ACUPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA OS CABELOS | Clube do cabelo e cia


Oi  pessoal, 

Hoje eu venho falar sobre um assunto que eu gosto muito que são as terapias alternativas. Nos dias de hoje, as terapias alternativas já fazem parte do nosso cotidiano. Consideradas eficazes e cada vez mais procuradas, dado o nivel de sucesso que oferecem, além de não causarem nenhum tipo de dano para quem as utiliza.

Tanto a Cromoterapia (desde 1976) como a Acupuntura (desde 1979), são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e já vêm sendo utilizadas em tratamentos estéticos e capilares há vários anos no mundo todo.

E você sabe o quê essas terapias holísticas podem fazer para os nossos cabelos?

A Cromoterapia:

A cor ocupa grande parte de nossas vidas.
A natureza nos proporciona constantemente variados matizes. Um brilhante céu azul pode elevar nosso espírito e um céu escuro e nublado podem fazer-nos sentir deprimidos e desenergizados.
A radiação solar traz alegria a muitos de nós. Cada estação do ano tem diferentes tons. Não preciso falar deles, todos tivemos contato com esses fatos segundo nosso ponto de vista. Quando o céu está claro à noite e a lua é cheia, muita gente se sente influenciada, favorável ou desfavoravelmente por isto.
Tudo tem uma certa frequência de vibração e isto se aplica a todos os órgãos do corpo humano. Se ocorre qualquer desvio da vibração normal tem-se um índice de que o órgão não está funcionando adequadamente.
Todos os órgãos têm uma vibração característica e que pode ser detectada e a tarefa do terapeuta é localizar as vibrações defeituosas do corpo e restaurá-las à saúde normal.
A aplicação da frequência adequada alterará a defeituosa, e dará ao órgão o estado de normalidade. Fadiga, tensão, stress, medo e todas emoções negativas são criminosos perturbando as vibrações saudáveis.
A cor é uma vibração pura e quando usada na tonalidade certa e focalizada no lugar certo pode corrigir o problema e reconduzir o corpo à saúde.


 A palavra Cromoterapia tem origem no grego "khrôma" que significa "cor". A cromoterapia usa a cor para restabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, baseando-se nas sete cores do espectro solar. Cada cor tem uma vibração específica e cada órgão e parte do corpo se relaciona com as cores do espectro. A aplicação das cores altera ou mantém as vibrações que proporcionam saúde, pela capacidade de regeneração que a energia luminosa possui e a ação vibracional que as CORES nos proporcionam.







E o legal, é que os nossos cabelitchos também podem ser beneficiados com a CROMOTERAPIA CAPILAR, cuja principal função é potencializar os tratamentos capilares, através da aplicação de luzes coloridas durante os tratamentos.










O salão de Helio Nakanishi em Brasília,em 2009, foi o primeiro na América Latina a utilizar o"lavatório cromoterápico", e a empregar a cromoterapia visando trazer benefícios a seus clientes que buscam cada vez mais o equilíbrio e o bem-estar para a saúde capilar.




E outros vários salões de beleza também já apostaram nos tratamentos alternativos para as madeixas, como por exemplo, o salão C.Kamura, que oferece um "Hair Spa" com cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia, num lavatório super especial.















E a Taiff , empresa líder no segmento de produtos elétricos profissionais para beleza no País,
não quis saber de ficar pra trás, e na Beauty fair 2011 apresentou  um  novo conceito de secador com cromoterapia, que teve o seu lançamento em 2012.
 O Taiff CHROMOTherapy  emite luzes em diferentes cores para o tratamento dos fios, e oferece seis opções de luzes de diferentes cores, que ajudam no tratamento de problemas bastante comuns ao cabelo e ao couro cabeludo, como ressecamento, oleosidade, caspa e descamação, enfraquecimento, falta de vitalidade, danos por excesso de química, entre outros. As células absorvem a luz, transformando-a em energia, o que favorece e estimula a oxigenação, a nutrição e o crescimento sadio dos fios.


Efeito das cores no tratamento dos cabelos:

Verde – equilibra quaisquer disfunções do couro cabeludo, já que possui função anti-séptica, antinflamatória, relaxante e regeneradora;
Amarelo – possui ação fortificante e tônica, o que estimula a reposição de líquidos e o combate ao ressecamento;
Violeta – cauterizadora e bactericida, ajuda a manter a manter a limpeza dos fios e do couro cabeludo;
Azul – age diretamente no aumento do metabolismo, o que promove o crescimento dos fios, além de ter efeito calmante e refrescante;
Rosa – também age diretamente no aumento do metabolismo, além de auxiliar na eliminação das impurezas;
Vermelho – estimulante, ajuda na renovação celular e estimula a circulação sanguínea.













Acupuntura:


A acupuntura é uma prática da medicina chinesa, que existe há mais de 5000 anos. Através de aplicações de agulhas na pele, visa restaurar a saúde de sintomas patológicos, lesões e doenças. São feitas inserções de agulhas muito finas na pele em pontos anatômicos, que correspondem a pontos energéticos específicos do corpo. A estimulação destes pontos de acupuntura libera a energia bloqueada dentro do corpo, e restaura o indivíduo, trazendo-lhe saúde.
A medicina moderna se utiliza da acupuntura para estimular o sistema nervoso a liberar determinadas substâncias bioquímicas (como neurotransmissores e hormônios) que regulam funções do nosso corpo, e do sistema imunológico.


De acordo com a medicina tradicional chinesa, a qualidade do cabelo refere-se a quantidade suficiente de energia e sangue dentro do corpo. O meridiano dos rins (canal energético) controla a nutrição dos cabelos. Quando o corpo tem uma insuficiência de sangue e energia do meridiano dos rins, o resultado é a perda de cabelo. A acupuntura melhora o fluxo de sangue dentro do corpo, fortalecendo os meridianos e promovendo o crescimento saudável do cabelo. A aplicação da acupuntura diretamente no couro cabeludo estimula o fluxo de sangue, o que estimula o crescimento de cabelo novo. Logo, como resultado, a acupuntura pode ser um tratamento eficaz da perda de cabelo.

A acupuntura não tem quaisquer efeitos adversos conhecidos, o que é um grande benefício para este método de controle de perda de cabelo, podendo ainda proporcionar um efeito positivo no bem-estar geral do indivíduo.


Mas, para aqueles que não são chegados a uma "agulhadinha", uma outra opção é a Acupressura.
 A acupressura funciona sobre os mesmos pontos da acupuntura, só que em vez de ser com recurso de agulhas, utiliza-se das mãos e dos dedos para estimular e massagear os pontos. (bem melhor né? rs)


A acupressura pode revitalizar o couro cabeludo, incentivar o crescimento saudável do cabelo novo e reverter a perda de cabelo. A saúde do cabelo é associado com a saúde do sangue e do funcionamento das glândulas supra-renais. Para ter cabelos saudáveis, você também tem que ter um bom fornecimento de sangue para a cabeça e couro cabeludo. Exercício e massagem podem estimular a circulação e trazer sangue e oxigênio para o couro cabeludo e os cabelos. A acupressura melhora o sistema imunitário e a circulação. O aumento do fluxo sanguíneo ajuda a eliminar toxinas; pois a desintoxicação também ajuda a reverter a perda de cabelo.

Massagear o couro cabeludo a cada dia diminui a perda de cabelo e estimula o crescimento de cabelo novo. A massagem no couro cabeludo aumenta a circulação do couro e do cabelo, trazendo nutrientes para os fios. A tensão pode reduzir a circulação para os folículos pilosos e óleo da pele e a pele morta podem inibir o crescimento do cabelo. Massagear o couro cabeludo vai corrigir esses problemas e restaurar o crescimento saudável do cabelo. A Utilização de óleos essenciais em uma massagem no couro cabeludo também vai estimular o crescimento de cabelo novo. Os óleos são antibacterianos e revitalizam as células.  Óleos de madeira de cedro, de semente de uva, limão, jojoba, lavanda, alecrim e tomilho, são recomendados para o crescimento do cabelo.


Pontos que podem ser massageados para diminuir ou prevenir a perda dos cabelos:

Massagear estes pontos podem ajudá-lo a melhorar mais rápido. Você não tem que usar todos esses pontos. Apenas um ou dois deles serão o suficiente. Quanto maior o número de vezes que você massagear ao dia, mais eficaz será o resultado. É importante beber água morna após a massagem, pois ajuda a limpar substâncias tóxicas em nosso corpo.






E então, gostaram?
O que vocês acham da cromoterapia e acupuntura para a terapia capilar?
Fariam, ou não?



Testados,Cabelo  Tratamentos  Cosméticos  Hidratação  Blog  Cuidados  Cronograma Capilar  Progressivas  Comprinhas  Resenhas  Beauty Fair  Dicas Inoar Néctar do Brasil  maquiagem Amend  Nutrição  Eventos Unhas  meus trabalhos  Hair Brasil  Loiro  Reconstrução  Keraprof  finalizadores  monovin A  tags  Acquaflora  Babosa  Condicionadores  Cortes  Curso  Kert  Novex  Ph  Soft Hair  formol  selos  Bellani  Bepantol  Coloração  Descoloração  Elseve   Keraton  Lokelani  Pele  Xampu  redutor de volume  yamá  Bioderm  Blindagem Capilar  Dove  ElisaFer  Entrevistas  Estética facial  Hidrabell  Ludurana  Natura  Novix  Parceria  Presentes  colorama  importados  resultado  Alisamento  Avon  Beauty 
Color  Biaggi  Cadivéu  Cless  Fracionados  K.Pro  Keratinização  Lacan  Le Cliqué  Leave-in  Loreal  
Pantene  Seda  Tanagra  Tigi  Vult  Wahl Yenzah  lançamentos liss intesy  live.life  vitaderm  
phytoervas   multivegetal  cosméticos orgânicos não testam em animais crueltyfree  ox   surya brasil   
amend   niely gold  head and shoulders kerastase argan  ojon  macadâmia  melaleuca  nutrição 
cacheados relaxamento  shampoos receitas caseiras óleos vegetais  óleos essenciais  shampoo  amend  néctar brasil est 

Postar um comentário

  1. Claro que sim...sou profissional da área e recomendo. As terapias alternativas são excelentes métodos não invasivos que trazem inúmeros benefícios.
    Bjs e parabéns pelo post.
    Michele.
    www.michelerecomenda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!! Eu tbm acho que as terapias alternativas valem muito a pena! Obrigada pelo comentário! Bjão

      Excluir
  2. Erika, que legal cromoterapia para cabelos nunca tinha ouvido falar...Mas sera que funciona msm? Nos cabelos? Mesmo se não funcionar achei a ideia legal,haha. É tanta inovação né! Beijos

    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolzinha! Eu nunca fiz nos cabelos, mas acredito piamente que tenha um efeito positivo no tratamento... me deu até vontade de comprar esse secador ..rsrs.. bjão

      Excluir
  3. Já fiz 2 sessões de cromoterapia e gostei! Não conhecia a capilar, também fiquei curiosa sobre o secador. Mesmo que não funcione, bonito deve ser!! rsrs

    Obrigada pela visita lá no Frescuras, volte sempre!!

    Ah, adorei a sua descrição pessoal, queria ser saudável assim!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!(intimidade..rs) hehehhe, verdd...deve ser bonito de se ver! Voltarei sim, com certeza! E se vc quer, vc pode... pense nisso! ;) Bjão!

      Excluir
  4. Olá,vim fazer uma visita e deixar meu carinho.Já sou sua seguidora e te aguardo no meu cantinho,bjim Tania mara
    www.fuxikitosecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Genteee..que coisa lindaaa! Eu precisaria de um arco íris de luzes na minha cabeça! Adoreeeeei!
    Flooorzinha, seu blog é realmente um looshoo! Ameeeei e já estou te seguindo! <3

    Beijinhooooos!

    www.makedamotociclista.blogspot.com.br

    www.facebook.com/Cat343

    www.youtube.com/tamiyasulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!! Seja bem vinda,amore! kkkkkkkk... ri muito com o arco íris!!! Que bom que curtiu ;) Indo conhecer seu cantinho... bjks!

      Excluir
  6. Cromoterapia eu nunca fiz, mas acupuntura já e gostei muito e recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!
      Eu tbm adoro acupuntura e também gosto da medicina tradicional chinesa!
      Obrigada por comentar!
      bjks

      Excluir
  7. Oiiii....estou fazendo acupuntura por recomendação médica. Estou na quinta sessão e me sinto muito melhor...Estou fazendo para a coluna e para TPM, mais na verdade, os benefícios se estendem, sinto um bem-estar de modo geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo acupuntura Pati! Já curei uma tendinite do ombro em 5 sessões! E é isso que vc falou mesmo...é uma melhora generalizada!
      Bjão

      Excluir
  8. Ei Erika, você podia falar pra gente sobre o shampoo a seco. Comecei a usar agora o da Batiste. Meu cabelo é muito fino e pede lavagens diárias, mas gostaria de poder alternar de vez em quando e em viagens longas ele ja ficava pingando oleo. Optei pelo shampoo a seco e gostei do resultado (em casos de emergencia), vc acha que resseca o cabelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Eu não tenho nenhuma experiencia com esse shampoo. Acredito que com o uso prolongado ele deve dar uma ressecada sim... mas vou pesquisar melhor sobre isso, ok?
      Bjksss

      Excluir
  9. Faria sim. Aliás, estou pensando em fazer.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top