O óleo de copaíba é um dos meus aromas preferidos. Ele tem aquele cheirinho de madeira nova, sabe?
Há que não goste, e ache forte... mas eu adoro!!
E pesquisando sobre ele, descobri que além do aroma gostoso, ele tem muitos outros benefícios para a pele e para a saúde... vejam só:
O Óleo de Copaíba é uma resina extraída de uma árvore de 20 a 30 metros de altura, encontrada na Amazônia peruana e brasileira. Esta resina é utilizada para fazer o óleo essencial de copaíba.
(outros nomes para esta planta são: Capaúba, Copal, Copa-uva, cupiúba, Jatobá mirim, Marimari, ou Óleo-branco).
O Óleo de Copaíba foi descoberto mundialmente no século 17, quando era conhecido como bálsamo dos Jesuítas (porque tinha sido trazido de volta do Novo Mundo pelos jesuítas).
E foi muito utilizado como preparação tópica para aplicação em tratamentos de condições da pele.
A Copaíba é a fonte vegetal de um produto químico chamado cariofileno, que possui poderoso efeito anti-inflamatório, além de ser grande cicatrizante e desintoxicante.
O seu uso em problemas de pele se espalhou pelo mundo, e sua aplicação sobre a pele com massagens (como óleo carreador, ou misturado em outro óleo quando for a resina pura), ajuda a ativar a circulação sanguínea, resultando em uma grande ajuda na melhora da circulação.
Anti-inflamatório: O óleo de copaíba é um poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural. Se comparado ao diclofenato de sódio (ex: medicamento Cataflan), ele se mostra duas vezes mais eficiente que este medicamento, em sua ação anti-inflamatória.
Remoção de celulite: A massagem regular com óleo de copaíba pode ajudar a eliminar a celulite.
Remoção de manchas na pele: O uso regular do óleo de copaíba pode ajudar a clarear manchas na pele, e reduzir as suas dimensões. Uma boa opção é misturar com o óleo de Rosa-mosqueta .
Elasticidade da pele: O óleo de copaíba tornou-se muito popular devido a seus benefícios para a pele. Aplicá-lo no rosto, ajuda a regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele.
Diminui cicatrizes e estrias: Usando o óleo de copaíba regularmente sobre a pele, pode ajudar a remover cicatrizes e outras marcas, inclusive estrias. Para as mulheres que acabaram de ter bebê, o óleo de copaíba é uma ótima opção.
Hidratação: O óleo de copaíba possui capacidade de acalmar e amaciar a pele, resultado de seu alto teor de ácidos graxos essenciais.
Condições de pele: O Óleo de copaíba é o melhor aliado para manter a pele livre de condições, tornando-se ideal para aplicação em problemas de pele, incluindo acne, dermatite, psoríase, infecções fúngicas (impingem, pitiríase, micoses), eczema, erupções cutâneas, herpes, picadas de insetos, lesões, urticárias, feridas e furúnculos.
Vírus HPV: O óleo de copaíba tem sido utilizado contra o vírus HPV, principal causador do câncer do colo do útero, e o Mal de Chagas (que provoca lesões no tecido do coração e dos órgãos do aparelho digestivo).
Hemorroidas, cistite, infecções vaginais: O óleo de copaíba que tem sido tradicionalmente usado para fazer banhos de assento. É particularmente apropriado para aliviar a dor ou ardor causado por problemas de hemorroidas, cistite, infecções vaginais, com excelentes resultados.
Problemas do trato respiratório: o óleo de copaíba atua como um expectorante, e ajudar a aliviar problemas respiratórios como bronquite.
Um remédio tradicional para dor de garganta, envolve tomar quatro gotas de óleo de copaíba misturado com uma colher de mel. Suas propriedades antissépticas também favorecem um gargarejo eficaz para aliviar dores de garganta e amigdalite.
Câncer: Uma substância chamada hyrtiosal, sintetizada a partir do óleo de copaíba, pode ser uma das mais novas esperanças contra o câncer. O hyrtiosal tem a capacidade de agir contra células cancerígenas, especialmente as responsáveis pelo câncer de ovário, próstata, rins, cólon, pulmão, mama e inclusive leucemia.
Enfim, o Óleo de copaíba é um dos óleos mais terapêuticos. São tantas as suas propriedades terapêuticas, e utilizações para a saúde, que a copaíba acabou se tornando uma planta consagrada pela medicina popular.
A sua capacidade de acalmar e amaciar a pele, juntamente com suas poderosas propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, faz com que o óleo de copaíba seja amplamente utilizado como ingrediente em produtos cosméticos.
Para os cabelos, o óleo de copaíba equilibra a oleosidade e trata micoses do couro cabeludo, caspa, seborreia, queda capilar, protege a cor dos cabelos tingidos, dá brilho, é emoliente e condicionador.
E depois dessa pesquisa, eu não perdi tempo... produzi algumas linhas de sabonetes com óleo de Copaíba!
Venha conhecê-los: http://www.sementesdegaiasaboaria.com/
Fica a dica!
Bjsssss
Oieee!!!
ResponderExcluirOlha só, incrível esse óleo, hein!!! Não conhecia todas as essas propriedades dele.
Excelente post, como sempre!
Beijão
http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/
Né, Pati?
ExcluirTbm não sabia disso tudo não...
adoro esse óleo!
bjksss
Onde eu encontro esse óleo erika, ? Beijoos super fã sua .
ExcluirMonaliza
Oi minha querida,
ExcluirVc encontra esse óleo e a glicerina no site "engenharia das essencias".
bjãoo, e obrigada por acompanhar o Clube <3
Erika será que é bom para aquelas alergias emocionais que tenho nas pernas? Chego a coçar tanto que ficam feridas e depois marcas que demoram a sair...
ResponderExcluirBeijos
Lu amore,
ExcluirAcho que vale a pena tentar... no site da engenharia das essencias vende o óleo vegetal dele.
bjkssss
Meu pai que sempre usou esse óleo e outras coisitas naturais, ele não gosta de usar medicamentos de farmácia, então qualquer dor, mal-estar que ele sente, ele recorre à natureza... e eu sempre brincava com ele por causa disso e o chamava de índio, kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirHoje tenho outros pensamentos e estou no ritmo dele, agora meu pai que ri da minha cara, kkkkkkk, e foi ele que me indicou a passar um pouquinho do óleo de copaíba em cima de uma espinha para desinflamar, pois estava muuuito vermelha, e não é que deu certo?? Não gosto do cheiro dele e acho muito forte, mas uso assim mesmo, na pele e nos cabelos. rsrsrs
Beijos!
Tá vendo.... nossos pais e avós sempre tem razão! hehehhe
Excluirbjssss
Xará vc já ouviu falar numa erva chamada Eclipta alba? Segundo esse post ela é a melhor erva para o crescimento dos cabelos: http://www.produtosdebeleza.com/ervas-que-realmente-fazem-o-cabelo-crescer-mais-rapido.html
Excluiroi amore, a eclipta é o agrião do brejo, né? Não sei se é a melhor, pq não curto generalizar...até pq cada caso é um caso... mas que deve ajudar no crescimento, com certeza!
Excluirbjksss
Não sei se a eclipta é essa tal agrião do brejo...rsrsrs. Li sobre ela em um post de um certo blog e queria saber sua opinião pois nunca tinha ouvido falar! Obrigada pela ajuda
ExcluirÉ sim, é nome botânico científico dele..rs ...sabecumé, a galera gosta de nome chique! rsrsrrsrs
ExcluirEu tbm só conheço de nome... nunca usei, então não sei te informar... bjkss
Necessito desse óleo
ResponderExcluirwww.portaldebelza.com
Vc acha o vegetal na Engetec e o essencial na Destilaria bauru! ;)
Excluirbjkss
Aqui no meu estado Amazonas pra todo lugar que vejo tem óleo de copaíba só fico triste poís temos uma biodiversidade tão grande e não vejo óleo de outras frutas que temos aqui. :( tenho que pedir da internet sempre
ResponderExcluirPoxa, realmente não dá pra entender, né? :(
Excluirerika, esse óleo é mais bactericida do que o de maleleuca?
ResponderExcluirEitaa Amandinhaaa ... que pergunta mais difícil!! rsrsr
ExcluirNão sei... tvz o melaleuca...mas não posso te afirmar com certeza..
bjksss
Me tire uma duvida para tomar com mel e óleo orgânico ou essencial?
ResponderExcluiré o bálsamo (essencial)
ExcluirÓleo para tomar com mel, óleo natural ou essencial.. Meu pai esta com nódulo no pulmão, não custa tentar né.. É natural mal não vai fazer! Bjs amo seu blog
ResponderExcluirEdnea, mesmo sendo natural, temos que tomar muito cuidado com as dosagens. Doses elevadas tornam-se venenos.
Excluirbjksss
Muito interessante como sempre Erika.
ResponderExcluirObrigada minha querida! Eu li que pode tomar 1 gota 3 vezes ao dia, na 2 semana aumenta para 3 gotas, 3 semana 6 gotas em uma dose única. Ate organismo acostumar.
ResponderExcluirSim, isso mesmo.. doses pequenas. E tbm os OEs não,podem ser usados por um período muito longo. Usa uns 15 dias e depois dá uma parada... se precisar, volta umas 2 semanas depois.
Excluirbjsss
Érika qndo eu era criança minha mãe dava pra gente vários tipos de óleos vegetais numa colher de sopa de café e eu me lembro q um desses óleos era o de copaíba.O q VC acha disso?
ResponderExcluirOi Dolores!
ExcluirCom certeza esse óleo q ela usava devia ser puro, de ótima qualidade! Vc lembra por qto tempo vc tomava?
Oi, Erika, acrescente que ele trata impinges também. Já tratei duas vezes com óleo de copaíba e alho, após uma pomada de farmácia ter agravado o quadro dessa infecção. Enfim, óleo de copaíba é tão bom para tantas coisas, que se brincar, levanta até defunto rsrs! Abraços, adoro seu website! ;)
ResponderExcluirOi Debora!
ExcluirNossa, que bom saber disso! Vou atualizar as informações no post.
Muito obrigada pela informação!
bjãoo
Oi Erika tudo bem? É seguro compra o óleo pela internet? Machuquei o pé ta feio ainda em cima da minha tatoo será q posso passar o óleo? Retirei os pontos ontem!
ResponderExcluirOi Val!!
ExcluirNossa... tadinha!!
Sim, tem o site da engenharia das essências, da destilaria bauru, da laszlo... todos de confiança.
Melhoras hein!!
bjksss
Vou olhar obrigado! Depois olha no face tem foto do meu pé!
ResponderExcluirVou ver! bjsss
ExcluirCopaíba e Melaleuca formam minha dupla favorita! anti-tudo, melhor impossivel!
ResponderExcluirTô contigo e não abro!!!
ExcluirMais uma boa ideia pra um post!! Acho que vou te contratar pra bolar os temas das postagens..hehehhe
bjkssss
Erika, sua linda, se é que me permite tratá-la assim. Não vejo outra forma de me dirigir a uma pessoa que faz tanto bem para as outras. Gratuitamente, sem pedir nada em troca, eu tenho certeza que as energias positivas do universo conspiram ao seu favor e vc merece. Mas vamos lá. A minha dúvida é qual a quantidade devemos usar de oléo de copaiba junto com oleo de rosa mosqueta, por exemplo. Estou grávida e seguindo seus próprios conselhos acho que nao vou comprar creme anti-estrias carérrimos coisa nenhuma. A natureza nos dá opções muito mais efetivas e infinitamente mais acessíveis né?! Só fiquei em dúvida da quantidade de cada um ou se dá para medir no olhômetro mesmo(eu prefiro... muito mais fácil). Beijos, agradeço por tudo.Fique com Deus!!!!!!!!
ResponderExcluirOi amore!! Vc, é que deve estar uma barriguda linda!! ;) Clarooo que pode me chamar como quiser!!
ExcluirNo caso dos óleos vegetais não tem problema ser no olhômetro não...pode colocar meio a meio se quiser, tá?
Bjksss
Comprando o óleo de Copaíba em 3, 2... comprei!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirErika, fui dar uma olhadinha no site Engenharia das Essências para comprar o oléo de copaíba (virgem), mas lá diz que é para uso tópico, não podendo ser ingerido. E agora?
ResponderExcluirOi Xará!
Excluirme manda um email, que te passo o contato do meu fornecedor de óleo de copaíba, que eu compro direto da amazonia, é 100% puro, e pode ser ingerido. Bjsss
Comprei o óleo! Pra fazer a umectacao é só aplicar direto nos cabelos?
ResponderExcluirDá uma olhada nos vídeos, que tem um que eu explico sobre como fazer umectação capilar. Tem um post tbm na coluna "cabelos".
Excluirbjsss
Oi Erika,amo todos os seus posta já.Tudo q quero saber corro aqui no seu blog.Eu gostaria de saber aquele seu contato do óleo de copaíba da amazônia, é possível vc me passar?
ResponderExcluirJá te passei pelo email Fabi! bjsss
ExcluirOlá Erika, gostaria de saber se posso usar qualquer oleo para ser carreador? posso usar oleo de coco, oleo de semente de uva ou oleo de amendoas doce? Meu marido quebrou o pé e ficou 40 dias com o pé engessado, agora que tiramos o gesso vimos que a pele do pé e da perna dele estão mega ressecadas e rachando, formou uma casca dura, pensei em misturar os oleos para passar e ver se ajuda a melhorar!! Obrigado !!! Adoro seu blog!!!!
ResponderExcluirOi Bruna! Sim, pode usar qq óleo vegetal. O óleo vegetal de rosamosqueta seria bom pra ele tbm.
Excluirbjsss
Nossa! Não sabia de tudo isso. Mais estou interessado em mais informações , sobre como passar na pele ou como tomar . Obrigado . Jbsl2008@hotmail.com. Joao Barros S. Lima. Maceio Al
ResponderExcluirOlá João!
Excluirpara passar na pele, não tem mistério... é só esfregar o óleo até a pele absorver tudo. Para ingerir, aí melhor consultar um médico naturopata. abçs!
Olá eu conversei com algumas pessoas que tiveram alergia ao passar na pele ele puro, vc aconselha misturar com outro oleo? tipo oleo de amendoa por exemplo para passar na pele?
ResponderExcluirRealmente o copaíba é um óleo forte...mas aí vai da sensibilidade da pele de cada um... eu uso ele puro e não tenho problema... mas vc pode misturar se quiser.
ExcluirOi, tudo bem? Eu comprei esse óleo no Maranhão e acho que na verdade era a resina pura, pois é bem mais grossa que o óleo de mamona. E sem saber, passei no cabelo todo como óleo comum...menina, amanheci como uma dor de cabeça incrível. Isso é normal?
ResponderExcluirOi Josiane,
ExcluirNão, não é normal dar dor de cabeça... com certeza vc exagerou na dose..rs
Olá Erica tudo bem? Vc pode me informar onde eu posso comprar o óleo de copaíba com segurança de sua pureza. Gosto muito do seu blog.
ResponderExcluirOi Filomena,
ExcluirMe manda um email, que te passo o contato dela do facebook.
bjs
filo_lima@yahoo.com.br - Obrigada!
Excluir