Oi pessoal!
Se vocês já estão familiarizados(as) com tratamentos naturais, provavelmente já ouviram falar dos benefícios do óleo de orégano.
Este óleo é muito utilizado na medicina natural, e vem sendo amplamente estudado pela comunidade científica por seus vastos usos terapêuticos. Inclusive por ser utilizado também para a conservação de alimentos.
O óleo de orégano é amplamente conhecido como um potente "exterminador de germes patogênicos" natural.
Ele também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, bem como zinco, magnésio, ferro, cálcio, potássio, cobre, manganês e niacina.
Veja alguns dos benefícios do óleo de orégano:
1. Fonte de nutrientes essenciais
O óleo de orégano é suficientemente rico em zinco, magnésio, ferro, cálcio, cobre potássio, manganês e niacina, bem como uma série de vitaminas, tais como C e E.
Este óleo pode funcionar efetivamente como uma fonte de nutrientes essenciais, quando utilizado de forma rotineira.
2. Ajuda na digestão
A saúde geral gira em torno da saúde do intestino e cólon. Sem uma digestão saudável, o alimento começa a compactar e, na verdade, apodrecer dentro dos longos metros do trato digestivo.
O óleo de orégano é conhecido por estimular especificamente o fluxo de bile para os órgãos digestivos, melhorando o processo digestivo e ajudando a sustentar os seus sistemas biológicos que ajudam a determinar seu estado geral de saúde.
3. Protege contra organismos prejudiciais
Um estudo em particular, examinou a relação entre a ingestão de óleo de orégano e parasitas dentro do corpo através de um estudo de 6 semanas. No estudo, aqueles que tomaram 600 mg de óleo de orégano diariamente, tiveram um completo desaparecimento dos parasitas no corpo. O uso de óleo de orégano pode ser uma ferramenta essencial na luta contra uma variedade de parasitas, protegendo-nos contra uma ampla variedade de infiltração destes no interior do corpo, bem como no ambiente físico. Isso inclui vermes redondos, vermes de fita, percevejos, piolhos, pulgas e mosquitos.
Um estudo recente sobre a atividade de vários óleos essenciais contra organismos prejudiciais descobriram que tanto os óleos de orégano e tomilho mostraram atividade mais potente.
4. Combate infecções
O óleo de orégano é rico em carvacrol. Estudos têm demonstrado a sua utilidade contra candida albicans (candidíase), Aspergillus (mofo de cereais), infecções por estafilococos, infecções vaginais, pseudomonas (bactérias do solo e da água), listeria (bactéria da meningite), e potente ação contra a Salmonella e E. coli.
O óleo de orégano também pode fornecer apoio contra doenças infecciosas comuns, incluindo problemas respiratórios, psoríase, eczema, pé de atleta , infecções fúngicas e infestações de organismos nocivos.
Condições dolorosas, como artrite, dores nas costas, ou do túnel do carpo pode causar muito incômodo na vida diária de um indivíduo. O Óleo de orégano pode ser usado topicamente, sendo absorvido pela pele e ajudando a aliviar o desconforto decorrente dessas dores.
Basta fazer uma mistura 50/50 de óleo de orégano orgânico e azeite de oliva orgânico. Aplique a mistura topicamente na área afetada para alívio. Aqueles que sofrem de dores musculares, lesões esportivas, e dores nas costas podem também colher esses benefícios.
6. Auxilia no emagrecimento
Apesar de sua reputação como um reforçador imunológico natural, o óleo de orégano também atua contra a gordura corporal indesejada. Como demonstrado por um estudo recente que incidiu sobre as capacidades de queima de gordura do óleo de orégano, o ingrediente ativo do óleo de orégano conhecido como "carvacrol" pode realmente reduzir a irritação no tecido adiposo.
7. Auxilia o ciclo menstrual
Períodos menstruais irregulares e dolorosos, juntamente com os efeitos negativos da menopausa, estão entre um dos problemas mais comuns relatados pelas mulheres atualmente. O óleo de orégano pode realmente ajudar na menstruação irregular, bem como proteger contra atributos negativos da menopausa.
Com potente capacidade anti-oxidante, além de neutralizar os radicais livres, o óleo de orégano também ajuda a retardar o processo de deterioração celular, retardando assim o processo de envelhecimento. A grande quantidade de antioxidantes encontrados no óleo de orégano também pode ajudar na proteção contra problemas relacionados com a idade, como doença ocular, degeneração muscular, e numerosos distúrbios do sistema nervoso.
9. É anti-alérgeno, anti-inflamatório e antioxidante
O óleo de orégano produz um efeito sedativo sobre a hiper-sensibilidade de alergias. Um de seus componentes, o "ácido rosmarínico", é um anti-histamínico, anti-inflamatório e um anti-oxidante mais potente do que a vitamina E.
O óleo de orégano pode oferecer uma alternativa natural eficaz, quando se trata de acabar com os efeitos drásticos associados com reações alérgicas.
O ácido rosmarínico aumenta a produção da prostaglandina E2 e reduz a produção do leucotrieno B4 em leucócitos humanos. Possuindo grande potencial terapêutico no tratamento ou prevenção de:
asma brônquica, úlcera péptica, doenças inflamatórias, espasmos, hepato toxidade, arteriosclerose, isquemia, doenças cardíacas, catarata, câncer,baixa motilidade dos espermatozoides,baixar a glicemia no diabetes.A absorção do ácido rosmarínico se dá através do intestino, e da pele.
Obs: O ácido rosmarínico é pouco solúvel em água, e sua melhor absorção é por infusão em óleo, ou em solução alcoólica, esta última principalmente para inflamações nos dentes.
Outras plantas que contém ácido rosmarínico, são o alecrim e a sálvia.
10. Aumenta a imunidade
O óleo de orégano pode ajudar a aumentar a imunidade, e prevenir gripes quando utilizado internamente de forma adequada.
11. Trata acne
Devido a presença do timol em sua composição, este óleo possui propriedades antissépticas, antibacterianas, antimicrobianas e antifúngicas, além de ser um excelente desinfetante. Remédios para acne, hemorroidas e fungos estão presentes em sua constituição.
12. Trata a caspa e seborreia
Devido possuir propriedades antissépticas, antibacterianas, antimicrobianas e antifúngicas.
O Orégano na Aromaterapia:
O óleo essencial de orégano:
Existem 3 tipos diferentes de óleo essencial de orégano:
Orégano espanhol QT timol
Auxilia no controle de infecções e inflamações de qualquer tipo. Alternativa mais suave que o tomilho
Orégano comum, selvagem, de vaso, grego e europeu (carvacrol acima de 60%)
Possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e anti-infecciosas, sendo útil para o tratamento de praticamente todos os tipos de infecções. Têm ação anti-cancerígena, anti-oxidante, larvicida, lesmicida, estimulante digestivo, em inflamações e dores articulares e musculares, em problemas de acne, abscessos e furúnculos. Estimulante geral como o tomilho.
Orégano lavanda (linalol/carvacrol)
Aroma muito mais suave que o dos outros oréganos, é estimulante do sistema imunológico, auxilia no tratamento de pele, em casos de acne e peles envelhecidas. Anti-infeccioso tão bom quanto o anterior, bom para crianças e pessoas sensíveis
Como fazer óleo de orégano por maceração:
Os melhores óleos para se fazer a maceração do orégano são: Oliva ou Jojoba.
Use a mesma medida de orégano e óleo (1:1)
Veja como fazer óleo de ervas aqui.
E se você preferir comprar o óleo pronto,
pode achá-lo aqui:
Amo oregano, acho que vou fazer hehe
ResponderExcluirtenho o óleo de Jojoba aqui
www.portaldebeleza.com
Hehehe, depois me conta xará!
Excluirbjks
Oiee
ResponderExcluirQue legal não conhecia todos esses benefícios do orégano!
bjs
elainelobato2.blogspot.com.br
Interessante! A natureza tem a cura pra tudo, basta se aprofundar no assunto para perceber os benefícios que ela oferece. Mas quanto devemos tomar por dia para fazer um tratamento preventivo?
ResponderExcluirSim Eliane, a cura de tudo está na natureza. Até os próprios medicamentos são extraídos da natureza né... 2ml por dia nas refeições é o suficiente. Acho que tem cápsulas dele tbm.
Excluirbjksss
Adoro orégano!!!! Não conhecia o óleo. Gostei da dica.
ResponderExcluir=D
ExcluirÉrika, fuçando na net encontrei seu site e estou Amannnndo suas publicações!!!
ResponderExcluirContinue compartilhando conosco seu conhecimento.
Pois bem, ano passado comprei um kit de desintoxicação em que veio um óleo de orégano selvagem orgânico... porém, é muuuuuuito forte!!!
A recomendação era exatamente para limpeza de verminoses intestinal, associado a capsula de folhas de oliveira.
Me diz: qual a melhor forma de ingerir este óleo de orégano, pois com meia gota é quase fatal... queima a boca toda rsrs
Camuflava a gota em miolo de pão, agi certo?
Abraço
Oi Juliana! Seja bem vinda!!
ExcluirVc pode diluir ele em outro óleo, como o azeite de oliva, ou no mel... a ideia do miolo acho que tbm serve... se tá indo pra dentro, tá bom...hehehe