COMIDINHA PRA CABELO: SEU CABELO TEM FOME DE QUÊ? | Clube do cabelo e cia



Oi Tchurminha bonita, tudo belezinha?



O  estilo de vida urbano, está cada vez mais evidenciado pela falta de tempo, e maus hábitos alimentares. Além da alimentação inadequada, a falta de exercícios, o stress, o tabagismo e consumo de álcool em excesso, trazem como consequência um grande déficit de nutrientes essenciais para o nosso organismo.

A boa nutrição não é apenas vital para a sua saúde em geral, mas também é super importante para a saúde do seu cabelo. Assim como nossos corpos precisam de uma variedade de vitaminas e minerais para manter determinadas funções, existem nutrientes específicos que irão promover o cabelo saudável. Isso quer dizer, que a sua dieta pode influenciar tanto no crescimento como na qualidade do seu cabelo.

Para que o seu cabelo permaneça bonito e saudável ele precisa de nutrientes e água. Quando existe deficiência destes, o seu cabelo fica desnutrido, quebradiço, sem brilho, danificado, e acaba apresentando anomalias na estrutura dos fios. Essas anomalias fazem com que as cutículas fiquem abertas, e também que os fios acabem caindo.


Existem sim, cosméticos de alta tecnologia, com ativos especiais (fitoativos), que garantem a nutrição e vitalidade das madeixas, e que podem auxiliar muito nos tratamentos dos fios. Porém, eles serão fatores coadjuvantes neste processo.


Portanto, uma boa alimentação saudável e rica em vitaminas e minerais, é fator crucial para suprir as necessidades do cabelo, para que estejam sempre fortes, bonitos e saudáveis.  A ingestão de vitaminas e minerais   combatem a queda, fortalecem a cabeleira, melhoram a elasticidade dos fios e aumentam a expectativa de vida das células que compõem a fibra capilar.



LEVE PARA O SEU PRATO:



As Vitaminas

São substâncias capazes de nutrir profundamente o fio, potencializar o crescimento e combater a ação dos radicais livres, responsáveis pela perda do viço. A falta delas deixa o cabelo fraco, além de provocar problemas, como a queda.
 


Vitamina A
- Regula a produção sebácea, reduzindo a oleosidade do couro cabeludo e impede que as células se degenerem por causa da oxidação. Ao mesmo tempo, regula a multiplicação das células conduzindo a uma maior elasticidade do cabelo. É um antioxidante que ajuda a manter os óleos naturais do couro cabeludo.

Fontes: ovos, leite integral e derivados, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre.
                                 
Vitamina C 
- Um dos mais poderosos antioxidantes da natureza. Mantém o cabelo  e pele saudáveis.
Fontes: acerola, goiaba, couve, brócolis, pimentão verde, espinafre, laranja e morango,etc

Vitamina E
- Um antioxidante que beneficia a microcirculação do couro cabeludo.Previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; protege de gorduras oxidáveis.

Fontes: óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), óleo de gérmen de trigo, de girassol, amendoim, ovos, abacate, manteiga, nozes, feijão e vegetais verdes,etc


Vitamina F (ácidos graxos essenciais)
A sua carência causa a desorganização no processo de queratinização do couro cabeludo, propiciando o aparecimento da caspa e deixando o fio mais fino e frágil.
Fontes: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, etc



Vitamina B3 (Niacina, Nicotinamida)
- Melhora a circulação do couro cabeludo.
Fontes: ovos, abacate, etc

Vitamina B5 ( pantenol - ácido pantotênico)
- Quando aplicada topicamente, penetra rapidamente na raiz e no corpo do cabelo. Através da técnica de microscopia eletrônica, mediu-se o seu efeito e verificou-se que encorpa o fio em até 10% do seu diâmetro normal. O tratamento com pantenol também reduz a queda de cabelo e acelera o seu crescimento.
Previne a perda de cabelo.
Fontes: cereais integrais, ovos, levedo de cerveja, leguminosas, grãos integrais, germe de trigo,etc

Vitamina B6 
- Exerce a sua ação na síntese da queratina, sendo por isso fundamental para a saúde das unhas e cabelo. Previne a perda de cabelo.
 Fontes: cereais integrais, legumes, ovos,etc


Vitamina H / B7  (Biotina)
- Vitamina hidrossolúvel, faz parte da família do complexo B. É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda. Produz queratina, que constitui o cabelo, pele e unhas.

A biotina pode ser utilizada para combater a queda dos cabelos, se esta estiver relacionada a uma carência da vitamina.

Fontes:  gema de ovo, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas,  grãos integrais, cereais integrais, soja, suco de espinafre, abacate, aveia....


Inositol (Membro do complexo B)
- Promove a saúde do folículo.
Fontes: grãos integrais e frutas cítricas...


Vitamina B12 
- Previne a perda de cabelo.
Fontes: ovos, leite, iogurte, queijo...



PABA - Ácido para- aminobenzóico (Membro do complexo B):
- Ajuda a manter a cor natural do cabelo e retardar o aparecimento de cabelos brancos, e ajuda o metabolismo das proteínas.
O PABA é encontrado no açúcar mascavo (melaço), Levedura de cerveja, gérmen de trigo





Os Minerais

Eles ajudam a agrupar, construir e aproveitar melhor as proteínas, responsáveis pela formação e preenchimento da estrutura do fio. sua falta deixa o cabelo mais fino e frágil. por isso, a remineralização da fibra capilar é essencial para deixar as madeixas mais bonitas.



Cálcio 
- A baixa quantidade dele no organismo faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento dos fios; sua ação também é essencial para a formação das proteínas do cabelo.
Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana, algas , quiabo.

Cobre 
- Fortalece, auxilia no crescimento, e impede a perda dos cabelos.
Fontes:  nozes e castanhas, mariscos, legumes verdes, ovos, feijão.



Cromo 
- ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, o que afeta a perda de cabelo.
 Fontes:  trigo integral.


Iodo 
- Previne cabelos secos e perda de cabelo.
Fontes: algas marinhas, alho e sal iodado.

Ferro 
-  A sua carência é muitas vezes responsável pela queda cabelo feminino, já que as mulheres necessitam de uma reserva maior deste material do que os homens, para alimentar a raíz dos cabelos. É muito importante para evitar a queda de cabelo.

Fontes: amêndoa, canela, castanha de caju, feijão preto, ovos, rúcula, soja,  grãos integrais, vegetais verdes e frutas secas.

Magnésio 
- Gera energia na célula e é vital para a renovação celular; ajuda o crescimento do cabelo, trabalhando com o cálcio.

Fontes: cereais integrais, nozes, vegetais verde-escuros, melado de cana, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi, banana

Manganês - Melhora o crescimento do cabelo.
Fontes: cereais integrais, ovos, nozes, feijão.

Potássio 
- Controla o equilíbrio hídrico (quantidade de água) na haste capilar. Hidratado, o cabelo fica mais flexível e fácil de pentear.Promove a circulação e ajuda o crescimento do cabelo.
Fontes: bananas, alho, nozes, frutas secas, passas e iogurte.


Sódio
Também ajuda no equilíbrio da água no fio de cabelo.
Fontes: frutos do mar, sal, shoyu, aipo, tomate, alimentos processados.


Selênio - Promove a saúde do couro cabeludo.
Fontes: cereais integrais, brócolis.

Sílicio - Cria cabelos mais fortes.
Fontes: frutos do mar, arroz e vegetais verdes.

Enxofre 
- Mineral essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo, criando cabelos mais fortes.
Fontes: pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, repolho, couve de bruxelas, raiz forte, leite, queijo.

Zinco
- Auxilia no crescimento dos cabelos e reduz a oleosidade. Previne cabelos secos e pele oleosa, junto com a vitamina A. Fundamental para a síntese de proteínas (lembre-se de que o fio de cabelo é formado 98% por proteínas).
Fontes:  ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja, espinafre, cereais integrais.



RECEITINHA:

Coquetel " HAIR FOOD"


A bebida a seguir contém proteínas, colina, inositol, ácido pantotênico, Biotina, Vitamina E e Zinco.
 Os sete ingredientes mais frequentemente recomendados por nutricionistas para o cabelo crescer saudável.

230ml de Iogurte

230ml de suco de Laranja

3 colheres de sopa de gérmen de trigo

3 colheres de sopa levedo de cerveja

1 colher de sopa de lecitina de soja

1 colher de chá de vitamina C em pó (crystals)

1 gema de ovo cru

1 colher de sopa gelatina em pó sem sabor

Mel a gosto (opcional)

Bata tudo no liquidificador.

Obs: Eu não experimentei essa receita. Peguei ela num site americano (aqui)

Mas caso eu experimente, com certeza tirarei a gema crua... (erghhhh!!!)




Outros fatores que contribuem para a saúde das madeixas...



Não esqueça que o seu cabelo também precisa de água. E não só o cabelo, mas todo o nosso corpo, então beba  pelo menos 1 litro e
  meio de água por dia. 










Pratique algum tipo de exercício físico. Isso vai ajudar o seu corpo a liberar toxinas e estimular a circulação. 




           

















Melhore a sua alimentação
 e o seu estilo de vida!  

Faça isso pela sua saúde 
e pela saúde dos seus cabelos!




Bjks


Postar um comentário

  1. Boa matéria, realmente a alimentação é o que mais influencia na produção dos cabelos. Boa alimentação é um fator que contribui para um cabelo bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlon! Sim, em poucas palavras, vc resumiu tudo o que eu disse no post..hehe! Obrigada pela visita e pelo comentário! Bjinhos! :)

      Excluir
  2. Oi, passei para conhecer e segui o seu blog, gostei muito...tambem sou BU 2424, espero sua visitinha em meu espaço, e se gostar me siga... http://bybeiju.blogspot.com.br, bjim e até la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita! Irei conhecer seu espaço! Bjs

      Excluir
  3. Amiga esse post é pra ir conferindo a todo momento!! Amei.

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Oi flor ... Faço parte das Blogueiras Unidas e vim conhecer seu cantinho .
    Parabéns por essas dicas maravilhosas .... As vezes a gente esquece de seguir né ??? Mas como são fundamentais ... Estarei sempre por aqui para conferir as suas novidades
    Desejo muito sucesso sempre ...
    Bjokas Silvana
    http://srxlembrancinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana! Seja muito bem vinda! Obrigada pela visita e pelo comentário! Quero conhecer seu cantinho também... adoro novidades! ;) Bjão e ótimo Fim de semana!

      Excluir
  5. Seu blog é realmente fantástico, eu estava desesperada após descolorir meu cabelo e suas dicas foram ótimas! Beijos, e obrigada (=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      volte sempre!
      bjks

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top