A psoríase é uma condição dermatológica muito comum. É uma condição inflamatória crônica da pele.
Normalmente, as células da pele crescem gradualmente e descamam a cada quatro semanas; e novas células cutâneas crescem para substituir as camadas que se perderam.
Mas, na psoríase as células cutâneas crescem mais rapidamente, e também se movem muito rápido para a superfície da pele, em dias ao invés de semanas. Isso faz com que elas se acumulem, formando placas densas sobre a pele. As placas variam em tamanho, e na maioria das vezes aparecem nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, mãos, pés , ou parte inferior das costas. A psoríase é mais comum em adultos. Mas crianças e adolescentes pode ter também.
Especialistas acreditam que a psoríase ocorre quando o sistema imunológico reage exageradamente, causando inflamação e descamação da pele.
É uma condição genétca, e em alguns casos, a psoríase é hereditária.
A psoríase não é contagiosa. Portanto, não pode ser transmitida por contato de pessoa para pessoa.
As pessoas com psoríase muitas vezes percebem, que tem momentos em que a pele fica pior.
Fatores que podem causar essas crises, são:
> clima frio e seco,
> infecções,
> stress,
> pele seca,
> reação à alguns medicamentos.
Os sintomas da psoríase aparecer em formas diferentes, variando de leve à grave. A psoríase leve, há pequenas áreas de erupção . Quando a psoríase é moderada ou grave, a pele fica inflamada com áreas vermelhas levantadas cobertas com pele solta, e escamação. Se a psoríase é grave, a pele fica irritada, e às vezes formam grandes manchas, podendo ser muito desconfortável.
Em algumas pessoas, a psoríase provoca inchaço, dor e sensíbilidade nas articulações. É chamada de artrite psoriática. E também pode afetar as unhas das mãos e dos pés, fazendo com que as unhas fiquem grossas.
Os sintomas geralmente desaparecem mesmo sem tratamento, mas podem voltar a qualquer momento.
Normalmente, o médico pode diagnosticar a psoríase, olhando para as manchas na pele, couro cabeludo, ou unhas. Testes especiais não são geralmente necessários.
A maioria dos casos de psoríase são leves, e o tratamento começa com o cuidado da pele.
Isso inclui manter a pele úmida e bem hidratada.
Portando, usar óleos vegetais podem ajudar muito a amenizar os sintomas da psoríase. Ao contrário do óleo mineral, o óleo vegetal hidrata sem entupir os poros da pele, e ainda tem propriedades terapêuticas.
Alguns óleos vegetais e essenciais que podem ajudar:
Óleos vegetais:
> Linhaça - anti-inflamatório, útil em problemas de pele, dermatites, psoríase, artrite, artroses, dores musculares, TPM, menopausa.
> Andiroba - anti-inflamatório e hidratante da pele, útil em escaras, psoríase, e coceiras.
> Copaíba - anti-inflamatório e antibiótico natural. Hidratante, útil para problemas de pele, acne, psoríase, etc. Falei detalhes dele aqui.
> Prímula - útil em problemas de peles secas, eczemas, psoríase e problemas menstruais.
> Neem - anti-inflamatório, antibacteriano, antisséptico, cicatrizante, útil em problemas de peles e peles secas. Falei detalhes sobre ele aqui.
Obs: para tratamentos, procure por óleos que sejam prensados a frio
Óleos essenciais (falei sobre óleos essenciais aqui)
> Bergamota - útil para tratamentos da pele como acne, eczemas, dermatites, psoríase. Relaxante e calmante do sistema nervoso.
> Alecrim do campo (vassourinha) - cicatrizante, útil em alergias da pele, psoríase, e ótimo regenerador, calmante e hidratante da pele.
> Cabreúva - útil para problemas da pele como dermatites, escaras, pele seca, psoríase. Hidrata a pele. É um moderado anti-inflamatório.
> Bétula (branca ou amarela) - anti-inflamatório, útil para tratamentos de pele, como dermatites, eczemas, psoríase, acne e inflamações. (evitar durante gravidez)
> Cedro do Atlas - útil para problemas da pele, como psoríase e alergias, para dores de articulações e tendões, equilibra a produção de óleo das glândulas sebáceas.(evitar durante gravidez)
> Aroeira - anti-inflamatório da pele, regenerador e antisséptico. Útil para acne, dermatites, psoríase.
> Tanaceto azul - imunoestimulante, útil em problemas de alergias, dermatites, psoríase. (evitar durante gravidez)
Sugestão de blend (mistura) para ajudar na psoríase:
Em recipiente de vidro com tampa, escuro e esterilizado, misturar:
> 60 ml de óleo de andiroba
> 30 ml de óleo de copaíba
> 10 ml de óleo de neem
> 20 gotas de OE de cabreúva
> 15 gotas de OE de bergamota
> 15 gotas de OE de tea-tree
** Ingerir óleo de linhaça ou prímula, também pode ajudar.
Aplique na área afetada, massageando suavemente, 1 x ao dia.
Fica a dica!
Bjsss
Fonte de pesquisa sobre os óleos:
Laszlo aromaterapia
já usei o de melaleuca e está super aprovado!
ResponderExcluirwww.portaldebeleza.com
melaleuca é "o tal" né xará? heheheh
Excluirbjksss
Mais uma matéria bem interessante. Amo o cheiro de andiroba. O óleo deve ser tudo de bom. A natureza nos fornece tantas maravilhas.Parabéns Erika!
ResponderExcluirhttp://belezaevida2014.blogspot.com.br/
Ai que felizardo vc! Eu nunca vi andiroba ao vivo!! :(
ExcluirCom certeza Gui, a natureza é fantástica!
bjão
Ai Erika, você alegrou o meu dia rsrs
ResponderExcluirAndava estudando todos os seus posts para reunir conhecimentos sobre os óleos vegetais e essenciais que ajudam na psoríase...e como magia você me simplificou o tema kkkk!!!
Muito obrigado por este post...Eu tenho psoríase há 20 anos e estou cansada de químicos! Vou tentar o seu blend...mas só tem um probleminha...eu não vivo no Brasil e o óleo de andiroba e copaíba não consigo encontrar! Você tem algum outro que possa substituir? Pensei em calêndula! Que vc acha?
Um grande beijo
Anita, viu?? "Transmimento de pensação" heheheh
ExcluirTente o óleo de linhaça então, no lugar do andiroba e copaíba.
bjss
Psoríase é uma doença que requer muitos cuidados, mas pode ser tratada para diminuir seus efeitos. Conheço um programa de tratamento gratuito que chama QualityCare, tennho colegas que fizeram e disseram que é ótim, são profissionais especializados na área que ajudam você a entender melhor a doença. O site é http://www.programaqualitycare.com.br , vale a pena olhar.
ResponderExcluirAbraços
Sayuri
Obrigada pela informação Sayuri!
Excluirbjksss
Oi Erika não teria a receita de um shampoo com esses óleos para lavagem diária?
ResponderExcluirOi Sharlene,
ExcluirVc pode massagear o couro cabeludo com um desses óleos vegetais, com algumas gotas dos óleos essenciais.
Escolha um de cada, e massageie o couro cabeludo 3 vezes na semana. bjss
Boa tarde, tenho conhecimento de pessoas usando o óleo de melaleuca, contra a psoríase e câncer de pele com muito sucesso.
ResponderExcluirOi Carlos!
ExcluirObrigada por comentar!
Eu sou uma apaixonada pelo óleo de melaleuca! Pois ele é bom pra quase tudo, e deveria fazer parte da caixa de primeiros socorros de todas as casas.
abçs!