CRONOGRAMA CAPILAR ...ATÉ QUANDO? | Clube do cabelo e cia



Oi galera!!

Fiz o cronograma capilar por quase 1 ano, e percebi, que após uma determinada hora, o cabelo não responde  mais aos tratamentos. A partir daí, tirei algumas conclusões... lembrando, que estas conclusões são baseadas na minha experiência com este método.

Acho que o cronograma é válido sim, desde que seu cabelo esteja muito danificado... mas nenhum tratamento é eterno...e o recado que eu quero deixar pra vocês com esse post (e vídeo) é:  EQUILÍBRIO... caminho do meio!!
Não há necessidade de ter "trocentas" máscaras para tratar os cabelos...

"A diferença entre o remédio e o veneno 
é a dose!"

E o resto, eu falo no vídeo... "que venham as pedras"! rsrsrrsrs




Bjooooooo


Postar um comentário

  1. sem neuras , isso mesmo , acho que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose , bjs
    www.divinaemulher.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Vivi!!! Vou até colocar essa frase no post!! Tudo a ver!
      bjkssss

      Excluir
  2. Gostei do seu vídeo, e concordo com vc, o crono me ajudou e esta me ajudando, eu faço mechas e alisamentos, e sempre preciso estar voltando pro cronograma, isso ajuda meu cabelo a suportar as novas agressões.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o vídeo Erika, já havia percebido também isso no meu cabelo, como ele é cacheado o que sempre faço é a umectação que da ótimos resultados...Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos que perceber do que nosso cabelo realmente precisa...
      bjksss

      Excluir
  4. Êêê! Gostei pq na verdade eu odeio o cronograma, perdoe a expressão mas acho um saco. Uso o que me der vontade, quando tiver tempo, uso o que deixa meu cabelo macio e pronto rs Gosto de praticidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa...falou em praticidade, tô dentro!! hehehe
      bjksss

      Excluir
  5. Ta certa Erika. Depois que aprende a observar a necessidade do cabelo basta usar o que é necessário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Realmente Erikah! Muita gente até usa a desculpa do consumismo por causa do Cronograma! Quando fiz Big Chop virei a louca dos cremes, principalmente de pentear, cheguei a ter 8 (o que pra mim é de mais)! Ai chegou uma hora que eu falei pra mim mesma: CHEGA! Parei de usar petrolatos, sulfato, e agora aboli silicones, passei produtos para meu marido, mãe, irmão e fiquei com o básico, 1 shampoo, 1 condicionador, 1 creme de pentear (tudo 100% natural), e uso gel de linhaça e aveia que eu mesma faço, fora os óleos vegetais, manteigas e receitas caseiras que virei uma super adepta! Me sinto bem melhor, não sou mais neurótica com o cronograma, meu cabelo é cacheado, quando mais os dias passam mais ele fica bonito, então não me sinto obrigada a lavar só pq hoje é dia disso e daquilo! Beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem a hora que dá um CLIC, e a ficha cai, né? Pode até demorar...mas um dia a gente cai na real...
      bjkssss

      Excluir
  7. Concordo com a armadilha que pode ser o cronograma (e tb ressalto, não por causa de quem criou, mas por causa da fraqueza do ser humano kkk) que leva a um consumismo desnecessário, uma prisão em regras que tb acho que não é necessária...eu mesma fui vítima disse e no dia que percebi que eu estava imensamente consumista, tive vergonha de mim mesma, entrei em crise e doei muitas coisas, foi o momento que retornei as minhas raízes adolescentes de ter apenas um xampu e condicionador e aderir ao mundo natural de cosméticos.

    Muito interessante o vídeo, porque sim, não devemos nos perder, o importante é ter o click e se reencontrar kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi nilhoca!
      É até bom que a gente passe por essas crises, pq é através delas que a gente muda (se reencontra), né?
      bjão

      Excluir
  8. concordoooooooooooooooo plenamente com vc ERICA, eu mesma fiquei mais de ano com o cronograma, fiquei louca mesmo, comprava tanta mascara, que estourei meu cartao de credito , e todo dia entrava no grupo de cronograma do face ai piorou viu, cheguei a deixar de pagar uma conta para comprar uma mascara por indicacao do grupo, agora estou quase livre, porque tenho um levin, e apenas 3 mascara para cada fase, mas espero diminuir fazer uma vez na semana, bjocas te amo , continue nos ajudando ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreee!!!
      Quem nunca, né?
      Mas o importante, é que a sua ficha já caiu...
      bjksss

      Excluir
    2. Como a historia se repete ne... vc conhece uma coisa nova, se empolga, se afoga em compras, e comigo até que foi rapido, levei um ou dois meses para perceber que nao estava conseguindo fazer coisas na vida pq meu dinheiro quase todo tava indo pro cabelo (ou literalmente para o ralo do banheiro). mas é isso aí, essa sociedade consumista que vivemos, tudo vira vício, precisamos manter os olhos abertos.

      Excluir
    3. ôooooo e como se repete!!
      Isso que vc falou é importante... "tudo vira vício numa sociedade consumista"
      perfeita colocação, Maíra!!
      bjkssss

      Excluir
  9. Eu conheci o cronograma um dia q fiz uma caquinha no meu cabelo e tive um corte químico, fiz o crono certinho, em toda lavagem usava uma máscara e recuperei meu cabelo....Agora com o cabelo ótimo (também passei pela transição capilar) percebi que não é necessário fazer em todas lavagens.... Sempre deixo uma lavagem ou duas sem usar nenhuma máscara. É ótimo ele continua......

    Acho que quando o cabelo está recuperado não é necessário usar muitas coisas, excesso também dá frizz e resseca. Por isso, atualmente faço um cronograma em algumas lavagens.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Disse tudo, Erika! Uma coisa eu agradeço ao cronograma capilar, foi por ter começado a fazer e a pesquisar que encontrei seu blog. Vejo muitas por aí incentivando a comprar coisas que nem elas compraram, ganharam! Máscaras que custam os olhos da cara e quando você vai ler a composição é a mesma coisa que uma de marca desconhecida. Cada cabelo uma sentença, foi o que você disse. Uma regra extremamente ditada só é válida se tiver a certeza que todas as pessoas vivem da mesma forma, isto é, comem a mesma dieta, estão expostas a mesma quantidade de sol, moram nas mesmas condições climáticas, bebem a mesma quantidade de água!!! O que é impossível, nem aqui em casa da pra fazer a mesma coisa para o meu cabelo e para o da minha mãe. As pessoas se motivam em fazer, mas não se preocupam e pesquisar/estudar sobre. O cronograma na verdade é para cada um entender mais o próprio cabelo e suas necessidades, e não para sair comprando e seguindo o que falam sem ao menos pesquisar. Eu agradeço muito a você por dividir seus conhecimentos, foi lendo seu blog que eu aprendi a fazer o MEU cronograma, a economizar, a se preocupar mais com aquilo que compra/consome. Saber que a água que desperdiçamos do arroz pode virar uma aliada!! Entre milhares de outras coisas. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naya!
      Tbm acho que o cronograma é muito váildo, pra que a gente possa conhecer as necessidades do nosso cabelo!
      Eu que te agradeço, pela companhia e confiança!
      Bjão

      Excluir
  11. Amei disse tudo..Realmente se repeti, então vamos arquivar os erros, ai serve como experiencia! Bjoka adoro vc....Erika? Com essa febre do cresce pelo..vamos vê a composição e passar receitinha dele? Economia para o bolso e lógico natural!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!!
      Menina, q tanto vcs falam nesse cresce pelo? rsrsrrs
      Vou dar uma olhada...
      bjkssss

      Excluir
  12. Isso o que você falou é muito importante, EQUILIBRIO! Quem gosta de química vai utilizar mais o cronograma por conta das agressões do fio, e a história de muitas máscaras, é isso que acontece, na ânsia de ver o cabelo brilhando, você sai comprando tudo e se duvidar as mais caras! Eu tive mais sorte, encontrei o seu blog. Comprei uma mascara da kanechom de 1Kg livre de derivados de petróleo por 5 reais e estou feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aeeee Aninhaaa!! \0/ \0/
      Xôôooo gastança!! hehehhe
      bjãooo

      Excluir
  13. Erika,
    Amei sua conclusão! Senti o mesmo. Me ajudou muito seu blog com as dicas de usar óleos e produtos naturais. Com estas informações descobri que meu cabelo ama óleos! Comprei-os (4 deles) e as manteigas e é o que mais uso. Umectação é o que mais faço alternando-os. Finalizo com LOC (água com pantenol quaternizado/ óleo de macadâmia/ e leave-in da surya). Esta é minha rotina. Estou na transição e suas informações foram cruciais para meu entendimento. As dicas de produtos que deu no cronograma econômico também me ajudam a alternar as hidratações semanais. Sinto o que meu cabelo quer e uso a alquimia" para hidratar ou nutrir (porque a reconstrução faço muito raramente). Gastei uma boa grana neste arsenal sim; mas, os produtos duram muito e fiquei livre de salão. Custo-benefício e mais saúde para meus cabelos! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Aline, seu comentário me deixou super contente!!!
      Sinal que meu trabalho aqui no blog tá surtindo efeito!! \0/
      feliz, de coração!!! <3
      bjkssss

      Excluir
  14. Olá meninas! Que bom saber que vocês também pensam assim, fiz cronograma 1 ano e agora está me faltando tempo, e foi aí que percebi que meu cabelo estava meio saturado de tanto creme no dia certinho e tal, mas foi graças ao cronograma que hoje conheço as composiçoes dos produtos o que é bom e o que é "proibído" e conheço também quando meu cabelo está querendo hidratação ou reconstrução e assim vou vendo e fazendo sem aquele compromisso. Há e foi no cronograma que conheci a Erika, cheia de idéias produtivas e dicas legais, obrigada pela ajuda Érika! Beijo meninas

    ResponderExcluir
  15. MUito pertinente este vídeo Erika! Vejo no grupo de low e no poo no FB o nivel de neurose por produtos. Até eu ja estava ficando consumista.
    Concordo e fecho com seu raciocínio. Bom senso na medida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana,
      Eu tbm cheguei a fazer compras enoooormes de máscaras... mas o importante é que a ficha caiu, né?
      bjkssss

      Excluir
  16. Bem, eu só gosto de uma coisa na questão do cronograma capilar, que é a queratina. Eu tinha muito problema, pois meu cabelo já sofreu muito por excesso de queratina. E o cronograma ajuda muita em saber dosar a reconstrução.
    www.portaldosencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Erika,
    Ao invés de pedras, observamos aqui muita gente que compactua desta mesma opinião. Ainda bem! Na minha transição, tentei fazer este cronograma, e a única mudança que percebi foi meu bolso mais vazio e a falta de tempo (passava um tempão cuidando do cabelo). Hoje em dia uso o que faço e compro uma ou outra máscara que meu cabelo gosta. Lembrando que só volto às compras quando meu estoque está perto de zerar! Essa acumulação de produtos e uma loucura para a minha cabeça. Vejo fotos na internet de pessoas que tem uma verdadeira 'vitrine de farmácia' em casa, de tanto produtos. Além do caminho do meio, sou adepta da simplicidade e praticidade.
    Essa matéria e o vídeo vieram a calhar e compactuar com o que eu penso
    Beijos
    http://herbalismoealquimia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mona!!!
      Pois é... sabe que fiquei admirada? Não pensei que a maioria fosse concordar com o meu modo de pensar...
      Fiquei feliz de saber que a galera está consciente sobre esse consumismo exagerado em torno de um tratamento capilar! :)
      gde bjo!!!

      Excluir
  18. Fico extremamente feliz de também compactuar com este pensamento. E viva a simplicidade!!! Viva, viva, viva!!!!

    ResponderExcluir
  19. Concordo completamente com vc Erikinha, aliás, foi através do seu blog que eu aprendi como cuidar dos meus cachinhos da melhor forma né? Lembro que quando eu comecei a procurar o que era o cronograma eu ficava doidinha procurando saber quais máscaras eram as melhores, mas não queria usar cremes com aquelas químicas todas.. e quando descobri os óleos foi a coisa mais linda do mundo!!! hahahah Vejo tanta gente usando 200mil coisas diferentes no cabelo mas que nunca chegam no resultado esperado, e algumas me perguntam o que eu faço, pqe sou ruiva, cacheada e meu cabelo não fica detonado. Gente, parece brincadeira, mas eu não faço nada demais, pelo contrário, faço de menos. Continuo usando meus lindinhos da oroargan, mas alterno com co-wash com yamasterol, que tbm uso como live-in, e os Ó-L-E-O-S \o/ A única máscara que ainda uso é a fixação da cor da Surya, que a nova fórmula é completamente livre de tudo de ruim, mas tbm só uma vez ou outra, nada de rotina de ter que fazer toda semana, até pqe tem dia que vc nem ta a fim lavar o cabelo, ou tá atrasada pra alguma coisa, etc. E aos poucos estou migrando pros shampus totalmente naturais tbm. Gosto de cuidar do meu cabelo, mas definitivamente sem neura, é super simples. Não perco trocentas horas preocupada com isso e gastando horrores.
    Beijão Erikinha, e obrigada sempre! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amoreeeee!!!
      Tbm acho que não precisamos de muita coisa pra ter um cabelitcho bem cuidado e saudável... e é assim mesmo...aos poucos vamos mudando para os naturais... tudo é um processo...sem pressa, e sem neuras!!
      bjãooo

      Excluir
  20. Oi, Erika kerida! Vc sempre nos dando de presente seu carisma e conhecimento, né?
    Viu como tanta gente compartilha de sua opinião? Eu também sou mais uma delas. Só estou triste por não estar conseguindo me adaptar aos produtos 100% naturais. Tinha tanta expectativa de mudar para linhas totalmente naturais ... snif,snif
    Como outras meninas disseram, o cronograma me ajudou muito a recuperar meus cabelos. Mas o maior benefício foi ter conhecido seu blog e sua pessoa, tão iluminada!
    Obrigada por sempre estar compartilhando seu conhecimento conosco, minha linda!
    Namastê. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vaninha,
      A adaptação nem sempre é rápida... eu mesma precisei de uns 6 meses pra me adaptar aos shampoos naturais. Tem gente que dá sorte de nem passar por essa fase de adaptação... maaaaasss, cada caso é um caso. É só não desistir..
      Eu que agradeço a companhia de todas vcs aqui comigo! Gostaria de conhecer todas vcs e dar um forte abraço em cada uma!!
      bjãooo

      Excluir
  21. Erika concordo 100% com você, no inicio realmente bate uma compulsão por comprar cremes de todos os tipos e muitos nem usamos, por conta da validade, eu também prefiro os tratamentos naturais sinto que meu cabelo gosta mais e fica muito macio e brilhoso. Maysa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maysa!
      Hoje em dia eu prefiro mil vezes preparar o tratamento na hora, do que fazer pra durar o mês todo. Tudo é questão de hábito, não é mesmo?
      bjksss

      Excluir
  22. As vezes precisamos parar e refletir um pouco... será que precisamos mesmo? será q não´é exagero? Tudo com parcimônia... e o mais natural possivel...

    ResponderExcluir
  23. Esse é mesmo um tema delicado e acho que você tem razão quanto ao consumismo, mas não acho que o culpado seja apenas o cronograma, os blogs contribuem muito para isso também.
    Eu sempre cuidei do meu cabelo, que é crespo, seco e necessita mesmo de um cuidado especial. Sempre investi em boas máscaras e quando conheci o cronograma passei a observar melhor o efeito delas no meu cabelo, e sigo sem neuras.
    Faço uma reconstrução a cada 15 dias, hidrato em todas as lavagens, revezando com nutrição de vez em quanto.
    Sou apaixonada por produtos para cabelo e tenho algumas máscaras importadas, porque apresentam um resultado mais visível e rendem mais, mas eu controlo minhas contas, porque se eu comprar toda " nova melhor máscara que a blogueira já usou" vou à falência.
    Atualmente estou usando mais produtos naturais também, revezando com as máscaras que já tenho e gosto muito.
    ABS.,
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Faby! Equilíbrio é fundamental em tudo!
      bjksss

      Excluir
  24. Erika, adorei seu vídeo e concordo com tudo que você disse. Vi como gastei dinheiro com muitas máscaras e óleos vegetais, hj tá tudo vencido. Tem um ano que comecei o cronograma, mas não preciso mais dele. Meu cabelo responde bem melhor a produtos orgânicos e naturais, e hoje economizo dinheiro e tempo, pois um xampu orgânico e um condicionador liberado pra no-poo resolvem meu problema (e meu cabelo é enorme). Fiz a transição até para produtos que uso nos cuidados da pele. Meu problema é só maquiagem, pois ainda não encontrei makes naturebas rs, mas tenho buscado marcas cruelty-free, já é uma evolução, né?
    Adoro seu blog.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Que bom que vc conseguiu fazer a transição rápido! \0/ Bom pra saúde e pro bolso, né?
      Aí ao lado direito, tem a loja Flor de Magnólia, que vende make orgânica... dá uma olhada lá!
      bjkssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top