SHAMPOO EM BARRA X SHAMPOO PASTILHA | Clube do cabelo e cia



Oieee galera!

Hoje eu vim falar sobre um novo tipo de Shampoo sólido... o "Shampoo Pastilha"!!
O Shampoo Pastilha é um "concentrado" de ervas e ativos naturais.

Mas Erika, qual a diferença desse Shampoo pastilha para o Shampoo em barra?
Ok, vem que eu te explico...

Primeiro, você precisa saber, que todos os Shampoos e sabonetes em barra, são produzidos através de uma reação química entre uma gordura e um álcali (material alcalino), processo este chamado de SAPONIFICAÇÃO.

O álcali utilizado nos shampoos e sabonetes em barras, é o hidróxido de sódio, mais conhecido como "soda cáustica".
Nos sabonetes líquidos, o álcali utilizado é o hidróxido de potássio - conhecido como"potassa".
O uso do hidróxido de sódio ou do hidróxido de potássio, ou qualquer outra base alcalina, é indispensável para a produção de qualquer tipo de sabão. Portanto, TODOS os shampoos e sabonetes em barra, sem exceção, são produzidos com hidróxido de sódio.
O álcali é misturado à água para a formação da lixívia, e esta, ao ser misturada com a gordura (óleos), será a responsável pela saponificação.

Então Erika, você está dizendo que eu uso soda cáustica nos meus cabelitchos e no meu corpitcho?


Nãooooooo!!!! Calmaaaaa!!!
Você não precisa se preocupar com a soda cáustica no shampoo/sabonete!
Fazendo uma "analogia" da soda com o hidrogênio:
O hidrogênio puro, é um combustível altamente inflamável; mas quando se junta com o oxigênio, ele forma a água! E nem por isso você tem queimaduras ou explode quando bebe água, não é mesmo?
Com a soda é semelhante... uma coisa é a soda pura, e outra coisa é ela após o processo de saponificação!
 Sendo assim, não se pode avaliar um componente isoladamente, mas sim em todo o processo químico que ele está envolvido.
Portanto, não é preciso se preocupar com a "soda" que foi utilizada para saponificar as gorduras, porque no final do processo, ela estará neutralizada, e o resultado deste processo de Saponificação é: SABÃO + GLICERINA.


Logo, você deve se preocupar mesmo, é com outros componentes químicos como BHT, BHA, PEG’s, EDTA, FORMALDEÍDOS, E DERIVADOS DE PETRÓLEO, contidos nos sabonetes industriais, pois estes sim, serão nocivos à sua saúde. "

Agora que você já entendeu o processo de saponificação, posso te explicar a diferença do Shampoo em Barra para o Shampoo em Pastilha...

 Shampoo em Barra:
Shampoo em Barra
conheça clicando aqui
> O Shampoo em Barra é produzido por "Cold Process", que é um processo de saponificação à frio, ou seja, não é  preciso prepará-lo no fogo; 
Através do Cold process, podemos produzir Shampoos e Sabonetes naturais com propriedades terapêuticas, através da utilização de matéria prima natural medicinal, como os óleos vegetais, óleos essenciais, extratos, argilas, e uma infinidade de aditivos saudáveis e benéficos para a pele e cabelos.
Os Shampoos e Sabonetes feitos por Cold Process possuem espuma abundante, limpam e hidratam profundamente a pele, mantendo-a macia e saudável.
O tensoativo (agente limpante/espumante) presente neste tipo de shampoo, é um tensoativo natural, proveniente dos ácidos graxos dos óleos vegetais, como os óleos de coco, palma, palmiste, mamona, oliva, etc.




Shampoo Pastilha:
Shampoo Pastilha de Ervas
conheça clicando aqui
> O Shampoo Pastilha não passa por processo de saponificação.
Seu agente limpante é um tensoativo sintético e seguro, derivado do óleo de coco.
O tensoativo que utilizamos para a produção deste Shampoo Pastilha, é o Sodium Cocoyl Isethionate  (SCI)  que é um tensoativo suave, sem risco para a saúde, muito utilizado em shampoos e outros produtos "sulfate free" e produtos para bebês. 
De acordo com a tabela do EWG, ele é considerado Nível 1. Veja mais detalhes aqui.
O SCI é agregado aos ativos naturais, como Ervas Indianas, Argilas, Óleos vegetais, Óleos essenciais, Extratos vegetais, proteínas hidrolisadas, etc,formando uma massa concentrada e consistente, originando assim, as pastilhas de shampoo.




SHAMPOO EM BARRA X SHAMPOO PASTILHA:


Bem, quando a questão é "cabelos" não temos como "generalizar" resultados, pois como costumamos dizer: "cada cabelo, uma sentença" rs

Tenho clientes que tiveram uma facilidade muito grande de adaptação aos shampoos em barra, desde o primeiro dia de uso...outras, já levaram alguns meses (como eu); e outras não se adaptaram de jeito nenhum ao shampoo em barra... e tristes, desistiram!!

Por todos os "feedbacks" que tenho tido de clientes durante esse tempo todo que trabalho com os shampoos em barra (quase 5 anos), posso dizer que o percentual de pessoas que não se adaptam de jeito nenhum ao shampoo em barra, é muito baixo, girando em torno de 5%.

E foi pensando nessas pessoas que ansiavam por tratar seus cabelos com um shampoo sólido natural e saudável, mas que ficaram frustradas com seus resultados, é que eu resolvi pesquisar sobre como produzir um shampoo sólido com uma "pegada natural", mas que não tivesse problemas de adaptação como o shampoo em barra.... e foi então que cheguei até a produção do Shampoo Pastilha!! ;)  \0/

Partindo da minha experiência: Eu levei alguns meses para me adaptar ao shampoo em barra natural, mas em compensação depois que me acostumei, não quis saber de outra coisa! Uso há anos! Há alguns meses venho usando só o Shampoo Pastilha... e confesso: tá muito difícil de saber qual que eu gosto mais....

Resumindo as diferenças...
Quanto à adaptação:
> O Shampoo Pastilha possui um pH mais baixo, o que o torna mais "condicionante" e mais tolerável para todos os tipos de cabelos, proporcionando uma adaptação mais rápida que o shampoo em barra.

Quanto à concentração:
> O Shampoo Pastilha é bem mais concentrado que o Shampoo em barra.
Neste caso, para pessoas com o couro cabeludo muito sensível, "talvez" o shampoo em barra seja mais indicado.

Quanto à durabilidade:
> O Shampoo Pastilha tende a durar mais que o shampoo em barra (em torno de 80 lavagens - claro que isso vai depender do tamanho dos cabelos, e como ele é utilizado).

Quanto ao sensorial:
> O Shampoo Pastilha tem um sensorial mais "áspero" devido sua base de ervas e argilas. Já o Shampoo em barra, possui um sensorial mais suave, sendo mais agradável para ser utilizado no corpo como sabonete.

Quanto ao preço:
> O Shampoo Pastilha é mais caro que o Shampoo em Barra, pois sua matéria prima principal (SCI) é importada e seu custo é caro.

O que eles tem em comum:
> Ambos são feitos com matérias primas saudáveis e livres de componentes nocivos à saúde.
> Ambos são biodegradáveis e não agridem ao meio ambiente.
> Ambos são práticos para levar na viagem, academia, etc.
> Ambos possuem boa durabilidade.
> Ambos servem para todos os tipos de cabelos, e trazem muitos benefícios para os tratamentos capilares.
> A maneira  de usar é a mesma para os dois: Com os cabelos bem molhados, esfregar a barra/pastilha na cabeça até fazer bastante espuma. Massageie durante uns minutinhos e depois enxágue bem. Se achar que há necessidade, pode repetir a aplicação.

Conclusão:
O Shampoo Pastilha é uma ótima alternativa para as pessoas que querem um shampoo prático e saudável, mas que não conseguem se adaptar com o shampoo em barra!

E aqueles que já usam e gostam do shampoo em barra, com certeza irão amar o de pastilha também!!


Sementes de Gaia - Shampoo Pastilha





                                                         



Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top