ARGILAS E SUAS PROPRIEDADES PARA A BELEZA | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal!

Já falei sobre as argilas aqui.
Agora vou falar mais especificamente de algumas de suas funções e como utilizá-las...

As máscaras de ARGILAS NATURAIS são constituídas por diversos minerais principalmente por silicatos hidratados de alumínio e ferro além de muitos outros oligoelementos. As argilas devem ter cores naturais, com propriedades específicas conforme a tonalidade e com as diversas indicações.


A argila é um material inorgânico com extrema capacidade de absorção para retirar toxinas da pele obtida pela extração em regiões não poluídas isoladas do contato humano. Sua propriedade está na drenagem e absorção de toxinas e na transferência de estruturas minerais conhecidas como oligoelementos, para o tecido cutâneo. Utilizamos Argila em máscara e cataplasmas. Pode ser aplicada na face e no corpo.

As argilas podem participar de diversos tratamentos, pois combinam perfeitamente com diferentes cosméticos, desde que sejam neutros, tais como xampus, máscaras ou cremes.


Nos tratamentos capilares são usadas para estimular o crescimento dos fios, regular e desobstruir os folículos. Quando associadas aos óleos essenciais naturais de plantas, apresentam resultados surpreendentes à pele.

Na epiderme, a ação da argila é muito expressiva:
• estimulação da micro circulação cutânea.
• desinfiltra os interstícios celulares.
• elimina toxinas.
• promove uma micro-abrasão ( esfoliação mecânica suave)
• regula a produção sebácea
• regula a queratinização.

Ao utilizarmos a Argila em máscaras faciais ou para reduzir a celulite por exemplo, estamos limpando, tonificando e hidratando profundamente nossa pela e, ao usarmos Óleos Essenciais, alcançamos resultados fascinantes e surpreendentes.

A Argiloterapia consiste na aplicação de Argila nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico. Também é utilizada com finalidade preventiva pela grande capacidade de desintoxicar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas.

A argila é encontrada em pó e deve ser diluída em água. Aplicamos a água lentamente até obtermos uma massa semi-líquida de consistência parecida com o mel.




Argila Amarela
A Argila Amarela é rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica em Dióxido de Silício que tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Argila Branca
A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e xampus para cabelos secos.
A Argila Branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício (na pele é um componente dos aminoácidos na proteína da pele), reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizante.

Argila Branca da Amazônia
Argila Nativa rica em nutrientes. Rico em Ferro, Alumínio, Boro, Potássio, Cálcio e Enxofre. É um ingrediente com alto grau de hidratação e antioxidantes.
Argila nativa da Amazônia, de coloração branca acinzentada. Rica em nutrientes e sais minerais que ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele e ativam a regeneração celular. Possui nutrientes que combatem os radicais livres e canalizam energia positiva. Ativa a regeneração celular
Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, a argila tem propriedades capazes de fortalecer o tônus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite. Age de forma direta no combate aos radicais livres.
Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados a regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.

Argila Cinza
A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita - É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas.

Argila Marinha
A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo.

Argila Marrom
A Argila Marrom possui baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido sua pureza. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido.
O Alumínio atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. 

Argila Preta
A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre. Raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.

Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre.

Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti-séptica, redutora e adstringente. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sanguínea.

Argila Rosa
Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele, devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele.
A Argila Rosa é a mais suave de todas as Argilas. É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente.
Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes. Por ser extremamente suave pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele, é recomendada para peles desidratadas e delicadas. Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas.
A Argila Rosa além dos benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele, combate os radicais livres.

Argila Verde
A Argila Verde ou Montemolinorita - De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acnéicas e em produtos para cabelos oleosos.
Desinfiltra o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha
A Argila Vermelha é uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-estressante, redutora de pesos e medidas.
O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.




Atuação de alguns argilo-minerais:
Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.

Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.

Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.

Manganês: tem ação específica na bio-síntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.

Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.

Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.




Argilas de Absorção: 
Branca, Verde e Roxa para sugar toxinas e oleosidade.

Modo de usar na face:
Pura
1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique na face com um pincel macio e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com óleo essencial - tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó , com 1 gota de óleo essencial
adequado ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de
consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique na face com um pincel macio
e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o
local com sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato (água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) - tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó , 5 ml de hidrolato adequado ao

tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
semi-líquida (parecida com o mel). Aplique na face com um pincel macio e deixe secar.
Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete
neutro e hidrate.

Modo de usar no corpo

Pura
6 colheres de sopa de argila em pó e água em quantidade suficiente para criar
uma pasta de consistência semi-líquida (parecida com o mel). Aplique no corpo com
um pincel macio e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna,
lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com óleo essencial - tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade,

tônus.
6 colheres de sopa de argila em pó , com 6 gotas de óleos essenciais adequados
ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
semi-líquida (parecida com o mel). Aplique no corpo com um pincel macio e deixe
secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com
sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato (água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) - tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


6 colheres de sopa de argila em pó, 20 ml de hidrolato adequado ao tratamento

e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência semi-líquida
(parecida com o mel). Aplique no corpo com um pincel macio e deixe secar. Retire a
argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro
e hidrate.


Argilas de Esfoliação

Amarela e Vermelha para esfoliar a epiderme,eliminar células velhas e estimular as novas.

Modo de usar na face
Pura
1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó e água em quantidade suficiente
para criar uma pasta de consistência líquida (tipo um líquido mais grosso). Aplique na face
com os dedos em movimentos circulares e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire
a argila com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete
neutro e hidrate.

Com óleo essencial -

tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus

1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó  com 1 gota de óleo essencial

adequado ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de
consistência líquida (parecida com o leite). Aplique na face com os dedos em movimentos
circulares e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja
umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato 

(água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) - tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.

1 colher de sopa (10 gramas) de argila em pó  com 5 ml de hidrolato adequado

ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
líquida (parecida com o leite). Aplique na face com os dedos em movimentos circulares
e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com
água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Modo de usar no corpo

Pura
6 colheres de sopa de argila em pó e água em quantidade suficiente para criar
uma pasta de consistência líquida (parecida com o leite). Aplique no corpo com as
mãos em movimentos circulares e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila
com esponja umedecida com água morna, lave bem o local com sabonete neutro e
hidrate.

Com óleo essencial 

tratamento potente para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus

6 colheres de sopa de argila em pó , com 6 gotas de óleos essenciais adequados

ao tratamento e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência
líquida (parecida com o leite). Aplique no corpo com as mãos em movimentos circulares
e firmes, mas sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com
água morna, lave bem o local com sabonete neutro e hidrate.

Com Hidrolato (água aromática destilada de plantas medicinais e aromáticas) tratamento suave para manchas, acne, rugas, oleosidade, tônus.


6 colheres de sopa de argila em pó , 20 ml de hidrolato adequado ao tratamento

e água em quantidade suficiente para criar uma pasta de consistência líquida (parecida
com o leite). Aplique no corpo com as mãos em movimentos circulares e firmes, mas
sem força e deixe secar. Retire a argila com esponja umedecida com água morna, lave
bem o local com sabonete neutro e hidrate.

(fonte: material aromaterapia WNF)

Veja algumas receitas de máscaras faciais
de argilas, para cada tipo de pele aqui.


Postar um comentário

  1. nossa , eu pensava que só tinha um tipo de argila , nem imaginava que era tão boa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, a natureza é muita rica e generosa mesmo, né?
      BJks

      Excluir
  2. Adorei a matéria, tbm não sabia que tinham tantos tipos diferentes de argilas!
    Agora o que eu mais gosto são as suas montagens Erika, me acabei com essa aí do Conan!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Náaa!!
      hehehe adoro esse Conan aí... fala a verdd, a cara dele pede umas montagens, né? kkkkkkkkkkkkk
      bjks

      Excluir
  3. Nossa que legaaaal! Adoro argila. Uso no rosto, desde meus áureos 15 anos...sempre usei a verde, pq proporciona uma ótima esfoliação, mas adoro a branca e a rosa. São as mais fáceis de encontrar por aqui e atualmente e semanalmente faço máscara de argila no rosto/pescoço, intercalando a verde e a rosa. Muito legal, até pensei em falar isso no blog, mas acho que só vou mostrar e linkar esse artigo lindo! =D

    Mas quanto ao cabelo, tenho aquele probleminha q vc bem destacou: preguicite crônica assintomática de 3o. Grau, nem aguda mais é não, é grave mesmo. kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilhovsky!
      Menina, vc é puro luxo mesmo hein!! Desde os 15? Por isso essa carinha de 20 anos...agora tá explicado ;)
      Ahhh esse seu probleminha é um "causo" sério "merrrrrrrmo" rsrsr
      bjks

      Excluir
    2. será? pode ser né? nada como ajudar a genética. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Xará perfeito.. eu amo a argila tbm usei muito a verde agora estou na Rosa e na Branca hehe
    excelente post!
    n sei se te disse mas tbm agora comprei o dominio do meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará, é, eu sei que vc adora argilas...muito bom né?
      Sim, vc me falou da novidade! Parabéns! :)
      bjssssss

      Excluir
  5. Amiga fiquei com muita vontade de testar outras cores, eu amo a branca e acho o efeito surpreendente, as vezes da preguiça de usar, mas só nela que penso quando vejo meu rosto manchado!! Ela é divina... Amiga que homem é aquele hein? Nossa... kkkkkkk

    Quanta informação bacana! As argilas sempre me surpreendem e também adoro esfoliar o rosto com ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu tbm tô querendo usar todas! rsrs Vou comprar na Sabão e Glicerina que tá bem em conta... ah, esse aí é a versão "Conan gay"...kkkkkkkkkkkkkkk
      Bjks

      Excluir
  6. Boa noiteee

    Hahahaha já ia cantar musica da baiana aqui né rsrsrs.

    Menina quantas argilas hein, essa verde vou buscar urgente, a vermelha tbm , a amarela pra pele , kkk farei coleção e ficarei linda uia rsrs.

    Seus post são viciantes.


    O Conan vai ficar gatinho agora hahahahaha.

    Bjos amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Narinha, nem me fale... tbm já quero todas! rs

      Esse Conan vai ser a mascote do blog kkkkkkkkkkkkkk

      bjão amore! Doida pra ver esses cachos ruivos ;)

      Excluir
  7. Erika amei demaaaaaaaaais esse post, tô babando a horas, tentando decorar todas as informações, kkk.
    Eu amo argilas e produtos naturais!
    Você conhece alguma loja virtual confiável que venda elas?
    beijos
    http://docemetafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido! Aaahh eu tbm amo produtos naturais!
      Sim, conheço uma loja online que compro sempre, e a argila é super em conta..
      é a loja "Sabão e Glicerina" vc vai ficar louco nessa loja...rsrs... eu compro tudo lá..óleos vegetais, manteigas, argilas... vc vai amar!
      bjks

      Excluir
    2. Vou procurar agora mesmo no google! Obrigado (:

      Excluir
    3. Essa loja é tudo mesmo, fiquei sem saber o que quero comprar de tantas opções.
      Amo suas dicas.
      bj

      Excluir
    4. Ai Tati, nem me fale... eu fico doida qdo abro este site..rssr
      valeu amore!!
      bjãoo

      Excluir
  8. Miga, fazer um relato. Há alguns anos , lá pela década de 90, minha mãezinha fez um curso de argilaterapia, com uma pessoa chamada Gláucia, que havia se tornado estudiosa e mestra no assunto, após passar por uma triste experiência de um acidente de carro, que teve como consequencia , com o trauma, a quase destruição de sua articulação do joelho, e com isso, perda de boa parte da cartilagem. O médico a condenou a andar de perna dura. Bom, não sei como ela veio a entrar em contato com o mundo da argila, mas lembro que ela contou que passou a usar a ARGILA VERMELHA sobre a área afetada. Com isso,diminuiu o edema, e atuou de dentro para fora, de formas sutis, como a "alma de Gaia", e aos poucos a rigidez foi diminuindo, até sumir por completo. Quando Glaucia retornou ao ortopedista completamente curada, ele não entendeu. Ela contou o que fez, mas parece que ele não acreditou. Minha mãe fez uma lesão parcial de menisco, não lembro que porção , descendo de ônibus Caxias -Freguesia( quem usou sabe a "gentileza" com que os motoristas tratam os passageiros). Na hora doeu, não muito, mas umas 2 horas depois, estava como bola de futebol. Foi ao primeiro ortopedista, que não presrou os primeiros socorros corretamente, o que desestabilizou ainda mais sua articulação, aumentando o edema e daí, o caso passou a ser cirúrgico. Ela ficou uns 3 anos se tratando com argila e fisioterapia, e recuperou a função sem cirurgia.
    Enfim, Glaucia ministrou aulas de CURA COM A ARGILA por muito tempo,mas perdemos o contato com ela.
    Esse e outros , são os poderes da argila, qje atja , principalmente, nks corpos sutis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa miga, que relato bacana!
      Acho muita ignorância, um médico não acreditar na ação dos ativos naturais... como se toda química alopata não fosse proveniente de estudos de substâncias da natureza...
      Enfim... a cura está a nossa volta, e só lamento pelos que não percebem isso...
      bjão

      Excluir
  9. Qual a melhor argila para o cabelo e com usar?
    Bjs e obrigado pelo seu blog, você D+!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris!
      Vc pode usar qq uma, desde que seja adequada ao seu objetivo e tipo de cabelo... e vou fazer um post explicando como usar, ok?
      aguarde! bjão

      Excluir
  10. Erica,

    No caso das argilas que não são esfoliantes vc indica passar algum esfoliante antes de aplicar a argila ou não é necessário? Existe algum esfoliante natural, sempre tive receio que agrida muito a pele.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala, não é necessário esfoliar antes da argila. Basta lavar o rosto com um sabão neutro. A aveia em flocos é um bom esfoliante natural. É só misturar com um pouco d'água pura ou hidrolato, e aplicar fazendo massagens circulares na pele.
      bjsss

      Excluir
  11. erika, pra quem tem acne é melhor usar que tipo de argila? que tipo de OE? você indica algum sabonete neutro pra lavar depois? e como deve fazer a hidratação depois de passar a argila? desculpa a quantidade de perguntas, mas foi preciso haha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mirna!
      A argila verde é mais indicada para acne. OEs para acne, são todos os cítricos (limão, laranja, capim-limão, litsea cubeba, etc), melaleuca, cipreste, eucalipto...

      Eu tenho sabonetes (que eu produzo) que limpam e hidratam, para peles oleosas e acneicas na loja sementesdegaiasaboaria.com
      tem o sabonete de "carvão vegetal ativado", o de "melaleuca e copaíba", o castela 100%, e final do mês terá o de "argila verde e calendula".

      Vc pode hidratar com um óleo vegetal que seja bom para acne, como ós óleos de argan, linhaça, pracaxi, semente de uva.... é só aplicar umas gotas e espalhar bem em massagens circulares, até a pele absorver o óleo. Não fica gorduroso, pois óleos vegetais puros são bem absorvidos. Dê preferncia a óleos q sejam prensados a frio.
      bjsss

      Excluir
  12. Erika, dá para potencializar a máscara de argila tbm como óleos vegetais ou extratos glicólicos?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top