NUTRIÇÃO E UMECTAÇÃO | Clube do cabelo e cia


Oi Tchurmaaa!

Hoje eu resolvi falar sobre Nutrição e Umectação .
Esta é uma fase do cronograma que eu gosto muito! (mais detalhes sobre o cronograma capilar aqui)



Muitas pessoas me perguntam qual é a diferença entre nutrição e umectação. Se você for procurar o significado dessas palavras no dicionário, vai ver que nutrição é a assimilação de nutrientes; e Umectar é  molhar, umedecer, diluir...

Em termos "capilares", a Umectação é uma nutrição feita exclusivamente a base de óleos e manteigas. (manteigas vegetais, tá?... não vai me passar ITAMBÉ nos cabelitchos, hein!  hehe)





E para que tipo de cabelos a umectação é indicada?
A Umectação é um tratamento especialmente eficaz para cabelos ressecados, cabelos detonados por processos químicos, ou cabelos cacheados e crespos, que devido às suas formações, são mais secos. Se o seu cabelo é misto, pode fazer da metade para as pontas.

E o que ela faz?
A umectação serve para deixar os cabelos mais macios e maleáveis , repor umidade, dar brilho, reduzir o volume dos fios... tudo isso e muito mais! Considero um dos melhores tratamentos capilares que existem. Principalmente até por serem os mais saudáveis, sem química.

Umectação com óleo:

Que tipo de óleo usar?
 O óleo adequado para uma boa umectação é o óleo vegetal puro. De preferência óleo natural, sem silicones nem óleo mineral.

Seguem algumas boas opções:

Óleo de Abacate - Ele é cheio de vitaminas que o seu cabelo precisa, como vitaminas A, E, D e potássio, e tem um alto teor de proteína. Muito leve e nutritivo para os cabelos. Use-o se você quiser um tratamento condicionador super profundo.

Óleo de Amêndoas - Não gorduroso, é facilmente absorvido pelo couro cabeludo e também é ótimo para nutrir o cabelo

Óleo de Amaranto -  É utilizado em produtos para cuidados com pele e cabelos, devolvendo a vitalidade e energia e ainda propriedades antioxidantes em produtos anti-aging. Atua também na formação de colágeno, melhorando a qualidade da pele.

Óleo de Andiroba - Cicatrizantes e antipiréticas e repelentes. O Óleo de andiroba é utilizado em Vários produtos para tratamento de cabelo, deixando o cabelo sedoso e brilhoso.

Óleo de Avelã- O óleo de avelã é extremamente conhecido pelas suas propriedades adstringentes. Estimula a circulação sanguínea e ajuda a tonificar e reafirmar a pele. É utilizado como tônico capilar de grande eficácia contra queda de cabelo.



Óleo de Argan - Hidrata, nutre, fortalece o cabelo, repara danificações, e restaura o brilho. Dê preferência ao óleo puro.

Óleo de Babaçu - Penetra com rapidez pelos poros da pele, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bioativos.

Óleo de Buriti - O Buriti contém a maior quantidade de Vitamina A natural dentre todos os frutos e vegetais já descobertos, também é rico em vitamina E, vitamina C e antioxidantes. Hidrata, dá brilho, fortifica, amacia e alisa os cabelos.

Óleo de Café -  É um excelente estimulante da síntese/produção do colágeno e da elastina. Apresenta ação estimulante do crescimento do folículo piloso, sendo muito utilizado em produtos normalizadores da queda capilar.

Óleo de Cártamo - Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar o cabelo.


Óleo de Castanha do pará - Proporciona hidratação profunda e impede a evaporação de água da pele. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso frequente deste óleo intensifica a cor dos cabelos pretos. Agente de coesão das escamas cuticulares do fio de cabelo, melhorador do brilho, emoliente, lubrificante.

Óleo de Cenoura - É rico em beta-caroteno, vitaminas A e E e provitamina A, equilibra a umidade da pele e hidrata os cabelos


Óleo de Côco -É um excelente condicionador e também fornece as proteínas essenciais necessárias para o cabelo danificado, nutrindo e amaciando, além de melhorar as condições do couro cabeludo. É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.

Óleo de Copaíba Sua resina possui atividade emoliente anti-bacteriana e antinflamatória. Protege a cor dos cabelos tingidos, é emoliente e condicionador.

Óleo de de Damasco - Ótimo para cabelos secos, rico em ácidos graxos, oléico e linoléico, se espalha facilmente pela pele e cabelo

Óleo de Gergelim - É também rico em ácidos graxos essenciais e ajuda a manter a integridade do cabelo, enquanto reestrutura e hidrata. É um óleo pesado e é normalmente misturado com óleos mais leves.

Óleo de Germe de Trigo - É rico em vitaminas A, D e E e é muito nutritivo para a pele


Óleo de Girassol - Evita o ressecamento do cabelo e as pontas duplas,hidrata, amacia e dá brilho.

Óleo de Jojoba - É semelhante ao sebo produzido no couro cabeludo, é um grande aliado para o crescimento capilar. É ótimo para todos os tipos de cabelo e tem a capacidade de inibir a atividade em excesso das glândulas sebáceas, tornando a escolha perfeita para pessoas com couro cabeludo oleoso que ainda precisam de condicionamento. Do mesmo modo pode ser usado para o cabelo seco, uma vez que ajuda a hidratar o cabelo adequadamente. Muitos problemas no couro cabeludo são causados ​​por um  acúmulo de sebo endurecido, que entope os folículos pilosos. A jojoba penetra rapidamente no couro cabeludo e haste capilar, dissolvendo o sebo endurecido. Os folículos do couro cabeludo e os cabelos ficam limpos e livres para continuar a sua função normal.

Óleo de Linhaça - Hidratante, fortificante, dá brilho e  diminui o frizz.

Óleoa de Manga - Rico em vitamina: A, C, B1, B2, B5, contém fósforo, cálcio, ferro, gorduras e hidratos de carbono.Óleo vegetal extraído da semente da Manga (Mangifera indica). Constituído de triglicerídeos que conferem emoliência intensiva às áreas mais ressecadas dos cabelos e pele.
Amacia, suaviza, lubrifica e previne o ressecamento dos fios e hidratação intensa da pele.

Óleo de Maracujá -  É importante para manter o teor hídrico-lipídio da pele.
A presença em sua composição também de bioflavonoides o faz eficaz no controle da oleosidade excessiva da pele de adolescentes e do couro cabeludo.

Óleo de Macadâmia - Age como um anti-inflamatório natural (talvez devido ao seu teor de ácido oleico). É viscoso e um ótimo hidratante capilar.

Óleo de Oliva Extra Virgem - É um ótimo condicionador e um controlador de caspa. O azeite contém antioxidantes, que mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece e suaviza as cutículas do cabelo.


Óleo de Pracaxi - Quando se trata de cabelos e couro cabeludo o óleo é bom para controlar a caspa e outras doenças do couro cabeludo, bem como controlar a queda de cabelo.Promove ação condicionante ao cabelo úmido e seco; Promove toque suave ao cabelo e pele; Melhora a penteabilidade do cabelo úmido;
Aumenta o brilho do cabelo seco; Ajuda a promover mais viscosidade em emulsões (promovendo estabilização);Compatível com agentes catiônicos.

Óleo de Palma (Dendê) - O óleo de palma é rico em vitaminas A e E. Essas vitaminas são essenciais para um cabelo saudável.
O teor de umidade no óleo de palma também é muito benéfico para o cabelo, proporcionando uma hidratação profunda. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do cabelo, eliminando a secura.
O azeite de dendê/óleo de palma tem uma coloração alaranjada, por isso é melhor ter cuidado ao usá-lo em cabelos claros.

Óleo de Pequi - O Pequi (Caryocar brasiliense) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na cozinha nordestina. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. O pequi era utilizado para a fabricação do sabão de Pequi, devido às suas propriedades terapêuticas. É rico em vitaminas A, C e E, em sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em carotenóides, que evitam a formação de radicais livres no corpo e previnem tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É muito utilizado na fabricação de sabonetes, shampoos e cremes para pele, devido ao seu alto teor de óleo, com ação revigorante. Devido ao alto teor de vitamina A, possui ação regeneradora da pele e dos cabelos danificados, nutrindo e hidratando.

Óleo de Rosa Mosqueta - É rico em ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais. Tem propriedades antioxidantes e é ligeiramente adstringente.

Óleo de Rícino/Mamona  - É um óleo vegetal obtido a partir da mamona. O óleo de rícino pode também ser utilizado por si só no cabelo para selar a umidade. Age como um umectante, atraindo e retendo umidade para os cabelos. 

Óleo de Semente de Uva - Um óleo leve, com alto teor de vitaminas e minerais, contêm vitamina E e esteróides, e é um ótimo hidratante


Óleo de Tamanu  - Hidratante, nutritivo e reparador, especialmente em cabelos secos e danificados. Conservante natural.



Umectação com manteigas:

As manteigas para umectação são manteigas vegetais puras, não compostas, e não aromatizadas. São extraídas dos frutos ou sementes.

Algumas opções:

Manteiga de Cupuaçu:                                                                           
 Alto poder de absorção UVB e UVC, alta capacidade de absorção da água, hidratante, emoliente, condicionador.







Manteiga de Manga:
A   manteiga de manga é indicado para o cabelos ressecados, rejuvenescendo e  alimentando a raiz do cabelo.O açúcar presente na manga garante  as propriedades umectantes e ajuda no controle da eletricidade dos fios.


Manteiga de Tucumã:
Ele confere brilho aos cabelos secos e danificados



Manteiga de Murumuru:

Sua composição equilibrada de ácidos graxos repõe a camada natural hidrolipídica, dando brilho, maciez, hidratação e proteção aos cabelos, sendo ideal para o tratamento de cabelos danificados.






Manteiga de Ucuuba:
Tem ação antinflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-séptica. A seiva da ucuuba pode ser utilizada para queda de cabelos. 

Manteiga de Semente de Uva
Emoliente, antioxidante, hidratante. Pode ser usada como pomada para o cabelo.


Manteiga de Karité
 Fornece brilho e maciez aos cabelos 

Manteiga de Cacau:
Capaz de regenerar a fibra capilar deixado-a macia e maleável.


Manteiga de Palma:                                                                            
Hidratante e antioxidante.                                                                           

Manteiga de Bacuri:
É indicada como emoliente e umectante.
Hidrata profundamente, pois possui alta capacidade de penetração devido a sua grande quantidade de ácido palmítico.  


Como fazer a umectação?

Existem várias maneiras de se fazer a umectação dos fios. Há quem faça com os cabelos úmidos, e outros já preferem com os cabelos secos. Como cada cabelo é único, eu sugiro que você tenha a sua própria experiência, testando os vários modos.

A minha experiência com umectação é a seguinte:

Sempre que eu fiz com os cabelos úmidos, eu não gostei do resultado. Então agora eu só faço com os cabelos secos.

Você pode fazer de duas maneiras: Uma, aquecendo o óleo em banho maria (não deixe ele ferver, apenas amornar), e outra, apenas esfregando ele nas mãos antes de aplicar nos cabelos.

O óleo aquecido, ajuda a abrir as cutículas, facilitando a penetração dos nutrientes. Aplico no cabelo seco (antes de lavar), depois enluvo as mechas, massageio o couro cabeludo, coloco uma touca de alúmínio, e deixo o máximo de tempo que eu puder.

 Uma coisa que eu já comprovei, é que quanto mais tempo o óleo permanecer nos fios, melhor o resultado.

Depois eu lavo o cabelo normalmente, condiciono, e pronto. Deixo secar naturalmente.

E o resultado fica por dias: cabelos macios, e brilhosos.

Os óleos que eu costumo usar são:
- azeite de oliva extra virgem (gente, sempre o extra virgem, ok?)
- óleo de semente de girassol
- óleo de côco
- rícino
- abacate
- buriti
- semente de abóbora

Você também pode misturar esses óleos ou manteigas na sua máscara de hidratação, e você terá uma máscara hidratante e nutritiva. Mas não misture no pote da máscara. Faça a mistura na quantidade de creme que você vai utilizar. Eu uso uma colher de óleo pra três colheres de creme. Mas se for usar a manteiga, use uma quantidade menor, do tipo uma colher de chá de manteiga para cada colher de sopa de creme.

E o mais legal disso tudo, é que esse tratamento sai bem mais em conta, e são bem mais eficazes que as máscaras de tratamento sozinhas.
Você encontra manteigas e óleos a preços bem acessíveis.
Em lojas de produtos naturais, ou até lojas online que vendam matéria prima para sabonetes, você encontra as manteigas e os óleos puros.

Se você tem nojo do cheiro do azeite ou de outros óleos, não se preocupe porque depois que lava o cheiro não fica nos cabelos. Agora, se te incomodar muito, uma dica também é adicionar umas gotinhas de óleo essencial pra ficar "cheirozin". Escolha um óleo essencial de acordo com as necessidades do seu cabelo. Veja o óleo vegetal e essencial mais adequado ao seu cabelo aqui

Olha, sem dúvida, os óleos vegetais puros ou manteigas, são muito melhores pra se fazer a umectação do que os óleos finalizadores, pois  a maioria desses vem com silicone, que dificulta a penetração dos componentes ativos nos fios. Eu falei sobre isso aqui.

Veja como fazer umectação aqui


E se você também curte nutrição com umectação, vem me contar e me dar suas dicas... vou adorar!!

Bjs!



cabelos,testados,hidratação,nutrição,recosntrução
,umectação,cronograma capilar,escova progressiva,escova definitiva,progressivas,definitivas,sem formol,carbocisteína,cisteína,comprinhas,resenhas,beauty fair,shampoo,condicionador,máscaras,finalizadores,leave-in,acidificante,coloração,colorimetria,descoloração,despigmentação,xampu,formol,sérum,bepantol,óleos vegetais,óleos essenciais,cosmético orgânico,parabenos,sulfatefree,siliconefree,sem sulfatos,sem silicones,crueltyfree,não testa em animais,sem parabe
nos

Postar um comentário

  1. Erika, adorei este post, veio bem a calhar pq recentemente comprei manteiga de karité pura e andava na dúvida de como usar. Mas me responde uma dúvida, será que posso misturar essa manteiga ao óleo de coco para fazer umectação? Acho que deve ficar uma mega umectação né...
    Beijo grande pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha,acho que não há necessidade. Se vc for usar a manteiga, ela sozinha dá conta. As manteigas, pelo que sei são bem mais potentes que os óleos... agora, se vc for ficar em casa e quiser fazer como experiência, o máximo que pode acontecer é dar uma boa "pesada"... se fizer, me conte tá? Bjks

      Excluir
    2. Deve pesar um pouco né... mas acho q vou tentar... mas só quando esse calorão der um trégua, porque cá entre nós, esse calor tá de matar... pensa agora num cabelo cheio de óleo e manteiga com esse calor, hahaha... vai sobrar pra casa toda!!!
      Bjs

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkk Realmente... melhor colocar uma toalha no pescoço, pra qdo começar a escorrer...rsrrsrs... Fiquei curiosa com essa mistura. Vou ver se compro uma manteiga tbm pra testar com óleo! ;) Adoro experimentar hehhe.. e amiga,não esqueça de vir me contar, hein! Bjão

      Excluir
    4. Olá Erica! adorei suas dicas,vou fazer essa do azeite, estou numa luta pra tentar recuperar os meus cabelos do estrago q minha cabeleireira fez.Tenho muita preguiça de cuidar dos cabelos,fico com tanta inveja quando vejo um cabelo lindo passando por mim...enfim preciso ter um cabelo de dar inveja tbem rsrsrsrsrs bjoss

      Excluir
    5. Oi Lilia!
      Aaahh...mas pra ter cabelo bonito, tem que deixar a #preguicite# de lado hein!! rsrsr
      bjks

      Excluir
  2. Quanta informação interessante, meus cabelos são quimicamente tratados e acabam ressecando, e tenho feito uso de alguns produtos, e agora com essas explicações creio encontrar algo mais adequado. Passei para conhecer e gostei bastante do seu cantinho. Já estou seguindo aqui,aguardo sua visita, e se gostar segue lá também.Beijos.Dani

    http://futilidadeseoutrascoisitasmais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele! Seja muito bem vinda! Vc vai ver que seus cabelos vão adorar isso ;) Claro que vou te visitar! Bjão e volte sempre!

      Excluir
    2. Que post,.. MARAVILHOSO, era tudo que eu queria saber, muitissimo obrigada! vou visitar sempre esse espaço amei.....

      Excluir
    3. Que bom que gostou Day!
      Volte sempre, sim! ;)
      bjkssss

      Excluir
  3. Adoro óleos!! Jojoba já é o meu queridinho!! ^_^
    Muito interessante a matéria!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida! sabe que ainda não usei o de jojoba?
      Ai, quero usar todos dessa lista que eu fiz aí...rsrrs
      obrigada pela visita! Bjão

      Excluir
  4. Erika, acredita que nunca fiz umectação? Mas com certeza vou fazer, vou comprar óleo de coco e vou fazer com ele, eu queria tentar tbm com óleo de semente de uva, todo mundo diz que ele é muito bom! Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinha, ainda não usei o de Uva, mas tbm sou doida pra experimentar! Se vc usar me conta, hein!! Bjks

      Excluir
  5. Ótimo post Erika. Adorei.
    www.kikamakeup.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  6. OI LINDONA,VIM RETRIBUIR SEU CARINHO,JÁ ESTOU TE SEGUINDO!!
    BJS
    FIQUE COM DEUS!!
    CRIS

    ResponderExcluir
  7. Oieee! Adoro fazer umectação! Uso óleo de coco e manteigas! Amo a manteiga de manga, é minha preferida. Uso tbm a de karité, cupuaçu e de cacau. Quero experimentar mais óleos! Olha a umectção tem sido a salvação para minhas pontinhas, rsrsrsrrs!
    Adorei o post!

    Bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Eu tbm curto bastante a manteiga de Karité e cupuaçu. E o óleo de buriti e abacate tbm são ótimos! Bjks

      Excluir
  8. Amiga eu tô doida pra fazer com manteigas, já pensei em comprar mas sempre acabo voltando atrás.

    Eu terminei a faxina em casa, mas nada de terminar de responder os comentários.
    Hoje a coisa ta cheia de atrasadinhos! rsrs
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu comprei as manteigas de karité e de Cupuaçu na sabão e glicerina, assim que usar te falo o que achei... bjks

      Excluir
  9. Oi Erika, adorei as dicas! Eu já usei manteiga de karité e óleo de argan...é muito bom! Obrigada por divulgar meu blog! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ci! O óleo de argan puro ainda não usei...mas a karité eu amei o resultado! Bjks

      Excluir
  10. Gostei mais do óleo de côco!!
    Se puder dá uma passadinha?!

    rascunhosdecaneta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Louyse, eu tbm adoro o óleo de coco! Claro, vou lá sim!! Bjssss

      Excluir
  11. Nil, eu te falei que gosto do de abacate e queria experimentar o de linhaça e jojoba. Usei muito o de coco...mas meu cabelo não estava respondendo bem, pesava demais, aí parei...deixa ele se esbudegar mais que volto...kkkkkkkkkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo seu cabelo vai esbudegar?? Então... adeus óleo de coco pra vc!! kkkkkkkkkk
      O de abacate eu só não curti o cheiro...sei lá... achei meio enjoativo! Bjão

      Excluir
    2. é sim...tem cheiro de coisa estranha...coisa guardada, sei lá...kkkkk
      Ah, esbudega sim menina...basta torrar no sol desse verão...ainda virão as mechas...é fato q eu procuro correr atrás do preju pq né? quero eles sempre trabalhados no luxo, poder e sedução...mas vc viu eles fora do corte...EXIJO que vc veja eles na decência antes de ir embora, pra não ficar aquela imagem de cabelo cogumelo dos smurfs. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkk cabelo cogumelo...só vc Nilha!!! Olha, a proposta das mechas tá de pé hein!! É só vc querer correr o risco kkkkkkkkk
      Ah, e ficou faltando uma coisa: como assim, que não tiramos nenhuma fotinho juntas???? Preciso fazer um álbum das minhas queridas leitoras! hehehe

      Excluir
  12. Meu cabelo só dá certo usar manteigas da metade para baixo a raiz e mais uns cinco dedos são completamente oleosos, vira uma caca se eu passar! rs...
    Como sempre ótimas dicas Erika! Grande beijooo!
    Cris.
    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh... Cris, sabe que eu passo em tudo, até no couro cabeludo? Mas tbm com tanta química que eu uso, não dá nem tempo do couro ficar oleoso né...rsrsr bjssss

      Excluir
  13. Adorei o post, mto esclarecedor, tirou todas as minhas dúvidas ^^
    Eu sempre faço umectação com óleo de semente de uva e de oliva, que são os que eu tenho em casa, mas acho que vou comprar mais alguns, alem de umas manteigas tbm...
    Erika, vc acha que as manteigas são mais potentes que os óleos? Lí o seu comentário e me animei, hehe
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália! Sim, acho as manteigas mais potentes!! Inclusive farei umas resenhas delas em breve... bjks

      Excluir
  14. Tenho cabelo ondulado e gosto de usar óleo antes das lavagens.
    Tem uma marca baratinha, Farmax, que tem óleos com indicação de uso corporal e capilar. Saberia me dizer se são eficientes?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana! Nunca usei o Farmax, então não sei te dizer sobre ele. Eu costumo comprar os óleos na loja virtual
      "SABÃO E GLICERINA"
      bjks

      Excluir
  15. Oi Erika
    eu tinha comprado oleo de coco pra usar na dieta, mas nao gostei do gosto, será que posso usar esse mesmo nos cabelos? Então no dia indicado pra nutriçao posso fazer umectação ne? No caso só o oleo é suficiente ou em seguida podemos hidratar com mascara nutritiva? Eu ja usei uns oleos quentes que vendia na avon e adorava o resultado mas nao sabia que isso chamava umectaçao, rs

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! Se for óleo extra virgem, tbm serve pros cabelos. Sim, vc pode fazer a umectação com ele. Óleo de coco é ótimo! Vc pode usá-lo puro (esfrega nas mãos e espalha bem nos fios, e deixa o máximo de tempo que vc puder antes de lavar), ou usar misturado na máscara (1 colher de chá pra cada colher de creme). Também pode amornar se quiser, mas não esquente muito, pra não perder as propriedades.
      Bjks

      Excluir
  16. oi erika é a primeira vez que entro no seu blog, e amei.
    tenho cabelos longos e caheados, porem esta caindo muito.
    eu queria saber se tem algum oleo que combata a queda de cabelo.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sim vários óleos tratam queda capilar...

      Óleos Vegetais carreadores: óleo de avelã, óleo de café, óleo de pracaxi, óleo de rícino

      Óleos vegetais essenciais: alecrim, cedro, tangerina, tomilho e ylang ylang.

      Você pode usar um carreador, junto com um essencial, na proporção meio a meio.

      procure "óleos vegetais e essenciais" na busca do blog, e vc verá um post sobre todos esses óleos... aí vc vê quais que se identificam melhor com seus cabelos...

      bjks

      Excluir
  17. Vivendo e aprendendo sempre usei oleo de tutano de boi puro, mas era uma tristeza eu passava com ele limpo e molhado, e frio ( nao esquentava), e dp pra tirar tinha q passar 100000000 shampoo!! Mas vou procurar as manteigas gosto dos venenos mais fortes,kkkkk!! VC sabe se esses oleos ou manteiga pode mudar a cor do cabelo? ja q agente pode ficar tanto tempo... bjocas
    Andrea Karoline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! Sim, dependendo do óleo pode alterar a cor dos fios. Óleos como o de Buriti, Cebnoura, Urucum, e todos que tiverem cores fortes...
      bjks

      Excluir
  18. Primeiramente, adorei o site! muito explicativo, e ótimos posts!
    Há pouco tempo tomei conhecimento da rotina no/low poo, me interessei e estou montando meu cronograma capilar e espero conseguir me adaptar ao no poo, e lendo sobre a umectação, surgiu a dúvida: posso fazer se usar o no ou low poo?
    Fiquei com a dúvida porque escreveu que depois lava o cabelo duas vezes com shampoo...
    Me esclarece? (:
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!
      Que bom que gostou! Seja muito bem vinda!
      OLha, no caso do Low Poo, vc pode usar um shampoo sem sulfato. No caso do NO POO, a Adri vai te dar a dica aqui em baixo...bjks

      Excluir
    2. Meninas, muito obrigada! adoro sempre aprender dicas novas... e depois testá-las nas madeixas! haha
      como já disse, adorei o site e vou visitar sempre, continuem assim!!
      bjs bjs

      Excluir
    3. Que maravilha, encontrei as respostas que procurava!!! Vou começar o no/low poo e queria incluir umectação! Adoro o seu blog Erika!!!!

      Excluir
    4. Que bom, Vanessa!
      Qualquer dúvida, é só gritar que eu venho ... hehe
      bjssss

      Excluir
  19. Genteeee, amei tudo aqui! Nossa, show!!!! Parabéns pelas postagens, bem explicadas e com bastante conteúdo!

    Gostaria de saber se o melhor é passar óleo de palma puro ou posso usar com outro óleo, tipo mistura-lo com óleo de coco ou óleo de girassol!

    Bjos!! Agora vou sempre vir xeretar por aqui! hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiieee, que bom que gostou do Clube!
      O de palma e o de côco são similares, então pode misturar os dois.
      Mas o de girassol é bem diferente. O girassol, por si só, já é bem forte em suas propridades, então é melhor usá-lo sozinho, para não pesar muito nos fios.
      Bjks

      Excluir
    2. Obrigada Erika, pela resposta!
      É que sou bem ignorante mesmo nesse assunto de óleos!
      Bjos e sucesso pra ti!

      Excluir
    3. Imagina, querida!! Ninguém nasce sabendo, não é? Eu tbm não sei tudo não... muita coisa pra aprender ainda!!
      Bjks e obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Erika, nem preciso dizer que este post está perfeitoooooo né?! parabéns. O único problema é que são tantas opções que não consegui me decidir, rs :D Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala, sei bem como é isso...tbm fico querendo usar tudo isso hehehe
      bjks amore!

      Excluir
  21. oii, esse negócio do shampoo transparente eu nao entendi... serve qualquer um da phytoervas? bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ly, não entendi direito sua pergunta, mas o que posso te adiantar, é que "geralmente" os shampoos transparentes fazem uma limpeza mais profunda, e tem alguns da Phytoervas que são transparentes, outros não...
      bjks

      Excluir
    2. ah ta... é bom usar shampoo transparente com uma certa frequencia? eu tava usando mas já ouvi dizer q é bom, e já ouvi dizer q nao... suspendi temporariamente e estou nessa dúvida, uso sim ou não, rs... os q eu tenho um casasão o amarelinho da seda e um transparente da phytoervas... o meu medo é q dizem q resseca né? rsrs
      beijinhos

      Excluir
    3. Sim, geralmente eles fazem uma limpeza mais profunda. Eu quase não uso. Sò pessoas que tem cabelos oleosos é que costumam usar com mais frequência. Mas não existe uma "necessidade" em usá-los.

      Pode ressecar sim,principalmente se seu cabelo for mais pra seco.
      bjksss

      Excluir
  22. O que quer dizer exatamnete quando diz "Enluvar mecha"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, é deslizando os dedos sobre as mechas...qualquer dia vou fazer um vídeo mostrando... fica difícil explicar por escrito...
      bjks

      Excluir
  23. Meninas, boa noite.
    Tô com uma dúvida... o quanto de óleo é necessário?
    Entendi que você usa um dedo de óleo em copo, mas não consigo mensurar essa quantidade em uma cabelo curto - se o efeito fica como se o cabelo estive molhado? Ou seja, o cabelo fica todo 'banhando' a óleo desde a raíz?? Ou só nas pontas e depois massegeio o couro cabeludo? - pergunto isso porque li que o óleo de jojoba é bom para raiz oleosa e como meu cabelo é assim...

    Também faço da mesma maneira com qualquer óleo?

    Obrigada desde já pela atenção.
    Bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inara!
      Não tem uma quantidade certa. Vc vai esfregando o óleo nas mãos e passando nos cabelos, até sentir que os fios absorveram.
      Não precisa encharcar o cabelo, como se ele estivesse molhado não...
      Sim, pode massagear o couro cabeludo também...
      E sim, a umectação é ugual pra todos os óleos.
      Em breve farei um vídeo mostrando, ok?
      bjs

      Excluir
  24. Olá, sou nova por aqui, gostei muito de suas dicas, agora vamos lá estou em duvida, quarta feira irei fazer mechas posso usar oleo de coco ou abacate é o que eu tenho hoje, só que eles são da embelleze e dpois posso usar shampoo e mascara para cabelos coloridos da vult ou Yamasterol, produtinhos que comprei ontem.... Desde já obrigada Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Os óleos da Embelleze não são vegetais puros, econtém silicones. Então não servem para umectar.
      depois da umectação vc pode lavar normalmente, sem problemas! Pode usar o shampoo vult e o yamasterol sim!
      bjssss

      Excluir
  25. Bom dia, vou fazer mecha na quarta feira agora, posso fazer umectação hoje? qual melhor oleo para este fim? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Sim, será muito bom umectar não só antes, mas depois das mechas tbm!
      Escolha um óleo lá no GLOSSARIO DE ATIVOS (menu do blog), que seja mais adequado ao seu cabelo! Todos os óleos são maravilhosos, mas temos que adequá-los ás nossas necessidades e características próprias.
      bjkss

      Excluir
  26. olá!!!
    Eu fiz escova progressiva recentemente e queria fazer a umectação com óleo de coco só nas pontas do cabelo, porque ficou um pouco ressecada. Minha pergunta é: a umectação pode interferir no efeito da escova?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      não. não tem problema algum umectar, muito pelo contrário, a umectação trata os fios, e tem óleos que até ajudam a alisar...em breve estaremos postando sobre alisamento com óleos... bjsss

      Excluir
  27. Olá! Você disse que já usou vários destes óleos vegetais para umectação...Daí surgiu uma curiosidade: qual deles você mais gostou e recomenda? Até hoje só usei e uso o óleo de ricino.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, td bem?
      Ixiii!! Não me faz pergunta difícil, não!! rsrsr
      Eu gosto de um mooontee deles!!Hehehe
      Até pq cada óleo tem propriedades distintas e vai variar do objetivo que eu quero no momento... vc já deu uma olhada lá no menu, no GLOSSARIO DE ATIVOS, e viu as propriedades de cada óleo? Então,acho que não existe um que seja melhor... e não teve nenhum que eu usasse até agora, e que não tivesse gostado :)
      Bjss

      Excluir
  28. Oi Erika tudo bom? Gostaria de compartilhar uma dica legal para as loiras e afins, sobre o óleo de semente de uva, que descobri sem querer "na prática". Fui fazer hidratação nos cabelitchos com a seguinte receita (de minha própria autoria,baseada nas dicas maravilhosas aqui do blog, claro..rsrs): Coloquei 2 colheres de sopa (colherada da vovó...rs)do yamasterol amarelo, mais 3 gotas de elastina e 1 colher de café de óleo de semente de uva, fiz a hidratação enluvando mecha a mecha como de costume e deixei uns 40 minutos ou mais(na realidade sei que não necessidade de deixar tanto tempo, é que eu tinha muitas coisas pra fazer em casa e acabei deixando.... Pois bem, o pulo do gato foi o seguinte, depois que tirei a mascara do cabelo notei que as mechas (tenho luzes) pareciam estar mais claras. Sequei com secador e realmente, o óleo de semente de uva, além de ser tudo de bom e vitaminado, DESAMARELA, os fios!! Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau Cris!!!
      Que dica boaaa!!!
      Posso postar essa dica como "dica da leitora", e compartilhar com a galera?
      E se quiser que coloque uma foto sua no post me mande por email clubedocabeloecia@gmail.com

      Muito legal saber!! Obriigada por compartilhar!
      bjs

      Excluir
    2. Oi Erica, pode colocar sim!! Qto a foto dessa vez vou ficar devendo... Até tentei tirar, mas a cor não saiu como está.. Vou tentar arrumar uma camera melhor e ver se consigo fazer um "antes e depois".. mas é q nao sou mto boa nisso...rsrs
      Beijo!!

      Excluir
    3. Cris, amore!!
      Andei pesquisando sobre esse óleo e vi que ele é bom até pra acne! Em breve farei um post sobre ele, e incluo a sua dica, ok?

      Qto à foto, fique à vontade...se não tiver coloco apenas o nome (se vc não se incomodar, claro) bjãooo!!

      Excluir
    4. Cris amore, postei sua dica hoje, ok? obrigada! Bjsss

      Excluir
  29. Menina!!! Estou aqui no blog há horas e não consigo parar de ler...rsrsrss
    Já li, assisti vídeos, fiz compra de óleos no site que você indicou, listas, enfim, amei!
    As técnicas são muito atraentes e já me "vi" uma Jane, com aquele cabelão maravilhoso na selva, sem usar shampoo nenhum...rsrsrs
    Que maravilha tudo por aqui! Você é muito simpática e explica muito bem, sem parecer que está sonegando informações, porque percebemos quando a pessoa dá uns "cortes" nos vídeos e dizem que usaram o produto, mas fica evidente demais que é montagem...kkkkk... Aqui não.
    Ficou um longo comentário, não é? rsrsrs
    Vou continuar "fuçando" aqui constantemente.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Seja bem vinda ao Clube, amore!
      Que bom que vc tá curtindo!
      Pode ter certeza que aqui eu não escondo nada aqui... o Clube é um livro aberto! ;)

      Uaauu comprou óleos? Então aguarde, que sexta feira estarei lançando o Crono-óleos, um tratamento capilar à base de óleos vegetais... e vem muitas receitas naturais por aí também! Adoro!! Sabe, sinceramente eu acho que não há necessidade de gastar tanto dinheiro com produtos importados, máscaras caras, tudo cheio de químicas, que na verdade não tratam, apenas "maquiam" durante algum tempo... pra quê, com tanta coisa boa e saudável que a natureza nos dá? Esse é o intuito do blog... trazer informações de tratamentos saudáveis e mais em conta.

      E qualquer dúvida, é só gritar que eu venho..heheh
      qq coisa pode me mandar email tbm clubedocabeloecia@gmail.com

      bjão!

      Excluir
  30. Estou apaixonada pelo seu blog/site. Desde adolescente tenho fixação em cuidar dos meus cabelos, mesmo que até hoje eles insistam em não ficar bonzinho comigo como eu quero. Eu já fiz tanta pesquisa, estudei tanto a respeito, mas ainda assim, estou pasma com a quantidade de informação que você tem a mais!! Verdadeiro mar de leitura para mim! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaká!
      Que bom, fico feliz que vc tenha gostado do Clube!
      Seja muito bem vinda, e qq dúvida pode me chamar aqui, ou por email, ok?
      bjks

      Excluir
  31. Oi Erika, vc sbe me dizer se posso misturar 3 óleos pra fazer a Umectação?
    No caso, eu iria misturar o de Oliva Extra Virgem + de Rícino + de Árgan...
    Será que como no caso da manteiga tbm vai pesar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy, poder pode... mas o resultado é muito individual. Pra uns pesam, pra outros não... só experimentando mesmo. O Rícino por si só, já é um óleo pesado.

      Eu não sou chegada a misturar óleos em umectação não, pq gosto de sentir o efeito de cada um deles separados.

      Mas vc pode fazer sim, mas no máximo 3, ok?

      bjss

      Excluir
  32. Adorei suas dicas ,Obgada por dividir conosco ja li varias mas estou com duvida , qdo faço umectação com oleo ou mascaras depois lavo com shampú e passo o Yamasterol ou só lavo e seco,pois tenho meu cabelo tingido de vermelho e com luzes passei oleo de girasol deixei umas 5 horas e depois lavei com shampú e achei que ficou meio aspero dai passei um creme que vem com a tinta para usar apos a coloração aliviou um pouco e ainda esburrifei Yamasterol branco com agua misturei a olho e sequei com secador será que fiz certo??? me de mais dicas se possivel e me diga onde e´melhor comprar as manteigas eos oleos Obgda BJOSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não não... primeiro vc lava com shampoo, e aí depois vc aplica o óleo (que pode ser no cabelo seco ou úmido... no meu prefiro seco). Deixa o óleo o máximo de tempo que puder, e aí depois vc enxágua o óleo só com água, e depois passa o condicionador, e enxágua. E de preferência, não usa secador depois.

      Vc encontra manteigas e óleos nos sites "Engenharia das essencias" e no "Mundo dos óleos" tem muiiiitas variedades de óleos, que é onde eu tenho comprado ultimamente(eu até coloquei o banner da loja no blog)

      bjss

      Excluir
  33. oi, curti muito suas dicas!!! fui comprar o óleo de coco,no mercado e em lojas naturais ele tem aspecto escuro e liquido (bem baratinho) já na farmácia ele é branco e bem solido, os 2 são puro. fiquei na duvida qual o melhor pro cabelo? obrigada! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele,
      O óleo d coco não é escuro não, e nem baratinho. Ele é transparente e pode se solidificar em temperaturas mais baixas. Acredito que esse primeiro aí que vc falou não seja nada puro. Com certeza o da farmácia é o melhor.
      bjks

      Excluir
  34. oi Erica, muito bom descobrir seu blog, salvou meus cabelos! Tenho uma dúvida: meus cabelo são relaxados e costumo escovar e finalizar com reparador de pontas, como agora aprendi que são produyos ruins para os cabelos resolvi abolir da minha vida, então, devo usar que oleo como rrparador de pontas. bjo e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah,
      Sim, muito melhor o óleo natural. O óleo de pracaxi seria ótimo pra vc!! Em breve vou falar dele aqui aqui no blog...
      bjsss

      Excluir
  35. Erikaaaaa, to doidinha, li que os únicos óleos que penetra no cótex por ter baixo peso molecular são: óleo de coco, jojoba e argam, todos os demais assentam na surpeficie, então fazer a umectação com os outros óleos seria apenas maquear??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shely,
      Dá uma olhada no post que publiquei hoje, sobre alisamento com óleos...
      nenhum óleo penuetra no córtex... todos só ficam na parte externa do fio... não considero maquiagem, pq os óleos naturais possuem propriedades, diferente do óleo mineral e da parafina...
      bjkss

      Excluir
  36. Lindaaaaaaaaaaaaaaaaa, duvidazinha básica. Ganhei um óleo de maracujá 100% puro.
    Sabe dizer se posso usá-lo para umectação mesmo meu cabelo não sendo oleoso?
    Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro amore, pode sim!! Meus cabelos são secos e eu adoro umectar com óleo de maracujá! E não só nos cabelos...vc pode usar no corpo tbm...é uma delícia!
      bjssss

      Excluir
  37. Oi tudo bem? Eu fiz uma umectação com óleo de soja, é 100% natural? Ainda não secou, mas o resultado vai ficar bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      se for o óleo de soja de cozinha, não é indicado para umectação.
      bjkss

      Excluir
  38. BOM DIA XARA! Estou pensando em fazer a umectação com óleo de jojoba por eu ter caspa e meu cabelo ser misto (raíz oleosa e lisa e ponta cacheada e seca), queria saber se posso comprar o óleo em casa de cosmético mesmo, os industrializados, ou tem que ser em casa de produtos naturais?

    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará, geralmente os óleos q vendem em lojas de cosméticos, não são puros. Sempre vem com silicones ou óleo mineral (leia a composição deles e vc vai ver). E pra umectação, tem q ser o puro, pq os silicones e os petrolatos só são uma maquiada nos fios.
      bjsss

      Excluir
    2. Obrigada, vou dar uma olhada na composição e ver se acho na farmácia ou loja de essências.

      Excluir
  39. Esse post é maravilhoso! Sempre que tenho alguma duvida venho aqui

    ResponderExcluir
  40. Oi, Érika! Você conhece ou já comprou algo no Mundo dos Óleos? Fiquei interessada porque segundo a descrição dos produtos, o método de extração é a prensagem a frio. Na Engenharia das Essências os óleos de semente de uva e rícino, que a princípio são que me interessam, são refinados...
    Segue o link:
    http://www.mundodosoleos.com/oleo-de-mamona-riceno-50ml

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia!
      Vc não deve ter reparado, mas aí na parte lateral direita do blog (abaixo do banner do sorteio) tem um banner pro mundo dos óleos, e abaixo tem o link com a resenha em vídeo que fiz dos óleos que comprei lá... dá uma olhada!
      Bjksssss

      Excluir
  41. Bom dia!
    Amo o conteúdo do seu blog. =)
    Falta só permitir que eu imprima bem bonitinho com a referência do site no rodapé das páginas. Gosto de ler com calma... bjos e Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida, infelizmente não posso liberar a cópia, pois já tive vários problemas com plágio de blog. Sei que não é o sua intenção, mas se eu liberar as páginas, qualquer um pega, entende? E de blogueiros mal intencionados a blogosfera está cheia!!!
      bjkssss

      Excluir
  42. Maravilha de blog! Adoro a maneira atenciosa com que você trata suas leitoras, e responde os comentários um a um... Tô comentando pela primeira vez por aqui, pra dizer que os óleos são muito amor mesmo! Passei uma vez e já estou apaixonada! Sempre fiz umectação com azeite, e depois que li esse post,resolvi investir nos outros. Comprei óleo de chia, de cártamo e de copaíba, fiz uma misturinha com os três e deixei umas três horas no cabelo... E meu cabelo que já gostava de nutrição, dessa vez foi paixão arrebatadora! Nossa, até a parte mais porosa dele, perto da nuca, não sobrou pra contar história, parece que ele foi cortado! Muito amor! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Que bom que vc comentou! ;)
      Então, seja bem vinda ao Clube das "alokadosóleos" kkkkkkkkk
      bjkssss

      Excluir
  43. Érika, misturar os óleos na umectação é legal?? Ou um só por vez, já tá bom? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Olha, pode misturar sim. O óleo de rícino por exemplo, que é muito grosso, as pessoas costumam misturá-lo com outro pra pode aplicar.
      Particularmente, eu prefiro usar os óleos um a um, pra poder saber o efeito de cada um deles.
      Mas não tem problema misturar não... mas assim... sempre misture óleos que tenham o mesmo objetivo.
      bjsssss

      Excluir
  44. Erika comprei um daquele óleo de amêndoas doce (de farmácia) e usei no meu cabelo, mas parece que deixou as pontas dele duras, tipo ele ficou com mais brilho mas pq aconteceu isso? Ps: me falaram q é pq tem mts petrolatos nele, mas eu olhei a fórmula e não tinha petrolatos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, na composição não deve vir mais nada além do nome do óleo. Se tiver mais alguma coisa é pq o óleo não é puro. Pode escrever o que veio escrito na composição dele pra mim? bjss

      Excluir
    2. Ta escrito assim: "Composição: Óleo de amêndoas doces 2,5ml, essência de amêndoa 0,4ml e óleo vegetal q.s.p. 100ml."

      Excluir
    3. Tá explicado... não é puro. esse óleo vegetal qsp é uma diluição em outro óleo, provavelmente óleo de soja. E qdo leva essência, tbm não é puro. Óleos puros não precisam de essência.
      bjkss

      Excluir
  45. Ahh entendiii, vou procurar usar um puro na próxima vez :))) brigada erikaaa hahha beijinhos

    ResponderExcluir
  46. Olá Erika, estou conhecendo seu blog agora, que comecei a me interessar pelos óleos para passar nos cabelos. O blog é maraviloso! Adorei! Parabens!
    Tenho uma dúvida, os óleos refinados são muito ruins? Pois não estou achando o óleo de rícino em nenhum lugar para comprar. Posso substituir esse óleo por algum outro? Meu cabelo é cacheado, muito ressecado e bem fino.
    Obrigada
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, o problema dos óleos refinados, é que dependendo do óleo, ele pode perder um percentual das suas propriedades durante o refino. Porém, é difícil achar todos os óleos virgens, pois a indústria cosmética só usa refinados. Vc acha óleo de rícino em farmácias (ele serve como laxante) em embalagens pequenas, tipo vidrinho de 30ml, ou lugares que vendem matéria prima cosmética, que vendem por litro.
      bjkss

      Excluir
  47. Oi Erika.
    Tudo bem, querida?
    Passei a noite estudando seu BLOG, que é essa "enciclopédia capilar" maravilhosa!
    Ontem, analisando o post do ÓLEO DE RÍCINO (http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/10/oleo-de-ricino-para-queda-e.html) li que você só usa o ÓLEO DE RÍCINO puro no couro cabeludo "úmido". Isso é umectação, não é?
    E neste post você disse que prefere fazer umectação no cabelo seco.
    AÍ fiquei confusa.
    Se puder me esclarecer essa dúvida, agradeço profundamente.

    Beijos,
    LAUREN MARTIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Sim, isso é umectação. Vc tem toda razão de estar com essa dúvida, pq a anta aqui devia ter explicado melhor..rs
      É o seguinte... o óleo de rícino é o único óleo que eu faço umectação com o cabelo úmido, pq ele é mais viscoso, e é difícil de passar no cabelo seco. E tem gente que nem com cabelo úmido consegue... aí nesse caso, se não conseguir, tem que misturar ele com outro óleo pra poder aplicar...
      bjksss

      Excluir
  48. Ô minha linda, obrigada por esclarecer a minha dúvida. Ah, e você não é uma anta, é um "anjo"!
    Vou lhe pedir encarecidamente mais uma consultoria. Quem mandou eu encontrar o blog da ÉRIKA? Eu, que até então só usava óleo para fritar batata frita (sério!), não penso noutra coisa a não ser pesquisar dia e noite óleos vegetais para passar nos meus cabelitchos rsrs.
    Consegui encontrar uma loja na minha cidade que vende óleos vegetais (puros). Encontrei: MACADÂMIA, GERGELIM, LINHAÇA, GIRASSOL e LINHAÇA DOURADA. (OBS: MACADÂMIA é o dobro do preço dos outros, gezuiz)
    Eu pretendo fazer umectação, misturar na máscara, mas "principalmente" pretendo usar como substituto do reparador de pontas.
    Então, minha lindeza, por favor, qual desses óleos você me recomenda levando em consideração melhores benefícios, e inclusive o "cheiro" (pois como vou usar como reparador de pontas, não posso ter pontas fedorentinhas, pois do contrário terei que optar entre o óleo e o marido).
    Aguardo. Gratidão imensa por sua atenção de sempre.

    Beijos muitos.

    LAUREN MARTIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreeeeeeeee!!
      Optar entre o óleo e o marido foi "óteeeemaaa!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      OLha,, creio que da lista, o melhor reparador de pontas, seria justamente o mais caro... macadâmia! =O rsrsrs
      Veja se consegue encontrar o de pracaxi, que é um ótimo finalizador tbm!
      bjkssss

      Excluir
  49. oi amiga amei essa aula de umectação!
    eu queria saber se posso usar o secador ou chapinha depois de fazer a umectação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara,
      Chapinha e secadores nunca são bons... até pq vc vai precisar usar um protetor térmico pra usá-los, que contém silicones... mas se não tiver outro jeito... use!
      bjssss

      Excluir
  50. Oii Erika!
    Quero fazer a umectação amanhã e comprei um óleo de côco. Mas não sei se depois posso fazer a nutrição com umas gotinhas de óleo de argan e de côco ou se fica demais as duas (umec + nutrição) no mesmo dia. Ou seria melhor entao fazer a umectação com azeite de oliva e depois a nutrição com o óleo de côco pra pelo menos não usá-lo duas vezes? Dá um heelp! Rss

    Obrigada, bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      A umectação já é uma nutrição. Então não precisa fazer os dois. Vc pode alternar... num dia de N faz umectação e no outro, usa a máscara com óleo. Mas os dois no mesmo dia é "over"
      bjksss

      Excluir
  51. Nossaaa! Apesar do horário da sua resposta estar 05:28 hs, eu tinha entrado no blog hj já e não vi a resposta. Agora separei a máscara nesse minuto e antes de colocar o óleo vim ver se vc tinha respondido! kkkkk
    Vou deixar ela então! Rs
    Obrigada!! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Ah, não se prenda ao horário dos comentários, pq o google usa um fuso horário que não é nosso... as datas são certas, mas as horas não...
      bjksss

      Excluir
  52. Ola. Adorei as dicas qro muito fazer nos meus cachos mas tenho uma grande duvida, posso usar aquele oleovre amêndoas da natura? Ou e necessário comprar um próprio pro cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Não, o da natura não é óleo puro... pode ver na composição, que tem outras coisas. Até o azeite de oliva extra virgem vc pode usar, q aliás, é ótimo pro cabelo.
      Óleos para umectação vc só encontra em lojas de produtos naturais (são os mesmos óleos que se ingere), ou em lojas que vendam matéria prima cosmética (não é loja de cosméticos).
      bjkssss

      Excluir
  53. Oi Erika!
    Todos os elogios são pertinentes, seu blog é uma belezura. ( se sei digo que sei, senão..).
    Minha pergunta é: Tenho cabelos brancos e quero pintar, com muito volume, queria tirar um puco desse volume com química de 6 em 6 meses, estou fazendo low. Sei que não combina muito com o movimento cacheado. mas não gosto de cabelos muito crespos. Será que com bastante umectação ele amansa. Me de umas dicas.
    Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcy!
      A umectação nutre, mas não alisa. No máximo, pode dar um pouco de peso, mas mesmo assim não vai tirar o volume que vc quer... e nada em excesso nos cabelos, é bom ... nem óleos! ;)
      bjksssss

      Excluir
  54. Gostei bastante,tirou todas as minhas dúvidas de forma bem descontrída, parabéns! bjos.

    ResponderExcluir
  55. Oi Erika! Estou adorando tudo isso ! Já comprei algumas coisinhas: proteína de seda hidrolizada, d pantenol, ceramidas liquida, mas enquanto não chega, eu poderia fazer umectação com azeite de oliva mais glicerina juntos? Meu cabelo está super poroso, preciso de algo power! Me ajude, please! Bjin!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira,
      A glicerina não ajuda na porosidade. Ela é apenas umectante. Vc pode fazer a umectação com azeite puro. Evite shampoos com sulfatos, e faça enxágues de agua com vinagre de maçã e mel. O vinagre ajuda muito na porosidade.
      bjssss

      Excluir
  56. Onde encontro todos esses óleos para comprar??? Na farmácia de manipulaçao achei glicerina, óleo de amêndoas e de ricino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, lá em cima no menu do blog tem "Onde comprar materia prima" tem uma lista de lugares lá... bjs!

      Excluir
  57. Olha eu aqui de novo me embriagando com as suas postagens! Vou montar o meu cronograma capilar e surgiu uma baita duvida. O que é mais eficiente, a manteiga pura ou diluída num creme para fazer a nutrição? Posso intercalar nutrição com umectação ou tanto faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu acho a manteiga pura melhor.
      A umectação já é uma nutrição.
      bjss

      Excluir
  58. Oi Erika, adorei as dicas, mas necessito de mais algumas dicas.
    Meu filho tem cabelos crespo e gosta muito dele, porem ele quer que o cabela tenha movimento e caimento (esta sempre para cima).
    Faço hidratação em seus cabelos com azeite extra virgem, óleo de uva, óleo de argan...enfim, não consegui realizar seu desejo de dar caimento, emoliência a seu cabelo.
    Pode me ajudar?
    Grata e parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth! O que vc faz é umectação com óleos, diferente de hidratação. A umectação tende a dar peso, e por isso os cabelos não ficam com muito movimento. Experimente fazer máscaras com mel, ou gel de babosa (tem várias receitas de máscaras hidratantes no blog em "tratamentos naturais"...dá uma olhada!
      bjssss

      Excluir
  59. Olá Érika! acabei de conhecer seu blog, adorei!
    Pelas descrições achei que meu cabelo está bastante poroso, ele dá nó com facilidade, tem frizz e está com as pontas danificadas acredito que td isso pelo processo de descoloração. Gostaria de experimentar as umectações mas estou com uma dúvida, os óleos e manteigas não tem cheiro? eu teria que acrescentar o óleo essencial? e depois eu lavo normalmente com shampoo e condicionador? gostaria de uma dica de shampoo e condicionador que você acha que pode ajudar e de um óleo ou manteiga e onde eu poderia comprar. Muito obrigada pela ajuda, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara, não... o aroma dos óleos vegetais e manteigas são muito suaves, claro que uns mais, outros menos, mas não há necessidade de colocar OE na umectação só por causa do cheiro... a não ser que vc use o OE para fins de tratamento.
      Depois da umectação não precisa usar shampoo (mas se uiser, use um sem sulfatos). Vc enxagua bem com água, e depois condiciona.
      Um shampoo sem sulfato que eu gostava, era o OROARGAN da Bioderm.
      Vc encontra óleos e manteigas no site da Destilaria Bauru (pra entrar na loja é só clicar no banner deles, que tá aí do lado direito do blog).
      Tem vários óleos bons hidratantes... o de abacate, castanha do pará, macadâmia, pequi, pracaxi, argan, etc...
      bjss

      Excluir
  60. Obrigada pelas dicas Érika!! vou testar ;) bjs

    ResponderExcluir
  61. Oi Érika!! tudo bem?

    Sabe o que eu não comentei na outra mensagem, quando prendo o cabelo ele fica com aqueles arrepiadinhos do lado.. e outra coisa que acontece é que as pontas ficam ásperas e dão nó quando eu acordo, por mais que eu passe creme ou óleo isso continua, eu lavo cabelo dia sim dia não, e na semana passada eu fiz a umectação 2 vezes, usei azeite extra virgem porque ainda não tinha comprado o que vc indicou e fiz também uma hidratação e usei vinagre de maçã no enxague... senti meu cabelo mais macio, mas as pontas continuam ruins e mesmo se eu prender o cabelo pra dormir ele acorda com nó e aspecto poroso, e os arrepiadinhos tbm continuam qdo prendo.. vc acha que se eu seguir esse cronograma essas minhas queixas vão melhorar? ou eu deveria utilizar algum outro produto ou tratamento?
    obrigada!!! bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara!
      Difícil saber qual o melhor tratamento... a gente vai tentando e vendo o que nosso cabelo precisa.. tente usar mel junto com o vinagre..o mel dá uma melhorada no frizz.
      E tbm teria q ver qual a causa do seu cabelo estar assim... vc bebe bastante água? Toma algum medicamento? Pq tudo que ingerimos reflete nos cabelos tbm.
      bjsss

      Excluir
  62. Pois é Érika, tbm não sei o que acontece, já usei uns mil cremes diferentes mas fica do mesmo jeito..esse arrepiado as vezes melhora, mas não sai, e as pontas o cabelo pode estar maravilhoso, mas é só dormir que no dia seguinte acorda daquele jeito... eu até que tomo bem água, não sei se chega nos 2 litros mas me forço a beber mesmo sem sede, e medicamento só anticoncepcional... segunda fiz a umectação de novo mas não ficou bom, o cabelo pesou mto, ai hj lavei normal...na próxima vou tentar o vinagre com e mel, mas fazendo desse jeito precisa enxaguar o cabelo? seria o mesmo procedimento da hidratação? obrigada de novo!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Nara, não tenho nem ideia então do que pode estar acontecendo... tenta o mel sim!
      Pode até fazer máscaras com mel... tenho receitas aqui no blog.

      O vinagre com mel, pode fazer de duas formas... enxaguando e não enxaguando. Testa as duas e vê o que fica melhor pra vc.
      Mas se for enxaguar, dá só uma leve enxaguada ,mas não muito, pra não tirar tudo, ok?
      Dpois me conte o resultado!
      bjsss

      Excluir
  63. Pois é Érika, tbm não sei o que acontece,esse cabelo me desanima viu.. rs
    O mel pra usar junto com o vinagre seria no ultimo enxague tbm, misturando na água e borrifando no cabelo? o mel não vai deixar o cabelo grudento se não enxaguar? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é pra usar no último enxágue. Mas não é borrifando não... é jogando água mesmo.
      Faz 500 ml de água + 100ml de vinagre de maçã + 1 colher sobremesa de mel
      Não fica grudento não.
      bjsss

      Excluir
  64. Ooi Erika tudo bom?
    Então, eu comprei o oleo de buriti organico, a cor é bem forte né? Eu geralmente faço umectação noturna, e tenho medo que manche meu travesseiro :P vc já fez umectação noturna com oleo de buriti?
    P.S- Essa manteiga de manga é DI-VI-NA! Uso ela da cabeça aos pés e to apaixonadíssima <3 não vivo mais sem! Deixa minha boca hidratada de um jeito que eu nunca vi igual *--*
    Então é isso bjoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Sim, o óleo de buriti tem cor forte... e linda por sinal!... devo ter feito sim.... mas não lembro de ter manchado travesseiro não..
      tbm adoro essa manteiga... aliás preciso fazer uma resenha dela..bem lembrado!
      bjkssss

      Excluir
  65. Olá, amei as dicas! Fiz umectaçao com óleo de pequi e ficou muito bom. O legal de tudo foi descobrir que posso lavar os cabelos sem usar shampoo mesmo depois de fazer umectaçao. Quando usava meus cabelos cacheados, coisa que pretendo voltar, quase nunca usava shampoo nos cabelos e tinha a maior vergonha de contar pras pessoas pq achava que era errado, mas toda vez que passava shampoo meu cabelo ficava horrível. Eu so passava condiconador e meu cabelo ficava cheiroso e perfeito. Depois que aderi as progressivas comecei a usar mais shampoo que condicionador e percebi que meu cabelo ressecou muito. Agora entendo, meu cabelo nao gosta de shampoo. Depois de passar bastante oleo de pequi lavei meu cabelo com condicionador e nem acreditei, ficou soltinho e limpo, além de muito macio e sedoso. Shampoo nunca mais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos que descobrir as necessidades dos nossos cabelos, pq cada cabelo é único... não dá pra generalizar! bjksss

      Excluir
  66. Amei a matéria com esses óleos naturais..
    tenho vários deles em casa, fiz a umectação nos cabelos e amei, ficou super hidratados e maleáveis...
    amei vou fazer sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  67. Meus óleos estão chegando, pouco a pouco vou comprando...e usando...e experimentando.
    Minha sobrinha estava com um severa queda de cabelos que vinham em surtos...olha que sou cabeleireira e nada melhorava a queda dela. Não tinha caspa mais um insistente prurido que sempre acompanhava a queda.
    Bom resumindo, coloquei OV de Alho em um shampoo e OV de Mamona em outro e pedi que ela lavasse os cabelos alternando os shampoos.
    Acabou.
    Tem + ou - 2 meses que ela tá usando o tratamento e se cai 20 fios por dia é muito.
    Ela não podia ficar 1 dia sem lavar que o prurido aumentava e os cabelos caíam.
    Agora se por algum motivo ela pula uma lavagem, os cabelos se comportam normalmente.
    Amo muito tudo isso.
    Agora vou partir para as manteigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Debora!!
      Nada como os remédios da natureza, né?
      bjksss

      Excluir
  68. Olá, Érika tudo bem?
    Eu comprei alguns óleos vegetais e percebi que eles não têm cheiro (tem, mas de azeite...hehe ) vi em um comentário teu que eles realmente n tem mt cheiro mesmo. Gostaria de comprar um OE para misturar, eu gosto de cheiro doce (usava o creme de amêndoas da linha cuide-se bem ou açaí da nativa spa do boticário e tbm o de coco e baunilha da victoria's secret saberia me dizer qual OE posso comprar? Pensei no de baunilha, mas n sei se é bom o cheirinho...
    Vi sua matéria sobre o vinagre e aproveito para postar minha dúvida aqui: ele mancha se exposto ao sol ou a lâmpadas?
    Mais uma vez, obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tábata!
      OE com cheiro doce é difícil... vc encontra aromas cítricos, florais, amadeirados, mentolados...e OE de baunilha, é caríssimo!!
      Que eu saiba o vinagre não mancha não...
      bjkssss

      Excluir
    2. Ai Érika, que notícia triste tu me dá! hehehe encontrei na destilaria bauru e não achei muuuito caro, saberias me indicar alguns cheirinhos bons? (medo de comprar e não gostar, sabe?...)
      Obrigada por responder, beijos e até mais!

      Excluir
    3. Tábata, não confunda ESSÊNCIA com ÓLEO ESSENCIAL. Na Bauru não tem óleo essencial de baunilha, pois como te disse, esse óleo é caríssimo... o que vc viu foi a essência, que não é natural, é sintética.
      bjsss

      Excluir
  69. Oi Erika Nasch... tudo bom?
    Gostaria muito que você me tirasse algumas dúvidas!
    *Quando fazemos essa umectação, podemos lavar os cabelos só com condicionador ou temos que lavar com shampoo tbm?
    *Sou adepta ao no e low-poo. Posso usar a glicerina líquida (destilada ou bi-destilada) nos cabelos, através da hidratação ou borrifar com água diretamente nos fios?
    *Uso o shampoo para cabelos coloridos da linha Eco Therapy da Amend, mas eles saíram de linha, vou poder usar o shampoo da nova linha que ficou substituindo esse, o da Color Reflect? Será que ele tem a mesma composição química e também tem silicone livre?
    *Já uso o condicionador da nova linha, gosto muito, mas não sei se ele pode ser usado por quem é adepta à técnica no e low-poo!
    Espero que possa me ajudar!!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      - Sim, pode fazer co-wash depois da umectação
      - pode usar glicerina na hidratação se quiser.
      - Não conheço a nova linha da Amend.
      - procure pelo post NO-Poo, Low-poo, Co-wash que tem a lista dos componentes proibidos.
      bjsss

      Excluir
  70. Oi, Erika! Obrigada pelo blog maravilhoso! Estou experimentando hoje o óleo de coco, mas gostaria de encontrar as manteigas, onde vende? Já fui em várias lojas naturais, não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      As manteigas são mais difíceis de achar mesmo!
      Eu compro na Destilaria Bauru... o banner do site tá aí do lado direito do blog!
      bjjssss

      Excluir
  71. NO Mundo dos óleos o Oleo de Jojoba é desodorizado. Isso quer dizer que posso usar normalmente como os outros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gal, eu acho que desodorizado é a mesma coisa que refinado... poder pode, mas não sei se o efeito será o mesmo que de um óleo prensado a frio. Na Engetec tem óleo de jojoba virgem.
      bjsss

      Excluir
  72. Oi Erica. Ha meses venho visitando o seu blog, onde encontrei a Destilaria Bauru. Você já usou os óleos de la. Eles são 100 % vegetais, quero dizer da pra tomar também? Há aprendi muuuuuuita coisa no seu blog. Parabéns 😤!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Sim, compro a maioria dos meus óleos lá, e inclusive os que uso para a saboaria. São puros sim, mas nem todo óleo pode ser ingerido... nesse caso, melhor vc mandar um email pra eles perguntando sobre os óleos do seu interesse para ingerir. destilariabauru@destilariabauru.com.br
      bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top