O PODER DO ÓLEO DE MELALEUCA (TEA TREE) | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal!

Eu já fiz um post explicando o que são os óleos essenciais aqui.

E agora, eu quero falar de um Óleo Essencial muito especial: O Óleo TEA TREE, conhecido também como Melaleuca, que é o nome de sua espécie botânica (Melaleuca alternifolia).

A árvore de Tea tree pode chegar até 6 metros de altura; mas como ela tem um crescimento muito lento, pode permanecer anos como um arbusto.
Essa espécie de melaleuca é nativa da Austrália, e é usada pelos aborígenes há centenas de anos para tratar ferimentos infectados e problemas de pele; pelas suas espantosas propriedades curativas, era chamado por eles de “primeiros socorros em garrafa”.

Começou a ser chamada de Tea-tree ("árvore do chá"), pela tripulação do Capitão Cook, colonizadores ingleses, que serviam suas folhas escuras como substituto do chá em 1927, e seguindo o exemplo dos aborígenes,  utilizavam as folhas quando não era possível obter suprimentos médicos.

Também durante a Segunda Guerra Mundial, o Tea Tree foi incluído nos kits de primeiros socorros para combater as infecções. 

O óleo de tea tree é uma das ferramentas mais poderosas da aromaterapia na luta contra bactérias, fungos e vírus. 
Ele é um óleo cura-tudo! Sua baixa toxicidade, faz dele um remédio que não deve faltar em casa, no estojo de primeiros socorros. E é um dos poucos óleos essenciais que pode ser usado puro sobre a pele.

Uma das vantagens do óleo de melaleuca como antisséptico, é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência à ele. O óleo possui uma complexidade química enorme,com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso. Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso do tea tree em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistências à seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cada vez mais fortes e prejudiciais.

Pesquisas já comprovaram que o tea tree é eficiente contra:
- Staphylococcus aureus (uma bactéria hospitalar que não responde a antibióticos e mata pacientes em todo o mundo)
- Protozoário Trypanosoma brucei (causador da doença do sono)
- Leishmania major (causador da Leishmaniose).
- Trypanosoma cruzi (causador da “Doença de Chagas”)
- Candida albicans (causador da candidíase)

- Causadores de dermatite seborréica e micoses, especialmente em cães e gatos.(ex. Malassezia pachydermatis)

Atualmente, o tea tree é considerado um recurso valioso dentro da odontologia em tratamento de doenças bucais e na prevenção da cárie. Pesquisadores brasileiros da escola dentária de Piracicaba (via UNICAMP), demonstraram que o óleo de tea tree é um dos mais eficazes no combate às bactérias bucais.  Somente o tea tree apresentou resultados em outros tipos de bactérias, além do Streptococci mutans, agente causador de cáries.

O tea tree apresenta também bons resultados em caspa, queda de cabelo e seborréia, eliminando a maior parte das bactérias e fungos que vêm associados com estes problemas como Pityrosporum ovale e trichophyton sp. Já existem no mercado shampoos de tea tree empregados no tratamento de piolhos, o que dá excelentes resultados. Diluições de cerca de 5% mostraram-se muito úteis para isso e sem efeitos adversos.

Propriedades:
É um poderoso antisséptico, fungicida, parasiticida, bactericida germicida, cicatrizante, antinflamatório, antiviral, febrífugo, inseticida., imunoestimulante...  podendo ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções, aliviando as dores causadas pelas mesmas, e ainda:

Em problemas respiratórios: resfriados, gripes, infecções de garganta, dos brônquios, sinusite, dor de ouvido, asma, bronquite, catarro, tosse, tuberculose.

Em cuidados íntimos femininos e masculinos: candidíase, herpes (labialis, genitalis e zoster), infecções vaginais, urinárias, leucorréia, cistite crônica;

Em tratamentos bucais: gengiva inflamada, úlceras bucais, aftas, dor de dente.

Em tratamentos de pele: psoríase, catapora, abscessos, acnes, pele inflamada, erupções cutâneas, pé-de-atleta, vesículas, bolhas, queimaduras, esfolados, frieiras, calos, furúnculos, picada de insetos, pele oleosa, manchas, verrugas, feridas infeccionadas, urticária, cortes, machucados,

Em tratamentos de unhas: micoses de unhas

Em tratamentos de cabelos: seborréia, caspa, dá brilho, para cabelos secos e danificados.

Quanto aos fatores emocionais, o óleo de Tea Tree trabalha: estados obsessivos, depressão,  medo, ansiedade, preocupação excessiva, sensação de vazio, cansaço e fadiga crônica, acalma choques, indecisão, apatia, timidez, tristeza.

Médicos franceses estão utilizando o tea tree para tratamento da AIDS, usando-o também para fortalecer o sistema imunológico antes de uma cirurgia. Foi constatado que o tea tree age como antisséptico de duas maneiras:
> Através de uma ação direta sobre os microorganismos;
> Através de um processo de ativação dos glóbulos brancos no processo de defesa do corpo. 

Sendo assim, podemos considerar que ele possui propriedades imunoestimulantes, o que o torna uma alternativa formidável para pacientes com baixa resistência e/ou doenças que fragilizam sua imunologia e permitem o aparecimento de doenças inoportunas.




Dicas de uso:
Pode ser utilizado em banhos, compressas, massagens, fricções, inalações, escalda-pés e até mesmo puro, sobre espinhas e pequenos ferimentos.

> Para evitar a ocorrência de frieiras e feridas nos pés, aplique escalda-pés com 10 gotas de óleo numa colher de sal grosso, mergulhe os pés numa vasilha com água por 10 minutos.

> Em micoses de unha aplique em pequena quantidade o óleo puro com haste flexível umedecida, até 3 vezes ao dia.

Veja mais dicas de uso aqui


Minha experiência com o óleo de melaleuca:

Realmente, esse óleo é muito especial! O cheiro dele, confesso, não me agrada... é um cheiro bem forte, meio canforado, eu não curto, mas os benefícios que ele traz compensa!

Qualquer machucadinho, eu já uso o melaleuca, e em pouco tempo já cicatriza. Pra herpes labial então, é uma maravilha...dá de mil no "zovirax"! Espinhas? Melaleuca é ótimo! Dor de garganta, basta fazer uns gargarejos. 
Nos cabelos ele dá brilho. E  ele pode ser utilizado em qualquer fórmula cosmética, como bactericida e fungicida. 
Enfim... é bom pra tudo!...até pra desinfetar a casa (algumas gotinhas no balde de água).

E o melhor: É totalmente natural!!!

O preço dele varia entre 20 - 35  reais (10ml)

E que tal um sabonete 100% natural, com óleo de melaleuca?
Você encontra em:

Sabonete copaíba e melaleuca

Shampoo em barra Neem e Melaleuca
(para cabelos mistos, oleosos, ou com caspa)




Fica a dica!
Bjsss



Postar um comentário

  1. Minha vida mudou depois desse Óleo Essencial. Amo demais! Uso pra tudo, pra espinhas, machucados, pra limpar a casa. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Vanessa! Quem conhece, não vive mais sem!
      bjssss

      Excluir
  2. Erica, já utilizo para gargarejo e na escova de dente( uma gota de tea tree e uma gota de menta piperita) por cima coloco a pasta, é muito bom! Agora na inalação, dá para colocar no inalador mesmo( sem utilizar no prato)? Já tentei colocar pelo aparelho e achei que não fez efeito, além de ficar forte....tenho sofrido muito com a sinusite, é algo desesperador, estou tomando antibiótico, mas na virada de tempo( quarta feira passada) senti muito, foi brabo! Queria conseguir me tratar apenas com óleos essenciais, sem me entupir de química...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreee!
      Sim, eu uso naquela receita de pasta de dentes com argila! É ótima! No inalador nunca usei... mas vc já experimentou colocar num difusor elétrico ou de vela? E tem tbm os difusores pessoais, que são de cerâmica e vc usa pendurado no pescoço, e assim pinga o OE ali, e pode sentir o cheiro aonde vc for...tô doida pra comprar um desse pra mim rsrrs
      bjssss

      Excluir
  3. Oi Luciana!
    Que bom que curtiu o Clube! Seja bem vinda!
    Irei te visitar sim, claro!!
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika! Ótimo post!

    Eu também adoro o óleo de melaleuca. Misturo no hidratante facial e até que eu gosto do cheiro, já acostumei. Também uso misturado com óleo de argan para passar nas pontinhas do cabelo.

    Vc falou que ele é eficiente contra o parasita da Leishmaniose, vc tem alguma referência que eu possa pesquisar? Tô com um cãozinho tratando Leish e estou reunindo o máximo de informação possível...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Eu ainda não acostumei com o cheiro não rsrsr
      Só jogar no google "leishmaniose e tea tree" que vc acha material ;)
      Poxa, esse óleo vai ser bom pra ele!!
      Bjss

      Excluir
  5. Amei, vou comprar!! Vc sabe como poderia usar ele pra combater a bactéria causadora da cândida? E pra uma criança de 9 anos que tem rintie alérgica, vc sabe como usar tb? Gostaria de saber mais formas de utilizá-lo, achei maravilhoso!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI amore!

      Para a rinite, vc pode usar umas 6 gotas do óleo de melaleuca com um pouco de água no difusor elétrico no quarto dele.

      E pra cândida vc pode fazer banho de assento faça um banho-de-assento, utilizando 1 litro de água morna e 5 gotas de óleo essencial de Tea Tree, por 10 minutos. Utilize calcinha de algodão e uma gota do óleo aplicada em um absorvente íntimo ou intra-uterino. (pela aromaterapeuta Samia Maluf)
      bjssss

      Excluir
  6. Ah, mais uma perguntinha! Onde vc compra o seu? É sempre bom ter indicações antes de comprar na net... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é do site da Phytoterápica, mas vc encontra tbm no site da Herbia e da Laszlo.
      bjsss

      Excluir
  7. Uso de uma forma muito simples para combater caspa seborreica - solução de óleo de tea tree + soro fisiológico. 5 gotas para cada 10ml de soro. Ás vezes acrescento também óleo de cedro, que também combate a oleosidade. Uso depois do leave-in só no couro cabeludo, aplicado com aquele frasco com bico que vende em perfumarias. Não enxáguo. Depois de seco o cheiro fica bem suave. Eu nunca gostei de usar produtos específicos para caspa já que meu cabelo com química é muito exigente e resseca com a maioria dos shampoos. Só essa solução de tea tree resolveu meu problema.

    ResponderExcluir
  8. Oi Erika, tudo bem? Você sabe onde encontro óleo de moringa? Fiquei sabendo que ele é ótimo para memória de curva. Bjimm

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha uma micose na unha do pé há anos, e foi o óleo de melaleuca que curou esta micose. Recomendo mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente por favor onde compro esse oleo d melaleuca? estou desesperada pois estou c micose na unha do pe e estou perdendo a unha ta horrivel.to procurando tds os meios pra cura..se souberem de receitas ou remedios q cure micose mandem pro meu email dinha.docinho@gmail.com

      Excluir
    2. Dinha, lá em cima no menu, em "onde comprar matéria prima" eu dei uma lista de sites que vendem óleos essenciais (melaleuca). No caso de loja física, vc pode achar em lojas que vendam produtos para aromaterapia ou lojas de produtos naturais, tipo "Mundo verde"
      bjs

      Excluir
  10. Olá Erika,

    Os óleos essenciais do site engenharia das essências são confiáveis? É que achei a faixa de preço baixa para o que vc mencionou!
    Tenho um problema de vários anos com a caspa, e resolvi "cortar ligação" com ela de vez. Comprei o óleo de jojoba e OE de melaleuca para de uma vez por todas acabar com ela!
    Meu próximo passo é fazer o shampoo natural caseiro!
    Beijos amo muito o seu blog.

    Gisele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!
      Eu nunca comprei OE na Engetec, mas já vi gente falar que gostou...e como eu confio nessa loja, então deve ser bom sim.
      O óleo de semente de uva tbm é ótimo pra caspa, viu!
      bjksss

      Excluir
  11. Oi, Erika. Desde que li esse post estou doida pra comprar o óleo. Me ajuda? Primeira dúvida: não existe melaleuca como óleo vegetal, só mesmo essencial, né? Outra coisa, procurando um local confiável (já comprei na Engetec e Veris, gostei bastante, mas acho que eles não tem esse lá), vi informações "alarmantes" dizendo que deveríamos ter cuidado, pois há vários tipos de melaleuca e o que tem essas propriedades que vc mencionou é a Melaleuca Alternifólia (alto conteúdo de terpinenol4 ). Mas o site que fala isso cobra um preço acima da média do que andei vendo, então fiquei com uma pulga atrás da orelha... se compensa pagar mais caro, se é mais propaganda, se os outros tem esse conteúdo todo do ativo... sei lá. Diz aí, minha guru.
    No último comentário que fiz (uso de tonalizantes), esqueci de colocar meu nome, mas agora vaí: Fernanda. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Vc viu a lista dos sites de óleos essenciais? tem várias marcas lá... tem o da Herbia, da Laszlo, Bioessencia, Phitoterápica, etc... todos esses são bons, de confiança.
      bjsss

      Excluir
  12. Oi Erika! Adorei muito seu blog! Parabéns pelas publicações, muito boas! Vou visitar sempre. Abraços, Yana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Yana! Seja muito bem vinda! Qualquer dúvida estou à disposição, ok? bjssssssss

      Excluir
  13. Oi Erika!
    Acabei de comprar uma monte de coisas legais para o cabelo na Engetec....suas dicas são ótimas, falo para todas as minhas
    amigas visitar e curtir o seu blog!!!
    Eu acabei de comprar o OE de Melaleuca, para tratar uma micose de unha no pé e na mão.
    Você poderia me informar quantas gotas devo usar e quantas vezes ao dia?
    Obrigada, bjo
    Helena Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!
      Vc pode usar o melaleuca direto na unha. Não tem número de gotas... espalhe um pouco sobre as unhas afetadas. Pode fazer isso umas 2 vezes ao dia.
      bjãooo

      Excluir
  14. Alguém sabe como usar o oleo de melaleuca em base de unha??
    Eu formulo o oleo + gel para usar quando me dá herpes e como disseram acima deixa qualquer pomadinha no chão mesmo!!

    Obrigada

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, o óleo de melaleuca é um dos óleos essenciais q podem ser usados puro, direto sobre a pele. Pode ser usado direto sobre as unhas. Eu tbm tenho herpes labial, e uso ele puro. Não tem problema.
      bjsss

      Excluir
  15. Uma amiga me indicou e vendeu este óleo, sabia q ele servia pra bastante coisa, mas não tantas assim. Vou começar a usa-lo já!
    Estava procurando informações no google mas apenas com esse post fiquei satisfeita, obg pelas dicas valiosas. ;)
    Parabéns pelo blog, já vou seguir pra acompanhar as novidades! ! ^^
    Beijoooos
    Mundo-maquiado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz!
      Sim, esse óleo é um dos meus favoritos! ;)
      Que bom, seja bem vinda! Indo lá conhecer seu cantinho tbm!
      bjksss

      Excluir
  16. Erika querida, parabéns pelo Blog.
    Comprei hj o óleo para uma micose na unha que não me larga!!! rsrs
    Vou seguir tuas dicas!!
    Obrigada!!!

    *Realmente o cheiro é horrível!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana!
      Depois me conte o resultado :)
      E o cheiro, depois vc acostuma... sabe que de tanto eu usar, já acostumei e agora já acho até cheiroso? Fiz até sabão com ele hehehhehe
      bjksss

      Excluir
  17. Oi, Erika!

    Já virei leitora assídua e acho que vou acabar sendo "comentadora" assídua também, rs.
    Há um tempo atrás, quando estava grávida, lembro de ter lido que a melaleuca não era indicada para gestantes e lactantes. Mas isso não era consenso. Já viu algo sobre isso?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cora!!
      Ebaaa, que delícia!! Venha comentar sempre! Adoro!
      Pelo que pesquisei, a melaleuca não tem contra indicação pra grávidas não... vc lemba onde leu? Se souber me fale..
      bjão!

      Excluir
  18. Erika tenho problemas com herpes labial,aff é um saco,como vc usa?Comprarei esse OE já,herpes tem haver com nosso humor né,ele usado para aromatizar ambientes deve tratar isso tbm.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, somos duas. Tbm tenho! É um saco, né?
      Uso melaleuca puro. Assim que começo a sentir o lábio meio dolorido da herpes, já taco melaleuca puro em cima, e ele nem evolui! Uso melaleuca pra TUDO!! Espinhas, cortes, machucados, dentes, herpes... é meu OE do coração! rs

      Excluir
    2. Nem me fale,em 2010 tive uma crise tão forte que ocupou parte do meu rosto,de tão severo que foi,usei tanta coisa e nada de melhorar,nem trabalhar podia vir,pq ficou muito feio,fiquei quase 30 dias sofrendo,a unica coisa que aliviou foi um sabonete íntimo que leva aroeira na fórmula,é um sabonete natural,verde bem cremoso e refrescante,minha mãe não aguentando me ver daquele jeito e sem saber mais o que fazer,me sugeriu passar o tal sabonete,secou td no dia seguinte.Bjs

      Excluir
    3. Caraca, Pri!!!
      Aroeira, é? Bom saber!! Mas tenta o melaleuca tbm, que vc vai ver como é rápido!
      bjss

      Excluir
  19. Onde posso encontrar para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vários! Lá em cima no menu do blog em "óleos vegetais e ativos" tem um post onde dou a lista dos sites que vendem.
      bjsss

      Excluir
  20. Olá Erika, como deve ser usado para tratar os fatores emocionais. Aliás, faço tratamento com medicamentos, e sempre tenho muitos efeitos colaterais. Esse óleo poderia me ajudar, ou vc conhece outro? bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Para fatores emocionais, pode usar o óleo em um difusor elétrico ou à vela, no ambiente que vc costuma ficar.
      Não sei se esse óleo te ajudaria.. qual seria o seu objetivo em usar esse óleo?

      Excluir
  21. Seria para ansiedade, palpitação, nervosismo.....stress em geral. Coisa básica do dia a dia...rsrsrsrs No texto acima vc diz que ajuda, mas teria algum outro óleo mais específico, tipo algum vegetal tbém?? bjjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem o de tangerina que é ótimo pra ansiedade e stress, e o manjerona tbm. Pode usar o óleo vegetal de linhaça ou babaçu, que são bons pra relaxar. Se vc usar pra massagem, pode colocar 40 gotas de OE tangerina + 10 gotas de OE melaleuca em 100ml de linhaça ou babaçu. E tbm pode usar o tangerina no difusor em seu quarto, ou lugar q vc fique mais...
      bjkss

      Excluir
  22. uhhhhhh, legal. Vou tentar!!! Obrigada. Bjss

    ResponderExcluir
  23. Oi, Erika kerida
    Vi nos comentários anteriores que já perguntaram sobre os OE da Engetec. Realmente, a diferença de preço é gritante. Comprei três OE em dezembro, e eles enviaram até os laudos. Acredito que essa seja uma prova de confiança, não é?
    Estou querendo comprar outros, pesquisei em todos os sites indicados, mas ninguém supera os preços da Engetec. Acho que vou "apelar" para eles mesmo. Você sabe me dizer se o fato de eles enviarem os laudos seja mesmo uma garantia? Se vc quiser, posso mandar uma cópia dos laudos para seu e-mail, o que vc acha?
    Obrigada, Kerida. Uma semana iluminada para vc!
    Bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoree!!!
      Não precisa me enviar... eu tenho os laudos, pq eu tbm compro lá! rs

      Eu já conversei várias vezes com a engenheira química responsável da Engetec, e ela é uma pessoa muito séria e comprometida, e eu confio plenamente no trabalho dela. Por isso compro lá, e indico tbm.

      Alguns preços são mais em conta, pq a Engetec fornece para empresas. Ou seja, muitas das lojas que vendem matéria prima, compram da Engetec.

      Então, pode ficar tranquila, que a qualidade da loja é boa!

      Uma semana com muita paz e luz pra vc tbm!
      bjãooo

      Excluir
  24. Oi! Você pode me dizer se posso usar na minha cachorrinha? Ela tem só 2 meses e vive se coçando. Como não tomou todas as vacinas ainda, não gostaria de levá-la a veterinários onde tem outros caes doentes. Me preocupo se ela lamber, se não é tóxico. E como posso usar? Puro? Ou burrifo com soro fisiológico? Obrigada!
    Usei esse óleo que acabou definitivamente com uma micose de unha que eu fiz tratamento por dois anos sem sucesso. Em 3 meses com esse óleo nasceu unha nova. Claro, antes o Podólogo arrancou toda a unha podre e infectada. Minha irmã usou o óleo sem arrancar a unha e não resolveu. Tem que extrair toda a unha estragada, fica a dica,

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      Para filhotes, o hidrolato é mais indicado, por ser mais suave. Vc encontra hidrolato de tea-tree no site da "Herbia" (cosméticos orgânicos).
      Eu fiz um post sobre "ARomaterapia para cães e gatos" (veja no menu em aromaterapia).

      Valeu pela dica da unha!
      bjsss

      Excluir
  25. oi erika! estou desesperada pois tenho fungos no couro cabeludo meus cabelos estao caindo muito e da mal cheiro o oleo de melaleuca ajuda? eu nao aguento mais estou a cinco anos fazendo de tudo e nada resolve to bem desanimadona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne!
      Sim ajuda! Mas tente evitar usar muitos cremes no couro cabeludo, dormir com cabelos molhados... use tbm vinagre de maçã com água como enxágue. Vc pode misturar o melaleuca no óleo d coco ou copaíba, e massagear o couro cabeludo. O óleo de neem tbm é bom.
      Mês que vem terei sabonete de melaleuca e copaíba na loja. E tbm shampoo de neem e melaleuca. Ambos vão servir pro seu cabelo.
      bjsss

      Excluir
  26. Oi Erika!!
    Adorei seu blog!!
    Sofro a alguns meses de Dermatite Seborreica e é um saco, gasto muito com remédios e shampoos caros, formulas que não adiantam e isso desestimula muito! É muito vergonhoso, as pessoas pensam que é por falta de higiene, não entendem... É horrível! Eu já não aguento mais, não conhecia o óleo, ate que assisti um vídeo de uma garota que sofre com Dermatite ensinando uma receita com ele, mas já procurei em alguns sites e um diz que não melhora totalmente, você sabe me dizer quanto tempo leva para percebermos a melhora? Não custa tentar, vou compra-lo para ver se dar certo! Tomara, pois já não aguento mais!! Muito obrigada pelas dicas!! O blog já esta nos favoritos e já compartilhei com as amigas. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline!
      Olha, muito difícil dizer em qto tempo, até pq, cada organismo reage de um jeito...
      Eu acho que vc deve tentar sim! E podia até tentar misturar ele com o óleo de copaíba, que tbm é ótimo para problemas de pele. O melaleuca vc pode usar puro, mas não em muita quantidade... por isso tvz seja melhor misturá-lo com outro óleo ou usar no shampoo.
      Fico feliz que tenha gostado daqui! ;)
      bjkssss

      Excluir
  27. Oi Erika, tudo bem?
    Qual a quantidade de óleo eu posso usar no shampoo?
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Erika, Boa noite!

    Gostaria de saber se posso passar o oleo a noite e dormir com ele no cabelo e lavar pela manhã ?

    ResponderExcluir
  29. Qual proporção para diluir VC sugere ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode diluir entre 25 a 50 gotas em óleo vegetal.

      Excluir
    2. Erika, boa noite!
      Eu utilizei e amei o resultado! Meu cabelo fico tão bonito que tirei até foto rsrsresrsrs

      Fico brilhante saudável. Estou passando diluído no óleo de amêndoas.

      Minha irma tem psoríase e ela esta usando tbm. Estou feliz pq ela já sente os resultados!

      Muito obrigada por nos ajudar!

      Excluir
    3. Bruna, que bom que vcs estão tendo bons resultados!
      Eu AMO esse óleo!! É o meu SOS pra quase tudo..rsrs
      bjksss

      Excluir
  30. Esse óleo é bom para acabar com piolhos?
    Como usar numa criança de 7 anos?

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, vc pode misturar com óleo vegetal de neem.
      Pra cada 100ml de neem , coloque 30 gotas de óleo de melaleuca e 20 gotas de óleo essencial de citronela. massageie o couro cabeludo, coloque uma touca plastica, e deixe uma meia hora, depois lave . Pode fazer umas 2 a 3 vezes na semana.
      bjsss

      Excluir
    2. Complementando...
      Se ele aguentar ficar mais tempo, pode deixar... qto mais tempo, melhor! Outros óleos essenciais que ajudam: Òleo de eucalipto, cravo, lavanda e canela.
      PS: o óleo de neem, é o de uso cosmético, ok?
      Vc encontra esses óleos na Destilaria Bauru (banner ao lado direito)

      Excluir
    3. Acho que como ele é criança, melhor misturar o óleo de neeem com azeite de oliva, pq o óleo de neem é bem forte.

      Excluir
  31. Estou com uma micose feia na virilha... Será que aplicar OE de melaleuca na área ajudaria?

    ResponderExcluir
  32. Olá, mt obrigada pelas dicas! Achei otimo!! Pergunta: alguem sabe se pode ser utilizado na inalação com soro fisiologico? Pode ser usado por crianças?? E por ultimo, como se usa no caso de bronquites ou alergias respiratorias. Agradeço qualquer ajuda!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathy, lá no menu em "aromaterapia" tem post explicando sobre os óleos essenciais...dá uma olhadinha lá! bjss

      Excluir
  33. Oh Erika, eu usei este OE outro dia na queimadura de moto na minha perna. Secou rapidinho e olha que tinha ficado muito inflamado. Com 3 dias, já não havia nada e dado casca, e foi só tirar e hoje nem mancha ficou. Gostei demais! Um dia tomei este OE com uma colher de mel puro e 2 gotas de OE melaleuca. Me disseram que pode e é bom. hahaha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, melaleuca é bom pra quase tudo! rs
      Pode tomar com mel sim... mas não deve-se usar direto... não lembro direito, mas acho que são 7 ou 15 dias no máximo...

      Excluir
  34. Bom dia Erika. Comprei óleo de melaleuca numa farmácia de manipulação vitaly. Mas não tem cheiro. Será que é verdadeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, se é "verdadeiro" não sei... mas se tirar o aroma desse óleo, ele perde todas as suas propriedades... não creio que esse sirva não...

      Excluir
  35. Oi Erika, tudo bem? eu uso o oleo de melaleuca no burrifador com alcool, mas sei que ele é bom para sinusite, mas não sei como fazer, voce pode me ajudar?
    Obrigado
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Cristina!
      Pode usar no aromatizador eletrico, com um pouquinho de água e umas 7 gotas de OE de melaleuca, ou então massageia direto com o dedo nas temporas, e entre as sobrancelhas.
      bjs

      Excluir
  36. Erika, boa noite!

    Tudo bem?

    Eu tenho uma dúvida, todas as vezes que eu passo óleo no cabelo ele cai demais durante e também quando lavo, ele cai de monte, mas é só quando uso óleo.

    Isso é normal? Faz parte da ação do óleo no cabelo?

    Muito obrigada Erika

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Não é normal.
      Óleos vegetais puros não fazem o cabelo cair... qual óleo vc tem usado, e como vc tem usado?
      Fora isso, muitos fatores podem estar relacionados à queda capilar, como hormônios, alimentação, fator emocional, medicamentos, etc...
      bjss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top