A UTILIDADE DO VINAGRE DE MAÇÃ PARA OS CABELOS | Clube do cabelo e cia




Oi galera!

Muita gente pergunta sobre como utilizar o vinagre nos cabelos... então resolvi fazer um post exclusivamente para falar disso...

Para saber como cuidar dos seus cabelos, é imprescindível  que você entenda o que é pH, e como ele age nos fios...

O pH do cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5. Portanto, se você aplicar um produto nos cabelos com um pH maior que esse, ele abrirá as escamas dos fios (cutículas). E por isso que os shampoos anti-resíduos possuem o pH mais elevado (alcalino), pois a função deles é abrir as cutículas para fazer uma limpeza mais profunda.
Em casos de processos químicos como por exemplo a coloração e o alisamento, a abertura das escamas se faz necessária, para que as substâncias possam penetrar nos fios. E por este motivo, são utilizados produtos com pH elevado, acima 7,0 .
Porém, o lado ruim dessa história, é que escamas abertas não deixam os fios reter água, ocasionando um ressecamento e uma futura porosidade nos mesmos.

E aí é que entram os produtos com pH baixo (ácido), justamente para ajudar a contrair as escamas que foram abertas pelo pH alto. E com as escamas fechadas (seladas) , os fios conseguem manter a água e os nutrientes em seu interior, permanecendo assim, hidratados e nutridos.

Entenderam então,a importância de se utilizar um acidificante após um processo químico? Pois se a cutícula for aberta, e permanecer assim, os fios começarão a desidratar por falta de água, tornando-se ásperos, opacos e porosos.

Isso explica também porque quando se realiza uma química atrás da outra, os cabelos ficam parecendo uma "palha" se não forem tratados adequadamente após os processos.

Recomendo que leiam um post específico sobre o que é pH aqui.


E onde entra o vinagre nessa história?
O nome vinagre é derivado da palavra francesa "vin aigre", que quer dizer vinho ácido. Seu pH gira em torno de 2,5 a 2,9. Super baixo não é?  E como já sabemos, um pH baixo ajuda a equilibrar o pH dos cabelos e selar as suas cutículas, melhorando assim a porosidade, e devolvendo brilho aos fios. Portanto, o vinagre é um ótimo acidificante, muito utilizado para tratar dos cabelos. Isso sem contar, que é uma opção ecológica e super em conta.

Por quê o vinagre de maçã é o mais indicado aos cabelos?
O vinagre mais utilizado para fins medicinais e estéticos é o vinagre de maçã. Pois os vinagres originados da fermentação de frutas são os mais antioxidantes, e o de maçã em especial, ainda contém ácido málico (original na fruta que é ácida), traços de pectina , e sais de potássio.
Shampoos e condicionadores de pectina da maçã são muito populares no tratamento de cabelos secos e coloridos. A pectina atua como agente hidratante muito eficaz e acrescenta brilho aos fios.
Porém, o vinagre de maçã é o menos ácido de todos.

Como curiosidade, a pectina da maçã tem um alto valor medicinal.
E tem até um ditado, que diz:
  "Quem come uma maçã por dia, mantém o médico longe."

(Eu como!   \0/ ..mas eu gosto daquela vermelhona sabe? Igual à da Branca de Neve..hehe)

Portanto, o vinagre de maçã é sem dúvida o vinagre mais saudável!

Quanto ao cheiro, não vou te enganar não... na minha opinião, é horrível! Dizem que quando o cabelo seca o cheiro sai... mas não é isso que acontece nos meus. E mais uma vez, não dá pra generalizar, até porque o olfato de cada um, também difere de grau.



Posso usar o vinagre no cabelo todos os dias?
"Cada cabelo, uma sentença"...Logo, você deve ter a sua própria experiência sobre isso. Alguns dizem que o vinagre pode ressecar os cabelos se usado todos os dias, mas eu já vi pessoas usarem diariamente durante 2 semanas como tratamento. Tem gente que usa de 15 em 15 dias, ou mesmo 1 vez ao mês.
Particularmente, eu gosto de usar acidificante 1 vez na semana. Então é complicado dizer o número de vezes ao certo, pois vai depender do estado de cada cabelo. Quanto mais saudável for o cabelo, menos necessidade de acidificá-lo.

Como utilizar o vinagre de maçã nos cabelos?
O ideal, é que se utilize o vinagre após lavar os cabelos com shampoo. O vinagre vem como último enxágue, e pode servir como condicionador também. Por isso, ele deve ser diluído em água. É só deixar um recipiente preparado com água e vinagre, e antes de sair do banho, jogue nos cabelos, e não enxágue mais. Lembrando que se for fazer isso, melhor fazer com a cabeça voltada para frente e para baixo, senão seu corpitcho todo vai ficar cheirando a vinagre...hehehe

Dica: adicione 1 colher de sopa de mel nessa mistura, para dar mais emoliência e tirar o frizz.

O enxágue com água e vinagre também pode ser usado após a máscara de tratamento, ou junto com o condicionador;

obs: Já li, que tem gente que passa ele puro nas pontas, sem diluir. Nunca fiz, então não sei se é bom.

Eu prefiro usar um borrifador por ser mais prático. Antes do banho, eu já deixo preparado um borrifador contendo água gelada com vinagre (25ml de vinagre para cada 100ml de água). A água gelada ajuda a selar mais a cutícula, e consequentemente proporciona mais brilho. E borrifo nos fios como um finalizante, com os cabelos ainda úmidos.

Uma dica para amenizar o cheiro do vinagre, é pingar umas gotinhas de óleo essencial dentro da água com vinagre. Eu gosto do de lavanda e do sândalo, mas tem várias opções para cada tipo de cabelo... veja uma lista deles aqui.

Outra opção também, é em vez de misturar o vinagre com água, misturá-lo com um chá de ervas.
Faça um chá com ervas, e depois de pronto coloque na geladeira. Depois quando for usar, é só misturar o vinagre e enxaguar a cabeça, ou aplicar nos cabelos com o borrifador. Eu gosto de usar o alecrim, que é um estimulante do crescimento capilar.

OBS: O limão também pode ser usado como acidificante para os cabelos. Basta substituir o vinagre por suco puro de limão! E ainda tem a vantagem de não ter cheiro ruim..rsrsr  
Só não passe limão puro na cabeça, e saia no sol, pois correrá o risco de sofrer queimaduras!!! 
Então, caso você vá tomar sol depois, melhor não passar no couro cabeludo...use somente da metade do cabelo para as pontas. Melhor não arriscar, né?

Benefícios do vinagre para os cabelos:
Já vimos que o vinagre vai ajudar a selar os fios, diminuindo a porosidade, aspereza, opacidade, e consequentemente proporcionando maciez, brilho, e desembaraço aos cabelos.
Mas o vinagre também é muito útil para a saúde do couro cabeludo e para a caspa, pois ele atua como um poderoso agente de limpeza. Para utilizá-lo com este fim, não é preciso diluí-lo em água. Pode usá-lo puro mesmo, antes do shampoo, massageando bem o couro cabeludo, deixando agir uns minutinhos e depois lavando normalmente. Cuidado pra não cair nos olhos, porque arde que é uma beleza!

Benefícios do vinagre de maçã para a pele:

- Tratamento da Acne :
Faça uma mistura de 1 colher de chá de vinagre e 10 colheres de chá de água, coloque num frasco limpo, e aplique várias vezes ao dias com um chumaço de algodão sobre as espinhas.

Máscara facial para acne:
 Misture mel, farinha de trigo e vinagre. Aplique no rosto e deixe por 40min.  Isto ajuda no processo de cicatrização.

- Pele oleosa: 
A oleosidade da pele pode ser controlada com uma mistura de metade de vinagre de maçã e metade de água fresca. A mistura funciona como um adstringente. Você também pode usar água gelada como um tratamento facial refrescante em um dia quente de verão.

- Para limpar e tonificar a pele: 
utilize uma mistura de metade de vinagre e metade de água para limpar o seu rosto. Depois enxágüe com vinagre diluído em água e deixe o seu rosto secar naturalmente para fixar a umidade.

- Coceira na pele e dores musculares: 
Para aliviar coceiras na pele e/ou dores musculares, adicione 240 ml de vinagre de maçã em uma banheira com água morna. Permaneça dentro da banheira por pelo menos 15 minutos.

- Pós-barba: 
E para os maridos, passar vinagre de maçã puro após-barba, é ótimo para ajudar a manter a pele macia. Só não sei se você vai conseguir beijá-lo depois...rs.

- Mãos ressecadas:
Misture vinagre ao creme de mãos, em partes iguais.

- Esmalte de Unhas: 
Antes de aplicar o esmalte, mergulhe as pontas dos dedos por 1 minuto em um copo com 2 colheres de chá de vinagre e 1/2  de água morna. isso vai fazer o esmalte durar por mais tempo nas suas unhas.

- Eliminar sujeira das mãos:
 Esfregue as mãos com farinha de milho umedecida no vinagre de maçã, e enxágue.


E mais algumas utilidades do vinagre...
-Para as plantas:
Usar metade de um copo de vinagre, para cada litro de água, equilibra o pH de um solo ruim e aumenta a sua acidez. Aplique a mistura no solo quando as plantas forem regadas.

- Picadas de insetos:
Para aliviar picadas de insetos, molhe um chumaço de algodão em vinagre branco e passe no ponto de irritação. Isso alivia a coceira.

- Sinusite:
Adicione 1/4 xícara de vinagre de maçã em um vaporizador, para tratar sinusite, resfriados e peito congestionado.

- Tirar o mau cheiro de plásticos.
Molhe um pedaço de pão no vinagre e coloque-o dentro da lancheira, marmita ou qualquer recipiente plástico e deixe durante a noite para se livrar do mau cheiro.

- Roupa:
 Para remover fiapos das roupa e  avivar as cores do tecido, adicione meio copo de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar.

- Remover manchas e odores das mãos:
Esfregue seus dedos no vinagre antes e depois de cortar as cebolas para evitar que o cheiro fique nas mãos.

- Dor de garganta:
Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça
gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.



É isso galera... o cheiro pode até ser ruim, mas que o "bichim" é porreta, ahhh isso é!!!

E melhor do que o vinagre de maçã, é a própria maçã!!
Dá uma pesquisada na net sobre o que essa vermelhinha fofa pode fazer pro seu organismo...

Além de meus cabelos serem fortes, tem anos que não sei o que é uma gripe... e coincidência ou não, eu como maçã todos os dias...fica mais essa dica!!





Postar um comentário

  1. çegaç nem sabia desta do acidificante..kk vi esses dias por isso meu cabelo tava uma palha...haha
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do cronograma, seu cabelo nunca mais ficará uma palha, amiga!! Mas é assim mesmo que a gente vai aprendendo...com as experiências! Bjks

      Excluir
  2. Pois é Erika eu já sabia destes benefícios do Vinagre para o cabelo, mas eu faço com limão como você disse ali na Observação. Achei interessante a receita de vinagre para pele com acne, essa sim eu não sabia!!! Vou ver se eu faço!!!

    Ótimas dicas!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida! Eu tbm prefiro o limão, pois não suporto o cheiro do vinagre...rs... tem gente que não sente, mas eu fico muito incomodada! Depois me diz o que achou, tá? Bjks

      Excluir
  3. Nossa, o vinagre é tudo de bom mesmo, vou tentar nos cabelos e nas unhas
    Adorei as dicas.


    bembasica.blogspot.com.br

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  4. Erikinha minha linda! Tudo bem!
    Então sobre o vinagre eu também já sabia, mas é sempre bom relembrar, porque agente aprende tanta coisa diferente depois acabamos esquecendo. Não sabia que poderia usar o limão, vou adotar essa ideia na falta do vinagre rs... adorei todas as dicas para pele, adoro dicas fáceis de fazer em casa! Parabéns!

    Beijão flor!
    Cris
    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, amore! Pois é, pior que é bem por aí mesmo...rs e fora que a gente acaba querendo testar os produtos, e acaba quase não fazendo muito as receitas caseiras... mas essa do vinagre é uma das melhores receitas caseiras...pena que o cheiro não ajuda muito...rs bjão, lindona!

      Excluir
  5. Eita, quanta coisa legal!
    Tô anotando tudo!!!

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  6. Olá (:
    Bom dia!
    Erika, quero lhe parabenizar não só pelo blog, mas principalmente pelo post. É notória a sua dedicação ao escrever, e isso falta em muita gente que se propõe a manter blog. Vou seguir seu blog sempre a partir de agora xD
    Fiquei muitooooo curiosa com o vinagre de maçã como acidificante e em breve testarei, espero que meus cabelos gostem (:

    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! Seja muito bem vinda!
      Depois venha contar o resultado do Vinagre de maçã nos seus cabelos, ok?
      Vc escreve receitas??? Hummmmm adoro! Sou vegetariana, mas se tiver receitas doces ou sem carnes, tô dentro hehhehe
      BJks

      Excluir
  7. Vou fazer um relaxamento e tô sem dim pro acidificante. Posso usar vinagre? Como eu faria? Com água logo após a lavagem? Obrigada. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Sim, pode usar o vinagre diluído em água. Pra 1 litro de água, 100ml de vinagre (10% de vinagre pra quantidade de água). E jogue nos cabelos como último enxágue. é a última coisa, ok? Depois vc pode fazer isso 1 vez por semana.
      bjks

      Excluir
  8. Fiz duas escovas progressiva com cisteína, a última já faz um ano e meio. Estou tentando meus cachos e a saúde dos meus cabelos de volta , mas está difícil! Gostaria de saber se o vinagre ajuda nisto. Obrigad . Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O vinagre não vai ajudar a trazer os cachos de volta, mas ele contribui para a saúde dos fios sim, já que tem um pH ácido, e ajuda a fechar as cutículas. Um enxágue com água e vinagre 1 vez na semana é o suficiente para manter o equilíbrio do pH dos cabelos. E tbm toda vez após fazer um procedimento químico.
      bjks

      Excluir
  9. MENINAS É MUITO BOM O VINAGRE DE MAÇA. EU USO E RECOMENDO.

    ResponderExcluir
  10. Erica e muito bom o vinagre tudo de bom eu amor. bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom! Não só para o cabelo, mas até para a pele!
      bjks

      Excluir
  11. ameiii mto show a dica..parabens bjssssss

    ResponderExcluir
  12. Erika, fiquei com uma dúvida...Após usar a receitinha de chá de ervas com vinagre, pode passar creme nos cabelos?

    ResponderExcluir
  13. Adorei como vc explicou direitinho o uso do vinagre e do PH no cabelo,coisas que nunca consegui entender antes sobre o PH.
    Obrigada e vou seguir as dicas !

    ResponderExcluir
  14. adorei suas dicas com o vinagre, pena que ele não ajude a voltar os cachos. bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Aguarde, que teremos novidades e receitas para cacheadas em breve!!
      Bjão

      Excluir
  15. ajuda a manter a cor vermelha sem q fiq saindo nas toalhas ou fronhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer sobre isso... o que sei é que ele estabiliza o ph dos fios..agora se evita de sair o vermelho, só testando...
      bjs

      Excluir
  16. como manter meu vermelho sem que vire agua de salsicha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitando shampoos com sulfatos, fazendo co-wash, umectações, utilizando produtos próprios para cabelos coloridos e tonalizando pelo menos de 20 em 20 dias...
      bjs

      Excluir
  17. Gente amei a dica.....ainda mais contra caspa.......valew

    ResponderExcluir
  18. Oie... gostei da dica, vou testa-la hoje mesmo... Tenho mesmo que deixar sem enxaguar? o limão tem o mesmo efeito?
    Será que não posso fazer uma hidração com ele puro por alguns minutos e depois enxaguar? Pode ser vinagre sem ser o de maça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      sim, tem que deixar sem enxaguar. Pode usar o limão, mas com o cuidado de não se expor ao sol depois.
      O vinagre não hidrata. Ele equilibra o pH.
      Os melhores para os cabelos são o de maçã e o de arroz.
      bjs

      Excluir
    2. Usei o de arroz na minha irmã q ela tem cabelo roxo q tá palha por causa de descolorir...
      Ficou parecendo q ela é sushi. Hihi
      Vinagre de arroz mamãe usa pra sushi.
      antes usamos bioextratus de tutano e queratina da mesma marca... Tomara q fique bom.
      Sempre lero o seu blog quando começo a me embaralhar no cronograma e com o q as pessoas comentando várias controvérsias

      Excluir
    3. Sushi..hahahaha
      Legal, Nana! Depois conte o resultado!
      bjks

      Excluir
  19. Fiz uma alisamento a mais de uma semana o cheiro de alisamento nao sai mesmo passando o neutralizante
    esse vinagre de maçã pode me ajudar a retirar o mau cheiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais,
      Não sei te dizer se o vinagre ajuda a tirar esse cheiro, pq nunca fiz isso.

      Mas não era pra ficar esse cheiro forte não, viu! Tvz vc não esteja deixando o neutralizante tempo suficiente. E o cheiro forte, é sinal que ainda tem química do alisamento agindo... tente passar um outro neutralizante talvez, e deixar mais tempo.
      bjs

      Excluir
  20. Oi... Mais e aí depois q passar o vinagre nos cabelos deixo por qtos minutos pra tirar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, não tira... o vinagre com a água é o último enxágue... depois seca com a toalha e se quiser, passa um leave-in.
      bjs

      Excluir
  21. Oi primeiro gostaria de dizer que amei seu blog!!!fiquei com uma duvida posso passar o vinagre no couro cabeludo ou se passar ele fica oleoso?Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marluz! Que bom, seja bem vinda!
      Sim pode! pelo contrário, ele pode até dar uma equlibrada na oleosidade ou dar uma ressecada nos fios. o Vinagre é utilizado tbm para tratar caspa. vc pode massagear o couro com vinagre durante o banho, e depois lavar o cabelo normalmente.
      bjks

      Excluir
  22. Olá,

    já visitei algumas vezes o seu blog e estou adorando.
    Um abraço,
    Lu.

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu fiz progressiva no cabelo, faz menos de um mês, o vinagre tira o efeito da progressiva, como se fosse um shampoo de limpeza profunda?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine,
      não, pelo contrário..o vinagre de maçã ajuda a tirar a porosidade e selar as cutículas.
      bjs

      Excluir
  24. gostei muito vou fazer eu cabelo esta muito ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago,
      Se estiver muito poroso, faça 1 vez na semana, e qdo melhorar vá espaçando para 15 dias e depois 1 mês..
      bjs

      Excluir
  25. Respostas
    1. Oi Caroline!
      Não não... vinagre só depois de alguma química, ou qdo o cabelo estiver poroso.
      bjs

      Excluir
  26. Respostas
    1. Não, só serve o de maçã ou o de arroz. O de vinho tinto tem muito alcool.
      bjs

      Excluir
  27. Passei azeite extra virgem a tarde e a noite lavei com shampoo, passei mascara hidratante e depois finalizei com vinagre de maçã diluído em agua... eu to achando ele um pouco seco, frizado demais... sei que não fiz o procedimento certo(umectação) e tal... mas enfim, eu posso pranchar o cabelo depois de finalizar com o vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      o ideal depois da umectação é ou fazer um co-wash, ou usar um shampoo sem sulfato. Pq o shampoo com sulfato abre as cutículas e retira boa parte do óleo que vc umectou. Vc usou o vinagre de maçã em água fria?

      E qto a pranchar, se vc usar um protetor térmico, não tem problema.

      bjs

      Excluir
  28. Após usar o vinagre como último enxague posso passar defrizante e secar os cabelos com o secador ou não é recomendado? Outra dúvida: após quantos dias feito esse procedimento posso lavar os cabelos sem perder o que ele deve proporcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Djaira!

      O ideal é não usar secador após o vinagre.

      O efeito do vinagre vai saindo aos poucos, vc lavando ou não... o vento, sol, poluição, calor, tudo isso faz com que o pH dos fios aumente.

      bjss

      Excluir
  29. Ola gostaria de saber se o vinagre ajuda a clarear os cabelos ?,,bjss adorei o blog

    ResponderExcluir
  30. Quanta coisa legal hehe

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  31. Sera que dá certo misturar o vinagre na mascara de hidratação?

    bjs,

    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, só testando pra saber hehehe
      Se fizer me conte, viu!!
      bjsssss

      Excluir
  32. Amei o post...Erika é superbe seu blog!!
    Agradeço,pela busca e, passar essas dicas maravilhosa!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer amore!! A intenção é mesmo compartilhar e trocar ideias com vcs!!
      bjãoo

      Excluir
  33. Olá, estou adorando suas dicas, pois eu fazia x tenso e não gostava muito do efeito chapado, entao estava deixando crescer, mas depois de 9 meses cai na tentacao de passar uma escova disciplinadora que acabou com meus cabelo, portanto estou reconstruindo 3 x semana e usando vinagre como recomenda, mas percebo q qdo nao uso o vinagre meus cabelos começam a quebrar, ou seja estou dependente dele rsrs, estou usando o glicopan e o creme reconstrutor Sebastian ou Kerastase verde- mesclo, enfim, quero saber se qdo meus cabelos secarem do efeito vinagre- umidos para seco posso fazer escova para modelar, minha raiz esta alta, este produto e tao ruim q serviu somente para deixar meu cabelo duro, mas graças ao vinagre e glicopan estou salva rsrs, vc tb esta me ajudando muiitooo, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia,
      A falta do vinagre não traria quebra ao cabelo. Parece que as quebras que vc menciona estão sendo causadas pelas reconstruções. 3x na semana é demais! de 15 em 15 dias ou 1 vez no mês já é o suficiente para cabelos danificados. Dê um tempo nas recosntruções e fique só hidratando agora.

      Vc pode secar, desde que use um protetor térmico... mas já sabe que qto mais calor (secador/chapinha) vc colocar nos fios, mais ressecados eles ficam... qto menos usar calor, melhor!

      Bjss

      Excluir
  34. Oi, eu fiz um relaxamento e ficaram resido de relaxamento será que o vinagre ajudaria a tirar esses residos sem que afete o relaxamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não... aí no caso vc teria que usar um neutralizante. O vinagre não tem essa função.
      bjks

      Excluir
  35. amei suas dicas vou aderir todas.beijos

    ResponderExcluir
  36. Ótimo trabalho Erika, sempre nos informando de maneiras melhores de nos tratar. :D
    Gostaria de saber se eu posso passar o vinagre no cabelo e um ou dois dias depois entrar na piscina, sendo a última lavagem a com o vinagre. Como meus fios estão muito abertos não quero que ele absorva tanto o cloro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vinagre alinha as cutículas. Elas ficam mais "fechadas" qdo vc usa. Então, qto á isso não há problema nenhum...
      bjsss

      Excluir
  37. oie, faço luzes no meu cabelo, e ele estava com as pontas horriveis, acabei de lavar meu cabelo, com shampoo de jaborandi haskell, depois apliquei uma ampola de hidratação BK, enxaguei e apliquei condicionador de jaborandi da haskell também, enxaguei,,,, em uma bacia com agua fria e vinagre, mergulhei meu cabelo ainda úmido e retirei do mergulho e sequei ele normal, FOI DIVINO para meu cabelo esta super brilhoso, com as pontas maravilhosas, as cutículas bem fechadas mesmo, santo vinagre, acho que agora meu cabelo vai crescer saudavel hehehehe

    ResponderExcluir
  38. muito útil seu poste, to adorando o vinagre nos cabelos

    ResponderExcluir
  39. Erika bom dia, gostei muito das suas dicas.
    E pintou uma dúvida, o que seria água para limpar o rosto?

    ResponderExcluir
  40. OLA, EU FIZ PRO MEU CABELO E SIMPLISMENTE OBTIVE OS PRIMEIROS RESULTADOS..
    PARECE QUE FIZ SELAGEM.TO GOSTANDO ESTA COM BRILHO...OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  41. eu tenho que comprar o vinagre de maçã :3
    to amando o blog <3

    ResponderExcluir
  42. Adorei a dica do vinagre de maça! Mas tenho uma dúvida depois do ultimo enxague eu borrifo os cabelos com o vinagre diluido em agua, mas eu tenho o costume de usar a chapinha quando o cabelo seca, posso ta usando a chapinha tendo aplicado o vinagre de maça nos cabelos???

    ResponderExcluir
  43. Gente, isso funciona mesmo!!! Cabelos ultra brilhosos e soltinhos. Já faz parte da minha rotina. Uso tb na umectaçao , passo por cima do cabelo umectado uns 5 a 10 minutos antes de enxaguar, acho q potencializa o efeito dos óleos hehehe. Erika qto mais leio o seu blog mais eu adorooo .

    Bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, essa do vinagre em cima dos óleos nunca fiz... vou experimentar! ;)
      acho que vou te contratar como minha cientista dos cabelos kkkkkkkkkkk
      bjão

      Excluir
  44. Oi Erica amo seu blog aprendo muita coisa e passo tudo pra uma amiga, queria saber se eu coloco metade vinagre metade Água na msm quantidade. Poderia passar ele puro pra potencializar ? meu cabelo esta um pouco ressecado na parte de trás hidrato bastante mas não vejo resultado.( beijos) obrigado por nos ajudar tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, que bom, fico feliz =D
      Vc pode usar puro sim... eu já usei. Mas cuidado pra não cair nos olhos, pq ardeeeeeeeeeeee muitoooooooo. E depois enxágue bem com água fria!
      bjssss

      Excluir
  45. Erika querida, já usei o vinagre de maçã diluído no último enxague e realmente meu cabelo ficou ótimo. Mas não suporto o cheiro que fica! Ainda bem que não sou a única ... rsrsrsr.
    Gostaria de tentar com o limão, inclusive fazendo como uma das meninas citou que faz com o vinagre: em uma bacia de água, molhando do comprimento para as pontas. Mas não sei quanto posso usar de limão. Você me dá uma dica da quantidade e diluição?
    Obrigada, sempre
    Namastê. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Pode usar o suco de 1 limão.
      bjsss

      Excluir
    2. Linda, valeu pela dica. Vou tentar e depois te falo.
      Bjs

      Excluir
  46. Olá Erika, tudo bem? Uma dúvida: ao invés de diluir na água, eu posso usar chá de canela?
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimmm Deby!! Qualquer chá que quiser!! E olha, curti a ideia, hein!!! Deve ficar ótimo com chá de canela!
      bjkssss

      Excluir
  47. Passei agora nos cabelos conforme rientação e senti meus cabelos mega brilhantes e o couro cabeludo refrescante, limpo e o cabelo tá soltinho ! ameiiiiiii

    ResponderExcluir
  48. amei as dicas,vou usa hj pela primeira vez no meu cabelo espero que fique bom,pois acabei de pinta-los,aaai meu deus to ruiva pra esse verão de salvador.beijocas amo esse blog d+

    ResponderExcluir
  49. erika qual é o melhor para o cabelo o chá ou a aguá ?

    ResponderExcluir
  50. noss adoreii as dicas,, fikei sabendo que o vinagre fazia bem para os cabelos mais nao sabia especificadamente oqe ela fazia,, super amei descubrir tudo isso,, depois disso estou em love com o vinagre de maça s2, hehe beijos e obrigada *-*

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito do blog, super explicativo. So q ainda tenho duvidas sobre a quaantidade de vinagre p utilizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Seja muito bem vinda!
      Qual o seu objetivo? Se for pra cabelo poroso, pode usar meio a meio com água, ou 10 ml de vinagre pra 100ml de água se for pra manutenção...
      bjs

      Excluir
  52. Oi Erika, será que posso fazer essa selagem em cabelos com progressiva?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone,
      Sim, mas espere sair o efeito da progressiva, pra depois fazer a selagem...
      bjsss

      Excluir
  53. Erika minha linda, amei todas as dicas...kkkk, vou testar o vinagre.
    Vc explica de uma forma muito simples e direta , como tem que ser ...eu acho.
    Ameeeeiiiii seu blog.
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!
      seja muito bem vinda ao Clube!! \0/
      bjkssss

      Excluir
  54. Nossaessas dicas foram ótimas para min, muito obrigado por essas dicas!

    ResponderExcluir
  55. oi gente so cuidado com limao pois ele tira a tinta do cabelo conforme vai usando meu cabelo e preto e resolvi passar limao no cabelo ele de uma clareada (cuidado ) o vinagre e otimo eu ja fiz e amei

    ResponderExcluir
  56. Oi querida tudo bem? Adorei o post.
    Uma dúvida, como não se deve enxaguar os cabelos após a utilização do vinagre, tem alguma restrição quanto ao uso do secador nesses casos?? Ou posso secar tranquilamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Sim, pode. Mas nunca esquecendo de aplicar um protetor térmico antes.
      bjsss

      Excluir
  57. Comecei ler seu blog por volta das 23:30h, uma postagem sobre o Yamasterol... e já são quase 03:30h e eu não consigo parar de leeeeer (ainda bem que hj é sábado)!!!! Quanta coisa boa! Além de seu jeito de escrever super-simpático e os vídeos muito bem-feitos! Estou encantada e animada por ter encontrado um blog tão gostoso de ler, com tantas informações incríveis e com bases sólidas.
    Muito grata por compartilhar conosco tanta coisa boa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amore!!
      Que booooom! Fico feliz que tenha gostado! <3
      Seja muito bem vinda ao nisso Clube!
      bjksss

      Excluir
  58. Fui correndo ver se tem vinagre de maçã na cozinha... e TEM !!! Este será um domingo de muitas experimentações :D

    ResponderExcluir
  59. Meninas,amei as dicas !!Faço cronograma semanal e estou recuperando meus cachos!Adoro as novidades,ajudam muito.Já estou com meus cabelos quase todo cacheado e estou muito feliz!!Quero muitas dicas!!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \0/ \0/
      Então fica ligada no Clube, Jullyanna! Dicas não faltarão! hehehe
      bjksssss

      Excluir
  60. Acabei de descobrir aqui e já estou apaixonada!
    Amandoo as dicas (=

    ResponderExcluir
  61. Ola! eu to em duvida com vinagre usar se e de maça artesanal vendido em casas naturais ou no supermecado?qual o melhor e a diferença entre els?bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do supermercado é mais barato e faz efeito do mesmo jeito.
      bjsss

      Excluir
  62. Erika, vc diz para não utilizar o limão no couro cabeludo, mas li alguns blogs que dizem que o limão no couro combate a queda e equilibra a oleosidade. Sua recomendação para não passar no couro cabeludo é por qual motivo?

    Sobre o vinagre de maçã, desde que li seu post estou fazendo banhos no cabelo e está cada vez mais brilhante!!! Aaaaaah, se eu soubesse disto antes... já teria cabelos lindos há tempos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!

      Não tem problema nenhum usar o limão no couro cabeludo...tanto que dou até receitas de máscaras e enxágues com limão

      Mas qdo vc falou, fui ler novamente o post, e vi que me expressei errado... sorry!!! Eu quis dizer, que se for pegar sol depois, não é bom usar o limão no couro cabeludo.
      Vou reescrever a frase, pois realmente a maneira que escrevi está dando um sentido errado.

      Obrigada pela observação!!!

      bjkssss

      Excluir
  63. Érika,o vinagre de maçã é o comum do mercado?
    Bj

    ResponderExcluir
  64. Nossa! Meus parabéns, seu blog é incrivel!!!
    Usei o vinagre há 3 dias atrás (com medo), depois de secar na toalha, percebi que meus fios estavam macios e brilhosos. Notei que ficou com cheiro de vinagre, então apliquei um protetor térmico que disfaçou o cheiro do vinagre, sequei meu cabelo no secador e em seguida fiz chapinha.. Meu Deus, meu cabela ficou divino!!! Sempre que fazia prancha, meus fios (loiros) ficavam com as pontas espigadas, seco que nem palha. Hoje meu cabelo tá macio, cheiroso, com brilho e balanço. Quase não acreditei. Amei amei amei demais. Muuuuito obrigada pela dica!!! Sucesso

    ResponderExcluir
  65. Erika posso usar qqr tipo de vinagre ou tem q ser so o de maca? No caso do limão , ele não altera a cor dos cabelos ao sair no sol?


    Aguardo
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      o vinagre de maçã é o que tem melhores propriedades, mas pode usar outros sim. Tem gente que usa vinagre de vinho... então só testando pra saber. Eu indico mais o de maçã, pq é o que eu uso e gosto, além de ter muitas propriedades.
      O limão pode dar uma clareada, mesmo sem sol. E lembre-se se for usar o limão, enxaguar muito bem, pq
      limão e sol não combinam.
      bjssss

      Excluir
  66. Querida Erika quero lhe parabenizar pelo blog. Sempre q entro aprendo dicas novas. E na maioria das vezes o qir procuro aqui sempre encontro. Eu amo cuidados com cabelo pele enfim aqui é meu cantinho q sempre q posso visito.

    bjo flor
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  67. Erika, pode ser usado vinagre de álcool ? ou faz mal ao cabelo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keilla, tem gente que usa, mas eu acho que o alcool pode ressecar, principalmente pra quem não tem cabelos oleosos.
      bjksss

      Excluir
  68. Respostas
    1. Como o alcool , não creio! Mas de qq forma, nada que é em excesso é bom... então se usar o limão equilibradamente não tem problema algum... bjksss

      Excluir
  69. Mais uma duvida hehe!!! Se eu usar o vinagre com a água gelada após lavar os meus cabelos, eu posso fazer isso de 2 a 3 vezes por semana? Se eu usar o vinagre ainda precisarei de um acidificante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu cabelo está na UTI, não só pode, como deve! O vinagre é o próprio acidificante.
      bjsss

      Excluir
    2. Oi Erika! Ja tirei os cabelithos da UTI e os coloquei de novo. Kkkkk fiz na proporção de 10ml de vinagre para 100ml de água gelada, não vi muita mudança. Vou fazer meio a meio. No caso do limão qual é o pH dele?

      Excluir
    3. Acho que foi pouco vinagre... pode fazer meio a meio sim. Eu até já usei vinagre puro...rsrs... mas aí melhor vc ir dosando até achar o melhor pro seu cabelo. O limão tem pH 2,0 se não me engano.
      bjksss

      Excluir
  70. Olá, Érika! Adoro seu blog, indico pra todas as amigas hehehehe tenho uma duvidazinha sobre o vinagre no rosto, como tônico, não é perigoso manchar a pele? Indicado apenas para uso noturno? obrigada desde já =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não... inclusive o vinagre é bom para manchas de pele, tbm! Melhor à noite!
      Fiz um post recente sobre isso...
      bjksss

      Excluir
  71. Oi Erika. Estou chegando aqui no blog agora e, em dois dias de leitura, já aprendi muita coisa. Os meus cabelos estão danificados e estou aproveitando ( e amando! ) as suas dicas. Adorei o post e, agora que já sei como, vou fazer uso do vinagre amanhã mesmo! Bjs e obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Seja muito bem vinda!
      Que bom que gostou!!
      Depois venha contar seus resultados pra gente!
      bjkssss

      Excluir
  72. Oi Érika! Tenho visitado seu site quase diariamente, pois tenho muito a aprender com você...daí, que pensei: E se ao invés do vinagre, eu acrescentar ácido ascórbico ou ácido cítrico à máscara de hidratação? Não teria o problema do cheiro, mas será que dá certo? Qual seria a quantidade? Grata. Aguardo. Rebeca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca!
      O ácido cítrico não chega a abaixar muito o pH. Ele vai dar uma estabilizada e pode diminuir um pouco, mas nunca vai ser igual ao pH 2,5 do vinagre. E ele é inodoro.

      Ácido ascórbico é viT C. Acho que esse não diminui pH não... vc leu alguma coisa a respeito disso?

      Veja um post que fiz: Como abaixar o pH do shampoo

      bjsss

      Excluir
  73. Como encaixar o vinagre no cronograma capilar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não se encaixa em nenhuma das fases do cronograma...

      Excluir
  74. Maravilhoso...vou comprar amanhã mesmo para testar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Erika, parabéns pelo seu blog. Muito bom msm! Gostaria de indicar um acidificante mt bom, pra quem nao gosta do cheiro do vinagre, que é o Acidificante KPRO PH balancer. Eu comprei tem um mes e tou amando, o cabelo fica super macio. Eu comprei no beleza web e pra quem tiver interesse o link está abaixo.
      http://www.belezanaweb.com.br/kpro/kpro-ph-balancer-acidificante-tratamento-230g/

      Excluir
    2. Oi Lilian,
      Sim, eu já fiz resenha do PH Balancer aqui no blog... veja em "resenhas".
      bjksss

      Excluir
  75. Oi! Se eu passar o vinagre com mel nos cabelos não fica melecado?? Não serei atacada por abelhas, kkkkk. Tenho muito frizz, mas fiquei com receio d passar sem lavar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, vc vai diluir o vinagre e o mel em água, tá? rsrsrs
      Tipo 500 ml de água com 100 ml de vinagre e 1 colher de sopa de mel... vai ficar líquido, e vc nem vai sentir o mel... não se preocupe com as abelhas...kkkkkkkkk
      bjssss

      Excluir
    2. Obrigada! Kkkkk. Vou fazer porque o frizz aqui é muito louco

      Excluir
  76. oi boa tarde meu cabelo ta parecendo um elastico quabto que eu posso ta passando de vinagre e o chá de alecrin tem que ser gelado tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleibynha, já que tá friozinho, não vamos radicalizar né! Pode colocar uma águinha morna nesse frio, que já tá bom.
      bjkssss

      Excluir
  77. Oieeeee! Obrigada mais uma vez com suas dicas, graças a você ninguém diz que os meus cabelithos estavam UTI a 2 meses atrás, hehe você é porreta de boa, por mais complexo que seja o assunto você consegue explicar na maior simplicidade, isso faz toda a diferença, e como faz... As minhas fiitnhas ching ling de pH chegaram e testei o meu vinagre castelo de maça que deu 3.0 e o limão taiti 2.5, preferi usar o limão. Espremi 2 limões e coei, completei até 240m de água filtrada natural e uma colher de sobremesa de mel, passei nos meu cabelithos como você ensinou no post e advinha o que aconteceu??? Tudibom como você fala, estou muito feliz Érika, meu cabelo está liso, macio e mega brilhoso e as pontas??? Ótemas kkkk e ficou com cheirinho desagradável? Nãoooooo. Já espalhei pra sogra, cunhada, sobrinha e até a cabelereira! Kkkk se depender de mim logo logo terá que deixar a sua marca na calçada da fama. Bjão e fique com Deus e até a próxima é claro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs
      Limão é tão bom qto vinagre de maçã, só que muita gente tem medo de usar, pq acha que queima a pele.
      Limão só queima se não for enxaguado direito e a pessoa se expuser ao sol.
      E não quero deixar marca na calçada da fama! kkkkkkkkkkkkkkkk
      bjkssss

      Excluir
  78. Érika, pode substituir vinagre pelo limão. Ótimo. Li váárias dicas das leitoras e suas experiências. :)
    Limão+ mel + água .. Não vou pegar sol, só a luz solar de um dia cinzento, tem que enxaguar no final ?????
    Não consigo mais sair daqui !!! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Limão sempre tem q ser bem enxaguado. Até o mormaço pode queimar.
      bjssss

      Excluir
  79. Com o comentário da Lu fiquei em dúvida, se eu passar vinagre não enxagua e se passar limão enxagua? Será q entendi certo? Se passar o limão e enxaguar o resultado será o mesmo ou n?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o limão não é bom deixar, pq é cítrico, e se vc pegar sol, pode causar manchas e queimaduras. Então tem q enxaguar bem. Em termos de acidez, o resultado é o mesmo, pq o limão é tão ácido qto o vinagre. bjsss

      Excluir
  80. Faço reflexo e progressiva e uso vinagre de maçã diluído em água após a reconstrução, uma vez por semana, e o resultado é ótimo! Cabelo brilhoso, com movimento e pontas perfeitas. Mas sempre enxáguo depois de usar o vinagre. O cheiro fica mais disfarçado e não vi diferença no resultado. Vou testar o limão. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Aline! Testa sim, e depois venha contar pra gente o que achou...
      bjkssss

      Excluir
  81. Olá,eu posso usar o vinagre para abaixar o ph do shampoo pro exemplo,colocando um pouco de vinagre no vridro de shampoo ou isso vai alterar a formula do shampoo e não servir pra nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu prefiro misturar o vinagre no shampoo na hora, na mão mesmo...

      Excluir
  82. erika, serve o vinagre de maçã da marca PALHINHA??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Helena, sendo vinagre de maçã, qq marca serve!
      bjss

      Excluir
  83. Oi,Erikinhaaa... Amore,tenho uma dúvida...estou utilizando o vinagre loucamente e ele é realmente incrível,porém no bêlo fiz da seguinte forma:lavei com shampoo e tirei o excesso de água com a toalha. Depois passei o vinagre de maça puro no couro cabeludo,no cumprimento e nas pontas. Daí deixei secar normalmente. Ia passar um reparador de pontas mas fiquei em dúvida. Agora tô preocupada. Como não diluí em água... sei lá. Posso sair no sol?Posso passar reparador?Como pranchar? E mais importante;tem problema fazer do jeito que eu fiz?Socorro,ruiva!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lellynha, que exagerada vc hein! rsrsrrs
      Não era pra dar banho de vinagre no cabelo! hahahah E o cheiro?? Não ficou forte?
      Olha, nem sei te dizer se pode ou não, pq nunca lavei com vinagre e fui pro sol ou pranchei o cabelo....
      Se eu fosse vc, não arriscaria...

      E como ficou o cabelo, ficou bom?
      Acho que uma vez ou outra pode fazer sim, só não vai fazer isso todo dia né.... equilíbrio é a chave de tudo!

      bjksss

      Excluir
  84. Erika...lavei meus cabelos ontem com shampoo,dps apliquei condicionador nas pontas e no fim o vinagre como ultimo enxaguem,mas antes de secar com cabelos ainda húmidos apliquei creme para activar cachos pk tenho permanente,Infelizmente meus cabelos ficaram secos e digamos sem esse brilho qu muitas leitoras afirmam,,sera que deu errado porque tenho cabelos afro ou porque apliquei creme? ajuda bjjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa!
      Qdo eu uso o enxágue de vinagre, não uso condicionador nem creme depois... Vc pode acrescentar uma colherinha de mel tbm, pq o mel é condicionante.

      Tenta sem condicionar e sem o creme pra ver....
      bjsss

      Excluir

  85. Boa noite, Erica, queria tirar umas duvidas. Eu tenho o cabelo alisado com amônia e em seguida fiz selagem e preparei a argila para a limpeza do cabelo, hidratei com mascara , lavei, e depois borrifei água com vinagre, so que coloquei bem mesmo, e em seguida coloquei duas medidas do tamanho de uma moeda de defrisante para escovar. Resultado: meu cabelo ficou lambido e empapuçado e não sei se foi do defrisante que coloquei essas medidas, ou se foi do vinagre, por ter borrifado bem mesmo no cabelo. Pode ter sido o exagero com a aplicação do vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziela, não acredito q o vinagre dê esse efeito de boi lambeu... pode ter sido o defrisante após o vinagre.

      Excluir
    2. Eu também pensei assim, mas queria ter a certeza. obrigada pela atenção, Erika.

      Excluir
  86. Oi de novo,Erikinha... Então,meu cabelo ficou soltinho, com um brilho espetacular e quanto ao cheiro,depois que secou saiu. Porém o resultado inesperado foi o fim de uma coceira chata e insistente que tinha no couro cabeludo. Lavava a cabeça quase todo dia,menina,pra vê se aliviava. A dermatologista disse que era stress,que o corpo reagia dessa maneira. Uns têm urticaria,outros coceira na cabeça. Tô boba!Só fiz uma vez e a coceira foi embora mesmo... Trem danado de bom esse vinagre! Outro sim;estou tomando uma colher de sopa de manhã(em jejum)e uma a noite e estou me sentindo mais disposta...de verdade. Tudibooom,Erikinha...assim como você! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha hein, Lellynha!!
      Vinagre de maçã é tudibom, mesmo!!
      Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! :)
      bjs no coração! <3

      Excluir
  87. tem algum problema usar o vinagre puro na limpeza de pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leidiana, eu uso puro. Mas quem tem pele mais sensível pode sentir ardência, então depende de cada pele... ai no caso de arder, melhor diluir em água.

      Excluir
  88. Protetor térmico leavi im o que são

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leave-in é um creme sem enxágue, e protetor térmico é um finalizador geralmente à base de silicones que protege os fios do calor da chapinha e secador.

      Excluir
  89. Oi ,primeiramente queria parabenliza lá seu blog,estou como uma grande duvida,quero saber se eu posso fazer esse procedimento com vinagre,e depois passar o óleo da garnier fructis 8 q tem função de termoproteçao e ai fazer escova no cabeço!!Desde de já agradeço,adorei seu blog :)

    ResponderExcluir
  90. Oi Erika gostei muitooooo!!!! do seu blog, e essa do vinagre de maça foi mesmo espetacular... gostaria de saber se posso usá-lo até ficar velhinha kkkk, porque estou usando uma vez por semana, deixo o vinagre no cabelo, e depois escovo e prancho, a minha pergunta é; posso usar dessa forma e escová-los e pranchá-los também,,, e se realmente o vinagre de maça pode fazer parte do meu dia a dia,,,, pois nunca usei algo que tenha deixado os meus cabelos tão lindos... e obrigado por compartilhar dicas tão preciosas, abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eziel!
      Olha, eu não tenho experiência nenhuma com prancha, pq nunca gostei, nem qdo tinha cabelão... mas aí é só vc testar... não creio que faça mal, desde que usado com equilíbrio... tem gente q usa o vinagre todo dia sim... cada caso é um caso né... só testando pra saber..
      bjsss

      Excluir
  91. Oi Erika! Tenho cabelo cacheado e faço mexas, já venho fazendo há tempo. Fiz pela última vez tá mais ou menos com 1 mês, a cor ficou linda mas o cabelo ta horrível de ressecado e tirou os cachos. Venho fazendo hidratação semanalmente em casa, estou vendo pouco resultado. Como usar o vinagre? Sigo suas orientações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceiça, pode usar o vinagre como último enxágue, após o shampoo. Se seu cabelo estiver muito poroso, pode usar meio a meio com água.
      Evite shampoos com sulfatos, e procure fazer hidratações naturais com babosa, mel, abacate, etc... tenho várias receitinhas aqui no blog... bjksss

      Excluir
    2. Eu TB estava assim...uso o vinagre direto no cabelo e as pontas de molho no vinagre puro uns minutinhos antes do shampoo...olha ficou MT melhor. Faco tem 2meses

      Excluir
  92. Oi Erika... Meu vinagre está escrito "Vinagre de álcool aromatizado maça", é esse mesmo que tem essas utilidades toda?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top