ÓLEO DE RÍCINO PARA QUEDA E FORTALECIMENTO CAPILAR | Clube do cabelo e cia




A perda de cabelo pode ter várias causas, mas a mais frequente destas causas estão relacionadas com o couro cabeludo.
 O Óleo de rícino não só fortalece o cabelo, mas ele também tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas que podem ajudar a combater e prevenir infecções do couro cabeludo, como micose e foliculite.

Óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos, como bactérias e fungos que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo e, assim, ele pode impedir a perda de cabelos.

O óleo de rícino (mamona) foi utilizado como um tratamento da perda de cabelos há muitos milênios.
Hoje em dia sabemos que o óleo de rícino contém muitos compostos naturais altamente benéficos que estimula o crescimento capilar, e embora não seja uma "panaceia" para a calvície, pode ser utilizado como um tratamento para amenizar ou até mesmo parar a perda de cabelo, e fazer os cabelos crescerem mais espessos e mais fortes.
Se a perda de cabelos for devido a  fatores genéticos, o uso de óleo de mamona como um tratamento de queda de cabelo não vai curar o problema. Porém, pode abrandar a taxa de queda.

Como óleo de rícino estimula o crescimento capilar:
O óleo de rícino quando aplicado e massageado diretamente sobre o couro cabeludo, estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável, pois ele melhora a circulação sanguínea, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo. Contém ácido graxo omega 6 que estimula o couro cabeludo e folículos pilosos, fortalecendo os fios, de modo que quando eles crescerem, ficarão menos frágeis.
 Ele também nutre as raízes do cabelo, hidrata e condiciona, deixando o cabelo macio e suave.

O óleo de rícino contém muitos nutrientes e compostos benéficos, que são essenciais para o crescimento de um cabelo forte e saudável, como por exemplo:
> Ômega-6  ajuda a nutrir o couro cabeludo e as raízes
> Contém vitamina E, minerais e proteínas para estimular o crescimento do cabelo
> Tem propriedades anti-virais, anti-fúngicas e anti-bacterianas
> Estimula a atividade celular no couro cabeludo
> Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo
> Trata a pele seca e coceira no couro cabeludo
> Cura folículos danificados

Outros benefícios para os cabelos:

Pontas duplas e ressecamento são rapidamente corrigido pelo poder de hidratação do óleo de mamona. Esta é uma boa opção se você não quiser usar condicionador. Ele deixa o cabelo mais sedoso, e brilhante.

 O óleo de rícino pode também combater infecções do couro cabeludo, que conduzem a uma perda de cabelo. Suas propriedades germicidas o torna eficaz para o tratamento da caspa, foliculite, seborreia, etc


Como usar nos cabelos:
Esfregue bem o óleo de rícino nas mãos, e aplique por todo o couro cabeludo, massageando suavemente com a ponta dos dedos, por uns 5 minutos. Cubra com uma touca plástica e fique algumas horas. Depois enxágue e lave de preferência com co-wash ou com shampoo sem sulfato.


O óleo de rícino também pode trazer benefícios para a pele e a saúde:

Os benefícios do óleo de mamona para o cuidado da pele são inúmeras e você deve notar a diferença em sua pele depois poucas aplicações. O óleo suaviza e acalma a pele seca e irritada e ajuda a matar agentes patogênicos que podem causar problemas de pele. O óleo bloqueia a umidade e tem vários minerais, vitaminas e ácidos graxos importantes para a boa saúde da pele.

O óleo de rícino possui baixo peso molecular, o que significa que ele é absorvido rapidamente pela pele. E logo após ser absorvido, ele estimula a produção de colágeno.
Isso faz com que ele seja eficaz para diminuir as rugas, bem como espinhas, acne, bolsas nos olhos, queimaduras solares, pele seca, estrias, entre outros.

Uma vez que é calmante para a pele, ele é bom para massagens (pode ser misturado ao óleo de amêndoas doce ou semente de uva para maior deslizamento)
Ele é relaxante e é excelente para pessoas que sofrem de artrite.


O óleo de mamona também tem sido utilizado para curar feridas na boca, Pois o óleo de rícino contém o ácido ricinoleico, que contém propriedades antimicrobianas. Ele também pode dissolver quistos e verrugas com o uso frequente.
Também é eficaz para a constipação, doença inflamatória intestinal, asma e infecções da bexiga e infecções vaginais por fungos.

Quando usado nos olhos, pode proporcionar alívio da poeira e outras partículas que entraram nos olhos. O óleo de mamona também é eficaz no tratamento de outros problemas oculares.

O óleo de rícino combate a infecção por inibir o crescimento de bactérias e fungos, e conter propriedades anti-virais. É um excelente anti-oxidante e contém diversos compostos que ajudam a combater o efeito de envelhecimento.
O óleo de mamona é  um dos melhores tônicos naturais da pele e pode ser usado para:
> Hidratar a pele e proporciona elasticidade
> Reduzir a aparência de rugas
> Reduzir inflamações e infecções
> Tratar acne e cravos
> Reduzir manchas de pele
> Acalmar a pele irritada e com coceira
> Fornecer ácidos graxos essenciais e vitamina E 
> Desintoxicar
> Como anti-oxidante

OBS: Dizem que aplicar óleo de rícino nos cílios todos os dias, ajuda a dar volume e faz os cílios crescerem. (será??)

Para a saúde:
> Obtenção de alívio de dores nas articulações
> Tratamento de infecções fúngicas
> Calmante dos olhos
>  Propriedades laxativas

 O "óleo de rícino virgem", significa que vem da primeira prensagem a frio das sementes de mamona. O melhor óleo de mamona é obtido por prensagem a frio. É o óleo de mais alta qualidade e garante que os minerais e vitaminas são mantidas no óleo para dar-lhe um máximo de benefícios de saúde.


Fica a dica!
Bjssss

Postar um comentário

  1. oi Érica boa tarde amei as explicações ,me tira uma dúvida por favor todos os oleos seguem essa regra de serem melhor se virgens os refinados perdem toda propriedade ou só diminui ou são modificadas no processo de refinamento não compensa investir nos refinados?bjs boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly,
      Depende do óleo. Tem óleos q qdo refinados perdem muitas propriedades, e outros poucas. O óleo de coco por ex, não perde quase nada. Então teria que pesquisar cada óleo separadamente. Mas na maioria das vezes, o virgem seria melhor.
      bjsss

      Excluir
  2. Oi Érika! Eu uso o óleo de mamona no cabelo, mas não sei como fazer uso dele na pele. Pode passar diretamente? Vc teria alguma dica de como usá-lo na pele do rosto (tenho pele um pouco oleosa, com cravinhos e pouca acne), ou tb para estrias no bumbum?
    Ah, estou usando uma receita sua, de mel com canela em pó no rosto, estou adorando!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Deby, é ele puro mesmo... bem pouquinho, vai esfregando até a pele absorver.
      Ah, que bom que vc gostou da receita do mel! :)
      bjkssss

      Excluir
  3. Érika, primeira vez em seu blog e já estou gostando. Flor comprei o óleo de rícino na farmácia ,isto é, como aqueles que vendem como laxantes mesmo. Usei já uma vez no cabelo com a técnica LOC. Você acha que tem problema usar o óleo assim comprado como laxante?Bjoss e sucesso. Grasi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grasi, é só ver na composição se ele é puro... se for, não tem problema.
      Bjksss

      Excluir
  4. Olá Érika! Ótimo post, em breve vou adquirir o meu oléo de mamoma. Ahhh não poderia deixar de te falar: no seu post do dia 1 de Fevereiro deste ano, tu mencionou que seria ótimo uma empresa lançar uma linha para cabelos com baunilha, pois acredita que eu achei? E eu nem estava procurando kkkk, a marca é Pluii, tem shampoo, condicionador, finalizador e creme corporal e, pra nossa alegria, NÂO testam em animais! Encontrei na loja DrogaRaia online. Beijo!
    www.pluii.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalmácia!!

      kkkkkk tu é danada hein!!! Achou a linha com baunilha?? OMG!! Será que é natural?
      Vou lá correndo ver.... heheh
      obrigada por ter lembrado que eu adoro baunilha rsrsr
      bjsssssssssss

      Excluir
    2. Dalmácia, uma amiga minha usou essa linha, e disse que quase não tem cheiro de baunilha :(
      Eu até tinha mandado um email pra eles, perguntando se tinha sulfato e petrolatos...mas depois dessa desanimei..rs
      bjksss

      Excluir
    3. Ahhhh, que chato =( pra que botar o nome baunilha bem escancarado então?! Empresas... Se eu achar algo decente eu te aviso Erika! Beijo.

      Excluir
    4. Rrsrsrs... é assim mesmo.... faz parte do marketing rs
      bjkss

      Excluir
  5. Oi Érika. Ótimo post. Sou usuária do óleo de rícino ha um ano.
    Está tudo perfeito, exceto o fato de ter esquecido de mencionar o cheiro forte que tem! Aplicar ele na pele como hidratante, só sendo solteira né :).
    Valeu mais uma vez pela informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk ri alto aqui!
      Sabe que eu nem acho o cheiro dele ruim?? Me lembra gergelim torrado rsrsrrs
      valeu amoreeeee!
      bjkssss

      Excluir
  6. Olá Erika, moro em recife e não encontro óleo de mamona ou ricino, mandei buscar no interior onde eu morava passava um homem vendendo óleo e eu debochava agora quero e não encontro mais pedi a uma amiga que mora lá e ela me mandou só que eu achei muito grosso e o cheiro não é muito bom será que é verdadeiro? apesar de achar isso eu usei e meu cabelo ficou super, hiper mega macio e sedoso. E agora o que faço? me indica uma loja ou um fabricante por favor, já encontrei o de cõco extra virgem. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jocileide, eu compro o meu no site "engenharia das essencias".
      Bjsss

      Excluir
    2. Oi, Erika
      Eu fui visitar esse site e vi que o óleo de mamona que eles vendem é prensado a quente e posteriormente refinado.
      Será que não perde suas propriedades desta forma?

      Excluir
    3. Oi amore,
      Refinado, a maioria é. O prensado a frio, realmente é melhor. Mas eu comprei esse mesmo, pq é difícil achar pra vender em litro. E eu tbm uso o óleo de mamona pra fazer sabão. Mas eu uso ele no cabelo tbm, e tenho gostado. É difícil achar um óleo de rícino orgânico, e se achar, deve ser caríssimo... então, se não tem tu, vai tu mesmo! rsrsrsr
      bjsssss

      Excluir
    4. oi jocilene, eu uso o azeite de mamona, que eh como a gente chama no interior, e ele eh grosso mesmo e tem um cheiro muito forte..mesmo, entao com certeza vc adquiriu o verdadeiro oleo..Na minha cidade, custa em torno de 50 reais,
      500ml. bjs!

      Excluir
    5. Jocileide, sim, isso mesmo que a Marla falou... ele é grosso mesmo e tem aroma intenso. Agora eu tenho comprado no site da Destilaria bauru, que é prensado á frio.
      bjksss

      Excluir
  7. Josilene voce encontra oleo de rícino, que é o óleo de mamona, em farmácias.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Parabéns pelo blog! Eu gosto mto.
    Viu, eu simplesmente não consigo usar o óleo de rícino devido a sua consistência, acho mto espesso!
    Alguma dica? Obrigada.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Patricia,
      Vc pode misturá-lo com óleos carreadores mais leves como o óleo de semente de uvas ou amêndoas doce. Eu uso ele puro mesmo. Esfrego bem nas mãos e aplico no couro cabeludo ainda úmido.
      bjss

      Excluir
  9. Ei Erika, parabéns pelo o blog!!!! Acompanho e já tenho vários óleo para uso capilar!
    A minha dúvida é: O óleo de ricínio realmente é muito grosso? Os que comprei a algum tempo tem essa consistência firme. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deise!
      Que bom! Obrigada por acompanhar o Clube!
      Sim ele é mais espesso... tem gente que mistura com outro óleo pra espalhar melhor.. eu uso puro mesmo.
      bjsss

      Excluir
  10. Adorei o post é muito bem explicado eu uso o óleo de rícino nas minhas hidratações, misturo pois ele e muito consistente.
    Beijos gata

    http://taisoliveirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, sim geralmente as pessoas misturam... mas como meu cabelo é curto, é mais fácil pra passar ele puro.
      bjãooooo

      Excluir
  11. Nem preciso dizer nada, Erika, post perfeito!
    Eu uso esse óleo no couro cabeludo há anos... Até fui eu quem deu essa dica pra Fefa... uso apenas ele na prevenção e nunca nem comprei tônicos, nem sinto falta...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther!
      Há anos? Uauuu que maravilha!!!
      Óleos vegetais são TUDO, né!!!
      bjsssssssssss

      Excluir
  12. Quero a terceira do mel com canela para a pele.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Terceira?? Não entendi...
      Seria a receita? Se for, ta aí no menu do blog em Tratamentos naturais... bjssssssss

      Excluir
  13. Olá, estou procurando algo pra ponas duplas. Na verdade meu cabelo tá com pontas triplas e sabe deus o que mais
    estou fazendo o CC... Serviria fazer umectação com esse óleo de rícino?
    achei na farmácia um puro, pequenininho por 5 reais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana, sim pode fazer umectação com rícino, porém ele é um óleo bem viscoso. Tem gente que prefere misturar ele com algum outro óleo como amendoas doce ou semente de uva...aí vai de cada um.. bjsss

      Excluir
  14. Esse óleo além de baratinho é excelente,meu cabelo fica maravilhoso,percebo meu cabelo mais escuro quando uso,será pq?e meu cabelo não tem tintura.Erika tem problema usá-lo umas 2 x na semana??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse óleo está fazendo maravilhas pelo meu cabelo,sabe aquelas 'entradas' que alguns de nós temos na testa,então,eu tinha,eu uso esse óleo há uns 2 meses mais ou menos,por isso te perguntei se tem problemas usá lo mais de uma vez na mesma semana,essas 'entradas' desagradáveis sumiram,está cheio de cabelinhas nascendo,continuarei usando,estou fazendo o uso dele com o tônico capilar de jaborandi da Bio Extratus,segundo o Ronaldo do blog Liberte os Cachos,esse tonico tem ph 3,eu gostei muito dessa duplinha,e recomendo.

      Excluir
  15. Oii querida adorei a dica vou comprar queria ssber s pode s usar todo dia ou d quanto em quanto tempo posso usar...'??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sihmone! Todo dia não precisa. No máximo 3 vezes na semana se vc sentir necessidade...senão pode acabar pesando seu cabelo. Bjksss

      Excluir
  16. Passei ontem no cabelo todo, é mto difícil pois ele é mto grosso e meu cabelo está comprido e passei com ele seco, na próxima vou passar com ele úmido, deve ser bem mais fácil, passei tb no rosto, minha pele é oleosa, incrível como absorveu td rapidamente, adorei, e depois dessa experiência o medo de óleo no rosto passou, vou usar sempre, estou com 41 e nenhuma ruga ainda. Erika querida amo seu blog, leio td que vc posta, parabéns pela dedicação. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, sim ele é grosso mesmo. Eu só uso no couro cabeludo e mesmo assim, com ele úmido. Tem gente que usa no cabelo seco, mas depende de cada um... eu prefiro úmido tbm.
      Ah sim, no início a gente acha q os óleos engorduram né? Mas óleos vegetais puros não ficam gordurosos não, pois são bem absorvidos pela pele.
      Óleo que fica muito melado na pele, geralmente é pq tem óleo mineral misturado...
      bjsssss

      Excluir
  17. Erica eu posso compartilhar no facebook essas informaçoes?eu amei! sabe vai ser uma maneira de eu ajudar uma pessoa que sofre com cabelos ela esta perdendo cabelos e eu sei do poder do oleo de ricino mais como e um assunto delicado eu tocar nesse assunto com ela acho que se eu postar ela vai ler e gostar,vai ser uma forma de eu poder ajuda-la,bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro amore, vc pode colocar o link desse post, ou pode compartilhar o post lá da fanpage do Clube.
      bjksss

      Excluir
  18. parabens pelo bolg muito bom. mais onde eu encontro esses oleos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de rícino vc encontra até em farmácia. Mas lá em cima no menu do blog, onde está "Onde comprar matéria prima cosmética", eu dei uma lista de sites que vendem óleos, manteigas, argilas, extratos, etc.
      bjsss

      Excluir
  19. Eu uso como lachante e gosto muito , pq é s dor, sem cólicas. Gostei de saber aqui sobre usa-lo na face. Vou tentar. Obg

    ResponderExcluir
  20. Olá Erika td bem?
    to adorando o blog, me diz uma coisa tem alguma contra indicação do óleo de rícino, para o couro cabeludo???preciso fazer algum teste antes? no tratamento de manchas no rosto como melasma?? e para estrias já esbranquiçadas, ajuda diminuir ??? Vixi desculpas são tantas dúvidas kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, seja muito bem vinda! ;)
      Não tem contra indicação nenhuma para uso externo. Não sei te dizer o resultado dele em manchas e estrias... mas não custa nada tentar...mal não faz.
      bjkss

      Excluir
  21. O óleo de ricino puro vegetal nao tem cheiro! Moro aqui na alemanha e o comprei numa loja online chamada ebay, 500ml paguei euro 8,50 uma maravilha esse óleo, estou usando no corpo e no cabelo, o resultado é fantástico! Super feliz de ter lido o seu blog. Um grande abraco. Jeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeane!
      Quanto mais puro for o óleo, mais cheiro ele tem. Óleos sem aromas, são óleos que passaram por refino. Mas dependendo do óleo, ele não perde todas as suas propriedades no refino não... tvz seja o caso do óleo de mamona.
      Bjkssss

      Excluir
  22. Erika. Posso colocar óleo de rícino no shampoo? Se sim uns 10 ml está bom? Estou pesquisando alguns ingredientes para adicionar no meu shampoo e condicionador. Meu cabelo e couro cabeludo são secos e não consigo me acertar com nenhum shampoo, mesmo os sem sulfatos.
    E o óleo de jojoba e a glicerina também pode?
    Li seu post sobre o vinagre no shampoo para baixar o ph e vou testar também.
    obrigad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline,
      Pode colocar uns 5 ml de cada óleo se quiser. O de jojoba equilibra a oleosidade no couro cabeludo... aí seria melhor vc usar um mais hidratante tipo o de abacate. Glicerina pode, mas não use se o clima estiver muito seco. No máx 5% da quantidade do shampoo, ok? E o vinagre pode usar até ele puro com água, e já q vc vai colocar os óleos no shampoo, melhor usar o vinagre no condicionador.
      bjssss

      Excluir
  23. Gostei muito da dica, temos uma flora muito rica e devemos explorar com consciência, quem não valoriza as propriedades naturais só sai perdendo, dinheiro e muito mais, pois os benefícios naturais são incontáveis. Quero comprar um óleo perfumado para misturar ao de rícino, adoro a fragrância de anis estrelado, o que acha? Na descrição do óleo de anis diz que pode ajudar na digestão também, você sabe como posso utilizá-lo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Amo aroma de anis!!
      Sim, realmente ele pode ser ingerido, mas no caso tem que ser um óleo de qualidade e confiança. Pelo que tenho estudado, pode-se tomar até 3 gotas num copo d'água. Mas seria bom consultar um profissional aromaterapeuta para casos específicos de ingestão.
      bjksss

      Excluir
  24. Olá Érica, amo seu blog é feito com muito carinho pra gente.
    A minha dúvida é a seguinte posso usar óleo de ricino ou outros óleos vegetais no LOC ou como finalizadores constatemente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Com certeza, faço isso aqui com muito amor! <3
      Sim, vc pode usar e abusar de óleos vegetais puros, sem problema algum!
      bjssss

      Excluir
  25. É Impressionante, uma coisa tão baratinha e servir para tantas coisas !!!Obrigada Erika por seu post. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Candida!
      como eu costumo dizer... a natureza tem tudo que a gente precisa!
      bjsssss

      Excluir
  26. Ola ganhei um oléo de ricino feito artesanalmente, em casa, só q ele é mais amrelo,o q eu comprei na farmacia é bem branquinho, será q tem alguma diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o óleo de farmácia é refinado, pra tirar o cheiro que é muito forte. Com certeza o artesanal é melhor.
      bjss

      Excluir
  27. Oi Erika, cada dia mais apaixonada pelo seu blog. Ele é super fantástico e explicações maravilhosas.
    Sabe como faço para fazer o óleo em casa? Tem mamonas no meu quintal (e olha q não gostava delas viu) kkkk!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe que bom que vc gosta daqui! <3
      Olha, não sei como faz o óleo de mamona em casa... vou procurar me informar, e se conseguir, te falo.
      bjssss

      Excluir
  28. ola querida .adoro seu blog sera que vc me indica algo pra engrossar os cabelos ,eu uso o de ricino misturado no leaving mas nao sei se é bom , ah e to colocando gelatina em po no creme tb .bjs linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      O óleo de rícino ajuda, se vc fizer massagem no couro cabeludo com ele. Passar só nos fios, não adianta. A gelatina não tem efeito, pq o fio não consegue absorver o pó. Algumas gotas de Óleo essencial de manjericão diluído no rícino, tbm pode ajudar.
      bjkssss

      Excluir
  29. Erika muito obg pela ajuda,Deus te abençoe querida ! bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Érika, algum problema passar o óleo de rícino no couro cabeludo e deixar durante a noite e lavar o cabelo só no outro dia de manhã?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oi Érica.... Tudo bem??
    Eu só tenho uma dúvida.
    Tem que ser o ricino vendido em farmácia de manipulação, ou pode ser aquele de beber vendido em farmárcia normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Pra vc não esquecer:
      " tudo o que a gente puder comer, também pode passar no cabelo"
      Então pode ser o da farmácia, que serve pra ingerir.
      bjssss

      Excluir
  32. Olá gostaria de saber se esse ólio é bom pra manchas ( melasma) ? Eu comprei um q indica q ele é laxante e serve pra pediatria e adultos , esse tb serve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiana, para manchas, o óleo de rosamosqueta é melhor.
      É esse laxante mesmo. serve sim.
      bjs

      Excluir
  33. Olá,
    adorei a dica!
    aprovadíssimo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. http://www.advfarma.com.br/medicamentos/medicamentos-de-notificacao-simplificada/laxantes-e-purgativos/oleo-de-riceno/
    Oi, td bem? Posso usar este óleo de rícino no couro cabeludo? Tenho medo de não ser puro ou não ser o certo. Obrigada pela matéria. Bjs

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigada Erika :), vou passar amanhã, pois desde que fiz uma progressiva, meu cabelo tem caído muito e estou com dermatite seborreica também :/, muita coceira no couro cabeludo, passo shampoo anticaspa, antiqueda, tentei pilexil, estou tomando o pantogar também há uma semana, mas nada se resolve, espero que esse óleo seja bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, além da massagem com óleo de rícino, lave a cabeça com vinagre de maçã diluído na água (fria), e uma colherinha de mel. Isso vai melhorar a coceira, e tratar a seborreia. (100ml de vinagre pra 500ml de água), fora que ainda serve de condicionador e dá brilho.
      bjssss

      Excluir
  36. Erika, mais uma vez agradeço pelas respostas. ;] Só mais uma dúvida, realmente preciso lavar o cabelo após a aplicação do óleo de rícino com shampoo sem sulfato? Pois no momento não tenho nenhum shampoo assim, nem sabia que isso existia, descobri isso no seu blog, lendo os posts...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um substituto para o shampoo, é o bicarbonato de sódio com água, que limpa sem agredir.
      O problema dos shampoos comuns, é que retiram toda a oleosidade do couro cabeludo, e dos fios, e vão retirar o próprio tratamento que vc acabou de fazer com o rícino. O que vc pode fazer tbm, é usar o rícino após lavar, com os cabelos secos, e dormir com ele.
      bjs

      Excluir
  37. Ook ;], e sabão de coco é bom pra tratar a seborreia também? Os shampoos organicos não tem sulfato, certo? nao agridem também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o oleo de coco tbm é bom pra isso. Os shampoos organicos não tem sulfatos, e não são tão agressivos.

      Excluir
  38. Erika, mais uma pergunta, hehe, devo deixar o vinagre na cabeça ou lavar? faço diariamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa o vinagre de maçã misturado com água como ultimo enxague, então não precisa enxaguar depois.
      Se achar necessidade pode fazer diariamente, sem exagerar na qtidade do vinagre.

      Excluir
  39. Olá Erica amei seu blog , mim tira uma duvida tenho uma oleosidade muito grande no couro cabeluda e meus fios cai por de mais , se eu misturar argila verde com a preta e o óleo de rícino fica legal para esse meu caso . mim desculpa meu nome é vanessa tenho 31 anos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, td bem?

      Vc pode usar argilas sim, e tbm tem a dolomita (veja no post de hoje 14/04/2014)

      Mas tente usar uma de cada vez em vez de misturar. Tipo... uma semana vc usa a verde, outra a preta, etc... o óleo de rícino é bom, e tbm tem os óleos essenciais de alecrim ou hortelã pimenta q vc pode estar misturando no óleo de rícino.

      bjsss

      Excluir
  40. olá, sou de Portugal e comprei hoje o oleo de ricino (Castor). tenho o cabelo muito oleoso na raíz e muito seco nas pontas derivado à tinta. se passar o oleo ricino na raíz nao vai ficar mais oleoso ainda?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!
      De jeito nenhum! Ele vai até ajudar a tratar o excesso de oleosidade que tiver. Mas confirme na composição se é óleo puro mesmo... se tiver outro óleo misturado não serve.
      bjsss

      Excluir
  41. Olá Erika, antes de mais obrigada pela pronta resposta
    o oleo que comprei nos ingredientes diz: Castor (Ricinus Communis oil) na frente do frasquinho diz mesmo oleo de rícino. li também uns comentários que tem um cheiro muito forte, mas este não tem cheiro algum.
    gostaria que me ajudasse, pois eu tinha um cabelo muito bonito e li há 2 meses que o shampoo de cebola fazia crescer, usei durante um mês e o meu cabelo queimou todo, de tal maneira que tive de cortar pelos ombros, não teve outro jeito. agora queria o meu cabelo de volta. por favor dê-me o seu conselho
    beijinho

    ResponderExcluir
  42. ola Erika novamente,
    tenho estado a fazer varias pesquisas sobre o uso do oleo de ricino da raíz do cabelo e para meu espanto verifiquei relatos que alertam para o facto desse oleo queimar o cabelo, tenho o meu bem fininho e tive de cortar há ben pouco tempo como referi no post anterior e agora estou com receio de usar. me ajude a esclarecer por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!
      Nunca ouvi falar que óleo de rícino queima, inclusive ele é utilizado em muitas composições de produtos capilares. Mas eu vou dar uma pesquisada nisso...e se vc está com receio, melhor não usar, por enquanto..
      Qto à cebola, como vc usou?
      bjsss

      Excluir
    2. Ola Erika,
      li que o oleo de ricino resseca e queima o cabelo em alguns sites brasileiros mesmo, de relatos de pessoas que usaram. quanto à cebola, eu colocava o suco no shampoo e também fazia chá de casca de cebola e pulverizava no cabelo depois de lavado, o certo é que o meu cabelo ficava bem bonito, fresco e a oleosidade desapareceu, mas em menos de um mês o cabelo queimou todo, todo mesmo ao ponto de o ter que cortar bem pequeno e mesmo assim ainda está queimado porque não deixei que cortassem mais. digo que foi da cebola porque nunca aconteceu antes e depois andei a pesquisar e li que esse shampoo detonava o cabelo, por isso o meu receio depois que li que o oleo de ricino queima o cabelo
      aguardo sua opinião
      beijinho Erika

      Excluir
    3. Oi Cristina,
      Qto ao óleo de rícino, não sei... pq eu sempre usei e nunca tive problemas... tbm temos que levar em consideração a procedência dos óleos.
      E a cebola, acho que vc usou demais. Além de usar no shampoo, vc ainda pulverizava no cabelo, e saía com ela no cabelo, e pegava sol? Tá explicado... cebola em excesso! Deveria ter usado 1 vez na semana, no máximo!
      Se vc puder me enviar os links sobre o óleo de rícino, te agradeço.
      Meu email clubedocabeloecia@gmail.com
      bjss

      Excluir
  43. Erika, algum problema usar o rícino misturado com o óleo de coco para massagens no couro cabeludo?

    ResponderExcluir
  44. Ola, quantos dias na semana posso usar o óleo de rícino?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  45. Olá, Usei pela primeira vez óleo de rícino e óleo de coco juntos, passei no cabelo, no momento que ia passando e massageando caiu muito cabelo, depois que lavei também. Será porque eu já tenho queda de cabelo? Isso desaparecerá com a continuidade do tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, desconheço essa reação com os óleos.... mas como cada caso é um caso, pode ter reagido no seu cabelo. Vc tem alguma química nos cabelos?
      Pq vc não usa o óleo de rícino puro?

      Excluir
  46. Ola, uso o oleo de ricino no shampoo e creme de pentear e tenho amado o resultado. . Posso usar o óleo para massagem no couro cabeludo e continuar usando no shampoo, creme de pentear e finalizadores de escova ou chapinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julyana, vc pode massagear o couro cabeludo com ele sim. Aliás, a massagem é o melhor tratamento para os cabelos, principalmente para queda e estimulação de crescimento.
      Lembre-se que nada em excesso é bom.
      Então, o dia que fizer massagem, não há necessidade de usar no shampoo. O creme de pentear, use só nas pontas. Pode usar após a chapinha tbm. Mas sempre equilibrando o uso pra não saturar, ok?
      bjsss

      Excluir
  47. Oi,eu vi em um grupo no facebook uma meninas dizendo que o óleo de rícino fez cair o cabelo delas,que foi so passar e começou a cair muito,pode ser verdade isso,ele pode levar a queda? eu comprei e ja usei duas vezes justamente porque estou com queda de cabelo e queria tratar isso e também dar uma fortificada nos fios mas fiquei assustada com esses comentários ,quero que meu cabelo pare de cair não que piore a situação. Eu usei uma vez puro e uma vez com óleo de coco,uso no couro cabeludo e nos fios,o óleo de coco pode ser usado no couro cabeludo também junto com o de rícino? porque puro ele fica muito ruim de passar e de tirar,também comprei óleo de amêndoas e de camomila,todos eles podem ser passados no couro cabeludo também??
    Queria tirar uma dúvida quanto ao uso de colágeno em hidratações capilares,ja vi gente falando que é bom fazer uma mistura de colágeno em po hidrolisado com máscara,funciona? Eu vi na engenharia das essências que la vende colágeno liquido,esse pode ser usado para hidratações? e posso misturar no shampoo também?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Depende de muita coisa... do tipo do óleo, de como a pessoa usa... Se for óleo puro, prensado a frio, e usado com equilíbrio, acho difícil dar problema. Pode misturar o rícino com azeite de oliva, que é mais fino, ou semente de uva, amendoas, camomila... O óleo de coco usado em excesso tbm pode ressecar.

      O colágeno em pó hidrolisado, melhor diluir em agua antes de misturar no creme. Pode ser o líquido tbm. Acho até mais fácil. Sim pode usar no shampoo.
      bjss

      Excluir
  48. Mas então no caso eu devo evitar usar oleo de coco na raíz e no couro cabeludo,ou as vezes não tem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim... só não usar em excesso, tipo todos os dias. Alterna com outros óleos.

      Excluir
  49. Olá, amei seu blog!! Eu não sabia que oleo de rícino no cabelo era bom, eu uso nos cílios e meus cílios estão enormes e lindos, vou usar no cabelo e ver o resultado. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, seja bem vinda!
      Sim, tbm é ótimo para os cabelos e couro cabeludo!
      bjsss

      Excluir
  50. Bom eu usei o Óleo de Rícino nos cabelos, a única coisa horrível que achei foi a dificuldade de espalhar!
    Não ardeu, não coçou, não me deu nenhuma reação, e meus cabelos frágeis com tendência a queda,
    estão com queda quase zero.
    Depois experimentei na minha sobrinha que é altamente alérgica ( com todo o cuidado, observando a todo momento, e deixando só por 1 hora antes do banho:sem nenhuma reação alérgica, mas o dela está lindo!!!! Ela detestou a aplicação tb pela tensão d óleo..mas gostou tanto do resultado que vai me deixar passar de novo!!!! e agora já sei que posso misturá-lo ao de Oliva ou Semente de uva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim isso mesmo que ia te falar... pra vc misturar com um óleo mais fino...
      bjssss

      Excluir
  51. oi! erika!!! chegando nova por aqui e adorei!! parabens!!! vou ficar ligada nos seus post!! gostaria de saber se ....no dia q eu for usar o oleo de ricino, devo lavar o cabelo com shampoo e condicionador??? ou so com shampoo ??? fiquei com duvidas neste ponto...obrigada desde ja e um abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Seja muito bem vinda!
      Antes do óleo é só o shampoo.
      bjsss

      Excluir
  52. estou in lovi (rsrsrsrs) com este oleo!!!!bjus

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Erika! Após a massagem com o ricino posso lavar com sabonete glicerinado Jonshons de bebe? Obrigada! Amo seu blog! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Eu já ouvi queixas de que ele resseca o cabelo, mas se vc gosta e tá acostumada com ele, pode usar. Mas fique o máximo possível de tempo com o óleo,ok?
      Eu costumo aplicar o óleo com os cabelos limpos, dormir com ele, e só lavar no dia seguinte.
      bjss

      Excluir
  54. Oi Erika sera que eu posso mistura o óleo de mamona com o creme hidratante?

    ResponderExcluir
  55. Respostas
    1. Vende sim, mas veja se é puro... não pode ter nenhum outro componente, ok?

      Excluir
  56. Oi Erika, vi seu post ....ontem comecei a usar o óleo de rícino, meus cabelos estão com muitas pontas duplas e ressecadissimo, na primeira aplicação já gostei! Tenho uma duvida e como vc usa há algum tempo quem sabe pode me ajudar? uso secador, ou melhor, escova modeladora será que isso pode queimar meu cabelo? vc usa secador? Ah usei o óleo de rícino com creme de hidratação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Não uso secador, mas se vc for usar, melhor proteger co protetor térmico. Não que vá queimar, mas não é bom excesso de calor sobre os fios sem proteção.
      bjsss

      Excluir
  57. Erika....
    Obrigada! vou usar o protetor. Menina não vivo sem o secador, viciada...kkk
    Faz dois dias que lavei o cabelo , acredita que ainda esta macio. bjusss e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Oi, Kerida!!!!!!!!!!!!! Olha eu aqui de novo !!!!!!
    Linda tenho duas perguntas (pra começar .... rsrssr): falando em proteção térmica, eu também tenho que usar o secador todas as vezes em que lavo os cabelos, por motivo de saúde (sinusite), Desde que conheci a maravilha dos óleos vegetais, graças a você, tenho usado óleo de macadâmia junto com o Yamasterol amarelo, como leave-inn. Isso é suficiente, ou você tem alguma outra dica para proteção térmica?
    A outra pergunta é sobre o óleo de rícino, que comprei hoje na farmácia: Posso fazer massagem com ele no couro cabeludo do meu filhote, e depois aplicar aquela máscara que vc me ensinou (argila verde, vinagre e mel).em seguida? Aí ele lava o cabelo, porque não tem jeito de fazê-lo lavar o cabelo 2 vezes (antes e depois do óleo/máscara).
    Obrigada, linda!
    Bjs
    VÂNIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreeeeeeeeeeeeee!!
      Olha, proteção térmica natural é meio complicado sabe... pq mesmo que os óleos tenham alguma proteção solar ou térmica, não se sabe se seria suficiente para proteger do calor de secador ou chapinha... vc sente seu cabelo ressecado? O ressecamento será seu termômetro...
      Não conheço nada natural que seja comprovadamente eficaz pra isso.

      Qto ao filhote, pode sim, fazer isso que vc falou! Sem problemas!

      bjãoooooo <3

      Excluir
    2. Oi, kerida, vc sempre atenciosa e prestativa ... E eu sempre abusando ... rsrsrsr
      Duas perguntinhas: Tenho usado o óleo de rícino, diluído em outros óleos, no couro cabeludo após lavar o cabelo, mas "num guento ficar massageando tanto tempo ... Não passo muito, tipo 3 ou 4 gotas de cada óleo. Quantas vezes por semana devo usá-lo?
      Outra coisinha: sofro no inverno com as dores no joanete. Pensei em massagear com óleo de rícino para diminuir a inflamação. Posso misturá-lo a outro OV ou devo usá-lo puro?
      Obrigada. Bjs
      VÂNIA

      Excluir
    3. Vaninha, vc pode usar o óleo qtas vezes quiser. E se massagear uns 3 minutos tá bom... é muito pra vc?
      Pode misturar o óleo de mamona com óleo de andiroba ou linhaça, que são ótimos anti-inflamatórios, bons para dores musculares, artrites, artroses, etc.
      bjkssss

      Excluir
    4. Obrigada, kerida! Vou tentar massagear minha linda cabecinha uns 3 minutos, então. Afinal, um "autocafuné" faz bem pra autoestima, né? rsrsrsrsr
      Outra coisa: vi alguns artigos que indicam usar o óleo de rícino antes de lavar o cabelo, deixando 1 hora com touca plástica para penetrar bem. Será que funciona também, mesmo se o couro cabeludo não estiver totalmente limpo? É que para mim seria melhor, pois não posso lavar muito o cabelo, e quando passo nele limpo, acabo ficando com o óleo por uns 2 dias. Ele penetra bem, mas sempre deixa o cabelo com um aspecto mais pesado.
      Obrigada, minha linda.
      Bjs mil
      VÂNIA

      Excluir
    5. Vaninha, como eu sempre digo, não curto colocar regras em nada. Acho que vale a pena vc tentar e ver o resultado, pois cada cabelo reage diferente. Tem muita gente que faz com o cabelo sujo e gosta. Experimenta! bjksss!!

      Excluir
  59. Oi Erika,esclareça uma duvida minha lina.O oleo eh indicado p peles secas,mas a minha pele eh um pouco oleosa e tenho de vez em quando espinhas,Posso fazer o uso do oleo sem problema?Passo a noite antes de dormir,e ao acordar lavo o rosto?E posso passar tbm na area dos olhos,tipo nas olheiras??Bjss linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bella, desculpe a demora... só agora vi que ainda não tinha te respondido... sorry!
      O óleo de rícino tbm é usado para tratar acne e cravos, e tbm para manchas de pele...portanto, pode usar sim.
      bjão!!
      PS: Vou até colocar isso no post... obrigada por lembrar!

      Excluir
  60. Eu não consigo usar óleo de rícino na pele e nos cabelos só com muito amor. Acho o cheiro horrível e me dá até dor de cabeça... uma pena.

    ResponderExcluir
  61. Erika o meu cabelo está ah cair posso usar o óleo de mamona

    ResponderExcluir
  62. Oiii Erika adoreiii o blog meu nome e Jamyly tou uzando o perfil do meu marido kk mas o precisava falar comessei a usar ontem o óleo de rícino e já vou dizendo tou amando umectei e dormi com ele tirei hoje meus cabelos são outros eles tavão muito danificados pontas duplas e muito volume tudo sumiu só na primeira umectacao não vou largar mas dele i vou ficar de olho nas suas dicas obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Jamyly!
      Sim ele é ótimo! E depois vc pode misturá-lo com outros se quiser...
      bjsss

      Excluir
  63. Olá Erika! eu uso o óleo de rícino e amo o resultado...., uso direto no couro cabeludo, só tenho uma duvida posso usar nos cabelos da minha filha de 4 anos? o cabelo dela é cacheados e ressecados. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arlene!
      Claro, pode sim! Óleo vegetal é natural, e não faz mal nenhum...
      bjsss

      Excluir
  64. Obrigada querida por me responder. um abraço

    ResponderExcluir
  65. Olá Erika, parabéns pelo blog, fui indica a usar óleo de rícino para meu cachorro que andava com problemas, e realmente deu certo, vim no google para saber mais sobre esse óleo e achei seu blog, não sabia que o óleo de rícino tinha tantas finalidades, fiquei curiosa a respeito de usar no rosto, gostaria de saber como posso usar no rosto? é todos os dias? quantas vezes ao dia? e quais os benefícios que ele traz ao rosto?, meu rosto é muito oleoso, tenho muitas marcas de acne e gostaria de usar algo para que essas marcas desaparecessem, sabe aqueles furinhos horríveis, será que esse óleo seria para isso?, você saberia de algum produto que desaparece com esses furinhos no rosto deixados pelas acnes?. Eu lavo os cabelos todos os dias devido ao suor, poeira e poluição eu uso o shampoo Tio Nacho, gostaria de saber se posso colocar o oleo de ricino neste shampoo também?, e se posso usar todos os dias?. Muito obrigado. Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore!
      Vc pode usar o óleo de mamona apenas em cima da acne, mas não espalhe no rosto todo, já que sua pele é oleosa.
      vc pode fazer umectação com ele, misturado com outro oleo, tipo azeite de oliva, já que o mamona é viscoso e mais difícil de espalhar. No shampoo tbm pode, se quiser. Mas não coloque muito... tipo 5 ml pra 200ml de shampoo.
      Máscaras faciais de argilas tbm são ótimas para clarear a pele, inclusive para acne (verde, branca, preta)
      bjsss

      Excluir
  66. Ola Érika, estou usando o óleo de rícino no meu cabelo, tenho hipotiroidismo e meu cabelo cai muito, já pesquisei e não encontrei nada a respeito, será que mesmo eu tendo hipotiroidismo resolve um pouco o problema, outra duvida eu tentei usar nos cílios e ardeu muito não aguentei e tive que lavar na mesma hora, isso é norma?
    Comprei o meu em farmácia e ele e 100% natural.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keidia, não é comum arder não... só se vc fez uma alergia, pq a região dos olhos é muito sensível...
      bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top