ÁGUA TERMAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A PELE | Clube do cabelo e cia

Oi galera!

Já ouviram falar em água termal?

A água termal é um tipo de água mineral provinda de nascente natural, localizada no subsolo, isenta de bactérias e poluição.
Isto se dá, pela extensa viagem que ela faz através das montanhas rochosas (a uma profundidade de até mil metros). E durante este longo processo, a água se torna rica em minerais e dióxido de carbono.

E por ser naturalmente pura e rica em sais minerais, iodo, e etc, a água termal é reconhecida por suas propriedades terapêuticas, particularmente àquelas que dizem respeito à pele.

Desde o séc XVII, os médicos têm documentado os benefícios das águas termais para a saúde, reconhecendo o efeito de cada mineral na pele, e recomendando tratamentos com águas termais para pacientes que sofriam de dermatoses graves.

Recentemente, dermatologistas franceses e italianos já documentaram em pesquisas, os benefícios das águas termais como uma alternativa natural terapêutica, no tratamento de eczema, psoríase e rosácea.

Ingredientes como o selênio, abundantes em algumas águas termais, estimulam o sistema imunológico, ajudando a combater a infecção, e suprimir as erupções na pele que estão associados a estas condições inflamatórias.
A elevada concentração de sais minerais das águas termais, pode ajudar na regeneração das células cutâneas, após cirurgias reconstrutivas ou plásticas.

Rio de águas termais em Toscana -  Itália.
Tipos e funções das águas termais:
- água sulfurosa
- água de bicarbonato
- água magnesiana

Dependendo da sua composição e origem, água termal pode ajudar a resolver várias questões.
Na dermatologia, é muitas vezes utilizada para tratar acne e eczema, e reduzir os danos relacionados com queimaduras e cicatrizes.
Para estes fins específicos, a água de bicarbonato é uma boa escolha.
A água de bicarbonato também é muito eficaz para ser ingerida (é alcalina). Ela age sobre o fígado, promovendo uma função antitóxica e ajudando a pele a remover impurezas.

A água sulfurosa é rica em enxofre, e pode tratar eczema, ou psoríase. Ela também têm ação anti-prurítica e analgésica. Este tipo de água termal também melhora a cicatrização cutânea.

A água magnesiana contém sais de magnésio, e também é utilizada para ajudar no bom funcionamento do estômago e intestino.

Outras funções:
> Para hidratar a pele
> Para a limpeza facial
> Para remover maquiagem
> Para o pós barba
> Após exposição ao sol
> Acalmar a pele, após tratamentos dermtológicos (esfoliação,microdermoabrasão, etc)
> Eleva a atividade da Catalase (uma enzima desintoxicante, que protege a pele contra os radicais livres)

Várias empresas de dermo-cosméticos especializadas, oferecem produtos formulados com água termal. Avène, La Roche-Posay e Vichy estão entre as marcas mais reconhecidas e populares.
Mas a diferença entre as águas termais é o seu teor mineral, que pode variar.

Água termal de La Roche Posay > tem mais selênio.

Água termal de Vichy > tem mais enxofre.

Água termal Avene > tem mais sílica.

Água termal de Evian > tem minerais e um pH de 7,2

Geralmente as águas termais são vendidas em forma de spray, para facilitar seu uso...

Curiosidade:
A palavra "SPA" na verdade, representa a frase em latim: "Salus Per Aqua " que significa: "Cura através da água"

Fica a dica!