COSMÉTICOS ORGÂNICOS... UM NOVO ESTILO DE VIDA! | Clube do cabelo e cia



Oieeee  floreeess!!

Nem preciso dizer que eu sou super-hiper-mega à favor dos cosméticos orgânicos né... e até já comentei no outro post (aqui), que não utilizo mais nenhuma marca que faça testes em animais... o produto pode ser a maravilha que for, mas não abro mão dos meus princípios por vaidade... nunca!!!

E é claro que esse tema tem tudo a ver comigo, e eu não poderia deixar de mencioná-lo aqui no blog... até porque, fazer uso de orgânicos não é uma simples "modinha", mas sim uma opção por cuidar mais da nossa saúde e do nosso planetinha (e também dos animaizinhos fofos).

Eu também penso, que devíamos valorizar mais os produtos nacionais, que são de altíssima qualidade, e não perdem em nada para marcas estrangeiras. Tanto é que os produtos brasileiros orgânicos estão "bombando" lá fora (infelizmente, muito mais do que aqui...que dó... )!

Aliás, você sabia que...

O Brasil, por abranger uma das maiores biodiversidades do planeta (calcula-se que de 15% a 20% de toda a fauna e flora mundiais estejam aqui), tem uma enorme gama de matérias-primas potencialmente úteis aos cosméticos orgânicos. E por isso, os cosméticos brasileiro que usam ingredientes amazônicos tem grande demanda no exterior.

- Marcas como L'Oréal, L'Occitane, Yves Rocher, Natura e Aveda compram óleos vegetais orgânicos certificados provenientes da Amazônia, da empresa BERACA, e que a BERACA exporta esses produtos para mais de 40 países?

- A Surya Brasil exporta para mais de 23 países.

- A Arte dos Aromas já conta com 12 linhas de produtos de beleza consumidos  na Espanha, França e Portugal, Alemanha, Lituânia e países do Oriente Médio.

- O Brasil ocupa o terceiro lugar mundial no mercado de cosméticos orgânicos.

 Eu achei isso o "must"! : )


 Atualmente, alguns dos ingredientes naturais nacionais mais procurados para a fabricação de cosméticos naturais são:

- Óleo de sementes de maracujá (Passiflora): apresenta rica composição de ácidos graxos e contém ômega seis. Age auxiliando na restauração da camada lipídica da pele, conferindo maciez e hidratação.

- Óleo de andiroba (Carapas guianensis): com propriedades emolientes (que conferem maciez) e suavizantes, o óleo de andiroba deixa a pele macia e lisa. Antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório, atua na prevenção de celulites, combate artrite, também é eficaz em contusões e distensões musculares. Além disso,  age como repelente natural contra insetos hematófagos.

- Óleo de buriti (Mauritia venifera): extrato oleoso obtido da polpa do buriti, fruto típico do norte do Brasil. Tem ação antioxidante. Rico em caroteno possui uma quantidade significativa de provitamina, alivia as dores das queimaduras, revitaliza e nutre a pele cansada.

- Óleo de castanha do Pará (Bertholletia excelsa H. B. K.): possui em sua composição vitaminas lipossolúveis como a vitamina A e E, indispensáveis para a proteção da pele, evitando o envelhecimento e aparecimento de rugas e flacidez. Com propriedades emolientes e hidratantes, forma uma película protetora, impedindo a evaporação hídrica da pele.

- Óleo de copaíba (Copaífera officinalis. Jacq.):  é o mais poderoso antibiótico e anti-inflamatório natural conhecido no planeta. É considerado o óleo da vida. Tem propriedades curativas, regeneradoras, nutritivas e tônicas. Regula a oleosidade da pele, deixando-a macia e saudável, age também como regenerador de tecidos, emoliente, antisséptico, cicatrizante e fungicida. Auxilia no combate a infecções da pele.

- Óleo de pracaxi (Pentaclethra filamentosa): a árvore, uma leguminosa, produz favas onde se encontram sementes que produzem um óleo que é poderoso cicatrizante dermatológico, auxilia na hidratação e na renovação celular. É muito utilizado após cesarianas e outras cirurgias. Ajuda a combater a erisipela, estrias e manchas na pele.

- Manteiga de cupuaçu (Theobroma grandiflorum):  é muito hidratante, graças a sua alta capacidade de absorção hídrica – duas vezes maior que a lanolina – possibilita a recuperação da umidade natural dos tecidos cutâneos. Age sobre a pele formando um filme protetor que impede a evaporação da água, promovendo maior hidratação e maciez à pele.

- Manteiga de muru-muru (Astrocarium murumuru): rico em ácidos graxos que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele. Promove nutrição, emoliencia (maciez) e hidratação à pele e ao cabelo. Indicado para hidratação em peles normais,  secas e cansadas.

- Manteiga de ucuúba (Virola sebifera): manteiga de coloração marrom escuro e odor amadeirado. Possui alto ponto de fusão, é anti-inflamatória, cicatrizante, revitalizante e antisséptica. Ideal para pele que necessita de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica. É um poderoso renovador celular.

- Mel e derivados: são importantes matérias-primas tradicionalmente utilizadas na produção de cosméticos naturais e à base de produtos naturais. Ele é riquíssimo em minerais e vitaminas (principalmente a vitamina C), que a ciência comprova como substância fotoprotetora da pele e que é poderosamente regeneradora – daí suas indicações para peles acneicas e/ou envelhecidas.


...e aí eu me pergunto: Por quê comprar produtos importados "carérrimos", com tanta "riqueza" de produtos nacionais (mais saudáveis) a preço bem menor? Lembrando, que as marcas estrangeiras importam esses ingredientes da "nossa terrinha" ( e "revendem" pra gente muito mais caro, na forma dos seus produtos...afff).

Aí você vai dizer: Ahhhh, mas a máscara da L'oreal (foi a 1ª que me veio à cabeça) é a melhor...
 mas...SERÁ MESMO ????

Veja bem, não estou fazendo propaganda contra as marcas importadas, nem dizendo que elas são ruins, ou que eu não vou usá-las...apenas estou fazendo uma "reflexão"... afinal, por quê valorizamos sempre mais, o que vem de fora? Por quê a grama do vizinho é sempre mais verde??
Acho que vale a pena refletirmos sobre isso...

Bom, já fiz minha apologia aos produtos nacionais, agora vamos falar sobre cosméticos orgânicos... heheheh




COSMÉTICOS ORGÂNICOS:

 Feitos à base de compostos 100% naturais, eles são produzidos de forma totalmente sustentável, desde o cultivo da matéria-prima usada para sua fabricação até a comercialização. Esse processo garante ao consumidor um produto de qualidade certificada, que não agride pele, mucosas e cabelos. Os cosméticos orgânicos geralmente são ricos em óleos vegetais, óleos essenciais, manteigas e extratos diversos que promovem resultados menos agressivos ao corpo. Eles estimulam a cicatrização e a produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente.

O cosmético natural orgânico está livre de substâncias artificiais. Para que um cosmético seja considerado orgânico, é necessário que 95% de sua matéria-prima sejam orgânicos certificados, livres de substâncias químicas, sintéticas ou animais. As dosagens, tanto das substâncias permitidas quanto daquelas restritas, devem seguir normas previstas pelas certificadoras (veja quadro).

No Brasil, a certificação de cosméticos orgânicos é realizada pelo Instituto Biodinâmico (www.ibd.com.br) e pela Ecocert Brasil (www.ecocert.com.br). Essas instituições garantem não só o resultado final, mas todo o processo que levou à fabricação de determinado produto. A preocupação com a exploração de recursos naturais é o princípio de todas essas ações. É necessário assegurar o manejo sustentável em todas as etapas: do solo à água usada, passando pelas plantas e flores envolvidos na produção. Os rigorosos parâmetros levam em conta até o controle de pragas, que não deve agredir o ambiente com pesticidas químicos.

Principais selos de cosméticos orgânicos certificados:


Diferente dos cosméticos naturais, que são produzidos a partir de matéria-prima vegetal, os componentes de um cosmético orgânico passam por maior controle da produção agrícola. São cultivados em solo não contaminado e sem agrotóxicos. No Brasil, para que um cosmético seja considerado natural ou natural e orgânico, deve atender os seguintes critérios:

-Mínimo de 95% de ingredientes naturais ou de origem vegetal sobre o total de ingredientes

-Mínimo de 95% de ingredientes vegetais certificados orgânicos sobre o total dos ingredientes vegetais

-As formulações devem ter o mínimo de 10 % de ingredientes certificados orgânicos sobre o total dos -componentes (incluindo a água adicionada por ocasião da fabricação do produto final)

-Máximo de 5% de ingredientes de síntese pura. Trata-se das moléculas oriundas de síntese química, consideradas indispensáveis para a produção do cosmético



Segundo a certificadora IBD,  são consideradas os seguintes critérios quando se trata da comercialização e produção de cosméticos orgânicos:


Não podem agredir espécies em risco e sua obtenção não pode causar nenhum efeito negativo sobre o equilíbrio ecológico


Matérias-primas minerais: são autorizadas desde que usadas por suas propriedades intrínsecas e que sua extração não provoque poluição ou degradação da paisagem, atendendo critérios de pureza exigidos.

Preservar as qualidades originais das matérias-primas: formulações utilizando o máximo possível de matérias-primas orgânicas e naturais;

Evitar, sempre que possível, modificação nas matérias-primas in natura;


Promover mínimo impacto ao ambiente, tanto na produção como no uso e descarte;


Assegurar a alta qualidade e rotulagem clara para a orientação dos consumidores;

Não fazer testes em animais;

 Não usar matérias-primas oriundas de animais vertebrados, que tenham sido sacrificados em função da extração deste material;

É permitido o uso de matérias-primas de origem animal somente quando essas forem oriundas de coleta de seres vivos como, por exemplo, o mel e seus derivados; o leite e seus derivados; a lanolina, desde que não extraída com hexano, etc. Esses animais devem ser criados no sistema  orgânico de produção;


Fica proibido o uso de produtos geneticamente modificados;


Deve ser assegurada a segurança máxima ao consumidor;


Qual a diferença entre um cosmético orgânico e um cosmético natural para o IBD?

- Cosmético orgânico: apresenta pelo menos 95% de ingredientes orgânicos (A água e o sal não são considerados no cálculo)

- Cosmético produzido com ingredientes ou matérias-primas orgânicas: com pelo menos 70% de ingredientes orgânicos

- Cosmético natural: apresenta entre 5% a 70% de ingredientes orgânicos.



 Os produtos cosméticos fabricados com matéria-prima orgânica e dentro do conceito de sustentabilidade são chamados de cosméticos naturais ou à base de produtos naturais (com ingredientes naturais em sua formulação).


Veja, por exemplo, a lista de Ingredientes de  cremes típicos (muitos de marcas intituladas naturais e ecológicas):

Água, Dimeticonol, Carbomer, PEG-50, Lauril sulfato de sódio, Triethanolamine (TEA), Fenoxietanol, Metilparabeno, Butilparabeno, Fragrância, CI (Colour index), Corantes, Carboxilato, Ácido salicílico, Butilcarbamato, Clorito de sódio, Perfume, Isoparafina, Parafina líquida, Metilcloroisotiazol, Silicone.

Me diz...eles parecem naturais para você???


Não basta que um cosmético tenha um componente natural presente em sua fórmula para ser chamado de cosmético natural. Produtos efetivamente naturais são produzidos sob rígidos padrões de qualidade, além de não possuir nenhum ingrediente químico em sua composição.

Muitas empresas vendem seus produtos baseadas no argumento de que eles são cosméticos naturais. Em vários casos isso não é verdade, pois seus produtos possuem formulação química tradicional, conservantes e aditivos químicos em sua composição, além dos ingredientes com ativos naturais, .

Esse artifício comercial é utilizado pelo grande apelo promocional provocado pelo conceito orgânico, natural e sustentável. A mentalidade do consumidor tende a ser favorável a esses produtos, pois ele acredita que sua pele merece um cuidado especial: o mesmo cuidado dispensado na própria fabricação do produto.

Além disso, há o fator “harmonia”. Produtos orgânicos têm como objetivo fazer bem ao corpo do consumidor como um todo e não somente à pele, ao rosto, etc. Sendo assim, buscam o chamado equilíbrio saudável no organismo. Esse é outro argumento de venda bastante forte desses produtos.

É importante lembrar que conservantes e outros ingredientes químicos são importantes para garantir o shelf life do cosmético (seu tempo de validade), viabilizando vendas nacionais e internacionais. Produtos orgânicos têm seu tempo de validade bastante reduzido, principalmente pela ocorrência de crescimento microbiológico. Sendo assim, tem-se que duas características fundamentais dos produtos cosméticos são a sua estabilidade e durabilidade.

Os cosméticos certificados orgânicos são produtos com a mais alta tecnologia e os mais puros ingredientes da natureza:

* Sem corantes e Fragrâncias artificiais;

* Sem parabenos e Silicone;

* Sem ingredientes derivados do setor petroquímico;

* Sem ingredientes de origem animal;

* Sem Lauril sulfato de sódio e Propileno glicol;

* Sem ingredientes transgênicos e irradiados;

* Contra testes em animais.




RESUMINDO:  AQUI VÃO 5 BONS MOTIVOS PARA USAR COSMÉTICOS ORGÂNICOS...


- São livres de Parabenos
Estudos recentes têm mostrado que os parabenos, encontrados na composição tradicional dos cosméticos, causam perigosos efeitos secundários em longo prazo. Optando por maquiagem orgânica, livre desses compostos, você estará evitando futuros danos no DNA, problemas hormonais, certos tipos de câncer e envelhecimento acelerado da pele. Estes parabenos podem ser listados ou mascarados por trás dos termos “fragrância” ou “parfum”.

- São livres de Petrolatos
Óleos minerais, aromas e outros derivados de petróleo, não são encontrados em cosméticos orgânicos. Estes ingredientes têm sido associados à obstrução dos poros, acne, reações alérgicas e condições mais graves, como problemas no fígado e nos rins.

- Não fazem testes em animais
A maioria das empresas de cosméticos orgânicos não realiza testes de seus produtos em animais. Essas empresas também negam a utilização de compostos de origem animal na fórmula de seus produtos, tornando-se uma escolha para os vegetarianos e, para qualquer pessoa com preocupações sobre como os animais são tratados em instalações de teste.

- Traz benefícios ambientais
O uso de ingredientes que produzidos naturalmente, tais como plantas, óleos essenciais e minerais não tem o mesmo efeito sobre o ambiente que o uso de derivados de combustíveis fósseis, geralmente presentes na composição de diversos cosméticos. Além disso, empresas de cosméticos orgânicos estão propensas a usar materiais reciclados e recipientes que são ecológicos. Você contribui para a natureza e tem um resultado melhor para a sua pele e corpo.

-Traz vantagens para a pele e saúde
Produtos orgânicos de cuidados para a pele são saudáveis e, por isso, fazem bem para a saúde do corpo e tez. Os principais benefícios, além dos citados anteriormente, são os resultados que esses produtos causam à pele. Em longo prazo, eles ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele, limpam os poros e ainda a deixam mais radiante. Alguns desses artigos também são mais baratos que os tradicionais, e do contrário que muita gente pensa, não são difíceis de encontrar. Às vezes não reforçam na propaganda o quesito “orgânico”, por isso, leia sempre os rótulos antes de levar para casa.



Por enquanto, 5 empresas nacionais já receberam certificação para produção de cosméticos orgânicos e exportação de matéria-prima natural: 

-Florestas  http://www.ikove.com.br/
-Surya      http://www.suryabrasil.com/en/sobre_surya.php
-Reserva Folio   http://www.reservafolio.com.br/
-Arte dos Aromas    http://www.artedosaromas.com.br/2011/
-Beraca     http://beraca.com/hpc.php (é a principal fornecedora de compostos naturais para os cosméticos de O Boticário, da Natura e da Jequiti)



PRINCIPAIS EMPRESAS BRASILEIRAS DE COSMÉTICOS ORGÂNICOS: 

IKOVE (FLORESTAS):
Florestas é uma empresa brasileira que faz do bem-estar a sua filosofia e encontra na natureza os elementos necessários para os cuidados com a pele, cabelos e também com a alma. As matérias-primas utilizadas são renováveis e de primeira, não usamos corantes ou fragrâncias artificiais. As formulações estão concentradas somente nos extratos de plantas, flores e óleos vegetais. Bem natural, como você! A marka IKOVE foi o primeiro e único em Cosméticos Orgânicos certificado pelos padrões orgânicos de Ecocert e USDA.



AMAZONIAVIVA COSMETICS

Linha de Cosméticos Botânica, um mergulho na Amazônia. Ela nasce após uma pesquisa profunda dos ingredientes ativos botânicos presentes na rica biodiversidade da Floresta Amazônica, aliada ao conhecimento cosmético científico e tecnológico de ponta. Desenvolvida com alta concentração de ativos botânicos e sem derivados de petróleo, oferece um produto mais natural, de eficácia excelente, aliada a um grande prazer no uso. Ao usar ingredientes da Amazônia renováveis, extraídos de forma sustentável, e respeitando aspectos sociais e ecológicos, contribui para valorizar a floresta viva. Usufruir com reponsabilidade das riquezas que a Floresta oferece.





MAGIA DOS AROMAS

Pioneira no que faz, a Magia dos Aromas escolheu crescer em um segmento que deve ter o Brasil como maior exportador mundial em um prazo máximo de 10 anos. A avaliação é da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e diz respeito ao mercado de produtos orgânicos. O diferencial brasileiro possui um viés histórico. Enquanto em outros países a produção de orgânicos decorre da substituição de insumos, o conceito por aqui é o de agroecologia, que pressupõe conservação e longevidade dos recursos naturais. Este cenário, aliado ao enorme potencial de nossas terras, propicia o surgimento de inúmeras atividades naturais, incluindo o cultivo de gêneros para a produção de cosméticos orgânicos. E é este o principal negócio da empresa: pesquisar e desenvolver produtos de saúde e beleza com matéria-prima orgânica. Instalada no bairro rural de Demétria, região tida como pólo produtor de orgânicos, em Botucatu, no interior paulista, a Magia dos Aromas possui uma exclusiva linha de cosméticos. O catálogo reúne 29 itens, de sabonetes e óleos vegetais a extratos e óleos essenciais. Todos são certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico), de acordo com padrões internacionais. A empresa nasceu em 2004, da iniciativa empreendedora de uma família de farmacêuticos. Com 20 anos de experiência em farmácia de manipulação, enxergaram nos cosméticos orgânicos uma atividade capaz de se impor como negócio e como meio de buscar o desenvolvimento sustentável. Foram feitos investimentos na construção de uma indústria com modernos laboratórios físico-químico e microbiológico no pólo de orgânicos de Botucatu. A marca atua na comercialização dos produtos no modelo de venda direta, com alcance nacional,e exportação. Os pesquisadores da Magia dos Aromas estão em constante atividade para buscar novidades em lançamentos de novos produtos. As matérias-primas são provenientes de toda a flora brasileira, especialmente da Amazônia, e de plantas européias tradicionais.


CHEIRO VERDE COSMÉTICOS ORGÂNICOS E NATURAIS


A Cheiro Verde é a primeira loja da região de Jundiaí a comercializar exclusivamente cosméticos orgânicos e naturais. A nossa missão é oferecer bem estar e beleza baseados no respeito ao meio ambiente, aos animais e aos seres humanos. Para garantirmos a qualidade e a nossa posição sustentável, atuamos apenas com os orgânicos certificados pelos principais institutos internacionais, como o IBD, EcoCert, Fair Trade, entre outros. Dessa forma, conseguimos a certeza de que os produtos são compostos por matérias primas renováveis à base de extratos de plantas, flores e óleos vegetais. Logo, estão livres de ingredientes petroquímicos, pesticidas e fertilizantes artificiais. Atuar com produtos certificados também nos assegura que os fabricantes não realizarão testes utilizando animais e adotarão uma política de "comércio justo", impedindo a exploração de mão-de-obra infantil e/ou escrava. Podemos concluir afirmando que a Cheiro Verde atua baseando-se nos seguintes princípios: - Utilizar produtos que não são testados em animais; - Dar prioridade aos cosméticos certificados; - Oferecer a maior variedade de cosméticos orgânicos; - Privilegiar o comércio justo; - Enfatizar a importância da sustentabilidade; - Conciliar beleza, saúde e bem estar. 



RESERVA FÓLIO
Cosmético orgânico da biodiversidade brasileira, produzido com consciência. A Reserva Fólio é uma empresa de cosméticos orgânicos e naturais certificada, que percebe a vida na sua totalidade e unicidade. Ela tem consciência de que a beleza é consequencia da harmonia entre o corpo, mente e a alma, sempre em sintonia com o meio ambiente e a sociedade. Partindo dessa premissa a Rserva Fólio desenvolveu uma linha de cosméticos orgânica e natural certificada conforme o programa NP e/ou IBD orgânica. Ela emprega matérias primas 100% naturais, em grande parte originárias da biodiversidade brasileira como a castanha-do-pará, a andiroba, o cupuaçú, o babaçú, sempre provenientes de projetos com responsabilidade social e ambiental comprovadas. A empresa tem a filosofia de unir a qualidade do produto á consicência de sua cadeia produtiva.


ARTE DOS AROMAS 
A ARTE DOS AROMAS é uma empresa especializada em cosméticos orgânicos e naturais desenvolvidos com ingredientes da Amazônia. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável das comunidades extrativistas, valorizando os ingredientes que vem da floresta de forma a gerar emprego e renda para as comunidades envolvidas desde a coleta até a prensagem dos óleos. Nossos produtos são orgânicos certificados pelo ECOCERT. Também temos uma linha natural que segue os princípios de sustentabilidade. As embalagens são recicláveis e não utilizamos corantes, parabenos, óleos minerais e outros componentes petroquímicos. Não fazemos testes em animais. Nossa filosofia é focada na conscientização ecológica e na importância da preservação do meio ambiente, especialmente da floresta Amazônica de onde vêm todos os ingredientes naturais que utilizamos.



MULTI VEGETAL 

Linha Natural Vegana: Os Cosméticos Naturais Multi Vegetal são formulados livres de parabenos, corantes, carbômeros, etanolaminas, lauril-sulfatos, silicones, fragrâncias artificiais, ingredientes de origem animal, derivados de petróleo - produtos oil free - Produtos não testados em animais - Cruelty-free





Bem, acho que deu pra conhecermos um pouco mais sobre esses produtinhos  MARAAA, né?

Lembrando também, que são ótimos para quem utiliza as técnicas de NO/LOW  POO (leia sobre isso aqui).

Espero que tenham gostado, e fiquem à vontade para comentar...



Mil Besos!!




Postar um comentário

  1. Oi Erika, tudo bem? Poxa achei muito legal a ideia de usar cosméticos organicos. Não sabia que a Loreal importava óleos do Brasil, que bapho. Não sabia o que era óleo de pracaxi hehe acabei de saber.
    Enfim, seu post foi muito informativo.
    Beijão

    http://rotinadeboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi minha querida "bonequinha" hehe! Que bom que gostou! :) Bjão

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha que me atualizar mais nesse assunto amiga, eu até hoje só usei os produtos da Ecologie Cosméticos.
    Já fiz o teste do No/low Poo mas posso ser sincera sem que ninguém nos ouça? Não gostei! rs

    Mudando de assunto! Menina que Layout lindo é esse heim! Deu uma repaginada geral por aqui, ou é impressão minha? Parece estar mais organizado e mais fácil de ler... me diga se eu estiver errada tá!

    Vou sumir não pode deixar!!!
    Beijão pra vc amada!
    Cris.
    http://cuidadosevaidades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris!! Eu comecei a fazer o Co-wash dia sim, dia não, já que eu lavo o cabelo todos os dias... aos poucos eu estou introduzindo o LOW POO... os dias que faço co-wash, eu acho que meu cabelo fica bem macio! acho que é questão de se acostumar, e é aos poucos mesmo...
    Qto ao layout, vc deve ter confundido... sempre foi esse, desde que criei o blog...hehe... mas também, é tanto blog que a gente visita, que dá mesmo pra confundir né...rsrsrrs
    Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjão

    ResponderExcluir
  5. Amiga linda te falo... Você é incrivel na descrição, informação... olha me deixou mais tentada a usar Surya, vou comprar online!

    Maravilha de texto!
    Só um ponto... petrolatos como disse nos cosméticos para pele ou para sem apelo termoativado quando leave-in sim tem sem maleficios, fora isso não vejo problemas nos outros cosméticos...

    Sou aberta a todo tipo de tratamento, vou adquiri meus produtos orgânicos e fazer um crono só com eles!

    Beijos
    Amei tudo!
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Erika, gostei muito do seu post, eu me importo muito com isso e durante um tempo pensei em seguir carreira na area de ecologia, meu técnico em química foi com enfase em controle ambiental, então sou meio apaixonada sobre o assunto. Pretendo fazer um post sobre isso também. Beijos!!
    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lu queridaaaa!!! ;) Eu também estou aberta às novidades... (só não abro mão dos "testes em animais")... mas fora isso, tudo é festa! hehehe ... gde bjo!!

    ResponderExcluir
  8. Carolzinha!! Que bom que gostou! E já aguardo ansiosamente pelo seu post...heheh...amoooo tudo isso!!Bjão!!

    ResponderExcluir
  9. Amiga esse blog é tudo de bom.. n saio mais aqui kkk
    realmente devemos valorizar o que o Brasil tem de melhor... incluindo óleos nas minhas próximas compras que serão amanhã
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Erikaaa!! Minha xará queridaaa!! Fico feliz que vc tenha curtido :) Opaa... depois quero ler a resenha dos óleos, hein!! bjs, amore!!

    ResponderExcluir
  11. Erika:
    Fiko contente com essa sua proposta vegan e orgânico.Beleza é antes de tudo,o respeito ao meio ambiente e não se limita só a passar creminhos e cronograma capilar não.T´muito além.
    vou aproveitr a deixa e infelizmente informar ke muitas empresas usam NÃO TESTE EM ANIMAIS mas pedem para outras empresas fazerem, para fazerem bonito para blogueiros e o público em geral.E muitos
    postando produtos NÃO TESTADO EM ANIMAIS, MAS NA VERDADE NÃO É ASSIM O FILME.
    Bom tenho um amigo que tá mudando de canal, O ESTILO BIFÁSICO, VC DÁ UMA FORÇA E PEDE PRO POVO SE INSCREVER?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, td bem? Obrigada pela visita! Vou lá, ver o canal...
      Bjssss

      Excluir
  12. mais uma pra hj:
    Lembra de uma vez que eu perguntei onde se compra essa linha salvatore ke vc fez resenha? pois bem,
    me interessei pelos produtos porém tive uma surpresa: nenhuma loja da net virtual está autorizada a venda dos mesmos segundo o diretor rodolfo yoshimoto. A probbilidade de falsificação é grande. solicite um representante para a sua região.
    cazza hair ke é uma loja de confiança na parte das opiniões dos produtos tem uma explicação desse senhor.A primeira loja virtual brasileira iria fazer uma palhaçada dessa e ainda postar uma informação como essa não degrine a empresa? Ou é tudo balela ke se vende na caza hair? espiem lá
    site deles. alguém sabe de alguma coisa??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembro!! Inclusive tentei responder aquele email que vc mandou, mas não consegui... o email voltava. Please, mande-me um email novamente, para que eu possa te responder?
      Estranho mesmo isso, hein!!
      Bjs
      email: clubedocabeloecia@gmail.com

      Excluir
  13. Adorei o post. Isso que o Paulo falou infelizmente é uma verdade. Tem muitas empresas se aproveitando da vibe natureba e com falsas ideologias. Capitalismo é selvagem mesmo, como diria a música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nilha, infelizmente não dá pra confiar em nada... tudo tem uma "politicagem" por trás...
      bjsss

      Excluir
  14. Erika, adorei o post, acho muito importante falar sobre isso, pois muitas empresas apenas utilizam esse "eco marketing"...A éh cosméticos é uma delas, li uma matéria falando sobre ela, e se vc analisar a composição vai ver que não tem nada de 100% vegetal como eles alegam...Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a Éh???? Nossa...nem sabia!! É uma sacanagem isso né?
      Bjsss

      Excluir
  15. da raiva dessa empresas que dizem ser naturais mas não são nadinha , amei seu post , mega imformativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo, Vivi!!
      Vou começar a ficar mais atenta com os produtos que se dizem orgânicos...
      Bjks

      Excluir
  16. Juro q n copiei as imagens do seu post, pura coincidencia haha achei na net bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Ci, vc ainda vai ver essas imagens em muiiitos blogs..hehehhe
      Imagem do google é assim mesmo, amiga... todo mundo tem..rsrsrs
      bjks

      Excluir
  17. Não encontrei até agora cosméticos realmente orgânicos no Brasil. Basta ler a lista dos ingredientes . Ligo para as empresas e pergunto o que eles utilizam na conservação do produto e sempre escuto uma serie de mentiras, confusas, obscuras .Explicações tipicas de quem é pego de surpresa e não está acostumado a responder perguntas dos consumidores.
    Isso tem que acabar. Dizer apenas "produtos que não utilizamos" e omitir o que realmente utilizam é picaretagem, é subestimar a inteligência dos consumidores. Estas empresas mencionadas, não têm nada de orgânicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não existe produto 100% orgânico. No Brasil, se chega no máximo aos 70% e olhe lá... e pelos critérios de avaliação, 70% é considerado orgânico. Todas essas marcas mencionadas possuem certificação orgãnica. Mas com certeza, tem muitas marcas mentirosas por aí...por isso a importância de estudarmos os componentes, para sabermos o que realmente estamos comprando...

      Excluir
  18. Não tem sentido a certificação se elas utilizam produtos químicos prejudiciais a saúde. Encontrei empresas sérias comprometidas em oferecer alternativas saudáveis aos consumidores, Infelizmente nenhuma delas no Brasil. A certificação é apenas o primeiro passo e esses critérios de avaliação que vc menciona precisam ser questionados. Existem produtos 100% orgânicos, o que não existe aqui é a vontade em se fazer um trabalho limpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não entendi bem sua posição. Como assim produtos 100% organicos? Se vc mencionasse 100% naturais, aí sim entenderia, mas 100% organicos? Se refere á cosmética? Não é possível!
      Invés de explicar o porque com formulaçações químicas, vou te dar exemplos: Conhece aquele sabão feito em casa a partir do oleo de cozinha? Ou azeite de oliva, qualquer um .. é um processo de fabricação do mais puro e natural sabão. Todo ele é feito a partir de ativos naturais. Vc pode até usar óleos organicos p/ produzir este sabão, mas e a soda cáustica? Existe soda organica? E sem a soda não ocorre o processo de saponificação do produto, então como? Ele é 100% organico ou é 50% organico e 50% natural? Está me entendendo? Impossível voce utilizar somente ativos organicos na fabricação de produtos cosméticos; eles precisam de outros ativos para "formação" da espuma ou da cremosidade, ou viscosidade ou até mesmo um ativo para unir os organicos adicionados em uma formula, será que me explico? E para baixar o PH dos produtos? Qual ativo organico se pode usar para lograr este efeito? A pedra hume, por exemplo, é natural, mas não é organica ... ela é mineral. Fico no aguardo de suas considerações
      Abraços

      Excluir
  19. Excellent post! We will be linking to this great content on our site.
    Keep up the good writing.

    My web-site - www.gabbitt.com

    ResponderExcluir
  20. Excelente mesmo! Passei para dar uma olhadinha com calma no seu blog e so encontrei coisa bacana. Parabens.
    Cuidado mesmo, muitas marcas estão aproveitando a moda verde e fazendo marketing deslavado e falso mas as empresas que você citou Ikove, arte dos Aromas etc..são sim naturais de verdade.
    Grande abraço
    Aline
    www.flordemagnolia.com.br
    cosméticos orgânicos e naturais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aline, saudades de vc. Ainda estou por dar uma passadinha na tua loja, fiquei encantada. Sobre cosmeticos naturais e organicos de verdade, sei bem a mágoa que se sente ao ver tanta propaganda enganosa. Ontem mesmo conheci a nova linha de uma marca q diz ser absolutamente natural.. comprei.. mas chegando aqui analizei aquelas letras minusculas da composição e o que achei??? O nosso tão odiado sulfato, dimethicone, os PEGs da vida!! E o nome é "Botica", não posso citar a marca por enquanto. O que botica quer dizer? Ou pelo menos nos induz a creditar? Obrigada por teu comentário, seja sempre bem vinda e mil beijos.

      Excluir
    2. Oi Aline, td bem?
      É um prazer ter vc aqui no blog!
      E obrigada por ter nos recebido tão bem na sua loja!
      Bjão, e volte sempre!

      Excluir
  21. Adorei esse post...To querendo comprar os produtos da Surya...Aqui em Itu tem uma loja que vende quase toda a linha, o bom tbm é que não são caros...queria tbm alguns produtos da Arte dos Aromas. Será que só tem loja virtual???? Adoro esses tipos de cosméticos, totalmente naturais...amooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, somos duas! Tbm adoooro! rsrs
      acho que a Arte dos aromas só tem virtual mesmo...
      bjãao

      Excluir
  22. A maioria desses shampoos tem sulfato :/ e alguns nem tem a composição nos sites. Assim que acabar o que tenho aqui vou é comprar shampoo em barra mesmo para alternar com meu co-wash.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!
      Os surfactantes utilizados nos shampoos orgânicos são menos agressivos. Mas vc tem razão... surfactantes tbm não deixam de ser sulfatos!
      E por isso optei por produzir os shampoos em barra, pq queria mesmo algo que fosse 100% natural ;)
      bjksss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top