O poder da Geoterapia para a beleza dos cabelos e da pele | Clube do cabelo e cia


A argila ou barro é um ingrediente natural de grande valor. Deve-se escolher uma argila limpa, sem contaminações, senão o efeito pode ser contrário ao esperado. Ela é anti-inflamatória, antisséptica, anti-reumática, cicatrizante, emoliente, tonificante e refrescante. Pode ser usada em máscaras e compressas.  

Misturada com mel, pode ser usada para lavar o rosto, substituindo o sabonete. A argila não deve ser colocada sobre feridas abertas. Para esterilizar, deve ser colocada em forno quente, em vasilha refratária, durante uma hora. Conservar em frasco esterilizado, bem tampado.


ARGILA VERDE :


De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio,potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio.

De pH neutro, possui ação adstringente,tonificante,absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Rica em silício e diversos oligoelementos, desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula  a produção sebácea.
Efeitos: Realiza o efeito de peeling na pele, removendo a oleosidade em excesso, e retardando o envelhecimento. Como é desintoxicante e adstringente, é ideal para sugar toxinas, tratar acne e seborréia.


ARGILA BRANCA (ou Caulim):

É uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Rica em silício e alumínio. Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação tensora branda e purificante,adstringente, remineralizante e anti-séptico. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Pode ser usada em todos os tipos de pele,especialmente as expostas em exagero ao sol. Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas.


ARGILA CINZA 
 É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Possui titânio em sua composição, é ótima para combater espinhas e cravos, por tanto é um esfoliante natural excelente. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas.
Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. Retarda o envelhecimento e tem ação antioxidante natural. Absorve a irradiação solar, clareia manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas.


ARGILA VERMELHA: 

Rica em óxido de ferro,cobre, silício e hematita. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-estressante,regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor. OBS: A argila vermelha não é indicada para cabelos platinados, pois corre o risco de "avermelhar" os fios.


ARGILA ROSA:

É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com telangiectasias e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente e é uma argila mais delicada e rica em ferro. Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes, grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular,reidrata a pele, combate os radicais livres, absorve as toxinas e a oleosidade em excesso.


ARGILA AMARELA: 
Rica  em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica alumínio, potássio e oligoelementos. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular.Ideal para peles delicadas e esfoliação leve. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.


ARGILA MARROM: 


Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente , desintoxicante e cicatrizante. O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. 


ARGILA PRETA: (ou lama negra)

É a mais nobre das argilas. Pode ser encontrada também como lama vulcânica. Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos),anti-séptica, redutora e adstringente. É usada para a desintoxicação da pele.

Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Tem ação anti inflamatória, absorvente, antitumoral,anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.


ARGILA ROXA:
Rica em magnésio, ideal para aplicações sobre regiões tensas que acumulam toxinas.


ARGILA MARINHA:

A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo. Tratamentos a base de elementos marinhos na estética são chamados de talassoterapia.


O tratamento com a argila poderá ser feito toda semana e não existe um número exato de aplicações para que o cabelo fique com um aspecto mais saudável, pois o tempo de uso e a quantidade das aplicações irão variar de acordo com o estado em que o cabelo se encontra, portanto, o número de sessões irá depender de como está a saúde dos fios, sem contra-indicações.




Fonte: site de receitas Sabão e Glicerina



Postar um comentário

  1. Oi Erika!
    Vc acha que seria possível fazer uma máscara a base de argila "contratipo"?
    Tenho uma máscara para pele oleosa da Clinique que aqui no Brasil custa muito caro (pelo menos para mim - rsrs) e na embalagem explica que ela é a base de argila. Eu poderia te mandar por e-mail fotos da composição para você ver se daria para fazer uma receita caseira aproveitando os princípios naturais?!?
    Obrigada desde já!
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, sinceramente? A melhor máscara de argila é da própria argila. E custa infinitamente mais barato do que essa máscara aí. Não tem pq fazer uma receita em cima da argila, que por si só, já é riquíssima na sua composição natural, me entende?
      bjkssss

      Excluir
    2. Sim, tudo bem Erika. Claro que eu entendo. ;) Muito obrigada msm assim. Bjooos

      Excluir
  2. Erika, amo seu blog, sou frequentadora assídua e amei essa matéria, como todas as outras! São muito instrutivas e já usei muitas (muitas mesmo!) das suas dicas, pois também acho insanidade pagar rios de dinheiro com produtos,só porque são importados e de grife. Fora que o natural é sempre melhor, vamos combinar... Quero comprar argila rosa pra experimentar no meu cabelo que é relaxado com tioglicolato e é seco. Quero que ele cresça o mais rápido que conseguir, rsrs. Você acha que a rosa dará conta do recado, ou seria melhor a branca pura? Obrigada e Parabéns pelo trabalho maravilhoso. Bjos, Helô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helô!
      Que bom que vc curte o Clube!! <3
      Olha, pra cabelo seco, a argila branca é melhor, e pra crescimento, a preta estimula mais a circulação. Vc pode alternar, ou misturar...
      Obrigada à vc por acompanhar o Clube!!
      bjkkkssss

      Excluir
    2. Show de bola, obrigada! Acabei de comprar as argilas, agora é só esperar chegar pra começar a desfrutar dos benefícios dessas maravilhas, rsrs. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiências conosco! Graças a você e as suas dicas preciosas, meu cabelo que estava "à beira da morte" rsrs, já está quase todo recuperado! Falta pouco! Acho que a argila era o toque que faltava! E vou continuar ligadinha aqui no Clube, para aprender cada vez mais! Grande Beijo, Helô

      Excluir
    3. Obrigada à vc pela companhia e confiança!!
      bjksss

      Excluir
  3. Oiee!
    Xará , rs,
    Comprei uma argila chamada Dolomita, vc sabe me dizer se é a mesma argiila rosa?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xará, acho que vc não viu meu post sobre Dolomita heheh ...tá lá em "COSMETICA NATURAL" td explicadinho...
      bjksss

      Excluir
  4. Oi, Erika. Adorei a matéria!

    Queria saber se você pode me indicar algum lugar (em SP) ou site confiável para que eu possa comprar as argilas. Pensei em comprar a preta para os cabelos, a amarela para o corpo (pra ajudar contra a celulite) e a rosa para o rosto.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milly, vc acha argilas em lojas de produtos naturais.
      Se preferir sites, tem a Destilaria Bauru, e a Engenharia das essencias.
      bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top