COMO REDUZIR O CRESCIMENTO DE PELOS (HIRSUTISMO) | Clube do cabelo e cia


O hirsutismo é uma condição em que as mulheres têm muito pêlos indesejáveis ​​em seus rostos e corpos. É causado por um excesso de produção ou ação de hormônios chamados andrógenos, secretado pelos ovários ou glândulas supra-renais.

 É normal que as mulheres possuam uma pequena quantidade de testosterona, mas existem algumas condições que podem causar um desequilíbrio nos níveis de testosterona, causando o crescimento exacerbado de pêlos.

O que pode causar o desequilíbrio da produção de testosterona?
> Síndrome do ovário policístico;
> Tumores nas glândulas supra-renais ou ovários;
> Síndrome de Cushing
> Medicamentos que podem causar o crescimento de pêlos, tais como fenitoína (Dilantin), minoxidil (Rogaine), diazóxido (Proglicem) e Ciclosporina, Danazol (Danocrine), usado para tratar a endometriose
> Esteróides anabolizantes
> A obesidade pode contribuir para o hirsutismo.



Quais os sinais e sintomas?
O principal sintoma de hirsutismo, é o crescimento de pêlos no abdômen, seios, ou face.



Caso o hirsutismo seja causado por altos níveis de hormônios masculinos, os sintomas também podem incluir:
> Períodos menstruais irregulares
> Acne
> A perda de forma do corpo feminino
> Os sinais de masculinidade - o aprofundamento da voz, calvície masculina, clitóris aumentado, músculos do ombro desenvolvidos.

Caso o hirsutismo seja causado pela "síndrome de Cushing", os sinais e os sintomas podem incluir:
> Obesidade
> Pressão arterial elevada (hipertensão)
> Diabetes

A decisão de tratar o hirsutismo é por vezes uma questão de escolha pessoal. A Raça e etnia desempenham um papel importante no crescimento de pêlos no corpo. Como exemplo, mulheres asiáticas e indígenas tendem a ter pouco cabelo no corpo, ao passo que as mulheres do Mediterrâneo e do Oriente  Médio tendem a ter moderada a grande quantidade de pêlos no corpo.
Nossa cultura também determina como é "esteticamente aceitável" ter excesso de pêlos.

Vários métodos podem ser utilizados para remover ou clarear os pêlos em excesso, para que eles sejam menos perceptíveis. Os meios mais comuns são:

> Barbear -  é um método seguro e eficaz para remoção de pêlos, mas exige sessões diárias.

> Depilação e clareamento - Depilatórios e clareadores podem causar irritação e sensibilidade da pele em algumas mulheres.

> Eletrólise - O tratamento pode ser doloroso e muitas vezes é caro. É indicado para a depilação de  pequenas áreas, como o buço ou as axilas. Um instrumento com uma agulha na ponta é introduzido nos poros e destrói a raiz do pêlo.

> Depilação a laser - Também é um tratamento caro. Muitas vezes pode reduzir permanentemente o crescimento do pelo, mas não alcança pelos mais claros. Tratamentos de manutenção podem ser necessário uma vez a cada seis a doze meses para remover os pequenos cabelos finos que voltam a crescer.

> Medicamentos - Existem vários medicamentos para o tratamento de hirsutismo. Estes medicamentos podem diminuir a quantidade de pêlos do corpo, e parar o crescimento de cabelo novo. A maioria destes medicamentos devem ser tomados por pelo menos seis meses para se perceber uma redução dos pelos, e nem sempre são igualmente eficazes em todas as mulheres; fora que sempre possuem efeitos colaterais.

> Pílulas anticoncepcionais - Algumas pílulas anticoncepcionais diminuem os níveis de andrógenos. Eles são geralmente a primeira escolha para o tratamento do hirsutismo;  As pílulas anticoncepcionais também podem ajudar a estabelecer ciclos menstruais regulares em mulheres que têm ciclos irregulares.

> Anti-andrógenos - Anti-androgénios são medicamentos que diminuem diretamente a produção de andrógenos ou bloqueiam a ação dos andrógenos sobre o folículo piloso. Porém, esses medicamentos podem causar defeitos de nascimento, não sendo indicados á mulheres que estão em idade reprodutiva.


Como reduzir o crescimento de pêlos, utilizando óleos essenciais:

Um estudo científico demonstrou que os óleos essenciais de tea tree (melaleuca) e lavanda são capazes de reduzir o crescimento de pêlos quando aplicados na pele com continuidade. 

No estudo, foi utilizado um spray contendo estes óleos essenciais com o objetivo de reduzir o crescimento excessivo de pêlos em mulheres com hirsutismo.

Também há estudos demonstrando que o hortelã pimenta possui efeitos idênticos na redução da velocidade de crescimento dos pêlos. 

Além do potente resultado destes óleos sobre o hirsutismo, eles também podem ser ótimas opções para o uso pós-barba ou pós-depilação, com o objetivo de diminuir a velocidade do crescimento dos pêlos. Eles podem ser utilizados diluídos em creme ou gel.


DICA de uso (Laszlo):
> 200g de gel de aloe vera (se você não tem babosa em casa, na Laszlo vende gel de aloe)
> 30 gotas OE tea tree
> 30 gotas OE lavanda
> 30 gotas OE hortelã pimenta

Obs.: Caso sua pele seja muito sensível, pode reduzir as gotas pela metade.














Fica a dica!!


Fontes:
Laszlo aromaterapia
http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/hirsutism
http://www.uptodate.com/contents/hirsutism-excess-hair-growth-in-women-beyond-the-basics
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23211454

Postar um comentário

  1. Muito boa materia erica vou postar na minha page arrazou vou colocar seu link lá ok?

    ResponderExcluir
  2. Tenso isso né, eu conheço mulheres
    Que tem excesso de pelos,barba.
    Muito bom o post,seria bom se todas tivessem acesso a essas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... tomara que esse post chegue até as pessoas que precisam!
      Valeu, Pri!
      bjsss

      Excluir
  3. Sofro muito com isso, na minha adolescência já fiz loucuras para acabar com esses pelos indesejáveis. Parabéns pelo post.
    http://ofantasticomundodairis,blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iris!

      Se vc testar o tratamento com os óleos essenciais, depois venha nos contar os resultados, ok?
      bjssss

      Excluir
  4. Muito interessante, conheço algumas mulheres que sofrem com esse problema. Erika aproveitando o comentário gostaria de saber se você sabe de algum extrato, óleo ou outra coisa para sinusite? Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Det, sim, o óleo essencial de "eucalipto globulus". Pode colocar no aromatizador (umas 7 gotas), ou pingar umas gotas em um lenço e cheirar.
      bjsss

      Excluir
  5. Olá erika é otimo seu blog. Estou querendo tingi minhas madeixas de vermelho e procuva dicas e achei seu blog eu não conhecia as propriedades dos oleos. Bom resolvi tingir minhas madeixas com henna vamos ver o que vai dar. posto por aqui o resultado. Parabens pelo blog bjsss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley! Seja muito bem vinda!
      A henna natural puxa mais pro cobre, ok?
      bjsss

      Excluir
  6. Olá Erika. Poderia usar óleo vegetal no lugar do gel? Qual seria a quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu creio que sim, pq o gel seria apenas um carreador né? Pode colocar a mesma qtdde que tá aí, pra 200ml de óleo.

      Excluir
  7. Erika, aproveitando o comentário da Det, ela perguntou algo sobre sinusite. Ai vc comentou sobre o OE eucalipto globulus. Existe alguma diferença do eucalipto globulus, cineréa, dunnii, grandis e o robusta? Eu lembro que quando morei com a minha avó, ela colocou na mesa para mim um copo com água quente e tinha cheiro de eucalipto. Não sei exatamente o que era e quantas gotas foram usadas. Ai ela fez um rolo de papel e uma ponta no copo e outra em cobrindo o meu rosto. Só sei que naquela noite, senti um alivio no rosto e fiz isto por 3 dias e nunca mais tive sinusite. Isto já faz 6 anos. Estou te perguntando isto , sobre a diferença dos OE porque a minha colega esta querendo comprar para o namorado dela e queria saber se pode usar qualquer um dos OE de eucalipto. Bjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ter alguma diferença nas propriedades dos diferentes tipos da mesma planta... para sinusite, os tipos de eucalipto mais indicados são: Eucalipto globulus, viminalis, dunnii, urofila, saligna, cinérea, smithii, camaldulense. O glóbulus é mais fácil de achar. bjs

      Excluir
  8. Ok. Beleza então! Vou falar com ela então. Foi muto bom para mim isto que minha avó fez, só que ela sofreu de AVC e não fala coisa com coisa. Cheguei a lhe perguntar o que ela tinha usado, mas ela não lembra. Infelizmente. Ai tem um tempão que esta colega esta procurando algo para ajudar o namorado, e eu falei que minha avó me tratou mas não lembrava. Foi bom ter lido o comentário da moça.

    ResponderExcluir
  9. Oi Erika, tudo bem? Onde posso adquirir esses óleos essenciais? São caros? Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela,
      Eu deixei o banner da DESTILARIA BAURU aí do lado direito do blog... lá tem óleos vegetais e essenciais... cada óleo tem um preço diferente, e tbm tem a opção de vários tamanhos... dá uma olhadinha lá... Bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top