O SEGREDO DA BELEZA INDIANA: RECEITA DE MÁSCARA DE AÇAFRÃO | Clube do cabelo e cia



O Açafrão, também conhecido como cúrcuma,  turmérico, açafrão-da-índia, açafroa, ou gengibre amarelo, é chamado de Haldi  na Índia,  e é uma das especiarias mais utilizadas por lá.

Amooo arroz com açafrão!
Só faço arroz assim! :)
Embora seja um dos principais ingredientes utilizados na tradição da culinária da Índia, ele também tem sido usado como produto de beleza pelas indianas ao longo dos séculos, por suas propriedades antioxidantes,antibacterianas e anti-inflamatórias, trazendo benefícios surpreendentes para a pele, os cabelos e a saúde.

O Açafrão também é utilizado numa das cerimônias  mais importantes de casamentos indianos, que é a cerimônia 'Haldi ", onde é feita uma pasta de açafrão para ser aplicada  no corpo do noivo e da noiva, como parte dos preparativos do casamento.


O açafrão  pertence à família do gengibre, e tem uma longa história de uso em remédios à base de plantas, particularmente na China, Índia e Indonésia, pois tem sido utilizado há mais de 4.000 anos pela medicina tradicional ayurvédica e medicina chinesa.

O ingrediente ativo da cúrcuma, a curcumina, é capaz de tratar uma variedade de doenças.
De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), a cúrcuma pode ser útil para a prevenção da aterosclerose e aliviar os sintomas de osteoartrite.
Além disso, a curcumina pode ser útil para aliviar os sintomas de transtornos de humor, tais como a depressão.


Veja os benefícios que a cúrcuma (açafrão), pode proporcionar para a beleza:

Rugas, linhas de expressão e olheiras
Carregado com elementos antioxidantes, o açafrão pode substituir o seu creme anti-rugas caro.

Dicas de uso:
>  Misture um pouco de caldo de cana com açafrão para fazer uma máscara facial que vai ajudar a eliminar as rugas e fazer o seu rosto rejuvenescer.
Use açafrão misturado com leite para as linhas finas ao redor dos seus olhos.

> Você pode adicionar açafrão em pó na manteiga e caldo de cana para olheiras.

> Pasta de cúrcuma e mel pode ser aplicada no rosto e pescoço para ajudar a esfoliar a pele.

Acne
O açafrão não só cuida das cicatrizes e inflamações da acne, devido à sua propriedade anti-bacteriana e anti-inflamatória, mas também reduz a secreção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Dicas de uso:
> Adicione um pouco de água e suco de limão no açafrão em pó, até formar uma pasta. Aplique essa pasta sobre a área afetada da acne e deixe cerca de 15 minutos. Enxágue suavemente com água.

> Para potencializar a redução da oleosidade, prepare uma pasta de sândalo em pó e cúrcuma em pó com suco de laranja. Deixe em seu rosto por 10 minutos e enxágue com água morna. (pode substituir o sândalo em pó, por óleo essencial de sândalo - misture no suco de laranja - 10 gotas p/50 ml de suco)

Melhora a elasticidade da pele (Estrias)
Como contém muitos antioxidantes, é excelente para o envelhecimento da pele. Ela ajuda a estimular o crescimento de novas células e ajudar a manter a elasticidade da pele intacta, ajudando a amenizar estrias.

Dica de uso:
Mistura de besan (farinha de grão de bico) e açafrão com iogurte / leite cru / água

Queimaduras, cortes, feridas, infecções
A Cúrcuma tem sido utilizada durante gerações como um agente antibacteriano. A pasta de cúrcuma  é usada para curar pequenos cortes e queimaduras, curar feridas e ajudar a conter infecções bacterianas.
No caso de acidentalmente queimar a pele, você pode usar a cúrcuma para o alívio rápido, devido às suas propriedades antissépticas.

Dicas de uso: 
Prepare uma mistura de açafrão e gel de aloe vera. Aplique-o sobre a queimadura e perceba como ela cura o ferimento em alguns minutos.

Calcanhares rachados
Aplicar uma mistura de óleo de coco ou óleo de mamona com açafrão em pó, de preferência 15 minutos antes do banho.

Clarear manchas da pele
A Cúrcuma ameniza manchas e clareia a pele. Esta é a razão pela qual muitas marcas de cosméticos naturais, usam cúrcuma como ingrediente ativo.

Dica de uso: 
Aplique  uma máscara de açafrão e sumo de limão regularmente, para eliminar manchas e deixar a pele mais clara. Enxágue bem com água morna, e hidrate como de costume.


Controlar a caspa e queda de cabelo
É comprovado que a cúrcuma pode ajudar na saúde do couro cabeludo, livrando-o de coceiras, caspa, bem como a queda de cabelo.

Dica de uso: 
Faça uma mistura de açafrão e óleo de sua escolha (jojoba, oliva, ou óleo de coco seria bom), massageie seu couro cabeludo, e deixe por 20 minutos, depois lave como de costume.

Dentes brancos e brilhantes
Apesar da cúrcuma ser conhecida por sua intensa coloração, é comumente usada para clarear os dentes (o fato de não ficar em contato com o esmalte muito tempo, não deixa amarelar).


Chá da longevidade
Estudos observaram que as pessoas em Okinawa, a ilha japonesa, são as que possuem maior expectativa de vida média do mundo, e elas tem como costume beber chá de cúrcuma diariamente.

Dica de uso: 
 ferva quatro xícaras de água, adicione uma colher de chá de cúrcuma em pó, deixe ferver por 10 minutos, coar e adicionar gengibre e / ou mel a gosto.


Máscara de Cúrcuma indiana: 

* Receita tradicional indiana para rosto e corpo:
> * Use farinha de grão de bico (conhecida na Índia por "besan") e açafrão em pó em proporções iguais e prepare uma pasta adicionando  água. Você pode alternadamente usar o leite cru ou mesmo iogurte.

Aplique-o uniformemente sobre o rosto ou corpo, e deixe até secar.

Lave com água morna, esfregando o rosto suavemente em movimentos circulares.

Eu já testei, e já adianto que a pele fica uma seda! Mas os efeitos melhores virão com o uso regular...e pretendo usar toda semana!


Esta é uma das formas como as mulheres indianas transformam ingredientes naturais baratos em produtos de beleza caseiros. 
Felizmente, as dicas de beleza indianas não são mais um segredo, e podemos seguí-las, a fim de trazer o melhor da natureza para nossa pele e cabelos sem gastar uma fortuna! \0/

Fica a dica!!
bjksss


Postar um comentário

  1. Eu uso o açafrão no arroz e feijão , pois é anti inflamatório , mas maie a sua dica , eu já conhecia os poderes do açafrão na comida , mas agora vou testa los nos cabelos e pele também , super dica Erika , arrasou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi!
      No arroz uso sempre, mas no feijão nunca usei!! Gostei dessa dica, hein!! ;)
      Valeeeeuu!!
      bjkssss

      Excluir
  2. Ela, e suas novidades maravilhosas. Já está anotado mais esse ingrediente. Consegui babosa e extrato de própolis. Irei tentar fazer minha máscara reconstrutora amanhã. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh... legaaal, Aline !! Depois me conta, hein!!!
      bjkssss

      Excluir
  3. Açafrão se compra em mercado?
    Amei a dica, vou fazer!
    B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amore, na parte de temperos..junto com a canela em pó, louro, orégano, etc...
      bjksss

      Excluir
  4. jurava q vc iria dizer q serve pra pintar cabelo também! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk quem sabe dá um tom dourado, hein!!! Rrsrsrsr Qualquer dia vou usar a água do arroz com açafrão na cabeça pra testar! heheh

      Excluir
  5. se n tiver o caldo de cana substitui com o q??? bjusss

    ResponderExcluir
  6. boto a maior fé no açafrão . curei a bursite -doença inflamatoria nas articulações - do meu marido com açafrão .Passei a receita para outras pessoas e tiveram o mesmo resultado de cura .É só usar açafrão na comida , simples assim. Agora vou usa-lo em prol da beleza .bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cacau! Nossa, que maravilhaaa!!! Bom saber desses resultados!!
      valeu pela informação!
      Bjksss

      Excluir
    2. Oi Cacau, tudo bom? Seu marido apenas comia o açafrão como tempero na comida? Tenho uma bursite chata num lado do quadril mas não quero tomar nenhum remédio, quero só exercícios e outras coisinhas naturais.

      Excluir
  7. Erika kerida, tem como fazer essa farinha de grão de bico em casa? Aqui na minha cidade não encontro esses produtos para comprar,e fico com uma peninha de gastar tanto em frete ...
    Ah, outra noite fiz uma mistura de gel de linhaça. açafrão e mel e usei para lavar o rosto. Deixei até secar (rapidinho) e enxaguei. A pele ficou uma delícia, parece até que diminuiu um pouco a oleosidade! Graças às suas dicas!
    Bjs, linda
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaninha!
      Uauuu que delícia q deve ter ficado essa máscara, hein!!! Gel de linhaça?? Muito booommm!!! Sabe que não tinha pensado nisso? Acho q vou contratar vc pra minha assistente..hehehe

      A farinha eu nunca fiz, mas conheço a receita. Tem que deixar o grão de bico de molho de um dia pro outro. No dia seguinte, escorre a água, e depois coloca pra cozinhar com água nova. Depois de cozido, escorre, deixa secar, e passa ele num processador, e ele vai virar uma farinha meio úmida. Aí pega essa farinha e coloca numa panela, e fica mexendo até ela torrar. Só isso!

      Depois me conta se ficou boa!
      Bjkssss

      Excluir
    2. Ebaaaaaaaaaaa ... Quero sim ser sua assistente ... rsrsrsrsr. Adoro "inventar moda", como diz minha mãe.
      Vou tentar fazer essa farinha, mas vou ter que arriscar bater o grão de bico cozido no liquidificador, pois não tenho processador. Depois conto se deu certo.
      Obrigada, Kerida
      Bjs
      Vânia

      Excluir
    3. hheheheh ;)

      Então deixa ele secar bem antes, pra não virar papa, tá?
      se quiser fotografar o passo a passo, eu coloco aqui no blog como receita da leitora ;)
      bjkssss

      Excluir
    4. Kerida, acabei fazendo a máscara com a pasta do grão de bico mesmo ... rsrsrsrsrs. E olha que deu muito certo! A pele fica visivelmente mais uniforme e macia! Grata por mais essa dica.
      Bjs iluminados

      Excluir
    5. Ai, que bom então que deu certo!!! Bom saber!!!
      bjsss

      Excluir
  8. mara,,, maravilha de post superdica

    ResponderExcluir
  9. O açafrão ou cúrcuma é realmente fantástico. Toda noite, tomo uma xícara de leite morno com mel e um pouquinho do pó, durmo com os anjos...rs E acordo muito mais saudável!

    ResponderExcluir
  10. O açafrão pode ser esses em pó de saquinho mesmo? Ele vai funcionar pra depilar o buço? Tava lendo q os industrializados tem um poder bem reduzido... faz essa diferença mesmo? Adorei o site!! beijios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pode. Tudo q é industrializado não é tão bom qto o natural...mas faz efeito sim.
      aí vai da escolha de cada um...
      bjss

      Excluir
  11. Eu aki travez!
    Então Erika depois de vc me apresentar o Açafrão rapidamente o inseri na minha dieta temperando pratos que ficaram muito mais deliciosos.
    Quanto a pele, não sei o que fiz de errado, confesso q não usei a farinha de grão de bico,
    fiz uma máscara só com açafrão e leite.
    O problema ficou na hora de tirar, minhas mãos e minha pele ficaram tão amareladas,
    que até no dia seguinte ficou com aquele tom na pele disfarçando com make.
    Porém eu quero continuar usando.
    O que voce me sugere para amenizar esse efeito tão colorante?
    bjks

    ResponderExcluir
  12. Na verdade eu nem usei como máscara por 20 min.
    Usei como um esfoliante, então foi só o tempo de fazer uma massagem suave,
    como um peeling, e enxaguei.
    Parecia que eu estava com febre amarela!!!! No outro dia ainda acordei com o rosto um pouco amarelado, que depois foi saindo!
    Nada para me horrorizar...só queria mais suavidade na "tonalização"! hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc usou o açafrão em pó, ou o açafrão mesmo? Eu usei o em pó como máscara, e não ficou amarelo não...

      Excluir
    2. Eu comprei açafrão em pó, daquele que vende no mercado mesmo,
      na sessão de condimentos.

      Excluir
    3. hummmm o que pode acontecer, é o açafrão vir misturado com fubá... já ouvi falar que algumas marcas misturam, mas não sei quais... será q pode ter sido isso?

      Excluir
  13. Fiz esse mesmo comentário em outro post, mas não tenho certeza se vai ver, então posto aqui tbm, rs. Pus açafrão com creme no cabelo para tirar mancha roxa de violeta genciana. Acontece que deixei essa mistura muito tempo no cabelo e agora minhas luzes estão verdes. O que faço, Érika! Socorrooo! Obrigada, desde já! Bjs

    Anne Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Erika.
    Acabei de fazer a máscara com açafrão gostaria de saber se posso finalizar creme hidratante de colágeno elástina com filtro solar até. Mesmo para proteger a pele dos raios solares para não. Manchar a pele devido o uso do limão

    Juliana

    ResponderExcluir
  15. Usei açafrão (cúrcuma) pura em pó, misturada com gotas de vinagre de maçã para fazer uma pasta e esfoliar levemente o rosto, por cerca de 5 minutos. Não deixei agir, enxaguei com bastante água e levei o maior susto!
    Rosto e mão completamente amarelos!!!
    :(
    Lavei as mãos com sabente, usei bucha vegetal, e nada do amarelo sair.

    Esfoliei o rosto com mel e pó de arroz, por bastante tempo, depois usei um demaquilante com algodão...
    Quando o vermelhão do rosto passar, vejo se consegui tirar a cor de cúrcuma.

    Que sufoco!

    Aconselho fortemente quem for fazer um tratamento de cor forte, que teste numa área do corpo mais escondida...

    Foi besteira ir passando no rosto, agora estou com a pele toda sensibilizada pelo segundo esfoliante, que esfreguei com vontade tentando tirar o amarelão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 minutos de esfoliação não é muito tempo, não?
      E 2 esfoliações uma atrás da outra, tbm não seria aconselhável...

      Não sei... vai ver é o tipo do açafrão... pq fiz a máscara e não fiquei com a pele amarela não...


      Excluir
    2. Poizé... deve ser o tipo de açafrão :/
      Claro que a segunda esfoliação foi uma medida desesperada, a vontade era passar bombril! Tinha que sair e maquiagem não esconderia tanto pigmento amarelo..rsrss

      A saga não parou por aí... Depois de esfoliar com arroz e mel, foram uns 5 discos de demaquilante, o algodão ficava mostarda.

      Lembrei da colorimetria, e passei um suco de uva orgânico geladinho, que foi até bom, porque acalmou um pouco a pele.

      Consegui sair com uma base e no fim, ninguém perguntou se eu estava doente... kkkk

      Excluir
    3. Boa ideia do suco de uva... rsrs

      Excluir
  16. Oi Erika, tudo bom? Você lembra a marca do açafrão que usou? Quero passar em volta dos olhos com leite mas fiquei meio assim de ficar com a pele amarelada..rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, não tem marca... eu compro a granel, no site "zona cerealista online".

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top