PROTETOR SOLAR : O VERDADEIRO VILÃO | Clube do cabelo e cia


É fato que o SOL é imprescindível para o planeta Terra. Sem sol, não há vida.
De algumas décadas pra cá, ele tem sido indicado como o principal vilão, quando o assunto é câncer de pele.
Mas não foi sempre assim... antigamente o Sol era tido como "remédio". E os gregos utilizavam-se da "Helioterapia", (terapia que usa a luz solar), para curar doenças.

A pesquisadora e dermatologista,  Drª. Sarita Martins, estudou indivíduos de uma colônia de pescadores do Recife. Estes pescadores estão constantemente em contato com a luz solar, e ainda numa região em que a incidência solar é bem "generosa".
Suas conclusões levaram ao seguinte resultado: o sol não apenas não induz ao câncer de pele, como também parece incrementar uma proteção contra esse câncer.

Um outro exemplo, é o Dr. A. Bernard Ackerman, dermatologista, uma das maiores autoridades em câncer de pele. É chefe de um dos mais importantes centros de pesquisa e tratamento em dermatologia, tendo mais de 100.000 atendimentos já realizados, e publicado mais de 600 artigos de pesquisa, além de inúmeros prêmios de distinção, incluindo o de personalidade do ano pela American Academy of Dermatology.
Pois bem, o dr. Ackerman é enfático em contradizer alguns dos pontos mais dogmáticos e geralmente aceitos pelos médicos e público em geral:
1) Não há ligação entre luz solar e melanoma;
2) Não acredita que as queimaduras solares necessariamente causem câncer de pele;
3) Não acredita que o protetor solar possa proteger a pele contra o câncer de pele, especialmente o melanoma.

Os protetores solares são uma farsa, e causam câncer de pele em vez de prevení-lo. 
Milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele a cada ano. 
E mesmo que mais e mais pessoas estejam usando protetor solar, a cada ano a incidência de câncer de pele continua a crescer em todo o mundo.
... ué, mas não deveria diminuir, já que o protetor solar serve para "proteger" a pele?
Sim deveria, se isso não fosse um embuste ...

O filtro solar, além de conter ingredientes tóxicos e cancerígenos, ainda bloqueia a radiação ultravioleta (UVB), que gera a vitamina D no nosso organismo.
A vitamina D é simplesmente o melhor remédio anti-câncer do mundo, e estudos recentes têm mostrado que ela pode impedir alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de pulmão, tumores cerebrais, mieloma múltiplo e câncer de pele.

Durante os últimos 50 anos, cresceu muito a variedade de produtos químicos sintéticos de proteção solar, tão facilmente adquiridos nas farmácias e prateleiras dos supermercados,

A maioria das pessoas usa estes produtos deliberadamente, sem levar em consideração a vulnerabilidade ​​a esses produtos químicos. Pouco sabe-se sobre seus efeitos tóxicos sutis e cumulativos.
Na verdade, muitos desses produtos químicos foram usados ​​por mais de cinco décadas, sem qualquer deliberação sobre seus potenciais efeitos tóxicos.

Já não há mais dúvidas de que os protetores solares são tóxicos.
A única verdadeira questão é: quais os efeitos que eles têm sobre você e sua família?

Mais de uma dúzia de estudos epidemiológicos demonstram um risco aumentado de câncer de pele naqueles que utilizam filtro solar frequentemente.

Uma revisão de estudos sobre câncer de pele e protetores solares pela "Science News", descobriu que as pessoas que usaram protetor solar eram mais propensas a desenvolver câncer de célula basal do que as pessoas que não fizeram. 

Muitos destes componentes químicos contidos em filtros solares são fototóxicos (tóxicos quando expostos a luz), fazendo com que haja irritações, mudanças de pigmentos e efeitos fotoalérgicos.

Os hormônios mais comumente perturbados por estes componentes são o estrogênio, progesterona, testosterona e tireóide; podendo causar o desenvolvimento anormal de fetos e crianças em crescimento, puberdade precoce, e infertilidade.

Os disruptores endócrinos podem contribuir para o desenvolvimento de câncer de mama e de ovário em mulheres, e outros desreguladores endócrinos podem aumentar a chance de câncer de próstata em homens.

Lista de substâncias químicas tóxicas, contidas em protetores solares:

> Para amino ácido benzóico 
4-Metilbenzilideno Cânfora ou 4 MBC (proibido na Europa, e (também conhecida com os nomes de  Eusolex 6300 (lab. Merck) Parsol 5000 (Givaudan-Roure) e Neo Heliopan (Galena)).
Octyl methoxycinnamate (OMC)
> Octil salicyclate
> Oxybenzona
> Cinoxato
> Dioxibenzona
> Fenilbenzimidazol
> Homosalate
> Mentila anthranilate
> Octocrylene
> Parabenos (falei sobre eles emhttp://www.clubedocabeloecia.com.br/2012/10/parabenos-afinal-o-que-sao-e-o-que-fazem.html)

 Sol não causa câncer!
Sem o sol, nosso planeta não resistiria.
O Sol é a melhor fonte de vitamina D3, portanto, o sol é essencial para a nossa saúde .

A vitamina D3 tem sido um dos nutrientes mais pesquisados ​​nos últimos 5 anos. Confirmou-se que ela auxilia naturalmente a estimular o sistema imunológico, ajuda a combater o cancer, e melhora o humor.
Quando você se expõe cerca de 20 minutos à luz solar direta, o seu corpo  gera vitamina D3 naturalmente,e em quantidade suficiente, necessária ao organismo.
Portanto, nós não devemos bloquear os raios solares diariamente!!

A melhor proteção para as desagradáveis queimaduras solares é a exposição continua em horários adequados, geralmente antes das 10 horas e após as 16 horas. Mas deve ficar claro que a melhor faixa horária para produção de vitamina D pelo organismo é, de fato,  entre as 10 e as 14 horas, quando o angulo do Sol com a Terra é mais próximo de 90°. (sugere-se tomar esse Sol por prazos iniciais de 15 a 20 minutos, para evitar vermelhidão em pessoas pouco acostumadas a exposição solar).


VEJAM O QUE DIZ O DR.LAIR RIBEIRO SOBRE PROTETORES SOLARES:


(Dr.Lair Ribeiro é cardiologista, nutrólogo, professor de pós-graduação na área médica, palestrante internacional, autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas norte-americanas, e de 35 livros (13 best sellers), 19 dos quais já traduzidos para outros idiomas, sendo, também, best sellers em países da América Latina e da Europa.)

AQUI, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DO DR. ÍTALO RACHID:

(Dr. Ítalo Rachid é professor do curso de pós-graduação Masters em Ciências da Fisiologia Humana, reconhecido pelo MEC. Tem formação em Anti-Aging pelo American Board of Anti-Aging Medicine. Formação em Age-Manegement Medicine pelo CENEGENICS Medical Institute USA. Membro do Advisory Board da World Anti-Aging Academy of Medine-WAAAM. Delegado da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM). É presidente da Sociedade Brasileira Para Estudos da Fisiologia - SOBRAF)

Algumas alternativas naturais para a proteção solar:

Óleo de gergelim puro é uma alternativa natural eficaz para protetor solar . Segundo Julie Gabriel , autor de " O Guia Verde Beleza", o óleo de gergelim pode bloquear cerca de 30% dos raios solares.

Óleo de coco 

Óleo de semente de framboesa 

Óleo de Semente de Cenoura

Manteiga de Karité

Aloe vera
De acordo com Shalini Vadhera , autor de " Passaporte para a Beleza", o gel de aloe vera reflete 20% dos raios UV prejudiciais do sol. Aplique-o sobre a pele a cada uma a duas horas para proteção do sol.
O gel da aloe vera serve para muitos fins medicinais , que vão desde a cicatrização de feridas à tratamento do diabetes.

Comer alimentos ricos em antioxidantes saudáveis ​​ajuda a proteger a pele dos danos, incluindo danos UV. Isso significa que você deve ingerir frutas e vegetais que contêm carotenóides e outros antioxidantes poderosos.
Ex: Nozes, sementes, óleo de coco, abacate, microalgas (spirulina, clorella..), etc.

MINHAS  CONSIDERAÇÕES: 
E mais uma vez, somos vítimas da "ganância" da indústria farmacêutica, que consegue influenciar milhares de pessoas a utilizar protetor solar diariamente; e como consequência, presenciamos uma população cada vez mais doente e  deficiente de vitamina D... logo, mais consumidora de remédios, claro!... isso faz algum sentido pra você?


Fontes:
http://www.naturalnews.com/021927_sunscreen_medical_myths.html
http://www.doctoroz.com/article/your-sunscreen-might-be-poisoning-you
http://draxe.com/75-of-sunscreens-are-toxic-what-to-do-instead/
http://www.smartskincare.com/skinprotection/chemical-sunscreen-risks.html
http://www.novamagazine.com.au/article_archive/2008/08_12_toxicsunscreen.htm
http://pt.265health.com/alternative-medicine/
http://www.sunwarrior.com/news/natural-sunscreen-alternatives/
http://www.zentofitness.com/natural-alternatives-to-sunscreen/
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2002/04/3/sun-prevents-cancer.aspx
http://apenasvivamais.blogspot.com.br/2013/12/as-mentiras-da-industria-farmaceutica.html
https://alergoshop.com.br/blog/503-as-substancias-prejudiciais-por-tras-do-protetor-solar
http://www.acordem.com/blog/26364
http://revistagalileu.globo.com
http://rodrigoclaudio.com/blog/farsa-o-sol-nao-provoca-cancer-o-mal-e-o-protetor-solar/
http://www.umaoutravisao.com.br/secoes/Sa%C3%BAde/Solecancerdepele.html

Fica a dica!

Postar um comentário

  1. Erika, gosto muito do seu blog, tem algumas das melhores dicas sobre saúde que já vi, e adorei as dicas naturais de protetores, mas infelizmente aqui devo discordar do post.
    Sim, podem existir várias substâncias nocivas nos protetores solares, mas a radiação ultra-violeta é extremamente nociva e causa câncer de pele sim, pois gera mutações nas células!
    A vitamina D é importante sim, mas mesmo com o uso de protetor a incidência solar já gera a criação de vitamina D (o FSP não impede completamente a radiação), e para quem pega sol diariamente ele se torna muito importante no controle da penetração dos raios UV.
    Que não acho que 99,99% dos dermatologistas concordariam com isso por pura ganância da indústria farmacêutica.
    Para falar a verdade achei esse "O sol não causa câncer" tão absurdo quanto dizer que vacinas podem causar autismo.
    Acho bom que tenha estudos que comprovem que tenham coisas ruins nos protetores, mas eles devem ser usados para melhorar eles, não para as pessoas pararem de usar, pois repito que são importantes! =)
    Nada pessoal, continuo amando o blog, só realmente não concordo com esse post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu,

      Eu já esperava comentários como o seu, neste post.

      Não faço posts para que concordem ou discordem de mim... eu já tenho a minha opinião formada sobre os assuntos que escrevo.

      Não sei se vc clicou em todos os links , e assistiu aos vídeos que postei...

      Não fui eu quem falou que o protetor solar é uma farsa, mas sim, médicos e dermatologistas "pesquisadores científicos" e renomados.

      Então, se vc discorda, entre em contato com eles para discutir e provar a sua teoria.
      ...e continue usando seu protetor solar!

      bjs

      Excluir
    2. Tudo bem, só quis dar a minha opinião, como eu disse. Volto a dizer que esses médicos são uma minoria bem pequena. Mas como um tem a sua opinião, respeito a sua.
      Eu só achava que um blog deveria ser interativo, para as leitoras também poderem dar a sua opinião, mas tudo bem, não postarei mais, já que não faz diferença.
      Mas uma vez agradeço pelas dicas do blog e continuarei acompanhando de qualquer forma!

      Excluir
    3. Lulu,

      Vc pode opinar à vontade, pois cada um tem o direito de achar o que quiser, independente de concordar ou discordar do post.

      Se eu não quisesse uma interação, nem liberava os comentários no blog.

      ... e quem disse que eles são minoria? A mídia? E mesmo que fosse, o fato de serem minoria, não quer dizer que não possam ter razão.

      Enfim... "O pior cego é aquele que não quer ver"

      Excluir
    4. Nossa Lulu, é exatamente o mesmo caso das vacinas! Essa pseudo ciência é muito perigosa, a metodologia cientifica existe pra que qualquer hipótese seja testada e considerada verdadeira ou não. Na ciência, quando a maioria esmagadora defende uma hipótese é porque tem um nível de significância maior naquela teoria. Infelizmente sempre vai ter aquele 1% que se usa de desonestidade intelectual, que refutam o aquecimento global e associam vacinas com autismo. Nos eua essas paranoias já estão super disseminadas com o apoio de "médicos" como Dr. Oz, espero que essa moda não pegue aqui.

      Excluir
    5. Bianca, continue tomando suas vacinas e usando bastante protetor solar ;)
      A ignorância é mesmo uma "bênção"!!!

      Excluir
    6. Achei tão desnecessária a linguagem irônica e agressiva nas suas respostas Erika. Não parece ter a ver com seu estilo de vida "zen" por assim dizer. A Lulu foi super educada na colocação da opinião dela, não entendi o porque das ironias "continue usando seu protetor solar" e o pior cego é aquele que não quer ver" particularmente senti que magoou a garota pois ela deixou bem claro que gosta do blog e segue as dicas. E se vc já esperava por comentários desse tipo, porque precisou se defender de tal maneira? Se vc as julga ignorantes não deveria descer ao mesmo nível nas suas respostas. Não se esqueça que ser blogueira é lidar com opiniões adversas todos os dias. Bjs

      Excluir
    7. Oi Allyson,

      Vc tem todo direito de achar o que quiser, assim como eu também tenho.

      Ser blogueira na minha opinião não é "vestir" um personagem e "ter" que agir assim ou assado... Que mania que as pessoas tem de querer "rotular" tudo!! Pelamor!!!
      Eu não tenho que agir da maneira que as pessoas esperam, simplesmente pq elas "idealizam" a uma "personalidade de blogueira".

      Até o meu estilo de vida está sendo "rotulado" aqui? Como assim? O que é ser "zen"? É deixar de falar o que pensa? É não ter opinião própria? É não ir contra à opinião dos outros? É não poder se expressar de maneira livre?
      Sinceramente, eu acho meio "over" querer julgar a minha personalidade e meu estilo de vida!

      Ser "blogueira" pra mim, é apenas compartilhar assuntos que eu achar relevantes, e que possa de alguma maneira, acrescentar algo útil à vida das pessoas; e não, ter que ficar "submetida à julgamentos" sobre quem eu devo ser e como devo agir, pois não vou deixar de ser quem eu sou, e nem preciso ficar agradando à ninguém.

      As pessoas tem todo o direito de gostar ou não, e acreditar ou não, no que eu publico; pois minha intenção aqui não é tentar convencer, nem ter que "provar" nada à ninguém. Eu simplesmente compartilho idéias e experiencias... lê quem quiser.

      Em nenhum momento eu desrespeitei nem ofendi ninguém aqui. Cada um enxerga as coisas à sua maneira... e se vc interpretou assim, só lamento!
      Tenho muito respeito aos leitores, e já fiz muitas amizades por aqui! Procuro responder, mesmo sem tempo, à TODOS os comentários e emails que me enviam (coisa que só acontece em 1% dos blogs que conheço).
      No entanto, se alguém me escreve, ou entra no blog pra comentar, é pq espera por uma resposta. Agora, se a resposta vai corresponder àquilo que a pessoa QUER ouvir, aí já não posso garantir...

      bjss

      Excluir
    8. Olha Erika, a tentativa de expor fatos sobre a ciencia é muito bom, vivemos uma era, que a abundancia de quimicas e tecnologias geram nem algumas pessoas a idéia de que teriamos que voltar a viver como em meados do século passado. Nem tudo que é natural é tão bom assim, a industria farmaceutica sim ganha com nossos piores medos, mas repito nem tudo que é dito natural por crescer na terra, e se ter acesso razoavelmente fácil é bom, já modificamos tudo com a nossa existencia.
      Por outro lado suas respostas pareceram a mim, de uma pessoa que se cega diante de uma afirmação e todos os outros estão errados, não somos 100% de nada, muito menos de acertos.

      Excluir
    9. Oi Juliana!
      Eu não me acho dona da verdade de nada... apenas pesquiso, e não sou guiada pela mídia.
      O que as pessoas não estão entendendo aqui, é que não fui eu que falei nada...mas sim os profissionais da área que estudaram sobre o assunto, como os médicos que citei, e inclusive coloquei vídeos deles falando.
      Lamento se vc entendeu assim...
      Bjsss

      Excluir
    10. Cont...
      Essa descoberta foi muito importante pra minha vida, desvendar esse mistério que sempre me perturbou e muitas vezes me deixou até pra baixo, achava que eu é que era louca, ou deficiente de alguma coisa. Era ignorante, isso sempre admiti e falo pra todo mundo, a ignorância é o maior mal da história da humanidade, a doença mais grave e silenciosa. Hoje me sinto feliz, eu estava certa e os outros não, sempre comi todo tipo de verdura, e raramente fico doente. Tento alertar as pessoas, mas muitos (como aqui no seu blog) são ignorantes, estão iludidos, e dependendo até desfazem amizades por achar que somos inimigos, é triste, muitas vezes me calo, pois é inútil , me poupo. Alerto uma vez, não dá ouvido, esqueço, pois não devemos interferir muito na evolução das pessoas, cada um vai despertar mais cedo ou mais tarde. Felizmente despertei e só posso desejar e torcer para que mais pessoas despertem!
      Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar suas experiências, matérias, etc. Pra mim é de grande utilidade (quero fazer a pasta de dente natural)!
      Grande abraço Erika!
      Só mais uma coisinha, quando entro no seu site aparece um quadrado bem no meio da tela , uma propaganda de download e ela segue o movimento da barra de rolagem atrapalhando a leitura, e não tem botão "fechar", nossa é terrível rsrsrs e demora pra sumir, não tem como colocar uma propaganda que tenha como apertar em fechar? rsrsrs

      Excluir
    11. Oi Paula!
      Com certeza, cada um tem seu tempo....
      Qto ao banner de propaganda, tem como fechar sim... é só clicar no quadradinho pequeno vermelho que tem dentro dele, do lado esquerdo.... não dá pra tirar ele agora, pq fiz contrato... mas não vai ficar pra sempre não...rsrs
      bjksss

      Excluir
  2. Eu não digo "ganância" das indústrias porque sim, protetores são bons para pele sensíveis, na onde, pode não causar melanoma, mas outras manchas e problemas, enfim, fiz uma semana de postagens no blog da Néctar sobre a vitamina D e quanto aos benefícios do sol, e vi todas essas pesquisas nas terras gringas onde a maior proporção de melanoma é nas pessoas que usam protetores, mas tem exceções porque peles não são iguais.
    E realmente a vitamina D cura, auxilia e é ótima para o organismo coisa que precisamos obter diretamente no sol, sem protetor solar.
    Ou seja, polêmica a parte, 30 minutinhos de sol diariamente na cara é vida!

    Beijos Erika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho que o sol é vida Lu!!
      Mas infelizmente foi implantado na sociedade o "medo do sol", e muita gente não sai de casa sem usar protetor...
      bjssss

      Excluir
    2. Concordo Erika!!! Nesse caso a publicidade gera o sol como algo tão terrível que temos que ficar dentro de casa, e juro que ao descobrir tudo isso que colocou sobre o sol também fiquei assustada, porque pensei... e agora??? Como mudar uma mentalidade universal sobre o protetor solar???
      É complicado mesmo!
      Beijinhos

      Excluir
    3. Pois é... só vai mudar quando a indústria farmacêutica junto com mídia, quiserem que mude... pq a maioria da população só acredita no que a mídia fala... e como isso é muito pouco provável de acontecer, então não vai mudar...
      E aí, cai muito bem o ditado: "O pior cego, é aquele que não quer ver"
      bjksss

      Excluir
    4. E eu continuo seguindo um velho ensinamento do meu pai, hehehe: nada em excesso faz bem. Uva é saudável; uva em excesso dá um desarranjo de dar dó kkkk. Banho de sol é saudável; ficar fritando na praia por horas, em pleno sol do meio dia, é pedir pra se ferrar kkk. Usar bloqueador quando vai ficar muito tempo na praia, debaixo de um sol de 40 graus, é saudável; bloquear diariamente, impedindo a produção de vitamina D, é péssimo. Conheço gente que usa FPS até dentro de casa, pq acha q a luz da lâmpada e das janelas (juro!!!!! kkkkkkkk) irá causar fotoenvelhecimento!!!! HAUAHAUAHAUAH. Né...então...resumindo...pesquisem sempre fontes diversas, e usem sempre o bom senso, a diferença entre remédio e veneno está na dose! Parabéns pelo post, foi uma ótima reflexão!

      Excluir
    5. Camila, vc disse td!!
      Se as pessoas pegassem sol com moderação nem precisariam de protetor nenhum...
      Tudo na vida é equilíbrio!
      bjsss

      Excluir
  3. Erika.. Sobre o post da cebola.. Posso guardar o suco da cebola que sobrou pra usar outro dia? Se sim, por quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janise, melhor fazer só o que vc for usar.

      Excluir
  4. Quanta irresponsabilidade em divulgar uma loucura dessas. Ter opinião é uma coisa, ser irresponsável é outra. Espero que as pessoas que leiam esse post sejam pessoas com bom senso e não as que acreditam na primeira bobagem que leem. Infelizmente a internet está cheia de bobagens desse tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela,

      Que dó! Quanta ignorância!

      Faça como eu ... use argumentos sadios e comprovados, do que vc está falando.

      Vc quer dizer então que o Dr Lair Ribeiro, Dr. Rachid, Dra Sarita Martins, e Dr A. Bernard Ackerman, pesquisadores e especialistas da área, são irresponsáveis e loucos?

      É... talvez vc tenha mais conhecimento acerca do assunto do que eles... rsrs

      Excluir
  5. Erica, você pode me indicar um gel de aloe vera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for pra usar como proteção solar, tem q ser o gel in natura, da planta mesmo...

      Excluir
    2. Você diz tirar a "baba" da babosa e passar na pele?

      Excluir
    3. Bah, eu nunca vi nada melhor q babosa para curar queimaduras! Não só as de sol, qualquer queimadura! Esses dias, queimei feio a mão na cozinha, de chorar de dor a noite toda. No dia seguinte, fui almoçar na minha amiga, q tem babosa no pátio. Caramba, aliviou quase na hora, regenerou a pele, não ficou marca, bolha, nada!!! Tbm é um excelente cicatrizante, uma vez fui mordida por um cachorro e passei babosa, cicatrizou assim...tipo Wolverine kkkkk...não ficou nenhuma marca tbm!!! E olha q foi funda a mordida, ainda bem q o amiguinho era vacinado kkkk. #ficadica, bjs!

      Excluir
  6. Hum.. fantastica a matéria , deixa perguntar quando eu se expor muito tempo no sol os óleo sitados acima é preciso repor de quanto tempo?e em em criança tambem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, é bom usar de 1 em 1 h, mas essa opção seria para o dia a dia. Pra ficar muitas horas na praia durante o verão, aí seria recomendado horarios até as 10 e após as 15:30.

      Excluir
  7. Essa do protetor solar quem não acredita que faz mal é só olhar a composição dele pra ver quantas químicas nocivas tem. Infelizmente ainda to usando protetor porque a minha pele é bem sensível, basta uns minutos no sol pra ficar vermelha. Já faz tempoooo que ouço falar que óleo de coco é protetor natural, mas ainda não usei.Vou experimentar algum desses óleos e ver como vai agir como protetor solar, espero que dê certo. Bjosss Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Det!
      Acho que tudo é equilíbrio... usar uma vez ou outra é diferente de usar todos os dias, como os dermatologistas indicam. Mas é claro que podendo evitar, é melhor.
      bjsss

      Excluir
  8. Olá Érika. Adoro o seu blog, e acho que vc deveria investir mais no seu canal do YouTube, pois ele pode crescer muito com seu conteúdo rico e natural. Esse lance do protetor solar é polêmico pra muita gente. Mas eu acho que ele pode ter sim propriedades nocivas. Porém é importante dizer que o só é um grande vilão heim. O sol como uma estrela, aumenta sua temperatura a cada ano que passa pois ele é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo, tudo isso é emitido em raios gama, uma radiação invisível e quentíssima. Esses raios queimariam o sistema solar, mas, ao atravessar as várias camadas do astro, são convertidos em raios de luz, mais suportáveis. Assim, a temperatura de 10 milhões de graus Celsius da radiação do núcleo é reduzida a 6 000 graus Celsius. Há 4,6 bilhões de anos, ao nascer, o Sol tinha hidrogênio suficiente para queimar durante 10 bilhões de anos. Hoje, a metade desse estoque já se acabou. Quando não restar nada, daqui a 5 bilhões de anos, ele vai queimar o hélio que gerou. Isso durará mais 1 bilhão de anos e será um inferno, pois a queima do hélio gera mais energia e calor que a do hidrogênio. Mas tudo bem. O mundo já vai estar torrado mesmo. Ou seja, ele destruirá todo o sistema solar, a tendência é ele esquentar cada vez mais até explodir, nós não temos chance alguma quanto a sua força destrutiva. Se der leia um pouco sobre o que a ciência fala sobre o sol a sua composição, história etc... Vc pode gostar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nara!!
      Nossa.. quanta informação! Obrigada por compartilhar!
      Vou dar uma pesquisada nisso sim!
      Valeeuuu! bjsss

      Excluir
    2. A maioria dos protetores solares disponíveis no mercado possuem uma composição nociva, mas há, também, protetores com ingredientes eficazes e inofensivo como Titanium Dioxide.
      E, realmente, a pele humana suporta até um certo ponto a intensidade do sol. Mas em época de verão, o sol atinge o seu pico de agressividade na pele. Qualquer um sente o impacto do sol que causa no corpo, internamente e externamente.

      Excluir
    3. Sim Juubs, por isso precisamos nos proteger do sol, não só com protetores solares, mas tbm com chapéu (boné), bebendo bastante líquido, roupas leves, etc...

      Excluir
  9. Olá Erika, adoro sua matérias
    Eu tenho melasma no rosto e não posso me expor ao sol sem proteção. quando vou à praia é pior ainda.
    Então infelizmente tenho que me submeter a esses produtos industrializados.
    O que você indica para usar no rosto?
    Grata

    Helenice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helenice!
      Já experimentou o óleo de coco?

      Excluir
  10. E para quem quer manter uma pele branquinha, sem manchas, o que fazer para bloquear os raios da pele do rosto e do corpo? Eu confesso que não gosto de pele bronzeada. Não é preconceito e nada do gênero, é questão de gosto mesmo.

    Muito grata pelo poste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja as alternativas naturais que coloquei aí no final do post ;) bjss

      Excluir
  11. Oi Érika, me tira uma dúvida? Óleo de semente de cenoura e óleo de cenoura é a mesma coisa? É melhor prensado a frio ou refinado?
    Obrigada, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, qto ao nome, melhor se informar com o fabricante se é de semente de cenoura.. tem diferença sim.... o prensado a frio é sempre melhor. bjss

      Excluir
    2. Outra coisinha... O óleo de gergelim extra virgem é o que dá mais proteção? Estava pensando em usá-lo no dia a dia já que não me adapto a nenhum filtro solar:(

      Excluir
    3. não.. acho que é o oleo de coco...

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top