Oi pessoal!
Uma coceira no couro cabeludo pode ser uma coisa bem simples de ser resolvida; mas também pode estar relacionada com problemas mais graves.
Abaixo estão listados alguns dos principais problemas encontrados no couro cabeludo, e algumas dicas naturais que podem ajudar a aliviar a coceira...
Sintomas e possíveis causas de problemas do couro cabeludo:
Coceira, descamação, ou crostas do couro cabeludo, podem ser causadas por:
> Tampão de berço - O tampão de berço, também chamado de seborreia, é uma descamação amarela oleosa, que forma crostas no couro cabeludo; É comum em bebês e crianças, e é causada por um acúmulo de oleosidade na pele. Não é causado por uma doença, e não significa que o bebê não está sendo bem cuidado.
> Eczema - Eczema é um grupo de doenças crônicas de pele que afetam as mãos, couro cabeludo, rosto, parte de trás do pescoço e dobras da pele dos cotovelos e joelhos. Ele pode ocorrer sem motivo conhecido ou ser causado por uma reação alérgica a certos alimentos, roupas, loções, sabonetes, tinturas, ou medicamentos tópicos. Sinais e sintomas de eczema podem incluir comichão, pequenas protuberâncias que parecem bolhas, engrossamento da pele, e pele escamosa.
A dermatite atópica é um tipo de eczema.
> Micoses - Micose do couro cabeludo (tinea capitis) é uma infecção fúngica que cresce na camada externa do couro cabeludo. Geralmente causa uma erupção cutânea formada por manchas circulares com bordas vermelhas levantadas. A erupção se espalha a partir dessas bordas, muitas vezes deixando o centro claro, dando-lhe uma forma de anel.
A infecção também provoca dores, e áreas avermelhadas irritadas, que podem ter pus (abscesso); crostas, cabelo emaranhado; flocos de pele morta (caspa), e perda de cabelo.
A Micose é contagiosa. Ela pode ser transmitida facilmente pelo contato com pessoas, objetos ou animais infectados (portadores do fungo). Algumas pessoas podem ter, e espalhar micose, sem ter os sintomas da infecção.
> Condições crônicas da pele, tais como:
- Psoríase é um problema de longo prazo (crônico) da pele, que faz com que as células da pele cresçam muito rapidamente e formem manchas densas, brancas, prateadas ou vermelhas. Elas são mais freqüentemente encontrados nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, cóccix, e dorso. A psoríase não é contagiosa.
- Seborreia é uma forma de eczema; uma condição da pele que produz uma erupção avermelhada com gordurosas crostas amarelas. Ela é causada por glândulas da pele que produzem muitas secreções oleosas (sebo). A erupção pode aparecer em diversas partes do corpo. No couro cabeludo,a seborreia ocorre com mais freqüência em bebês menores de 2 meses e é conhecido como o tampão de berço. Os bebês também podem obter a erupção na área da fralda. Pessoas de todas as idades podem obter seborreia na face (especialmente a área da sobrancelha e dobras da pele entre o nariz e a boca), orelhas, peito, axilas e região genital.
- Líquen plano é uma doença de pele rara, que causa coceira recorrente, manchas brilhantes avermelhadas, ou manchas roxas na pele; pontos cinza-brancos na boca; manchas vermelhas na vulva (a área ao redor da vagina), e pequenas áreas irregulares de perda de cabelo (alopecia cicatricial atrófica).
Os sintomas de líquen plano podem começar de forma abrupta ou gradual. A ocorrência inicial pode persistir por semanas ou meses, e as recidivas podem continuar ao longo de muitos anos.
O líquen plano não é contagioso. Embora sua causa exata não seja conhecida, aparece com mais freqüência durante o estresse, fadiga ou exposição a medicamentos ou produtos químicos. Ela afeta mais as mulheres do que os homens.
> Couro cabeludo seco - Algumas pessoas têm uma pele seca, incluindo a do couro cabeludo. O excesso de secura pode resultar em coceira. A coceira pode piorar nos meses de inverno ou após repetidas lavagens do cabelo com shampoos com sulfatos ( lauril sulfato de sódio) ou anti-resíduos.
Tais shampoos devem ser evitados nesse caso. O uso regular de óleo no couro cabeludo através de massagens, pode ajudar a reduzir este problema e acalmar a pele.
> Má alimentação - Coceira no couro cabeludo também pode resultar devido a má alimentação resultante da falta de vitamina B, vitamina C, proteínas, zinco e ferro. Em alguns casos, o excesso de vitamina A, também pode causar este problema.
Feridas, bolhas ou inchaços no couro cabeludo,
podem ser causados por:
> Infecção dos fios de cabelo ( foliculite ) ou o da pele (tais como impetigo ):
A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos, que formam pequenas bolsas na pele a partir do qual os pêlos crescem. A foliculite pode se desenvolver em qualquer parte do corpo que tenha cabelo, mas é mais comum na face, couro cabeludo e áreas como coxas e virilha.
A causa mais comum de foliculite é bactérias. Mas também pode ser causada por um fungo.
Foliculite começa como uma área vermelha, macia perto da base de um ou mais fios de cabelo. Geralmente se parece com espinhas vermelhas, com um fio de cabelo no centro. Essas espinhas podem ter pus, e muitas vezes coçar ou queimar.
Foliculite leve geralmente cicatriza por si própria em cerca de 2 semanas. Os antibióticos orais ou medicamentos antifúngicos geralmente servem para limpar infecções profundas, mais graves.
Os sintomas de impetigo incluem cor de mel, duro, bolhas ou feridas escorrendo. Estes mais freqüentemente desenvolvem entre o lábio superior e o nariz. As bolhas geralmente ocorrem após um resfriado. As feridas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Coçar as bolhas podem espalhar impetigo para outras partes do corpo. Impetigo é mais comum em crianças do que adultos. Impetigo é mais freqüentemente tratada com antibióticos.
> Uma reação alérgica da pele ( dermatite de contato ).
A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contato com uma substância que provoca uma reação alérgica. Uma reação leve, pode causar leve vermelhidão da pele, ou uma erupção de pequenas saliências vermelhas, enquanto uma reação mais grave pode causar inchaço, vermelhidão e bolhas maiores.
Uma erupção geralmente começa a cerca de 48 horas após a exposição à substância irritante. As causas mais comuns de dermatite de contato são:
- Plantas venenosas, como a hera venenosa; carvalho
- Sabões, detergentes, shampoos, perfumes, cosméticos, ou loções.
- Jóias ou tecidos.
- Ferramentas, brinquedos, eletrodomésticos, ou outros objetos.
- Luvas de látex.
A localização da erupção pode fornecer uma pista sobre a causa.
A dermatite de contato não costuma ocorrer com a primeira exposição à substância irritante (alérgeno). Depois de uma reação com a substância que ocorre pela primeira vez, uma erupção pode ocorrer em resposta ao mesmo muito pequenas quantidades da substância.
- A catapora (varicela) é uma doença comum que causa uma erupção cutânea e manchas vermelhas ou bolhas por todo o corpo. As bolhas estouram e formam crostas depois de vários dias. A varicela é muito contagiosa. As pessoas que estão infectadas com o vírus pode se espalhar antes que eles tenham qualquer sintoma.
A catapora geralmente não é grave em crianças. Ele pode ser mais grave em recém-nascidos, adolescentes, adultos, mulheres grávidas e pessoas que têm um sistema imunológico enfraquecido.
- A herpes zoster é uma erupção cutânea dolorosa causada pelo mesmo vírus que causa a varicela. Depois que você teve catapora, o vírus permanece no tecido nervoso e pode causar herpes futuramente.
Normalmente ela aparece na face ou no corpo. É também chamado de herpes zoster.
É mais comum em adultos e pessoas que têm um sistema imunitário debilitado por causa do estresse, lesões, certos medicamentos, ou por outros motivos.
> Condição da pele,como acne
Acne é um problema de pele que acontece quando os poros da pele são entupidos por excesso de óleo. A acne leve pode causar apenas alguns pontos vermelhos, ou espinhas. A acne severa pode causar muitas espinhas em seu rosto, pescoço, peito e costas, ou pode causar caroços vermelhos que são dolorosas e podem causar cicatrizes.
> Cisto epidérmico ou cisto sebáceo - um saco por baixo da camada exterior da pele, que é preenchido com um material branco gorduroso. Esses cistos na maioria das vezes aparecem no couro cabeludo, orelhas, rosto, costas, ou escroto e são causados por dutos obstruídos no local de um fio de cabelo. Outros problemas podem se desenvolver se o cisto se torna infectado.
> Câncer de pele pode ocorrer no couro cabeludo, principalmente nas áreas não abrangidas pelo cabelo. Pode destruir as células da pele e tecidos e, em alguns casos, a propagação (metástase) para outras partes do corpo. O câncer de pele pode aparecer como uma ferida que não cicatriza, ou irritação da pele. Os três tipos mais comuns de câncer de pele são o câncer de pele de células basais, o câncer de pele de células escamosas e melanoma.
Perda excessiva de cabelo, desbaste, ou quebra, podem ser causadas por:
> Químicas - Danos ao cabelo originados de produtos como tinturas, alisantes, permanentes, descolorantes, chapinhas ou secadores de cabelo.
> Tricotilomania - é um problema de ordem emocional, em que uma pessoa puxa o seu próprio cabelo, geralmente da cabeça, cílios e sobrancelhas.
> Efeitos colaterais dos medicamentos ou tratamentos médicos, como quimioterapia ou radioterapia.
> Cirurgia recente, febre alta, ou estresse emocional Você pode ter uma grande quantidade de perda de cabelo em 4 semanas a 3 meses após o estresse físico ou emocional grave. Este tipo de perda de cabelo geralmente pára dentro de alguns meses.
> Doenças, como lúpus e hipertireoidismo.
> Intoxicação por metais pesados, como o tálio ou envenenamento por arsênico.
> A má nutrição, especialmente a falta de proteína e ferro na dieta.
> Queimaduras ou outros ferimentos.
> Causa psicológica - Estresse e ansiedade podem resultar em coceiras repetidas na cabeça, com a consequente perda de cabelo.
Dicas naturais que podem aliviar a coceira no couro cabeludo:
1. vinagre de maçã
Um grampo no mundo do cuidado do cabelo, quando diluído em água vinagre de maçã é usado por suas propriedades de esclarecimento, bem como a sua capacidade de ajudar a reduzir a porosidade do cabelo como um enxágue, devido ao seu baixo pH equilíbrio. Ele também tem qualidades anti-bacterianas que tornam particularmente útil no tratamento de uma coceira no couro cabeludo, que é causada pelo acúmulo de bactérias, e contra qualquer condição de fungos (fungos no couro cabeludo). A levedura não gosta de um ambiente ácido.
2. Aloe Vera
Considere ter algum gel de aloe vera na mão para acalmar qualquer sensação de ardor que você pode ter. Aloe Vera pode ser usado diretamente da planta, ou o gel orgânico pode ser comprado. Naturalmente emoliente e calmante, é um grande bálsamo para o couro cabeludo, que também irá suavizar o cabelo e alimentar suas raízes.
3. Óleo de Tea Tree (melaleuca)
Melaleuca alternifolia, ou simplesmente " Tea Tree "é onipresente em shampoos e condicionadores para esta mesma condição, em grande parte devido às suas qualidades altamente antissépticas. É uma ameaça para as irritações do couro cabeludo por causa de suas propriedades anti-fúngicas, anti-virais e anti-bacterianas. Pode usá-lo diluído em um óleo vegetal, para massagear o couro cabeludo.
4. Óleo de coco
Já viu um coco com bolor? Isso porque o ácido capirilico contido nos cocos, inibem o crescimento de fungos. Aliás, ácido caprílico é também um ingrediente ativo em um monte de suplementos vitamínicos para as mulheres que estão tentando suprimir um crescimento excessivo de Candida (levedura) em todo o corpo. É especialmente eficaz quando infundido com algumas gotas de óleo de tea tree .
5. Suco de Limão
O suco de limão é muito eficaz quando se trata de coceira no couro cabeludo. É uma das maneiras mais fáceis de se livrar dessa coceira. Basta deixá-lo por cerca de 5-10 minutos na cabeça, e enxaguar bem o cabelo com água morna depois.
Coceiras no couro cabeludo podem ser causadas por uma variedade de razões, que nem sempre são fáceis de auto-diagnosticar. Se você estiver experimentando sintomas que parecem não estar respondendo a qualquer tratamento, ou que tenham pele quebrada ou feridas abertas no couro cabeludo, por favor, consulte o seu dermatologista ou um tricologista, para um diagnóstico mais preciso. Em alguns casos, o cuidado profissional pode ser necessário, para uma análise completa e avaliação de sua dieta, bem como quaisquer medicamentos que estejam sendo utilizados.
Fica a dica!
Bjsssss
Bjsssss
Oi Erika, tudo bem? Eu faço o uso de minoxidil 5% todas as noites, mas apenas na parte da frente da raiz, eu lavo os cabelos dia sim dia nao durante a tarde, gostaria de saber se posso fazer a massagem com oleo de coco e tea tree na minha raiz mesmo assim? Quantas vezes por semana e quanto mistura? Auxilia no crescimento? Obrigada
ResponderExcluirPode fazer massagem no couro cabeludo sim. Mas para estimular o crescimento, os melhores óleos vegetais são o óleo de mamona, café, jojoba, cártamo, abacate, semente de abóbora,etc... e os essenciais: hortelã-pimenta, ylang ylang, alecrim, eucalipto,etc... pode fazer umas 3 vezes na semana, e usar umas 25 gotas de essencial pra cada 100ml de vegetal.
Excluirbjs
Como se trata tricotilomania?
ResponderExcluirOi Alex,
ExcluirIsso só com o profissional da área.... não tenho ideia.
òtimo post! eu estou sofrendo de coceira na cabeça também, no meu caso quase certeza que é por ansiedade e stress, mas pode ser por causa da oleosidade tbm... vou ´passar com mais frequencia o vinagre para ver se para de coçar...
ResponderExcluirSim, tente o vinagre, que é bom pra um monte de coisas!!
Excluirbjsss
Olá, eu vivo em Portugal e informo que aprendi c com o dr.lair ribeiro que se combate a queda do cabelo com óleo de coco extra-virgem. eu já fiz e comprovo foi o melhor que até deu resultado nada melhor que fazer para comprovar.. Maria
ExcluirObrigada por compartilhar, Maria!
Excluirbjsss
Muito bom!
ResponderExcluir;)
ExcluirBoa noite Erika, durante muito tempo tenho um problema onde meu couro cabeludo descama, causando muita vergonha e desconforto, aparecem umas caspas enormes, já fiz uso de shampoos e loções conforme os dermatologistas me indicaram mais até agora nada de resolver, já peguei até um costume de tirar as caspas com medo de alguém ver. Sera que posso ter uma cura? Obrigado
ResponderExcluirOi Rodrigo!
ExcluirVc já tentou usar vinagre de maçã? E mel? Tem alguns óleos essenciais específicos pra caspa tbm... mande um email pra mim, clubedocabeloecia@gmail.com e a gente vai conversando sobre isso, ok?
bjs
boa tarde Erika,estou com um problema no couro cabeludo a mais de 2 anos,ao qual peguei no salão quando fui cortar o cabelo,nasce feridas,cosca muito,dói,tem pus..seca depois nasce tudo a mesma coisa..ja usei alguns shampoos e remédios mais não sara..por favor me ajude...obrigado por enquanto...
ResponderExcluirOi Joel! Neste caso, melhor que vc procure um dermatologista, pra saber exatamente o que é... vc já procurou?
ExcluirPode ser uma infecção, fungo, micose... aí tvz vc tenha que usar algum medicamento internamente.
Vc pode tentar fazer uma massagem no couro cabeludo com óleo de copaíba + óleo essencial de melaleuca ( 50 gotas de melaleuca pra cada 100ml de óleo de copaiba)... que são óleos bactericidas e antifungicos...mas como disse, o melhor mesmo seria vc procurar saber a causa.
abçs
David
ResponderExcluirBom dia Erika, ontem pintei o cabelo e amanheci com o couro cabeludo inchado, coçando e minando uma aguinha, nao estou aguentando....Como devo proceder para aliviar, isso é incontrolável...Abraço
Nossa David, vc deve ter tido um processo alérgico forte!! Primeiro, vc devia retirar a tinta, o máximo que puder! Se tiver um sabão neutro, lave e enxágue com bastante água. Aplicar chá de camomila morno tbm é bom pra aliviar coceiras e inchaço... se vc tiver azeite extra virgem, aplique suavemente no couro cabeludo.
ExcluirE caso não melhore, procure um dermatologista.
Erika, boa tarde! eu tenho dermatite e ha tempos vinha sofrendo com coceira pois uso tintura no cabelo todo mes... Mas recentemente descobri a coloração criada pela Alergoshop https://alergoshop.com.br/blog/550-alergia-as-coloracoes-de-cabelo e meu sofrimento acabou! fica a dica. Aproveitando, onde encontro para comprar a manteiga umectante para cabelos citada aqui no blog? Obrigado! Adoro seu blog, abraços.
ResponderExcluirAngela, obrigada pela dica! Com certeza será útil pra muita gente!
ExcluirVc acha as manteigas na Destilaria Bauru, na InNatura ou Engetec. Os banners com os links das lojas estão aí do lado direito do blog... bjss!!
Bom dia erica, bom a um ano venho fazendo progresiva e a dois meses começou a me dar uma coceira bem forte na cabeça alem de caspas e quando vou tomar banho a minha cabeça fica toda vermelha o que devo fazer?
ResponderExcluirOi Andre, isto deve estar relacionado com a química da progressiva. Primeira coisa, evitar qq tipo de química nos cabelos, e depois seria bom procurar um dermatologista, ou tricologista.
ExcluirOi Erika.Tenho umas cascas tipo caspa ba nuca,mas é uma coisa estranha.Quando lavo fica ressecado é as vezes coça muito.Me ajude.há usei betnovat capilar,mais voltou.obrifado
ResponderExcluirJoelma, pode ser várias coisas... melhor vc procurar um dermatologista pra saber o pode estar causando isso. O que eu posso te dizer por enquanto, é que seria bom vc usar um sabonete neutro, e evitar químicas no cabelo.
Excluirah, e hidratar com um óleo vegetal. Pode ser óleo de coco ou azeite de oliva extra virgem.
ExcluirOi Erika tudo bem bom já ouvi dizer não sei se verdade que cabelos brancos dão coceira bom como já estou com alguns fios brancos que infelizmente vieram sedo demais não sei se verdade vc pode me esclarecer se isso e verdade mesmo. Obrigada!
ResponderExcluirNão Andreia, isso é mito. bjss
ExcluirEstou com feridas no couro cabeludo o que passar
ResponderExcluirNadia, vc pode experimentar o óleo de coco, ou óleo de copaíba.
ExcluirPoxa tenho manchas vermelhas no couro cabeludo já a mto tempo,isso já tem uns três anos ou mais q começou,no inicio procurei tratamento mais nada q os médicos passavam tava adiantando,depois perdi meu plano e ate hj to sem tratamento,são manchas vermelhas q coçam e ond tem as manchas vermelhas meu cabelo vai caindo,estou cheio de falhas no couro cabeludo e isso se espalha ,daqui a pouco to careca se não acabar com isso,qria q alguem podesse me falar oq e isso.
ResponderExcluirEdhu, não seria o líquen, que está escrito no post?
ExcluirJá tentou aplicar gel de babosa?
Sempre que faço tintura mim dá coceira, mas quando lavo novamente alivia, mas fica irritado, tem vez que descama, são escuras.Uso o vinagre de maça ou o suco de limão? É puro ou com água? Grata
ResponderExcluirLuzia, sinal que vc é alérgica a algum componente da tintura. O ideal seria trocar a marca e ver se melhora.
ExcluirPode usar o vinagre com água, mas isso só, não vai resolver o problema da alergia.
bjs