NUTRIÇÃO CAPILAR: MÁSCARAS OU ÓLEOS? | Clube do cabelo e cia



Oi galera!

Continuando as minhas reflexões sobre o cronograma capilar (falei sobre a minha experiência com o cronograma aqui), no vídeo de hoje eu vou falar sobre as minhas conclusões a respeito da fase de nutrição:




E pra quem não curte assistir vídeos, deixo aqui um breve resumo do que falei :

Segundo o cronograma capilar, a nutrição é a fase que ajuda a recuperar a oleosidade dos fios, proporcionando mais maleabilidade e sedosidade aos cabelos, e protegendo os fios da perda de água.

E aí é que entra a questão... até que ponto as máscaras capilares cumprem essa função? Sinceramente, não creio! Mesmo algumas máscaras contendo óleos e manteigas em suas composições, a quantidade dos mesmos é mínima, e não conseguiriam cumprir com esse papel.

E não é á toa, que fazemos tanta confusão sobre máscaras hidratantes e nutritivas. Eu já me confundi muito com isso, tentando perceber se a máscara proporcionava um resultado de hidratação ou nutrição... quem nunca??
E cheguei à conclusão, que o resultado delas (máscaras de H e N)  é praticamente o mesmo! E por isso muitas vezes eu classificava como uma máscara hidro-nutritiva.

Então, na verdade, o melhor tratamento para a fase de nutrição, que corresponde ao objetivo do cronograma capilar, seria a umectação com óleos ou manteigas vegetais...

Lembrando,  que a aplicar o óleo na raiz é mais importante que apenas nos fios, pois a massagem no couro cabeludo com os óleos, é que faz o verdadeiro tratamento; Também não há necessidade de"encharcar" os fios com óleo, como muita gente faz.

Enfim, na minha opinião, máscaras nutritivas contêm nutrientes (nem todas!), e tratam os cabelos de alguma maneira... porém não cumprem com a função lipídica que o cronograma propõe.
Acho que a palavra "nutrição" não se encaixa muito nessa fase do cronograma, que ao meu ver, deveria se chamar somente de umectação, pois na verdade, qualquer tratamento capilar é "nutritivo".

Mais detalhes, já falei no video...


Fica a dica!
Bjoooo


Postar um comentário

  1. Oi oi!! Falando em nutrição, fiz a máscara caseira da moroccanoil que vc postou, aquela com vários óleos e tal... meu cabelo ficou bem macio e liso, diminuiu o volume (o que eu amo), mas ficou oleoso, no dia seguinte enxaguei de novo e condicionei mas ainda não ficou limpinho. Será que coloquei óleo demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, pelo visto sim... deve ter colocado muito óleo...

      Excluir
  2. Olá querida ,assisti o seu video e achei q vc falou da nutrição com muita experiência . Tenho cabelos cacheados e muito seco da raiz as pontas o q qui eu posso fazer para deichar ele maes hidratado o q eu uso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enely, faça hidratacçoes com mel, e se tiver gel de aloe vera, melhor ainda!! Aqui no blog tem algumas receitas de máscaras naturais... dá uma olhadinha lá no menu!
      bjssss

      Excluir
  3. olá querida!!!!
    gosteimuito da dica,acho que eu estava fazendo tdu errado.
    agora farei o certo.
    brigada Erika!!

    ResponderExcluir
  4. Erika, eu já venho fazendo isso e de fato notei essa diferença. De fato as máscaras não surtem o mesmo efeito, é algo que não podemos nem fazer uma comparação, colocar em balança.
    Agora eu tenho uma duvida, os óleos podem ser misturados?
    Lembro que uma vez misturei o de coco e o de ricino (não sei se foi de fato isso, mas meu cabelo partiu), uma amiga disse que poderia ser incompatibilidade natural, pq eu misturei os dois óleos, hoje em dia faço ricino com semene te uva, com jojoba ou até puro... e de fato o caso nunca mais se ocorreu.
    O de coco sempre coloco puro.

    Ah, o que acha de colocar os óleos com vitaminas naturais, pode ser feito tb?
    Oleo de girassol com vitamina A por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiana!
      Qto à mistura, não sei te dizer ao certo... mas creio que possa ter incompatibilidade com óleos sim. O óleo de coco contém muito ácido láurico que é um agente de limpeza, e se usado muito, pode até ressecar os fios... mas não sei se misturado com rícino faz algum efeito negativo, como a quebra. Os seus dois óleos eram puros?

      Eu já misturei vários óleos e nunca tive problemas, mas confesso que prefiro usar eles separadamente, até mesmo pra sentir o efeito de cada um. Hoje em dia não misturo mais.

      Pode colocar vitamina, desde que ela não seja hidrossolúvel, senão não vai misturar no óleo. As vitaminas hidrossolúveis são todas do complexo B e vit. C.
      São lipossolúveis as vitaminas A, D, E e K (essas podem)

      bjksss

      Excluir
  5. Oláa poderia me ajudar?! Meu cabelo é suuper ressecado na frente, o que também me põe em dúvida quanto aos cremes hidratantes. Faço sempre e meu cabelo continua ressecado, usei uma vez azeite no meu cabelo mas não vi muita diferença. dá um trabalhão, o que você me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umectação não dá trabalho.. pelo contrário! Vc deve estar colocando muito óleo. Para o ressecamento, hidratações com mel, gel de babosa... tem várias receitas no blog... dá uma olhada em "tratamentos naturais", no menu. bjsss

      Excluir
  6. Oi xara,td bm?
    Amo umectaçoes,sabe onde acho oleo de semente de uva ou rosa mosqueta sem ser refinado?ta muitoo dificil achar!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi xará!
      Acho que só na Laszlo, e com certeza, bem caros!!
      bjksss

      Excluir
  7. Oi Erika,
    Estou adorando o seu blog e mudei a forma que cuido dos meus cabelos, estou usando vários óleos vegetais e estou gostando dos resultados, mas ainda tenho algumas dúvidas. Primeiro, você acha que se eu acrescentar algum óleo na máscara de nutrição é suficiente para tornar essa máscara nutritiva?
    Outra coisa, já vi você falar que após a umectação é ideal fazer cowash, mas no meu cabelo não deu certo, ainda estou testando o cowash, mas senti meu cabelo meio sujo e senti necessidade de lavar mesmo com shampo.É como você falou, o ideal é testar para sentir o que dá mais certo no cabelo.
    E a última, eu posso fazer umectação todas as vezes que for lavar o cabelo? (meu cabelo é muito seco e adora um óleo, não fica oleoso de jeito nenhum).
    Eu tento variar o óleo a cada vez que uso para aproveitar melhor os nutrientes, mas ainda tenho muito a aprender.
    Beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Na minha opinião é melhor usar o óleo puro do que misturar na máscara, mas se quiser misturar pode, sem problemas. Eu vejo a nutrição de maneira diferente da visão do cronograma capilar. Na minha opinião as máscaras não cumprem com esse papel, como mencionei no vídeo.

      O Co-wash, depende do condicionador que vc tá usando. Se for um condicionador com silicones ou parafina, aí não adianta. Mas é isso mesmo...tem q ver o que seu cabelo gosta.

      Depende de qts vezes vc lava o cabelo... se vc lava todos os dias, aí não precisa umectar todos os dias, pq senão vai acabar pesando... mas se for umas 2 a 3 vezes na semana, sem problemas.

      bjsss

      Excluir
  8. Olá Erika!
    Estou muito feliz de encontrar seu site, me ajudou muito. Tenho cabelo cacheado e muito volumoso e minha filha também, gastamos entre 150,00 e 200,00 por mês com shampoo, condicionador e leave-in, mas depois que te conheci (olha a intimidade) tudo mudou. Comprei yamasterol, óleo de rícino, óleo de coco e azeite – esse agora é nossa leave-in. Faço máscara com abacate + mel + gel de babosa + azeite, e nossos cabelos estão com cachos maravilhosos, também estamos usando shampoo sem sulfato 1 vez por semana e 2 vezes lavamos com yamasterol, ah.. não poderia esquecer do vinagre de maça.... só brilho. Estou muito feliz, o problema é só o cheiro que o maridão reclama, mas como economizei bastante, fiz minha primeira compra na Engetec de óleos essenciais e vegetais, manteigas, mel e bepantol, estou ansiosa pra chegar e perfumar tudo. Agradeço pela sua iniciativa e que Deus te abençoe! São pessoas como você que faz diferença nesse mundo. Grande abraço.

    Carla Bilac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha!!
      Que bom saber que vc conseguiu economizar um dindin, e que tá curtindo as receitas naturais!
      Eu que agradeço a companhia e a amizade de todas vcs !
      PS: Somos íntimas sim, afinal, isso aqui é um Clube de amigas (e amigos)... hehehe
      bjãooo

      Excluir
  9. Mas voce acha que nesmo refinado me protegerá das tao temidas estrias ou perde em muita suas propriedades umectantes e que proporcionam elasticidade?bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é xará, isso é uma polêmica, pq os as empresas cosméticas só usam óleos refinados... então penso que algum efeito deve fazer, né? Essa é uma questão que ainda tenho muitas dúvidas tbm... acho que varia de óleo pra óleo... alguns perdem mais, outros perdem menos... mas é difícil achar essa informação pra todos os óleos...
      bjssss

      Excluir
  10. Oi Erika, já faz algum tempo que venho pensando a esse respeito também. E tudo que você disse foi ótimo, pois já faz um tempo que quero aderir ao low poo. E como minhas máscaras já estão acabando, eu estava numa dúvida danada sobre o que comprar para fazer nutrição. E esse seu vídeo foi minha resposta. Vou deixar pra investir mais em óleos e manteigas, e uma parte bem menor em mascaras, pois uso muitos máscaras naturais. Obrigada mesmo, adoro suas dicas, beijos :* fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayane!
      Sim, os óleos e manteigas fazem uma nutrição bem melhor que as máscaras!!
      Que bom que gosta das dicas! ;)
      bjksss

      Excluir
  11. Oi Erika, adorei suas dicas, nossa eu tava na neura com essa coisa de cronograma capilar, já tava querendo comprar um monte de cremes caros e tudo mais, sendo que nem tem necessidade!!! Só queria tirar uma dúvida.... Pra fazer nutrição com oléo, pode fazer com azeite de oliva extra virgem? Mas quele que agente compra em supermercado? Bjs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, claro!! É esse azeite de oliva mesmo que a gente come!
      bjksss

      Excluir
  12. Oi Erika, li em uma publicação sua que alguns azeites foram reprovados em uma pesquisa e alguns ao invés de serem "extra virgens" são "virgens" e outros "refinados". O que eu tenho aqui em casa é o "Azeite Gallo", lá na reportagem o azeite galo estava apenas como "virgem", mas no rótulo do meu ta escrito "extra virgem", acidez 0,5% e no rotulo diz gordura saturada 1,9 g. Se por acaso ele for apenas "virgem" tem algum problema eu usa-lo no meu cabelo, danifica ou somente o resultado é inferior ao de um azeite "extra virgem" ?? bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Não, o virgem tbm é bom. É um pouco inferior ao extra virgem, como vc mesma disse, mas não é ruim. O problema era q as empresas estavam vendendo virgem pelo preço de extra-virgem, o que não é justo com os consumidores.
      Só o azeite refinado é que perde suas propriedades. Bjsss

      Excluir
  13. Erika, estou usando um creme bem antiguinho chamado: Umectante capilar Casulão bicho de seda, e eu simplesmente adorei, além também do preço ser muito bom. Poderia pooooooooooooor favor, fazer uma resenha sobre este creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy,
      Pra fazer resenha eu teria que usar durante um tempo, e atualmente só uso produtos naturais.
      bjkssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top