DICAS PARA DECAPAGEM OU DESCOLORAÇÃO | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

Tem termos que existem só pra confundir, né? rs
É o caso da descoloração e decapagem ... onde os nomes são diferentes, mas as técnica são basicamente as mesmas.
A diferença, é que  a descoloração é a despigmentação de cabelos virgens, enquanto a decapagem é a despigmentação de cabelos com coloração cosmética (vulgo tinta).

Portanto, as duas técnicas são procedimentos realizados com produtos químicos, para reduzir a concentração dos pigmentos nos fios.

Elas  têm como base dois elementos fundamentais:  ­ 
> Água oxigenada (com várias concentrações)
> Produto descolorante.

A água oxigenada e o descolorante liberam o oxigênio ativo, que  atua sobre os pigmentos de melanina, reduzindo sua concentração, e provocando assim, um efeito clareador. 

Quando fazer?
A descoloração é necessária  quando se quer clarear mais de 4 tons, ou obter colorações especiais muito claras ou fantasias. 

 A decapagem é necessária para eliminar uma coloração cosmética do cabelo, ou para substituí-­la por outra, ou ainda para tirar uma cor desagradável devido a uma aplicação mal feita.


Para a realização de ambos os procedimentos, deve-se respeitar as seguintes considerações: 

> Sobre a Raiz:
Efetivamente, quando aplicamos um descorante sobre todo o comprimento do  cabelo natural (raiz, cabeleira, ponta), percebemos que a raiz descolore mais  rapidamente do que as outras partes. O motivo é que a raiz recebe mais calor  porque se encontra perto do couro cabeludo, que tem a temperatura do corpo  humano (37°). Isto causa uma maior absorção do oxigênio e, por este motivo, começa-se a colorir primeiro na cabeleira, para depois passar à raiz, com tempos de exposição diferentes.

> Sobre a parte frontal:
A parte frontal da cabeleira é sempre mais clara  e sensível no que diz respeito à parte traseira (nuca).
Portanto, sempre deve-se iniciar a aplicação do descolorante a partir da  nuca.

> Nem todos os cabelos conseguem ser descoloridos facilmente.
Cabelos com pouca pigmentação (por exemplo os loiros), clareiam facilmente, enquanto aqueles que tem muita pigmentação (cores  escuras) são mais difíceis de clarear. Logo, cabelos mais escuros podem precisar  intensificar a descoloração, seja através da diminuição da quantidade de água oxigenada, ou descolorindo por mais de uma vez.

> A ação da água oxigenada, acrescentada ao descolorante, não atua somente sobre o pigmento, mas também sobre a  queratina, fazendo com que esta sofra alterações. Portanto, o cabelo fica poroso, e torna-se mais frágil, depois de realizar a  descoloração. Temos sempre que lembrar disto ao realizar qualquer outro tratamento sucessivamente. Seja qual for o  método utilizado para descolorir o cabelo, no final do tratamento, é necessário  recuperar certo grau de acidez. E por isso usa-se acidificantes (como por exemplo, o vinagre)

 > Nunca se deve lavar com shampoo antes da descoloração. O shampoo retira a  gordura do couro cabeludo e dos cabelos, deixando-os muito expostos à ação do descolorante, havendo a possibilidade de danificá­-los mais ainda.

> Realizar sempre o teste de mechas, antes da descoloração/decapagem







Técnica de aplicação do descolorante:


> Divida o cabelo em quatro seções (2 laterais, 1 frontal e 1 atrás)

> Comece aplicando pela nuca, com uma distância de 2 cm da raiz, no sentido raiz-pontas, fazendo a mesma coisa nas laterais e no alto da cabeça.

> Quando o clareamento alcançar a metade do tom desejado, aplique em toda a raiz (nos 2 cm), seguindo a mesma ordem de aplicação anterior (nuca > laterais > alto da cabeça)

> Assim que a raiz começar a  igualar com as pontas e os meios, passe um pente no sentido raiz-pontas, para espalhar o descolorante e deixar o clareamento homogêneo.


> Depois é só lavar com shampoo, e secar para aplicar a nova coloração ou matizador.

E depois não esqueça de equilibrar o pH com um acidificante!!

Veja como foi que eu descolori os cabelos aqui.

E sobre os cuidados a serem tomados com os cabelos antes e após a descoloração aqui.

Bjooooooooooo!




Postar um comentário

  1. Olá, conheci o seu blog e estou adorando...não sabia que sulfato prejudicava tanto os fios...eu até enviei foto de 2 produtos para você avaliar pra mim rs. Gostaria de saber se você tem opção de shampoo sem sulfato de marca internacional??? O Mythic oil shampoo sabe se é bom?? Organix é bom mesmo?? Pq gosto de shampoo hidratante pq tenho luzes...nossa quantas perguntas kkkkkk Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maggy, sou completamente por fora de marcas importadas. Acho q as nacionais são tão boas quanto, ou até melhores, em muitos casos. Tem marcas ótimas como a Vitaderm, Amend, Surya Brasil, entre outras, que tbm tem shampoos bem hidratantes... inclusive a Amend e a Surya, tem linhas sem sulfatos.
      bjks

      Excluir
  2. Eu nunca comecei da nuca. Sempre comecei da parte frontal. Será que faz muita diferença? Tenho a impressão de que pela nuca seja mais difícil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana,
      É pq geralmente a parte da frente clareia mais... mas se vc faz assim, e não sente diferença, não tem problema...cada caso é um caso, e cada cabelo, uma sentença..hehehe
      bjkss

      Excluir
  3. Oi Erika, gostei das dicas, mas nunca mais coloco descolorante e ox no meu cabelo! kkk
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrssrs daqui a um tempo vc esquece e coloca de novo... é assim...heheheh

      Excluir
  4. A-do-ro tuas dicas! Sempre aprendo algo novo, sou super fã! Descoloração é complicado mesmo, como eu uso cores fantasias ela já é minha melhor amiga (e inimiga né?)

    http://entrecaveiraserosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, então vc deve entender muito disso ;)
      Adorei seu blog! Já tô lá!
      bjksss

      Excluir
  5. Olá . Amooo as suas dicas:) Eu estou em um caso sério se você poder me dar uma dica. Eu tenho cor natural um 4, dai estava com a raiz natural e as pontas descoloridas um tom 9 ou 10 , no salão a mulher passou uma mistura de 8.1,8.0 e 7.1 loreal então meu cabelo ficou muito escuro mas agora está clareando, e no pé lógico ficou um tom 7. Agora queria deixar de uma cor mais clara o que devo fazer? Vou esperar desbotar mais e jogo um tinta super clareadora? Ou faço decaparem effacol da loreal sem ox e aí passo uma cor bem clara? Não quero descolorir e quero ele num tom 9.1 . Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aglaisse,
      Não conheço essa decapagem da loreal... aí melhor vc se informar com um profissional da área, que conheça...

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top