21 ALIMENTOS QUE DESINTOXICAM O CORPO | Clube do cabelo e cia


Oi pessoal!

É muito comum ouvirmos falar de desintoxicação do corpo, popularmente chamada de "Detox".

Se você por acaso você vive infinitamente cansado, irritado, tem dificuldade para perder peso, ou sente-se deprimido, você pode estar sofrendo o ataque de toxinas ambientais que estão sendo derramadas em nosso ar, água e solo, por monopólios empresariais gananciosos.  Até mesmo itens como shampoos e cosméticos em geral, bem como produtos de limpeza,  também contêm milhares de substâncias químicas que são tóxicas quando usadas regularmente.
Se você não tem certeza se está sofrendo de sobrecarga tóxica, você pode pelo menos ter certeza de que não está imune à ela, pois convivemos com metais pesados, resíduos de pesticidas e alimentos transgênicos.

 O tipo de desintoxicação mais importante está relacionada ao trato digestivo, pois cuidar do sistema digestivo faz melhorar a saúde em geral.
A verdade é que, para ser saudável não há solução imediata, nem pílula mágica; mas com certeza, se você
aderir a bons hábitos alimentares, poderá alcançar benefícios de saúde surpreendentes.
 E quando você melhora sua saúde a partir do interior, isto torna-se notável exteriormente também, através de sua pele, e seus cabelos.
Existem muitas dietas, receitas e suplementos que ajudam a desintoxicar o organismo. Porém, o método mais simples e eficaz, é consumir alimentos desintoxicantes regularmente.

A Natureza nos proporciona uma grande quantidade de alimentos que são desintoxicantes naturais, ajudando-nos a purificar os nossos sistemas, e alcançar um equilíbrio corporal saudável.

Alguns resultados da desintoxicação de toxinas, são:
- diminuição de gases, de inchaços, e de dores,
- acaba com a prisão de ventre,
- aumento de disposição,
- redução do estresse,
- melhora na qualidade do sono.
- melhora a aparência da pele e cabelos


Considere incluir os alimentos abaixo em sua dieta diária para ajudar a manter o equilíbrio, ou tentar uma dieta que consista principalmente desses alimentos por um determinado período de tempo:

1. Frutas
Os frutos são ricos em  líquido, o que ajuda a limpar o corpo das toxinas. Eles também são muito fáceis de digerir e são ricos em antioxidantes , nutrientes, fibras e importantes vitaminas .

2. Verduras
Couve, espinafre, agrião, alfafa, acelga, rúcula, ou outras verduras. Estas plantas fornecem clorofila para o trato digestivo.
A Clorofila livra o corpo de toxinas nocivas e metais tóxicos, herbicidas e pesticidas . Ela também ajuda na desintoxicação do fígado.

3. Limão
Citrinos ajudam o corpo a liberar toxinas e também auxiliam os  processos enzimáticos do trato digestivo.
O suco de limão ajuda o fígado em seus processos de limpeza. Para aumentar a desintoxicação, comece o dia tomando um copo de suco de limão.
Lembre-se,que  a vitamina C é uma das melhores vitaminas de desintoxicação

4. Alho
Ajuda a estimular o fígado a produzir enzimas de desintoxicação que ajudam a filtrar  os resíduos tóxicos do sistema digestivo.

5. Broto de brócolis
Extremamente rica em antioxidantes, a capacidade do broto de brócolis para estimular as enzimas de desintoxicação no trato digestivo é incomparável. Os brotos são realmente mais eficazes do que o vegetal totalmente crescido.

6. Chá Verde
Repleto de antioxidantes, o chá verde elimina toxinas através do seu conteúdo líquido, mas também contém um tipo especial de antioxidante chamado catequinas, que são conhecidos por aumentar a função hepática.

7. Grãos integrais 
Cheio de nutrientes e antioxidantes, os cereais integrais são incrivelmente ricos em fibras insolúveis, o que é essencialmente importante durante a desintoxicação.

8. Cúrcuma e açafrão
 Estas raízes são cheias de curcumina, e são usadas frequentemente na medicina ayurvédica para tratar distúrbios hepáticos e digestivos; estimulam a função hepática, e possuem um grande poder de desintoxicação.

9. Pepino
Com cerca de 95% de água, o pepino ajuda a eliminar as toxinas e alcalinizar o corpo.

10. Nabo
Carregado com antioxidantes e nutrientes que contêm enxofre (sem enxofre, o corpo não consegue desintoxicar corretamente substâncias tais como fármacos, toxinas ambientais e metais pesados);
O nabo também contêm fitonutrientes chamados glucosinolatos que ajudam a ativar e regular as enzimas de desintoxicação.

11. Broto de Feijão
O broto de feijão tem sido utilizado por médicos Ayurvedas há milhares de anos. É incrivelmente fácil de digerir e absorver resíduos tóxicos das paredes intestinais.

12. Lentilhas
Extremamente rica em fibras, as Lentilhas auxiliam na eliminação de toxinas, diminuindo o colesterol e equilibrando o açúcar no sangue.

13. Alcachofra
 Repleto de cinarina, o que aumenta a produção de bílis e promove a digestão saudável.

14. Vegetais crus
Cebolas, cenouras, alcachofras, aspargos, brócolis, repolho, couve, couve de bruxelas, couve-flor, alho, beterraba, açafrão, e orégano. A combinação desses alimentos vão ajudar o seu fígado a expurgar toxinas durante o processo de limpeza. Estes são ricos em enxofre e glutationa. O Enxofre ajuda o fígado desintoxicar substâncias nocivas.

15. Sementes, castanhas, nozes
Sementes de linhaça, sementes de abóbora, amêndoas,sementes de cânhamo, sementes de gergelim, sementes de chia, sementes de girassol  e nozes, são excelentes desintoxicantes.
A castanha é rica em glutationa, uma substância natural, desintoxicante, que pode ajudar o corpo a se livrar de pesticidas e outras toxinas prejudiciais. Além disso, contém selênio.

16. Algas 
 As algas absorvem as toxinas do trato digestivo ajudando a serem eliminados mais facilmente. Elas também oferecem a maior gama de minerais vitais que podem ajudar a limpar o sangue.

17. Óleos vegetais
 Os óleos vegetais irão ajudar a lubrificar as paredes intestinais, evitando que as toxinas sejam absorvidas pelo óleo, e fazendo com que sejam eliminadas pelo organismo.

18. Beterraba 
É uma valiosa fonte de ferro, magnésio, zinco e cálcio, e também é rica em B3, B6, Vit C e beta-caroteno, nutrientes importantes para auxiliar o fígado e vesícula biliar em produzir ácidos biliares que ajudam na desintoxicação.

 19. Gengibre 
Contém anti-oxidantes que livram o corpo de radicais livres e também ajuda a digestão, por quebrar as proteínas mais rápido; elimina dores de gases e outros problemas digestivos. Ele também limpa os rins e intestinos.

 20.  Papaia 
Contém a enzima papaína que aumenta a eficiência do sistema digestivo

21. Vinagre de maçã ou de arroz
Tem ação positiva sobre a função hepática.





Ao planejar as refeições, também é útil fazer a combinação de alimentos:

Não coma amidos (grãos e vegetais ricos em amido) e proteínas, ao mesmo tempo 
• Combine proteínas com vegetais 
• Combine amidos com legumes 
• Coma frutas separadamente das outras refeições (não como sobremesa também!)


Isso irá facilitar o trabalho do seu sistema digestivo; como muitos alimentos requerem diferentes enzimas, deverão estar separados, e portanto, se consumidos ao mesmo tempo, eles confundem o sistema digestivo. Lembre-se também de mastigar bem os alimentos e não beber quando comer. Beber com as refeições dilui os sucos digestivos, dificultando a digestão.

OBS: Lembrando que a ingestão regular de água também é fator indispensável à desintoxicação do organismo.

Lembrem-se... 
beleza e saúde devem andar sempre juntas!!

Bjooooooooo

Postar um comentário

  1. Ahhh que legal Erika, você viu que falei sobre dieta Detox semana passada, estou aprendendo na Faculdade nas aulas de Nutrição!!! Sua postagem super hiper mega complementou a minha!!! Ia falar sobre os alimentos e fazer alguns cardápios em breve!!! Adorei!!!

    Beijinhus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angie!
      Não vi... mas vou lá ver agora ;) Vc tá fazendo outra facul? Que legal!!
      Alimentação é tudo, né? "Diga-me o que comes, e te direi quem és" rsrsr bem por aí...
      bjksss

      Excluir
    2. Oi Angie. Sera que vc poderia postar o cardapio que vc preparou aqui?

      Excluir
  2. Ótimo post, como sempre dicas ótimas! adorei! beijos
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. todas essas informações são sempre bem vindas, bom saber... !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!
      Que bom que você gosta! Bjsss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Entre para o nosso Clube!

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top