"SAUDAÇÃO AO SOL" - A PRÁTICA DA SAÚDE | Clube do cabelo e cia




Oi pessoal!

Hoje eu vou mostrar pra vocês, uma sequência de Yoga que é muito popular, chamada
  Surya Namaskar (ou Namaskara), que significa Saudação (Namaskara) ao Sol (Surya).
O Surya Namaskar pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas tradicionalmente, era executado ao nascer do Sol.

Esta é uma sequência de flexões e extensões com 12 ásanas (posturas), que devem ser executadas sincronizadas com a respiração, e exercendo-se a força de vontade e a concentração.

O ideal mesmo, é buscar um equilíbrio entre os movimentos do corpo, da mente, e da respiração, resultando assim, num "aquietamento" de pensamentos e emoções.  O ritmo respiratório suave e profundo que acompanha os movimentos, ajuda a desintoxicar e purificar o organismo.

Uma pessoa que seja muito passiva e introspectiva (Yin), pode se reequilibrar fazendo o Surya Namaskar num ritmo mais rápido; e uma pessoa que seja  muito ativa e agitada (Yang), pode se reequilibrar fazendo mais lentamente.


Veja alguns benefícios que esta sequência pode lhe trazer:
A  prática diária deste exercício mantém o corpo saudável;
Você sentirá uma nova vitalidade, não só física, mas também mental;
É uma prática muito eficaz para eliminar a tensão e a ansiedade, porque os movimentos rítmicos que a compõem fazem uma suave massagem nas conexões nervosas de todo o corpo, permitindo-as relaxar-se e revigorar-se.  É recomendável a todas as pessoas seja jovem, idoso, criança ou adulto.

Praticamente, todos os principais grupos musculares (quadríceps, flexores do quadril, tríceps, dorsais, lombar e reto abdominal) são exigidos durante a execução desta sequência. Ou seja, trabalha-se  as pernas, o quadril, os braços, as costas e o abdômen
Além disso:
> Promove flexibilidade;
> Promove fortalecimento muscular;
> Estimula a circulação sanguínea e linfática;
> Regula os sistemas endócrino (Hormonal), digestivo,nervoso e circulatório;
> Alivia o stress
 E assim como toda a prática de yoga, atua também nas esferas emocional e psicológica, equilibrando as emoções, aumentando a concentração, e proporcionando estabilidade mental.

Faça de 3 a 12 ciclos. Principiantes não devem fazer grande número de ciclos, devendo começar com três, e acrescentar diariamente um ciclo até chegar ao número definido.
Os praticantes avançados, podem executar o número de ciclos que quiserem.


Dicas para uma prática saudável:
> Não force seu corpo. Entregue-se ao movimento e vá somente até aonde se sentir confortável.
> Respire sempre pelas narinas, e nunca pela boca.
> Evite movimentos muito bruscos.
> Em cada postura, mantenha-se firme e concentrado, e permaneça por pelo menos nove a quinze segundos ou siga ininterruptamente, dependendo do seu objetivo.  Evite "balanceios".
> Não se alimente antes da prática


Movimento e Respiração:
Neste sequência de posturas, a respiração deve estar sempre associada ao movimento, ou seja, deve-se inspirar ou expirar apenas quando estiver mudando de uma postura para outra.
Quando estiver parado em determinada postura, é preciso "segurar" o fluxo de ar.
Portanto, cada um terá o seu  próprio ritmo para executar a sequência.

Durante a prática, é necessário ficar sempre atento à respiração, pois é o fluxo de ar entrando e saindo dos pulmões, que irá marcar o compasso e o ritmo do exercício.
 É comum no início, sentir dificuldade neste "entrosamento" movimento x respiração. Porém, com a prática continuada, você notará que isto se torna cada vez mais fácil, até chegar o momento que essa associação será automatizada.

A sequência inicia-se com uma inspiração. Sempre que o movimento do corpo for para cima, você deve inspirar e, quando o movimento for para baixo, expirar.






1 >  Pranamasana (Postura da oração)
Em pé , mantenha os pés juntos e equilibre o peso igualmente em ambos lados.  Mãos juntas na altura do peito, ombros relaxados, e tórax expandido. Inspire e expire profundamente.

2 >  Hasta uttanasana (Postura dos braços erguidos)
Inspire e vá elevando os braços com as mãos unidas, até extendê-los ao alto da cabeça, e alongue a coluna para trás (o quadril se desloca levemente para frente, e os braços acompanham o movimento de extensão do dorso). Perceba a contração da musculatura das costas, e os pés firmes no chão


3 >  Flexão do tronco
Expirando lentamente, vá voltando da postura 2, mantendo os braços estendidos e as mãos unidas, e vá curvando-se para frente até as mãos chegarem ao chão, ao lado dos pés.
Se for necessário, pode flexionar um pouco os  joelhos, para trazer as mãos ao chão. Depois, faça um esforço suave para estender os joelhos, sem tirar as mãos do chão.


4 > Ashwa Sanchalanasana  (Postura equestre)
Inspirando, afaste a sua perna direita para trás, o mais longe possível, para que ela fique bem estendida, e com a ponta do pé no chão. O pé esquerdo deve manter-se todo no chão, posicionado entre  mãos.


5 >  Chaturanga Dandasana (Postura da prancha)
Retenha o ar, estendendo a outra perna para trás, e sustentando-se com os braços perpendiculares ao chão, apoiando apenas as palmas das mãos e as pontas dos pés no chão, e mantendo a coluna alinhada com o quadril, como se fosse uma prancha.


6 >   Ashtanga Namaskara (oito apoios)
Expire lentamente, levando os joelhos ao chão. Leve o quadril ligeiramente para trás, deslize para frente e coloque o peito e o queixo no chão. Eleve um pouco a sua região posterior.

* Chama-se 8 apoios, porque as duas mãos, dois pés, dois joelhos, peito e queixo tocam o chão.


7 >  Bhujangasana (Postura da cobra)
Inspirando, deslize para frente e eleve o tronco, até estender os braços. Mantenha o quadril no chão, e as pernas estendidas. Você também pode manter os cotovelos semi flexionados. Os ombros devem ser projetados para trás, e a cabeça voltada para cima.

* Existe uma variação dessa postura, chamada de "Cão olhando para cima", onde a diferença é que nesta, o quadril não toca o chão.


8 >   Adho Mukha Svasana (Postura do cão olhando para baixo)
Expirando, vá erguendo os quadris para cima, e forçando o tórax para baixo e para trás, forçando tocar os calcanhares no chão.


9 >  Ashwa Sanchalanasana (Postura Equestre)
Inspirando, retorne o pé direito à frente entre as duas mãos, e olhe para cima.


10 > Hasta Padasana (Postura das mãos aos pés)
Expirando, retorne o pé esquerdo à frente junto ao direito. Mantenha as palmas das mãos no chão ao lado dos pés, e force a cabeça na direção dos joelhos. Você pode fexionar os joelhos, se achar necessário.


11 >  Hasta uttanasana (Postura dos braços erguidos)
Inspirando, vá subindo o tronco com os braços estendidos, e quando estiver ereto, flexione a coluna para trás, empurrando os quadris levemente para frente.


12 > Tadasana (postura da montanha)
Expire, e vá retornando á postura ereta, e depois vá abaixando os braços lentamente. Feche os olhos, respire livremente e relaxe nessa posição, observe as sensações no corpo. Se for iniciar outra série, termine com as mãos unidas em frente ao peito, como na postura 1.


Esta é a sequência clássica, porém na prática do Ashtanga Vinyasa Yoga, existem duas formas de se fazer a saudação ao Sol, chamadas Surya namaskar A (igual á clássica) e B. 

Então, deixo aqui alguns vídeos demonstrativos, para que vocês possam se inspirar e começar a praticar o SURYA NAMASKAR!







Ashtanga Vinyasa yoga - Suryanamaskar B




Esse aqui é pra você fazer com seu gatinho... rs


NAMASTÊ!!!



Postar um comentário

  1. eitaaaaa - pelas barbas do profeta!!! é muita posiçãooooo, ta aí...gostei...=D

    namastê!!!
    \o/
    _o_
    o//
    \\o
    o_/
    \_o
    Sou eu praticando já com os dedos...gostou Nilha? kkkk beijos

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Que legal essas coisas sobre yoga..eu adoro! são super interessantes! preciso começar a praticar, pois na teoria já li muito! rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adorei o post! Pratico o Suryanamaskar diariamente em casa ou nas aulas de yoga e constato, na prática, todos os seus benefícios.Yoga é tudo de bom!
    Bjs. Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!
      Sim, eu tbm adoro essa sequência! TDB mesmo!!
      bjkss

      Excluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top