QUEDA DE CABELO PODE SER SINAL DE ANEMIA | Clube do cabelo e cia


Oi galera! 

Quando nossos cabelos ficam fracos e começam a cair, a primeira coisa que pensamos, é que a culpa disso possa ser de algum produto, ou química, que tenhamos utilizado.
Porém, apesar dos estragos que as químicas e mesmo as chapinhas podem fazer nos nossos fios, as causas da queda podem ser internas... (e se juntar com químicas e chapinha, pior ainda...)

Existem muitas causas internas para a queda e enfraquecimento dos cabelos. E na grande maioria das vezes, essas causas são provenientes de uma alimentação deficiente de nutrientes.

Entre os minerais encontrados no sangue, o ferro é o que existe em maior quantidade, e desempenha um papel fundamental na produção de hemoglobina (proteína que transporta o oxigênio no interior das células vermelhas do sangue) e mioglobina (uma forma de hemoglobina encontrada nos músculos).

Precisamos de ferro para a produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio pelo corpo.
A carência de ferro conduz à anemia, o que significa menos de células vermelhas do sangue.

O ferro tem um papel importante em várias funções corporais, incluindo o crescimento e manutenção dos cabelos. 
Sem ferro suficiente, nosso cabelo cai... sabe por que?
A anemia faz com que você tenha uma contagem de sangue baixa e um sistema circulatório menos eficaz. Como resultado, os folículos pilosos não recebem a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes, fazendo com que os fios fiquem finos, e caiam ao longo do tempo.



Existem três tipos de anemia que podem levar à perda de cabelo: 
> anemia ferropriva,
> deficiência de ferro crônica,
> anemia perniciosa.

Anemia ferropriva é o tipo mais comum de anemia e, normalmente, leva à perda de cabelo. Ela pode ocorrer apenas durante a menstruação, quando algumas mulheres tendem a se tornar temporariamente anêmicas, e consequentemente seus cabelos caem mais.
Os sintomas incluem: fraqueza, fadiga, falta de ar, dor no peito, tontura/vertigem, dores de cabeça e batimento cardíaco irregular.

Anemia por deficiência de ferro pode ser causada por uma vários fatores, como má alimentação, distúrbios digestivos, menstruação, gravidez ou genética. Aumentando a ingestão de ferro, pode-se reverter este tipo de anemia.
A deficiência de ferro crônica possui sintomas específicos, como: perda de cabelo rápida, súbita perda de peso, pele pálida, unhas em forma de colher, depressão, clareamento do cabelo e cabelos excessivamente secos.

Anemia perniciosa é um tipo de anemia devido a uma deficiência de vitamina B12. Embora mais raros do que outras formas de anemia, esta geralmente afeta pessoas com mais de 40 anos de idade. Além de alguns dos sintomas presentes em outras formas de anemia, a anemia perniciosa tem sintomas originais, tais como: perda de cabelo rápida, ferida na língua, hemorragias nasais, e perda de apetite.


Importante:
 > A deficiência de vitamina C pode também levar a uma deficiência crônica de ferro, o que pode causar a perda de cabelo. Aumente a sua ingestão de vitamina C, com suco de laranja e outras frutas cítricas, arroz integral, pão, brócolis, feijão e legumes.
O consumo abusivo de cafeína pode reduzir a disponibilidade de ferro fornecido ao corpo através dos alimentos.
> O uso excessivo de álcool reduz também a disponibilidade de ferro no corpo.
>  Se você faz uso de laxantes ou algum outro medicamento para impulsionar a perda de peso, pode estar prejudicando a capacidade do seu corpo para reter os nutrientes que necessita, podendo resultar em queda de cabelo.
> Evite dietas da moda. Mudanças radicais em seus hábitos alimentares podem levar à queda de cabelo.


fadiga pode ser sinal de anemia

Sintomas da anemia podem incluir:
> dores no peito,
> tontura,
> palidez,
> falta de apetite,
> fadiga,
> dores de cabeça,
> palpitações/taquicardia
> cãibras nas pernas,
> insônia,
> problemas de concentração,
> falta de ar,
> constipação,
> formigamento nas extremidades,
> queda de cabelo

Mudanças súbitas nos cabelos e/ou unhas, podem ser sinais de anemia:
> unhas/cabelos secos
> unhas/cabelos quebradiços
> unhas/cabelos sem brilho


Lembre-se sempre que o fator mais importante para se ter cabelos e pele saudáveis, é a alimentação. 
O cabelo é formado a partir de proteínas, e é particularmente importante a ingestão diária das mesmas. 
Também certifique-se de que sua dieta é rica em vitaminas - especialmente as do complexo B, ácidos graxos essenciais, enxofre e zinco.

Cuide-se bem!



Postar um comentário

  1. Amei sua dica, a gente muitas vezes nem lembra das verdeiras causa!
    Tem post novo no blog, ele mudou de nome...
    cantinhoda-ma.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marcinha!
      Geralmente a gente nunca relaciona a queda capilar com outros problemas de saúde...
      Ah legal... vou lá!
      bjsss

      Excluir
  2. poxa que coisa, tenho todos esses sintomas, ai que coisa sempre achei que era pressão baixa, mas vou correndo fazer um exame. Obrigada por suas ilustres informações, com certeza ajudam muita gente assim como eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora!
      Que bom que o post foi útil!
      Faça os exames sim, e se cuide!
      bjsss

      Excluir
  3. meu primeiro post por aqui!érika vc eh minha blogueira favorita!vi um vídeo seu e vc é mais simpática do q já parece nas fotos :))

    passei a comer 1 a 3 castanhas-do-pará todos os dias,pelo ômega 3 que elas possuem,por causa da enxaqueca q tenho e "sem querer"meu cabelos pararam de cair consideravelmente!-testem meninas-1 a 3 no máximo por dia,pois é mt calórica,espero q funcione com vcs tb!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neusa!
      Fico feliz que vc goste do Clube ;)
      Sim, a castanha do Pará tem ferro, B12, Vit C, Vit D, magnésio, etc... alimentação é tudo, né?
      Obrigada pela dica, amore!
      bjss

      Excluir
  4. Meninas tive uma anemia,por conta da dieta da proteina caiu muito meu cabelo estou em tratamento ainda,nao foi nada boa essa experiencia,

    ResponderExcluir
  5. Mei filho tem 3 anos e tem anemia , e o cabelo dele cai uns fios fico com do tadinho ,MEU coracao corta de tanta do, mas deus esta na frente e ele esta melhor que antes o dificil e so o cabelo mas Deus vai da a vitoria que vai parar , obrigado pelo blog adorei saber essas coisas ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabela!
      Anemia é de fácil solução...nada que uma dieta rica em vitaminas específicas, não resolva. E curando a anemia, a queda tbm pára. Mas lembre-se que é normal perdermos em média uns 150 fios de cabelos por dia. Melhoras pro seu filhote! bjs

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top