BELEZA E SAÚDE: VAMOS REFLETIR SOBRE ISSO? | Clube do cabelo e cia

Oi galera!
Hoje é dia de reflexão...

Eu sempre gostei de assuntos relacionados à saude, e talvez por isso tenha escolhido uma profissão em que eu pudesse "levar saúde" para as pessoas. E principalmente depois que comecei a praticar e dar aulas de Yoga, o meu interêsse pela saúde foi muito além do físico. Descobri que a nossa saúde está intimamente relacionada com a natureza, e como lidamos com ela. Ou seja, quanto mais próximos e conectados com a natureza, usufruindo do que ela tem a nos oferecer, mais saúde física, emocional, e mental teremos.

Engraçado, é que mesmo tendo certos cuidados, e a preocupação em me alimentar de forma saudável, praticar atividades físicas e me medicar de foma mais natural possível (evitando ao  máximo ingerir medicamentos que não fossem naturais), eu nunca parei para prestar atenção nos cosméticos que usava...sério, nunca me dei conta disso!!

Há oito meses atrás, quando resolvi criar este blog, e me dedicar mais às pesquisas teóricas sobre os tratamentos capilares que eu já utilizava na prática, e resenhar produtos cosméticos , é que comecei  a me dar conta de quanta química nós consumimos através de shampoos, máscaras, cremes hidratantes, desodorantes, maquiagens, etc.

E cada vez sinto mais forte a necessidade e o prazer, em poder preparar os meus próprios cosméticos, e usufruir do que a natureza tem de melhor. Tenho aprendido que tudo que precisamos está na natureza. TUDO!!!



Sabe aquele jargão... "A ignorância é uma bênção" ? Pois é... e é mesmo, porque quanto mais estudo e aprendo sobre cosméticos, suas composições, e as suas indústrias, mais me apavora o fato de tê-los usado durante minha vida toda, e ainda nos meus filhos.

Como um dos milhares de exemplos, temos a empresa Johnson & Johnson, pois como vocês viram neste post aqui, a única preocupação real que ela tem é com seus lucros, e não com a saúde de seus consumidores.

 Tudo bem, o que passou, passou... não dá pra mudar, certo? Mas posso mudar o que estar por vir, isso eu posso! Basta querer!

E é essa a reflexão que queremos trazer à vocês com este post. Que tal refletirmos um pouco mais sobre beleza com saúde? Até que ponto devemos servir de "cobaias" às indústrias cosméticas?

Recomendo uma importante leitura, que trata sobre este tema aqui, escrita por Yumi, do blog Projeto Beleza Saudável, onde ela relata dois casos sobre "excesso de cosméticos", e o que eles podem causar...

E recomendo também que assistam a esse vídeo, o qual  nossa amiga Cibele do Blog Viva Verde, Viva bem, postou essa semana, e fala justamente sobre os cosméticos que utilizamos. Achei muito interessante, e acho que é um vídeo que todos deveriam assistir!



 E se você também abraça uma filosofia de vida mais saudável e se preocupa com sua saúde e a de sua família, siga conosco neste projeto de beleza saudável, onde a saúde promove a verdadeira beleza.
Bóra com a gente?






Postar um comentário

  1. Meninas, reflexão, é comigo mesma! - adoro!-

    Vocês tocaram na feridaaaaaaaa mesmo...é o problema da indústria farmacêutica, nossa, quanta imposição que existe, quanta informação escondida que não "vale$$$" a pena divulgar. E as pessoas tão crédulas com essas pequenas notícias superficiais.

    Peloamor, ng desconfia?

    E tem a questão de pequenas doses em cada produto, só que o problema é que não usamos só UM produto com química nociva...imagine quantos são usados? sabonete, sabonete íntimo, desodorante, hidratante de pele e corpo, shampoo, condicionador, esmaltes, ai, nossa, parei pq o comentário vai ficar imenso...

    Ok, não estamos dizendo pra AGORA vc virar xiita e neurótica...mas começar a refletir, evitar químicas nocivas, gosta de esmaltes? procute os 3free, e mesmo assim, evite demais produtos que contenham químicas nocivas...pq o que acontece é o acúmulo que age silencioso em vc...e quando desperta, pode ser tarde demais. Por experiência de vida, eu prefiro não arriscar!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Nilha..as pessoas não entendem que o perigo está no futuro...daqui a 10, 20 anos... depois ficam doentes e colocam a culpa no destino... mas importante é a gente fazer a nossa parte né?
      bjsk

      Excluir
  2. Erikaaaaaaa! Morri! Não quero usar mais nada, o que vou fazer da minha vida?? Rsrsrs
    Sério, eu gosto muito mesmo de vida natural. Acredito total no q vc prega, na vida natural. Mas ta, sulfatos de shampoo ja tirei da minha vida. Mas qual parabeno é realmente comprovado como cancerígeno? Eu li q metilparabeno é natural, será? Vc sabe quais produtos usados no dia a dia nao possui parabenos?
    Bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, nem me fale!!!
      Difícil produtos sem parabenos viu... pq eles é que conservam o produto por anos. Por isso produtos naturais e orgânicos duram menos tempo, pois usam conservantes naturais.

      Que eu saiba, não são naturais não... temos um pots sobre parabenos, vc já viu? Está lá em ARTIGOS no menu do blog...acho que é de outubro de 2012..
      bjsss

      Excluir
    2. Sobre parabeno ser de origem natural...
      Existe um lance falando que o parabeno vem da amora, portanto é natural...

      Minha tese:Teoricamente qualquer substância química tem origem natural - eles pesquisam que a amora tem uma substância que age como preservativo... isolam e sintetizam...

      Como é caso do phenoxyethanol que tem seu ativo vindo da cebola

      Assim com a aspirina, seu principio ativo vem do óleo de bétula doce - o salicilato de metila, deu origem ao ácido salicilico... é natural mas as a aspirina não deixa de ser sintética...

      enfim, não sei se entenderam meu ponto de vista

      Excluir
    3. Maravilha Yumi! Entendi perfeitamente! Afinal, tudo vem da natureza só que é modificado (transformado) em sintéticos... logo,a origem é natural, mas não quer dizer o produto final seja!

      obrigada pela explicação!
      bjs

      Excluir
  3. Eu li isso, do metilparabeno vir da amora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, como a Yumi comentou, ele tem origem, mas não quer dizer que seja natural por causa disso...pq ele é sintetizado e transformado... logo, de natural não tem nada...

      Excluir
    2. Exato, ótima discussão (obrigada Yumi!), pois veja, se mesmo sendo derivado de algo que nosso organismo reconhece, que é a amora, após ser sintetizado, como afirmar os efeitos dele a longo prazo no nosso organismo???

      No fundo...os cientistas não sabem explicar com rigor de detalhes - ou não podem - né?

      Excluir
  4. Muito bom o vídeo.
    E adorei a reflexão.
    Confesso que eu não consigo me jogar totalmente nos cosméticos naturais.
    Mas aos poucos eu vou experimentando uma coisa ou outra.
    Vou adotar a dica da "pasta d'água", minha mãe usava quando eu era criança em assaduras.
    E uma confissão aqui, sabem pra que ela usava mais? Pra deixar minha cara branca antes de me fantasiar de Emilia kkkkkkkkkk JURO!
    Beijão meninas!

    www.rotinadeboneca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk...Viu, pasta d'água tem mais utilidades que bombril! rsrsrrs
      bjs bonequinha!!

      Excluir
  5. Parabens seu blog ta perfeito nota 1000

    ResponderExcluir
  6. Boa noite meninas!

    Amei o post, ainda mais que falarão sobre pele com acne eu sempre sofri muito com acne, hoje em dia ja é bem mais tranquilo, andei usando o sabonete asepxia, no começo foi bem bom mas agora ta ressecando a minha pele e olha que ela é bem oleosa então dei um tempo.

    Desde já quero agradecer imensamente a Erika por tirar minhas duvidas sobre o no poo ja tenho duas semanas usando esse método e estou muito feliz com o resultado.
    bjos meninas vocês são 1000.

    Clau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!!!
      Fico feliz que vc esteja gostando dos resultados do No poo!
      E no que eu puder ajudar, tô aqui!!!
      Bjão

      Excluir
  7. Adorei esse post!
    Tenho uma dúvida que dos blogs que conheço talvez só vcs possam me esclarecer, no grupo Cronograma Capilar não me responderam, então se me permitir gostaria de saber o que essas composições significam no cabelo:
    aqua, cetrimonium chloride, cetearyl alcohol, citric acid, hydrolyzed keratin, tocopheryl acetate, panthenol, argania spinosa kernel oil, petrolatum, methylchloroisotiazolinone, methylsothiazolinone
    Esse é um creme que encontrei aqui no RS e fabricado em uma cidade daqui mesmo ele custou 2,99 por isso fiquei preocupada se ele seria bom, no cabelo ele deixa parecida como o yamasterol branco deixa porém mais emolente, "aguado" mas o efeito parecido.
    Desde já agradeço, e desculpa por esse apelo!
    Beijão (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      As únicas coisas ruins nessa composição, são o petrolatum, que é parafina líquida e não trata nada, e o methylsothiazolinone, que é um conservante sintético que pode ser tóxico, e é muito comum em shampoos e cremes... pra se livrar dos conservantes, só usando produtos orgânicos...

      Então, comparando aos produtos comerciais que vemos, não é ruim.

      bjsss

      Excluir
  8. Só tenho agradecer pelo blog e suas publicações, cada dia melhor, vivendo e aprendendo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a companhia de vcs aqui comigo! <3
      bjksssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top