VINAGRE PARA TRATAR ACNE, MANCHAS DE PELE, RUGAS, PSORÍASE, CELULITE, E ETC. | Clube do cabelo e cia


Oi galera!

Até agora ainda não vi coisa mais útil do que vinagre, e especialmente o vinagre de maçã!
Já falei sobre vários benefícios dele aqui, e também para os cabelos aqui.

O danado do vinagre é eficaz para praticamente qualquer coisa:  pele, cabelo, casa, e até mesmo os animais de estimação podem se beneficiar de suas qualidades. Enfim, o vinagre de maçã é muito mais do que um molho de salada!

Estudos desenvolvidos em países de primeiro mundo, indicam que o vinagre natural de maçã é perfeito e completo para mantermos uma vida saudável.
O vinagre de maçã é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição mais de 93 componentes nutricionais, vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina (que reduz os níveis de colesterol e riscos de doenças cardiovasculares), betacaroteno (que reduz eficazmente os riscos de câncer e estimulador de todo o sistema imunológico do nosso organismo). Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante (retarda o envelhecimento).

E hoje quero falar especificamente dos benefícios do vinagre para a pele:

> O vinagre de maçã tem propriedades adstringentes que é útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. 

> Contém alta quantidade de enxofre que combate os sinais de envelhecimento como manchas senis e sardas, além de melhorar a acne.

> Tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas.

> Absorve o excesso de oleosidade da pele (e couro cabeludo) e equilibra o nível de pH da pele. 

> A propriedade ácida do vinagre, faz dele um ingrediente muito útil para problemas nos pés, como pé rachado e seco, calos, verrugas e micoses.

> Alivia queimaduras



Então agora vamos às receitinhas:

Para o rosto: (para tonificar, melhorar acne, manchas, rugas e linhas finas):

- Misture argila branca com Vinagre de maçã (se não tiver argila pode usar bicarbonato de sódio) e aplique em todo o seu rosto. Essa máscara vai  limpar os poros, desintoxicar, melhorar acne e manchas.
Basta deixar apenas 5 minutos,  e depois lavar o rosto com água.

- Faça um chá de tomilho e misture com vinagre. Embeba um algodão com a mistura e aplique no rosto limpo, antes de dormir. Bom para acne e manchas.

Aplique o vinagre de maçã diretamente no rosto todas as noites antes de ir dormir e deixe-o durante a noite. Lave na manhã seguinte. Se você tem pele sensível ou sentir qualquer tipo de sensação de ardor, dilua o vinagre com água. Isso ajuda a tonificar a pele e reduzir a aparência de linhas finas e rugas, manchas, e acne.

- Vinagre com mel também é ótimo para tratar acne e peles oleosas.

Para remover as manchas dos dentes:
Esfregue os dentes diretamente com vinagre de maçã, e enxágüe com água.

Para celulite: Faça uma pasta de vinagre com argila preta, e massageie no local durante o banho. Deixe alguns minutos antes de enxaguar. 

Para verrugas e calos: Mergulhe um cotonete no vinagre, aplique sobre a verruga ou calo, e tampe com esparadrapo. Deixe durante a noite, e remova de manhã. Faça isso regularmente, até a verruga sair.


Para inflamações e psoríase: Molhe um algodão no vinagre e aplique sobre as áreas afetadas.

Para queimaduras de sol: Pegue um pano limpo, mergulhe-o no vinagre de maçã, e aplique sobre a área queimada para minimizar a dor e descamação.

Como desodorante e clareador das axilas:

Você també pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o cecê, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas. 


Para problemas nos pés:

O vinagre é muito útil para ajudar em problemas dos pés como fungos, chulé, pé de atleta e muito mais. As propriedades ácidas do vinagre pode até mesmo ajudar a suavizar os pés, eliminando a pele seca ou calcanhares rachados.

Calcanhares rachados são um problema muito comum e pode variar em gravidade de uma questão estética para um problema doloroso. Tomando as devidas precauções, pode-se evitar que as rachaduras fiquem mais profundas e causem sangramento e dor. 

Algumas das causas de calcanhares rachados são ar seco,  falta de umidade, falta de cuidados com os pés, uma dieta pouco saudável e usar o tipo errado de sapatos.


Algumas receitas para os pés:

Para pés cansados: Esta mistura  vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés: Em uma bacia de pé, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidades de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos.



Dica: Vc pode colocar bolinhas de gude dentro da bacia, e ficar deslizando as bolinhas com os pés. É uma ótima massagem para melhorar a circulação e relaxar.


Para pé de atleta: Use cinco xícaras de vinagre de maçã para cada litro de água. Mergulhe os pés por pelo menos 10 minutos para ajudar a aliviar a coceira. Faça isso todos os dias durante dez dias. Quando tirar os pés da bacia,  e secá-los, complemente com uma bola de algodão embebida em vinagre, sobre as áreas afetadas.


Para chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Pode adicionar 3 gotas de óleo essencial de tomilho ou melaleuca à água; isto ajuda a aliviar bem o odor. 

Você também pode usar uma mistura de quatro xícaras de água, quatro xícaras de vinagre e uma e meia xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos.


Para fungos de unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia. O vinagre de maçã é o melhor, já que tem propriedades anti-fúngicas. 


OBS: Se você tiver alguma ferida aberta, arranhões ou cortes em seus pés, não use vinagre por imersão.  Após a imersão, certifique-se de secar os pés completamente, especialmente entre os dedos.


Fica a dica!
bjooooo


Postar um comentário

  1. Olá Erika, realmente é muito bom, pena o cheirinhooooo. Mas tudo pela beleza!! Agora vai uma curiosidade : Vc sabia que o vinagre é ótimo para limpar o rejunte dos pisos e azulejos?? Basta espirrar puro diretamente no local e aguardar alguns minutos, depois esfregar levemente com uma vassoura ou esponja, e repassar. O rejunte fica como novo!!! D+ não é. Sempre faço isso e da super certo. Também gosto de fazer uma solução para borrifar no tapete, sofá, carro, e limpar a área de serviço onde fica minha cachorra (moro em apartamento). Aí vai outra super receita: 1/2 copo de vinagre de álcool, 1/4 copo de álcool líquido, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 litro de água. Misturar tudo em um recipiente e usar como quiser. Eu adiciono 1 colher de amaciante, mas pode ser óleo essencial. Limpa, desinfeta, não mancha, é econômico e eficaz. Tudo d bom!! Espero ter contribuído. Bjsss adoro seu blog!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, vinagre é a oitava maravilha do mundo, né não? hehehe
      E o " bichin" é super barato, e muito mais eficiente na limpeza do que os "VEja" da vida...
      Obrigada por trazer mais dicas com vinagre pra gente!!
      bjãooo

      Excluir
    2. Comprei o orgânico tem o mesmo efeito

      Excluir
  2. Oi Erika , eu tbm uso o vinagre pra limpeza de casa , pro cabelo , mas pra pele foi novidade vou começar hj, desde criança que uso o vinagre e sal pra machucados tipo cortes , me machuco muito na cozinha com faca , e meus machucados não inflamam se usar o vinagre , doiiiii mas resolve, usei nos meus filhos tbm, agora eu vi aqui , que não pode usa-lo por imersão se tiver cortes , vc sabe me dizer pq ? fiquei cabreira agora rsrrs, bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, eu creio que o motivo deve ser pq aaarrrrdeee muiiiito!
      bjsss

      Excluir
  3. Muito boas as dicas, tanto do post quanto dos comentários, vou colocar em prática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aldaneire, depois volte pra nos contar os resultados, ok?
      bjsss

      Excluir
  4. Erika me indique algum site que venda argilas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Lá em cima no menu do blog, em "Onde comprar matéria prima" tem uma lista que deixei pra vcs com vários sites... bjsss

      Excluir
  5. ok. vc indicaria uma que posso usar no corpo quanto no rosto? bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar qq uma no corpo e no rosto... só depende do objetivo. Veja as propriedades de cada argila, pra vc saber qual a mais adequada pra vc.
      bjsss

      Excluir
  6. oi Erika,tenho acne e manchas ,vou fazer a receita do bicarbonato e vinagre.Eu só estou em dúvida se é indicado passar todo dia.Bjo ,linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Bem, como o bicarbonato está substituindo a argila na receita, e argilas não usamos todos os dias, penso que seria melhor usar de 2 a 3 vezes na semana. E nos outros dias, usar o vinagre puro.
      bjsss

      Excluir
  7. Oi bom dia Erika, vou fazer a mascara de bicarbonato e vinagre ,quanto de cada devo usar ?

    beijokas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca uma colher de sopa de bicarbonato e vai misturando o vinagre aos poucos, até ficar numa consistencia que dê pra passar na pele... meio pastosinha...
      bjksss

      Excluir
    2. muito obrigada amore vou fazer depois conto e resultado.

      beijokass

      Excluir
  8. Olá Érika
    Realmente o vinagre é muito bom para algumas doenças, e acredito que possa ser boa para psoríase também, mas varia de caso para caso, vim aqui indicar um programa gratuito para quem tem a doença da psoríase, chama QualityCare, tenho colegas que já fizeram e gostaram muito do resultado, o site é http://www.programaqualitycare.com.br , vale a pena conhecer :)
    Espero que possa ajudar!
    Abraços
    Sayuri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sayuri!
      Com certeza, não dá pra generalizar!
      Muito obrigada pela informação! Vai ajudar muito, sim!
      bjãoo

      Excluir
  9. Boa tarde Erika .
    Fiquei com muitas manchas na pele por causa do sol neste verão, e estou fazendo tratamento com dermatologista (está indo bem).
    Apesar do sol continuar firme mesmo depois do verão ter acabado, e ainda dá para queimar bastante mesmo que use protetor quando saio para caminhar, quero resultado rápido para o quanto antes melhorar a minha pele.
    Fiquei curiosa e vim ver como tentar aperfeiçoar minha pele com esta dica do vinagre. Muito interessante e agradeço.
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!
      Tenta sim, e depois me conte! O óleo de rosamosqueta, e os óleos essenciais de patchouli e salvia, tbm são muito bons para manchas, viu!!
      bjssss

      Excluir
  10. Noooooosssa to encantada com vc Érika ..me apaixonei por vc e pelas dicas... com todo respeito não sou lésbica mais vc é muito gentil com o seu blog e com suas seguidoras, o seu trabalho ajuda muitas mulheres que não tem condições financeiras para comprar cosméticos caros....Parabéns vc acaba de ganhar outra fã fiel.... bj lindona...lindona. ..lindona. .... bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (com todo respeito não sou lésbica) kkkkkkkkkkkkkkkkk rachei de rir contigo!!
      Seja muito bem vinda, Patricinha!!
      E sim, a intenção do blog é essa mesmo... mostrar tratamentos mais em conta, naturais, e mais saudáveis... ;)
      bjão

      Excluir
  11. Érica, o vinagre de maçã pode ser o que compra no mercado?

    ResponderExcluir
  12. Olá Erika, estou conhecendo seu blog hj e tenho muitas manchas no rosto por causa da acne, gostaria de saber se tem uma marca especifica que dê melhores resultados ou qualquer marca serve? Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Luh!
      Marca não, mas tem gente q prefere os orgânicos (vc acha em lojas naturais).
      Eu uso o do supermercado mesmo, e gosto.

      Excluir
  13. Oi, amei o seu site, a partir de hoje vai ser visitinhas constantes.
    Parabéns beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, passei vinagre de maçã em meu rosto e fiquei todo vermelho, parece q me queimei do sol rsrs, é normal? grato desde já.

    Eric

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, não é comum... ou sua pele está muito sensível, ou vc fez alergia ao vinagre.... ardeu ou coçou?

      Excluir
    2. Ele ficou muito vermelho, ardeu muito, parecia q tava pegando fogo, a lavei bem e foi melhorando, depois de uma hora ele clareou e voltou ao normal, eu usei ele puro, devo dilui-lo em água?

      Excluir
    3. Eric, no seu caso então, melhor diluir em água sim... sua pele deve ser muito sensível!

      Excluir
    4. depois me diga, se diluído deu certo... bjs

      Excluir
    5. Olá, Erika!
      Eu gostaria de saber se o vinagre não resseca a pele.

      Beijos!

      Excluir
    6. Pelo contrário, ele equilibra o pH da pele.
      bjsss

      Excluir
  15. Oi Erika tudo bem?
    Adorei conhecer os benefícios do vinagre.
    Tenho uma dúvida: recentemente fiz uma tatuagem, posso usar o vinagre de maçã para ajudar na cicatrização ao invés da pomada bepantol? Tem uns 15 dias que fiz a tatuagem, e tem uma parte pequena da tatuagem, que parece que não está cicatrizado ainda não saiu casquinha dessa parte ela parece estar com um leve relevo no desenho. Lavo e passo a pomada 3x ao dia.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Pô, sabe que nunca tinha pensado nas tattoos? Nunca fiz, mas acho que pode ajudar sim... se fizer, depois me diga como foi? bjksss

      Excluir
  16. Uso todas as noites, quando vou viajar fico com vergonha de levar a garrafa de vinagre, rs e sinto muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, coloca num vidrinho e leva dentro da bolsa. ;)
      bjsss

      Excluir
  17. Eu bebo 4 litros por dia e andei emagrecendo vlw :D

    ResponderExcluir
  18. Erika perguntaram la no grupo q eu participo no facebook, o "Eu Amo Permanente Afro" se quem faz permanente afro pode usar o vinagre de maça, eu respondi q tenho usado a cada 15 dias e tenho gostado bastante(aliás muiiito obrigada pela dica, meu cabelo ficou divo com o vinagre rs). Enfim uma moça la no grupo disse que pra quem faz permanente não é indicado usar vinagre, disse que resseca os cabelos mas não explicou a causa de não podermos. Gostaria de saber se essa informação procede, ela sempre da ótimas dicas la no grupo tbm, mas reparei q ela quase sempre não gosta das receitinhas caseiras q a galera posta, ela é revendedora de várias marcas e vive mostrando os produtos q ela vende e que substituem"melhor" os nossos caseiros, então fiquei meio assim na dúvida se a resposta dela era sincera mesmo, inclusive ela postou um selante q ela vende que segundo ela é muito melhor q vinagre e não resseca. Enfim já escrevi um testamento né rsrs, desde já agradeço a paciência. Beiiijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Pelo visto, ela puxa a sardinha pro lado dela...rsrsrsr
      O vinagre que pode ressecar, é o vinagre com álcool. O vinagre de fruta (maçã) ou cereal (arroz), não resseca não.
      bjkssss

      Excluir
  19. oi e gostaria de saber se o vinagre tem que ser com álcool ou sem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romário, melhor sem alcool. Serve o vinagre de maçã ou o de arroz.

      Excluir
  20. Parabens Erika pelas dicas maravilhosas e acessíveis
    estou sempre de olho em suas dicas,continue com esse trabalho por favor
    Deus te abençoe bjus.....

    ResponderExcluir
  21. Ola, eu gostaria de saber que quantidade e como devo usar o vinagre de maçã com mel para acne e pele oleosa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,
      Vc pode diluir uma colherinha de café de mel (3ml) em 50 ml de vinagre de maçã, e aplicar na pele após a limpeza com sabão neutro, e deixar no mínimo 30 minutos, e enxaguar. Se sua pele for muito sensível, (arder com o vinagre puro) coloque metade de vinagre e metade de água filtrada.

      Excluir
  22. Olá, gostaria de saber se existe preferência de marca de vinagre de maça para usar no rosto, atualmente uso da marca castelo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Erika precisa ser o de maçã ou pode usar o convencional?

    ResponderExcluir
  24. Oi Erika, quais serão os resultados que encontrarei se eu usar com alcool?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri!
      O alcool pode ressecar a pele, e depois fazer ela ficar mais oleosa ainda... chamdo efeito rebote.

      Excluir
  25. Olá Erika.
    Ameii as dicas e o seu blog tbm. Parabéns!
    Queria saber se tem algum problema expor ao sol estando usando vinagre de maçã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, seja bem vinda! \0/
      Não sei dizer, mas melhor não arriscar... ,melhor enxaguar antes de pegar sol, ok?
      bjsss

      Excluir
  26. Erika, e meninas, vocês já conhecem essa receita para afinar os pés?

    Uma parte de vinagre branco, uma parte de enxaguante bucal com álcool e uma parte de água quente.
    Deixar os pés de melhor e raspar com o lado fino da lixa, com cuidado.

    Geralmente quando faço isso, passo um óleo de coco, abacate, germem de trigo, qq um e calço meias.

    Depois de usar isso não usei mais nenhum produto industrializado. Além de serem mais caros, não fazem um terço do efeito dessa mistura.

    Faz aí e me conta! :P

    ResponderExcluir
  27. ola Querida
    As sua dicas sao muito uteis
    quero saber mais sobre a receita de vinagre porque tenho sofrido com espinhos na cara, sera que o vinagre de maca ajudaria?
    Obrigado querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!
      Vc pode embeber um chumaço de algodão com vinagre de maçã, e passar sobre a pele antes de dormir. Se sua pele for muito sensível, pode misturar o vinagre com água.
      bjss

      Excluir
  28. QUERIDA QUIS SABER SE DEPOIS DE TER FEITO A MASCARA DE ARGILA COM O VINAGRE, LAVO O ROSTO COM ÁGUA CORRENTE,DEPOIS VOLTO A EMBEBER O AGODAO NO VINAGRE COM ÁGUA E PASSO OUTRA VEZ NO ROSTO SERA QUE E ISSO? E QUANTO AO HIDRATANTE EU USO A LINHA DA BIODERME ENTAO NESTA CASO VOU TER QUE ELIMINAR O TONICO? SERA QUE EM VEZ DO TONICO PASSO O VINAGRE E PONHO JA O HIDRATANTE E O PROTETOR SOLAR,OU FACO ISSO SO A NOITE POR SER VINAGRE PARA NAO SE EXPOR NO SOL,E CONTINUO A PASSAR O MEU TONICO DE DIA E O VINAGRE DE NOITE,E QUNTAS VEZES POR SEMANA FACO A MASCARA,E QUANTAS VEZES POR DIA OU POR SEMANA PASSO O VINAGRE DE MACA ,SE QUE SAO MUITAS PERGUNTAS MAS SAO TANTAS DUVIDAS QUERIDA MAS ESTOU AFLITA E QUERO MUITO JA COMECAR A FAZER MUITO OBRIGADA PELA ATENCAO.BJSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo usar a argila, não use o vinagre, pq sua pele já vai estar sensível. O ideal é q vc use o vinagre antes de dormir,e depois de dia, use seu tonico e seu hidratante. Pode usar o vinagre qts dias quiser...

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top