MANTEIGA X MARGARINA: VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS? | Clube do cabelo e cia



Há muitas décadas viemos recebendo mensagens contraditórias, sobre Manteiga X  Margarina...

Parece que muitas pessoas ainda são vítimas das manobras de marketing, adotadas pelos fabricantes de margarina, dizendo que a margarina faz bem ao coração, e vai diminuir o seu colesterol.


A Margarina é um alimento altamente processado, ​​que foi inventado para substituir a manteiga. O principal ingrediente dela é o óleo vegetal, misturado com agentes emulsionantes, corantes (sim, corantes!! Pois a  margarina não é amarelinha... a cor original dela é cinza), e vários ingredientes artificiais.

Mas acontece que o óleo vegetal é líquido à temperatura ambiente... e para "remediar este problema", os óleos vegetais são sujeitos a um processo de hidrogenação.
Este processo consiste em expor os óleos à alta temperatura, à alta pressão, gás hidrogênio e um catalisador de metal.
Isto  prolonga o prazo de validade dos produtos nos supermercados, e torna mais difícil, tornarem-se líquidos à temperatura ambiente. A Hidrogenação faz as gorduras insaturadas parecer gorduras saturadas.

Gorduras hidrogenadas são também conhecidas como gorduras trans , que são altamente tóxicas e fortemente associadas com doença cardíaca.

Num estudo de 1997, foi examinado os efeitos da margarina na doença cardiovascular .

Entretanto, esteja ciente (e atenta) que os fabricantes podem rotular os seus produtos como " livre de gordura trans", desde que haja menos de 0,5 gramas de gordura trans por porção.

Logo, para certificar-se de que você está evitando gorduras trans, leia os rótulos. Se estiver escrito "hidrogenado" em qualquer lugar na lista de ingredientes, é melhor evitá-lo.

A Manteiga  foi "demonizada" pelos profissionais da mídia e nutrição, por conter grandes quantidades de gordura saturada e colesterol, mas  estudos já mostraram que na verdade, isso realmente não importa, apesar das décadas de propaganda anti-gorduras saturadas .

Um estudo de revisão publicado em 2010  para 21 estudos que incluíram um total de 347.747 participantes .
Eles não descobriram absolutamente nenhuma associação entre a gordura saturada e doença cardiovascular.

A menos que você tem uma condição como a hipercolesterolemia familiar , então não há razão para temer as gorduras saturadas ou colesterol dietético.


E o quê que a manteiga tem?

 > Há uma grande quantidade de vitaminas lipossolúveis na manteiga. Incluindo as vitaminas A, E e K2.
A vitamina K2  é bastante rara na dieta, e muitas pessoas não a conhecem.

A vitamina K2 pode ter efeitos poderosos sobre a saúde. Ele está intimamente envolvida no metabolismo de cálcio; e uma deficiência dessa vitamina tem sido associada a muitas doenças graves, incluindo doenças cardiovasculares, cancro e osteoporose 

Outro estudo revelou que o alto consumo de produtos com gorduras lácteas reduz o risco de doença cardíaca em 69%, provavelmente devido ao aumento da ingestão de vitamina K2

> A manteiga é rica em ácido linoléico conjugado.
Esse ácido graxo tem efeitos poderosos sobre o metabolismo e é vendido comercialmente como suplemento de perda de peso.
O ácido linoléico conjugado tem sido mostrado como tendo propriedades anti-cancro, bem como a redução percentual de gordura corporal em humanos.

> A manteiga é uma boa fonte de ácido graxo butirato com cerca de 3-4% de butirato. Na verdade, butyr -ato deriva seu nome  (butter > manteiga em inglès).

O ácido graxo de carbono 4 butirato é criado pelas bactérias no cólon, quando são expostos à fibra dietética. Esta pode ser a principal razão da fibra trazer benefícios de saúde para os seres humanos.

Nos seres humanos, o butirato é anti-inflamatório e tem efeitos protetores potentes sobre o sistema digestivo 


Pense...

Não só o gosto da manteiga é incomparavelmente melhor que o da margarina, mas a manteiga é um produto natural que  tem sido utilizada na dieta do ser humano durante séculos..
A manteiga é  produzida agitando-se a parte gordurosa do leite de vaca até que se transforme em manteiga.  E só isso!!

Então, por que trocá-la pela margarina, que além de ter um gosto desagradável (meio rançoso, né?) é uma mistura altamente sintética, misturada com aditivos de baixa qualidade, e refinada em escala industrial ?

Fica a dica!!!



Postar um comentário

  1. Muito importante a 'insistência' dessas matérias sobre a margarina e a manteiga, principalmente como a margarina é feita - um absurdo, gente! Já não consumo margarina há algum tempo desde que descobri como ela é feita, fiz substituições como por exemplo, a manteiga de azeite de oliva extra virgem com ervas. Que as pessoas tomem consciência disso e se cuidem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leila! Fiquei até na dúvida se fazia o post ou não, devido já haver milhares de posts falando sobre isso... mas como vc mesma disse, nunca é demais alertar!
      Depois vou dar umas receitinhas de manteiga tbm...
      bjssss

      Excluir
    2. Valeu Érika, vou aguardar mais receitinhas rsrsrs!

      Excluir
  2. E tem gente por aí achando que Becel faz bem para o coração...

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa não consumo nenhum dos dois...muito raro a margarina pra fazer alguma massa...beijo
    www.beautyinforlife.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui,margarina nunca entrou... mas manteiga, não vivo sem!! ;)
      bjsss

      Excluir
  4. Obrigado pela a dica Erika Nasch,gosto de acompanhar seus conhecimentos .muito booommm!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top