GLICERINA NOS CABELOS: COMO USÁ-LA ADEQUADAMENTE | Clube do cabelo e cia



 Oi galera!

Apesar de ser muito comum a utilização da glicerina nos cabelos, nem sempre esse uso é feito de forma adequada. Existem algumas variações que podem interferir no resultado da sua aplicação. Então, vamos entender o que a glicerina faz, e como ela funciona nos nossos cabelitchos...

Existem dois tipos de glicerina: naturais e sintéticas. 
As fontes naturais de glicerina incluem óleos vegetais ou de gorduras animais.


A Glicerina Vegetal:

A Glicerina vegetal é um líquido incolor, não tóxico, inodoro,e viscoso. É extremamente solúvel em água. É produzida a partir da hidrólise de gorduras de coco e de palma, baseados em  glicerol com água, sob alta temperatura e pressão. O produto é então destilado, para remover o excesso de água. e assim produzir glicerina pura a 99,3%. 
No ambiente certo, com umidade a 70% ou mais, a glicerina tem a capacidade de atrair essa umidade, e ajudar o cabelo a reter a mesma. É solúvel em água, e portanto, é facilmente adicionada aos produtos capilares. Ela é usada principalmente como umectante em cosméticos e produtos de cuidados pessoais, além de muitas outras utilidades.

Os Umectantes têm duas funções principais em produtos para os cabelos: 
1-Ele absorve a água do ar; 
2-Diminui a velocidade com que a água evapora de seu cabelo;



Utilização em cosméticos:

 Em formulações de produtos cosméticos, a glicerina age como um hidratante e umectante, mantendo a pele hidratada e protegendo-a do ressecamento. Outra utilidade da glicerina para os produtos, é impedir que os cremes se ressequem nas embalagens quando armazenados, ou depois de abertos.
A glicerina é afetada por condições climáticas de umidade e calor. Portanto, é difícil obter resultados constantes com ela, ou seja, dependendo do clima, e da sua diluição em água, esses resultados poderão ser distintos.

Nos cabelos:
Quando utilizada nos cabelos, a glicerina age extraindo a umidade do ar, levando-a para os fios. Ela também  proporciona uma barreira ao redor dos fios, mantendo assim, a umidade no interior destes. Além dos benefícios hidratantes, a glicerina também contribui  para fortalecer o cabelo, diminuindo a quebra e a formação de pontas espigadas.
 A glicerina pode ser utilizada como ingrediente em shampoos, máscaras e condicionadores, ou ainda pode ser misturada com óleos essenciais, óleos de transporte, água, mel, etc


Cabelos porosos:
Quem sofre de porosidade capilar, deve tomar cuidado ao utilizar glicerina nos cabelos. Se o grau de porosidade for grande, e o clima ao redor for muito úmido, com o uso constante da glicerina, os fios absorverão muita água, e ficarão excessivamente saturados pela umidade, o que pode fazer com que os fios percam a sua elasticidade, e ocorra uma grande quantidade de quebra ao manipulá-los.

Cabelos secos:
Se você tem cabelos secos, procure usar a glicerina (ou produto que a contenha) em ambientes com pelo menos 70% de umidade.
Evite o uso de glicerina nos cabelos, se você estiver em ambientes muito secos; pois a secura do ar contribuirá para  ressecá-los ainda mais, porque em vez de hidratar, a glicerina  irá tirar a umidade do seu cabelo.
Portanto, se seus cabelos são ressecados e você reside em região de clima mais seco, procure usar a glicerina diluída em maior quantidade de água, ou ainda, acrescentar o óleo de jojoba à mistura. Por apresentar uma constituição muito semelhante ao sebo natural da pele e dos cabelos, o óleo de jojoba possui o poder de penetrar rapidamente na pele e nos fios, sem deixar resíduos oleosos, além de ter uma intensa propriedade hidratante. Também é muito utilizado no tratamento da caspa e ajudar no crescimento capilar.

Cacheados:
Cabelos encaracolados se beneficiam com a glicerina, pois ela ajuda a reduzir o frizz, além de definir e manter os cachos. Além disso, retém a umidade nos fios, tornando o cabelo flexível e resistente.


Colorações:
 A glicerina também é capaz de penetrar na cutícula do cabelo, e desbotar a pigmentação das tinturas. Logo, se você usar uma coloração semi-permanente, a glicerina ajudará a desbotar a cor mais facilmente.
Já nas colorações permanentes (onde as partículas são muito menores e absorvem mais rápido nos fios), após a primeira lavagem, as partículas da cor serão absorvidas para a haste do cabelo, e aí a glicerina já não será capaz de alcançá-las. Portanto, se fizer uso de coloração, melhor usar a glicerina 48 horas após a aplicação da tintura, após a cor já ter fixado.

Algumas dicas de utilização da glicerina nos cabelos:

1- Faça um spray  hidratante, misturando 1 parte de glicerina vegetal com 5 partes de água . Agite bem. Adicione três gotas de um óleo essencial, e  pulverize sobre os cabelos úmidos.
sugestões de óleos essenciais:
- Óleos essenciais para o cabelo seco: sândalo, ylang ylang, lavanda
- Óleos essenciais para cabelos normais: alecrim, rosa, lavanda, gerânio
- Óleos essenciais para cabelos oleosos: limão, sálvia, melaleuca, lavanda, gerânio
- Óleos essenciais para caspa e coceira no couro cabeludo: alecrim, melaleuca, limão, camomila, lavanda

2- Misturar 10 ml de glicerina vegetal ao condicionador, caso sua formulação não a contenha.

3- A glicerina vegetal também pode ser usada misturada às máscara de hidratação. Algumas gotas adicionadas à máscara, serão o suficiente.

4- Para coceira no couro cabeludo: Faça uma mistura de água e glicerina vegetal(5:1), e aplique no couro cabeludo, massageando bem. Enrole a cabeça com uma toalha molhada com água quente, deixe por 20min, e lave os cabelos.

5- Spray: óleo de jojoba + água + glicerina vegetal+ condicionador sem álcool.

6- Após lavar e condicionar seu cabelo, como faria normalmente, aplique a glicerina vegetal nos cabelos úmidos. Use os dedos para massagear o couro cabeludo, e enluve as mechas com foco nas áreas mais secas. Aguarde até cinco minutos e depois enxágue bastante com água morna. Faça isso de 1 a 3 vezes por semana.

Glicerina na pele:
Os sabonetes de glicerina são muito mais hidratantes para a pele, do que os sabonetes comuns. E quem os usa, já percebeu também que eles acabam rapidinho, pois eles se dissolvem mais rápido na água. Mas cá pra nós, melhor um sabonete que dure menos, mas que hidrate mais, concordam? E pelo seu alto poder hidratante, o sabonete de glicerina é indicado para bebês e crianças.



Não é aconselhável usar a glicerina na pele em sua forma pura, pois ela pode aumentar a perda de água, por atrair água das camadas inferiores da pele (derme) para as camadas superficiais (epiderme), onde a água pode ser facilmente evaporada.  Por esta razão, a glicerina e umectantes em geral, são sempre combinados com outros ingredientes para amaciar a pele. A combinação da glicerina com outros emolientes e / ou óleos é a base fundamental da maioria dos cremes hidratantes.

Receita facial para pele seca:
Máscara de glicerina vegetal caseira para pele seca e desidratada:
1 colher de chá de glicerina vegetal
1 colher de chá de mel
2 colheres de chá de leite ou água
1 colher de sopa de aveia
Misturar bem. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna.

Receita pra amaciar os pés com glicerina:
Misture 100 ml de glicerina líquida vegetal, 100 ml de água oxigenada 10 volumes e 10 comprimidos de AAS ou melhoral triturados (ou qualquer outro que seja de ácido acetilsalicílico).

Guarde essa mistura num recipiente de plástico ou de vidro, passe todos os dias na planta dos pés antes de dormir, e calce uma meia. Claro que no calor, não rola né? Mas quando estiver um tempinho agradável, dá pra fazer.
 Uns 3 dias fazendo isso, você verá como a planta do pé vai ficar mais macia e mais fina.
Pois a glicerina é emoliente (amacia), a água oxigenada é bactericida, e o AAS tem propriedades esfoliantes e antimicrobianas, afinando a camada espessa da pele e ainda evitando a contaminação por bactérias e fungos.
Eu já fiz e deu muito certo!  Fiquei com pezinho de neném..rsrsr

                                                             Não, este não é meu pé!
                                                                  Ownnnn  So cute!!!!




 Curiosidades sobre o uso da glicerina:                        chiclete wrigleys



Você.... sabia? 



- Que alguns chicletes contêm glicerina ? A marca Wrigleys contém glicerina vegetal.

 - Que os maratonistas ingerem glicerina junto com uma grande quantidade de   água, para fazer uma "reserva" temporária de água nos músculos, e não correrem    o risco de desidratarem durante a prova?

- Que alguns praticantes de musculação ingerem glicerina, achando que estão ganhando massa muscular? O que um ser humano não faz, né ? E ainda pensam que estão arrasando...afff que dó!

Neste caso, o que a glicerina irá fazer, é reter líquido dentro do músculo. Vamos dizer que ela dá uma "enganadinha", fazendo o músculo parecer maior.  O que ocorre é uma maior retenção de liquido temporária nos músculos, enquanto durar o efeito da glicerina, e depois volta ao normal.
Para um músculo crescer, ele precisa de estimulo. E ele só aumenta de volume através das micro lesões, causadas pelo stress do trabalho com sobrecarga.
Portanto, ingerir glicerina não irá causar ganho de massa muscular algum!! Acoooooorda marombeiro!!!
####prontofalei####



- Sabia que glicerina também conserva cadáver? Me lembrei até do meu curso de pós, onde a glicerina era utilizada para conservar as peças do anatômico. Por sinal, muito melhor que o formol, pois como todos já sabem, o formol é um elemento irritante das mucosas, podendo causar problemas respiratórios no longo prazo, principalmente para os profissionais que atuam diariamente no ambiente... (não são apenas os cabeleireiros que sofrem com o formol não, viu galera!! Professores e alunos de anatomia também!!) 

Já a glicerina, é mais apropriada pra isso, pois além de aumentar a vida útil das peças, preserva o anatomista de prováveis danos respiratórios. Mas ainda são poucas universidades que utilizam a glicerina devido ao seu custo ser mais elevado... mas isso foi só uma curiosidade que eu não podia deixar de falar, porque sou uma apaixonada por anatomia.

Pronto... descobri agora o que afetou meu cérebro: anos de formol nas "ventas" !!

    Minha amiga, depois de ficar 10h  estudando 
dentro do laboratório de anato:


                                                          
E mudando de assunto...o título desse parágrafo me fez lembrar da rádio relógio!

 Quem lembra das curiosidades na rádio relógio, levanta a mão! \0/  
Parece até que estou ouvindo a voz daquele locutor falando: Você... sabia?  
(essa é só pra quem está na fase 4.0)

Fui procurar o vídeo de zoeira... e não é que achei??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                             Quem lembra? rsrsrs





Espero que o post tenha sido útil! 
 bjs!


Postar um comentário

  1. Rindo até agora da rádio...Nilhovisky não sou dessa época - cof, cof - sério, não lembro disso não! kkk

    Adorei saber as propriedades da glicerina, sabia de algumas, mas a de conservar cadáver foi novidade, muito legal!
    Infelizmente sou a preguiçosa desastrada (leia-se sem paciência tbm kkk) então prefiro os produtos prontos, geralmente não faço as receitinhas caseiras (com exceção das minhas máscaras de argila, que são ótimaaaas! rs), mas ó, adorei! =P

    Bjooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, vc não deve lembrar né, NIlha? ham ham...

      Confesso que só tenho paciência tbm pra coisas simples... se der muito trabalho tô fora!

      E ó... tardo mas não falho!!! kkkkkkkkkkkk bjs

      Excluir
    2. agora sim, hãm ¬¬

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. opa...deixa eu responder esse rápido...

      ;) kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      sua boba da pipoca! kkkkkk

      Excluir
    5. só e for pipoca do Américo! kkkkkkk

      Excluir
  2. Nossa amiga que maximoo amei o post.. vou fazer esse borrifado com glicerina e água
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Já uso a glicerina a um tempo, apesar de ser tão boa para as madeixas. é sempre bom tomar cuidado na utilização, para que o efeito não seja reverso.

    Post grandinho hein! Mas é bom assim, fazer um post explicativo vale mais que dez post apenas com imagens. Amei a dica do borrifado com glicerina, usava mais de outra forma.

    Amei seu blog.

    Passa lá no meu blog, amaria sua visita.
    Caso goste do conteúdo, considere seguir.
    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micaelly! Sim, eu sou chegada em posts grandinhos..heheheh Que bom que o post foi útil! Vou lá conhecer seu blog! Bjks

      Excluir
  4. Post bem explicativo sobre a glicerina!
    kkk a cara de menina ficando horas sentindo formol foi cômico! hehehe
    Post informativo e engraçado! :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que post ótimo , adoreei
    Já estou te seguindo , se gostar do meu blog segue de volta =)
    E sempre que atualizar seu cantinho me avise

    http://claudiniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudiane! Seja bem vinda! Que bom que curtiu!
      Vou lá conhecer seu cantinho! bjsssss

      Excluir
  6. Oi Erika, eu também ficava com cara semelhante nas aulas de Anatomia na Faculdade, tinha até que usar óculos de natação porque o Formol me dava alergia.

    Pois é nunca usei glicerina, e não é de agora que estava curiosa, fiquei mais ainda... kkkkkk

    Mas realmente deve ser difícil achar vegetal, e eu como não compro em sites fica bem restrito... :/

    Adorei o post!!!

    Bejinhus

    http://burguesinhasuburbana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Angie!! Então vc sabe como é dura essa vida de anatômico, né? rsrsrrs mas que saudade eu tenho daquele formolzinho...kkkkkk bons tempos!!

      É capaz de vc achar em lojas naturais, ou farmácias de manipulação.

      bjsss

      Excluir
  7. Erika, como sempre muita informação e bom humor...Adorei!
    Quando usamos a glicerina na máscara, ela atinge seu ponto de saturação com a própria água dos cabelos ainda molhados. O mesmo ocorre quando usamos leave in com glicerina nos cabelos ainda molhados...Beijos!!1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Sim, por isso a importância de usar sempre com os cabelos úmidos né? valeu, amore! bjssss

      Excluir
  8. erika..muuuito útil...como sempre...vc foi muito esclarecedora...amei...bjos

    ResponderExcluir
  9. Amei o post! E eu q uso glicerina direto, agora vou ficar + atenta ... bjs
    http://debby-beleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debby! Sim, com a glicerina tem estar atenta, senão ela acaba prejudicando os cabelos em vez de melhorá-los...
      bjks

      Excluir
  10. Adorei o post, muito informativo!
    Mas afinal, não entendi se pode usar a glicerina comum de farmácia ou não, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A proposito, em relação a utilização de glicerina em cabelos pre tingidos como vc citou que aumenta a força de clareamento se da ao fato que a glicerina sofre reações de incompatibilidade com bases fortes (alisantes) compostos oxidativos (tinturas) o que pode levar a destruição da estrutura do fio, ou perca de conformação por corromper as pontes de hidogenio, então o ideal é usar a glicerina após a completa limpeza dos reziduos de tintas e alisantes, o bom seria a utilização de um shampoo antiresiduos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aí vai depender do seu objetivo com a glicerina... mas para quem usa coloração, o shmapoo anti-resíduos não seria aconselhável..

      Excluir
  12. Fantástico. Encontrei todas resposta q precisava. Vc é um poço de inteligencia rsrs Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rrsrs menos, Ceminha!!
      eu apenas pesquiso os assuntos que me interessam rsrs
      bjsss

      Excluir
  13. olá ERIKA,gostaria de saber se quem fez selagem ,pode fazer hidratação com a glicerina?aguardo resposta.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  14. Olá Erika!
    Adorei seu blog e gostaria de saber se posso usar a glicerina para combater a descamação do couro cabeludo após a escova progressiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Nesse caso seria melhor vc usar óleos vegetais puros.
      O óleo de semente de uva ou o óleo de coco são ótimos pra isso!
      bjks

      Excluir
  15. Queria saber se pode misturar no alisante? E se for usado no cabelo tingido de loiro vai clarear ainda mais o cabelo? Desde ja obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange!
      Não, não pode misturar nada à química do alisante. E a cor do loiro pode alaranjar.
      bjks

      Excluir
  16. e quanto a usar glicerina para hidratação profunda?
    em creme de hidratação?
    tem um monte de meninas comentando que usaram com máscara de hidratação e que foi ótimo...

    ResponderExcluir
  17. Erika kerida, comprei hoje em uma farmácia uma glicerina bi-destilada, mas fiquei em dúvida se é vegetal, e no site do laboratório ("Desydrater") também não esclarece. Se não for, não posso usá-la? Outra dúvida (pra não perder o costume): se eu misturar 10 ml de glicerina ao condicionador (em torno de 250 ml, é isso?), só poderei usá-lo quando o ar estiver úmido ????????????????????
    Agradeço pela paciência ... rsrsrsrsr
    Muita Luz pra vc
    Bjs

    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaninha, se não vier dizendo que é vegetal no rótulo, é pq é de origem animal. Não é que faça mal... é que eu evito de usar produtos de origem animal, então sempre dou preferência aos de origem vegetal.
      Sim, melhor evitar usar em climas secos, senão o efeito dela é contrário. Isso mesmo... 10ml.
      bjkss
      Namastê!

      Excluir
    2. Obrigada, kerida!
      Lindo final de semana pra vc.
      Namastê. Bjs

      Vânia

      Excluir
  18. Sei que o post é antiguinho, mas queria muito te fazer uma pergunta. Me interessei por esse spray de cabelo com óleo de jojoba, para usar no dia seguinte para reativar os cachos, há algum problema em usar dessa forma? Será que tenho que molhar os cabelos antes ou a água do próprio spray é suficiente para ativar a glicerina?
    Estou amando suas receitas, tenho usado os óleos com frequência e meu cabelo melhorou muito, está macio e brilhoso.
    Abs,
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, recomendo que vc teste dos 2 jeitos... com os cabelos secos e com cabelos úmidos... e veja qual das duas maneiras seu cabelo responde melhor... não há regras!!
      bjksss

      Excluir
  19. Érica, a glicerina da marca Farmax não é de origem vegetal? E a glicerina "bidestilada" é melhor do que a só "destilada"? rsrsrsrs Beijos!
    Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria,
      Se não estiver escrito "vegetal" no rótulo, é pq é de origem animal. A bidestilada é melhor que a destilada, pq é mais pura... foi destilada 2 vezes.
      bjkssss

      Excluir
  20. Erika kerida, gostei dessa sugestão de usar a glicerina após lavar os cabelos (a técnica de "enluvar" e depois enxaguar). Pode ser com glicerina bi-destilada? E tem que ser em dias úmidos ou não importa?
    Bem, acho que por hoje são só essas perguntas ... rsrsrsrsr
    Obrigada. Bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vaninha!
      Sim, a bi-destilada é melhor, pq é mais pura. O ideal é não ser um dia muito úmido, nem muito seco...
      bjsssss

      Excluir
  21. kerida, mais uma perguntinha ... rsrsrsrsr
    Fico meio neurótica com essa questão de glicerina ter que ser usada somente em dias úmidos ... Quero misturá-la ao meu condicionador , mas eu poderei usá-lo em qualquer dia, ou somente em dias úmidos ??????
    Dúvida cruel ...
    Obrigada, kerida.
    Bjs iluminados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehhe... como vc não mora em lugar de clima muito seco, nem se preocupe com isso... pode usar sem problema! bjksssss

      Excluir
  22. Boa tarde Erika, como sempre seus posts são ótimos e super completos.
    Só para conhecimento, e acho que até vale um adendo no post, eu entrei em contato com a Farmax (que é a marca que eu uso) e eles informaram que a glicerina Bi-destilada desta marca é de origem vegetal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lizianne!
      É mesmo? Que bom saber!! Obrigada por compartilhar essa informação!
      Atualizando o post em 3, 2, 1...
      bjsssss

      Excluir
  23. Erika,posso lavar os cabelos com sabonete de glicerina???Desde ja agradeço linda e desculpe se a pergunta duplicou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for um sabonete artesanal natural, sim, não teria problema. Mas os comerciais podem ressecar.
      bjsss

      Excluir
  24. Oi Erika, posso misturar glicerina com óleo de amêndoas ou outro óleo na máscara de hidratação?

    ResponderExcluir
  25. Erika, quantas vezes na semana posso fazer hidratação com a glicerina? Como moro numa cidade quente com humidade sempre baixa, fiz no banho e fiquei 5 minutinhos e deu super certo! Misturei depantenol junto :) Li por ai que só pode fazer 2x no mes. Procede?? Bjo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubia, na verdd, qdo se trata de cabelos não há regras, pq cada cabelo é único... maaaaaaaaaasss nada em excesso costuma ser bom. Acho que se vc fizer 1 vez na semana e seu cabelo gostar, pode fazer sem problemas... aí é seu cabelo que vai te dar a resposta...
      bjksss

      Excluir
  26. Gatinha, eu comprei uma glicerina e ela não é bi-destilada, mas é da farmax
    não posso passar nos cabelo né???
    e a receitinha para o pé, dá para fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder, pode!
      Ela só não vai ser tão pura qto a bi-destilada, mas faz efeito tbm.

      Excluir
  27. Oi Erica post maravilhoso, muita informação mesmo. Porém estou passando por uma transição capilar, e gostaria de saber se posso usar a glicerina no creme de pentear, como seria a receita e se pode deixar. Agradecida :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, não há receita...é só misturar entre 1 a 5% de glicerina no creme.
      bjsss

      Excluir
    2. só confirmando , pode deixar nos cabelos essa mistura ? Tem que aplicar somente molhado né

      Excluir
    3. não, tem q enxaguar. e sim, só com cabelo úmido.

      Excluir
    4. Obrigada Erika!! Sucesso

      Excluir
  28. Oi Erika, adorei a dica da glicerina...posso misturá-la naquele condicionador natural que você ensinou: vinagre + agua + mel + glicerina ? muita coisa? substituo o mel por glicerina ou deixo os dois? obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUnca coloquei glicerina nesse condicionador... aí só vc testando pra saber... se fizer, depois me diga se ficou bom.

      Excluir
  29. Amei essa dica... Muito, muito, muito boa... Rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top