SPIRULINA PARA SAÚDE, CABELOS E PELE | Clube do cabelo e cia



Oi galera!
Vocês já devem ter ouvido falar em "Spirulina"...
A Spirulina é um suplemento bastante utilizado em dietas de emagrecimento, para diminuir o apetite.
Ela é considerada o segredo de beleza das asiáticas, que costumam ingeri-la e adiciona-la em máscaras faciais e cremes. É  encontrada em forma de cápsulas, comprimidos, e em pó.

Mas... o que é a Spirulina?

Arthrospira platensis , conhecida como Spirulina (ou Espirulina) , é um tipo de micro-alga oceânica azul-verde, e presume-se que está presente desde o início da vida na Terra. Ela conseguiu defender-se contra todas as agressões e sobreviveu por séculos às perturbações climáticas. 
Os astecas e os incas foram os primeiros a cultivar essa alga azul-verde, como um alimento completo, o que lhes permitiu alimentar sua população muito grande, em combinação com outra planta muito rica: Maca. 


A Spirulina se desenvolve naturalmente em lagos andinos, de origem vulcânica, bem como no lago Texcoco em Mexico. Também cresce nos grandes lagos da África , particularmente no Chade. 

Hoje, o alto nível de interesse nesta micro-alga e o aumento de sua demanda foi desenvolvido em todo o mundo. Recentemente mais e mais países decidiram cultivar Spirulina por seus valores nutricionais, incluindo a China, Tailândia, Índia, Havaí e alguns estados dos EUA, como a Califórnia.  

Composição:
A Spirulina é realmente uma das fontes de alimento mais ricas e completas. Ela tem mais de 100 tipos de nutrientes, mais do que qualquer outro tipo de grão, planta ou erva. É amplamente utilizada como um suplemento alimentar para aumentar a energia, manter a saúde, reduzir o peso, entre outros benefícios para saúde, pele e cabelos.

Durante muito tempo, a spirulina tem sido utilizada como um suplemento dietético. Uma das vantagens, é que a Spirulina é uma excelente fonte de proteína vegetal. O nível de proteína que a spirulina contém, é dito ser maior do que os níveis encontrados em carnes e peixes. 

Ela também fornece uma série de multivitaminas, tais como a vitamina B12, assim como sais minerais, tais como sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo.
O ferro é essencial para construir um sistema forte, porém, é a deficiência mineral mais comum. O ferro contido na Spirulina é mais fácil de ser absorvido pelo organismo, do que outros suplementos de ferro.

A Spirulina é o alimento mais rico em beta-carotenos, com um espectro completo de dez carotenóides mistos. Cerca de metade são carotenos laranja:. Alfa, beta e gama; e metade são xantofilas amarelas.
Eles trabalham sinergicamente em locais diferentes em nosso corpo para aumentar a proteção antioxidante
O betacaroteno é bom para os olhos ​​e visão. O beta caroteno contido na spirulina é dez vezes mais concentrado do que nas cenouras.

É rica em ácido gama-linolênico (ômega 6) que é encontrado em pouquíssimas substâncias. O ácido gama-Linolenico é considerado benéfico, devido à sua capacidade para reduzir o colesterol e evitar doenças cardíacas. 
O GLA (ácido gama-Linolenico) é um composto encontrado no leite materno, que ajuda no desenvolvimento saudável dos bebês. Além disso, por sua alta digestibilidade, a spirulina tem sido utilizada para combater a desnutrição em comunidades carentes, ajudando o corpo a absorver nutrientes, após a perda de capacidade de absorver formas normais de alimentos.

A spirulina também é rica em clorofila, que absorve a energia solar para fabricar carboidratos, aumentando a sua energia.

Devido à sua composição ultra-rica, a Spirulina é usada para combater a desnutrição em todo o mundo.


Veja alguns benefícios da spirulina para a saúde:

Rica em anti-oxidantes
A Spirulina é uma rica fonte de antioxidantes, incluindo vitamina E, selênio, carotenóides e ácidos fenólicos. Os Antioxidantes combatem os radicais livres e previnem a deterioração das células, ajudando a proteger o corpo contra o câncer, doenças cardíacas, envelhecimento precoce e outras danos que os radicais livres podem fazer às células e ao DNA.

Combate  infecções e melhora imunidade
Estudos em laboratório descobriram que a spirulina combate as infecções, e pode destruir bactérias e vírus. Ele pode ser eficaz contra a gripe, papeira, sarampo, cândida, herpes simples, o HIV e entre outros. Ela também estimula a produção de macrófagos no sistema imunológico, ajudando a eliminar patógenos invasores e reforçando o potencial de nossas defesas imunitárias.

Cicatrizante
Auxilia  a cura e cicatrização de ferimentos

Trata dermatite Atópica (eczemas) 
Devido á sua capacidade anti-inflamatória e por estimular o sistema imunológico, a spirulina é muito usada com sucesso em tratamentos para eczemas.

Trata acne e foliculite
A spirulina ajuda a combater o excesso de bactéria no organismo, inclusive na pele. Ela ainda acelera o metabolismo da pele, fazendo com que ela se livre de células mortas mais eficientemente.

Estimula a flora benéfica do trato digestivo
A spirulina  estimula os lactobacilos e bifidobactérias, para promover uma digestão saudável e bom funcionamento dos intestinos. Age como um limpador natural, eliminando mercúrio e outras toxinas mortais comumente ingeridos pelo organismo. Uma flora intestinal saudável é a base da boa saúde, auxiliando na absorção de nutrientes dos alimentos que comemos, aliviando a constipação, e ajudando a proteger contra a infecção.

Aumenta os níveis de resistência em atletas

A Spirulina é especialmente recomendada para os atletas que desejam evitar deficiências e fadiga muscular.
O alto teor de proteína e nutrientes contidos na spirulina, ajudam a promover o ganho de massa muscular, aumento da resistência muscular, redução de cãibras musculares, redução de fadiga muscular, além de oxigenar o corpo e os músculos, favorecendo os atletas de alto nível.

Elimina toxinas 
Atualmente, vivemos sujeitos a um ataque de produtos químicos tóxicos em nosso ar, água, alimentos e medicamentos; e o nosso corpo precisa eliminar constantemente essas toxinas acumuladas.
A Spirulina desintoxica o organismo de metais pesados, poluentes, e radiação nociva, pois ela possui uma combinação completamente única de fitonutrientes - incluindo a clorofila, ficocianina e polissacarídeos, que podem ajudar na limpeza do organismo.

Em 1994, uma patente russa foi premiada por promover a spirulina como um alimento medicinal para reduzir as reações alérgicas de doenças provocadas pela radiação.
270 Crianças de Chernobyl consumiram 5 gramas por dia, durante 45 dias.
Isto fez diminuir os radionuclídeos em 50%, e tiveram a sensibilidade alérgica normalizada.

Pressão alta, colesterol e diabetes
Reduz a pressão arterial elevada e  níveis elevados de colesterol, e regula o nível de açúcar no sangue (glicemia).

Trata anemia
Devido á sua riqueza em ferro, a spirulina é muito eficaz para combater a anemia

Ajuda na perda de peso
Além de ser um suplemento completo, a spirulina satisfaz o apetite melhor do que qualquer outro alimento; e por isso é muito usada em tratamentos de obesidade.

Melhora a saúde mental
A Spirulina ajuda a equilibrar o sistema nervoso, reduz stress, depressão, ansiedade, nervosismo, melhora a concentração e memória.

TPM e menopausa
Reduz períodos menstruais dolorosos e excessivos; reduz a sensação de fadiga durante a menstruação, pois a Spirulina é muito rica em ferro.  Ajuda a reduzir os sintomas da menopausa.

Previne o Câncer 
 a Spirulina teve resultados de efeitos anti-tumorais em estudos laboratoriais. Estudos indicaram que a spirulina pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Em 2009 uma equipe de pesquisa chinesa, publicou em “Biomedicina e Farmacoterapia” que a spirulina em combinação com selênio poderia ajudar a prevenir o câncer de mama. Além disso, outros estudos têm sugerido que a Spirulina pode ter um efeito significativo sobre o cancer do fígado, diminuindo a ocorrência de tumores no fígado a partir de 80% a 20%.
Vinte anos de pesquisas comprovam que ingerir beta carotenos de frutas e vegetais, fornece proteção real anti-câncer.

Beta-carotenos sintéticos não tem demonstrado estes benefícios. Pesquisas em Israel mostraram que o beta-caroteno natural originado de algas é muito mais eficaz, pois é melhor assimilado. Como se esperava, os carotenóides naturais em algas e vegetais têm maior poder antioxidante e anti-câncer.


E graças à sua riqueza em nutrientes, a spirulina também traz benefícios para pele e cabelos:

Cabelos:
> fortalece o cabelo, ajuda no crescimento, evita a queda, combate a caspa, restaura o brilho.

PS: Fiquei pensando se a spirulina não poderia ajudar a neutralizar tons vermelhos indesejados nos fios... será? Se alguém experimentar, me conte, ok?

Shampoo de Spirulina:



Pele: 
> melhora manchas senis, eczemas, acne, erupções cutâneas, remove impurezas, e previne rugas.



E aqui vai uma receitinha básica com spirulina:

> 1 colher de sopa de argila branca
> 1 colher de chá de spirulina em pó
>  chá verde ou gel de aloe vera (batido no liquidificador)
> 1 gota de óleo essencial de sua preferência (cheiro de alga ninguém merece, né?)

Num recipiente, misture a argila e a spirulina, e vá adicionando o chá verde (ou o gel de aloe) aos poucos, até virar uma pasta.
Aplique sobre a pele, e deixe descansar até secar totalmente. Depois massageie a pele com a ponta dos dedos, em movimentos circulares, até sair toda a máscara. Lave com um sabonete de limpeza.

Para o tratamento capilar, durante o banho, massageie o couro cabeludo com essa pasta, deixe alguns minutos e enxágue.

E aqui eu mostro como fiz a máscara:



Fica a dica!!!
bjoooo


Postar um comentário

  1. Oi Erika. Pra tomar a Spirulina é necessário visitar um médico ou nutricionista, ou posso tomar uma colher de chá, ou uma quantidade de capsulas por dia? Onde eu encontro? Ela é muito cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, no rótulo diz que é contra-indicado para gestantes, nutrizes e crianças, claro, quem é alérgico a algas.
      E se vc tiver algum problema específico, ou estiver fazendo algum tratamento, é sempre bom perguntar ao médico né?
      Eu comprei as cápsulas na loja MUNDO VERDE. Paguei 39,90 120 cápsulas de 400g. Eles indicam tomar 1 g ao dia, mas eu vou tomar 2 cápsulas por dia, então serãom 800g diárias. Só não é pra tomar direto... vou tomar uns 3 meses, e ver...
      bjsss

      Excluir
    2. ops... errei... as cáps são de 400mg e vou tomar 800mg ao dia...

      Excluir
    3. Opa, vou pro mundo verde! Valeu Erika ;)

      Excluir
    4. Vou procurar aqui na minha cidade. Tô loca pra sumir com essas minhas espinhas. Que ja diminuíram bastante com o óleo de girassol e vinagre de maçã. Comprei argila verde e branca e agora que chegou o óleo de linhaça, vou experimentar tudo e ver o melhor efeito.
      Beijoooos

      Excluir
    5. opaaa.. depois venha contar os resultados, hein! bjkssss

      Excluir
    6. Oi Erika! Então, sobre as minhas espinhas... Estou fazendo de tudo. Passando vinagre de maçã sempre que o rosto está oleoso; lavando o rosto com sabonete de enxofre, sem sulfato; usando intercalados, os óleos de girassol e linhaça (acho que o de girassol controla mais a oleosidade e o de linhaça seca mais as espinhas); fazendo máscara de argilas verde e branca pelo menos, 2x por semana cada uma. Não sei se estou apressando as coisas, porque tem pouco tempo que estou no tratamento, mas, as espinhas secam e surgem novas. Estou achando que são ativadas pelo efeito do meu humor, ou o que mais me preocupa, que é por causa do meu anticoncepcional. Já troquei 2x o hormônio, mas a coisa só tá piorando. Estou pensando seriamente, em usar um contraceptivo que não seja à base de hormônio. Mas, estou com medo de não ser seguro. Tenho 21 anos, uma vida inteira pela frente, não posso de jeito nenhum engravidar agora. Você teria como me indicar algo, para me ajudar? Estou aflita. Beijinhos.

      Excluir
    7. Josy,
      Já tentou usar outro método como o diafragama? Eu usei durante alguns anos... depois cansei e voltei pra pílula, mas foi bom pra dar um descanso... hoje em dia eu tomo a minipílula, mas nem é por medo de engravidar, pois eu tô na pré-menopausa, e o ciclo é muito irregular e intenso... então prefiro não menstruar.
      Mas vc já fez exames hormonais? E a sua alimentação? Já tentou fazer a alimentação alcalina? Pq ás vezes ficar tratando só externamente não adianta....
      bjsss

      Excluir
    8. Oi Erika!
      Então, a minha vida inteira, sempre usei o anticoncepcional, pois é o mais conhecido (e segundo médicos, o mais eficaz).
      Estou com uma bateria de exames feitos, e alguns pra fazer, por que você sabe como é a saúde do nosso país, né?! Consultas, exames, diagnósticos, tudo pra daqui a 2 meses! Um absurdo!
      Minha alimentação não é uma das melhores... há uns 2 anos atrás, minha mãe precisou fazer uma operação muito séria, e ficou de camas por uns (longos) meses. E como aqui em casa, sou eu, minha mãe e meu irmão, + faculdade e dia a dia, tivemos que utilizar os benditos (pra não dizer ao contrário) congelados. Estou fazendo reeducação alimentar, mas tá difícil, viu! O povo aqui adora comer uma besteira e eu acabo não resistindo. Sobre a alimentação alcalina, nunca ouvi falar, mas vou pesquisar aqui.
      Exercícios, fiz academia e pilates um tempo, mas parei. Se eu conseguir encaixar na minha correria rotineira, vou tentar entrar numa aula de dança.
      Tô tomando essa atitude, porque já não aguento mais os efeitos colaterais do anticoncepcional! Tô retendo líquido, o que me ocasiona uma barriguinha que tá me incomodando extremamente. Fora a baixa libido, espinhas demasiadas, unhas fracas e com manchas (não tenho certeza se isso é do anticoncepcional mesmo) e entre outros. Desculpe te incomodar, sei que o assunto aqui não é esse, mas, sei que seu blog é um local sério, e não vejo muitas alternativas saudáveis em ampla divulgação.
      Obrigada pela dica, vou pesquisar sobre o diafragma, e já estou com consulta marcada com minha ginecologista, então, vamos discutir uma alternativa que se adeque ao meu organismo!
      OBS.: Pré-menopausa? Sério? Achei que você fosse mais nova!!!
      Beijoooos

      Excluir
    9. Oi Josynha!!

      Então... eu tô com 48 aninhos..hehehe...mas a yoga e a alimentação equilibrada me ajudam muito, pq há anos não sei nem o que é pegar uma gripe.
      Eu fiz um post sobre "Dieta do pH" Tá lá na coluna "SAÚDE" no menu. Dá uma lidinha lá ;)

      Qto ao anticoncepcional, é mesmo um saco esses efeitos colaterais. O problema é achar um que seu organismo se adapte bem. Eu tomo cerazette há uns 3 anos, mas como te disse, só pra não menstruar. E não sinto absolutamente nenhum efeito colateral com ela. E tbm não tem jeito, pq não tem nada natural que faça parar de menstruar... essa é a única química que não consegui me livrar, até entrar na menopausa.
      E não vejo a hora dessa menopausa chegar logo, pra me livrar da pílula tbm...
      bjãooo

      Excluir
  2. Há muitos anos tomei Spirulina em cápsulas. Veja só, um médico que me receitou para anemia. Me lembro que foi muito bom. Fiz o tratamento por uns 5 meses... Por fim, minha pele ficou ótima e ainda emagreci um pouco, rs.
    Acho que vou tomar novamente, HEHE!!!!!
    Bjsss
    http://essenciadanatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Pati!
      Vc usou 5 meses direto? E qts mg vc tomava p/dia?
      bjss

      Excluir
    2. Foram +ou- 5 meses sim, mas não me lembro qts mg eram, isso foi há uns 10 anos atrás...rsrs...

      Excluir
  3. Nossa que post interessante Erika! Não conhecia esta "verdinha" tão maravilhosa. Quando passar este processo em que estou vou procurar para tomar estas cápsulas. Abração!
    http://belezaevida2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a tomar há uns 10 dias... daqui a uns meses eu falo o que senti...
      bjss

      Excluir
    2. Legal! Fala sim. Confio mais em qualquer coisa quando é uma pessoa que conheço dizendo. Abração

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode tentar a máscara nos cabelos... mas não sei se faria uma reconstrução... aí só testando pra saber..

      Excluir
  5. Oi Érika! Tudo bem? Saudades dos seus post! Fiquei sem internet mais de um mês, portanto só agora estou lendo os posts mais novos. Muito interessante a matéria! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Franciluse!! Bem que senti sua falta.... que bom que voltou!
      bjksss

      Excluir
  6. Oi Erika!!
    Olha eu aqui de novo!!!
    Menina, tem um pouco mais de 15 dias que comecei a tomar spirulina. Acredita que já está dando sinais? Eu estou tomando suco detox acompanhado de 2 capsulas de spirulina toda manhã. E ontem, minha calça 36 voltou a servir em mim. Vou explicar melhor... Eu era um vara pau. Magra mesmo. Pesava 38kg e vestia 34 (algumas peças eram apertadas, ainda). Dái, comecei a faculdade e sou hiper preguiçosa, então já sabe, né? Do 34, tive que renovar meu guarda-roupa inteiro direto pro 38. Agora, que manter o 36, porque nessa reviravolta, eu ganhei um pouco mais de coxa e bumbum. Mas, estou louca pra eliminar essa barriguinha. Vou adicionar uns abdominais depois do suco de manhã. Daqui há um tempo volto a dar os resultados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josynha!! Nossa, que corpitcho de manequim hein!! ;)
      Sim, volta depois pra contar pra gente!
      bjkssss

      Excluir
  7. Olá Erika! Conheci seu blog recentemente porque estava procurando sabonetes naturais! Muito conteúdo em português bacana por aqui pra quem gosta de saúde e produtos naturais como eu... Tomo spirulina fazem já 5 meses, percebi de cara a diferença, logo nos primeiros dias também... eu particularmente gosto do sabor dela dilúido no meu suco de manhã, e como sai mais barato, compro em pó da fazenda tamanduá, potes de 250g ou 500g, sai bem mais em conta. Eles têm vídeo sobre spirulina no canal deles do youtube mostrando todos o processo de produção até a embalagem na fazenda, é bem banaca e comprova que o produto é de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!
      Sim, eu já assisti esse vídeo, e é mesmo muito bom!
      Eu não consigo tomar em pó não..rs prefiro as cápsulas.
      Eu tbm fiz shampoo em barra de spirulina... ficou ótimo! ;)
      Já enviei seus sabonetes, ok?
      bjssss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top