DICAS PARA SABER SE A MÁSCARA É HIDRATANTE, NUTRITIVA OU RECONSTRUTORA | Clube do cabelo e cia




Oi pessoal,

Muita gente me pergunta como saber se a máscara é Hidratante, Nutritiva  ou Reconstrutora.
Realmente dá pra confundir bastante, até mesmo a gente que já está acostumada a estudar os rótulos, vira e mexe, pinta uma dúvida básica...

Muitas máscaras dizem ser hidratantes, quando também são nutritivas, e vice-versa. As que se dizem serem reparadoras, podem ser nutritivas... enfim, os rótulos às vezes nos confundem.

É mesmo um saco ficar lendo composição nos rótulos, mas como eu disse, nem sempre a especificação que a máscara diz, condiz com os seus componentes... por isso, prefiro não confiar "apenas" no que ela diz ser.

Não sou nenhuma mestra nisso, mas vou tentar passar pra vocês algumas dicas de como eu interpreto os rótulos...

> A ordem dos componentes no rótulo, ajudam a identificar a função da máscara. Geralmente os primeiros componentes no rótulo, são os que possuem maior quantidade de ativos na fórmula. Por exemplo, se tiver um óleo na primeira posição, e uma proteína lá na última posição, provavelmente o valor nutritivo dessa máscara será maior que o reconstrutivo.

> A número de componentes com a mesma função, também ajudam na identificação da máscara. Por exemplo, se na fórmula tiver mais componentes hidratantes que reconstrutores, a máscara terá um maior poder de hidratação do que reconstrução.

> Nem sempre as máscaras possuem uma só função. Podem ser hidratante-nutritiva, ou
nutritiva-reconstrutora, ou até mesmo possuir as 3 funções.

> Também devemos levar em conta, que cada cabelo pode reagir de maneira diferente para a mesma máscara. Por exemplo, ela pode fazer um efeito mais nutritivo pra mim, mas para você ela pode ser mais reconstrutora. Isso também vai depender de como está o cabelo... se está mais, ou menos danificado.

Estão vendo como não dá pra generalizar? Fica difícil saber realmente a proposta da máscara sem ler os seus componentes...


Então vamos às principais características de cada tipo de máscara:

As Máscaras Hidratantes fazem a reposição de água (hídrica) nos fios. Geralmente contém em sua composição extratos vegetais (de plantas e/ou frutos), pantenol, glicerina, aloe vera, silicones, vitaminas, sacaroses (mel e derivados de açúcares), álcoois modificados, colágeno, proteínas hidrolisadas do milho, arroz, soja e da seda (são fracos reconstrutores também).

Para potencializar uma máscara hidratante, você pode acrescentar uma tampinha de Bepantol líquido (pantenol), ou glicerina vegetal bio-destilada, ou ainda uma colher de sopa de açúcar,  à porção da máscara que você vai utilizar.

Efeitos:
A hidratação traz um efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelitchos.


As Máscaras Nutritivas se encarregam de fazer a reposição lipídica (oleosidade) dos fios. Podem possuir óleos e/ou manteigas vegetais, ceramidas, ou proteínas hidrolisadas na sua composição

Para potencializar uma máscara nutritiva, você pode acrescentar óleos e/ou  manteigas vegetais, por exemplo, azeite de oliva extra virgem, óleo se girassol, óleo de argan, manteiga de karité, etc. à porção da máscara que você vai utilizar.

Efeitos:
A Nutrição traz um efeito de sedosidade e "peso" aos cabelos, elimina o frizz, e dá brilho.



As Máscaras Reconstrutoras fazem a reposição de proteínas (massa proteica) dos fios. Proteínas como a queratina, creatina, arginina, cisteína, são os principais reconstrutores. Além da proteína hidrolisada do trigo (ou aminoácidos do trigo), que também ajuda na restauração. Para que uma máscara tenha um efeito reconstrutor, ela precisará possuir no mínimo 2 desses componentes proteicos.

Para potencializar uma máscara reconstrutora, você pode acrescentar queratina líquida  à porção da máscara que você vai utilizar.

Efeitos:
A reconstrução traz um efeito de "resistência" e "força" aos fios.


E se mais alguém quiser complementar as listas, fiquem à vontade ok? É só deixar lá nos comentários que eu atualizo... afinal o blog é feito pra vocês, e quanto mais participação de todos, mais gostoso fica, não é mesmo?


Observações: 

> O colágeno também atua na hidratação, pois ele ajuda a formar uma proteção ao redor do fio, garantindo a retenção hídrica.

> As proteínas hidrolisadas do milho, arroz, soja e da seda, possuem um fraco poder reconstrutor, com um bom efeito na hidratação e também nutrição.


Quanto aos resultados:
Máscaras comerciais são sempre menos potentes, pois essas possuem quantidade menor de concentração de ativos que as semi-profissionais e as profissionais. Mas isso não quer dizer que não façam efeito. Porém, para um caso mais grave, onde os cabelos estejam extremamente danificados, os produtos comerciais não poderão  ajudar muito. Pois a maioria deles são bons hidratantes, porém fraquíssimos reconstrutores.


É isso galera!!
Acho que  já dá pra ajudar a identificar as máscaras, né? Se vocês tiverem mais algumas sugestões à acrescentar, podem deixar nos comentários, que eu atualizo aqui, ok?

Bjks




Postar um comentário

  1. A Haskell Mandioca é H e N ao mesmo tempo??? É isso mesmo??? Fiquei confusa meninas...
    Bjs Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, sorry! Erro de digitação... já consertei! Obrigada amore, por avisar!! Bjks

      Excluir
  2. Adorei Erikinha!
    Menina eu sempre me perco nessas fórmulas, toda vez que uso algum produto diferente eu tenho que vim aqui no pc pra tirar a dúvida se realmente é o que eu estou pensando, acredita? ahahhaa...
    Tirou todas minha dúvidas!
    Eu tinha dúvida quanto a Bonacure Oil Miracle e a Bonacure Q10 que já uso, mas o efeito dela nem parece reconstrutor sabe, muito boa.
    Adorei amiga, parabéns pelo post!
    Beijos flor...
    Cris.
    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, é complicado mesmo esse negócio de rótulo... tbm vira e mexe, ainda me perco... as empresas deveriam ajudar mais nesse sentido de informar melhor, né?
      bjks

      Excluir
  3. Oi Erika, adorei as dicas! Sempre tenho dúvidas quando compro máscara e às vezes fico na dúvida para qual serve para o quê...achei muito engraçado a foto do cara! kkk bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ci! Sim, acho que todas nós que fazemos o cronograma, sofremos com essas dúvidas...
      gostou do cabeludo? hehehhe
      bjks

      Excluir
  4. Amei as dicas Erika.. reforçou ainda mais o meu QI

    ResponderExcluir
  5. Amiga caprichou nas dicas adorei... aquele cabelo, ou seria aquele homem é mesmo intrigante!! rs

    A Fefa também caprichou nas indicações. Adorei, como sempre Erika!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  6. Tem como tu fazer um post dizendo o significado dos nomes nos rotulo/formulas mais comuns dos produtos, incluindo tb o nome dos compostos hidratantes, nutritivos e reconstrutores? Creio que seja uma grande duvida de todas. Srgconta@gmail.com. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seria muito complicado pra eu fazer, porque não tem como generalizar as fórmulas. Existem muiiiiiiiiiiitos componentes distintos, e cada produto possui uma composição diferenciada. O que escrevi aí nesse post, já dá pra conseguir diferenciar os componentes H, N e R. Mas qto aos nomes científicos,aí só alguém que entenda de química mesmo...

      Dá uma olhada no blog http://decifrandorotulo.blogspot.com.br/, da Noemi. Ela é farmaceutica e bioquímica, então pode ser que tenha algum post explicando os rótulos mais detalhadamente...

      bjks

      Excluir
  7. Oi Erika, parabéns por todas orientações, ajudarão muuuito!!!
    E o cara aí é muito gato, gente! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amore! Que bom que gostou!
      Viu, como escolhi bem a imagem? hehhehehhe
      bjks

      Excluir
  8. ameiiii esse post,a minha máscara não esta na lista, é o novex 10 ativos em 1. pelo que eu li no post é uma máscara mais nutritiva. certo? aprendi certinho? rsrsrsrs
    virei fã de vc's já *-*
    bjoks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pat!
      Geralmente as máscaras da Novex se enquadram em hidratação, pq apesar de terem muitos ativos no rótulo, a concentração deles é muito baixa, então não chega a fazer uma nutrição, nem uma reconstrução em cabelos com química. A não ser que seus cabelos sejam virgens, aí sim, pode ter um efeito mais nutritivo...
      bjks

      Excluir
    2. primeiramente desculpa a demora em responder. obg pela orientação. ainda sobre minha máscara, eu uso ela e misturo com ampolas variadas,semi di lino, depantol entre outras que acho ser nutritivas. isso é bom? aahhh aproveitando o mesmo post, comprei um shampooo anti residuos da bioextratus da linha queravit, ainda não usei é boa?sabe dizer?
      obg desde já bjokas!!!

      Excluir
    3. Pat, não tem problema nenhum misturar ampolas nas máscaras... sim, é bom. 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem tbm é ótimo! Não sei te dizer desse shampoo...nunca usei!
      bjks

      Excluir
    4. obg, vou usar o shampoo anti resíduos semana que vem, dai volto pra dizer oq achei. bjoks!

      Excluir
  9. Oi Erika, estou começando agora a ler e tentando entender sobre cabelos. Seu post é maravilhoso!!
    Vc sabe me dizer como se enquadra a máscara hair sensation nutrition intense da Lancome no cronograma capilar? Pois todo mundo fala q ela é maravilhosa e deixa os cabelos molinhos e super macios, mas p mim pareceu ser de restauração, pois meus cabelos ficaram meio durinhos e mais grossos. Ou será q fiz algo errado? Lavei c extra gentle shampoo for dry hair da Shiseido, pela primeira vez, pois meu marido trouxe do free shop junto c a máscara da Lancome (muito + barato! rs...) e por fim usei condicionador Disciplinanante Liss Intense da Elseve. Esta máscara da Lancome diz q é nutritiva, mas qdo uso máscara nutritiva, meu cabelo q é ondulado e está danificado por tinturas e mechas q fazia, ele fica super macio e esta não o deixou macio, ficou até meio durinho...
    Obrigada pela orientação e paciência... rs...
    Bjnhs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pra te dizer em qual fase a máscara se enquadra, precisaria ler a composição. Geralmente a hidratação dá mais maciez aos fios, enquanto a nutrição reduz o volume e dá brilho. Se a Lancome tiver queratina e/ou aminoácidos, pode ser que faça uma nutrição reparadora. Eu não sei qual o pH dessa máscara, mas experimente não usar o condicionador depois dela, e veja se o resultado fica melhor...
      bjks

      Excluir
  10. Oi Erika, me desculpe mas me esqueci de dizer q assim q usei o shampoo extra gentle for dry hair da Shiseido, não o achei hidratante como deveria ser, mas parece q resseca um pouco os cabelos, como os shampoos comuns. O q será q está acontecendo? rs...
    Obrigada mais uma vez pela paciência e atenção.
    Bjnhs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc diz que seu cabelo está danificado, o ideal seria vc usar shampoo para cabelos danificados, ou com um pH baixo. Pode ser que o pH desse, não esteja bom para o seu cabelo, ou algum outro componente da fórmula, pode estar incompatível . Se está ressecando, mude o shampoo.
      bjks

      Excluir
  11. Ok Erika, muito obrigada!

    Farei mesmo o q me orientou, vou mudar o shampoo e estou pensando tb em comprar toda a linha óleo nutrição da Dove ou a linha p cabelos danificados (damage therapy) da Dove, acho q ambas seriam indicadas p meu cabelo, né?... Já q é ondulado e agora está danificado...

    A fórmula da máscara hair sensation nutrition intense da Lancome: Acqua, cetearyl alcohol, behentrimonium chloride, isopropyl alcohol, ceteareth-33, Mel, CI47005/acid yellow 3, CI15985/yellow 6, hydrolyzed silk, sodium hydroxide, chlorhexidine dihydrochloride, limonene, linalool, 2-oleamido-1,3-octadecanediol, Alpha-isomethyl ionone, geraniol, octyldodecanol, methylparaben, butylphenyl methypropional, coumarin, hexyl cinnamal, glycerin, parfum/fragrance, (F.I.L. C37327/1). Ufa!.. rs...

    Muito obrigada pelas orientações,
    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sou nenhuma expert em fórmulas, mas pelo pouquinho que entendo, essa composição é bem fraca de ativos... tem mais álcoois, parabenos e corantes.. de ativos hidratante tem o mel, e aminoácidos da seda que dão brilho, flexibilidade e fazem uma hidratação profunda. Então, essa máscara aí é mais hidratante, do que nutritiva.

      A linha Dove, eu não uso, então não sei te dizer... uma boa opção de linha de nutrição tbm é a OX Oils. Mas acho que a melhor nutrição para cabelos danificados é umectação com óleos ou manteigas vegetais.

      Acho melhor vc só comprar a linha para cabelos danificados.

      bjss

      Excluir
    2. Ok linda, obrigada!
      Bjnhs.

      Excluir
    3. Erika querida, após sua orientação, fui então atrás de saber um pouco sobre umectação... rs...
      Falam muito sobre óleo de coco e p dormir c ele no cabelo. É mesmo necessário dormir c ele ou ficar algumas horas durante o dia faz o mesmo efeito? O óleo de coco é mesmo o melhor? E vc sabe se tem q ser óleo capilar ou comestível, a marca e onde comprar?
      Meu problema é q meu maior frizz é nos fiozinhos próximos à raiz e após as químicas minha raiz se tornou oleosa... Como posso fazer umectação bem próximo à raiz, q é onde estão o frizz mas c raiz oleosa? Será q não há problema?... Ou há alguma dica?
      Quanta pergunta, me desculpe, é q estou começando agora e meus cabelos estão terríveis...

      Obrigadíssima pela força!
      Bjnhs,
      Beth.

      PS: Ah, pus no perfil como anônima, pois deu problema c meu e-mail então p não perder tempo, já enviei assim... rs... Mas é Beth, tá? ... rs... Bjks.

      Excluir
    4. Oi Beth!
      Não precisa dormir não... se ficar algumas horas como óleo está bom. É claro que se puder dormir é melhor pq aumenta o tempo, e durante o sono o organismo absorve melhor. mas não é imprescindível não, ok?

      O óleo de coco é muito bom tbm, mas tem muiiitos óleos ótimos. O de rícino é uma maravilha para os cabelos.

      todo óleo puro que vc pode comer, tbm pode ser usado nos cabelos. O de coco tbm é comestível, inclusive tem gente que só cozinha com ele. O azeite de oliva extra virgem é outro exemplo.

      Sim, vc pode fazer umectação próximo á raiz, pq o óleo vegetal puro não causa oleosidade, pelo contrário, ele até faz uma limpeza. O de rícino tbm é muito bom para a raiz. E vc tbm pode misturar umas gotas de óleo essencial próprio pra cabelos oleosos 9dá uma olhadinha lá no menu em GLOSSARIO tem todos os óleos lá...

      qq dúvida a mais, é só falar...
      bjks

      Excluir
    5. Oi Erikinha, adorei saber disso, agora poderei umectar meus cabelos sem medo, q maravilha!!
      Brigadãozão + uma vez querida!
      Bjnhs,
      Beth.

      Excluir
    6. vai sem medo amore, pq umectação é muito booooooom!!
      =D
      bjsss

      Excluir
  12. Ameeeeeeeeei o blog já salvei no meus favoritos....Esses dias começei a ler sob o assunto
    e aqui encontrei a melhor explicação Ameii...

    ResponderExcluir
  13. a da haskell de óleo de argan, eu acho q é hidratante e nutritiva, pq apesar de ser de óleo de argan, os componentes q vem em primeiro nos ingredientes são, água e glicerina... e sabe me dizer se a máscara banho de creme proteínas do leite e d'pantenol da anabelly cosméticos naturais, é uma boa máscara e é um bom hidratante? bjjjs *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyly, a de argan da Haskell tem tutano. É o tutano que faz a nutrição neste caso, pq q quantidade de argan que tem nela é muito pouco. Então, ela pode fazer um efeito de hidro-nutrição sim, dependendo do cabelo.

      Não conheço essa outra,mas pelos ativos é hidratante sim.
      bjks

      Excluir
  14. Tresemmé restauração e força
    Pode ser usada como máscara de Reconstrução??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaii,
      Eu não conheço a composição dela, mas geralmente "restauração" é uma reconstrução beeeeemmm leve! Mas vc pode potencializá-la, colocando um pouco de queratina líquida.
      bjs

      Excluir
  15. Nossa... Show demais!!! Fiquei sabendo do cronograma capilar esses dias e pesquisando sobre as mascaras encontrei voce!!! Perfeito! Tudo que precisava!!! Amei...
    Parabens e muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariane! Que bom que nos encontrou!
      Seja bem vinda!
      bjssss

      Excluir
  16. Érica, o seu post é melhor que já li..
    mas tenho uma dúvida...
    Uso oroargan hidratação instantanea da bioderm para hidratar...
    E A cada dois meses faço escova marroquina oroargan da bioderm, no rótulo diz que ela é desenvolvida com proteínas e aminoácidos, e possui uma combinação Argan-Carbocisteína. Essa escova pode substituir a mascara reparadora?
    E qual a máscara nutritiva que você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia!
      Olha, uma não substitui a outra não... são propósitos diferentes.
      Para nutrição, a melhor coisa que tem é fazer umectação com óleos vegetais puros. Eu tenho usado bastante, e cada dia que passa vejo que o resultado dos óleos supera o de qualquer máscara... alguns óleos nutritivos: côco, avelã, buriti... se vc usar 2 vezes na semana fazendo umectação com eles, garanto q vai notar diferença!
      bjks

      Excluir
  17. posso usa outro shampoo que não seja da msm linha da mascara reconstrutora capilar vitacharm quality babosa?

    ResponderExcluir
  18. Oi gente!!! Bom, sou nova aqui no blog mas já me sinto em casa. Até uns dias atrás eu era muito confusa em relação ao que usar nos cabelos. Mas graças a Deus ainda existem pessoas que pensam no bem estar dos outros e se empenham por eles. Érika vc é D+. Estou aprendendo, aprendendo e aprendendo muiiiito mesmo. Agora estou me preparando para as compras e quero compartilhar uma ideia que tive em relação a aquisição dos produtos pra não errar jamais. Exemplo: Se usarmos o cronograma capilar na hora de escolher os produtos vai ser mais fácil, pois os produtos mensionados nas listas do cronograma são escolhas certas pra iniciantes como eu. Pelo menos até aprender a andar com as próprias pernas né? Bjo a todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreeee!
      Aaaaah que máximo! Sinta-se em casa mesmo...o Clube é nosso! ;)
      Sim, vc sabendo a composição de H, N R, fica mais fácil pra escolher...ah, e reserve um espaço para uns oleozinhos vegetais hein!! Umectação é muito importante! Aliás, vc já viu o método que a Adri criou? O cronograma capilar com óleos? Eu já comecei a fazer e estou amando... depois vou contando pra vcs o meu resultado...
      bjkssss

      Excluir
  19. Olá EriKa, muito obrigada pelas dicas, principalmente pelos ativos potenciadores das mascaras! :)
    Então, fiquei com um dúvida - meio boba, talvez - sobre a quantidade dos ativos para potencializar a mascara. Por exemplo, que quantidade de óleo/manteiga eu coloco na mascara para nutrição? Ao invés de colocar na quantidade que usarei naquele momento, eu poderia colocar o oléo/manteiga diretamente no vaso da mascara?

    O quanto de queratina coloco na mascara de reconstrução, assim como na nutrição, eu posso comprar uma ampola e colocar diretamente em todo o pote de reconstrução? Se não, qual a quantidade eu colocaria na mascara que irei usar?

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vc pode colocar uma colher de chá de manteiga ou óleo para cada 2 colheres de sopa de máscara. O ideal é colocar na hora que for fazer, em vez de colocar no pote de máscara.

      A queratina vc pode comprar em ampola, e dependendo do tamanho do seu cabelo poderá usar em 1 ou duas vezes.

      bjs

      Excluir
  20. Nossa, esse post está me poupando muito trabalho! Estava achando que ia precisar passar o dia na farmácia vendo o que é o que!

    Tenho uma pergunta parecida com a de cima: ouvi maravilhas sobre hidratação com potencializada com açúcar, então queria saber como faço para dosar o quanto de açúcar, se é usado aquele açúcar refinado mesmo ou o mascavo... e, acima de tudo, a máscara que uso para hidratação é aquela da Head & Shoulders com a qual você massageia o couro cabeludo e já tive problema com queda de cabelo.
    Normalmente só escuto sobre potencialização de máscaras que são aplicadas apenas no cabelo e sei que parece paranoico, mas fico com receio que o açúcar promova uma esfoliação e acabe tirando os meus "bulbinhos" que (talvez) possam nascer, sabe? (cabelo ralo e sem volume = mega medo de perdê-lo)

    Bjos e desculpa o tamanho do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      O açúcar pode ser qualquer um refinado ou não...
      Eu uso uma colher de sobremesa de açúcar pra 2 colheres de sopa de máscara.
      E não há problema algum, porque mesmo que faça uma esfoliação no couro cabeludo, isso será benéfico pois as esfoliações no couro além de limpar,estimulam o crescimento dos fios.
      Então, não se preocupe, ok?
      bjks

      Excluir
    2. Ah, e eu uso TUDO no couro cabeludo...rsrs como meu cabelo é curto, não tem como não aplicar no couro... e nunca tive problemas com isso. Até tioglicolato já passei no couro kkkkkkkkkkk
      bjks

      Excluir
  21. Erika gatoona!! Muito obrigada por esta maravilha de blog!! Quanto conteúdo bacana! Deus a abençoe, linda! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miiii!! Amoreee!
      Fico feliz que goste do Clube!
      obrigada por acompanhar!
      bjão

      Excluir
  22. Os ingredientes das máscaras capilares nacionais não estão em ordem decrescentes de concentração, por tanto isso é válido somente para marcas estrangeiras.

    Fiz uma postagem, a ANVISA me passou a informação: http://graziesuasmaluquices.blogspot.com.br/2013/06/ordem-dos-componentes-de-produtos.html

    Espero que isso ajude vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!!
      É verdd, aqui no Brasil não é obrigatório. Mas eu acho que as empresas seguem esse padrão sim, independente da obrigatoriedade.
      Já conversei com algumas técnicas químicas, que me falaram que seguem a ordem na composição. Então isso é opcional... algumas empresas fazem, outras não... e na dúvida, prefiro seguir a ordem da composição...
      obrigada por nos informar!
      bjks

      Excluir
  23. Oi Érika!

    Estou precisando de ajuda: não consigo achar máscaras Reconstrutoras sem parafina nem petróleo! Já bati perna num monte de farmácias! Não fui a salões de beleza porque com certeza vão querer me vender produtos profissionais e meu cabelo é virgem, então não acho que precise de algo do tipo.

    Me dá umas dicas?
    Bjos, Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!
      Vc viu o post que eu falo do cronograma capilar econômico? (em ARTIGOS) vc pode usar um creme de hidratação comum e acrescentar ativos reconstrutores como colágeno, ceramidas, queratina hidrolizada... e assim fazer sua própria máscara de reconstrução.

      Mas seu cabelo sendo virgem, será que ele precisa de reconstrução? Acho que umectações com óleos vegetias reparadores tipo germe de trigo, óleo de semente de uva, etc... já bastariam pra vc!

      Reconstruções são mais indicadas para cabelos com química.

      bjsss

      Excluir
    2. Pois é, esse fato do meu cabelo ser virgem e precisar ou não de R já me rendeu várias opiniões divergentes lá na página do Cronograma, mas comentaram que no cronograma é importante fazer todas as etapas, então fico à procura de um R mais "fraquinho" que tenha mais componentes naturais do que aqueles nomes que não faço ideia do que seja (ou simplesmente sem petróleo/parafina/óleo mineral).

      A solução que achei foi comprar produtos orgânicos. Abri sua página sobre coisas bizarras que colocam nos cosméticos pra ver alternativas naturais e fui por aí mesmo (em busca de máscaras com amla, alecrim, amêndoas).

      As máscaras não chegaram ainda, mas caso não dê certo vou tentar U. Deixei para tentar por último porque tentei "arrumar" uma máscara R péssima minha com o óleo de rosa mosqueta, mas não curti muito o resultado.
      Além da minha mãe buzinando no meu ouvido que meu cabelo vai cair. (eu mereço! ¬¬')

      Excluir
    3. Rrsrsr cair, pode ter certeza que não vai! heheheh
      Qto ao cronograma, ele foi desenvolvido para cabelos quimicamente tratados. então, toda regra tem sua exceção... cabelos virgens não precisam seguir à risca. E depois, vc tem que sentir o que seu cabelo pede. Ele está mesmo pedindo uma R??
      bjks

      Excluir
    4. Então, só fiz uma R, mas era com um produto petróleo + parafina (Dove) e o cabelo ficou bom. A ideia é tirar o que vai fazer mal ou não nutrir o cabelo.

      Acho que preciso fazer a R e até mesmo o cronograma (algumas pessoas questionaram) porque meu cabelo estava muito desvitalizado, opaco, sem movimento, fraco... dá uma bela lista se for te contar tudo. Agora ele está ficando melhorzinho conforme acerto os produtos.

      E como todos dizem, preciso usar o produto (no caso, para R) para ver se meu cabelo gosta. E tem tanta coisinha boa nesses orgânicos... parece muito bom! Espero que dê certo para tentar outros eventualmente. ^^ (só tomar cuidado para minha mãe não me ver fazendo U! hahahaha)

      Excluir
  24. Oii Erika, eu sou uma alucinada por produtos capilares, acho que todos os nacionais já esteve em minha bancada, o problema é q ainda não encontrei a solução para a minha bendita cabeleira, rs ... Bem, vê se me ajuda, tenho cabelos lisos, finos e meio ralinho, faço luzes (sempre passo um tonalizante no fundo antes de puxar luzes na touca), no fim de ano (deu a louca na rapunzel, rs)e detonei com luzes acinzentadas (as minhas são mais para o dourado), joguei tonalizante "castanho escuro" por cima, fiquei a cara (cabeleira) da chapeuzinho (cabelos escuros), corri no salão e quase q obriguei a tadinha da Jucy (minha cabeleireira) a puxar novamente as luzes, agira em mel. Então com toda essa química ainda tem o abençoado secador, já viu, minhas madeixas ficaram pior que arrame farpado, muito frizz, sem falar nos cabelinhos novos nascendo e quebradiços, me aconselha, o que seria melhor eu usar? Me falaram que essa máscara da Opti.liss Care da Matriz com o shampoo Liss Ultime da L'oreal seria uma boa, indicaram tbém a Force Relax da L'óreal, particularmente eu usei o tratamento profundo da Senscience Inner Restore e amei... help!

    PS: Adorei seu blog, virei fã... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore, seja bem vinda!
      Então...sinceramente? Não gosto da Loreal...acho química pura! Efeito make! Os da Senscience nunca usei, então não posso te falar a respeito.

      Pra frizz não tem coisa melhor que umectação com óleos vegetais puros. tem posts no blog falando sobre isso em ARTIGOS. Dá uma olhadinha, e qq dúvida me grita aqui...
      bjsss

      Excluir
  25. Oláa o creme da haskell mandioca, ele é liberado pra low poo??

    ResponderExcluir
  26. Erika, estou devorando os artigos do seu blog!! Após ler esse fiquei pensando, vale em uma máscara que seja definida apenas como nutritiva, hidratante ou reconstrutora, acrescentar componentes das outras duas funções e montar um tipo 3 em 1? Heheh, obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Ola Erika, comprei o bepantol e a mascara da clinihair, agora pra fazer a reconstrucao eu posso comprar qualquer queratina liquida ou vc poderia me indicar a que vc usa? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar a que vc preferir.
      Eu prefiro a queratina líquida pura,pq não contém silicones nem parafina líquida, e eu compro em loja online de matéria prima cosmética. (engenharia das essencias)
      bjs

      Excluir
  28. Oi Erika,
    vc conhece a marca Kerafios? Estou usando uma máscara que diz ser repositora de massa, então ela é reconstrutora? Posso usá-la na fase de nutrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amore, sobre a Kerafios já te respondi no email né... e qto a máscara é isso mesmo. se é repositora de massa é reconstrutora. E deve ser usada na fase de reconstrução.
      bjsss

      Excluir
  29. Oi flor, esses dias vi um video (nem lembro d qm mais), em q ela dizia q usava o shampo e condicionador elseve hydra max, (com colageno), isso na etapa de hidratacao, e como ia comecar o cronograma, e num tinha pra hidracao corri e comprei essa linha, porem tenho visto em varios lugares q o colageno serve para R, e agora?
    Posso continuar usando ele para minha hidratacao...
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Priscila. O colágeno sozinho é mais hidratação mesmo.
      bjsss

      Excluir
  30. Ah obrigada flor,ja tv axando q ia ter q me desfazer dele e partir pra outro.
    Beijo querida

    ResponderExcluir
  31. comprei um pote de 1kg de creme da RIGEM usei umas 2 x e nao gostei deixei guardado e quando fui ver estava vencido venceu em julho desse ano pode usar assim mesmo se pode o que vc acha desse creme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau,
      O Rigen, eu só usei o antigo (pote branco), e eu gostava bastante. Acho que 5 meses já é um tempo razoável de vencimento... eu não usaria mais.
      bjsss

      Excluir
  32. Olá...comprei uma máscara da Shine Blue, máscara reestruturance, para cabelos danificados ela é de Queratina hidrolisada. Gostaria de saber se é realmente uma reconstrução.

    Link da máscara. http://www.shineblue.com.br/produtos/mascaras/item/18-mascara-intensiva-reestruturance-para-cabelos-danificados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,
      Nesse link não tem a composição da máscara...só vendo a composição pra te dizer.
      bjsss

      Excluir
  33. Essa é a composição do creme Shine Blue.

    Composição: Cetearyl Alchol, Behentrimonium chloride, Butyrospermum, Parkii Butter, Aqua (Water), Propylene Glycol, Paraffinum Liquidum (Mineral Oil), Methylparaben, Propylparaben, Butylparaben, Ethylparaben, Phenoxyethanol, Caprylic/ Capric Triglyceride, Isopropyl Palmitat, Cetrimonium Chloride, EDT, Cyclomethicone, Amodimethicone, Octoxynol-40, Isolaureth-6, Propylene Glycol, Cyclomethicone, Dimethicone, Hydrolyzed Keratin, Glycerin, Petrolatum, Lanolin, Parfum (Fragrance), Cl 19140, Citric Acid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ser sincera? Péssima composição! maquiagem pura! Duvido muito que faça uma reconstrução! =/

      Excluir
    2. :-( fiquei triste. nem usei ainda e já fiquei sabendo que é péssima. rsrs
      Vou trocar por outra linha, qual vc poderia me indicar? Meus cabelos tem caído muito já não sei o que fazer.

      Muito obrigada. :)

      Excluir
    3. Ana, não sei te indicar uma pra trocar, pq teria que ver a composição... mas troque por algum produto que vc goste e que conheça. Queda de cabelo pode ter vários motivos. Até anemia e problemas na tireoide podem causar a queda. Tvz fosse melhor vc tentar diagnosticar a causa da queda, pra depois tentar tratar. Pq se for de causa interna, não adianta passar nada nos fios... e melhor que qualquer máscara, é a massagem no couro cabeludo com óleo de rícino, mel e gel de babosa.
      bjss

      Excluir
  34. Erika admiro muito seu blog vc é corretissima e honesta em seus post como um real bloqueiro deve ser, alem de engraçada,criativa sei disso pois sou uma apaixonada por blogs de beleza como o seu leio varios e posso afirma categoricamente que o seu é um dos melhores continue com esse excelente trabalho que sana as minhas e as duvidas de tantos.Minha grandissima admiração. SAUDE,SORTE E SUCESSO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deisi!
      Gratidão pela confiança _/\_
      Fico muito feliz de conseguir passar informações que sejam úteis!
      Bjãooo

      Excluir
  35. Olá tudo bem?! Primeira vez no Blog, PARABÉNS!!
    Comecei o cronograma capilar em maio só com cremes NOVEX. Na H: Broto de bambu ou Fertilizante capilar; na N: óleo de coco e na R: Plástica reconstrutora. Agora vou potencializar com suas dicas. Minha dúvida é: 1ª) quanto coloco de queratina, pois a minha é a pura de spray da Niely Gold, coloco a mesma quantidade da ampola que é 10 ML?
    2ª) Além dessas dicas para potencializar, posso por ampolas de vitamina A,E, adeforte, anti-quedas, as de óleo de ojon e argan, coco, semente de uva, entre outras e em quais etapas elas se encaixam?
    3ª) faço cada etapa do cronograma 1 X na semana e na 4ª semana faço cauterização ou selagem ou blindagem e também faço hidratações caseiras semanais para cabelos quebradiços, danificados por quimica e chapinha, elásticos, de glicerina. já estou começando a ver resultados na 2ª semana. Também parei com progressiva, tintura e só uso secador e prancha 2 X na semana, quando lavo e faço os tratamentos, mesmo assim, espero secar totalmente ao natural, passo o protetor e ai sim, seco rapidamente o protetor e prancho. Agora, quando ele parar de quebrar definitivamente, posso continuar com o cronograma para manter saudável ou é melhor dá um tempo e só voltar com alguma etapa do cronograma quando o cabelo sentir falta da H ou N ou R? Lembrando que já hidrato semanalmente sempre, então posso Reconstruir caso seja isso que esteja precisando?
    Há já ia esquecendo: uso shampoo bomba(shampoo+adeforte) 2 X na semana para acelerar o crescimento.
    Desculpe-me o "TESTAMENTO", mas para saber se estou no caminho certo era preciso te contar tudo que faço. E aí, o que me diz? Estou errando em alguma coisa? Pode me ajudar a concertar caso esteja?
    Desde já muito obrigada por compartilhar seus talentos com mulheres que nem conhece, mas que sentem que são suas amigas bem próximas. DEUS te abençoe abundantemente. Se puder me responder te gradeço muito. BJs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!

      Não recomendo o uso de queratina, se seu cabelo não estivar na "UTI".
      Shampoo bomba tbm não curto.
      Não precisa fazer o cronograma eternamente... faça apenas o que vc sentir que seu cabelo precisa. Reconstrução, principalmente, deve-se tomar cuidado com o excesso (pode fazer o cabelo quebrar).
      Pode colocar as ampolas se quiser, mas evite misturar muita coisa... use uma de cada vez, até pra vc poder saber o resultado de cada uma.
      bjksss

      Excluir
  36. Adorei! Antes comprava qualquer uma na loja e achava que todas eram hidratações, agora está muito mais fácil de achar o que preciso, e o melhor são as receitas caseiras, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana!! Fico feliz que o Clube seja útil! :) \0/
      bjssss

      Excluir
  37. AMEEEI TAMBEM!!!E VC NAO INDICARIA UMA MASCARA BOA DE CADA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielle, se vc me perguntasse isso há 1 ano atrás, pode ser que eu soubesse te dizer... mas atualmente eu não utilizo mais nenhuma máscara comprada pronta... se precisar, eu só uso receitas caseiras... dá uma olhadinha lá no menu em Cosmetica natural/Receitas, e vc vai ver varias receitinhas ótimas!
      bjksss

      Excluir
  38. Erika, e a máscara CHI Nourish Intense? Classifiquei como uma H intensa ou N leve. Essa é a composição: Aqua, Cety Alcohol, Cetearyl Alchohol, Glyceryl Stearate, Cetrimonium Chloride, Behentrimonium Chloride, Glycerin, Olive Fruit Oil (vitamins E, A e K), Amodimethicone, Trideceth-8, Polyquaternium-37 (forma filme no fio impedindo perda de água), Propylene Glycol Dicaprylate/Dicaprate, PPG-1 Trideceth-6, Hydrolyzed Wheat Protein Pg-Propyl Silanetriol, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Panthenol, Phenoxyethanol, Methylisothiazolinone, Hydrolyzed Silk, Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Citric Acid, Parfum (fragrance), Benzyl Benzoate, Amyl Cinnama. O que vc acha? Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top