Se tem uma coisa que eu adoro, é pesquisar sobre temas relacionados à saúde.
E se tem um profissional dessa área que admiro muito, é o Dr. Lair Ribeiro.
Não apenas por ele ser um médico e pesquisador científico ultra-renomado, reconhecido internacionalmente, mas porque ele entende muito (muiiiiiiiiiiiiito meeeeeeeeesmo) de saúde nutricional.
Como ele mesmo diz, os médicos não entendem nada de nutrição, e por incrível que pareça, na faculdade de medicina brasileira, a carga horária de nutrição é de apenas 6h.
Oi?? Na minha opinião isso é muito bizarro, porque a alimentação é o fator principal de uma boa saúde!
E assistindo a um de seus vídeos, fiquei surpresa (e feliz) com uma resposta que ele deu sobre agrotóxicos. Não sabia que podíamos retirá-los das frutas de maneira tão fácil!
É claro que o melhor seria consumirmos apenas alimentos orgânicos, porém nem todos podem arcar com seus preços, que são em média 30% mais caros.
Logo, achei essa dica muito válida, e quero compartilhá-la com vocês.
Ele mencionou o seguinte:
O iodo retira o agrotóxico das frutas, e até mesmo do corpo, se ingerido.
Ficaram surpresos? Também fiquei!
Vejam como fazer:
Deixe as frutas submersas em uma solução de água e iodo em recipiente de vidro.
Para cada litro de água (se for ozonizada, melhor ainda), coloca-se 10ml de tintura de iodo a 2%, e deixe as frutas imersas por 1h, mas tem que ficar no escuro, para não oxidar o iodo.
O que sair daquela água, é veneno puro, e deve-se jogar fora. Depois é só lavar as frutas
OBS: Não lave as frutas antes. Assim que comprá-las, apenas coloque-as na geladeira. No dia seguinte, utilize essa solução de iodo, e só lave as frutas após deixá-las nesta solução.
O Iodo a 2% você acha em farmácias
Fica a dica!!
Nossaaa, que máximooo!!!
ResponderExcluirValeu pela dica. ;)
Bjss
http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/
Legal né Pati? Tbm adorei saber disso! bjss
ExcluirAmei mais essa dica, tá ai outra coisa que nunca imaginei que dava para fazer. Erika fico muito feliz e grata por você fazer esse blog e dividir tantas informações conosco. Confesso que depois que conheci seu blog fiquei apavorada em como somos enganados com produtos puro veneno, as empresas não tem limites e nem ficam com a consciência pesada em prejudicar tanto as pessoas, e o que me deixa ainda mais apavorada é que tudo é oferecido e vendido pra nós como algo totalmente inofensivo. Hoje me sinto como uma boba por ter sido enganada tantas vezes com todas essas porcarias que se tem no mercado, os nossos avós que tinham razão no seu modo de viver usando e abusando de receitas naturais mas a mídia engana e cega a pessoa de tal jeito que chegamos a pensar que os mais velhos são ultrapassados. Meu avô escovava os dentes com carvão, minha vó e até a minha mãe faziam sabão caseiro, pomada com folhas fresquinhas da horta, passavam babosa no cabelo e hoje sei que eles estavam mais que certos em tudo o que diziam. Obrigado por tudo. Bjokasss
ResponderExcluirVErdade... hoje em dia somos enganados de todos os lados... nossos avós com certeza, sabiam das coisas!! ;)
Excluirbjsss
Com Erika, não tem jeito mesmo. Fuça, fuça até descobrir alguma coisa para facilitar a ajudar as pessoas. Te admiramos muito pelo seu trabalho, Erika! Parabéns! E aqui, o iodo pode ser tomado? Pergunto, porque quando deu um furúnculo em mim, tomei algo parecido, mas não me lembro mais o nome. kkkk..
ResponderExcluirQue eu saiba, a tintura de iodo não é pra ser ingerida não...seu uso é externo.
ExcluirErika, tudo bem?
ResponderExcluirDesta vez, achei o conselho perigoso. Iodo pode ser tóxico, e há agrotóxicos de composições muito diferentes, dificilmente existiria uma solução universal. Há algum artigo científico a respeito? Em vídeo a coisa pode ser forjada por um leigo de boa fé...
A pediatra das crianças ensinou a minimizar o efeito nos tomates: usar bem maduro, podendo comprar e embrulhar e guardar dentro de armário para amadurecer, depois retirar o talo central, que armazena a maior quantidade de defensivos. Também não sei se procede, mas me pareceu menos arriscado.
Oi Juba,
ExcluirPesquise sobre o Dr. Lair Ribeiro, e envie um email pra ele. Tenho certeza que ele terá artigos científicos pra te enviar. Aproveite e veja alguns vídeos dele tbm. Bjs
Que dica bacana amiga, eu amo os vídeos do Dr. Lair Ribeiro, ele ensina dicas muito boas mesmo para nossa saúde, e são dicas que a gente nem imaginava antes, gosto dele porque ele abre nossa visão ...
ResponderExcluirObrigada por compartilhar esta dica com a gente, beijos...
Lu, tbm adoro o Dr. Lair Ribeiro. Ele é um médico que realmente se preocupa com a saúde, e em ajudar as pessoas.
Excluirbjksss
Obrigada pela dica! Eu usava vinagre e até já usei água sanitária, mas essa última sempre achei muito agressiva para usar em alimentos!
ResponderExcluirQuando você se refere a lugar escuro e colocar o recipiente de vidro no armário?
beijokas
Oi Helenice! Sim, pode guardar num armário, na geladeira (sem abrir), ou qq lugar que não pegue luz, ok? bjssss
ExcluirOii! Estou amando amando seu blog! Vou fazer urgente a pasta de dente natural!!
ResponderExcluirEstou com uma dúvida, essa solução de iodo serve para verduras também???
Oi Juliana!
ExcluirQue bom!! Seja bem vinda!!
Sim, serve pra verduras tbm! ;)
bjss
Obrigada Erika!!
ExcluirOi Erika, tbm sou fã do dr Lair , sigo tudo que ele fala ( dentro do possível) e comigo tem dado super certo ,eu faço uso do iodo , mas no vídeo que eu vi ele falar do iodo, ele fala 5 ml pra cada litro de água , será que esse vídeo que vc viu é novo e ele já mudou a quantidade? O que eu vi foi a + ou - 3 anos atrás... um abraço , Rose
ExcluirOi Rose!!
ExcluirVixi, agora não lembro a data do vídeo... tenho que procurar... se vc tiver o link desse vídeo, deixa aqui pra mim? bjsss
https://www.youtube.com/watch?v=CEE7s_dTO0w
ExcluirEsse é o link Erika, ele fala aqui de muitas coisas legais, bjss
Legal Rose, vou ver! Obrigada! :)
Excluir