A "PEGADINHA" DO SHAMPOO SEM SAL | Clube do cabelo e cia




Oiee pessoinhas lindas!!

Sabe, eu sempre questionei sobre essa "moda" do shampoo sem sal; e foi essa curiosidade que me levou a querer pesquisar sobre esse assunto... então aqui vai um resumão:

De algum tempo pra cá, criou-se uma campanha "anti-sal" para shampoos. As campanhas publicitárias foram tantas, que fez com que a grande maioria das empresas cosméticas começassem a investir em produtos sem sal.

E é claro, que um conceito com um apelo forte, torna o produto bastante atraente para os consumidores. Simplesmente, porque nós consumidores não temos o hábito de questionar. Basta um marketing bem bolado e oportunista, para fazer com que acreditemos nas "pseudo-inovações tecnológicas".

Atualmente, shampoos que não vem escrito em seu rótulo a frase "SEM SAL", podem ser classificados pelos consumidores como produto de baixa qualidade; pois shampoos sem sal já tornaram-se os preferidos daqueles que se preocupam com a saúde dos cabelos.


Mas afinal, de onde veio essa conclusão,de que o sal estraga os cabelos? Da água do mar? Mas não seria meio ilógico comparar a quantidade de sal que fica no cabelo quando mergulhamos no mar,com a quantidade de sal que existe em um shampoo? Sem contar que na praia, além de ficarmos um tempo enorme com aquela quantidade de sal grudado nos fios, ainda tem o sol, o vento, a areia, e a própria poluição da água do mar (a menos que você frequente uma praia virgem...heheh). Portanto, não dá pra comparar, e usar a água do mar como argumento em prol do shampoo sem sal.

Normalmente, o sal que é utilizado em shampoos pelas indústrias cosméticas é o cloreto de sódio. isso mesmo! É o mesmo sal que a gente usa na cozinha.Só que em baixíiiiiissima quantidade. E você sabe qual a finalidade do uso do cloreto de sódio nos shampoos?
- Limpar e remover os resíduos acumulados nos fios; portanto quanto menos sal, menos o shampoo limpa.

- Dar consistência ao shampoo, tornando-o mais espêsso; pois sem o sal o shampoo seria totalmente aguado e escorreria entre os dedos; ou seja, quanto mais aguado for o shampoo, menos sal ele tem;

- Fazer espuma. Logo, quanto mais espumante for o shampoo, mais sal ele contém. E como todo shampoo faz um "mínimo"que seja  de espuma, nenhum será isento de sal.

Na verdade, o cloreto de sódio nos shampoos, é proveniente de uma reação química de tensoativos como o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Logo, ele é um produto secundário. Portanto, se na embalagem disser não possuir sal, mas possuírem os tensoativos (nomes terminados com "de sódio"), o sal estará presente no produto.

Me lembrei agora do meu professor de bioquímica da faculdade, que atentou a gente para a "jogada" dos óleos vegetais... Vocês repararam que de um tempo pra cá, todos os óleos vegetais vem escrito no rótulo "SEM COLESTEROL"? Pois é...isso não passa de uma jogada de marketing, pois nenhum óleo vegetal possui colesterol mesmo...rs... como é que a gente não se dá conta desses detalhes tão bobos?

E com o sal do shampoo acontece praticamente a mesma coisa. Todo shampoo contém sal, só mudando o nome.Veja alguns nomes de sais, e pesquise nos componentes dos seus shampoos:
-Acetato-Citrato-Carbonato-Cloreto-Cianeto-Nitrato-Nitrito-Fosfato-Sulfato-Sulfeto- e tudo terminado em "sódio" (Lauril...)
Pois é... todos estes são classificados como sais.


Mas mesmo que os shampoos contenham sal (apesar do falso marketing), ninguém tem com o que se preocupar, porque a quantidade é tão mínima (0,2 a 0,6%) que não chega a ser prejudicial para os cabelos como falam por aí...
 E mesmo que a quantidade de sal fosse alta,um bom enxague com água doce resolveria o problema.Pois "O SAL NÂO PERMANECE NOS CABELOS ENXAGUADOS".

Apesar do marketing girar em torno do sal, ele não é o fator determinante para classificar um bom shampoo, e sim o seu PH. Este sim, é o componente crucial e relevante na escolha do shampoo.
Segundo especialistas, o PH (acidez) ideal para os cabelos é entre 4,5 e 5,5. Quanto mais alto for o PH, mais ele abre as cutículas dos fios; sendo o PH maior que 7, vai deixar os cabelos ressecados e frisados. Logo, o PH mais baixo vai proporcionar uma melhora para os fios, pois quanto menor for o PH,mais fechadas as cutículas se manterão (seja com sal ou sem sal).
Agora me diga... Quantos shampoos trazem escrito nos seus rótulos a quantidade de PH? Raríssimos!! (Por que será?)

Depois do PH, o que vai qualificar o shampoo são os ingredientes para hidratação, nutrição ou restauração, como extratos, óleos e aminoácidos, etc.

Tá vendo, como tem coisas muito mais importantes num shampoo do que o salzinho?

Resumindo:
- Todo shampoo tem sal;
- A quantidade de sal existente no shampoo não é suficiente para danificar os cabelos;
- É o sal que faz a limpeza dos fios e do couro cabeludo;
- Todo sal é diluído em água. Logo,o sal será eliminado durante o processo de enxágue;
- O que vai determinar a qualidade e eficiência do shampoo é o PH e a quantidade e qualidade dos ingredientes ativos;

Estudos:
De acordo com o farmacêutico e professor especialista em cosmetologia Maurício Pupo,"não há nenhuma comprovação de qualquer efeito prejudicial do shampoo com sal sobre os cabelos. Portanto, o sal está completamente inocentado das injustas acusações que vem recebendo nos últimos anos".

 E um estudo do Instituto Schulman de Investigação Científica em parceria com a USP, concluiu que não há diferença relevante comparando a performance de produtos "com e sem sal".

Conclusão:
Toda essa história de shampoo sem sal não passa de uma tremenda jogada de marketing da indústria cosmética... uma verdadeira "PEGADINHA!"

Enfim... como dizia o Chaves: "Desconfiei desde o princípio"!  rsrs

Besos, e até a próxima!!

Postar um comentário

  1. Acho que só é mais um apelo... Alias eu nem vejo isso quando compro shampoo.

    Parei de questionar isso quando entendi que um pode ser substituido por outro.

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Eu também não me importo se é com ou sem sal...até mesmo pq esse não é o ingrediente mais relevante num shampoo... mas creio que pra maioria das pessoas, essa jogada foi um forte apelo mesmo!
    Bjão, querida! Obrigada pela visita, e ótimo domingo! :)

    ResponderExcluir
  3. Caramba, foi muito bom ler essa matéria! Como eu faço progressiva, preciso usar sem sal porque se não o produto sai todinho! Muito boa e instrutiva OISJIODJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, os shampoos sem sulfato seriam os mais indicados... Os nacionais que eu mais gosto, são o Oroargan da Bioderm e o AMend Eco Therapy (cabelos coloridos - só essa linha é sem sulfato).

      bjks

      Excluir
  4. Gostei do post. A gente , na verdade é muito enganado pela mídia. Na questão do sal já tinha ouvido falar, mas não fiz uma pesquisa mais profunda. Muito esclarecedor o post. A propósito em relação ao formol nas progressivas não acontece o mesmo??? É possível uma progressiva não ter nada de formol, como dizem os fabricantes ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, com certeza, o formol é a mesma coisa...os produtos continuam com formol, eles só mudaram o nome nos rótulos.. impossível uma progressiva alisar sem formol.
      bjs

      Excluir
  5. Conheci seu blog agora e estou adorandooo, sempre pesquiso sobre beleza em geral, poucos blogs são tão pesquisados e explicados como o seu, parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Nem todo shampoo tem sulfatos, uso shampoos creme que nem espuma fazem. Gostei muito da postagem. Só faltou abordar esse tipo de shampoo (sem sal e sem sulfatos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      Essa postagem é bem antiga, logo que criei o blog. Depois dela já escrevi várias outras sobre shampoos sem sulfatos... dá uma passeada pelo blog,em "cabelos", que vc acha!
      bjsss

      Excluir
  7. Postei uma parte na minha página, nao se preocupe coloquei a fonte , eu amo estudar sobre cabelo e acho q todos deveria. Fazer isso , oq eu vejo de gente indicando shampoo sem sal aff kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top