CABELOS E EXTRATOS GLICÓLICOS - COMO USAR? | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Vocês já devem ter ouvido falar em extratos glicólicos, ou mesmo ter lido alguns deles em composições de shampoos, máscaras, sabonetes, cremes faciais, e vários produtos cosméticos, e até mesmo alimentícios...

E o que são esses extratos, e quais as suas funções?

Tanto os óleos vegetais, quanto os extratos, são basicamente essências obtidas a partir de material vegetal natural como frutas, núcleos, sementes, raízes, flores e folhas.
Os extratos são obtidos a partir de matérias-primas vegetais secas, que passaram ou não, por tratamento prévio (inativação enzimática, moagem, etc.) e são preparados por processos que envolvem um solvente como água, álcool, glicóis ou seus compostos; 
Os solventes mais utilizados são o propilenoglicol, glicerina, etilenoglicol, ou a mistura de glicerina, água e álcool, em diferentes proporções, sendo que a mais usada é 5 partes de glicerina, 3 partes de álcool (de cereais) e 2 de água. 
 Mas o solvente mais comum é o propilenoglicol, que consegue extrair flavonoides, taninos e saponinas, e que origina o "extrato glicólico".

Devido à crescente demanda do uso de ingredientes naturais, os extratos estão cada vez mais em foco, como uma excelente alternativa para substituir os antioxidantes sintéticos (butil hidroxianisol -BHA e o butil hidroxitolueno -BHT ), pois possuem a capacidade de melhorar a estabilidade oxidativa dos produtos e, em muitos casos, aumentar a vida útil dos mesmos. os extratos naturais também são utilizados como antioxidantes pela indústria alimentícia. E em cosméticos, os extratos interferem na formação de espuma e viscosidade, além de contribuir com suas funções terapêuticas.


Os extratos possuem uma alta concentração de ativos, provindos do vegetal do qual foram extraídos, e  quando são adicionados aos cosméticos, esses ativos são transferidos com todas as suas qualidades e propriedades. Portanto é interessante conhecer as propriedades de cada extrato, para adequá-lo às suas necessidades.

Como fazer um extrato de ervas secas:
Vai precisar de:
> Erva seca de sua escolha
> glicerina bi-destilada (90%)
> álcool de cereais (10%)

Medidas:
1 parte de ervas secas para 5 partes de solvente.
Ex:
20gr de ervas + 100ml (20x5) de parte líquida (90ml de glicerina + 10ml de álcool cereais)

Coloque em um vidro esterilizado e agite 2x ao dia durante 1 ou 2 semanas (depende do clima, +/- frio), coe, e guarde em vidro escuro (esterilizado), colocando a data.


Obs: Também pode usar especiarias como canela, cravo, anis, mas macere-os antes.

Validade:
(tirado do site Sabão e Glicerina)

Deve ser estocado hermeticamente fechado, ao abrigo da luz solar direta e do calor.
Prazo de validade: 36 meses a partir da data de fabricação.
Obs.:
• Poderá ocorrer formação de precipitado e/ou turbidez durante a estocagem, sem alterar as propriedades.
• Alterações da cor são esperadas por modificações dos compostos coloridos das plantas. 

Não Utilizar este produto puro!!!!!!!



Como usar os extratos em tratamentos capilares?

> Atenção: Os extratos glicólicos nunca devem ser utilizados puros, e são indicados para uso externo.

> Podem ser adicionados à máscaras, shampoos, condicionadores, cremes sem enxágue, leave-in, ou até mesmo à água, para borrifar nos cabelos. Assim, você pode usar os extratos para hidratar, nutrir, restaurar, tratar caspa, queda, fortalecer e até para ajudar no crescimento capilar.

Logo, poderá também usar os extratos para potencializar os tratamentos capilares nas fases de Hidratação, Nutrição e Reconstrução dos fios no seu cronograma capilar (veja sobre cronograma capilar aqui)

> Diluição:  Cada extrato tem um percentual de diluição específica; mas em média, as diluições variam entre 2%  a 10%. Portanto, melhor usar 5% que é uma média mais segura.

Logo, 1 colher de sopa, tem em média 15ml. Portanto, se você usar 2 colheres de sopa de máscara (30ml), usará 1,5ml (5%) de extrato glicólico.
Em um shampoo ou condicionador com 250ml > 12,5ml de extrato.


Vejam alguns extratos específicos para cada tipo de cabelo:





 Fica a dica!
Bjooo






Postar um comentário

  1. Que coisa boa, dessa eu não sabia! Nunca me aprofundei no assunto assim, mas confesso que gostei da coisa amiga, adoro quando se trata de antioxidante. Aqui no meu bairro não vende produtos naturais muito próximo de minha casa, mas quando eu passar próximo vou dar uma pesquisada.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cris! Os extratos são ótimas opções, apesar de quase ninguém usar...
      bjão

      Excluir
  2. FLOR,SIMPLISMENTE AMEI ESTA MATERIA,JA ESTOU TE SEGUINDO E JÁ ESTOU CURTINDO.BJOS
    nandabelezagenuina.blogspotcombr.

    ResponderExcluir
  3. Erika, flor, que massa essa sua matéria. Adoreiii de verdade. Há tempos vinha querendo ler uma coisa assim sobre extratos... concisa e esclarecedora. Aproveitando o ensejo, queria perguntar se vc sabe se pode misturar mais de um extrato no mesmo produto e no caso de poder, como ficaria a concentração? Tenho de capsicum, alecrim, bétula, avelã, leite de cabra, jaborandi e broto de bambu. Se vc tiver sugestões de como usá-los, fico muito grata. bjusss flor! Qualquer coisa, meu email é cynthia.soares@ymail.com ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cynthia!
      Sim, pode misturar. Já vi receitas com 5, e até 7 extratos... mas é importante que suas propriedades sejam semelhantes. Vc pode dividi-los em concentrações iguais, ou dar enfase a um que tenha mais propriedades de acordo com seu objetivo. No caso, qual seria o seu objetivo nessa mistura?
      bjks

      Excluir
    2. Então, Erika, eu comprei esses que te falei com a finalidade de hidratação, mas principalmente, para tratar a queda. Meu cabelo não se quebra, mas ele cai da raiz com muita frequência... daí queria fazer um tônico, ou sei lá, que me ajudasse com isso. ;)

      Excluir
    3. Ah ok... então faça-os separados...

      Pra queda vc pode juntar o alecrim com o capsicum, o jaborandi, e bétula (se houver oleosidade).

      E pra hidratar, junte o de leite de cabra, avelã e broto de bambu.

      bjs

      Excluir
    4. Suuuuper obrigada, flor. Vc é um amor e seu trabalho é impagável, assim como sua disposição em nos ajudar e tirar nossas dúvidas. suuuuuuper beijo!!!!

      Excluir
    5. Eu que agradeço à vcs pela companhia aqui no Clube! ;)
      bjão

      Excluir
  4. Maravilhoso esse artigo, vc sempre se supera, é difícil dizer qual o melhor post, pois todos são ÓTIMOS. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, mil vezes obrigada. Tudo o que é natural eu gosto, aprendi com minha professora de yoga que é vegana. Vou providenciar o glicólico de urtiga. À propósito, o Clube do cabelo e cia; Cuidados e Vaidades e o Acorda, Bonita! são os melhores blogs de beleza e informação, repito: são os melhores.
    Erika, não sou muito de comentar aqui e nos outros dois que citei nunca deixei comentários, mas quando eu gosto, eu gosto mesmo. Outra coisa, vc já pensou em escrever um livro compilando toda sua experiência???
    Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha!
      Fico muito feliz mesmo, de coração! É bom saber que gostam do nosso trabalho, né?
      Um livro? Quem sabe?...tenho vontade de escrever sim...gostei da sugestão hehe
      bjão amore!

      Excluir
  5. Oi, td bom?
    Queria saber se posso colocar no meu shampoo a seguinte formula: 250ml de shampoo; 30ml de oleos naturais e 10ml de extrato de babosa, muito obg :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceceu!
      Para um shampoo de 100ml vc deve colocar até 5% de extrato e até 10% de óleo vegetal. Passando disso vc pode alterar a fórmula.

      Então 10ml de extrato de babosa tá legal, mas o óleo seria um limite de 25ml.

      bjão

      Excluir
    2. Muito obg mesmo erika, vc ta me salvando, Bjs

      Excluir
  6. Oi Érika
    Tenho uma duvida, eu posso adicionar extratos glicolicos em um shampoo que adicionei as vitaminas A e E?
    Por exemplo:
    100 ml de Shampoo
    1 ml de Vit E
    1 ml de Vit A
    5 ml de Depantenol 5%
    5 ml de Extrato Glicólico

    Para fazer essa mistura eu posso usar qualquer shampoo? Estou pensando em usar um com Cafeina na formula, como por exemplo o Stop Queda da Garnier.

    Obrigado
    Amo seu blog entro todos os dias rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Pode sim, nessa proporção mesma de 5% de extrato (5ml). Mas procure usar um extrato compatível com o shampoo, por exemplo, se for um shampoo hidratante, use extratos com função emoliente e hidrtante e assim vai...
      bjss

      Excluir
  7. Erika mais uma vez mt obrigada por esta preciosa matéria,ja comprei meus extratos...assim que chegarem vou pensar como vou usar,qualquer coisa te peço ajuda de novo rs rs
    BJUS

    ResponderExcluir
  8. Pra fazer num precisa colocar no sol nao né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não, pq a infusão é com alcool e glicerina. pelo contrário, deve ficar no escuro.
      bjs

      Excluir
    2. Preparei a mistura agora com alecrim, vamos ver como vai ficar, rs

      Excluir
    3. opaaa...vamos aguardar aí umas semaninhas...depois me conta ;)
      bjs

      Excluir
  9. Amiga,
    Help!!! Posso fazer o extrato glicólico com Aloe Vera fresco, ao invés de seco? Meu jardim tem umas folhas bem gorduchas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, eu creio que possa... mas vou pesquisar melhor sobre isso pra te informar...bjão

      Excluir
  10. Olá, eu vou comprar o extrato glicólico de bambu, acho que ajuda no crescimento né rsrs
    Queria saber se tem alguma interferência na diluição, por exemplo, se eu aumentar a concentração para potencializar o resultado. Faz mal? ou não faz efeito nenhum? obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leane!
      Vc pode colocar até 10%. Então se for colocar em 100ml de shampoo, use no máx. 10ml de extrato.
      bjs

      Excluir
  11. Para fazer um tônico para queda e oleosidade como devo preparar??? Glicerina, álcool de cereais e extrato glicólico de jaborandi por exemplo? Para 200 ml de tônico quais seriam mais ou menos as medidas de cada ingrediente??? Obrigadão Erika pela dicas do post... Que tudo de bom que vc oferece as pessoas venha sempre em dobro para vc!!! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, não entendi sua pergunta... o extrato glicólico de jaborandi tá pronto?

      Excluir
  12. Vende extrato glicólico pronto!!! Eu estava pensando em comprar para fazer tônico para queda. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh siim!! O pronto é só vc misturar no shampoo, na proporção de até 5%.
      bjsss

      Excluir
  13. Olá.
    Parabéns pelas ótimas dicas mas estou com muitas duvidas.
    Fui comprar óleo vegetal de coco e na loja só tinha Extrato Vegetal De Coco e Extrato Vegetal de Castanha do Pará. "dizem ser muito boa"para os cabelos rececados.
    O óleo vegetal e o extrato vegetal são iguais.
    Qual é o de melhor resultado? ?
    É a mesma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não não... são coisa diferentes, mas ambos são benéficos para os cabelos. No menu do blog em ATIVOS NATURAIS tem links explicando sobre cada um deles.
      bjss

      Excluir
  14. Erika estou sofrendo depois de um processo Químico :(
    Não consigo mais entender meu cabelo ja gastei horrores e eles não reagem a anos eu faço progressivas,ja fiz luzes tonalizei e tudo ia bem até maio quando decidi ficar totalmente com os cabelos lisinhos porque a progressiva estavam durando pouco no meu cabelo.
    depois desse dia só pesadelo.
    Tudo que eu queria era um shampoo e um condicionador que desse vida ao meu cabelo até a próxima hidratação tudo que uso da um aspecto de cabelo descuidado por conta disso me tornei uma viciada em comprar produtos para cabelo ja esta pegando mal aqui em casa alguns "produtos" eu até escondo para ninguém ver e me criticar "MAIS UM?????" é mole kkkkkk
    1° decepção linha completa pós progressiva da kaskell 3x de uso meu cabelo virou uma palha.
    2°Aneethun nano de amoras negras quase deu mas.... :(
    3° o creme azul da Rigem amo o único que deixa meu cabelo sedoso do jeito que eu gosto usaria todos os dias se não fosse o medo de ele se voltar contra mim kkkkkk e deixar de funcionar.
    Ja usei clicopam pet ficou ótimo mas li que não pode usar muito faz mal.
    Ja usei um linha da Amend blak de queratina hidrolizada ficou bom mas depois não deu mais.
    Comprei um shampoo e condicionador da Inoar foi bom no começo mas agora me deu a sensação de estar ressecando meu cabelo aff
    tenho toda linha,máscara e o óleo de argan começa ficar ruim. então eu volto no creme da Ringem e tudo da certo.
    Comprei shampoo e condicionador da Altamoda "extra hidratação nutritiva" da Alfaparf usei hoje decepção meu cabelo ficou áspero e com as pontas armadinhas com ar de ressecamento.
    preciso de ajuda QUAL SHAMPOO E CONDICIONADOR que deixam aquela sensação que seu cabelo amou o produto e responde com aquela sensação de cabelo bem molinho que derrete igual a manteiga. "Entende?"
    Ajuda Érika agora to querendo adicionar extrato no meu shampoo e condicionador mas não consegui entender muito bem como fazer.
    Tenho extrato de coco e extrato de castanha do Pará como usar? ???
    Aguardo sua resposta beijos. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bene!
      Vc já usou vinagre de maçã com água? Faz umectações, hidratações? Só shampoo e condicionador não adianta. E depois, química de progressiva é fogo, pq vc não sabe nunca ao certo qual era a química q tinha lá...

      vc pode usar extratos sim, mas acho que umectações com óleos e manteigas tbm podem te favorecer. d extrato vc pode adicionar 5% da quantidade do sahmpoo...se for 200ml, 10ml de extrato.

      use produtos com pH baixo. A máscara jaborandi ou a macadamia da Lofficer são maravilhosas...pH 3.5 o mesmo da Rigen, que é por isso q vc tanto gosta..

      lembrando: shampoo e condicionador não tratam a ponto de recuperar de processo químico

      bjsss

      Excluir
  15. Obriga pela atenção......
    Vou adicionar extrato da castanha do Pará no shampoo da altamoda diz na embalagem que nele tem
    Geleia real e vitamina Pró B5
    o que você acha???
    Eu só tenho no momento Óleo vegetal de sementes de uva será que serve??
    Uso puro ou no creme? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode adicionar.
      Esse óleo que vc tem é puro? Se tiver outro ingrediente além do óleo escrito na composição, não serve. Se for puro, pode fazer umectação com ele. Lá em ARTIGOS no menu do blog tem um post que explico em vídeo "COMO FAZER UMECTAÇÂO CAPILAR"
      bjsss

      Excluir
  16. Oi Érika.
    Estive pensando. ..Você me aconselhou a enxaguar os cabelos com
    vinagre de maçã e água para ajustar o ph dos cabelos é isso?
    Dessa maneira eu conseguiria hidratação e umectação eu o fiz
    Mas confesso o cheiro que ficou foi horrível kkkkkk
    Pergunta. Se eu colocar vinagre junto com o shampoo e condicionador no momento do uso baixa o PH ambos?
    Fiquei curiosa 0.o
    Beijos aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bene!
      Olha, pra te ser sincera, nunca misturei no shampoo nem condicionador. Sempre usei puro. Mas vou testar e medir o pH, ok? Aí te falo depois...

      Vc pode tentar usar ele entre o shampoo e o condicionador... assim o condicionador ameniza o cheiro. Ou então um creme de pentear...

      bjsss

      Excluir
  17. Boa tarde!!
    Estou buscando entender bem sobre extratos, mas estou com algumas dúvidas. (e parabéns pelo seu blog, ele é muito informativo e prestativo!!)

    Li em outro lugar que extratos (como vc disse no post) podem ser extraídos de várias formas, pela água, pelos propilenoglicol, glicerina, álcool e etc.

    Vc disse sobre extrair utilizando glicerina e álcool (p/ cereais), mas que não pode ser usado puro.

    Quero fazer extrato de jaborandi. Nesse caso, posso usar puro no couro cabeludo?
    Pensei em fazer o chá de jaborandi e usar no mesmo dia no couro, mas não sei se nesse processo se mantém os nutrientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não, acho que vc entendeu mal, ou eu expressei mal no texto... a água sozinha não é solvente. Ela é usada junto com outros solventes, mas não ela pura.

      Extratos nunca podem ser utilizados puros.

      O chá é bem mais fraco, e não é um extrato. Não possui as mesmas propriedades do extrato.

      bjkss

      Excluir
    2. Ah sim... agora entendi.

      Mas então com o que posso misturar o extrato para poder passar no couro?

      Obrigada !!!

      Excluir
    3. Pode misturar nas máscaras, no shampoo, condicionador, cremes...
      bjsss

      Excluir
  18. Oi Erika! Gostaria de saber qual é a proporção para misturar com água pra passar no couro cabeludo? Quero fazer uma mistura para crescimento e combate a oleosidade do couro cabeludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Falei aí no post... pode usar 5% diluído no shampoo, máscara, condicionador.
      esse extrato não é pra ser diluído em água.
      bjsss

      Excluir
  19. Obrigada Érika! Eu queria usar os extratos, mas não queria por no shampoo nem nas máscaras, já que não posso utilizar diluído na água, posso misturar nos óleos vegetais para fazer a umectação? Caso sim, a quantidade também é de 5%? Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, me perdoa? Me confundi aí em cima... troquei as bolas... ele é solúvel em água sim, e não é solúvel em óleo. Inverti!
      Ainda bem q vc perguntou de novo!! Afff desculpa o equívoco!!
      sim, a qtdd é de 2 a 10%, então eu prefiro utilizar a média de 5%.
      bjsss

      Excluir
  20. Oi Erika, achei o seu site já ha 2 semanas e me apaixonei, meu cabelo é crespo cacheado e eu fiz o big chop como falam as meninas e venho acompanhando tudo sobre cachos e crescimento e dei com você e ai a minha vida capilar mudou para muitooo melhor e menos cara e com qualidade... a 1a coisa que fiz foi uma compra de manteigas, d-pantenol (amei), óleo de chia e extrato de alecrim, o extrato estou usando todo errado, acabei de ler a materia que não se usa puro mais foi a 1a. coisa que fiz e o óleo de chia também não sei se estou usando corretamente, mais estou acompanhando o site e é maravilhoso com informações esclarecedoras vem me ajudando muito e na minha saga de fazer os cabelos crescerem rápidos deu uma calmada. obrigado por todo carinho e seriedade que vc faz este site!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zenaide!
      Seja muito bem vinda ao Clube!
      Que booom!!! Fico feliz que vc tenha tido bons resultados!
      O extrato vc pode colocar no shampoo.
      E qq dúvida, é só gritar que eu venho ;)
      bjkssss

      Excluir
  21. Oi Érika! Sabe me dizer se extrato glicólico é liberado pra Low/No Poo? Será que são fabricados com glicerina bi-destilada? Bjus!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelo carinho, queria que vc me explicasse qual a melhor maneira de usar o óleo de chia, eu li o seu post a respeito mais não diz com usar e sem abusar vc acha que o Pantogar realmente acelera o crescimento dos cabelos, penso ter algum problema genético pois meus cabelos nunca passaram do ombro, aff tristeza!!!! obrigado, bjsss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      O óleo de chia para a saúde, vc pode usar na comida, saladas, etc. E no tratamento dos cabelos, vc pode fazer umectação capilar com ele, ou colocar uma colher de chá nas máscaras.

      O pantogar pode ajudar, caso o problema seja deficiência vitamínica. Mas se for algum outro problema, tipo hormonal ou genético, aí só um especialista pra te indicar um tratamento adequado.

      Bjsssssssss

      Excluir
  23. Oi Erika...tudo bem
    Você diz para colocar 1,5ml (5%) na mascara de hidratação, como seria essa porcentagem em colher..uma colherzinha de café ??
    e essa quantidade 5%, também serve para dpantenol..ceramidas..colageno..(da engetec).
    bigaduuuu
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mone,
      Aí é bom vc ter um medidorzinho de plástico (nas lojas de 1,99 vc acha); A menor colher é 2,5ml. Não.. cada substância tem a sua dosagem. Eu falei disso no post do cronograma capilar econômico..veja em Artigos.
      bjkssss

      Excluir
  24. Erika kerida, lá vou eu ... Não sei se meio meio "curtinha" ou somente detalhista demais ... rsrsrsrsr
    É o seguinte: comprei EG de Aveia (já usei na máscara e adorei!) e EG de Aloe Vera na Engenharia das Essências. Adorei o site, super confiável, entrega rápida e pessoal atencioso! Aí aproveitei o frete (rsrsrsr) e comprei óleos vegetais e essenciais (inclusive para presentinhos de Natal) e manteigas. Estou fazendo a festa!
    Linda Luz, pensei em aproveitar o EG para fazer um spray hidratante, nas seguintes proporções: 100 ml de água (pode ser soro fisiológico?) com 5 ml de cada EG. Ou teria que ser 2,5 ml de cada EG?
    Não tentei misturar óleo vegetal com água ... Acho que não vira, né?
    Outra coisinha ... Eles me mandaram colágeno hidrolisado em pó de brinde (fofo, né?). Você pode me dizer como eu poderia aproveitar esse presentinho?
    Afffffffffffff ... quantas perguntas. Fica complicado para você responder tudo junto assim, kerida?
    Você é um presente para todas nós, viu?
    Muita Luz para vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore!

      Hummm que delícia hein!!!!

      Os EGs vc pode usar até 10%, então numa proporção de 100ml de água, seria 10 ml de extrato no total. Se forem 2 EG, seria 5 ml de cada. Soro não... água desmineralizada (compra em posto de gasolina - é a água pra baterias)

      É..óleo com água não rola...

      o colágeno em pó é solúvel em água, e pode usar até 2% dele.Pra cada 100 ml de líquido, 2g de colágeno. Pode colocar no shampoo, condicionador, loções, etc.

      bjkssss e bom proveito das comprinhas!! ;)

      Excluir
  25. Olá Erika
    Você tem alguma receita com extrato glicólico para pele acneica???? Vi que o extrato de hamamélis, calêndula, camomila são bons para pele com cravos e espinhas. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! O extrato de aloe vera tbm é bom. Vc pode usar qq um deles misturados em água desmineralizada na proporção de até 10%, e após lavar o rosto, molhe um chumaço de algodão nessa água e aplique no rosto. Faça isso pela manhã e á noite.
      Existe água de hamamelis em farmácia de manipulação. Tbm pode misturar o extrato de aloe vera e calendula nessa água.
      bjksss

      Excluir
  26. Oi Erika!

    Amada, eu tô com uma dúvida básica... Andei lendo já sobre as propriedades dos EG e me interessei muito, encomendei os de alecrim, camomila, morango e açaí. Meu objetivo é misturar com um creme bem básico que comprei (aquele de galão da Yamá, sem ser o yamasterol, silicone free), os EG de alecrim e camomila eu usaria pra fazer um co-wash e os de morango e açaí pra fazer um condicionador hidratante...talvez eu acrescente OV de calêndula nesse último tb. Vc acha que essas misturas se combinam bem?

    Ah sim, eu queria fazer uma quantidade boa da mistura tipo uns 500ml de cada... há problemas com a conservação? É preciso usar um OE????? Num grupo que estou o face me disseram que é melhor mesmo misturar na hora...mas eu queria praticidade kkk e tem receitas de máscaras com base de yamasterol... Enfim, como procedo? bjin!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Sim, as misturas dependem do seu objetivo. Pode misturar sem problema.

      Qto à conservação, com certeza se usar na hora é melhor.
      Mas vc pode usar OE de melaleuca (10ml) e Vit E oleosa (2,5g) como conservantes, e abrigar da luz, calor e umidade.
      bjks

      Excluir
  27. Oi Erika!

    Querida, como vc é prestativa compartilhando informação e conhecimento para nos ajudar... Antes de fazer a pergunta eu li e reli o post, para não perguntar besteira e ainda assim não sei se a pergunta ja foi respondida por vc.... Mas; vamos lá;
    Minha intenção é fazer um tônico pois, tenho muita queda e meu cabelo está muito seco...tenho comprado bastante óleos, manteigas....que tem ajudado bastante compro na Engenharia das Essências recebi um lote ontém...rs
    Eu quero fazer um tônico dessa forma: 100ml de agua desmineralizada, 2,5 ml de Extrato de Jaborandi; 2,5 ml de Extrato de Capsicum; 2,5 ml de Extrato de Abacateiro e 10ml de Óleo Essencial de Maleleuca.
    Desse jeito, está certo? e se tiver eu posso coloca-lo em uma embalagem spray sem ser hermética?
    Quanto a utilização, direta no couro cabeludo, depois ou antes de lavar ?ou todos os dias?
    Nossa! quanta pergunta!!! Me desculpa te incomodar...mas desde já agradeço, suas dicas tem me ajudado muito e sempre divulgo o seu blog com minhas amigas elas também estão adorando...
    Um grande beijo e muita luz nos seus caminhos.

    Helena Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!!!
      Sim vc pode fazer isso! Só diminua a quantidade do melaleuca. Colocar umas 20 gotas só. Pode colocar na embalagem spray, desde q seja esterilizada antes, e guarde na geladeira.

      Pode usar dia sim, dia não, fazendo massagem no couro cabeludo pelo menos uns 3 a 5 minutos, com os cabelos úmidos e limpos, e deixa pelo menos uns 15 a 20 minutos. Depois enxágua.

      qualquer dúvida a mais é só falar! Vc não me incomoda, amore!!
      bjkssss

      Excluir
  28. Ok, muito obrigada!

    Assim que fazer, eu conto o resultado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  29. ola querida adorei esse blog ,vc poderia me ajudar estou querendo colocar extrato g diluido com agua mineral e oleo de alho pra queda no cabelo posso fazer isso ? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Óleo de alho é bom, mas óleos não se misturam com água. O óleo vc passa puro. Pode misturar com óleo de rícino. O gel de aloe vera tbm é bom.
      Agora, vc tem que ver o motivo da queda, pq se for algum fator interno como hormonios, medicamentos, emocional, tireoide, etc, nada que vc use externamente vai ajudar. Aí recomendo que vc procure um dermato.
      bjkssss

      Excluir
  30. oi Erika obg pela dica ,mas ja sofro com queda a anos ja fui em varios dermato a unica coisa que segura um pouco a queda é o minoxil ,era ate começar usar o oleos de alhos e outras coisa que estou conhecendo pois adoro produtos naturais descobri uma mina de ouro,vc poderia passar pra mim o seu blog ,e tem mais me indicar eg oleos que passar pra queda e para engrossar os fios pois meus cabelos sao cacheados mais muito fino ,nao uso quimica e mesmo assim ele é sensivel .me ajuda por favor meu cabelo nao cresce ,so foge da minha cabeça rsrs,bjs LÙ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Então, o óleo de rícino ajuda a fortalecer e dá uma encorpada nos fios. Pode fazer umectação com azeite de oliva + óleo de rícino, massageando bem o couro cabeludo, deixa uns 20 minutos e depois, retira com bastante água morna. Não é pra ensopar os fios de óleo não, ok? É só no couro cabeludo a massagem. Ou tbm o gel da babosa, que é ótimo. Pode bater no liquidificador com o óleo de rícino tbm.
      Bjssss !!

      Excluir
  31. Oi Erica adorei essa materia!! me tira uma duvida flor? eu tenho o extrato puro de jaborandi e estou querendo fazer um tonico com ele,quero fazer 100 ml de tonico quantos ml eu uso do extrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gi! O que vc chama de extrato puro?
      Os extratos glicólicos na maioria, usa-se a 10%, que seria 10 ml pra cada 100ml de tonico.
      bjsss

      Excluir
  32. Erika,
    vc falou ali em cima que usarmos 2 colheres de chá da hidratação (30ml), devemos utilizar 1,5ml do extrato glicolico.
    Sobre essa quantidade (1,5ml), você poderia me dar uma luz de qual seria a medida equivalente numa colher? Sou leiga nessas medidas, to quase comprando um xarope só pra utilizar aquela vasilhinha medidora kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa,
      1 colher de sopa tem 15ml, a de chá 5ml e a de cafezinho 3ml... então seria metade da de cafezinho..
      ;) bjkssss

      Excluir
  33. Desses extratos, qual você acha o melhor pra reposição hídrica (fase de HIDRATAÇÃO)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, não tem melhor... vários são bons, e cada cabelo responde diferente... então o negócio é ir experimentando... os meus cabelos se dão muito bem com os extratos de aloe vera, de aveia, broto de bambu, etc.
      bjsss

      Excluir
  34. Olha quem está aqui!!! Euzinha... Li o post que está maravilhoso como sempre!!! E a resposta para a minha duvida eu encontrei nos comentários. Kkkk gosto muito de lê-los. Só que me surgiu uma duvida nada e tudo haver; como faço para esterilizar as embalagens pra cosméticos, na minha santa ignorância achei que elas vinham prontas para o uso, não é assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de onde vc quiser guardar!
      Eu prefiro os vidros. É só colocar eles na água pra ferver..e deixar ferver uns 10 minutos. E deixar secar. Só use se estiver bem seco, pq coisas úmidas atraem as bactérias.
      bjsss

      Excluir
  35. Se for plastico? Os cremes n tem q ficarem protegidos da luz?

    ResponderExcluir
  36. Oii,como eu posso usar o extrato glicolico de aloe vera para queda de cabelo,passo ele diretamento no couro cabeludo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Aline, os extratos devem ser diluídos em água, ou pode colocar no shampoo.

      Excluir
  37. Outra dúvia,esse extrato glicolico de aloe vera é a mesma coisa que aloe vera em gel,a mesma coisa que tem dentro da babosa? Proucurei muito esse em gel e não achei,e vi que na engetec tem esse extrato glicolico e me interessei.Você também indicou em outro post o d pantenol quaternizado e fiquei muito interessada em comprar,sempre usei bepantol mas esse parecer ser muito melhor,mas na descrição do produto da engetec diz que o pH é 6,0 – 8,0,que é um ph alto pro cabelo,se eu misturar com meu shampoo e condicionador vai aumentar o ph deles?qual seria então a melhor forma de uso?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gel é diferente do extrato. O gel é a parte transparente que vc retira de dentro da planta.
      O pantenol quaternizado é ótimo, e pode ser misturado no shampoo, cremes, etc. Não aumenta o Ph não.
      bjss

      Excluir
  38. Meuuu Deus não sabia onde comentar rsrsrs
    Eu acompanho a tempos suas postagem e adoro todas!!!!
    Quando li esse nome extrato glicólico pensei q era coisa de outro mundo, muito obrigada por dividir <3
    Pode ser glicerina normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glicerina bidestilada vegetal, é melhor.

      Excluir
    2. Obrigada, é pq tenho uma" glicerina pura vegetal "em casa se servisse ia aproveitar,
      bjs

      Excluir
    3. Xará, essa aí deve ser a bidestilada! pode usar sim!

      Excluir
  39. Você sabe onde eu acho o gel de aloe vera pra vender? Sem ser a planta babosa somente o gel

    ResponderExcluir
  40. Oi Érika! Comprei muitos potinhos de plástico de 100grs para guardar as minhas misturinhas by Érika, kkk como faço pra esterilizar eles, please!!!!! Beijão no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe
      Ana, de vidro seria mais prático pra esterilizar, pq era só deixar fervendo... mas sendo de plástico, então melhor usar o alcool 70%. Esse alcool é difícil de achar....tvz em farmácias de manipulação, ou farmácias grandes. Em sites de matéria prima cosmética vc tbm acha.
      bjksss <3

      Excluir
  41. Álcool a 70% é fácil! Kkk pelo menos pra mim. É só passar o álcool? Ou mergulhar e deixar de molho? Precisa enxaguar depois? Eu e minhas interrogações? ???? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua sortuda!!
      Aqui na minha cidade eu não acho alcool a 70% nem em sonho! rsrsr
      Lava os potinhos com sabão de coco, e depois que estiverem secos, borrifa o alcool 70 (inclusive nas tampas) e deixa secar . Depois mantém eles tampados.
      bjkssss

      Excluir
  42. M A R A V I L H O S O O O O O O O ! ! !
    Esse post me deu tanto prazer em ler, como deve ter dado a você para escrever!!!!
    Agradeço a Deus todo dia por ter achado isso aqui!!!!!!
    Parece que estou viciada, e isso aqui é a minha droga!!!!!
    Essa culpa é sua...kkk...

    ResponderExcluir
  43. Erika! Amei as dicas! Muito, muito bom!!!
    Quero batizar uma máscara e substituir dois extratos, que não tenho. Pois, como acho que já tenho um número considerável, não quero comprar mais no momento, até acabar alguns que já adquiri.
    Será que vc poderia me ajudar? Quais extratos eu posso usar no lugar desses: Extrato de Sândalo e Extrato de Amora?
    Aqui em casa eu tenho os seguintes: Extrato de Alecrim, Babosa, Hamamelis, Broto de Bambu, Barbatimão, Morango, Leite de Cabra, Castanha da índia e Algas Marinhas.
    Obrigada desde já! Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bella, depende... o que vc quer?... Hidratar? Tratar oleosidade? Caspa? Restaurar?.... tudo depende do seu objetivo...
      bjssss

      Excluir
  44. Respostas
    1. Então pra hidratar pode usar os extratos de babosa, algas, bambu, leite de cabra, morango.
      bjs

      Excluir
    2. Oi Erika! Tudo bem?

      Queria saber se numa loção hidratante para o corpo eu posso acrescentar extratos glicólicos e tbm óleos vegetais no mesmo pote. Por exemplo; Para 30 ml de loção, colocar 2ml de extrato e 2,5ml de óleo. Obrigada desde já... Bjos!

      Excluir
  45. Olá Erika, mais uma vez você está brilhando!
    Eu fiquei com uma duvida na hora de diluir mais de um extrato: considerando um shampoo de 100ml eu posso colocar 5ml de extrato glicólico no total (por exemplo, vou usar 2 extratos então uso 2,5ml de cada), ou posso colocar 5ml para cada extrato (considerando 2 extratos, adiciono 5ml para 1 extrato e mais 5ml para o outro).

    Outra duvida, faço o cronograma capilar. Gostaria de saber se posso utilizar um shampoo neutro e "fazer" um shampoo para cada etapa do cronograma usando os extratos glicólicos. Se for possivel quais extratos você indica para cada etapa? (Eu pretendo fazer os extratos conforme você ensinou então gostaria de sugestões de ervas que fossem fáceis de encontrar, rsrs).

    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, seria 5% no total... então 2,5 pra cada se forem 2 extratos. Mas como a margem é de 10%, se passar um pouco não tem problema...
      Olha, com relação a 1 shampoo para cada fase do cronograma, não vejo essa necessidade de combinar o shampoo com a fase não... mas se vc quiser, pode usar abacateiro ou aveia, pra H; cupuaçu ou castanha pra N, e germe de trigo ou broto de bambu pra R.
      bjsss
      bjssss

      Excluir
    2. Você disse que podemos usar cravo e canela, para que eles serem?
      O que é macerar e como se faz?
      Tem como fazer Extrato glicólico com feno grego?

      Excluir
    3. Servem pra várias coisas, depende qual o objetivo.. são antimicrobianos e antifúngicos, entre outras coisas... macerar é "esmagar" a erva... não sei sobre o feno grego...
      bjsss

      Excluir
  46. Não é necessário adicionar a vitamina E ou o óleo de melaleuca para aumentar a validade?
    Erika, eu fico super perdida com esse tipo de classificação, tem como classifica-los como H, N, R?
    ou Brilho, fortalecimento, crescimento...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vit E serve como conservante apenas em gorduras (óleos), em extratos não funciona para isso. O melaleuca é bactericida e ajuda um pouco, mas tbm não é conservante. O extrato de própolis ajuda a conservar tbm.
      Não dá pra classificar os extratos como no cronograma. Mas é só ver o que cada um deles faz , aí na tabela...
      bjs

      Excluir
  47. Os extratos Glicólicos a base de frutas também são bons para os cabelos ou devem ser utilizados apenas na pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, qualquer extrato pode ser usado nos cabelos. Mas nunca utilize os extratos puros, nem nos cabelos nem na pele. Eles devem ser sempre diluídos, ok? bjsss

      Excluir
    2. No caso dos extratos de frutas, eu utilizo a fruta ou a folha da fruta? Por exemplo, o abacate: eu vou fazer a infusão com a polpa do abacate ou com a folha de abacate? Se for com a polpa, a validade continua sendo a mesma? Não estraga?

      Excluir
    3. De fruta não sei, nunca fiz... só fiz de ervas mesmo... fruta é mais complicado.. pode estragar sim.

      Excluir
  48. Olha eu de novo, rsrs. Você já deve estar cansada de mim, né? Quem manda postar conteúdo de qualidade? A gente fica doida para usar e não para de perguntar mesmo, rsrs.
    Bom, eu consegui a maioria das ervas da lista que você deixou ai em cima (inclusive já fiz os extratos de abacate, alecrim, jaborandi, aveia, germe de trigo e centelha asiática - agora tenho que comprar mais glicerina e recipientes para fazer o resto), mas eu percebi que ela é muito parecida (se não for igual) a lista que você indica para fazer os óleos de ervas. Então fiquei na dúvida, é melhor fazer o óleo de erva ou o extrato glicólico?
    Outra coisa, posso usar o extrato glicólico na umectação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óleo de erva é bem diferente de extrato... o óleo de erva serve até pra comer na salada, dependendo do carreador que vc usar... o extrato não.
      Umectação é só com óleo. O extrato tem que ser diluído em liquidos ou cremes.
      bjsss

      Excluir
  49. Respostas
    1. oi Erika, tentei enviar um comentario antes e não foi.. hehehe esse foi só de teste...
      vamos as minhas duvidas : é possivel misturar mais de um tipo de extrato em água para borrifar e deixar nos cabelos ? tenho em casa mel e camomila e tava pensando em borrifar pra ver se eu conseguia dar uma clareada de leve nos cabelos :) tb vou testar aquela máscara de mel que vc passou a receita mas queria tb algo mais pratico pro dia-a-dia, vc acha que da resultado ? queria só um reflexos mais dourados pra tirar o escurão !!!

      Excluir
    2. Oi amore! Agora foi! hehe
      Sim, pode misturar vários extratos se quiser, desde q a soma deles dê 10% do total.
      O mel e camomila só fazem efeito em cabelo natural... se tiver tinta não rola. E o sol ajuda.
      Fiz um post sobre como clarear os cabelos com mel... dá uma olhadinha lá!
      bjkssss

      Excluir
  50. Olá flor... como vai?
    Ouvi falar muito bem do extrato de aloe vera para os cabelos ressecados. Misturado à máscara, também posso passar na raiz (já que tenho um pouco de queda de cabelo). Qual outro extrato você me indicaria?
    Muito obrigada. Ler seu blog me fez ganhar o dia.
    Beijos, fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Só não pode usar ele puro, ok? Tem sempre que diluir em um creme, ou shampoo, etc.
      O extrato de aveia tbm é muito bom pra cabelos secos.
      bjss

      Excluir
  51. Oi Erika! Procurei no seu site inteiro e continuo com uma dúvida, qual a diferença na prática dos extratos glicólicos e dos óleos essenciais na formulação? Por exemplo, o extrato e o óleo de uma mesma substância têm o mesmo efeito final no cosmético? Tô querendo fazer uns cremes hidratantes, shampoos e sabonetes líquidos e não sei se compro os extratos ou os óleos.... Me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathaly,
      Eu penso que os OEs são mais potentes que os extratos. Extratos são solúveis em água, OEs não. Extratos não tem aroma...
      Aí depende do seu objetivo... mas resultados, os dois dão.

      Excluir
  52. Oi Erica!!!!! Viciadinha aqui no seu blog!!! Mas tenho algumas duvidas sobre conservação. Se eu fizer uma loção para fortalecimento e crescimento abase de extratos e água desmineralizada, qual conservante que eu uso? Resina de alecrim, vit. E ou melaleuca? E se eu fizer uma mistura de extratos e óleos na mascara? Qual tipo de conservante? E se eu misturar 3 óleos vegetais pra usar como reparador de pontas, uso conservante? Qual? E quanto tempo dura com esses conservantes??? Obrigada, flor!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Acabei de responder seu email...rs
      Então, eu não curto muito usar conservantes... acho melhor fazer e usar na hora. Mas se for só uma mistura de óleos, não precisa de conservantes.

      A vit E e o óleo resina de alecrim só servem para componentes oleosos.
      Pra água acho que pode ser o ácido cítrico.

      bjss

      Excluir
  53. Oi Erika!!! Adoro o seu blog...e preciso de ajuda!!!!
    Sempre que pesquiso como se faz extrato glicólico vejo que usam como exemplo as ervas....mas e se forem frutas? to louquinha pra fazer de morango e abacate, mas não tenho idéia em quais partes das frutas utilizar e como utilizar, e me tira uma dúvida: queria algo pra deixar cheirinho no meu creme (que é caseiro), nesse caso utilizo o oléo essencial? e se for, qual a proporção?

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne!
      Faz desse mesmo jeito, só que vc vai fazer uma polpa da fruta triturada no liquidificador, e depois coa, separando a parte líquida da sólida, e usa a sólida pra fazer o extrato. Se for fruta pastosa tipo banana, aí é só triturar pra fazer a massa.
      O óleo essecial pode variar de 25 a 50 gotas pra cada 100ml ou 100g
      bjssss

      Excluir
    2. Erika!!!!!!!
      Muito obrigado mesmo, me tirou uma dúvida que eu tenho há mais de meses.....praticamente, me salvou!! ha ha

      bjossss

      Excluir
  54. Ola Erika,gostaria de saber qual o melhor extrato para cabelos normais,secos e oleosos,brigadima marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, não tem "o melhor"... tem aqueles que podem ser bons para o seu cabelo, pois cada cabelo responde de um jeito diferente... e pra saber qual será melhor para o seu cabelo, só testando... eles esão especificados aí na lista... é só escolher...

      Excluir
  55. Olá não sei se estou repetindo pergunta mas tentei ler todos os post para tirar minha dúvida mas a barra não rolava até o final. Eu comprei o extrato de aloe vera e o de alecrim, gostaria de usar como um tônico borrifando. minha dúvida é?
    Qual a quantidade de extrato diluído e se pode usar na água desmineralizada. Devo borrifar no cabelo todo ou somente na raiz e quanto tempo deixar no cabelo. Desculpe tantas perguntas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna!

      Se vc usar os 2, pode colocar 5% de cada um (pode usar até 10% de extratos). O principal é na raiz, mas não faz mal se usar no cabelo todo. Uma meia hora tá bom...
      bjsss

      Excluir
  56. Olá, não entendo nada de misturinhas em shampoos e cremes. Estou querendo muito comprar extrato glicólico de jaborandi e óleo de copaíba, para colocar no shampoo e auxiliar no crescimento capilar, regular a oleosidade e proteção da cor do meu cabelo (pinto de ruivo). Posso colocar os dois no mesmo shampoo? E o shampoo pode ser um utilizado para a técnica low poo? Ou seria melhor em um shampoo normal? E eu posso usar esse shampoo todos os dias ou não seria adequado? Dá pra ver que não entendo nada né hahaha.. obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorenna, shampoo para low poo tem que ser livre de sulfatos e silicones. Tem matéria explicando sobre low -poo aqui no blog...

      O óleo é melhor fazer umectação do que colocar no shampoo.

      Sim, pode usar o shampoo todos os dias com o extrato.

      bjss

      Excluir
    2. Obrigada por responder! Estou vendo certinho os posts do seu blog e seus vídeos, e está tudo ficando mais claro..
      Quando eu colocar o extrato no shampoo não tem um tempo de duração né? Posso jogar a quantidade certa no vidro todo e usar tranquilo até ele acabar?
      Beijos

      Excluir
  57. Gostaria de recomendações para fazer um adstringente para pele acneica com Extrato Glicólico. Pensei em usar o de Hamamélis mas não sei quais outros ingredientes posso ou devo adicionar. Vejo que vc entende bem do assunto, pode me recomendar uma receita, por favor? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá (?),
      As receitas que tenho estão todas aqui no blog:

      http://www.clubedocabeloecia.com.br/p/cosmetica-natural_22.html

      abç

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top