Afinal, eu trabalho com Yoga há mais de 10 anos, e posso dizer que o Yoga foi um divisor de águas na minha vida.
Infelizmente, o Yoga ainda é muito pouco difundido aqui no Brasil. Quase ninguém conhece a verdadeira filosofia dessa prática, pois a maioria só conhece Yoga através das novelas ou do modismo que circula em torno da sua prática nas academias de ginástica.
Contudo, Yoga é muito mais do que mídia e moda...
Yoga é uma antiga filosofia de vida que tem origem na Índia há mais de 5000 anos. A palavra Yoga quer dizer "união". Portanto, Yoga é a união da mente com o corpo, e dos sentidos com o momento presente.
E é essa sensação de unidade que nos traz a expansão da consciência, pois o Yoga nos induz a uma tranquilidade mental, profundo relaxamento, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o aperfeiçoamento do físico.
E é essa sensação de unidade que nos traz a expansão da consciência, pois o Yoga nos induz a uma tranquilidade mental, profundo relaxamento, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o aperfeiçoamento do físico.
Segundo a tradição, todo o esforço físico da yoga tem o intento único de livrar o corpo de condicionamentos e a mente de pensamentos desnecessários e nocivos, pois se a mente está no presente (no aqui e agora), o stress se dissolve , trazendo harmonia e saúde física e mental.
Não devemos confundir o Yoga com um contorcionismo corporal, que exige do corpo o máximo de flexibilidade. Na realidade, essa ciência indiana milenar, é muito mais uma relação corpo-mente do que um simples exercício físico. Essa visão holística nos leva ao caminho do auto-domínio e auto-conhecimento, consequentemente à uma transformação interior.
As posições ou posturas (ásanas) são representações simbólicas, que expressam uma maneira de "estar" para atingir um modo de "ser", conduzindo a circulação de energias por todo o corpo.
Que tal usar sua mente e concentrar sua atenção para o funcionamento do seu corpo?
Cada postura de yoga (ásana) torna-se um "espetáculo" interior, uma experiência amplamente vivida, durante a qual a consciência chamada "cerebral" pára de direcionar sua atividade para o mundo exterior e se volta para o "mundo interior", no universo orgânico. É como se a consciência "descesse" até o organismo. Nosso corpo é saturado de psiquismo, e a prática dessas posturas permite esse contato com os níveis psíquicos orgânicos mais profundos.
Durante a execução das posturas, não deve-se "dar ordens" ao corpo, mas para prestar atenção à ele, e "ouvir" o que ele tem a dizer.
Isso inevitavelmente acontece durante a imobilidade total do corpo, e na consciência do movimento respiratório.
Através de um exame de eletroencefalograma, podemos perceber a existência de ondas especiais, muito diferentes das ondas observadas durante a atividade normal, quando a atividade consciente se aquieta.
Através de um exame de eletroencefalograma, podemos perceber a existência de ondas especiais, muito diferentes das ondas observadas durante a atividade normal, quando a atividade consciente se aquieta.
Estas ondas especiais refletem o ritmo essencial de cada ser humano, e ao mesmo tempo de cada célula.
Portanto, ao imobilizarmos o corpo numa postura (asana), prestando atenção ao universo interior, e deixando a respiração se organizar, equilibrando inspiração e expiração, permitiremos a volta ao ritmo essencial.
A linguagem das emoções é uma linguagem instintiva.
Ao vivermos com pensamentos negativos, carregados de ansiedade, desânimo e angustia, nossas células se desorganizam, levando o organismo à gerar doenças.
A emoção que se espalha mais facilmente, que atravessa todos os níveis psíquicos, e que penetra mais profundamente no psiquismo de cada célula, é o amor. Da mesma forma que a emoção mais destrutiva é o ódio.
Durante a execução das posturas, a mente obrigatoriamente envia emoções de otimismo, saúde, paz e alegria. Cada ásana deve tornar-se um diálogo interior entre a consciência vigilante e o corpo. Como se fosse um diálogo entre um comandante e seu soldado.
Durante a execução das posturas, a mente obrigatoriamente envia emoções de otimismo, saúde, paz e alegria. Cada ásana deve tornar-se um diálogo interior entre a consciência vigilante e o corpo. Como se fosse um diálogo entre um comandante e seu soldado.
Cada asana, para desabrochar totalmente, tem que estar acompanhada da concentração focada sobre a respiração.
Quando todas as células vibram em harmonia, o praticante se torna um yogi, capaz de controlar suas emoções, e influenciar o ambiente ao seu redor, espalhando paz, harmonia, alegria e saúde. Para obter essa harmonia total é necessário eliminar o ódio, o medo e as emoções negativas.
Não é simples, mas não é para renunciar frente às dificuldades! Nem que esse estado seja atingido somente durante alguns segundos, rapidinho, isso para nossas células já é uma experiência fantástica!
Yoga, mudando vidas!
(Uma história real...)
Namastê!
profª Erika Nasch
Erikinha, caramba, ler suas matérias me dá tanta vontade de voltar à Yoga...
ResponderExcluirExcelente!!!!
Obrigada por citar nosso AB ^.~
Beijos no coração
Ka...Volta! Volta! Volta! \0/ \0/ \0/
ExcluirTô na torcida, hein!!
bjks
Eu já fiz Ioga, e é muito bom.
ResponderExcluirDá uma paz....
Preciso voltar a fazer.
Bjussss.
almaruiva.blogspot.com
Aaaaaaah, volta sim, Kath!
ExcluirFaz um bem danado!!
bjão
Nossa eu acho tão bonito, tão zen...tãaaao legaaaal...mas acho que comigo, como sou hiperativa e 220v, prefiro atividades loucas...toh pensando no futuro em algo mais power, tipo boxe, muay thai, tenho que descarregar loucamente e essa coisa de bater em um saco de areia me atrai demais...vc sabe, já me viu, vocação para meninices: zero, o que contrasta totalmente com minha fisionomia...sou bruta e faço as unhas...antagonismo em pessoa? culpa dos astros, lógico, sou duas em mim meRRRma...kkkkkkkkkkkk bj bj bj
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirSe vc fizesse uma aula comigo não ia pensar assim...rsrrsr só pra vc ter uma ideia, o professor de jiu-jitsu da academia que eu dava aula, foi fazer uma aula comigo, e o bichinho sofreu coitado... não conseguia acompanhar a aula..rsrsr acho que ele pensava que ia ficar sentado meditando..hehehe
sério??? isso já muda a coisa...pq realmente a pessoa pensa q vai ficar sentada meditando...huuum interessante, quer dizer q uma aula de yoga pode ser movimentada, Nilha? gostei de saber desse detalhe...
ExcluirVou te enviar um vídeo por email, e vc terá uma noção... e sabe que vc me deu uma ótima ideia pra um post?
Excluirheheh
bjks
Ai amiga eu ando tãooo enferrujada =/ que vergonha viu!
ResponderExcluirPenso como a Fefa, nunca passou pela minha cabeça fazer Yoga mas confesso que assistindo o vídeo achei a história bem interessante e também não sabia o significado do nome achei lindo! Pô o cara do vídeo emagreceu pra caramba no final ele até deu uma corrida, até animei de começar a fazer rs.. só não sei se o corpo vai obedecer os comandos kkk..
Grande abraço flor.. beijão!!! | Cuidados e Vaidades |
Rsrsrsr Cris, é só dar o primeiro passo...por incrível que pareça, esse é que é o mais difícil!
Excluirbjks
... é uma filosofia de vida, onde nos armonizamos no físico, mental e espiritual.
ResponderExcluirÉ encontrar o equilíbrio dentro de nós mesmos, acreditar em nossa capacidade de comandar a nosso corpo e mente.
No silencio e nos movimentos armônicos é onde encontramos nosso centro e desde ele "reiniciar" a informação de comando a cada célula de nosso corpo.
Tudo em nós pede armonia mas normalmente não sabemos entender ou simplesmente não escutamos. É como a medicina natural; se não entendemos o que comemos, se não nos preocupamos em dar um equilibrio alimentar a nosso corpo, nada estará em ordem.
Parabéns Erika, tenho certeza que tua matéria vai fazer muita gente pensar ! Bjssss
Adri, perfeito! Disse tudo!
Excluirbjks