RECONSTRUÇÃO COM QUERATINA, SÓ SE PRECISAR! | Clube do cabelo e cia



Oi galera!!

Dando continuação às conclusões sobre as fases do cronograma capilar, hoje quero dar ênfase, à fase que devemos tomar mais cuidados: RECONSTRUÇÃO!

No cronograma capilar é indicado que se faça a reconstrução mensalmente. E costuma-se utilizar a queratina como ingrediente principal nesta fase. Mas será que há mesmo necessidade disso?

A Reconstrução, como o nome já diz, tem a função de reconstruir a fibra capilar. E para se "reconstruir" algo, é necessário que este algo esteja "destruído", não é mesmo?

Um cabelo destruído, é um cabelo sem água, ou seja, sua estrutura interna está totalmente danificada.
E o que pode danificar tanto um cabelo, assim? Químicas!
Mas não será uma simples coloração que fará com que os fios necessitem de reconstrução. Apenas químicas mais fortes, como alisamentos, relaxamentos, decolorações, etc, podem causar este tipo de dano, e mesmo assim, nem sempre... pois se for feito por um profissional, de maneira correta, os danos podem não acontecer...

A maioria dos tratamentos reconstrutores capilares, utilizam a queratina, ou seus aminoácidos.
A queratina é uma proteína, composta e vários aminoácidos, e que tem como função impedir a desidratação dos fios,  proporcionando assim, maior elasticidade e resistência. Ela também é responsável pela maleabilidade dos fios, e um excesso de queratina, trará como consequência o enrijecimento dos fios.

Antigamente, as reconstruções com  queratina, eram feitas apenas nos salões, lembram?
Mas atualmente, a "reconstrução capilar"  tormou-se banalizada, e agora ficou muito fácil de se comprar um kit de reconstrução, ou colocar queratina nas máscaras... e é aí que mora o perigo...

E onde eu quero chegar?
Eu quero dizer, que o cabelo já possui queratina na sua composição, e que se você ficar colocando queratina nele "à la vonté", vai acabar quebrando os fios, em vez de tratar, principalmente se você ainda utilizar chapinha, que ainda ajuda a retirar a água dos fios.

Então no caso, a reconstrução com queratina, não seria adequada para se aplicar mensalmente, como é indicadon o cronograma capilar. Só deve-se fazer uma reconstrução com queratina, se o cabelo estiver extremamente danificado.
Por isso, muita gente reclama que depois que começou a fazer o cronograma, os fios começaram a partir, e não sabem por quê... mas aplicavam queratina de 15 em 15 dias.
E muita gente faz rescontrução com queratina (ou cauterização), pelo simples fato do cabelo estar muito ressecado, quando o tratamento adequado nesse caso, seria apenas algumas sessões de hidratação.

Então, se seu cabelo não está no S.O.S, e se você quiser "reconstruir" (eu diria "reparar") os fios mensalmente, em vez de utilizar a queratina, use ingredientes hidratantes e reparadores como o mel, ovo, banana, alguns óleos vegetais como pequi, oblífica (falei dele aqui), argan, etc.

Portanto, a dica é: Reconstrução capilar com queratina, só se houver muiiiiiiiiiiita necessidade!
bjsss




Postar um comentário

  1. Por isso mesmo que eu não sigo regras, na verdade nunca segui. Sempre pensei igual você Erikinha, Queratina é coisa séria. Sempre demos "ouvir" primeiro os cabelos depois as regras. Ameiiiii o texto, falou tudo!
    Beijão amiga, bom fim de semana!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindonaaaaa!!!
      Tbm sou mais da prática que da teoria...
      bjksss

      Excluir
  2. olá Erika!nossa e sempre bom aprender aqui contigo,ontém mesma eu usei a mascara da haskell queratina ,meuscabelos ficou duro muito pesado,sem contar q meus cabelos e natura,fui nessa d cronograma capilar me dei mau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanna, será que vc não passou muita máscara? hehe
      bjksss

      Excluir
  3. oie... muito boa a dica, eu gostaria de saber se eu posso passar a queratina depois de fazer luzes. ...um dia após a coloração. ..bj obrigada. ..Seu blog é maravilhoso. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, não há necessidade! Basta fazer uma boa hidratação e usar acidificantes.
      bjksss

      Excluir
  4. Érika, boa dica. Eu faço "reconstrução'' 1 vez por mês. Mas não uso queratina pq não acho que meu cabelo precise, já que ele é 100% virgem. Uso uma phytoqueratina líquida, só com proteínas hidrolisadas, de arroz, soja, etc. Elas mais hidratam que reconstroem, mas meu cabelo gosta, então..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Keilla!! ;)
      Com certeza seu cabelo não precisa de queratina!
      bjksss

      Excluir
  5. Ola Erika já faz algum tempo que venho acompanhando o blog, suas dicas são muito boas.
    Eu queria saber se a queratina em excesso causa o mesmo efeito que um corte quimico, pois o meu cabelo quebrou bastante e eu não sei se foi o alisamento (a mesma marca de sempre e é a unica quimica que eu uso) ou se foi a queratina já que usava todos os dias, misturava no creme de pentear os oleos de queratina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Não chega a ser igual a um corte químico, pq o cabelo não fica elástico... mas o excesso de queratina causa quebra sim, e muita. E como vc usava todo dia, pode crer que foi ela a causadora da quebra dos seus fios.
      bjs

      Excluir
  6. Lembro que algum tempo atrás queratina"estava na moda" e na internet bombava receitas de como usar queratina com a prancha, no creme e de vários tipos. O povo usava e abusava sem saber direito o que estava passando nos cabelos. Queratina pra mim é só em último dos últimos casos porque é muito forte. Ainda bem que na internet existe pessoas sérias como você que explica bem certinho o que é o produto e para que serve porque senão a gente estava frito rsrs. To viciada no blog, bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Por isso eu pesquiso e tento passar as informações da melhor maneira possível.
      obrigada por acompanhar o blog!
      bjksss

      Excluir
  7. Oi Erika, amei seu post, mas fiquei com uma dúvida. Eu comprei um creme com queratina, desses de mercado msm, só que li que o creme só não adianta tem que colocar queratina também para reconstruir. A minha dúvida é se posso usar só o creme mesmo como hidratação já que ele é mais fraco sem a queratina líquida? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar só o creme, pq a quantidade de queratina que ele contém, é pequena... mas mesmo assim, melhor não usar mais de 1 vez na semana. E fique atenta ao resultado dele nos seus cabelos... bjsss

      Excluir
  8. Erika trabalho num salão e temos muito medo do uso da queratina. Acho que certos produtos não deveriam ser tão fáceis de comprar pois podem danificar e muito o cabelo. A queratina é uma delas. Há um tempo atrás virou febre a queratinização, todo lugar fazia e indicava para toda e qualquer pessoa. Grande erro. O excesso de queratina endurece o fio, faz quebrar e ainda por cima é muito difícil de ser removido. Concordo plenamente contigo, queratina só em último caso. Uma boa hidratação, com produtos legais e mantendo o hábito de se cuidar é mais útil. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gui... realmente essa facilidade em adquirir produtos profissionais, pode ser uma coisa perigosa.
      bjkss

      Excluir
  9. Erika o óleo de chia ou cartamo serve para reconstrução? sinto que não preciso de reconstrução, mas quero usar esses dois. pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! O de cártamo é reparador... o de chia acho q não... mas pode usar os dois sim! O problema tá na queratina, coisa que os óleos não tem.
      bjkssss

      Excluir
  10. Oi Erikinha lindaaa!
    Estou sempre aqui,mas n conseguia comentar...tenho 2 dúvidas,a primeira,é em relação aos silicones,dizem que os shampoos sem sulfato que contenham cocamidopropyl betaine,conseguem remover dos fios,até os silicones insolúveis,exceto parafina(óleo mineral) e petrolatos.Queria saber sua opinião,pois confio nela!Desde que comecei com o low poo,meus cabelos só não ficam ressecados,se eu usar um silicone.
    A segunda,é sobre a queratina. Qual vc indica usar e como utilizá-la?
    É isso(tudo)rs!
    Bjs,vc é uma fofa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Essa coisa do shampoo sem sulfato é uma polêmica... pq na verdd ele não é "sem sulfato" ...ele apenas tem um surfactante menos agressivo... então acredito que remova sim. Maaasss tudo vai depender tbm da quantidade de silicones e parafina liquida que a pessoa usa, né? Se usar todos os dias, e lavar o cabelo 2 vezes na semana por exemplo, aí não sei se vai conseguir tirar tudo... não tem como a gente ter certeza disso... só fazendo uma análise de laboratório nos fios.

      Qto ao seu cabelo ressecar, é pq tá faltando hidratação nele. Os silicones só maquiam, por isso vc acha q qdo usa silicone o cabelo não resseca. Mas ele continua ressecado por dentro. Pq vc não faz umas receitas caseiras, com mel, abacate, etc... ? Tem várias receitas hidratantes aqui no blog...

      A queratina se for usar, 1 vez no mês no máximo! Mas lembre-se q não é pq seu cabelo tá ressecado q precisa de queratina... acho que as hidratação vão solucionar o seu problema.

      Tem um post sobre "Cauterização e reconstrução passo a passo" tá aí do lado direito, nas mais lidas da semana... lá eu explico como usar a queratina.
      bjksss

      Excluir
  11. Obrigada querida!
    Vou seguir seus conselhos!
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  12. Ooi , eu já fiz muita química nos meus cabelos, e mais recente foi uma descoloração seguida de um coloração, e o resultado foi : "cabelo mega elástico"
    Ou seja, ele ta muito danificado!
    Então eu gostaria de saber se posso fazer uma cauterização !?
    Obrigada *-* Amei seu blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se o estado dele está tipo UTI. Mas faça umas hidratações antes da cauterização, ok?
      bjsss

      Excluir
    2. É nova por aqui? Então seja muito bem vinda!! Bjksss <3

      Excluir
  13. Oi meu cabelo esta quebrando nas pontas sera que precisa de uma reconstrução?faz pouco tempo que cortei.

    ResponderExcluir
  14. Erika eu comprei a Mascara Reconstrução Intensiva da Amend - Reconstrução Total, posso colocar um dos óleos que você mencionou acima e usar como reconstrução? Ou uso somente a mascara? Ou nem devo usar a mascara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar a máscara, se vc acha q tá precisando. E se quiser pode colocar óleo tbm. Nas máscaras a qtdd de queratina não é tãoooo grande. O problema é batizar a mascara colocando mais queratina nela...bjs

      Excluir
  15. Boa tarde!!!

    Minhas pontas estao horriveis ,secas sem vida,por causa das progressivas,o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muita hidratação, e umectação umas 2 vezes na semana.

      Excluir
  16. Oie, erika, eu uso chapinha umas 2 por semana, o que eu poderia estar usando como protetor termico natural?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, proteção para o sol, alguns óleos dão conta... mas para o calor de 200graus da chapinha, não sei te dizer se dariam conta não...

      Excluir
  17. Meu cabelo está elástico e quebrou um pouco. Posso reconstruir? Já hidratei. Obrigada, adorei o blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top