    E tô perdida. Aprece que tudo que eu achava que era não é.
    Afinal, conhecimento é poder.
    Mas, que produtos eu deveria usar?
    Por exemplo, eu estava usando shampoo de criança e o treco tem sulfato!
    Quais os produtos que você usa?
    Tem algum post sobre os que você usa ou recomenda?
    (estou lendo TODOS os posts! sério mesmo, muito legal! até meu namorado se interessou pq ele tem caspa demais, e a dermatite dá no rosto dele tbm...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      que bom que vc tá curtindo o blog!
      Eu estou dando preferência à produtos naturais e orgânicos, e principalmente os óleos vegetais.
      Eu compro no site SAL DA TERRA, e tem tabm a CATIVA NATUREZA, a IKOVE, a HERBIA...
      Para a caspa e a dermatite, tem ótimos óleos: óleo de semente de uva, óleo de jojoba, Copaíba... Massagear o couro cabeludo e a pele com um desses óleos vai ajudar com a caspa a dermatite. Vinagre de maçã tbm é ótimo pra caspa...
      ...no blog tem um post sobre receitas para caspa (tá no menu lá em cima, em COSMETICA NATURAL)
      bjks

      Excluir
  15. Erika, virei fã do seu blog! visitarei sempre! MUITO OBRIGADA por criar um blog assim, com postagens excelentes, que realmente têm certa relevância!

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, seja bem vinda!
      Qualquer dúvida, é só gritar que eu venho..rsrs
      bjks

      Excluir
  16. EU PRECISEI FICAR DOENTE, COM DERMATITE DE CONTATO, ALERGIA NAS MÃOS PARA APRENDER QUE EU ESTAVA CERCADA DE VENENO NOS COSMÉTICOS, PRODUTOS DE LIMPEZA E ALIMENTAÇÃO! CAIU A FICHA QUE VIREI ESCRAVA DA INDÚSTRIA. MAS NUNCA É TARDE PARA SE LIBERTAR E FAZER UM BEM A MIM MESMA E A NATUREZA.

    ResponderExcluir
  17. Lamentável a falta de conhecimento, substancias que supostamente fazem mau mas elas estão em produtos anunciados aqui mesmo neste site, vamos estudar um pouco mais antes de sair falando besteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente já usei muitos produtos com substâncias nocivas, e por isso elas estão no blog, em "postagens antigas" (veja a data antes de falar)! Agora, qto às "besteiras" à que se refere, poderia dizer quais são? Pq o seu comentário foi tão evasivo, que não disse nada...

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top