ÓLEOS VEGETAIS E ESSENCIAIS - QUAIS OS MAIS ADEQUADOS PARA O SEU TIPO DE CABELO? | Clube do cabelo e cia



Oi pessoal!

No outro post, eu  falei das principais vitaminas e sais minerais que ajudam nossos cabelitchos a ficarem lindos e saudáveis (leia aqui); Agora vou falar sobre os óleos vegetais e seus benefícios nas madeixas...

Existem vários óleos que podem ser usados ​​no cabelo. Até agora sabemos que o uso de óleo mineral e outros petrolatos não são benéficos para os cabelos, pois eles selam a umidade, contribuindo assim para a secura do cabelo, a longo prazo.

O primeiro dos benefícios dos óleos vegetais, está relacionado à nutrição. O estímulo que o seu couro cabeludo recebe instantaneamente, melhora o fluxo de sangue e a circulação, fazendo o transporte de nutrientes  mais eficiente, e contribuindo assim para a saúde e o crescimento do seu cabelo. Além de fornecer brilho, ele ainda evita a perda de cabelos e pode ser muito eficaz no tratamento de caspa, seborréia e alopécia.

É importante saber, que existem dois tipos diferentes de óleos a considerar:  
Óleos Vegetais (ou carreadores) e Óleos essenciais (utilizados em Aromaterapia) 

Eu falo mais detalhadamente da diferença entre eles aqui.


Óleos Vegetais carreadores (OC)  
O óleo carreador podem ser utilizados sozinhos, e servem também para diluir os óleos essenciais, já que estes são muito concentrados e não devem ser usados puros sobre a pele. Cada óleo vegetal tem suas propriedades terapêuticas próprias, e podem ser escolhidos de modo a completar as propriedades dos óleos essenciais usados com eles.

São chamados carreadores, porque "carregam" (diluem) o óleo essencial. São também conhecidos como óleo de base, ou óleo vegetal. São oleosos na textura e podem ser extraídos de sementes, vegetais, frutos, etc.

Os óleos carreadores são utilizados da forma mais natural e puro possível. Os processos de Prensagem a frio e de maceração são os dois principais métodos de extração desses óleos. São muito importantes na dieta, e muito úteis nos cuidados com a pele e cabelos, pois eles são hidratantes e muito nutritivos.
 Muitos OC são utilizados para fins terapêuticos.

Alguns óleos vegetais carreadores:

Óleo de Abacate -  O Óleo de Abacate é rico em vitamina A, B1, B2 e C, em lípidos, aminoácidos e substâncias nutrientes essenciais para peles normais e oleosas. Deixa a pele vitalizada e macia. Ajuda a eliminar as células mortas, aumenta a hidratação e diminui o envelhecimento. Estimula a síntese de colágeno, retardando o aparecimento de rugas. Reduz manchas e quelóides. Atenua a desvitalização da pele e cabelos causados por desequilíbrio hormonal. Ajuda em casos de psoríase.
Possui propriedades emolientes, dermoprotetoras, hidratantes, lubrificantes, suavizantes e condicionadoras.
Ideal para massagens e drenagens, é adequado para a face e corpo todo. Muito leve e nutritivo para os cabelos. Use-o se você quiser um tratamento condicionador super profundo.

Óleo de Algodão: É rico em vitamina E ou alfa tocoferol, um poderoso antioxidante natural que conserva todas as suas propriedades por muito mais tempo – diminuindo a probabilidade de rancificação... aliás, diz-se que uma colher de óleo de algodão pesando 11gr pode satisfazer 9 vezes as necessidades diárias do organismo humano em vitamina E. Contém, ainda, de 45 a 55% de ácido linoleico  o seu principal componente, de 17 a 38% de ácido oleico e de 18 a 25% de ácido palmítico. E na pele este óleo é especialmente indicado para combater o ressecamento cutâneo, prevenindo as rugas e diminuindo as marcas de expressão. Utilizado para restaurar a barreira lipídica.

Óleo de Aloe Vera (Babosa) - Propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. É um poderoso regenerador, tônico digestivo e antioxidante natural. Sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes, devido aos principais componentes da babosa: a aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina com propriedades antibacteriana, cicatrizante e re-hidratante.Seu extrato é utilizado em desodorante, demaquilante (Removedor de impurezas da pele) e loção pós-barba. Em produtos para peles flácidas, como preventivo de rugas, produtos para peles secas.  Utilizado em sabonetes, cremes e loções faciais, máscaras de beleza, bronzeadores, produtos pós-sol e produtos infantis. Trata cortes, feridas, acnes, coceiras;
Para shampoos e condicionadores para cabelos secos com caspa. Também dá força e brilho aos cabelos. 

Óleo de AmarantoO Amaranto é uma planta originada das Américas. É um dos grãos cultivados mais antigos do mundo. Foi utilizado pelos povos Astecas, Incas e Maias.
Os grãos do Amaranto possuem alto teor de nutrientes como vitaminas (A, B6, C, riboflavina e folato) e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês). É rico em proteínas (30% mais que outros grãos). Desta forma, o Amaranto possui excelente utilização como fonte de energia e vitaminas. Apresenta ação antioxidante, pois possui um composto chamado Esqualeno, encontrado em grande quantidade apenas em alguns peixes. Além disso, auxilia na melhora do sistema imunológico devido à proteção das células.
Seus grãos são utilizados em suplementos alimentares de alto valor nutritivo. Seu extrato é utilizado em produtos para cuidados com pele e cabelos, devolvendo a vitalidade e energia e ainda propriedades antioxidantes em produtos anti-aging. Atua também na formação de colágeno, melhorando a qualidade da pele.

Óleo de Amêndoas doce- Não gorduroso, é facilmente absorvido pelo couro cabeludo e também é ótimo para nutrir o cabelo. Possui propriedades emolientes, hidratantes, rejuvenescedoras, regeneradoras, amaciantes e nutritivas. Excelente óleo para os cuidados com peles delicadas e sensíveis como a de crianças, idosos e grávidas, rico em vitaminas A, B1, B2 e B6, ácidos graxos e proteínas. Age como suavizante, nutritivo, emoliente para todos os tipos de pele.
Pode se aplicado puro sem óleos essenciais para a hidratação diária da pele.
É muito utilizado na prevenção de estrias de gravidez.Utilizado como emoliente e umectante nas preparações cosméticas. Fornece maior hidratação e mantém a oleosidade natural dos cabelos e da pele, perdidas pela ação do detergente. Apresenta um alto poder penetrante, característica que faz dele o óleo ideal para diversos tipos de massagens, e é especialmente utilizado na prevenção de rugas e estrias. Também pode ajudar em doenças do sistema digestivo. No entanto, não deve ser confundido com o óleo de amêndoas amargas, que é tóxico em virtude do ácido cianídrico presente em sua composição.

Óleo de Amendoim
A vitamina A ou retinol presente no óleo de amendoim, auxilia na recuperação e rejuvenescimento das células.
Um dos melhores benefícios desse óleo é que ele combate o envelhecimento precoce, devido ao alto teor de vitamina E e seus antioxidantes, que fortalecem as células, dando uma aparência mais saudável para a pele.
Topicamente, o óleo de amendoim é usado para artrite e dor nas articulações, doenças de pele não-inflamatórias, pele seca, eczema, e ictiose.

Para os cabelos:
O óleo de amendoim aumenta a saúde do cabelo por ser enriquecido com vitamina E, que nutre o cabelo em todas as dimensões possíveis. A vitamina E tem propriedades hidratantes naturais que ajudam a manter o couro cabeludo hidratado, evitando o ressecamento do couro cabeludo e condições eruptivas manifestadas no mesmo.
Age como hidratante, regenerador de cabelos danificados, controlador da queda, anti-caspa, reduz a descamação do couro cabeludo, e fortalece e encorpa os fios.

Óleo de Andiroba O Óleo de andiroba é utilizado em vários produtos para tratamento de cabelo, deixando o cabelo sedoso e brilhoso. Juntamente com o urucum, é bastante utilizado pelos índios da Amazônia como um poderoso repelente de insetos (substituindo a citronela). Além desta propriedade repelente, ele ainda atua como cicatrizante e é um respeitado anti-inflamatório, em função da presença de limonóides na sua composição. Promove ação anti-inflamatória e regeneradora, destinadas ao tratamento cosmético da celulite e regeneração cutânea.
O Óleo de Andiroba pode ser usado puro ou misturado com outros óleos e aplicado externamente em
feridas e hematomas ou usado em massagens.
Pode ser usado ainda como emoliente e hidratante em cremes e loções cremosas, óleos e cremes para
massagem, produtos antiinflamatórios, xampus de tratamento e óleos de banho e sabonetes.
- Fricções sobre o tecido inflamado
- Tumores
- Distensões musculares
- Repelente a insetos

Óleo de Arroz - Rico em vit.E, contém quatro vezes a quantidade de ômega-6 e ômega-3 e ácidos graxos do que outros óleos vegetais.  Previne o envelhecimento prematuro da pele e cabelo. Possui proteção solar e proteção térmica. Bom para cabelos coloridos, secos e danificados. Fortalece os fios, ajuda no crescimento, dá brilho e previne a queda.

Óleo de Aveia:
O óleo de aveia tem propriedades anti-inflamatórias e é um excelente hidratante, adequada para todos os tipos de pele.
É muito eficaz para a pele seca e no tratamento de coceiras, acne, eczema, rosácea, erupções cutâneas e infecções da pele; além de melhorar a textura da pele, e clarear áreas manchadas.
Alivia a coceira causada por hera venenosa ou catapora, ou mesmo queimaduras solares.

Para os cabelos: Amacia, hidrata, trata o ressecamento e coceira do couro cabeludo, trata caspa, combate a queda, e estimula o crescimento devido conter quantidades elevadas de vitamina A, zinco, ferro, magnésio e potássio.

Óleo de Avelã- O óleo de avelã é rico em vitamina E, que retarda o envelhecimento da pele, e outras vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6). É especialmente indicado para peles oleosas e acneicas, pois é rapidamente absorvido e possui ótima qualidade adstringente – além de acalmar e relaxar.  O óleo de avelã é extremamente conhecido pelas suas propriedades adstringentes. Estimula a circulação sanguínea e ajuda a tonificar e reafirmar a pele. É utilizado como tônico capilar de grande eficácia contra queda de cabelo.  Emoliente, usado para cabelos enfraquecidos dando força e brilho aos mesmos. Umectante, amaciante e rico em nutrientes.

Óleo de Açafrão:
O óleo de açafrão possui propriedades anti-inflamatória, analgésica, antisséptica, anti-alérgica, anti-bacteriana, anti-microbiana, anti-fúngica, anti-parasitária, anti-viral e é considerado também um bom anti-veneno.
Também é um grande anti-oxidante, ajudando a afastar os radicais livres, que envelhecem a pele prematuramente, auxiliando na prevenção de rugas e linhas de expressão;  além de melhorar a elasticidade da pele, o açafrão é um ótimo cicatrizante, ajudando na cicatrização da pele por cortes, feridas e infecções, e reduzindo cicatrizes e inflamações de acne, e auxiliando no clareamento de manchas.
Para o cabelo: O óleo de açafrão também é conhecido por auxiliar na prevenção da queda de cabelos (especialmente na calvície masculina) , e como anti-caspa.


Óleo de Babaçu - É o óleo vegetal de uso industrial que apresenta o mais alto índice de saponificação e o mais baixo teor de iodo e refração, tornando-o ideal para o preparo de pomadas cremosas. Por apresentar características semelhantes ao óleo de dendê, ele vem sendo bastante utilizado para fins alimentícios, principalmente na fabricação de margarinas. É estimulante do sistema imunológico, possui propriedades antifúngicas e na pele atua como um poderoso hidratante – com o diferencial de ser extremamente permeável (em virtude do elevado teor de ácido láurico – 50%). Por fim, solidifica-se a temperaturas inferiores a 25º C e, além do ácido láurico, contêm 20% de ácido mirístico, 11% de ácido palmítico e 10% de ácido oléico. Penetra com rapidez pelos poros da pele, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bioativos.

Óleo de Baobá (africano Physalis) é um óleo hidratante e rejuvenescedor ideal para os cuidados da pele seca e envelhecida. O óleo penetra rapidamente na pele e confere-lhe uma sensação e aspeto acetinados.
Provém das sementes existentes nos frutos da árvore de baobá que cresce em Madagáscar e nas savanas africanas. Rico em Vit. A,E,F. Ótimo para cabelos secos. Possui um cheiro típico.Absorve facilmente e rapidamente melhora a elasticidade e tônus ​​da pele.Regenerador celular. Alivia Eczema Alivia a Psoríase Alivia a dor de queimaduras.e regenera o tecido epitelial rapidamente.
Baobá é um óleo extremamente estável, e deve ser de uma cor amarelo dourado.
Ele tem uma vida útil de 4-5 anos

Óleo de Buriti - O Buriti contém a maior quantidade de Vitamina A natural dentre todos os frutos e vegetais já descobertos, também é rico em vitamina E, vitamina C . Hidrata, dá brilho, fortifica, amacia os cabelos. Rico em beta caroteno é um potente antioxidante. Estimula a produção de colágeno e elastina.  Possui grande capacidade de nutrição e cicatrização celular, atua como um renovador natural da derme. Proporciona um toque sedoso à pele. Ideal para peles sensíveis. Usado pelos indígenas brasileiros para aliviar os efeitos desagradáveis da pele queimada pelo sol.

Óleo de CaféO Óleo de Café possui propriedades de retenção de umidade na pele, excelente penetração na pele e aderência. Outro grande potencial do extrato é a foto proteção, pois é um excelente absorvedor de radiação UV, potencializando a ação dos foto-protetores.
Recentes estudos descobriram que a cafeína, presente em grande quantidade em sua composição, tem poder de combater rugas, celulite e gordura localizada. Também contém triacilgliceróis e ésteres diterpênicos, que estimulam a síntese das fibras dérmicas, e resultam em efeito firmador e regenerador, auxiliando ainda a formação das ceramidas. É um excelente estimulante da síntese/produção do colágeno e da elastina. Apresenta ação estimulante do crescimento do folículo piloso, sendo muito utilizado em produtos normalizadores da queda capilar.
Óleo de café verde tem um efeito antioxidante poderoso, devido aos seus componentes polfenolicos, um efeito imuno-modulador, devido aos seus hidratos de carbono e da atividade vaso-reguladora devido às suas alcalóides. O efeito de dissociação da gordura ocorre devido aos compostos enzimáticos que reduz visivelmente a retenção da água e dos depósitos de tecido adiposo.

Óleo de Calêndula - Contém ácidos palmíticos, palmitoleico, oleico, linoleico.
O óleo de calêndula tem uma ação anti-inflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante e cicatrizante.
Indicado para todo tipo de pele, inclusive com acne, sensíveis e avermelhadas pela ação do ácido oleico, que tem ação calmante e refrescante de absorção rápida.

Óleo de Cártamo - Promove o crescimento do cabelo e pele saudável, pois contém vitamina E. Ótimo para quem tem cabelos secos e quebradiços  Este óleo inodoro, e tem uma textura muito leve e por isso é facilmente absorvido pelo couro cabeludo. Massagear óleo de cártamo na cabeça, melhora a circulação sanguínea e fortifica a raiz capilar, favorecendo o crescimento do cabelo. Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar o cabelo.
Além de ser bom para o cabelo, há também muitos benefícios para a pele. Pessoas que têm pele seca devem usar óleo de cártamo, pois ajuda na hidratação da pele, especialmente durante os meses de inverno. Devido à sua textura leve e não gorduroso, que é facilmente absorvido pela pele e isso faz com que a pele fique suave e macia. O uso de óleo de cártamo é também recomendado para o tratamento de acne. A aplicação de óleo de cártamo na pele ajuda a se livrar de outros problemas de pele, como cicatrizes, rugas e pele extremamente seca e escamosa, juntamente com acne. Ao contrário de outros óleos, não obstrui os poros e, portanto, pode ser usado por pessoas que têm pele sensível.

Óleo de Castanha do pará Possui vitaminas A e E, e uma considerável quantidade de dois minerais bastante importantes: o zinco e o selênio. Auxilia na restauração dos cabelos danificados e desidratados, e  proporciona hidratação profunda à pele, e atua na prevenção de estrias. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho.

Óleo de Cenoura - este óleo faz bem para a pele, pois é composto de beta-carotenóides, ácido graxo linoléico, tocoferóis e confere coloração alaranjada ao produto final. Há poucos trabalhos sobre a eficácia desse óleo, mas é sabido que tem efeito “semi-secante”. Não deve ser utilizado para fins alimentícios.  É rico em beta-caroteno, vitaminas A e E e provitamina A, equilibra a umidade da pele e hidrata os cabelos.

Óleo de Cereja:
Óleo de semente de cereja contém uma riqueza de vitaminas e antioxidantes, e possui uma notável capacidade de nutrir, hidratar e melhorar o tônus e a elasticidade da pele, sendo muito benéfico para todos os tipos de pele, e especialmente para peles secas, sensíveis, e maduras; ajudando a reduzir linhas finas e rugas, promovendo uma aparência mais jovem.
Também é particularmente útil para pessoas com pele propensa a acne ou em peles que tornam-se facilmente inflamadas; O alto teor de vitamina A e E do óleo de cereja também auxilia em psoríase e eczema, pois proporciona hidratação suave, e contém uma abundância de propriedades para ajudar a restaurar e reconstituir a cútis.
O Óleo de cereja contém ácido eleosteárico, que atua como um protetor solar natural, para proteger a pele dos raios UV agressivos do sol.
Para os cabelos: Alto poder de emoliência e reparação para cabelos ressecados e danificados

Óleo de Côco -O óleo de coco é composto de mais de 90% de gorduras saturadas, vitamina-E, vitamina K, e minerais como o ferro. É considerado um dos melhores nutrientes para os cabelos e está na disputa com óleos de oliva e jojoba como o rei dos óleos carreadores. É um excelente condicionador e também fornece as proteínas essenciais necessárias para o cabelo danificado, nutrindo e amaciando, além de melhorar as condições do couro cabeludo. É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Ele não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele. Altamente recomendável para cabelos afro.
Devido à sua ação bactericida, fungicida e imuno estimulante, o óleo de Coco tem sido usado com
sucesso no tratamento de artrite, cândida, herpes, parasitas, aids, colite, colesterol, câncer, diabete,
gastrite, gripe, problemas de pele, cabelo, do coração e muitos outros males.
Antioxidante: A vitamina E presente na gordura diminui a produção de radicais livres por parte do organismo. Para deixar os cabelos menos secos, mais fáceis de pentear e mais fortes, deve ser aplicado uma vez por semana, sem condicionador.Como apresenta a mesma constituição da derme, o óleo de coco natural ajuda a limpar o cabelo sem agredi-lo, mantendo a sua hidratação natural. O óleo vegetal de coco hidrata e amacia o fio do cabelo, oferecendo grande variedade de elementos nutritivos, como magnésio, potássio, cálcio e ferro.

Óleo de Copaíba- Agente anti-inflamatório, para tratamento de caspa, todos tipos de desordens de pele e para úlceras de estômago. Copaíba também tem propriedades diuréticas, expectorantes, desinfetantes, e estimulantes, e vem sendo utilizado nos tratamentos de bronquite, dor de garganta, anticoncepcional, vermífugo, dermatose e psoríase
É utilizado em preparações cosméticas tais como: sabonetes, espumantes, detergentes, cremes condicionadores loções hidratantes e capilares, pois sua resina possui atividade emoliente anti-bacteriana e anti-inflamatória. Protege a cor dos cabelos tingidos, é emoliente e condicionador.

Óleo de de Damasco - (Apricot): rico em vitamina A, essencial para a vitalidade e beleza da pele. Usado pelas mulheres tibetanas para proteger o rosto dos efeitos nocivos do sol nas grandes altitudes. Extremamente fluido, penetra rapidamente a barreira cutânea tonificando e revitalizando a pele
sem deixá-la oleosa. Surpreende quando usado frequentemente por reduzir manchas. É indicado para todos os tipos de pele, mas em especial para as desidratadas.
É rico em ácido olêico e linolêico. Tem propriedades regenerativas do tecido cutâneo. O Óleo de Damasco pode ser usado em cremes faciais, demaquilantes, hidratantes, géis opacos para contorno dos olhos.umectante, ideal para cabelos secos e sensíveis. Conferem brilho e maciez. Rico em ácidos graxos, oleico e linoleico, se espalha facilmente pela pele e cabelo.

Óleo de Gergelim (Óleo de Sésamo) - Rico em vitamina E (e por isso é um grande antioxidante), vitamina K, magnésio, cobre, cálcio, zinco, vitamina B6 e ácido linoleico. Tem propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. É empregado na hidratação e proteção da pele, e retardando seu envelhecimento.  É recomendado para pessoas de pele normal, para tratar de problemas como reumatismos, artrites, eczemas e psoríases.  É também rico em ácidos graxos essenciais e ajuda a manter a integridade do cabelo, enquanto reestrutura, hidrata, e dá brilho.

Óleo de Germe de Trigo - trata-se de uma riquíssima fonte de vitamina E que, como já exposto, é a primeira defesa ante a peroxidação lipídica, o processo no qual os radicais livres invadem as estruturas intracelulares e contribuem para o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Contêm ainda consideráveis níveis de ácidos graxos insaturados, proteínas e sais minerais, elementos que nutrem as células e previnem o ressecamento da pele e as rugas. Por fim, é excelente para recuperar a pele seca e áspera e é ótimo para acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.    É rico em vitaminas A, D e E e é muito nutritivo para a pele.Suavizante, hidratante e emoliente. Recomendado para peles sensíveis desidratadas. Funciona ainda como regenerador capilar.

Óleo de Girassol -  é bastante concentrado em ácidos graxos insaturados com cerca de 70% de ácido linoleico e 19% de ácido oleico  que possuem propriedades hidratantes e emolientes. O óleo de girassol pode ser utilizado puro sobre a pele, de preferência oleosa, sem estar misturado a outros óleos vegetais.  Evita o ressecamento do cabelo e as pontas duplas,hidrata, amacia e dá brilho. Neutraliza os radicais livres, evitando o envelhecimento da pele. Reforça os mecanismos de proteção celular. Ação emoliente e reepitelizante dérmica.

Óleo de Jojoba - Riquíssimo em vitamina E, e  devido à sua rica constituição, é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as acneicas e inflamadas. Usado pelos indígenas norte-americanos como protetor solar natural.
Utilizado em diversos produtos cosméticos que almejam melhorar a regeneração cutânea, como batons para os lábios desidratados e loções para pele acnéica. Além disso, proporciona brilho e maciez aos cabelos, combatendo a oleosidade e a secura.
E também é um “óleo” altamente estável e resistente à oxidação e degradação, o que possibilita a sua estocagem por anos em condições ideais de armazenamento.
É semelhante ao sebo produzido no couro cabeludo, é um grande aliado para o crescimento capilar. É ótimo para todos os tipos de cabelo e tem a capacidade de inibir a atividade em excesso das glândulas sebáceas, tornando a escolha perfeita para pessoas com couro cabeludo oleoso que ainda precisam de condicionamento.
Do mesmo modo pode ser usado para o cabelo seco, uma vez que ajuda a hidratar o cabelo adequadamente. Muitos problemas no couro cabeludo são causados por um  acúmulo de sebo endurecido, que entope os folículos pilosos. A jojoba penetra rapidamente no couro cabeludo e haste capilar, dissolvendo o sebo endurecido. Os folículos do couro cabeludo e os cabelos ficam limpos e livres para continuar a sua função normal. Diminui o excesso de oleosidade do couro cabeludo, agindo como regulador das secreções glandulares.
O óleo de jojoba tem ação emoliente, umectante, cicatrizante, queratoplástica, repositora da oleosidade natural da pele. Doador de brilho aos cabelos, restaurador, estimulante do crescimento dos cabelos e no tratamento da caspa. 

Óleo de Linhaça - O óleo de linhaça tem sido utilizado para os tratamentos de eczema, acne e dermatite atópica, pois apresenta um excelente poder  cicatrizante. É composto por aproximadamente 75% de gorduras poli-insaturadas, como o ômega 3 e o ômega 6 – que, dentre outras atribuições, reduzem o colesterol ruim (LDL) e impedem o seu acúmulo nas artérias. O ômega 6, inclusive, dá origem a prostaglandina E1 – substância que apresenta propriedades anti-inflamatórias e que ajuda a equilibrar os hormônios femininos (diminuindo os impactos da TPM). Na pele, este óleo tem sido utilizado no tratamento de eczemas, acne, dermatite atópica.
Para os cabelos, é  hidratante, fortificante, dá brilho e  diminui o frizz.

Óleo de Macadâmia:  Age como um anti-inflamatório natural (talvez devido ao seu teor de ácido oleico). É viscoso e um ótimo hidratante capilar.Tem alto poder de emoliência, conferindo maciez e brilho aos cabelos.O Óleo de Macadâmia pode ser utilizado em loções e cremes hidratantes, tônicos faciais, óleos de banho, condicionadores capilares. Tem especial utilidade para os cabelos ressecados e sem brilho, lubrificando o fio, mantendo-o hidratado. Na pele promove a hidratação contínua evitando a formação de rugas e o envelhecimento precoce. Muito usado em cremes anti-aging.

Óleoa de Manga - Rico em vitamina: A, C, B1, B2, B5, contém fósforo, cálcio, ferro, gorduras e hidratos de carbono.Óleo vegetal extraído da semente da Manga (Mangifera indica). Constituído de triglicerídeos que conferem emoliência intensiva às áreas mais ressecadas dos cabelos e pele.
Amacia, suaviza, lubrifica e previne o ressecamento dos fios e hidratação intensa da pele.

Óleo de Maracujá - O fruto é rico em vitamina C, fósforo, cálcio e ferro além de ser uma boa fonte de carboidratos, vitamina e vitaminas do complexo B.
O óleo das sementes é utilizado em produtos para cuidados com a pele e cabelos. Possui, em sua composição, o ácido linoleico (77%), apresentando desta forma um enorme potencial para cuidados com a pele e cabelos,com propriedades hidratante e reestruturante. É importante para manter o teor hídrico-lipídio da pele.
A presença em sua composição também de bioflavonoides o faz eficaz no controle da oleosidade excessiva da pele de adolescentes e do couro cabeludo.
Diferente da maioria dos óleos vegetais, o óleo das sementes de maracujá é um hidratante com toque seco, não-oleoso.Em shampoos, apresenta ação reguladora das glândulas sebáceas, proporcionando volume e leveza.


Óleo de Monoi - é um produto do Tahiti ( Polinésia Francesa), venerado pela população local como óleo sagrado, Monoi significa “Óleo Perfumado”. 
O Óleo de Monoi é possui propriedades multifuncionais: Reparadoras, Hidratantes, Restauradoras, Emolientes e Nutritivas.
O uso frequente, ajuda na proteção e cuidado dos fios enfraquecidos e desvitalizados pela ação do tempo (ação antiaging), proporcionando vitalidade e luminosidade.
O Óleo de Monoi possui alto teor de nutrientes vitais que fortalecem e reestruturam os cabelos recuperando a elasticidade, a resistência e o brilho natural.
É considerado um excelente agente umectante, que rejuvenesce suavizando e dando maciez às camadas externas do cabelo, promovendo assim, uma hidratação progressiva de longa duração.
O ácido linoléico (ômega 6) tem um papel fundamental na manutenção da membrana celular, atuando na estrutura interna dos fios, deixando-os mais fortes e com brilho. (fonte:Engetec)

Óleo de Murumuru - É rico em ácido oleico, proporcionando ação nutritiva e emoliente para pele e cabelos. Forma uma película protetora que ajuda na retenção da umidade da pele e cabelos, ou seja, promovendo hidratação, brilho e maciez. É muito utilizado em produtos para tratamento intensivo dos cabelos, especialmente para os fios danificados por excesso de produtos químicos, em ceras depilatórias e cremes corporais.


Óleo de Mutamba - A Mutamba é mais uma das plantas medicinais utilizadas na América do Sul para o tratamento da asma e de problemas do trato respiratório superior.
No Brasil, é considerada como diaforética e usada em febres, tosses, bronquite, asma e pneumonia. Em estudos pré-clínicos, foi demonstrada a atividade hipotensora, relaxante do músculo liso e estimulante uterina.
A parte da árvore que é usada é sua casca, cujas propriedades ajudam no tratamento anticaspa, anti-seborréia e no tratamento de queda do cabelo. Tem ação adstringente, antisséptico  antioxidante, depurativo, cicatrizante e tônico. A mutamba também ajuda a destruir as afecções parasitárias do couro 

Óleo de Neem-  Trata-se de um dos principais componentes da medicina Ayurveda, sendo utilizado no tratamento e na prevenção da hipertensão, diabetes, acne e celulites. É um excelente inseticida – biodegradável, não volátil, não corrosivo e não inflamável – que protege diversas culturas (especialmente as de arroz) de mais de 400 tipos de insetos. Na pele, o óleo de neem atua restaurando a maciez e a elasticidade natural, enquanto age como um desinfetante da mesma. Possui, ainda, fantásticas propriedades antifúngicas, especialmente contra pé-de-atleta, bicho-de-pé, cândida e outros fungos que atuam causando alergias, queda de cabelo e descamação da pele.

Óleo de Nozes:
Emoliente
Antioxidante ( combate os radicais livres)
Anti Fúngico (Alivia infecções fúngicas da pele como micose,pé de atleta…)
Anti-Bacteriano
Laxante
Analgésico  (alivia dor de artrite e dores musculares)
Regenerador
Anti Age ( Anti envelhecimento) – desacelera o processo de envelhecimento,anti-rugas.

Para os CABELOS:
Por ser fonte de ácidos graxos como ômega 6, estimula o crescimento capilar;
Deixa os cabelos mais lisos, macios e sedosos por ser extremamente emoliente;
Dá brilho;
Combate a queda capilar;
Anti caspa;
Estimula a circulação sanguínea;
Acentua a cor natural do cabelo


Óleo de nozes Kukui - A castanheira Kukui é a árvore oficial do Havaí e tem sido usada pelos nativos da ilha durante centenas de anos. Eles reconheceram penetrabilidade alta e propriedades suavizantes e, atualmente, é colocado para ser usado para ajudar em queimaduras suaves e pele rachada. Um ingrediente fabuloso para seus cosméticos, óleo de nozes kukui contém níveis muito elevados de ácidos graxos essenciais linoléico e alfa-linolênico. Este óleo é prontamente absorvido pela pele, proporcionando tecidos dos elementos essenciais de que necessita, e é particularmente bom para a pele seca, psoríase, acne e eczema.

Óleo de Oliva Extra Virgem -  A Oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que faz com que ajude a retardar o envelhecimento da pele. A oliveira é uma árvore capaz de se auto-regenerar e auto-proteger: na antiguidade, por causa da resistência de seu tronco e folhas, a oliveira era símbolo de imortalidade.
Por todas as suas propriedades, ele se revelou como uma estrela da cosmética. Suas aplicações na área da estética e beleza são inumeráveis: É anti-rugas, hidrata e suaviza a pele seca, é purificador, calmante, serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil sua eliminação, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens. Tendo em conta todas essas vantagens, não é uma surpresa que várias empresas de cosmética tenham lançado novos produtos que levam o azeite de oliva como ingrediente básico.O azeite de oliva também ocupa uma posição de destaque em massagens, ajudando na hidratação e restauração da pele. Seu uso é particularmente interessante para pessoas com pele seca.   É um ótimo condicionador e um controlador de caspa. O azeite contém antioxidantes, que mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece e suaviza as cutículas do cabelo.

Óleo de Patauá:
Devido ao seu alto teor de ácido oleico, óleo de frutas patauá tem notáveis ​​propriedades hidratantes. Para os cabelos, é utilizado em formulações anti-caspa, e como um tônico para o tratamento de queda capilar.

Óleo de Pracaxi - Rico em vitamina E, anti-inflamatório e antisséptico natural.Poderoso renovador celular e poderoso hidratante para a pele, usado popularmente no tratamento de manchas escuras, acne, psoríase, e para prevenção de Excelente anti-rugas, com ação antioxidante atuando diretamente sobre as linhas de expressão.

 Para os cabelos, age como um verdadeiro ‘‘silicone natural’’ mantendo a água nos cabelos, hidratando, regenerando e protegendo. Promove ação condicionante ao cabelo úmido e seco; Melhora a penteabilidade do cabelo úmido; aumenta o brilho do cabelo seco, e age no controle de caspa, evitando a queda dos cabelos.

Óleo de Palma/(Dendê) - O óleo de palma é rico em vitamina E e possui alto teor de carotenóides, proporcionando excelentes propriedades antioxidantes. 
Retarda o envelhecimento da pele, e a hidrata profundamente ; é capaz de frear a proliferação de células cancerígenas. Além disso, este óleo contém um elevado teor de vitamina A, sendo 14 vezes superior ao encontrado na cenoura.

Para os cabelos: O óleo de palma é rico em vitaminas A e E, e essas vitaminas são essenciais para um cabelo saudável. O teor de umidade no óleo de palma também é muito benéfico para o cabelo, proporcionando uma hidratação profunda. 


Óleo de PequiO Pequi (Caryocar brasiliense) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na cozinha nordestina. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. O pequi era utilizado para a fabricação do sabão de Pequi, devido às suas propriedades terapêuticas. É rico em vitaminas A, C e E, em sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em carotenóides, que evitam a formação de radicais livres no corpo e previnem tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É muito utilizado na fabricação de sabonetes, shampoos e cremes para pele, devido ao seu alto teor de óleo, com ação revigorante. Devido ao alto teor de vitamina A, possui ação regeneradora da pele e dos cabelos danificados, nutrindo e hidratando.Óleo emoliente, protetor, cicatrizante e antifúngico.

Óleo de Pêssego:  Confere maciez e suavidade aos cabelos

Óleo de Prímula : trata-se de um óleo rico em ácido gama - linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 que, dentre outras atribuições, origina a prostaglandina E1 – substância que apresenta propriedades anti-inflamatórias e ajuda a equilibrar os hormônios femininos (diminuindo os impactos da TPM). Diz-se, também, que este óleo reduz a quantidade de colesterol ruim (LDL) e proporciona alívio dos sintomas da artrite reumatóide. No corpo, é indicado para peles secas, com eczemas e psoríase e no combate a rugas. É composto por aproximadamente 74% de ácido linoléico, 11% de ácido oléico e 6% de ácido palmítico.

Óleo de Rosamosqueta -  Em aplicações para os cabelos, acredita-se que o uso contínuo do Óleo de Rosa Mosqueta hidrate e regenere.
É considerado um ingrediente de anti-envelhecimento por causa de seu alto teor de vitamina C e Vit A, com capacidade de aumentar a regeneração da pele e sua elasticidade. Ele também é rico em GLA, um ácido graxo essencial que ajuda a reduzir as linhas finas e combater os efeitos do sol, meio ambiente e clima.  Ajuda na cura e regeneração, enquanto impede a formação de cicatrizes e quelóide espessa, e ainda é útil em cura de queimaduras e estrias.
Ele penetra na pele facilmente e é considerado um poderoso hidratante e emoliente, e é usado para uma variedade de doenças da pele, incluindo dermatite, eczema, para hidratar pele queimada de sol, bem como unhas quebradiças e rugas. É considerado o óleo vegetal de maior poder regenerador, rico em ácido retinóico, promove a renovação celular como nenhum outro óleo. Este óleo deve ser aplicado em pequenas áreas como mãos, pés, cicatrizes antigas, manchas, ressecamentos e etc:
Ideal para fricções e tratamentos localizados.

Óleo de Rícino/Mamona (Castor) - Age como um umectante, atraindo e retendo umidade para os cabelos. Retira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado, estimulando o crescimento. 
 Potente hidratante para pele e cabelos.
O óleo de rícino possui baixo peso molecular, o que significa que ele é absorvido rapidamente pela pele; e logo após ser absorvido, ele estimula a produção de colágeno.
Isso faz com que ele seja eficaz para diminuir as rugas, bem como espinhas, acne, bolsas nos olhos, queimaduras solares, pele seca, estrias, entre outros.

 É um excelente anti-oxidante, e contém diversos compostos que ajudam a combater o efeito de envelhecimento. O óleo de mamona é  um dos melhores tônicos naturais da pele e pode ser usado para:
> Hidratar a pele e proporciona elasticidade
> Reduzir a aparência de rugas
> Reduzir inflamações e infecções
> Acalmar a pele irritada e com coceira
> Fornecer ácidos graxos essenciais e vitamina E 
> Desintoxicar
> Como anti-oxidante

Óleo de Sacha Inchi (Óleo Inca) - veja detalhes em http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/06/oleo-vegetal-sacha-inchi-oleo-inca.html

Óleo de semente de abóbora - vitaminas A, B1, B2, E, Niacina, Ácido fólico, e os minerais magnésio, zinco, ferro, cobre, potássio, manganês, cálcio e selênio. Propriedade anti-inflamatória, principalmente nas doenças da próstata e do sistema urinário. A semente de abóbora é ainda um ótimo vermífugo para adultos e crianças, e uma ótima fonte de magnésio.
O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, pois combate o DHT (Di-hidrotestosterona), que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Óleo de semente de ameixa - Um óleo incrivelmente rico e inebriante que graciosamente partilha benefícios em alimentos e aplicações cosméticas em todo o mundo. Óleo de ameixa é uma adição recente à cena do óleo exótico e que tem sido incorporado alguns dos pratos mais finos na França e ele pode ser encontrado em alguns dos cosméticos mais requintados na Itália. Tendo um sabor e aroma semelhante ao óleo de semente de damasco com uma nota superior de frutado, este óleo é a certeza de embelezar bem em qualquer criação que você pode escolher. Ricos em ácidos graxos e deixando praticamente nenhum resíduo sobre a pele, o potencial do óleo de semente de ameixa em aplicações de higiene corporal é interminável.

Óleo de semente de Borragem - Por causa de seus níveis extremamente elevados de ácido gama-linolênico, o óleo de semente de boragem tem muitos usos potenciais. Tem sido amplamente estudado por a sua capacidade para acalmar e reduzir a inflamação, e tem sido usado com sucesso para aliviar a dor, inchaço e rigidez das articulações associado com a artrite reumatóide. Óleo de semente de borragem também tem sido utilizado com resultados positivos para muitas desordens de pele diferentes, tais como psoríase, eczema, acne, rosácea, e da pele prematuramente amadurecida. Além disso, estudos começaram a mostrar que pode ser capaz de ser benéfico para o tratamento e prevenção de doenças.

Óleo de semente de Cânhamo - Rico em ácidos graxos essenciais e proteínas. Este óleo tem um cheiro agradável de noz, de cor verde-escuro, e absorve bem na pele. É um óleo cosmético maravilhoso e por causa do seu elevado valor nutricional, é um óleo de qualidade superior dietética e que pode ser usado como um ingrediente base para as receitas de cuidados da pele que requerem a cura usando ingredientes regenerativos.

Óleo de semente de Crambe - ajuda a dar brilho ao cabelo tanto quanto o silicone o faria. Além disso é hidratante, tem penetração rápida, é altamente resistente à oxidação e à degradação térmica.

Óleo de semente de Papoula  (ópio) -Este óleo contém cerca de 70% de ácido linoléico e aproximadamente 30% oleico, palmítico e esteárico, e as vitaminas B1, B2, E, e um pouco de alcalóides - morfina, papaverina codeína. Também fornece nutrientes antioxidantes (antocianida), fósforo, magnésio e fibras.O ácido linoléico  é um importante ácido graxo (ômega-6), que os pesquisadores dizem que oferece proteção contra doenças cardíacas e ataques cardíacos. Ele também é rico em ácido oleico, um ingrediente que os pesquisadores dizem que pode prevenir o câncer de mama. A planta papoula tem sido usado há anos na fabricação de medicamentos.

Óleo de semente de Romã - Um óleo de luxo e profundamente penetrante retirado das sementes orgânicas de frutas romã. Este óleo muito valorizado, que é naturalmente rico em flavonóides e ácido punicic é notável para a pele e tem inúmeros benefícios dietéticos também. Profundamente nutritivo para a camada externa da epiderme, óleo de semente de romã fornece poderosos benefícios anti-oxidantes para inúmeras doenças de pele incluindo eczema e psoríase, auxilia nos radicais livres que danificam a idade da pele. Um grande aliado para ter em suas criações cosméticas ou como um produto autônomo para ajudar a nutrir e desenvolver a regeneração celular da pele saudável.

Óleo de semente de Tomate  Óleo de semente de tomate é  utilizado como um auxiliar para o tratamento de condições leve a severas da pele, eczemas,e psoríase. Seu alto teor antioxidante também o torna um remédio célebre para rugas, flacidez, manchas senis e danos do sol. É um óleo estável e altamente penetrante. É um ótimo nutritivo para cremes faciais, anti-rugas, soros, formulações antienvelhecimento, produtos para os lábios, produtos de cabelo, maquiagem, preparações para cuidados com o sol, produtos de barbear e outros cosmecêuticos. É apropriado para a pele seca, oleosa e mista, e também pode ser utilizado para tratar cabelos secos e danificados.

Óleo de Semente de Uva - é um dos mais concentrados em ácidos graxos polinsaturados  representando cerca de 95% de sua composição. Até pouco tempo atrás, o óleo de uva era usado em dietas alimentícias especiais. Além de rico em insaturados, ele apresenta propriedades bastante interessantes do ponto de vista cosmético e alimentício: é macio, rapidamente absorvido pela pele, não sendo gorduroso ou pegajoso. O óleo de uva ajuda a balancear o pH da pele, além de ser hipoalergênico e rico em vitamina E e proantocianidinas, importantes agentes antioxidantes. Este óleo tem, por exemplo, 50% mais capacidade antioxidante que o óleo de gergelim. É recomendado para pelas sensíveis ou irritadas.
  Um óleo leve, com alto teor de vitaminas e minerais, contêm vitamina E e esteróides, e é um ótimo hidratante. tem elevado teor de alfa-tocoferol, ácido linolêico e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. É de grande utilidade na prevenção de estrias, devido à alta concentração em alfa-tocoferol. O óleo de semente de uva é importante para massagens corporais, onde se utiliza bastante óleo, pode ser aplicado em todos os tipos de pele, penetra integralmente sem deixar resíduos, tem um bom deslizamento que favorece as massagens relaxantes. É o óleo que está na preferência dos profissionais de estética e massoterapia.

Óleo de Tamanu O Tamanu (Calophyllum Inophyllum), também é chamado de Ati, Kamanu, Calophylle. Considerado a “árvore sagrada das mil virtudes”, era utilizado pelas tribos indígenas na área do Pacífico, para dar forma às escavações subterrâneas e também na criação de objetos para rituais.
O Óleo do Tamanu é extraído das amêndoas que são secas ao sol de um a dois meses. Neste período, perdem até um terço de seu peso, se tornam amarronzadas e paulatinamente preenchidas com um óleo aromático. Este óleo, então, é extraído por esmagamento mecânico a frio, filtrado e purificado, antes de ser estabilizado por um antioxidante natural (vitamina E).
A "árvore sagrada de Ati", como também é conhecido, ainda desempenha papel importante na farmacopeia local: suas flores, folhas e raízes têm excepcionais propriedades curativas. Em meados de 1950, estudos científicos comprovaram seus benefícios curativos, e ressaltaram seus efeitos anti-bacteriano, anti-parasítico e altamente anti-inflamatórios.
O óleo de Tamanu possui propriedades:
- Calmantes e protetoras, segundo a avaliação do efeito protetor do óleo de Tamanu diante das agressões ambientais, como exposição ao sol, por exemplo.
- Regeneradoras das células epidérmicas. Anti-bacteriana, anti-sépticas e anti-acne.
- Aumento da Micro-circulação.
- Hidratantes, nutritivas e reparadoras, especialmente em peles e cabelos secos e danificados.
- Conservante natural.

Óleo de Urucum é emoliente e calmante tópico, possui rápida absorção cutânea, ácidos graxos que evitam dilatação dos poros, formação de cravos e acúmulo de gorduras. É coadjuvante de filtro solar




Óleo carreador marroquino:

Argan - Com forte característica antioxidante, graças ao seu alto teor de vitamina E, hidrata e atua contra o ressecamento e envelhecimento da pele.
Possui ação Anti-inflamatória,  efeito fungicida, sendo benéfico contra eczemas, psoríase, dermatites e seborreia, e recomendado para acne, estrias e queimaduras.

Estimula a circulação do couro cabeludo, hidrata, nutre, fortalece os fios, previne a queda, repara danos, acaba com o ressecamento dos cabelos, e restaura o brilho.

Por seu conteúdo insaponificável, é perfeito para fortalecer as unhas. 
Este óleo é prensado a frio  e desodorizado por vapor de água de uso cosmético.
  • Os ácidos graxos essenciais em 80%: 50% de ácido linoléico, ácido alfa-linoleico em 15%, 12% de ácido oléico, ácido gama-linolênico 3% .
  • fontes de vitamina E, tocoferol (quase três vezes mais do que o azeite)
  • Fitoesterol (D-7 esteróis) muito bom para a saúde
  • efeitos anti-oxidantes
  • Efeitos anti-envelhecimento
  • Antisséptico
  • hidratante da pele
  • Anti-frizz
  • Sela as cutículas e dá brilho
  • Dá efeito anti pontas duplas dos fios do cabelo
  • Anti-inflamatório benéfico contra eczemas, psoríase, dermatites e seborreia
  • Protege contra danos das radiações UV
  • Dá proteção térmica aos fios dos cabelos
  • Efeito fungicida
  • Poder de regeneração da pele

* O óleo de Argan pode ser substituído pelo óleo de coco ou pelo óleo de pracaxi. “O óleo de coco pode ser uma boa opção, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos. Ele fortalece e hidrata profundamente os fios. Já o óleo de pracaxi tem alto poder cicatrizante e também auxilia na hidratação dos fios, pois condiciona e sela as cutículas, proporcionando brilho intenso”. Lembrando que os óleos podem ser usados em qualquer tipo de cabelo e pele.


Óleos carreadores indianos:

Óleo Bhringraj - Bhringaraj, conhecido no ocidente como falsa margarida, é uma planta tropical muito utilizada na medicina Ayurveda e na medicina tradicional chinesa. Seu uso no tratamento de condições da perda de cabelo tem despertado interesse ocidental nos últimos anos e alguns testes clínicos promissores revelaram que ele pode ser uma opção séria para aqueles que procuram tratar a perda de cabelo. (Se for comprar, preste atenção na composição, pois já li que em algumas fórmulas tem parafina líquida)






Óleo Amla - Amla (groselha indiana) contêm uma mistura de óleos vegetais, essenciais para promover o crescimento capilar e sua hidratação. A aplicação regular pode auxiliar na redução de pontas duplas e da queda de cabelo. Não é indicado para quem tem cabelos claros, pois pode fazer escurecer. (Se for comprar, preste atenção na composição, pois já li que em algumas fórmulas tem óleo mineral)





Óleo Vatika  - Vatika óleo de côco é uma delicada mistura de óleo de côco puro com ervas especiais (henna, amla e limão) que em conjunto proporcionam brilho, força e nutrição para o cabelo. (falam muito bem dele)







Óleo Brahmi - Brahmi óleo (mais conhecida como Gotu Kola), é extraido de uma erva regenerativa que tem sido usada por milhares de anos como um remédio. Também afirmam que o bom funcionamento do sistema nervoso é bastante reforçado pela erva. Quando usado com frequência combate a caspa, a queda de cabelos e previne a formação de pontas duplas.





 Óleo Shikakai - O enriquecido óleo contém extrato de Shikakai, que é conhecido por sua capacidade natural de limpeza desde os tempos antigos. Ele protege cada fio, deixando-os macios e maleáveis, além de combater o acúmulo de sebo no couro cabeludo o que ajuda no crescimento capilar.





  
Como usar os óleos vegetais:

 A "Umectação'' do cabelo pode ser feita uma vez por semana, porém se o seu cabelo for muito seco, pode fazer até duas vezes na semana.  Comece aplicando no couro cabeludo, e depois massageie com a ponta dos dedos suavemente. Massagear é mais importante do que o simples fato de "lambuzar" o cabelo. Você pode usar o óleo numa temperatura morna. E pode aplicar nos cabelos secos ou úmidos. Quanto mais tempo você puder deixar o óleo no cabelo, melhor será a absorção pelo couro cabeludo. Depois, lave com shampoo (se for sem sulfato melhor ainda) em água morna, e remova todo o óleo.



Óleos Essenciais (OE):

Óleos essenciais (OE) são óleos aromáticos. O óleo é considerado como "essencial", porque  ele carrega um odor característico, ou essência concentrada da planta a partir da qual ele foi extraído. Os óleos essenciais são geralmente extraídos por destilação, que é o processo de vaporizar o líquido para depois condensá-lo e recolhê-lo em um outro recipiente. E são geralmente obtidos a partir das sementes. São leves, e não têm a consistência de um óleo; evaporam rapidamente. Normalmente, estes óleos são utilizados em aromaterapia e massagens. Mais detalhes sobre óleos essenciais  aqui.

  Para serem aplicados nos cabelos, eles devem ser adicionados a óleos carreadores.
 Não use óleos essenciais diretamente no couro cabeludo, pois podem provocar irritação, devido serem muito concentrados.

Alguns óleos essenciais:

Óleo de Alecrim - Promove o crescimento de cabelo e é eficaz no tratamento da caspa, prurido do couro cabeludo e escamosa. Estimula os folículos capilares, e como resultado, o cabelo pode crescer mais e mais forte.  Previne a queda capilar, caspa e o envelhecimento dos cabelos.
O Óleo Essencial de Alecrim é tônico e estimulante. Atua sobre o sistema circulatório,estimula a oxigenação de todo o organismo.
 Fortalece a musculatura e a pele, é mucolítico,lipolítico, anti-séptico e cicatrizante.Revigorante, age positivamente sobre o esgotamento físico e mental.Seu aroma combina com ambientes de trabalho e concentração.
O Óleo Essencial de Alecrim deve ser usado durante o dia, é estimulante e tira o sono.
Excelente para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza. Bom para massagem esportiva.
A aplicação em banhos e massagens com óleo de alecrim favorece o sistema circulatório.
No difusor o alecrim estimula e fortalece. Pessoas convalescentes, de cama ou entristecidas
recebem o alecrim com boa aceitação mudando rapidamente o quadro emocional,
bom para trabalhar e estudar durante dia (evitá-lo à noite).

Óleo de alho: bactericida, amebicida, antifúngico, antiviral, vermífugo, diurético e antihipertensivo, antioxidante, rica fonte de enxofre, selenio. Promove o crescimento de colagénio que aumenta a resistência das raízes do cabelo. Trata a queda capilar e a caspa. ContémTiamina (melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo = crescimento). Contém minerais como cálcio, fósforo, cobre, manganês, etc. Ótimo para micose de unhas.

Óleo de Anis - Propriedade Energizante, anti-inflamatório, anti-séptico, estimulante para a abertura dos poros,cicatrizante, diurético, tônico estomacal.
Tradição Herbórea
Há muito utilizado como auxiliar digestivo e desodorante. Teve sua origem na Ásia
Menor, na região costeira. Muito usado em vários tipos de produtos de higiene bucal
em perfumaria principalmente na elaboração de colônias frescas.

Óleo de Bau­nilha - Rico em antioxidantes, protege a pele contra os radicais livres e previne a formação de rugas e linhas de expressão; 
Suas propriedades antibacterianas auxiliam no combate às espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. Além disso, é capaz de reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

Além disso, muitos são os benefícios que o óleo essencial de baunilha pode doar para o nosso corpo. Entre eles está o seu poder relaxante, que transmite aconchego, calor e carícia. Proporciona conforto emocional e sensação de prazer, diminui frustração, irritação e ansiedade, combate à depressão, problemas de sono; Possui ação de equilíbrio hormonal, amenizando sintomas da TPM e reduzindo as cólicas menstruais. Também atua como afrodisíaco.Possui propriedades terapêuticas semelhantes ao Cacau.
Para os cabelos pode ajudar a fortalecer os fios e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.

Óleo de Benjoim - Propriedades: Anti-séptico, adstringente, carminativo, cicatrizante, citofilático, expectorante, diurético, desodorante, sedativo e vulnerário.
Indicações Terapêutica: auxiliar de problemas respiratórios, tônicos para os pulmões.
Emocional: Esgotamento emocional, agitação e tristeza.
Estético: dermatite, eczema, pele seca ou rachada.

Óleo de Bergamota - Estimulante, refrescante, relaxante, anti-séptica, antiespasmódica, digestiva, expectorante e analgésica. Também atua positivamente em casos de depressão, medo, estresse e tensão pré-menstrual. Bom para acne, eczema nervoso, pele oleosa, pele inflamada e cabelos oleosos.

Óleo de Bétula: Propriedades: Analgésico, anti-séptico, adstringente, depurativo, desinfetante, diurético e tônico geral.
Indicações Terapêutica: reumatismo, gota e especialmente para dores musculares.
Emocional: revigorante e estimulante.
Estética: acne, caspa e seborréia.
Precauções: Use-o em baixa concentração. Se aplicado sobre a pele pode causa irritação ou erupção.

Óleo de Canela: antisséptico e protetor solar em cremes e bronzeadores. Pode ser usado na aromaterapia para reduzir a sonolência e a irritabilidade. Em geral, é utilizado como estimulante físico e emocional. Pesquisadores descobriram que a canela reduz ainda a dor de cabeça. Pesquisa já mostrou que o aroma de canela em um ambiente ajudou os participantes a se concentrar mais e produzir melhor. O óleo essencial ajuda a relaxar os músculos e alivia as dores menstruais. Deve ser utilizado em baixa concentração.

Óleo de Camomila - Hidrata o cabelo e proporciona brilho. Propriedades: Refrescante, relaxante, digestiva, antiespasmódica, diurética, anti-inflamatória e é satisfatório em casos de depressão, estresse, irritabilidade e ansiedade. Bom para Acne, dermatites e peles sensíveis

Óleo de Cânfora -Estimula e aquece o coração e os sistemas respiratório e circulatório, tem ação anti-séptica, combate câimbras e atua positivamente em casos de depressão e insônia.

Óleo de Capim limão - (Lemongrass, Erva-Cidreira, Capim-Santo, Chá-de-Estrada) Úteis para cabelos oleosos, desacelera a produção de óleo no couro cabeludo. É o óleo da memória, fortalece o raciocínio,a criatividade e a concentração. Pode ser considerado a Gingko-Biloba da Aromaterapia,aliás seu uso é um ótimo complemento para os usuários de Gingko-Biloba. A melhor aplicação para o lemongrass está na aromatização de ambientes de trabalho,onde a criatividade e a concentração devam dominar.
Ele age como um facilitador das rotinas diárias. Cria uma atmosfera agradável e motivadora para enfrentar os desafios no trabalho. Aplique no difusor elétrico 15 gotas de Lemongrass.Em casa é indicado para o momento do estudo, estudar na presença do Lemongrass facilita a absorção dos conteúdos, e a posterior lembrança destes. Estudamos com o aroma e o aplicamos no dia da prova para ativar a memória.
Propriedades:
O Óleo Essencial tem um cheiro de Limão e erva. Adstringente, tônico, calmante,anti-séptico, antiinfeccioso, diurético, digestivo, antiparasítico, depurativo, sedativo.Desodorante, relaxante muscular, condicionador cutâneo, antidepressivo. Estudos têm demonstrado que os aldeídos deste óleo são sedativos.

Óleo de Cardamomo - Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, cefálico, digestivo, diurético, estimulante e tônico geral.
Indicações Terapêutica: debilidade, flatulência e dor de cabeça.
Emocional estimulante mental, reanimador e afrodisíaco.
Estética: Não há indicação conhecida.
Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode irritar a pele sensível.

Óleo de Cedro - Age como antisséptico, anti caspa, adstringente e normaliza a produção de sebo.Propriedades: Anti-séptico, diurético, calmante, expectorante. É satisfatório em casos de depressão, medo e ansiedade. É um ótimo tônico capilar para cabelos oleosos, pitiríase e alopecia. Suas propriedades adstringentes ajudam a cuidar da acne, eczemas e celulite. Bom para a limpeza facial.

Óleo de Cipreste: Propriedades: Relaxante, refrescante, ajuda a estancar o sangue e tem ação antiespasmódica, vasoconstritora e analgésica. Atua em casos de irritabilidade, nervosismo e inquietação. Exerce uma ação equilibradora sobre os fluidos ajudando a combater o excesso de transpiração e a celulite. Seu efeito adstringente cuida bem da pele oleosa, acne, pitiríase e dermatite seborreica. Bom para peles envelhecidas.

O Óleo de Citronela - é mundialmente conhecido por sua propriedade repelente.
Com o óleo pode ser feito produtos como vela, sabonete, sache, loção hidratante repelente de insetos, incensos, aroma ambiente enfim uma infinidade formas de aplicação como repelente.
O Óleo de Citronela age sobre pernilongos e borrachudos, podemos simplificar sua atuação
dizendo que atinge os insetos voadores que picam.
O óleo não é tóxico, não mata o inseto.
O ideal na aplicação ambiente é posicionar 1 difusor de aromas com 15 gotas de Óleo
de Citronela, a cada 40 m², serve para uma proteção de 4 horas.

 Óleo de Cravo- é rico em Eugenol, uma substância amplamente utilizada pela medicina odontológica. O cheiro característico do dentista vem desta substância,que é utilizada com anti-séptico e analgésico bucal.
O Cravo é tônico estomacal excelente, seu aroma fortalece o sistema digestivo, principalmente nos momentos de convalescença e fraquezas provocadas por doenças em geral.
É um óleo muito forte para os cuidados com a pele devendo ser aplicado em massagens e banhos em baixas dosagens (metade da dose, em relação a outros óleos), age como revigorante, fortalece o corpo agindo de forma contrária a friagem que provoca o resfriado. Fortalece as unhas,para micose de unha, mata fungos e restaura o tecido.

Óleo de Erva Doce: Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, galactogogo, desintoxicante, diurético, emenagogo, laxativo, tônico geral e estimulante.
Indicações Terapêutica: Cólica, prisão de ventre, flatulência e problemas digestivo.
Emocional: Ajuda a criar força e coragem ,reanimando e confortando.
Estética: Pelo seu efeito purificador ajuda a eliminar os excessos cometidos com alimentos e bebidas.
Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode ser tóxico em excesso, não usar em casos de gravidez e epilepsia.

Óleo de Eucalipto é famoso por suas propriedades mucolíticas, descongestionantes e expectorantes. Excelente no tratamento de doenças das vias respiratórias. Age como tônico e estimulante, fortalece o sistema imunológico. É também um poderoso desinfetante de ambientes, principalmente
contra bactérias aeróbias e fungos. Purifica o ambiente de verdade. Em massagens e banhos expande sua ação oxigenadora para além das vias respiratórias atingindo a musculatura. Relaxa os músculos e alivia tensões provocadas pelo excesso de esforço ou exercícios físicos. Propriedades: Descongestionante, depurativo, diurético, expectorante, analgésico, anti-séptico, cicatrizante. Também atua em casos de falta de atenção e de concentração, dando mais amplitude mental.

Óleo de Gengibre - Muitos conhecem o gengibre pelo seu uso em alimentos assados ou receitas asiáticas. Essa planta também pode ser usada para estimular o apetite e aliviar dores de cabeça. O gengibre alivia náuseas, protege o fígado, anti-inflamatório, reduz a febre, diminui o colesterol e os triglicerídeos, elimina radicais livres, promove o sistema imunológico e atividade antiviral.
 Propriedades: analgésico, anti-séptico, antioxidante, afrodisíaco, carminativo, estimulante, expectorante, rubefaciente, sudorífero e tônico geral.
Indicações Terapêutica: doenças infecciosas e respiratórias, artrite, dores musculares, cãibras, circulação deficiente, dor de cabeça, fadiga física e mental, náusea e vômitos.
Emocional: centra e estimula a mente, animador e revigorante.
Precauções: usar em baixa concentração, pois pode irritar peles sensíveis.contra-indicado na gravidez pelo potencial de induzir a contração uterina

Óleo de Gerânio é uma verdadeira jóia, são necessários 500 kg de planta fresca para a extração de 1 kg de óleo, daí o valor elevado do Óleo Essencial de Gerânio. É o óleo ideal para pele seca, envelhecida e desvitalizada. Excelente em aplicações em massagens corporais e faciais com o intuído de preservar a juventude da pele e mantê-la saudável. Sua ação em drenagens linfáticas é surpreendedora, melhora o tônus da pele, a coloração e o brilho natural. É envolvente e confortante nos banhos de banheira, provoca bem-estar e tranqüilidade duradoura. Combina bem com óleos cítricos como laranja ou grapefruit. Regulador do sistema hormonal e aliviador dos sintomas da TPM e menopausa.É tônico para o sistema nervoso, aliviando a ansiedade e a depressão. Equilibra a mente e reduz o estresse.
Tem efeito estimulante sobre o sistema linfático que ajuda a eliminar toxinas nos casos de celulite. É útil em todo tipo de pele exceto a pele muito sensível

Óleo de Grapefruit é pouco conhecido, no entanto trata-se do principal óleo essencial no combate à celulite. Age positivamente sobre o sistema linfático facilita a eliminação de toxinas.É lipolítico, em massagens e fricções ajuda no trabalho com a gordura localizada. O Óleo Essencial de Grapefruit há tempo faz parte dos protocolos de centenas de clínicas de estética no Brasil e no mundo.
Seu desempenho é excelente no tratamento pós-operatório de varizes. Seu aroma leve, fresco e amargo traz as sensações de descontração e motivação.
Propriedades: antidepressivo, adstringente, anti-séptico, colagogo, desintoxicante, eufórico, estimulante linfático e refrescante.
Indicações Terapêutica: convalescença e cansaço em geral.
Emocional: depressão e ansiedade.
Estética: celulite, pele oleosa e pele inflamada.
Alivia a tristeza e a depressão, criando um clima de auto-astral festivo e euforizante.

Óleo de Ho-leaf ou Ho-Wood - Hidratante e possui propriedades que protege e preserva a pele.  Poderoso rejuvenescedor e regenerador celular. Indicados para todos os tipos de peles, para peles cansadas e maduras. Usado no tratamento de rugas, estrias, dermatites, eczemas e acnes.
Propriedades: anti-séptico, antidepressivo, anti-inflamatório, diurético,estimulante, rubefaciente e estimulante circulatório.
Indicações Terapêutica: artrite, dores musculares, reumatismo e má circulação.
Emocional: estresse e depressão.
Estética: pele oleosa e acne.

Óleo de Hortelã Pimenta- Promove o crescimento do cabelo, e ajuda a estimular o fluxo de sangue para a raiz do cabelo. Isto é muito importante, pois ajuda o cabelo a receber a nutrição adequada. Pode haver a sensação de formigamento quando o óleo de hortelã-pimenta é aplicado no couro cabeludo, que é na verdade, a estimulação do fluxo de sangue para o cabelo. É expectorante e refrescante. Estimula o cérebro e clareia o pensamento. Ajuda a aliviar a febre, dor de cabeça e náusea. O aroma de hortelã pimenta é altamente energizante. 

Óleo de Jasmim: Propriedades: Relaxante, calmante e afrodisíaco, tem ação anti-séptica, antiespasmódica.O jasmim acalma o sistema nervoso, por isso é indicado para quando os nervos estão à flor da pele, e também quando a pessoa sofre de dor de cabeça insônia, depressão e com os sintomas da TPM e da menopausa. Propriedades: Antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, afrodisíaco, emoliente, facilitador do parto, galactagogo, sedativo, e tônico para o útero.
Indicações Terapêutica: Dismenorréia, letargia, dermatite, tosse, gripes e resfriados.
Emocional: Estimulante, auxilia nos casos de ansiedade, depressão e tensão nervosa. Ajuda a promover um sentimento de euforia e confiança. É considerado afrodisíaco.
Estética: Útil em peles inflamadas, quentes, sensíveis e secas, especialmente em casos relacionados ao estresse.

Óleo de Junípero – Propriedades: anti-séptico, anti-reumático, antiespasmódico, adstringente, carminativo, cicatrizante, depurativo, desintoxicante, diurético, emenagogo, nervino, rubefaciente, estimulante, sudorífero, tônico geral e vulnerário.
Indicações Terapêutica: amenorréia, dismenorréia, dermatite, flatulência, reumatismo, infecções do trato urinário, tosse, gripes e resfriados.
Emocional: clareia a mente, estimula, auxilia nos casos de ansiedade, e tensão nervosa.
Estética: É tônico para peles oleosas e congestionadas. E para perda de cabelos em decorrência de seborreia.Suas propriedades purificadoras amenizam o acne e a celulite.
Precauções: O uso prolongado pode resultar em estímulo excessivo dos rins. Deve ser evitado em casos de insuficiência renal. Não usar em casos de gravidez.

.Óleo de Laranja - Equilibra a produção de sebo. Revigorante, alivia a ansiedade. Na aromaterapia, é conhecida por sua habilidade para afetar o humor e baixar a pressão arterial. O aroma de laranja é o preferido de muitas crianças, e, geralmente, elas se adaptam melhor à aromaterapia quando este aroma é incluído. Propriedades Calmante, anticoagulante, sedativo, estomacal, diurético, tônico, antiespasmódico,
anti-séptico, antibiótico e depurativo. Ameniza rugas e manchas na pele.

Óleo de Lavanda - Auxilia no tratamento de coceiras e caspas no couro cabeludo. Útil para controlar a ruptura do cabelo e melhorar o seu crescimento. O Óleo Essencial de Lavanda é o mais consumido no mundo, pois além de ter um maravilhoso perfume, é o óleo anti-estresse. A lavanda acalma e tranqüiliza imediatamente. Na insônia 1 gota de Óleo Essencial de lavanda no travesseiro.
Para a pele: equlibra a oleosidade, bom para acne, inflamações e peles envelhecidas; é excelente em queimaduras de qualquer ordem: em áreas pequenas do corpo pode ser aplicado puro sobre a pele (somente uma gota por aplicação), em áreas grandes de queimadura aplicamos na forma de compressas frias e em queimaduras solares no corpo todo aplicamos diluído em Óleo Vegetal de Semente de Uva como hidratante.
O Óleo Essencial de Lavanda trata dores originárias por tensão, por excesso de esforço físico ou pancadas, alivia o sintomas de torcicolos, cólicas menstruais e estomacais,  espasmos musculares, tendinites, dores nos pés e nas costas.No ambiente o Óleo Essencial de lavanda proporciona paz, harmonia e aconchego.
É excelente para equilibrar o ambiente após eventos tumultuados ou até mesmo conturbados por discussões e brigas. Refrescante e relaxante, tem ação analgésica e anticonvulsiva.
Propriedades:
Anti-séptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante,anti-inflamatório, emenagogo, antiparasítico. Relaxante muscular, adstringente,condicionador cutâneo e antidepressivo. Desodorante, sudorífero, hipotensor,sedativo.

Óleo de Limão - Refresca, revigora, melhora a elasticidade e livra o couro cabeludo de resíduos. É especialmente benéfico para cabelos oleosos. Ativa a concentração e alivia o cansaço mental. Tem efeito antidepressivo. O forte aroma cítrico do óleo essencial do limão é utilizado para tratar dor de garganta, tosses e outras infecções. Ao ser inalado, ajuda a reduzir a pressão arterial. Também pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e melhorar a absorção de minerais, além de auxiliar na perda de peso. No Japão, o óleo essencial de limão é usado em difusores de escritórios e fábricas, pois se acredita que aumenta a concentração e a capacidade de memorização. Pesquisas comprovam que o aroma de limão é relaxante, o que aumenta a concentração. Como se considera que o limão estimula a mente enquanto acalma as emoções, inalar a essência pode auxiliar na tomada de decisões. 


Óleo de Litsea Cubeba -Propriedades: adstringente, antidepressivo suave, anti-séptico, carminativo, depurativo, estimulante e tônico geral.
Indicações Terapêutica: flatulência e indigestão,
Emocional: revigorante, estimulante, ajudando nos casos de estresse.
Estética: acne, dermatites, transpiração excessiva, pelas oleosas e cabelos oleosos.
Precauções: em doses altas é sensibilizante em peles sensíveis.

Óleo de Louro -Propriedades: adstringente, antiespasmódico, antinevrálgico, anti-séptico, colagogo, diurético, emenagogo, estimulante, sudorífero, e tônico geral.
Indicações Terapêutica: cãibras, dores musculares e reumáticas.
Emocional: animador, tem efeito excitante sobre as emoções.
Estética: cabelos oleosos, caspa e alopecia.
Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração. Evitar em peles sensíveis.


Óleo de Mandarina: Propriedades: antiespasmódico, colagogo, citofilático, emoliente e digestivo.
Indicações Terapêutica: retenção hídrica .
Emocional: tensão, depressão, insônia e estresse.
Estética: acne, peles oleosas, celulite, edemas, estrias e obesidade.

Precauções: fotossensibilizante; não aplicá-lo antes de exposição solar por pelo menos 12 horas.

Óleo de Manjericão: Propriedades: antiespasmódico, carminativo, diurético, cefálico, equilibrador, expectorante, sedativo, anti-séptico, revigorante, tônico do sistema nervoso e estimulante mental.
Indicações Terapêutica: Tem ação benéfica em distúrbios respiratórios e digestivos. Estimula o fluxo sangüíneo ajudando em casos de cãibras e dores musculares.
Emocional: Aliviador dos sintomas da ansiedade e depressão. Combate o estresse, a fadiga e a frieza emocional. Ajuda a clareza de raciocínio.
Estética: Sua ação tônica e refrescante beneficia peles congestionadas. Bom para cabelos oleosos.
Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração. Evitar em peles sensíveis.

Óleo de Manjerona: Propriedades: anafrodisíaco, analgésico, antiespasmódico, anti-séptico, calmante, emenagogo, expectorante, hipotensor, laxativo, sedativo, sudorífero e vasodilatador.
 Indicações Terapêutica: relaxante muscular, circulação, cãibras, fraqueza geral, alivia dores nas articulações enrijecidas, dores reumáticas, músculos tensos e contraídos, enxaqueca, sensação de frio.
Emocional: ansiedade, tensão, insônia, relaxante, aquecedor e reconfortante.
Precauções: Não usar durante a gravidez e sua propriedade sedativa, a tornam um bom tranqüilizante, mas pode entorpecer os sentidos, portanto use-a em baixa concentração.
Atenção: Efeito quase narcótico em doses elevadas.

Óleo de Melaleuca: (Tea Tree oil)  Poderosa ação antibactericida e antifúngica, adstringente natural. Poder cicatrizante, antisséptico e anti-inflamatório. Utilizado para tratar problemas cutâneos, como micoses, picadas de insetos, queimaduras, brotoejas, dermatites, herpes e verrugas. É poderoso anti-séptico e fungicida, parasiticida, germicida, cicatrizante e pode ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções.
Em banhos, compressas, massagens, fricções, inalações, escalda-pés e até mesmo puro, sobre espinhas e pequenos ferimentos. O Óleo Essencial de Melaleuca alivia dores originadas por infecções.
É excelente para os cuidados íntimos femininos e masculinos pode ser utilizado contra micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labialis, genitalis e zoster) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico, com resultados comprovados em pacientes soropositivos.

Óleo de Menta -é um óleo especial para as situações de inchaço e dor. É vaso constritor, analgésico e bactericida, ideal para aplicações nas lesões através de compressas frias, aplique 5 gotas de Óleo Essencial de menta por litro d'água sobre o local inchado, repita a aplicação de 2 em 2 horas até que o inchaço desapareça. As compressas são uma excelente forma de reduzir inchaços nos tratamentos
de traumas pré e pós-cirúrgicos.Em massagens e banhos o óleo de menta é refrescante, revigorante, analgésico e estomáquico.
Em enjôos com perda de apetite e vômito, aplicamos 2 gotas do Óleo Essencial de Menta, 1 colher de açúcar branco em 1 copo d'água com 200 ml, faz-se então gargarejo.
A ânsia de vômito desaparece imediatamente. Obs: não ingerir.

Óleo de Mirra - Úteis para cabelos secos e no tratamento de caspa..Propriedades: Anti-séptico, anti-inflamatório, adstringente, cicatrizante, citofilático, emenagogo, expectorante, fungicida, sedativo e tônico.
Indicações Terapêutica: Útil em problemas respiratórios, psoríase, reumatismo, gripes e resfriados.
Emocional: estimulante e fortificante
Estética: pele madura e oleosa.
Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração

Néroli - Não deve ser um nome muito conhecido, mas seu óleo essencial é usado em muitos perfumes e produtos de beleza; melhora a circulação e a saúde da pele.Propriedades : Antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, bactericida, afrodisíaco, desodorante,digestivo, sedativo, carminativo, emoliente, fungicida, tônico cardíaco.

Óleo de Noz moscada-Propriedades Relaxante, calmante, reenergizante, afrodisíaco, digestivo, anti-séptico, relaxante muscular, analgésico, antibiótico, antispasmódico, emenagogo e tônico.

Óleo de Olíbano – É revigorante e excelente para dissolver ressentimentos e mágoas.Propriedades: séptico, anti-inflamatório, adstringente, cicatrizante, citofilático, sedativo e tônico.
Indicações Terapêutica: problemas respiratórios, fadiga.
Emocional: Desacelera a respiração produzindo uma sensação de calma que ajuda a controlar a ansiedade, a tensão e o estresse. Ajuda a concentração; bom para a meditação; eleva a consciência.
Estética: proporciona vitalidade a peles cansadas e envelhecidas. Sua ação adstringente ajuda a reduzir a oleosidade.

Óleo de Ópio - Criatividade. Afasta a tristeza, a negatividade e acalma os ânimos. Refaz o sistema depois de um susto.

Óleo de Orégano: Retarda deterioração de alimentos por suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias e antioxidantes. Auxilia na cura de resfriados, gripes, febre leve, menstruação dolorosa, além de infecções causadas por bactérias, acne, alergias, artrite, asma, constipação, caspa, irregularidades menstruais, cãibras musculares, dores de cabeça, fungo, micose, pneumonia, tuberculose e infecções do trato urinário. O orégano é tão potente como morfina e age contra inflamação e doenças dolorosas.Possui carvacrol, timol, terpenos, ácido rosmarínico, flavonoides, magnésio, cálcio, zinco, ferro, potássio, cobre, boro, manganês, vitaminas A, C, E e niacina.

Óleo de Palmarosa - É o melhor óleo para o tratamento da flacidez e das rugas no corpo (na face é o óleo
de Rosas, um dos óleos mais raros e caros óleos essenciais do mundo). A Palmarosa origina o Geraniol, o mesmo é principal componente da rosa, em grande abundância e qualidade.
Propriedades: anti-séptico, cicatrizante, regenerador celular, estimulante, hidratante, digestivo e emoliente.
Indicações
Emocional: ansiedade, tensão e estresse.
Estética: acne, dermatite, escaras, impetigo, todos os tipos de pele, previne estrias, regula a produção de sebo, pequenos problemas infecciosos de pele e para rugas.

Óleo de Patchouli - Utilizada no tratamento da caspa, principalmente de cabelos oleosos. Propriedades: Relaxante, tem ação antidepressiva, afrodisíaca, cicatrizante, desodorante, sedativa e tônica.  Seu aroma reduz o apetite e ajuda a aliviar dores de cabeça. 
Propriedades: antidepressivo, antiflogístico, anti-infeccioso  anti-séptico, bactericida, cicatrizante, desodorante, diurético, estimulante, regenerador dos tecidos, regulador e tônico.
Indicações Terapêutica: impetigo, retenção de líquido.
Emocional: estresse, ansiedade e afrodisíaco.
Estética: acne, dermatite, eczema, pele madura, rachada e ressecada, rugas, pé-de-atleta, tinha e caspa.

Óleo de Pau Rosa -  Hidratante e possui propriedades que protege e preserva a pele.  Poderoso rejuvenescedor e regenerador celular. Indicados para todos os tipos de peles, para peles cansadas e maduras. Usado no tratamento de rugas, estrias, dermatites, eczemas e acnes.
Propriedades: antidepressivo, estimulante do sistema imunológico, revigorante, afrodisíaco e regenerador dos tecidos.
Indicações
Emocional: estresse, ansiedade e afrodisíaco.
Estética: acne, dermatite, eczema, pele madura, seca, desidratada e rachada.

Óleo de Petigrain -é obtido das folhas da mesma laranja amarga que produz o néroli. Nativa do sul da China e do nordeste da Índia. Os óleos são produzidos na França, norte da África, Haiti e Paraguai. O nome petitgrain é derivado da época em que era extraído do brotinho da laranja ainda verdes, daí o nome de pequenos grãos; um dos ingredientes da água de colônia.
Propriedades: antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, desodorante, digestivo e sedativo.
Indicações Terapêutica: falta de concentração.
Emocional: estresse, insônia e tensão.
Estética: acne, pele e cabelos oleosos, odores e tônico capilar.

Óleo de Pimenta negra- Originalmente uma planta silvestre, mas hoje é extremamente cultivada no Oriente, principalmente em Cingapura, Índia e na Malásia.
Propriedades: anti-séptico, analgésico, antiespasmódico, desintoxicante, digestivo, diurético,laxativo, rubefaciente, estimulante e tônico geral.
Indicações; Terapêutica: .dores musculares e articulares.
Emocional: muito estimulante, fortalece os nervos e a mente.
Estética: proporciona tonicidade aos músculos, de ação desintoxicante torna-se benéfico nos tratamentos de celulite.
Para os cabelos: tônico, combate a queda e evita a calvície. Bom para raízes\oleosas com pontas secas.
Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode irritar a pele e estimular excessivamente os rins.

Óleo de PinhoPropriedades Anti-infeccioso, antifúngico, antimicrobial, tônico, expectorante peitoral, diurético, depurativo, restaurador, refrescante, desodorante, descongestionante, anti-séptico pulmonar e urinário, sudorífero, bactericida, inseticida e rubefasciente. Estimulante da glândula adrenal.

Óleo de Rosa -.A rosa ajuda também no alívio de sintomas de diversos problemas femininos, como cólicas menstruais, TPM e alterações de humor inerentes à menopausa. 
Propriedades: O Óleo Essencial tem um aroma tão doce como a flor. Ambos são muito apreciados e
têm um efeito instantaneamente estimulante e positivo. Anti-infeccioso, anti-séptico,
adstringente, tônico, estimulante, afrodisíaco, emoliente, citofilático, bactericida,
antiviral e adstringente, antidepressivo, antiespasmínico,hepático, sedativo,depurativo e antivirotico.

Óleo de Sálvia (Officinalis) – É um poderoso relaxante, energizante e revigorante. Possui aroma penetrante, doce e sensual. Calmante e anti-inflamatório e ajuda a preservar a umidade da pele seca e/ou madura. Equilibra os problemas hormonais femininos.
 Propriedades: Anti-séptico, adstringente, antiespasmódico, antidepressivo, adstringente, afrodisíaco, cicatrizante, desodorante, depurativo, diurético, emenagogo, hipertensor e tônico.
Indicações Terapêutica: fraqueza geral, astenia, dores musculares e problemas menstruais.
Emocional: Em dose bem pequena pode acalmar e relaxar, pois tem uma ação no sistema nervoso central. É indicada para auxiliar nos casos de depressão, insônia, tensão nervosa, mágoa e tristeza. Ativa os sentidos e estimula a memória.
Estética: Ajuda em casos de lesões cutâneas como dermatites, eczema. É também tônico capilar.
Precauções: não usar durante a gravidez, nem na amamentação.Contra-indicado em casos de hipertensão e epilepsia. Usar somente em baixa concentração.

Óleo de Salvia Esclareia - Propriedades: Afrodisíaco, antidepressivo, anti-inflamatório, antisséptico, adstringente, antiespasmódico, emenagogo, eufórico, cicatrizante, desodorante, carminativo, hipotensor, tônico e sedativo.
Indicações Terapêutica: hipertensão, dores musculares, problemas respiratórios e uterinos.
Emocional: Um óleo muito apreciado pelos terapeutas, pois alivia o estresse, a depressão, a insônia, a agitação mental e os estados de pânico.
Possui uma ação sedativa nos caso de raiva, medo e frustração.
Estética: Por seu efeito regenerador atua em todos os tipos de pele. Bom para peles frágeis e finas. Ameniza rugas e vermelhidão da pele; estimula o crescimento dos cabelos. Reduz a produção das glândulas sebáceas combatendo a oleosidade e a caspa.
Precauções: Não usar durante a gravidez.

Óleo de Sândalo - Antisséptico, adstringente, anti-inflamatório, trata o couro cabeludo seco. Propriedades: Relaxante, tem ação antidepressiva, afrodisíaca, adstringente, expectorante e sedativa.

Óleo de Tangerina - Propriedades: Antisséptico, suavemente laxativo, sedativo, tônico estomacal, estimulante linfático e digestivo.
Indicações Terapêutica: Afeta o sistema digestivo além de estimular a digestão de gorduras.
Emocional: tensão, depressão, insônia e estresse.
Estética: Controla os processos hídricos ajudando nos casos de celulite, edemas e obesidade.

Óleo de Tomilho - O tomilho é geralmente associado à culinária, mas também possui aplicações aromaterapêuticas; esse óleo essencial pode ser usado para combater infecções.

Óleo de Verbena - Propriedades Estimulante do fígado e da digestão. Atua sobre o sistema neurovegetativo. Antiséptico, carminativo, antiespasmódico, refrescante, estimulante, desintoxicante,
hepatobiliar e estomaquico

Óleo de Vetiver - Propriedades Anti-séptico, emoliente, citofilático, imuno-estimulante, afrodisíaco, sedativo do sistema nervoso, calmante, tônico, estimulante do sistema circulatório, rubefasciente
e vermífugo.

Óleo de Ylang-Ylang - Antisséptico, calmante, ajuda a controlar a produção de sebo e estimula o crescimento do cabelo. atinge os hormônios sexuais femininos que também são responsáveis pela maciez da pele e cabelos das mulheres. Assim utilizamos o óleo na menopausa para devolver a maciez e o brilho à pele
e cabelos das mulheres que estão produzindo pouco hormônio.O Óleo Essencial de Ylang-Ylang abaixa a pressão sanguínea, sendo indicado para quem sofre com pressão alta. Aplique em difusão, massagem e banhos.

(Fontes: Sites: Sabão e glicerina; Cura pela natureza; Caldeirão de plantas e ervas medicinais, Phytoterapica, Apostila WNF, material do Curso superior de estética e cosmetologia ISBF)

______________________________________________________________________________

IMPORTANTE:

RESTRIÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS  PARA GESTANTES:

A restrição à adoção de alguns óleos durante os primeiros meses de gravidez deve-se ao fato que são compostos altamente concentrados. Em cada gota existe uma grande quantidade de substâncias, que em contato com a pele ou pelo sistema olfativo, acabam caindo na corrente sanguínea. Por mais gostoso que possa parecer o aroma, a sua utilização pode prejudicar a mãe e o bebê.

As essências mais tóxicas possuem elementos químicos, que podem ocasionar contrações, e consequentemente abortos; alterar a pressão sanguínea e até mesmo envenenamento em situações extremas.

 Os óleos essenciais que possuem propriedades emenagogas  também são contra-indicados à gestante, porque induzem à menstruação. Com o uso frequente, o fígado e os rins sofrem prejuízos. Portanto, a aromaterapia para crianças, gestantes, epiléticos, idosos e bebês deve ser sempre acompanhada por um profissional habilitado.

Entre os mestres da Aromaterapia, podemos seguir as orientações de Patrícia Davis (pesquisadora, terapeuta e diretora da Escola de Aromaterapia de Londres e uma das fundadoras da Federação Internacional de Aromaterapeutas). A especialista faz restrição do uso dos seguintes óleos essenciais durante a gravidez.

Óleos Essenciais considerados tóxicos para gestantes:

Alecrim, Anis, Arnica, Artemísia, Bétula, Cânfora, Cedro, Cipreste, Erva-Doce, Sálvia Esclaréia, Hissopo, Hortelã-Pimenta, Jasmim, Manjericão, Manjerona, Mirra, Orégano, Poejo, Rosa, Tomilho e Zimbro.

Óleos com propriedades emenagogas:

Alecrim, Camomila, Esclaréia, Hissopo, Lavanda, Manjericão, Mirra, Rosa e Zimbro (Junípero)

Apesar da Lavanda, Camomila e a Rosa serem considerados óleos "emenagogos", eles poderão ser usados em uma diluição bastante reduzida, ou seja, de 30 ml de óleo vegetal para 1 gota de óleo essencial, após o quinto mês de gravidez. A indicação é feita a pessoas que não tenham um histórico de abortos.
_______________________________________________________________________________

COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS 

MASSAGENS - Para formular uma porção suficiente para uma massagem, adicione de 2 a 3 gotas de óleo essencial para cada colher (sopa) de base de óleo vegetal.

COMPRESSAS - Coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial num recipiente com água morna; embeba uma toalha nesta mistura e aplique sobre a área afetada. Repita de forma a manter a área sempre coberta e aquecida.

BANHOS - Adicione de 4 a 8 gotas de óleo essencial em uma banheira de água morna. Em caso de peles sensíveis, dilua as essências em uma colher (chá) de óleo vegetal. Use de 3 a 5 gotas em escalda-pés ou banho de assento.

INALAÇÕES - Adicione de 5 a 6 gotas de óleo essencial num recipiente com água fervente. Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente e inale o vapor durante alguns minutos. Outra alternativa é colocar de 3 a 4 gotas em um lenço e cheirá-lo rapidamente.

AROMATIZAÇÃO - Adicione algumas gotas de óleo essencial em um borrifador com água. Em aromatizadores com vela, coloque uma colher(sopa) de água morna com algumas gotas do óleo. Para manter o nível da água, complete com água morna.


                        ADVERTÊNCIAS: 

1) Mantenha os óleos essenciais fora do alcance das crianças e animais;
2) Não use um óleo essencial internamente, somente com prescrição de profissional qualificado;
3) Não utilize óleos puros diretamente sobre a pele;
4) Não esfregue os óleos após usar um óleo, lave bem as mãos
5) Durante a gravidez alguns óleos devem ser evitados. Consulte um médico, farmacêutico ou aromaterapêuta. A diluição deve ser baixa (menor que 1%);
6) Epilépticos devem usar óleos com cuidados. Verificar as advertências do óleo;
7) Os óleos cítricos aumentam a sensibilidade ao sol, deve-se evitar exposição
8) Alguns óleos são incompatíveis com medicamentos homeopáticos, principalmente aqueles que contém cânfora ou mentol em sua composição;
9) Evitar o uso prolongado de um óleo essencial (máximo 1 mês).
10) Mantenha íntegro o rótulo do óleo, não confie na identificação pelo odor, pois pode haver confusão.


Este material tem por objetivo apenas informar sobre as propriedades dos óleos.

O foco aqui, não é tratar doenças graves, nem substituir tratamentos médicos.

                        

Postar um comentário

  1. Uso azeite de oliva sempe e adoooooro.
    Parabéns pelo post.
    Beijão

    http://rotinadeboneca.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi bonequinha! Também adoro umectar com azeite de oliva! Obrigada por comentar! bjãozão

      Excluir
  2. Oi Erika, nossa que matéria hein! Não se já te falei isso mas adoro seu blog, só vejo "super posts " por aqui e esse foi um deles! Parabéns, adorei conhecer mais sobre óleos essenciais! Super beijo!!!

    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinhaa!!Fico super feliz de vc curtir o blog! :) Tô até pensando em pedir uma ajuda dos seus conhecimentos de química para um outro post... depois te falo em detalhes... bjão, amore!!

      Excluir
  3. Oi Erika,

    adorei seu blog...a parte de óleos é super super completa!! Amei!!

    Uma perguntinha, adorei a descricao do Óleo Amla, onde eu consigo compra-lo??

    Super beijus,
    Re Rosa
    --
    https://brilhodecabelo.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Que bom que vc curtiu! ;)
      Eu não comprei, mas sei que vende aqui:
      http://www.amazon.com/Dabur-Amla-Hair-Oil-300ml/dp/B000JWM7E6
      bjinhos

      Excluir
    2. Óla Erika,PARABENSSSSSSS PELO BLOG RECHEADO... quando klicamos no link que voce indicou para compra do oleo ,o link nao entra,e quando clika para copiar e colar para entrar tambem nele, ele nao copia nem cola,tambem tenho preguiça de escrever todo o link,pois tudo na nete ja acostumamos a copiar e colar,rsrsrssr
      bjoss flor!!!

      Excluir
    3. manda um email que te envio o link
      bjks

      Excluir
  4. Jurava que já era sua seguidora, perdão!!!!
    Mas agora já estou...rs!
    Otimo post, adoro oleo, porque no meu amiga, não tem nada!!!
    Agora conheço um monte, e sua postagem pra mim foi super util!
    Bjokas
    Liia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liia, minha queridaa! Seja muito bem vinda!! Que bom que o post foi útil pra vc :) Eu tenho te acompanhado e seus cachos estão liiiinnndos!!! Estou doida pra voltar a ter os meus também, mas tá difícil deixar o cabelo crescer, e até formar os cachos de novo...vixi, bota tempo nisso..rs
      Gde bjo!

      Excluir
  5. Erika o Vatika é uma loucura aquele oleo de coco sem explicação de tudo de bom que é!

    Amiga eu tenho óleos essenciais em casa fazia algumas misturas com agua e borrifava pela casa, e usava no richô com agua, não usei ainda óleo carreadores com eles...

    A lavanda é a unica que me ensinaram por uma gotinha em cada pulso para aliviar o stress, hahahahahahaha acho que não preciso...

    Mas eu nunca quis colocar no cheirinho das minhas mascaras, eu tenho o ylang ylang, laranja amarga, lavanda, geranio, e outros e acho o cheiro deles forte por isso não misturei...

    Gostei de saber sobre os óleos.
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Lu! A lavanda tbm é boa pra dor de cabeça (coloca uma gotinha entre as sobrancelhas, na raiz do nariz). Eu uso aromatizador elétrico com óleo essencial para perfumar o ambiente...adoro! também nunca usei com óleos carreadores, mas vou começar a experimentar...
      Hummm... agora vc me deixou com vontade do Vatika...rsrrs. Aiai, e a minha lista só aumentando...hehehhe
      Bjão e ótimo fim de semana!

      Excluir
  6. Quero esse de jojoba agora..rs
    usei o de coco ontem pela 1 vez e amei
    bjus
    http://cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br/p/saude.html

    Alimentação e cabelos saudáveis tudo a ver
    Vc sabe quais são os 10 alimentos dos cabelos saudávéis?
    Clique aqui e saiba tudo...
    Amigos sigam meu blog com a comta do Twitter, G mail ou Yahhoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará! E eu quero todos!! Rsrs
      Vou te seguir no twitter tbm... bjinhos!!

      Excluir
  7. Oi érika, como faço para conseguir esse oleo de amla? achei interessante pois meus cabelos são pretos, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia, eu ainda não comprei, mas pelo que já li, vende aqui:
      http://www.amazon.com/Dabur-Amla-Hair-Oil-300ml/dp/B000JWM7E6
      Não sei se tem em alguma loja nacional... se souber te falo!
      Bjs

      Excluir
  8. Amei flor!
    Muito bom saber a diferença dos óleos e a melhor maneira de utiliza-los para o bem de nossa cabelêra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que gostou, Paty!
      Eu adoro fazer umectação com óleos, sabe? Ainda mais que eu tô sempre usando químicas... os óleos ajudam bastante!
      Bjks

      Excluir
  9. estou agora aprendendo q vale muiot a penna investir em oleos que shampooo e creminhoss,, ultimamente tenho adorado...uso na pele e nos cabelos.o resultado saiu melhor q a encomenda...acho que nao invisto mais em kerastase...acreditem eu senti que a umectaçao com oleos em meus cabelos teve um resultado melhor que hidrataçao com kerastase que é um absurdo de caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda a razão! Infelizmente, a maioria ainda tem preconceito com produtos naturais. Desconhecem a riqueza desses produtos, e valorizam mais o que vem de fora.
      parabéns pela sua visão!
      bjks

      Excluir
  10. Parabéns pelo Post ,muito detalhado ,explicando bem as propriedades dos óleos.

    ResponderExcluir
  11. seu blog é perfeito.... mas onde eu encontro esses oleos essenciais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee! Vc pode encontrar os óleos em lojas de produtos naturais (por ex. Mundo Verde),e em algumas farmácias de manipulação. E ainda em sites como Sabão e Glicerina, Mix das essências, Aroma Luz, e outras.
      bjks

      Excluir
  12. Oi Erika, oi Adri,
    Acabei de descobrir o blog de vcs e adorei! Já passiei por várias materias, posts, e estou aprendendo muito, obrigada as duas!
    Tenho uma dúvida: Toda vez que vou retocar a raiz, unica quimica que faço, fico com feridas na cabeça, e olha que tenho couro cabeludo oleoso e sempre fico 2 dias sem lavar antes de colorir. Ao ler o post acima pensei que posso usar algum óleo no couro durante a coloração e assim tentar evitar as tais irritações. Pensei no oleo de jojoba que ajuda os oleosos. O que vcs acham: vai impedir a absorção da tinta ou vai ajudar? bjos e muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Você usa essa tintura há muito tempo? Ela é de marca profissional ou comercial? Porque as marcas comerciais são mais propensas à darem alergias (não que as profissionais não dêem). E essas feridas podem ter sido causadas por uma reação alérgica a algum componente da tintura. Uma dica, seria experimentar trocar a marca da tinta, ok?

      Quanto ao óleo que poderia te proteger antes da tintura, recomendo o de rícino, sem dúvida.
      Aplique com generosidade no couro cabeludo e até um pouquinho nos fios, espere pelo menos 1 hora e só então proceda à tintura.

      Após o processo, ao hidratar os fios, coloque o gel de 1 folha de babosa junto a seu creme e aplique também no couro cabeludo e deixe 20 a 30 minutos, depois enxágue.

      Penso que o rícino mais a babosa te ajudarão com este problema.
      Volte aqui para contar-nos como foi, ok?
      Bjs

      Adri

      Excluir
    2. Oi Erika, sobre o uso do ricino antes da coloração, é necessário lavar/enxaguar o cabelo antes ou pode aplicar
      a coloração encima da umectação?

      Excluir
  13. Parabens pela materia! Super completa!
    Sóuma dúvida, quantas vezes por semana podemos fazer a umectação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vc pode fazer de 1 a 3 vezes na semana, dependendo da necessidade do seu cabelo. Mas sempre alterne uma umectação com uma hidratação, ok?
      bjks

      Excluir
  14. boa tarde, vc pode me auxiliar por favor?
    comprei 5 vidros de óleos de ricino pela net, e quando chegaram a validade estava para o mês 06/2013...
    entendo perfeitamente que devemos procurar respeitar o prazo de validade, mas será que posso utilizar pelo menos por alguns meses após?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      óleos vegetais são mais resistentes que os óleos essenciais. Se voce manter seu óleo bem fechado, em local seco e escuro, embalagens de vidro, não vejo problema q ultrapasse o prazo de validade
      Mesmo assim, ponha atenção na viscosidade, transparência, aroma. Se estas características continuarem iguais após meses da perca do prazo de validade, pode continuar usando.
      bjks

      Excluir
    2. muito obrigada, só irei abrir um a um, e estão em embalagens âmbar, guardados em local seco e escuro.
      bj

      Excluir
  15. e nos casos dos oleos de girassol,dende e pequi posso usar o natural mesmo,o de por na comida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os óleos de cozinha comuns são refinados, finos, normalmente misturados, não são puros em absoluto. A menos que compre um azeite extra virgem, ou um canola, girassol puro e sem refino, os comuns de cozinha não são ideias para usar-se nos cabelos ou pele, infelizmente.
      Bjs
      Adri.

      Excluir
  16. Erika para acelerar o crescimento do cabelo vc prefere o óleo de ricinio ou o de jojoba? :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lala, na verdade, para o crescimento ideal dos fios, devemos combinar vários tipos de óleos, cada qual em sua etapa e este será assunto de um proximo post aqui. Mas, entre as 2 alternativas que vc deu, o de rícino é mais adequado para este fim.

      Excluir
    2. Obrigada Adri :) Mas quantas vezes na semana posso passar o óleo de rícino?

      Excluir
  17. Artigo completo, minucioso e excelente. Cheio de informações úteis para o tratamento capilar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. olá Erika adorei o blog, eu descobri nos óleos ótimos meios de hidratação melhor do que vários cremes que ja usei, meu cabelo é seco, ressecado, ja descolori, pintei, eu faço progressiva, qual óleo vc acha mais indicado pro meu cabelo?????????? Tenho usado o de Argan.
    obrigada, bjooooooooooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wesley, td bem?
      Sim, eu tbm adoro óleos vegetais! Com certeza, são melhores que muitos produtos caros que vemos por aí, porque são naturais e livres de químicas.

      Olha, o de argan, só se for puro viu! porque nesses finalizadores com argan, a concentração de argan deles é muito baixa, e eles tem mais é silicones mesmo.... então o efeito é legal a curto prazo, mas ao longo do tempo, seu cabelo vai começar a ressecar.

      Aguarde, que semana que vem estaremos postando sobre óleos específicos para todos os tipos de cabelos, ok?

      bjks

      Excluir
  19. Bom Dia Erika,
    Andei pesquisando sobre o óleo de tamanu, no meu caso seria para a pele, encontrei bastate indormação aqui no seu site. Você sabe onde posso encontrar pra comprar??
    Muito Obrigada e parabéns pelas matérias, super completas e úteis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Tem aqui na ENGENHARIA DAS ESSENCIAS
      http://www.engenhariadasessencias.com.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1534

      Obrigada por nos acompanhar! Bjss

      Excluir
  20. De tudo que li,esse é o artigo mais completo e bem feito sobre óleos para os cabelos.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, vou fazer mecha nesta quarta feira, qual oleo deveria usar para proteger meu cabelo? Desde já obrogada. Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Existem muitos óleos disponíveis para este fim! Dá uma olhada lá no menu do blog em GLOSSÁRIO DE ATIVOS, e escolha um óleo de acordo com as características e necessidades do seu cabelo! ;)
      bjss

      Excluir
  22. Boa tarde!!
    Estou conhecendo o blog agora e estou adorando!!
    Gostaria de saber se o óleo de semente de uva também é um óleo carreador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ândrea!
      seja bem vinda!
      Sim, ele tbm é carreador. D~e uma olhada lá em cima no menu blog, em GLOSSARIO DE ATIVOS. Lá tem os óleos vegetais (carreadores) e os essenciais (aromáticos), e todas as suas propriedades; além de argilas, ervas, etc.
      bjkss

      Excluir
  23. Olá, não canso de ler, mas a pratica fica mais dificil, preguiça entende? Posso utuliza um oleo carreador -Argan- direto no cabelo, sem ter que mistura-lo a um oleo essencila? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todo óleo "vegetal puro" (carreadores) pode ser utilizado direto nos fios.
      bjs

      Excluir
  24. Eu uso Azeite de Oliva extra virgem, mas hoje consegui fazer a lista de óleos crescerem com a aquisição do óleo de coco e do óleo de abacate. Portanto já tenho para hidratação e nutrição. Faltam os óleos de limpeza e reconstrução para o crono-óleo ficar completo e começar o primeiro ciclo.
    Beijos Erika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legaaaal Chris!!! Ótimas escolhas!
      Sim, vá comprando aos poucos...
      Semana que vem vou postar como está sendo a minha primeira semana com o crono-óleos!
      bjão

      Excluir
    2. Mas Erika diz cá uma coisa, neste momento você está a fazer só o crono-óleos, ou tem conjugado com o cronograma com shampoo e cremes? Meu cabelo é oleoso, posso por os óleos no couro cabeludo?
      Outra coisa, minha linda cunhada ofereceu-me o kit Chronologiste Caviar da Kerastase dela para eu experimentar e saber se gosto para comprar o meu. Dizem ser o topo de gama da marca, mas fiquei sem saber o que ele é ao certo e na net também não achei grande coisa, você sabe alguma coisa sobre ele? Gostava de saber para poder incluí-lo no cronograma ou se devia ante investir na linha de reconstrução da Joico já que meu maridão ofereceu-se para me comprar um ou outro (lindo né?).
      Se souber (ou souber de outro blog que fale sobre ele) diz-me qualquer coisa.
      Obrigado! Bjs!

      Excluir
    3. Sim, estou fazendo só o crono-óleos, mais nada! Sim, tem óleos próprios para cabelos oleosos, e a Adri fará um post específico sobre isso.

      Eu não gosto de Kerastase. São produtos com muita química,que na verdade só maquiam, mas não tratam. Eu gosto de escolher os produtos pela quantidade e qualidade de ativos vegetais na composição. Não uso mais produtos que só tem químicas, e vou te ser sincera... acho um desperdício de dinheiro! (só minha opinião)

      Então, pra te dizer se acho bom, só vendo a composição deles...
      bjsss

      Excluir
  25. Nossa eu quero agradecer por esse blog que é maravilhoso, meu cabelo estra feliz com todas essas dicas maravilhosa, vcs são de mais estou seguindo a risa esse cronograma beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Regina!
      Hoje saiu o capítulo 2 hein!!
      qualquer dúvida é só falar, ou mesmo enviar um email direto pra adri.clubedocabeloecia@gmail.com
      bjão

      Excluir
  26. Olá, tudo bem? Vi que o oleo de mamona ajuda no crescimento do cabelo, mas senti muita dificuldade de espalhar no cabeludo... ele é bem groso, e os fios começaram a grudar nos dedos, impedindo que que eu massageasse... =( será que aquecendo ele afina e fica mais facil? os oleos essenciais podem ser aquecidos no microonda sem perder suas propriedades? vc indicaria para o crescimento o oleo de alecrim ou o de ricino/mamona? bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,
      Vc pode misturar o óleo de mamona(rícino) com algum outro óleo mais fino pra ajudar na aplicação, tipo óleo de coco, óleo de abacate, óleo de amêndoas doce ou óleo de semente de uva. No micro ondas eu não recomendo, mas se quiser aquecer levemente em banho maria, pode. Mas não deixe aquecer muito, apenas amornar

      O alecrim é óleo essencial, e pode ser adicionado (5 gotas) ao óleo de rícino para estimular o crescimento. Aí, no caso de crescimento, vc pode misturar o rícino com o de avelã, que tbm estimula, e ajuda a espalhar mais fácil...

      bjsss

      Excluir
  27. Excelente matéria e perfeitas as explicações...posso misturar óleo de argan(puro e vegetal)+ rícino e umas gotinhas do alecrim? Além do crescimento ajuda na queda tb?
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!
      O rícino e o alecrim, são ótimos pra crescimento e queda, mas o de argan é mais pra cabelos secos e danificados... carreadores bons pra queda são o avelã, linhaça, pracaxi, semente de uva, amla, neem,...

      Mas pode misturar o argan sim..fica aseu critério.

      bjss

      Excluir
  28. Estou PASMO com TANTA informação, no post sobre o yamasterol enchi frente e verso de uma folha só com dicas de produtos para usar com ele, no post e nos comentários, mas este post sobre os óleos, ah, esse eu vou imprimir e colocar na parede do meu futuro salão!!! Simplismente AMEI O BLOG, é escassa a quantia de informações academicas sobre evitar silicones e petrolatos, o uso do phantenol, no poo, co wash e etc, e encontrei muito sobre isso e dito de uma forma bem detalhada e, a principio, com uma base bem firme de quem vos fala, sei la como dizer, me deu credibilidade o que você disse, principalmente a mim que estou estudando estetica e quero abrir um salão somente com produtos com essa pegada mais natural e tals, são pessoas como você que me animam a continuar minha caminhada a cada dia, valeu, amei o blog, amei tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz com seu comentário! :)

      Minha formação é Ed.Física e sou prof de Yoga e Shiatsuterapeuta. Estudei fitoterapia e agora estudo aromaterapia e amo td relacionado à natureza. Comecei um curso de cabeleireiro profissional na Embelleze, mas não gostei, e decidi estudar e pesquisar por conta própria, pa na verdd o que eu adoro é colorimetria e química.

      E a minha preocupação é realmente levar informação sobre cosmética natural,e sobre produtos e tratamentos saudáveis.

      Muito boa a sua proposta de abrir um espaço voltado ao natural e à saúde. Estamos precisando de lugares assim...

      Qualquer dúvida sobre os posts, pode tbm escrever para clubedocabeloecia@gmail.com estou à disposição, ok?

      bjs

      Excluir
  29. Boa tarde Erika,uma duvida...comprei oleo de girassol ( só que aquele de cozinha msm,da marca liza) dei uma pesquisada mts meninas falando que compram esses de cozinha msm e da certo..mais depois que comprei pesquisei mais e li sobre gente falando que nao pode ser esse de cozinha..me ajude por favor rs rs (ps-eu usei e nao foi ruim nao) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Realmente, esse de cozinha não é o ideal, porque ele já passou por processo de refinamento e já não contém a maioria dos ativos... então, ele não irá tratar tão bem, entende?
      Se seu cabelo estiver precisando muito de nutrição, ele até deve quebrar um galho, mas usar constantemente, tvz não seja uma boa... aí vai da experiência de cada um... ele não é o ideal, mas se vc acha que seu cabelo está gostando, vá usando e vendo o resultado...sou a favor de experimentar!
      bjks

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Erika. é uma pena,mais ja que comprei vou usando intercalando com outros oleos vegetais q eu tenho.da proxima vez compro um de girassol sem ser de ''cozinha''rs. o ruim q nao to achando ele p vender :( ..beijuss

      Excluir
    3. Ju, procure por: VERIS ÓLEOS VEGETAIS no google ou no facebook... lá tem vários, e os preços são bons! bjss

      Excluir
  30. Erika, o óleo vegetal de avelã é comedogênico? quero usar pois a pele do meu rosto é acnéica e oleosa!Obrigada.
    Bjinhu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      alguns óleos vegetais bons para pele oleosa:
      avelã
      Semente de uva
      Girassol
      Jojoba
      Germe de trigo
      Cocos (babaçu, palmiste, murumuru e côco da praia)
      Arroz
      Algodão

      E alguns Essenciais:
      melaleuca
      cipreste
      junípero
      ylang ylang
      alecrim

      bjs

      Excluir
  31. Erika, o que falar do oleo de peixe? Vc sabe alguma informação dele para os cabelos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido,
      desculpa, nisso eu não vou poder te ajudar, porque nem procuro saber...pois eu não uso nada de origem animal...vou ficar te devendo essa!
      bjsss

      Excluir
    2. O oleo de ricino serve o de farmácia?

      Excluir
    3. Se for puro sim. Dá uma lida no rótulo, e na composição tem que estar apenas o óleo de rícino (mamona). Se tiver mais alguma coisa, não serve. Mas encontra em farmácia sim.
      bjsss

      Excluir
    4. Erika, o oleo de buriti é vermelho, se eu passar no meu cabelo preto vc acha que pode manchar ou sei lá, rs

      Excluir
    5. Não, cabelo preto não tem problema nenhum...
      bjks

      Excluir
  32. ola estou a procura de petroleo de arnica é indicado para pacientes com cancer ajuda no crescimento dos cabelos mais não consigo encontrar por favor vc poderia me ajudar?
    ficaria muito grata
    Queila Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Queila!
      Petroleo de arnica é a mesma coisa que óleo de arnica. Joga no google óleo de arnica e vc vai achar vários lugares pra comprar, ok?
      bjks

      Excluir
  33. Olá Erika, tenho oleo essencial de geranio em casa, posso adicionar no meu condicionador Lorys Baby Passiflora de 500ml que comprei pra começar o co-wash? Você recomenda já por dentro do pote ou somente na quantidade a ser usada no momento? Quantas gotas você recomenda? Obrigada e parabéns pelo maravilhoso trabalho! Aguardo su orientação. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Pode colocar no condicionador, se quiser. Para cada 100ml colocar mín de 25 ou máx de 50 gotas de óleo essencial.

      bem, eu não colocaria num condicionador de 500ml, pq eu gosto de estar sempre alternando os óleos... tvz se vc separasse num frasco de 100ml, fosse melhor, pq aí vc pode mudar o óleo essencial depois... ou então faz um teste antes pra ver se seu cabelo gosta... pra cada 2 colheres de sopa de condicionador, vc coloca no min.8 ou máx. 15 gotas de OE.

      bjs

      Excluir
  34. Erika, achei um site que vende manteiga e oleos vegetais: Armazém Peter Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore,
      olha, eu nunca comprei lá, mas já ouvi dizer que os produtos dele não são muito puros...
      Então, tente ver a composição antes, ok?
      bjks

      Excluir
  35. Ooii Erika...oh eu aqui denovo kkkkkkkkkkkk... tenho uma duvida..achei aqui em casa um frasco da age derm, acidos glaxos essenciais, ele é rico em vit A e E ... e eh rico em vários oleos vegetais... gostaria de saber se posso usa-lo a fim de umectar meu cabelo?? tah indicado para uso da pele em queimaduras..mas propriedades me parecem boa pros cabelos... oq vc acha?? ja ouviu falar???...bjaooo super

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha!
      Mas isso aí é um creme? Não conheço... mas não serve pra umectar não!!
      Umectação só com óleo vegetal puro ou manteiga vegetal mesmo!!
      bjks

      Excluir
    2. nao eh creme nao... é um oleo..e fala q é oleo vegetal puro...deixa eu ver se acho o link dele na net...pera la...
      https://www.google.com.br/search?q=age+derm+acidos+glaxos&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.48705608,d.aWM&biw=1366&bih=624&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Jx3fUdf5EImCqQHnl4G4AQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=A2WC0BRV7j563M%3A%3BdXURH_ljK9K32M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.medata.com.br%252Fimages%252Fdc0073.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.medata.com.br%252Findex.php%253Fmain_page%253Dindex%2526cPath%253D6_35%3B350%3B280

      eh esse aii... na composição dele é bem legal sabe... nao vi nd demais...mas neh...

      Excluir
    3. Aaahh então se na composição dele só tiver óleos puros, dá pra usar sim... ;)

      Excluir
    4. ja passei...to com ele...depois venho aqui contar o resul... kkkkkk q tudo de certo amem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. hehehhe legal..depois me conta! ;)

      Excluir
  36. Erika deu super certooo...arrasouuu o produto...super ameiii... só nao sei se recomendo pq cada cabelo eh cada cabelo..mas nossa maciez, o brilho..tudo de bomm :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio Paulinha? Que mara!!
      Vou fazer uma postagem sobre ele então!
      Vc tem como me enviar por email a composição dele,que não sei se vou achar na net?
      clubedocabeloecia@gmail.com
      valeeeeuu!! bjão

      Excluir
  37. oi..erika parabns pela materia...muito bom..erika eu uso olio de coco olio de extra virgem olio de amendoas doce...eu ultiliso nos creme de hidratacao ....ta certo

    ResponderExcluir
  38. Oi Erika, boa noite!
    Gostaria de saber se você sabe onde eu encontro óleo de Aloe Vera aqui em São Paulo?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô!
      A única loja física que eu sei que vende óleos naturais é a loja MUNDO VERDE. Mas pode ser que vc ache em alguma outra loja que venda produtos naturais.
      Eu só compro pela net, então não estou muito por dentro de lojas físicas.
      Bjsss

      Excluir
  39. Erika, eu tenho oleo de coco extra virgem da Copra, serve esse?

    ResponderExcluir
  40. Cara Erika, antes de tudo quero parabeniza-la pelo maravilhoso blog e agradecer a divulgação destas informações tão preciosas! Gostaria, se possível de sua ajuda... venho buscando óleo vegetal de jasmim há algum tempo e não encontro. Qual a melhor forma de obte-lo? Seria diluir o extrato glicólico em algum óleo carreador, diluir o óleo essencial em algum óleo carreador ou colocar as pétalas frescas do jasmim no carreador? O que vc acha? Agradeço se puder me responder. Super obrigada pelo blog tão lindo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca!
      Que eu saiba, óleo de jasmim não tem vegetal..é só óleo essencial, e caríssimo por sinal.
      E não tem como fazer óleo essencial em casa não. Mas se vc comprar o essencial, pode diluir no óleo vegetal sim... comprar o OE, acho q seria a única maneira vc ter o óleo de jasmim.
      Extratos não se misturam com óleos.
      bjão

      Excluir
    2. Fico muito grata Erika. Já tinha procurado extrato oleoso, óleo vegetal, tudo de jasmim hehehe... vi aqui noo blog falando sobre como fazer o óleo de ervas e fiquei encantada! pensava em fazer da mesma maneira, mas moro fora do Brasil e aqui é difícil encontrar as flores de jasmim... vou fazer com o óleo essencial como vc ensina aqui. Obrigada amore!

      Excluir
    3. Óleo essencial de jasmim deve ser divino!! Um dia eu compro! hehhe
      bjks

      Excluir
  41. Oi Erika, Vinha acompanhando uns blogs sobre cabelos a algum tempo. Muito obrigado por dividir conosco tantas informações importantes, você não é só mais um blog pra encher linguiça na internet você tem responsabilidade no que fala e no que indica para as suas leitoras, deixei de seguir vários blogs pelo simples fato de serem Ctrl C + Ctrl V, nada contra mas preciso de informações concretas, afinal estou lidando com o meu corpo, cabelo, saúde.
    Sou Epilética e não vi em nenhum site/blog que acompanho a informação de que epiléticos não poderiam usar quaisquer desses óleos que vc sitou. Eu amo o seu blog, parabéns pelo excelente trabalho, e carinho com cada post. Beijos! Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnnn amore, fico emocionada e muito feliz!!
      Com certeza, eu não tô aqui pra encher linguiça, mas sim poder ajudar às pessoas!
      Obrigada por acompanhar o Clube!
      bjs no coração!

      Excluir
  42. Oi Erika, estou amando suas postagens... sou de Maringa/PR, e gostaria de saber se vc pode me informar sites de lojas (seguros) onde eu possa fazer pedidos de óleos vegetais e essenciais... Obrigada!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Claudia!
      Se for só óleo vegetal, tem o Mundo dos óleos, que tem muiiiiitas variedades...fiz até resenha deles aqui. Tem a VERIS, tem tbm a Engenharia das essencias (lá tem O.essencial tbm, mas só usei o vegetal, então não sei dizer se o EO é bom), a Phytoterápica.(to até fazendo sorteio no blog), a Laszlo...

      para óleos essenciais, tem:
      Phytoterápica
      Laszlo
      Força da terra
      BySamia
      Bioessencia
      Terra flor
      Viessence
      Natue
      WNF
      HERBIA

      bjs

      Excluir
  43. Erika amo demais seu blog de todos que conheço melhor, toda duvida que tenho você tira, hoje vou pra cama com azeite de oliva na cabeça pra ver se acaba to com coceira orivel, e o que disponho em casa no momento, minha mãe diz que essa coceira devido eu ser muito estressada ai não sei ta demais vou ver se com óleos melhora..


    bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, massageia bem o couro cabeludo com o azeite, mas não encharca não tá...bem pouco mesmo, pra agir só no couro cabeludo!
      bjss

      Excluir
  44. Oi, Xará! Parabéns pelo blog! Está salvando a vida dos meus cabelos! rs!
    Gostaria de saber onde você compra os óleos indianos para pronta entrega. Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Amei, amei o post!! É exatamente o que eu estava procurando e muito mais, muito completo cheio de informações, parabéns. Flor tem como me mandar por e-mail (matos.gp@gmail.com) pra eu ter no meu arquivo pessoal e recorrer quando for necessário?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amore, sorry...não dá pra ficar enviando postagem por email. Se eu abrir mão pra vc, tenho que fazer pra todos os outros que me pedem, e isso vai me tomar muito tempo. Mais fácil vcs deixarem a página no favoritos. ;)
      bjsss

      Excluir
  46. Oii Erika , eu uso Óleo de Maracujá. Amei o resultado dele no meu cabelo, ele deixa meu cabelo mt macio e eu já vi resultados. Ele esta maior, uso cabelo bem curtinho a anos, e agora ele já esta na altura do ombro. Não sei se é recomendado para meu cabelo ( to tirando todos os cachos dele, estou alisando a algum tempo - cacheado da trabalho rsrs' ). Mas que meu cabelo ta bem melhor, isso tá. Beijoos amei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacke, seja bem vinda!
      Eu tbm adoro óleo de maracujá!! Aliás, ainda não vi nenhum que eu não gostasse rsrsrsr
      Se ele tá fazendo bem ao seu cabelo, então continue... time que tá ganhando não se mexe.
      bjssss

      Excluir
  47. Oi Erika... primeiro parabéns pelas explicações e por ser tão atenciosa com todos... queria saber se você pode me ajudar com uma dúvida... estou grávida de 7 meses, posso usar óleo de rícino puro no couro para umectação? quanto tempo posso deixar agindo? E aquele tônico de alho da gota dourada, queria muito usar será que pode? tem como me ajudar? desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda, td bem?
      Sim, pode usar o óleo de rícino sem problemas, e ficar o tempo que quiser. Ele é meio grosso, então se vc quiser pode diluir em outro óleo vegetal pra facilitar a aplicação. Pode ser o semente de uva ou amendoas doce, mas que sejam puros, ok? O tonico de alho tbm não tem problema não.
      Bjssss

      Excluir
  48. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, estou cada vez mais encantada pelas matérias e louca para começar a usar produtos naturais na pele e nos cabelos, estou passando por uma reeducação alimentar e vendo os benefícios de deixar de lado os produtos industrializados na nossa alimentação e tenho certeza que nos cabelos não será diferente.

    Gostaria de saber como aplico o óleo de argan puro nos cabelos, sei que ele é altamente hidratante então apesar de ter cabelos secos estou com receio de exagerar na quantidade, irei comprar o frasco de 30 ml na Engenharia das Essências, quanto aplico? essa quantia dura aproximadamente quantas aplicações puras? Ah, e posso misturar ele com máscaras de hidratação ou condicionadores quando não for aplicar puro?

    Aproveitando, tbm irei comprar o óleo de semente de uva para aplicar na pele, inclusive no rosto por conta dos benefícios que ele traz para a acne, posso aplicar puro diretamente? E depois de aplicado posso passar protetor solar normalmente (uso o La Roche-Posay - Anthelios) por cima?

    Muito obrigada e desculpa pelo exagero de perguntas mas estou realmente muito empolgada com essa nova fase.. rsrs
    Beijoos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lala!
      Que bom que está gostando do Clube :)

      No menu do blog em ARTIGOS, tem um post que eu ensino a fazer umectação (tá no mês de abril).
      Sim, pode usar nas máscaras e no condicionador, uma colherinha de café (3ml)

      O Semente de uva tbm pode ser aplicado puro. Na verdade todos os óleos vegetais puros podem ser aplicados sobre a pele. Sim, pode colocar o protetor se achar necessidade.

      Bjssss

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, estou lendo tudo por aqui e aprendendo bastante!

      O meu óleo de semente de uva ainda não chegou então não sei se ele tem algum cheiro, mas mesmo assim queria saber se posso depois de aplica-lo na pele passar algum creme hidratante comum, como os da Victoria's Secret, por conta do cheiro mesmo que eu pelo menos gosto de vários e ja estou acostumada.

      Excluir
    3. Lala, o óleo vegetal quase não tem cheiro... o que vc pode fazer, é colocar umas gotas de óleo essencial nele, pra ficar cheiroso. Nunca usei óleo e creme junto, então não sei dizer como é.. experimente!
      bjksss

      Excluir
  49. Oi Erika, caçando produtos para hidratar a pele aqui na internet, felizmente vir parar aqui. Estou impressionada com tantas informações...parabéns!!!
    Gostaria que me ajudasse pois comprei alguns óleos aqui em Salvador numa casa de essências e achei muito mais barato em relação ao Mundo verde e agora estou em dúvida se realmente é puro. Você poderia indicar sites que vendam oléos para pele e cabelo? Obrigada e já estou curtindo sua página no Facebook. Beijoss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Thaís! Seja muito bem vinda ao Clube!
      Lá em cima, no menu do Blog, vá em "ONDE COMPRAR MATÉRIA PRIMA COSMÉTICA" tem um post onde eu dou listas de sites para comprar óleos, extratos, argilas, tudo...
      bjssss

      Excluir
  50. adorei seu blog, tem muitas informaçoes bem uteis.
    obrigada.
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou,Léia!
      Seja muito bem vinda, e qq dúvida é só chamar!
      bjsssssssssss

      Excluir
  51. OI Erika eu to adorando usar oleos vegetais no cabelo,percebi que eles melhoraram muito,so que meu cabelo e muito fino e eu uso tintura vermelha,tenho percebido q ele esta ficando muito "fuá",rsrs....ressecado na frente principalmente.Queria saber se posso depois do cabelo limpo usar um oleo vegetal que possar permanecer no cabelo???ate a lavagem seguinte ,tipo uns dois dias depois??? Se sim qual desse que eu tenho e o melhor para usar??? tenho o de cartamo,amendoas,cenoura,aloe vera,macadamia e coco.
    bjok querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore!
      Sim, sem problemas, pode usar os óleos como finalizadores tbm. Qualquer um que vc quiser.
      bjss

      Excluir
  52. Olá Erika, primeiramente, parabéns pelo blog, adorei desde o momento que o encontrei, alguns dias atrás
    .Maravilhosa sua ideia.
    E estou atrás de uma ajudinha...
    Eu comprei alguns óleos vegetais na Engenharia das Essências,na ideia de dar um trato no cabelo, mas eu sou muito sensivel a cheiros, até a babosa natural , aquele gel, incomoda, tanto que sempre uso com creme,então, da mesma forma esses óleos tem odores fortes pra mim. Minha mãe diz que é característico da planta e tudo mais. Mas é dificil ficar um tempo maior com eles no cabelo, porque o cheiro incomoda. Queria saber qual a quantidade de óleo essencial que eu posso colocar em 100ml de óleo vegetal, para dar uma aromatizada e cortar esse cheiro.
    Desde já muito obrigada
    =D
    ps: adorei as dicas sobre produtos naturais,orgânicos, to pensando em fazer a transição , porque meu cabelo cansou de ser maltratado por esse produtos que só ficam no make e nunca resolvem nada =/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      Seja muito bem vinda ao Clube!
      Os óleos essenciais possuem cheiro bem mais forte q os vegetais, pq são concentrados. Pra cada 100ml de o.vegetal, pode colocar no mínimo 25 e no máx 50 gotas de o.essencial, ok?
      bjsss

      Excluir
  53. Olá, achei óleos refinados no site da Engetec. estes também servem? queria comprar tudo em um só site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os refinados não são tão bons qto os vrigens... mas na falta de tu, vai tu mesmo..rs
      bjsss

      Excluir
    2. ah sim! so mais uma perguntinha tem mt diferença no óleo retirado com prensagem a frio e a quente? ;s

      Bjs!!

      Excluir
    3. a prensagem a frio preserva mais os nutrientes. Estou estudando melhor sobre óleos refinados. Em breve farei um post sobre isso, ok? bjksss

      Excluir
  54. Erika vc já comprou óleo de mutamba??No mundo dos óleos não tem,gostaria de experimentar.

    ResponderExcluir
  55. Oi Erika! (:
    Uma dúvida: eu posso passar qualquer um dos óleos mencionados no post nos meus cabelos, ou somente aqueles que você comentou a ação no cabelo?
    Posso misturar um pouco de óleos essenciais nos meus óleos vegetais? Eu detesto o cheiro do óleo de rícino, queria misturar algo para que ele ficasse com um cheiro mais agradável...

    Além disso, há algum site que você indique para comprar óleos vegetais e óleos essenciais? =)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      O ideal é vc escolher os óleos mais indicados pro seu tipo de cabelo. No menu em "Tratamento capilar com óleos" tem um post onde eu dou a tabela dos óleos. Pode colocar o óleo essencial sim, mas tbm respeitando o seu tipo de cabelo. Lá no menu tbm tem "Onde comprar materia prima cosmética" tem um post q dou uma lista de sites q vc encontra os óleos.
      bjksss

      Excluir
  56. OI Erika! Li nos comentários que vc recomendou alguns óleos para peles oleosas e não citou o de maracujá....Eu esta muito interessada em passar o de maracujá no couro cabeludo e no comprimento os que eu já tenho em casa (coco, argan e rosa mosqueta). Queria aproveitar o de maracujá para passar no rosto também com umas gotinhas de melaleuca que já tenho pq fiz a sua receita de demaquilante que é muito bom por sinal kkkk
    Se puder ajudar agradeço! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! É que são tantos óleos bons, que não dá pra indicar todos rsrs
      Sim sim... pode usar o de maracujá, sem problemas!
      bjkssss

      Excluir
  57. Olá querida colega "alokadosoleos"! tenho me interessado muito pelo assunto de óleos vegetais e uma coisa tem me preocupado - a pureza dos produtos vendidos. Sugiro a leitura de http://www.aromasessenciais.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=386%3Aoleos-puros-ou-adulterados&catid=34%3Aarticles&Itemid=1
    Que tal falar desse assunto? grande beijo

    ResponderExcluir
  58. Erica o oleo de babaçu pode ser usado nos cabelos? e parecido com o oleo de coco? penetra rapido e da maciez? to nessa duvida e queria saber antes de comprar ne?pra nao comprar a toa,otimo post bjss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!
      Sim, para as 3 perguntas! heheheh
      Pode se jogar que ele é ótimo, inclusive é um ótimo carreador para massagens tbm! ;)
      bjksssss

      Excluir
  59. Oi Erika!! Adoro muito o seu blog, uma dica melhor que a outra! rs

    Acho que vou esses óleos para auxiliar no crescimento do meu cabelo : óleo essencial hortelã pimenta/ylang ylang + óleo de semente de uva ou rícino (óleo base) O que acha?

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  60. Oi Erika de novo!! rsrs
    Onde posso encontrar o óleo de semente de ameixa?

    Obrigada, bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juubs, com tantos óleos, vc foi escolher um dos mais difíceis? rsrsrrsrs
      Amore, nunca vi vendendo esse óleo puro...
      Se um dia achar, te falo... e se vc achar, me fale também...please!
      bjkssss

      Excluir
  61. Olá Erika, comprei alguns OE, mas agora estou na duvida de qual OC comprar que possa usar tanto para o corpo quanto cabelo. Pensei no de abóbora ou rosa mosqueta. Qual é mais cheiroso, ou qual vc indica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Esses 2 são ótimos! E tem tbm o Castanha do Pará, Coco, Linhaça, Germe de trigo, Semente de maracujá, semente de uva... todos esses são ótimos carreadores para a pele.
      bjsss

      Excluir
  62. Olá Erika, segue como sugestão de post: Sal do Himalaia (o sal rosa). Só não sei se dá pra passar nos cabelithos....rsrsrsrsrs Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão... vou pesquisar sobre ele! ;)
      bjkssssss

      Excluir
  63. Ola Erika
    Gostaria de ter oleo de cenoura em meu cronograma,mas gosto de extrai los.Gostaria de saber se posso extrair o oleo da cenoura sem ter que levar ao fogo so deixando de molho em um outro oleo carreador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleudinea,
      Sim, é até melhor fazer sem ir ao fogo, pra não perder as propriedades. Vc pode pegar a cenoura crua e seca (lava e deixa secar bem), e macera ela num pilãozinho. Depois coloca num vidro esterilizado com tampa, e cobre de azeite de oliva extra virgem. tampa, e guarda em local longe da luz por umas 8 a 10 semanas, sacudindo todos os dias.
      bjs
      bjs

      Excluir
  64. Erika, adorei seu blog, ele é muito informativo! Mas eu to numa dúvida cruel aqui.. Comprei óleo de melaleuca, lavanda e hortelã pimenta, meu cabelo é oleoso. Mas preciso de um óleo carreador para misturar um pouco pq senão esses 10ml não vão durar nada neh rsrsrsrs e nossa que dúvida ._. qual você indicaria? Queria o de rosa mosqueta mas só acho de 10ml para comprar queria um que tivesse de 100ml... Pensei no de amêndoa doce ou no de groselha negra... Ia pegar o de Argan, mas eu já tenho o shampoo e a máscara de argan da Kiehl's ai acho que é muito argan rsrsrsrs macadâmia seria muito pesado neh? Meu cabelo é com luzes, mas fino, liso e oleoso na raiz...nas pontas é mais seco por causa da tintura...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liana!
      O óleo de hortelã pimenta não pode usar puro, tem q ter carreador mesmo. Como carreadores, tem as opções dos óleos de coco, abacate, maracujá, mamona, germen de trigo, linhaça, semente de uva, etc

      Um OE bom para cabelos mistos, é o de capim limão.

      bjsss

      Excluir
    2. E mais uma dúvida, eu tenho um tubo do Magic Elixir da Kiehl's e acho ele super prático para aplicar essas coisas, mas ele não é fosco, é amarelado mas transparente (parece um tubo de ketchup, mas fica fechadinho) se eu fizer uma mistura por exemplo de óleo de linhaça, melaleuca, lavanda e hortelã pimenta, por quanto tempo posso usar essa mistura sem que ela perca as propriedades você sabe me dizer? Ou se deixar fechado e ao abrigo da luz não tem "validade"?

      Excluir
    3. Oi Liana,
      O tempo de validade dos óleos é entre 1 a 2 anos da fabricação...mas eles tem que ficar abrigados da luz, calor e umidade. O recipiente de vidro tbm conserva mais.
      Não dá pra eu te dizer qto tempo eles vão durar. Vc tem que observar a cor e o cheiro. Se houver alteração, ele ficar meio opaco, e o cheiro alterado, aí já está ruim.
      bjsss

      Excluir
  65. Oi Erika, vi um vídeo seu sobre umectação e vc utilizou o óleo de semente de abóbora, quando entrei no site da veris para procurar óleo vegetal só achei o óleo gourmet de semente de abóbora, é esse mesmo que vc usa?
    Moro no Rio e amanhã irei em busca de alguns óleos vegetais no mundo verde, pois site sempre demora muito e aqui na minha vila as vezes não tem ninguém pra receber encomendas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tatiana,
      É esse mesmo. Todos os óleos gourmets servem para a pele e cabelos.No mundo verde tem várias opções de óleos vegetais, e inclusive alguns trabalham com a marca VERIS.
      bjkss

      Excluir
  66. Olá, boa noite.

    Estou precisando dos seguintes óleos para cabelo:
    - Óleo de Maracujá
    - Óleo de Pequi
    - Óleo de Babaçu

    Como faço para adquiri-los? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano!
      Eu não vendo óleos aqui.
      No site "engenharia das essencias" vc encontra esses 3 óleos, e tem o Mundo dos óleos tbm (banner do lado direito)
      abç

      Excluir
  67. amiga adorei esse assunto de umectação capilar, óleos essenciais e vegetais..como vc sabe muito em? adorei, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera! Que bom que gostou!!
      Sei muito não... só o básico pra cuidar dos cabelitchos =)
      bjkssss

      Excluir
  68. Erika sempre te acompanho e compro alguns produtos na Engetec pois vi seus post falando sobre ela, o óleo de chia e o extrato de alecrim não fizeram diferença nos meus cabelos, tenho 53 anos e cabelos crespos e quase não crescem e são ultra ressecados, aff, hoje li todos os comentários e vi q vc disse que ha diferença entre o óleo refinado e virgem, agora vou mudar para a Veris o que vc me recomenda comprar para melhorar o crescimento dos meus cabelos, desde já parabéns sempre por toda dedicação e fazer um trabalho de qualidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zeena,
      Os óleos da VEris são ótimos, tanto pra uso cosmético qto pra comer (melhor ainda! rs)
      Qto ao crescimento, existem vários fatores que influenciam, principalmente os hormônios, pois qdo a gente vai chegando aos 50 é uma bagunçada hormonal só, né? A alimentação tbm influencia. Então seria legal vc consultar um dermato ou um tricologista pra analisar melhor a falta de crescimento e o ressecamento, pq se for algum fator interno, não adianta vc só cuidar externamente...
      O óleo de mamona e de abacate são bons para ajudar no crescimento, junto com OEs de hortelã pimenta, ylang ylang, alecrim, etc.
      Tv z o óleo essencial de alecrim fosse melhor que o extrato pra vc, pois é bem mais concentrado.
      bjksss

      Excluir
  69. Obrigado Erika, fiquei emocionada, venho cuidando da alimentação mais falta a visitinha ao Dermo, bjss!!!

    ResponderExcluir
  70. oi Erika. É a primeira vez que comento, mas sou fã do seu blog, tenho ele na minha barra dos favoritos e seeeempre volto para checar alguma duvida ou aprender um pouquinho mais! Aprendi muita coisa aqui e ja estou passando adiante, inclusive indicando seu blog prazamigas hahaha. Ja me tornei uma viciada em oleos, todo mes espero o dinheirinho que sobra pra comprar mais e mais e mais hahahah 'alokadosoleos'.
    Esta lista é uma das paginas que eu mais visito do blog, sempre volto aqui pra decidir quais futuros oleos quero comprar.
    Depois de muito estudar percebi o quanto somos mal informadas e ate preconceituosas em relação aos oleos. Meu cabelo adooora oleos, alias, mais ate do que cremes e hidratação, estou mergulhando fundo na nutrição, nas humectações e no crono-oleos. Estou amando. Precisamos deixar de lado os tabus e as antigas crenças e dar aos cabelos o que eles gostam! é um absurdo a quantidade de vendedoras de perfumaria e profissionais de cabelo que simplesmente nao sabem esses conceitos basicos a respeito do uso de petrolatos, silicones, oleos etc. Agora que entendo um pouco mais do cronograma e dos oleos, to me sentindo 'A expert'! É porque sao anos de má informação, tentando encontrar uma maneira de tratar os cabelos e só ver resultado no salao, sendo que uma semana depois volta a maçaroca de antes. A internet tambem tem ajudado muito ne, me lembro de na adolescencia conhecer uma esteticista que recomendou alguma coisa a respeito de oleo e queratina, mas era muita informação, e eu acabei nao assimilando tudo, e nao tinha onde consultar. Agora, graças a deus existe o clubedocabelo!!!

    Nessa lista aqui só senti falta do oleo de camomila, que tem carreador e tambem essencial. Quando criança, usava muito produtos a base de camomila, e agora, nesse momento, tenho experimentado o oleo. A camomila é emoliente e tem a característica de clarear e dar brilho aos cabelos. Quem tem cabelos castanhos claros pra cima percebe a diferença! é uma otima dica para tirar o esverdeado da piscina, ou simplesmente dar um toque de reflexos claros sem fazer a descoloração. Se sair ao sol, fica parecendo californiana! hahahaha claro que depende do tom natural e das quimicas do cabelo, mas vejo bastante efeito no meu cabelo.
    Um beijo querida, espero que voce fique rica com tanta coisa boa que voce transmite aqui no blog e nas comunidades de cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida!!
      Quer dizer que vc tbm é "alokadosóleos"? heheheh
      Que bom que vc comentou!! Venha comentar sempre, agora! ;)
      Pois é... nós vivemos num mundo consumista, onde não há interesse em divulgar e esclarecer sobre produtos naturais e mais baratos...
      Obrigada pela dica, muito bem lembrada! Vou falar do óleo de camomila ! ;)
      Bjãozão!

      Excluir
    2. Flavia, no momento uso o argan orgânico do site engenharia das essencias.

      Excluir
    3. flor vc ja usou o de argan do site " sabao e glicerina " ? pq la ta bem mais em conta que na " engenharia das essencias " ... bjo

      Excluir
    4. Não usei, nem vou usar, pq não confio mais nesse site... e óleo barato demais, sempre desconfie! bjss

      Excluir
    5. serioo ? pq vc nao confia no site ? ja estava quase comprando nele .... bjo

      Excluir
    6. Primeiro pq eles tem um péssimo atendimento ao cliente. Há 1 ano atrás fiz uma compra lá por sedex, e eles levaram 5 dias pra postar minha encomenda. Mandava email e eles não respondiam... ou seja, demorou quase 10 dias pra chegar a compra que paguei pra chegar em 2 dias. E parece que hoje em dia não mudou muito não... vejo muita gente reclamando de atraso na entrega, e tbm da qualidade dos óleos.

      Lembro que alguns óleos tinham cheiro de óleo de soja...mas na época eu tbm não entendia muito de óleos...
      E pode ter certeza que óleo vegetal puro, e principalmente óleo essencial com preço muito barato, não é boa coisa....
      bjss

      Excluir
  71. Erikinha, estou adorando o OV de Buriti para a pele, mas não gosto do cheirinho dele ... Me lembra azeite de dendê e dá uma vontade de comer acarajé ... rsrsrsrsr
    Estou pensando em misturar OE de lavandin (adooooooooro) nele. Como deve ter uns 80 ml no frasco do OV, posso colocar umas 16 gotas do OE, é isso mesmo?
    Essas alquimias maravilhosas estão me fazendo exercitar a regra de 3 ... rsrsrsr
    Bjs, kerida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk gostei do acarajé e da regra de 3!
      Vc pode colocar até 40 gotas de OE se quiser, que dá 2,5% (máximo)
      bjssss

      Excluir
    2. Obrigada, kerida!
      Essa dosagem de OE é sempre essa? Ou seja, para colocar em shampoo ou condicionador, por exemplo, pode ser até 2,5%?
      Bjs iluminados
      Vânia

      Excluir
  72. Erika tem algum oleo q posso subtituir o alo vera ? o extrato glicolico tem o msmo efeito ? bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, substituir em que sentido, pra qual objetivo? Não sei se o extrato tem as mesmas propriedades que o óleo, mas é tão bom quanto.
      bjksss

      Excluir
  73. algum que tenha funçao parecida com o de aloe vera para o cabelo .
    bjoo

    ResponderExcluir
  74. Oi Erika! Primeira vez comentando no seu Blog! Aprendo muito com você!
    Me surpreendi com as funcionalidades do óleo de melaleuca. Comprei com uma amiga podóloga pra tratamento das minhas unhas, meio sem acreditar que faria efeito. Mas depois de ler os seus posts, já usei até no Co-Wash! Maravilha!
    bjossss, Danny Oliveira
    http://armariopublicobreshop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!
      Que bom que vc comentou!!
      Olha, o melaleuca é o óleo essencial que serve pra quase tudo!! Esse não pode faltar aqui em casa! É realmente tudo de bom!!
      bjssss

      Excluir
  75. Oi Erika! Tudo bem?
    Como posso usar os óleos vegetais e essenciais em loções e cremes hidratantes para o corpo? Qual a proporção de diluição? Vc tem algum post sobre isso? Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os essenciais devem ser diluídos sempre nos vegetais, numa proporção de até 2,5%. Os vegetais não tem uma proporção certa, mas pode usar entre 5 a 10%...
      bjss

      Excluir
  76. Erika salvação das descabeladas...
    Aproxima-se a menopausa e tudo se complica...estou tomando chá de folha de Amora,acredito que vc já saiba algo sobre essa planta,mesmo assim vou deixar aqui algumas fontes que consultei caso vc tenha tempo,queira relembrar dos benefícios que são muitos e fantásticos.Tomara que eu nunca precise mesmo fazer reposição hormonal,etc... enfim,venho te perturbar porque tb tô virando alokadosoleos,hoje tive um tiktak de pesquisar se existe óleo de Amora já que não o vi por aqui no seu Blog,snif...pesquisei antes de te escrever,mas nada do danadinho,será que poderia fazer usando a técnica que vc já ensinou para fazer óleos essenciais ou extratos??? mega curiosa...
    Fontes:http://curaeautocura.blogspot.com.br/p/amora-e-seus-beneficios_30.html,http://www.emagrecedor.info/chas/cha-de-amora.html

    Aguardo ansiosamente...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore, esse link que vc mandou, diz que a pág não existe.
      Olha, nunca pesquisei nada sobre amora... mas tbm nunca ouvi falar sobre óleo de amora... e pra fazer, creio que só por prensagem das sementes... não sei mesmo te dizer... vou dar uma pesquisada e se encontrar algo, te falo, ok?
      Mas tem outras opções mais fáceis de achar para a menopausa, como o óleo de prímula, linhaça, etc...
      E tu foi procurar logo um que não existe? rs
      bjksss

      Excluir
  77. Pois é...rsrs mas é pq tenho facilidade de pegar estas folhinhas e tb é ótimo como anti queda usaria em mim e no meu filho que ñ toma o chá,então se o chá já é bom,imagina o óleo...? daí pensei que poderia fazer das folhas,aquele processo de colocar no óleo carreador e deixar por semanas poxa,ainda ontem visitei estas págs,estranho...vou mandar de novo,http://curaeautocura.blogspot.com.br/p/amora-e-seus-beneficios_30.html
    Ah comprei ontem no supermercado óleo extra virgem da linhaça dourada marca Longevid,tomei uma colher em jejum e amanhã vou testar no cabelo hihihi obrigadaaaa bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Goretti,
      Agora consegui ver... acho que ontem tava fora do ar... muito interessante mesmo os beneficios da amora!! É... de repente vc pode usar as folhas...não custa nada tentar!! Depois me diga se deu certo! ;)
      Óleo de linhaça é uma maravilha!!
      bjksss

      Excluir
    2. Muito interessante sim,li em algum lugar que na China usam o chá como alimento,como se fosse água,só quem tem pressão baixa tem que ter cuidado,pois abaixa mesmo....durmo muito bem qd tô tomando...então aproveitando a oportunidade,me esqueci de te perguntar,se posso utilizar um vidro de azeite virgem para fazer,assim ñ precisaria esterilizar né? unindo o útil ao agradável...rs bj bj

      Excluir
    3. oi amore!! Claro, pode sim!! Eu tbm faço isso qdo quero maior quantidade!
      bjksss

      Excluir
    4. Goretti, achei extrato glicólico de amora no site "imperiodobanho"
      bjksss

      Excluir
    5. Ôba....correndo ver...rs vc é 1000! obrigada...bj

      Excluir
    6. Hum...que dúvida de comprar,vc viu o preço dos óleos vegetais deles?são poucas opções,mas me interessei pelo Argan e de (Mamona) vc indicou para meu filho,tá barato demais para ser puro né? Quanto ao Extrato,não sei bem se a faixa de preço é essa,mesmo assim tb tá muito barato,enfim...vou agora pesquisar o preço de extrato glicólico rsrs

      Excluir
    7. Então.. os extratos estão na faixa de preço sim... mas os óleos realmente não estão com preço de mercado de oleo puro, não...

      Excluir
  78. Quanta dica boa, já me ajudou por um e-mail, obrigada!!! Agora tenho outra perguntinha: Alguma sugestão para acabar com manchas no rosto (melasma)?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia!
      Sim, os óleos vegetais de copaíba e rosamosqueta são bons pra manchas de pele. Pode misturar umas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta tbm.
      bjksss

      Excluir
  79. Olá,ruiva.Tenho lido suas pastagens a algum tempo e fico feliz em aprender algo novo a cada leitura.Vc é demais!Amore,gostaria que me tirasse uma dúvida cruel. Li a respeito do óleo de lavanda cheiro de relva e seus milagres. É um bem baratinho e um tanto antigo.O que vc poderia me esclarecer a respeito dele?! BJINHOS...Aguardo sua resposta,gata.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Clube do cabelo e cia © 2013. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top