PH ÁCIDO : OS DOIS LADOS DA MESMA MOEDA | Clube do cabelo e cia




Oi Tchurma,

O assunto hoje é pH ácido.
E como tudo na vida tem os dois lados, vamos falar de alguns prós e contras da acidez.

Para compreendermos melhor sobre acidez, precisamos saber o que é pH:

pH é o "Potencial de Hidrogênio Iônico ou Potencial Hidrogeniônico". É um índice utilizado para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância líquida.

O índice de pH varia de 0 a 14, sendo 7 o índice de neutralidade. Tudo acima de 7 é alcalino, e tudo abaixo de 7 é considerado ácido.

Assim, quanto maior for o índice de pH, mais alcalina e mais rica em oxigênio será a substância. E quanto menor o pH, mais ácida e pobre em oxigênio ela será.



Toda substância líquida possui um índice de pH. Sendo o corpo humano composto de 70% de água, ele contém uma enorme variedade de soluções, que podem ser mais ácidas ou mais alcalinas. Para o corpo se manter saudável, é necessário que haja um equilíbrio ácido-base, pois do contrário, ele poderá sofrer uma alcalose (excesso de alcalinidade) ou uma acidose (excesso de acidez). Portanto o corpo precisa manter uma faixa entre pH  7.35 a 7.45.  A maioria dos processos metabólicos no corpo humano só pode acontecer se o pH do corpo estiver dentro da faixa de equilíbrio. Se o pH do sangue se diminuir para menos de 6,8 ou aumentar acima de 7,8 as células param de funcionar e o corpo morre. O esforço do corpo para equilibrar o pH  é constante. E quando esse equilíbrio é comprometido, muitos problemas podem acontecer.


E por que eu estou falando isso? Para vocês saberem, que tudo está relacionado. Tudo no nosso corpo (e fora dele) tem um índice de pH, seja ácido ou alcalino. E nossos cabelos não fogem à regra.


O pH normal do nosso cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5, ou seja, ligeiramente ácido. É bom que seja assim, pois o meio ácido tem a função de impedir a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, evitando as irritações. Os cabelos com pH dentro deste índice, são saudáveis, e possuem suas cutículas fechadas (lisas).
Porém, havendo um aumento do pH nos fios (alcalinidade), as cutículas se abrirão, e haverá uma perda hídrica (água), fazendo com que os fios desidratem e comecem a ressecar. As cutículas abertas também favorecem a penetração de substâncias na estrutura interna do fio, e isso explica  porque os produtos responsáveis por transformações capilares tem seus pHs elevados, e são danosos aos fios, deixando-os porosos e ressecados.
Agora você também entende, por que a água do mar e da piscina ressecam e danificam os cabelos:  o pH delas é 8.0  e  12.5 respectivamente, como podem ver na tabela acima.


Já o pH ácido, age contraindo os fios (fechando as cutículas), e neutralizando os tratamentos feitos com os cosméticos alcalinos. E eis o porquê das receitas caseiras para os cabelos, à base de limão e vinagre serem tão indicadas.


Aqui uma imagem, só pra você ter uma noção de como é o fio de cabelo e suas cutículas:

A Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura. (fonte:http://entendendocosmetologia.blogspot.com.br) 


Agora que você já entendeu como o pH age nos fios, fica fácil de entender como tratá-los:

A maioria dos shampoos tem o pH entre 5 e 7 (ácido à neutro), pois o nível da acidez e da oleosidade do cabelo em condições normais deve ser mantida, para impedir a atuação de bactérias no couro cabeludo.

Os shampoos de limpeza profunda (anti-resíduos), possuem pH alcalino, e fazem uma limpeza profunda nos fios e no couro cabeludo. Ele faz com que as cutículas se abram, facilitando assim a remoção de resíduos deixados na fibra capilar, saturada pelo uso contínuo de finalizadores e  condicionadores (silicones e petrolatos).
Por ser alcalino, não deve-se usá-lo com frequência, podendo  ser usado a cada 10 ou 15 dias, ou 1 vez por mês.
Este shampoo também pode ser utilizado antes de tratamentos, colorações, ou químicas, pois como ele abre as cutículas, favorece a recepção das substâncias, potencializando o efeito do tratamento ou processo químico.
Como os AR (antiresíduos) possuem pH elevado, e deixam as cutículas abertas favorecendo a perda da umidade do fio, é importante que se faça uma boa hidratação após seu uso.

Já os shampoos mais ácidos, com pH entre 4.5 e 5.5 são indicados para cabelos quimicamente tratados e danificados.

Os condicionadores também possuem pH variados, e quanto menor for o pH do condicionador, mais macios e brilhosos os cabelos ficarão.

Infelizmente, são raríssimos os shampoos e condicionadores que indicam seus pHs no rótulo. E como eu sou  uma pessoa muito curiosa (culpa dos astros!), lá fui eu procurar uma maneira de poder saber o pH dos meus shampoos e cia ltda que eu tenho aqui em casa...

E achei pra comprar na internet o papelzinho de medidor de pH:
Comprei no mercado livre por 7,90 + 5,00 (frete) - vem com 80 tirinhas. (essa é chingling... rs)

Obs: Recebi uma informação da minha amiga Carol, que essas tirinhas dão margem de erro de 1.5 a 2.0 (OMG!). Então vou pesquisar outras marcas melhores pra trazer pra vocêss aqui...  :(



E essa aqui embaixo é a profissional da MERCK, que está custando na média de 50,00 (100 tirinhas), e também tem uma margem de erro, só que muiiiito menor que a chingling. (indicada pela nossa querida Carol)



E sabem o que eu descobri com as minhas tirinhas de pH?
 Que TODOS os meus shampoos, condicionadores e máscaras, giram em torno do pH entre 6 e 7!!



Mas ainda bem que tenho o meu acidificante K.Pro, e a minha Mask Blond para aliviarem o meu tormento...ufa!! (Em breve, resenha dessas maravilhas!)

Falando em "acidificantes", eles são produtos que não podem faltar na casa de cabelomaníacas como eu, que adoram uma "quimicazinha" de vez em sempre...
Eu não vou me aprofundar neles aqui, senão esse post vai virar um livro! Então, se você quiser saber mais detalhes sobre os acidificantes,  aqui vai um artigo da Diana Lee  do HELP DOS CABELOS, bem completo sobre isso.

E é claro, não vamos esquecer das máscaras!
Se você usar uma máscara ácida, não há necessidade de aplicar o condicionador depois, pois a própria máscara já dá uma selada nos fios.

Eu PRECISO comprar máscaras com pH baixo!!
Eu queroooo!!!  E por isso, fui pesquisar algumas, em nome da saúde dos meus cabelitchos alisadinhos...

Selecionei 30 máscaras com pH de 4.5 para baixo: 


1 - MAC PAUL  - pH 4.2
2 - SEDA PROFISSIONAL REGENERAÇÃO CAPILAR - pH 3.3
3 - MAXILINE PROFESSIONAL - pH 3.8 a 4.3
4 - ALFAPARF RIGEN - pH 3.5
5 - JOICO K-PAK MOISTURE INTENSE HYDRATOR - pH 3.5
6 - ANEETHUN HIDRATAÇÃO INTENSIVA – pH 4,0
7 -  REAL CREAM ALFAPARF - pH 4.0
8 - ANEETHUN KINOA LIZZ - pH 4,0
9 -  LUNA SYSTEM CRISTALLI - pH 4.5
10 - LUNA SYSTEM COLOR - pH 4.5
11 - ECOLOGIE BANANA E MENTA - pH 4 a 4.5
12 - SEDA REPOSIÇÃO DE MASSA - pH 4.5
13 - TRIVIT da ITALLIAN HAIRTECH - pH 4,5
14 - ABSOLUT REPAIR - pH 4.0
15 -  TRESEMMÉ - pH 3.3
16 - NOVEX (todas) - pH 3.5
17 - T-ONE TÂNAGRA HIDRATANTE - pH 4
18 - HASKELL MANDIOCA - pH 3.5
19 - RED IRON CYSTEIN MASK - pH 3.5
20- RED IRON SILK MASK - pH 3.5
21 -AMO YENZAH - pH 3.0 a 4.0
22- HASKELL QUINA ROSA - pH 3.5
23- K-PRO CAVIAR INTENSE - pH 3.5 a 4.5
24-ANEETHUN AGE MASCARA REGENERADORA – PH 3,5 A 4,0
25-DE SIRIUS- LIFT HAIR CERAMIDAS E QUERATINA -pH 3.0 a 4.0 
26 -DE SIRIUS- LIFT HAIR S.O.S CAPILAR -pH 3.0 a 4.0 
27 -SENSCIENCE MÁSCARA INNER RESTORE INTENSIF- pH 3.5 a 4.5
28 -BIO AFTER-MÁSCARA HIDRATANTE-pH 3.5 a 4.5
29- DENEA -MÁSCARA HAIR BALANCER- pH 3.2
30- DWELLX Linha Premium Ph 3.5

E acrescentando as dicas recebidas dos leitores: (obrigada, amores!)
- Mascara de hidratação da tutanat óleo de argan tem pH=4
 Máscara da metamorfose hidratação intensiva tem pH 3,0-4,0
-  Máscara Haskell -  todas tem ph 3,5 

Pronto... agora o difícil vai ser escolher! rs

Caso você conheça mais alguma, é só deixar no comentário, que eu acrescento aqui...


















 










 






E agora, o outro lado da mesma moeda...

Apesar dos nossos cabelitchos fazerem um ótimo proveito do pH ácido, o mesmo não acontece com o nosso corpitcho, quando há um excesso de acidez no nosso organismo.
Em termos de saúde, devemos ingerir o mínimo necessário de alimentos ácidos. Pois do contrário, corremos o risco de provocar  uma acidose (acúmulo de ácidos no sangue e nos tecidos), trazendo graves consequências para o nosso organismo.
Quando a acidose se agrava, a pessoa começa a sentir-se fraca e sonolenta, e também pode sentir-se confusa e com náuseas. Se a acidose for muito intensa, a pressão arterial pode baixar bruscamente, conduzindo ao choque, e até ao coma.



Não, que não devamos consumir alimentos ácidos. Mas estes devem ser consumidos em quantidade adequada, e muito menos que os alimentos alcalinos. A proporção ideal seria 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.

A água ideal, também é alcalina. Águas consideradas medicinais possuem pH entre 8 e 10. Portanto, na hora de comprar água mineral engarrafada, devemos observar o item “características físico-químicas” no rótulo, no qual o pH está indicado. E evite, se este for menor que 7.35. Pois nesse caso, é melhor você tomar uma água filtrada comum, do que gastar dinheiro comprando uma água que não lhe trará benefícios. E não se deixe levar pela marca, porque nem sempre as marcas mais conhecidas são as mais saudáveis!!


Como você pode perceber pela tabela abaixo, a maioria das dietas tendem a ter um alto consumo de alimentos ácidos. O maior vilão de todos os alimentos ácidos é o açúcar. E isso explica o porquê dele causar tantos problemas para a saúde.


























































Isso explica porque não se deve comer doce quando se está com candidíase, pois o açúcar vai aumentar a acidez vaginal, fazendo com que a cândida piore (só as mulheres vão entender isso...rs).

Obs: Você deve estar achando estranho, o limão estar na coluna dos muito alcalinos, já que o pH dele é entre 2.0 a 2.5 ...
Mas eu tenho uma informação porreta pra te contar:  O limão, ao ser ingerido, é metabolizado, tornando-se alcalino, e aumentando seu PH. Isso quer dizer que, ao chegar no estômago, ele perde sua acidez.
Então, nada de dizer que tomar suco de limão puro vai fazer mal pro seu estômago... muito pelo contrário, sabia? O limão pode ser usado para alcalinizar o organismo, e também para combater o câncer!

Dá uma olhada nesses sites, que você vai descobrir que o limão é TDB!

http://curapelanatureza.blogspot.com.br/2008/02/o-poder-de-cura-do-limo.html

http://www.docelimao.com.br/site/limao/conceito/6-limao-x-sistema-digestivo

http://www.acessa.com/sosabor/frutas/2006/04/25-limao/



Gente, tô bege com o limão! ... ou melhor... tô verde!!
Pronto... só quero limão agora!

Vou começar  a "terapia do limão" pra dar uma desintoxicada... e se quiser acompanhar, segue ela aqui:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1833



Então pra terminar, façamos um brinde de suco de limão, 
aos nossos belos cabelitchos tratados com máscara ácida!!





Salute!!




Postar um comentário

  1. Parabéns Erika!Excelente resenha!
    Segundo o rótulo a mascara de hidratação da tutanat óleo de argan tem pH=4 e a máscara da metamorfose hidratação intensiva tem pH 3,0-4,0 ainda bem que tenho essas e tb a sensciense.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amore!! Vou acrescentar essas na lista! valeeeeeuuu!!
      bjks

      Excluir
  2. Oi! A de Quina Rosa da Haskell tem ph 3,5 tb :) Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Priz, sabe que eu tinha separado ela e esqueci de colocar? rsrs Obrigada por lembrar, vou acrescentá-la! Bjssss

      Excluir
  3. Nilhozilda do coração, que post lindooooo de maravilhoso! Vc conseguiu reunir td de ph de forma interessante, nossa eu estava para explicar para uma amiga o que era ph que tanto falo, nem vou me dar ao trabalho, mandarei o link do seu post, óbvio, pq sou muito prática (culpa de quem? dos astros, sempre eles - ri muito qdo vc escreveu isso no post kkkkkkk).

    AAAh e o limão, o que falar dele? adoro...suco de limão, na salada e eu até chupo limão, igual laranja, sabe? que frutinha versátil.

    Qto as máscaras, vc listou todas que eu sabia...a primeira que sempre me vem a cabeça é a Rigen, mas vc deu tantas opções!

    Adorei!

    E esse medidor de Ph? super importante para termos uma ideia dos nossos produtos, vou adquirir um pra ontem e ficar brincando aqui!!!

    bjoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore of my life!! Já comecei a terapia do limão... quero desintoxicar geral! heheheh Eu já fiz essa terapia uns 2 anos atrás... começa com 1 limão e vai acrescentando mais um a cada dia, até chegara 10, e depois vai voltando pra 1... eu fazia em jejum...nossa, qdo chega no décimo é pauleira pra engolir kkkkkkk mas dá pra sentir a recauchutada que dá!

      E torta de limão??? Hummmmmmmmmm Torta de limão com baunilhaaaa!!! Ahhhh quero quero quero!

      Bjbjbj

      Excluir
    2. Jura? adorei essa terapia, hein? deve limpar até os pecados da alma e de outras vidas! eu quero! toma de manhã? puro como a vida deve ser, né? vummmbora comprar limão...

      E aproveitando o ensejo, nada de perder a piada infame, deixo aqui minha mensagem do dia, oportunamente, nesse post maravilhoso:

      "Se a vida te der um limão, faça uma limonada"

      aeeeeeee - bom feriado galeraaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkk mensagem bem oportuna!!

      É puro, em jejum. Faz o suco e manda pra dentro! Eu só consigo tomar café da manhã, uma meia hora depois de tomar o limão...parece que ele dá uma "enchida"...sei lá...

      Faz e depois me conta... eu comecei hoje. Amanhã já vou pra 2 limões...rsrs bjsssssssss

      Excluir
    4. esqueci de comprar o limão...(anta desmemoriada, trabalhamos com...rs), então começarei na quarta-feira, eta pessoinha mais esquecidaaaaa kkkkkk

      Excluir
    5. kkkkkkkkk eu já tô no terceiro dia! E taca limão pra dentro..rsrs

      Excluir
  4. que post informativo , deixou eu que sou cabelereira bege ....kkk , amei , amo seus posts sempre , você sabe informar , sucessooo e obrigada por ajudar na minha divulgação flor #tamojunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviii!! Minha querida parceira!! "Tamujuntuforever"!! hehehee
      Bjão

      Excluir
  5. Otemo post...caraca... vc vai do util ao fútil sem esbarrar no inutil.....rsrsrs.....
    A dika maior tá naquela lista de alimentos ali é a prova: depen
    dendo do ke tu come vai refletir na peruca....``e fato.
    legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk... caraca, tu é mesmo da minha terrinha!!! Adorei o "do útil ao fútil sem esbarrar no inútil" kkkkkkkkk
      bjãoooo!

      Excluir
  6. Erika! amei o post, parabens!!!! Adorei todas as informações, posts sobre pH são sempre bem vindos! Só uma coisa, cuidado com essas fitinhas pois elas não são muito exatas...A que vc comprou é igual a da foto? Se for ela tem uma margem de erro de 1.5 a 2.0...Aquelas fitinhas que sao de várias cores, ou seja que tem várias faixas na mesma fitinha ( que é a que eu tenho) já tem uma margem de erro menor até 1.0...mas em se tratando de pH isso ainda é muito. Enfim....Parabens e amei o post. BBeijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol, obrigada pela informação! Vou colocar lá no post... depois vc me passa o nome da sua,ou imagem, pra colocar no post tbm? valeeeuuu! Bjão!

      Excluir
  7. Erika q resenha maravilhosa!!! Vc é 10!!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso post! muito bem explicadinho tintim por tintim! e quando eu ia perguntar do limão, vc já se adiantou e respondeu (espertinha). descobri q a maioria das coisas q como são ácidas. snif.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanoela! Eu também estranhei o limão... pensei até que a tabela estava errada, e por isso fui pesquisar...rs

      E aos pouquinhos vc vai adaptando a sua dieta... aos poucos a gente chega lá! ;) Bjão

      Excluir
  9. Um espetáculo a sua resenha!!! Amei... parabéns!!! E sempre traga essas informações tão úteis pra nós!!! Bjuuuuu, lindona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatah! Que bom que curtiu, amore! Pode deixar, que me esforçarei sempre para agradar à vcs!! bjks

      Excluir
  10. ótimo post vou ler 10 vezes hehehe quero fazer ewsa desintoxicação do limão..
    e onde eu compro esse medidor de ph Erika... vc tem algum link?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erikinha, eu comprei no mercado livre, mas já vi algumas lojas na net vendendo... onde vc pode achar tbm é em loja que vende acessórios de aquário e piscina.. bjks

      Excluir
  11. Erica, por mais que eu tenha lido a respeito disso sempre me complicava, agora você deixou tudo bem explicadinho. É complicado entender isso para quem não tem costume, e outra que quase ninguém lê rótulos, de uns tempos pra cá que comecei a fazer isso, pois vi a importância que isso tem para nossos cabelos, não é só o preço né amiga!

    Você é demais kkkkkkkk... adoro quando você "ensina" rindo, uma comédia!!! <3
    Beijos, Cris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Menina, nem fala... já tô neura com rótulo...kkkkkkkk e não é só preço mesmo, pq tem produtos caríssimos e com componentes que nem são tão bons... não tem jeito amore, o negócio mesmo é dar uma de louca que nem eu, e ficar 1h na loja lendo os rótulos...rsrsr bjão!

      Excluir
  12. Pense numa pessoa viciada nesses posts capilares sobre PH.
    Já salvei esse link pra ler com calma qdo chegar em casa!
    Bjs!!!

    >>> Comprinhas na Cristal
    http://coisaphynna.blogspot.com/2012/11/comprinhas-na-cristal.html

    ResponderExcluir
  13. erika..que post!!!! adoreeeeeiii..to encantada ...bastante explicativo mas sem cansar ameeeei...nossos cabelitchos te agradecen..rrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se deu pra entender, então tá bom! Que bom que gostou, Fer!! Bjks

      Excluir
  14. Querida, esse post merece um prêmio!!! Super informativo e bem escrito, além de não ser nada cansativo!!! Em breve, vou indicá-lo lá no blog!!

    Beijinhos!!!

    frescurasessenciais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso o seu post, muito explicativo e completo! Desse uma verdadeira aula sobre Ph, hehe...Vou até guardar nos meus favoritos pra consultas futuras...
    Parabéns pelo blog! Já estou te seguindo e curtintindo a fanpage!
    Bjos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália! Seja bem vinda, amore! Que bom que curtiu! BJks

      Excluir
  16. Nossa, realmente estou boquiaberta , suas publicações são fantásticas!!! Seu conhecimento e sua forma de explicar são tão abrangentes, que estou fascinada e entusiamada com o montante de informação que recebi aqui. Parabéns!!! quero acompanhar mais o seu blog, VIREI SUA FÃ literalmente. Obrigada e que Deus continue te abençoando sempre!!! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, minha linda, sério que é tudo isso? heheh... uau!! Fiquei até emocionada com suas palavras, sério!! Seja bem vinda, e vou adorar ver vc participando por aqui! Comente,critique,use e abuse do blog! Essa troca com vcs é que me faz amar isso aqui!
      Bjks

      Excluir
  17. Eu simplesmente adoreeeeeeeeeeeeeeei! Maravilhoso o conhecimeto que você deixou, eu estou cursando técnico em quimica e simplesmente adorei, Vejo q posso realmente confiar no que escreveu! Meus parabéns!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enny! Fico muito feliz que vc tenha gostado! Eu procuro pesquisar bastante ao escrever um artigo aqui no blog. E fora que, na minha facul, sempre estudei muito sobre biologia e química... então, são assuntos que eu realmente curto.
      Volte sempre, e fique à vontade para opinar,ok?
      bjks

      Excluir
  18. Oi, Erika!!!!! Você é demais mesmo!!!! Amei o seu post!
    Que Deus te abençoe muitooooooo!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      E eu amo, quando vcs amam os posts! :)
      Fico muiiiiito feliz!
      Obrigada por dedicar um pouco do seu tempo aqui no meu cantinho...
      bjsssss

      Excluir
  19. Oi Erika! Tudo bem? Sempre acho coisa legal em seu site mais não consigo copiar. Tenho mania de copiar, tirar cópia e ler depois. Tem como você liberar não? Gostei mais uma vez do post. Obrigada pelas dicas. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, me perdoa? Não posso liberar a cópia... tem muito problema de plágio de blogs, e já vi gente perdendo blog por isso...
      bjks

      Excluir
  20. Essas fitas que você usou não servem pra compostos tamponados. Eu testei as minhas também, só dá certo com produtos básicos, como vinagre, leite. Tem que usar uma fita de pH específica pra produtos cosméticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essas que comprei são uma porcaria... a Carol indicou umas fitas boas aí no post!
      bjks

      Excluir
  21. Meus Deus isso é uma utilidade publica todas as mulheres deveria ler isso para tratarem melhor os cabelos =]

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      A intenção do blog é exatamente essa!! ;)
      Que bom que gostou!
      bjks

      Excluir
  22. Gente, q matéria fantástica!!!!!!! Quem compra revista hoje em dia com um monte de reportagens superficiais!? Obrigada, Clbe do Cabelo e Cia!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Erika, a Griffus me informou que as máscara e os creme de pentear da linha intense tem ph entre 3,5 e 4,5. Talvez a de queratina (que indica que tem ph baixo no prórpio pote) seja 3,5.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  24. Excelente!!! Agora eu consegui entender direitinho sobre PH.
    Você sabe qual o ph do yamasterol e do bálsamo mamaína?
    Preciso comprar medidor de ph urgentemente.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sô! Que bom que o post foi útil!

      Yamasterol Branco: 4,5
      Yamasterol Amarelo: 5,0

      mamaína não sei...
      bjssss

      Excluir
    2. Sô, sorry, fizemos nova medição e deu 4,5 nos dois!
      bjs

      Excluir
  25. Excelente, bom demais ! Gostei imensamente do artigo !

    ResponderExcluir
  26. Adorei o artigo, muito interessante e completo!!!! Até salvei nos favoritos pra sempre consultar...

    Obrigada...
    Obs: estou apaixonada pelo seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Que bom que curtiu!
      Legaaaallll... então venha sempre nos visitar, hein!
      bjão

      Excluir
  27. Amei o post, só não entendi o limão estar na tabela dos muito alcalinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cybelle!
      Sim, é isso mesmo! O limão depois de ingerido torna-se alcalino. Por isso a "dieta do limão" é usada para alcalinizar o sangue.
      bjks

      Excluir
  28. Sem dúvida a MELHOR matéria do Clubedocabeloecia!!!
    \o/

    Sobre a tabela de acidez de alimentos, vc tem a fonte?


    Parabéns pelo blog!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renata!
      Peguei a tabela no google imagens... joga pH ácido que vc encontra...
      bjs!

      Excluir
  29. Érika!!!! estou acompanhando seu blog há umas duas semanas mais ou menos... e estou amando!!! Só hoje li esse post e tenho duas considerações a fazer (que ousadia a minha!! rsrs)

    1) As máscaras da Aneethun que vc citou são perfeitas!!!! Uso Aneethun há mais de seis anos e não troco por nada... quer dizer, depois que descobri o Cronograma coloquei as que tenho na etapa de Reconstrução e adquiri as que faltavam para as outras etapas... rsrsrsr Mas lembrando que, a máscara da Aneethun da Linha A Hidratação Intensiva que vc falou, essa se mantém na etapa e hidratação (e é perfeita!!). Mas para mim, as minhas preferidas e que não deixo faltarem são: Nano System (que deixa o cabelo como nenhum outro!!!) e a Kera System (que uso como cauterização)!!!! Os shampoos das linhas são todos com pH em torno de 5.0 e as máscaras em torno de 4.0, 4.5!!! Aneethun: Amo, amo, amo!!!

    A, e a 2° consideração: O limão se transforma mesmo em alcalino quando chega ao estômago... mas até chegar lá, ele detona meu esôfago que é super sensivel... então no meu caso, eu passo a metros de distância do limão.. kkkk!!!!


    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Obrigada pelas informações das máscaras! ;)
      Menina, sério que acontece isso com o limão? Nossa, nunca ouvi ninguém falar sobre detonar esôfago..mas é só com limão, ou tudo que é mais ácido?
      bjks

      Excluir
    2. No meu caso é tudo que é alimento ácido!!! amo abacaxi, mas sempre que como tbm, meu esôfago fica o ó!!! rsrsrrs imagina tipo assim, como se fosse aftas no esôfago?? mais ou menos por aí.. rsrsrsr

      Ei, aproveitando de assunto (rsrsr), vc conhece aquela máscara de hidratação intensiva da Itallian, a "Itallian Hair Tech Kerasoft Mascara Intensiva"?? estou doida para comprar ela!!!!

      Bjs,

      Excluir
    3. Aiii tadinhaaaa!!! Eu amo td que tema abacaxi e limão..nossa, deve ser horrível!

      Conheço essa máscara só de nome, mas nunca usei...

      bjks

      Excluir
  30. Toda a linha da AMO Yenzah é amor ♥
    A máscara de hidratação se dá tão bem comigo que não consigo viver sem!

    ResponderExcluir
  31. Erika, tive um problema bizarro no meu cabelo e só descobri que foi devido a desequilíbrio de pH graças ao seu post. Criei um blog para falar de cabelos, maquiagens e outras dessas coisas, rs, e no primeiro post falei sobre o susto que tomei, fazendo menção às suas explicações e ao seu blog. Tem algum problema para você? Todos os créditos estão devidamente dados, ok?! Dê uma olhada e qualquer coisa, me diga, por favor. Beijos!!! http://meniniceseblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Problema nenhum!
      Já estou te seguindo lá, e te desejo muito sucesso!
      bjão

      Excluir
  32. Olá! Meu nome é Flávia e gostaria de receber esta matéria por email. vc poderia enviá-la para mim? obrigada

    flaviaacm1@oi.com.br

    Sou cabeleireira e gosto muito dessas dicas que vcs nos dão. Isso só acrescenta o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia!
      Que bom que vc curte as matérias do Clube! ;)
      Nós não enviamos as matérias por email. Para receber os novos posts automaticamente, basta inscrever-se lá em cima, no feed do blog.
      bjs

      Excluir
  33. Érica
    É a primeira vez que leio sobre um assunto que respondeu todas as minhas perguntas e expectativas!!!Pa-ra-béns!!!
    Completa...numa linguagem muito fácil de entender,informativa sem ser enfadonha...gostaria muito que vc postasse em breve uma lista de shampoos com PH baixo ,ou se vc tem algum link de confiança pra passar...Muito,muito obrigada ,bjo grande e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jesânia!
      Que bom que gostou!
      Em breve estarei dando dicas de como abaixar o pH dos Shampoos, ok?
      Fazer uma lista já é um pouco mais complicado, mas deixarei a sugestão anotada ;)
      Infelizmente, não conheço nenhuma lista dessa pra poder te indicar...
      bjkssss

      Excluir
  34. Erika quais as vantagens dessa Mega hidratação antes de uma quimica?

    ResponderExcluir
  35. Olá é um imenso prazer conhece seu blog, a vi pela primeira vez no canal do you to be e fiquei fascinada pelas dicas que são assim super mega explicativas, parabens!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania! Que bom que gostou do Clube!
      Seja muito bem vinda !
      qualquer dúvida é só chamar. ok?
      bjsss

      Excluir
  36. oiiiiiiiiiiii suaa liiindaaa, ameeeei a resenha *-*
    Maaas tem um probleminha. Probleminha nada PROBLEMÃO! RSR
    tenho uma mascara aqui da raiz latina, que o PH é de 4.5
    maas se eu passar ela no meu cabelo, ele fica parecendo palha, sabe, fica horrivel, duro, sem brilho
    eu não sei qual o problema do meu cabelo :( pq esse não é o PH ideal do cabelo? :(
    me aajudaaaa rsr
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmmmm aí nesse caso, não deve ter a ver com o pH não. Vai ver tem algum componente nessa máscara que seu cabelo não se dá. É uma máscara reconstrutora? Vc tem usado muita queratina? A queratina em excesso costuma deixar os cabelos duros.
      bjssss

      Excluir
  37. Super parabéns pelo post, adorei as dcas!

    ResponderExcluir
  38. Máscara de Tratamento Charis. PH 3,0

    ResponderExcluir
  39. prezada erika,
    lá no grupo cronograma capilar estamos inserido um álbum com o ph de alguns produtos capilares. então, vi esse artigo, excelente, por sinal, então pensei se vc poderia colaborar permitindo publicar a relação com o ph dessas máscaras lá no álbum? com os créditos que lhe são devidos! o que acha? bjos, giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana!
      Pode colocar o link deste post,sem problemas!!
      bjksss

      Excluir
  40. Erika,
    Vc é uma 'jóia', valeu!!
    bjos!
    Giovana

    ResponderExcluir
  41. Hoje conheci seu blog. E só tenho elogios a fazer! Tudo de bom, muita informação sem puxar saco de "marcas"
    Serei sua seguidora.
    Tira uma dívida. Os shampoo da Natura, e Phytoervas ,são livres de sulfato? e os condicionadores e mascaras , livres de parabenos, silicones e óleos minerais? Por ser da Natura, tenho dúvida?

    Grata


    Helenice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Seja muito bem vinda ao Clube! ;)
      Apesar dos nomes remeteram ao "natural", nem a Natura nem a Phytoervas são marcas naturais. As duas usam químicas comuns. Os shampoos tbm são comuns, com sulfatos... da Phytoervas tem algumas linhas de condicionador sem silicone... parabenos as duas marcas tem.
      bjsss

      Excluir
  42. Grata pelo sua resposta.
    Encomendei a máscara da natura linha Ekos, por ser livre de silicone.
    Ah, eu entrei no site da wwwmultivegetal.com.br e adorei os produtos são Free de tudo! ( são fabricados aqui na minha cidada Campinas)
    Vou encomendar os shampoo da linha para cabelos negros e já comprei meu creminho da yashitol.
    Assim que testar tudo te conto.

    Beijokas


    Helenice


    beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Vc vai adorar os produtos da Multivegetal! São muito bons. Eu adoro os condicionadores deles!!
      Me conte!
      bjksss

      Excluir
  43. Nossa adorei o Blog e a riqueza de informações super importantes q vc disponibiliza aqui. Maravilha ♥

    ResponderExcluir
  44. Mais uma matéria super legal. Vou adicionando estes conhecimentos para quando terminar meu tratamento de saúde fazer meu curso de cabeleireiro. Mais uma vwz parabéns Erika! Seu blog é tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido! Que bom que vc gosta!!!
      Torço pela sua recuperação rápida, e que vc se forme logo, pq é tão raro um cabeleireiro que siga essa linha mais natural... vou querer indicar vc pras minhas leitoras! ;)
      bjkssss

      Excluir
  45. Adorei o blog e este post entao... Parabéns, explicação é tudo!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá,meus cabelos tem raiz lisa e pontas onduladas.Costumava usei várias linha para cabelos secos,ressecados ou danificados sem sucesso,agora estou usando a linha elseve quera-liso MQ .Após lavar molhados tudo depois de secos meus cabelos ficam mais secos principalmente nas pontas.Preciso muito de um conselho não sei mais o que fazer.Aguardo resposta.
    Bjsss!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, experimente começar a usar shampoos sem sulfatos, e aumentar o número de hidratações por semana.
      bjs

      Excluir
  47. Eu cometi o erro de ,descolorir o cabelo e pior eu mesma fiz isso , meu cabelo ficou uma palha e eu li sua matéria , e fiquei esperançosa que vou conseguir arrumar esse erro , pq meu cabelo ta muito ruim mesmo , bem palha e eu estou bem triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, fica tranquila que tem como tratar... faça muitas hidratações e use acidificantes. O vinagre de maçã misturado com água como último enxágue é muito bom. O mel hidrata e regenera. Veja algumas receitas naturais que tem aqui no blog. QQ dúvida grita aqui!
      bjsss

      Excluir
  48. Adorei o post !! Muito bem explicado :)

    Só tenho uma dúvida!! Eu tenho a máscara rigen e na maioria das vezes que usei eu não gostei do resultado... o cabelo não ficava mt macio, já usei máscaras e condicionadores que o resultado foi beeem melhor!! Pq isso acontece??

    O ideal é SEMPRE usar produtos com ph ácido ou depende de como ta o cabelo?

    Bjos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Como eu costumo dizer, "cada cabelo, uma sentença"... o que é ótimo pro meu cabelo, pode não ser para o seu... ás vezes a máscara possui um componente que seu cabelo não se dá... e não tem como saber... só testando mesmo!
      Qdo eu usava produtos industrializados no cabelo, eu dava preferência sempre aos pHs ácidos, e nunca tive problemas... mesmo o cabelo estando bom...
      bjkssss

      Excluir
  49. Oi Erika,

    Me ajuda a desvendar essa: Minha filha tem cabelos encaracolados e toda vez que vai à piscina -pasmem- seu cabelo fica lindo. Cachos definidos e brilho como nenhum creme consegue. Fico sem entender nada.
    : /

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra descobrir, só fazendo uma análise em laboratório da água dessa piscina, pra ver o que ela tem, além do cloro.
      bjsss

      Excluir
  50. Quanto mais eu leio mais perguntas eu faço, porque o meu cabelo precisa de UTIIIIII, vc falou do pH das mascaras, vc teria uma lista do pH de shampoos e condicionadores???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, não tenho lista... mas sempre que um produto tem o pH baixo, vem logo escrito na frente do rótulo. Se não vem nada escrito, é pq o pH não é baixo.
      O vinagre de maçã tem o pH baixíssimo e esse é um dos motivos dele ajudar a tratar a porosidade.
      bjkssss

      Excluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em lojas que vendem produtos para laboratórios, ou na internet.

      Excluir
  52. Olá Érika,

    Quanto capricho, além de dar os nomes das máscaras, ainda colocou imagem de todas. E como você, também não estou mais comprando nem usando máscaras compradas, estou fazendo tudo em casa, graças as suas receitas. Então, que tal nos passar uma receitinha de umas destas máscaras com PH ácido. Fica com Deus. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      O enxágue com vinagre tem a mesma função da máscara ácida.
      bjsss

      Excluir
  53. Oi Erika!
    Dessas mascaras q vc listou, sabe dizer quais são livres de óleos minerais na composição?
    Obrigada!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, acho que a maioria aí tem óleo mineral... não lembro direito, pq há séculos não uso mais essas máscaras...
      bjsss

      Excluir
  54. Produtos da Haskell são sempre ótimos! !

    ResponderExcluir
  55. Erika, vc sabe qual o pH da máscara reparadora (tampa laranja) moroccanoil?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas se não estiver escrito no rótulo que tem pH baixo, é pq não tem...

      Excluir
  56. Oi Erika! Realmente este post é excelente. Vc sabe dizer se posso acrescentar ácido cítrico na máscara para acidifica-la sem alterar a estabilidade da mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      O ácido cítrico não chega a acidificar não... ele pode dar uma estabilizada, ou diminuir o pH um pouco, acso o pH seja alto, mas pra máscaras acho que não adiantaria muito não... e se fosse o caso, teria que diluir.
      bjsss

      Excluir
  57. Ótimo post!!! Tem um produto da Eico que eu gosto bastante: PLÁSTICA DOS FIOS - com óleo de Argan. Tem pH 3,5-4,5 (vem especificado bem na frente da embalagem) e promete resultados em apenas 1 minuto de tratamento. Gosto da sensação de cabelo "derretendo" nas mãos que ele dá, além de desembaraçar meus cabelos bem rápido. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  58. Olá Erika Nasch, eu recomendo você experimentar a máscara Xtreme da Doctor Hair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, obrigada pela dica, mas há quase 1 ano eu só uso produtos naturais.
      bjkssss

      Excluir
  59. Caramba que matéria completa!
    AMEEEIIIIIIII * - *
    Seu blog acaba de entrar na barra dos meus favoritos. Raramente encontramos matérias assim tão bem explicadas.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top