ÓLEO DE NEEM - O ÓLEO MULTIUSO | Clube do cabelo e cia




Oi galera!

Apesar do Óleo de Neem ainda não ser tão popular no ocidente, no oriente ele já vem sendo utilizado há séculos. É um óleo extremamente valorizado na Índia, e  largamente utilizado na medicina ayurveda, a medicina mais antiga do mundo.

A árvore de Neem (ou Nim) é nativa das regiões mais secas da Índia, Sudeste da Ásia, e partes da África.
Seu nome científico é Azadirachta indica, da família das Maliaceas, e também é conhecida como "Amargosa".

É uma planta que pertence à família do mogno e do cedro. São árvores de grande porte, podendo atingir até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Seus galhos formam coroas de até 5 m de diâmetro. Produz frutos que têm formatos de azeitonas.

Todas as partes da árvore de neem são aproveitadas:  casca, folhas, galhos, frutos, sementes, e óleo. E todas elas possuem qualidades medicinais.



O Neem tem diversas aplicações: 

> Na produção de adubos e no controle de pragas:
 É utilizado como um praguicida que combate bactérias e mais de 200 espécies de insetos, inclusive  pragas baratas, traças, pulgões, piolhos, gafanhotos, óbolos e mosquitos.
Não é tóxico para a humanidade e nem para animais domésticos e insetos benéficos, nem ao meio ambiente. Por isso é utilizado como um fungicida para proteger colheitas. A árvore de Neem é provavelmente  a  única, e a melhor fonte de bio-pesticida existente.
> Como pesticida de jardim - Misture o Neem com sabão de castela e água, e pulverize sobre as plantas infestadas, conforme necessário. O spray vai sufocar os inseto, e irá repelir outros insetos.
> Repelente: use em loção para impedir insetos e mosquitos.


> Na medicina e cosmética:
Estudos científicos têm demonstrado que o Neem tem propriedades:
- Antivirótico
- Anti-fúngico
- Antibacteriano (bom contra Estafilococo e Clostridia). 
- Analgésico
- Anti-inflamatório
- Antimicrobiano
- Anti-helmíntico 
- Antiemético 
- Anti-séptica 
- Febrífugo 
- Hipoglicêmico 
- Imunoestimulante 
- Pediculicida, espermicida 
- Vermífugo.

Utilizações na Medicina:

> O banho da erva é usado para catapora, erupções cutâneas e feridas. 
> O óleo ou o suco de folhas é aplicado a febre e eczemas:
O Eczema tem origem genética, e é uma condição inflamatória da pele muito comum, caracterizada por extrema irritação, secura, vermelhidão,e comichão. A pele pode inflamar, rachar e como consequência, causar infecções secundárias.

O óleo de Neem pode aliviar os sintomas de eczemas, devido à sua capacidade de reduzir a inflamação e curar abrasões.
Isto acontece devido ao Neem possuir dois compostos anti-inflamatórios, chamados nimbidin e nimbin, que ajudam a aliviar o inchaço e vermelhidão, e outro composto, que é a quercetina, a qual é bem conhecida como um composto que suporta a capacidade do corpo de responder à inflamação, inibindo a liberação de histamina e outros irritantes.

Os dermatologistas  costumam recomendar emolientes para eczemas. Substâncias que preencham as lacunas e fissuras na pele, evitam a perda de umidade e restauram a barreira protetora.

Tendo o Neem  elevado teor em ácidos graxos essenciais e vitamina E, ele pode rapidamente penetrar as camadas exteriores da pele, sendo extremamente eficaz na cicatrização da pele seca e danificada. Suas fortes propriedades anti-sépticas também ajudam a proteger a pele de bactérias e infecções secundárias.

Dica: esfoliar e remover as células mortas da pele e re-hidratar com óleo de Neem.

> A decocção da casca é aplicada a hemorróidas. 
> Os ramos são usados como escovas de dente prevenir doença de goma, tratar gengivite e prevenir a formação de placa bacteriana. 
> As folhas são usadas em pomadas e sabões para tratar acne, pé-de-atleta e lombriga. 
> O óleo de Neem e a seiva são usadas em tratamentos de lepra e sarna. 
 Em cortes - misture algumas gotas na sua pomada de cicatrização.
>Tratar fungo de unha, micose, e pé de atleta:
Fungo de unha, micose e pé de atleta, são  infecções fúngicas comuns da pele. Neem é uma excelente alternativa natural para tratá-los.

Gedunin e nimbidol, são compostos encontrados nas folhas da árvore neem, que são agentes anti-fúngicos potentes, e destroem fungos que causam o pé de atleta, micose e fungos nas unhas. Estudos comprovaram que o Neem pode acabar com 14 tipos de fungos de pele.

Dica: Aplicar óleo de Neem nas áreas afetadas para ajudar a limpar e proteger.
Se você é propenso a infecções fúngicas da pele, usar o óleo de Neem  diariamente vai ajudar a prevenir futuras infecções.

> A folha de neem é um poderoso suplemento de ervas que fortalece o sistema imunológico em geral, ajuda com parasitas intestinais, ajuda o intestino, estimula a função hepática.




Utilizações na cosmética:
Devido a estas propriedades, o Neem é bastante utilizado em muitos produtos de higiene pessoal, tais como: sabonetes, pasta de dentes, produtos capilares, e produtos para os cuidados da pele, entre outros...
Quando a Nim é acrescentada a produtos cosméticos, pode ajudar a preservar tais produtos e beneficiar a pele em geral. 

Dentre os principais benefícios do óleo de Neem para a pele, podemos citar:

Ação Anti-aging:
O Óleo de Neem possui propriedades hidratantes, e é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E. Contém altos níveis de antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos ambientais; e carotenóides (semelhante ao caroteno) que ajudam a defender a pele contra os radicais livres.

Além disso, é facilmente absorvido pela pele, sem deixar a pele gordurosa. Auxilia no rejuvenescimento celular, e restaura a elasticidade cutânea.


Quando usado regularmente, suaviza linhas finas e rugas, ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento.
A saturação de antioxidantes e vitamina E, ajuda a restaurar o brilho à pele seca e danificada.

Dica de uso:  Todas as noites, após a limpeza do rosto, aplicar óleo de neem misturado com óleo de jojoba na face e pescoço, massageando com a ponta dos dedos.

Acne:
Óleo de Neem é ideal para peles propensas a acne, pois ajuda a acalmar a irritação e inflamação. Elimina as espinhas, e remove as bactérias da superfície da pele.
O alto teor de ácido graxo no óleo de Neem,  previne e trata cicatrizes de acne. Não é comedogênico (não obstrui os poros).

Dica de uso: Aplicar máscara de argila verde com algumas gotas de óleo de neem 1 vez por semana. Adicionar ao sabonete líquido que você usa para a limpeza do rosto, pois ele vai ajudar com suas propriedades bacterianas.

Cabelos:
O óleo de Neem é usado como condicionador de cabelo, além de tratar caspa, seborreia e irritações do couro cabeludo. 

Dica de uso: Massageie o couro cabeludo com óleo de neem misturado com azeite de oliva. Deixe uma hora, e depois lave com shampoo.

Banho:
Adicionar ao sabonete líquido para propriedades antibacterianas.



Utilização na veterinária:

O óleo de Neem para cães e gatos: 



Um Shampoo ou sabonete com óleo de Neem,  mantém pulgas, carrapatos, ácaros da sarna e quaisquer outros insetos  irritantes que picam, à distância.
E ainda promove um revestimento brilhante ao pelo e deixa a pele saudável .
Também é usado para tratar verminoses.

Dicas de uso para afugentar pulgas e carrapatos:
- Adicionar óleo de neem ao shampoo do seu fofuxo, ou usar sabonete de neem.
- Pulverizar spray de neem sobre os pelos


O aroma e sabor do óleo de Neem:
Esse eu posso falar por experiência própria... lembram que eu visitei a empresa VERIS? (Se não viu, veja aqui)
Lá eu pude experimentar o óleo de Neem puro. Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeee, ele faz bem juz ao apelido que ganhou sua árvore: "Amargosa"! Aliás, amargo é pouco pra expressar a sensação... foi preciso beber alguns copos d'água após experimentá-lo.

O aroma também é muito intenso. Tem gente que acha horrível, mas até que não achei nada tão terrível assim... me lembrou cheiro de tempero. Mas com certeza, não rola usar ele puro nos cabelitchos ou na pele. Bom sempre misturar com outro óleo nesse caso.




Uso Interno:
O Neem é considerado uma planta segura, e tem uma história longa de utilização medicinal, no entanto, o uso interno por muito tempo pode resultar em anemia, fraqueza, perda de apetite e perda de peso.

Para informações mais detalhadas sobre utilização do Neem  acesse abaixo o link do Ebook da Universidade Estadual de Maringá:
 EBOOK UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ   (fonte: viveiroparaná.com.br)


E que tal usar sabonetes e shampoos em barra, 100% naturais, feitos com óleo de Neem?
(Temos também sabonetes com óleo de neem para pets)

Sabonete Neem e própolis

Shampoo Neem  e melaleuca


Fica a dica!
Bjoooooo!


Postar um comentário

  1. Oi amiga, amei a postagem.
    Muito informativa...bjs
    cantinhoda-ma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que neem é essa árvore ai...rs,estava lendo o post quando chegou na foto da folhinha,reconheci,Erika tem uma árvore de neem na casa da minha sogra,é enorme,ela poda sempre,eu nunca tinha me atentado para os benefícios dela,mas minha sogra lida com homeopatia,e gosta das coisas mais naturais,inclusive remédios,ela com certeza deve conhecer os muitos benefícios dessa planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uauuu que sortuda vc hein! heheh
      sim, pergunte pra ela..ele deve saber informar mais sobre o neem!
      bjksss

      Excluir
    2. Erika não tenho o óleo aqui,mas será que um chá forte das folhas terá o mesmo efeito contra os parasitas dos cachorros?

      Excluir
    3. Vc diz pra ele ingerir? Eu nunca testei, pq não tenho cachorro...mas creio que sim. Só não sei dizer a qtdd de vezes q ele pode tomar..

      Excluir
    4. Não,ingerir não,pra dar banho,no caso como último enxágue,farei uma experiência.Bjs

      Excluir
  3. Uso o óleo de Neem (diluído 10 ml p/1 litro de água) no meu cachorro para repelir insetos e prevenir pulgas e carrapatos. Meu cachorro adora e não o vejo se coçando em momento algum, é muito saudável. O cheiro não me incomodou nem um pouco, depois de diluído fica até suave. É uma maravilha ter um produto natural e tão eficaz à disposição para cuidar do meu bichinho. Está super aprovado!!! Não gasto com produtos tóxicos e ainda cuido da saúde do meu peludo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika, obrigada pela matéria, chegou na hora exata, ando procurando esse óleo de neem.
    Vc sabe algum site que vende?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi kika,
      eu comprei no site da destilaria bauru.
      bjs

      Excluir
    2. Comprei o meu nesse site: http://www.dogneem.com.br. Lá tem vários produtos à base de óleo de Neem.

      Excluir
  5. Uma coisa que eu gostaria de explicar: absolutamente TUDO o que tem gosto/cheiro amargo faz bem ao fígado e, como o fígado regula toda a parte metabólica do organismo, contribui para o fortalecimento do cabelo (por exemplo). Tanto é que um dos primeiros sintomas de falência hepática é queda e ressecamento do cabelo, principalmente na parte do comprimento. Não conhecia essa planta, no sábado vou ter um curso sobre dieta detox e vou perguntar para a professora. Agora, Érica, deixa eu te dar um depoimento. Quero até te agradecer pois você e uma outra blogueira (blog Fofurias) explicaram em um post a respeito dos malefícios sobre os sulfatos mais fortes. Eu sempre pensei que a raiz do meu cabelo fosse oleosa, mas isso não é verdade. O problema é que eu sempre usei shampoos com esses sulfatos fortes e mais ou menos 12 horas após lavar meu cabelo a minha raiz já começava a ficar oleosa. Pois bem, comprei um shampoo sem sulfatos fortes e constatei que, mesmo depois de 1 dia e meio após lavar e sob o calor de 30 graus na minha cidade, a raiz do meu cabelo NÃO ESTÁ OLEOSA!!!! É mole? Realmente esses sulfatos enganam a gente, fazendo com que nós tenhamos que lavar o cabelo toda a semana com anti-resíduos (como sempre fiz) para tirar a oleosidade da raiz, e isso não vai resolver o problema. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Claudinha,
      Verdd, tudo que é amargo é bom pro fígado. Tbm estudei isso na Medicina chinesa... é bem legal!
      Qto ao sulfato, é isso aí... muita gente acha q o problema é da raiz, qdo na verdd é do shampoo... mas q bom que vc descobriu na prática!
      bjsss

      Excluir
  6. Descobri seu site e estou apaixonada,,,venho procurando esse óleo a "séculos" e só aqui consegui dicas de onde comprar,,,,seu espaço é maravilhoso e de utilidade publica,,,que Deus te abençoe cada vez mais,,,,Beijos,, virei fã de carteirinha,,,rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Que bom! Seja muito bem vinda!
      Eu tenho comprado óleo de neem para fazer os sabonetes, no site "destilariabauru.com.br"
      bjksss

      Excluir
  7. Onde encontro óleo de neen para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa! Na Destilaria Bauru. O banner do site tá aí do lado direito do blog. bjss

      Excluir
  8. Oi Erika,adora suas dicas viu bjsssss.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top